• Nenhum resultado encontrado

Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 1. Questão 2. Resposta. Resposta"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

03 tomam por base um trecho da obra Noite na taverna, do escritor romântico Álvares de Azevedo (1831-1852).

Um velho

– Por que empalideces, Solfieri? – A vida é assim. Tu o sabes como eu o sei. O que é o homem? É a escuma que ferve hoje na torren-te e amanhã desmaia, alguma coisa de louco e movediço como a vaga, de fatal como o se-pulcro! O que é a existência? Na mocidade é o caleidoscópio das ilusões, vive-se então da sei-va do futuro. Depois envelhecemos: quando chegamos aos trinta anos e o suor das agonias nos grisalhou os cabelos antes do tempo e murcharam, como nossas faces, as nossas es-peranças, oscilamos entre o passado visioná-rio e este amanhã do velho, gelado e ermo – despido como um cadáver que se banha antes de dar à sepultura! Miséria! Loucura!

– Muito bem! Miséria e loucura! – inter-rompeu uma voz.

O homem que falara era um velho. A fronte se lhe descalvara, e longas e fundas rugas a sulcavam: eram as ondas que o vento da velhice lhe cavara no mar da vida... Sob espessas sobrancelhas grisalhas lampeja-vam-lhe olhos pardos e um espesso bigode lhe cobria parte dos lábios. Trazia um gibão ne-gro e roto e um manto desbotado, da mesma cor, lhe caía dos ombros.

– Quem és, velho? – perguntou o narra-dor.

– Passava lá fora, a chuva caía a cânta-ros, a tempestade era medonha, entrei. Boa noite, senhores! Se houver mais uma taça na vossa mesa, enchei-a até às bordas e beberei convosco.

– Quem és?

– Quem sou? Na verdade fora difícil dizê-lo: corri muito mundo, a cada instante mudando de nome e de vida. (...) – Quem eu sou? Fui um poeta aos vinte anos, um liberti-no aos trinta – sou um vagabundo sem pátria e sem crenças aos quarenta.

No fragmento de Álvares de Azevedo, cru-zam-se as imagens das fases da existência humana e da natureza do oceano. Tendo em vista essa idéia, explicite por que razão o ser humano se assemelha, do ponto de vista do enunciador, à escuma que ferve hoje na tor-rente e amanhã desmaia.

Resposta

Para o enunciador, há uma relação de semelhan-ça entre as fases da vida (juventude, velhice) e os momentos das vagas oceânicas (a torrente que se forma no mar, a onda que desmaia na praia). Assim, a mocidade, cheia de força e ânimo, ali-mentada por sonhos, ideais e até mesmo ilusões, equivaleria à "escuma que ferve (...) na torrente", enquanto a velhice, murchando sonhos e ideais, equivaleria à onda que, perdendo a força, desmaia e morre na praia.

A descrição do velho, no texto, evoca a figura do poeta, que ele foi aos vinte anos e que se confunde às vezes com a própria identidade de Álvares de Azevedo, coincidentemente morto aos vinte anos. Sabendo que muitos es-critores românticos viveram pouco e tiveram vida boêmia, associe a situação do velho à idéia de morte, nos poetas românticos, apon-tando três palavras do texto cujo sentido comprove tal relação.

Resposta

A idéia de morte, entre os românticos, está asso-ciada à evasão da realidade. Os três momentos da existência do velho estão diretamente vincula-dos a um processo escapista:poeta(distancia-se, no Romantismo, da realidade e refugia-se no so-nho, na imaginação),libertino(fugindo das regras e dogmas estabelecidos) e vagabundo (levando vida errante, evade-se sempre de onde está).

Questão 1

(2)

A linguagem do fragmento, a qual reflete o estilo romântico, caracteriza-se por um léxico típico, às vezes por um tratamento em segun-da pessoa e por uma sintaxe peculiar. Com base nessa reflexão, aponte um segmento de Um velho em que há inversão na ordem sujei-to-verbo. Reescreva o seguinte trecho, pas-sando o verbo que está no imperativo para a terceira pessoa do plural e fazendo as ade-quações de concordância necessárias: Se hou-ver mais uma taça na vossa mesa, enchei-a até às bordas e beberei convosco.

Resposta

Segmentos em que há inversão na ordem sujei-to-verbo:

"O que éo homem?"

"... e murcharam, como nossas faces,as nos-sas esperanças..."

"Muito bem! Miséria e loucura! – interrompeu uma voz."

"Sob espessas sobrancelhas grisalhas lampe-javam-lheolhos pardos..."

"Quem és, velho? – perguntouo narrador." Reescrevendo o trecho dado na terceira pessoa do plural, temos:

Se houver mais uma taça na sua mesa, en-cham-na até às bordas e beberei com vocês (ou com os senhores).

INSTRUÇÃO: As questões de números 04 a 07 tomam por base o texto A velha contra-bandista, de Stanislaw Ponte Preta, pseudô-nimo do escritor brasileiro Sérgio Porto (1923-1968).

A velha contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia an-dar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na lambreta, com um bru-to saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho – começou a desconfiar da velhinha.

Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega man-dou ela parar. A velhinha parou e então o fis-cal perguntou assim pra ela:

– Escuta aqui, vovozinha, a senhora pas-sa por aqui todo dia, com esse pas-saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco?

A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, e respondeu:

– É areia!

Aí quem riu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha sal-tar da lambreta para examinar o saco. A ve-lhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e lá só tinha areia. Muito encabulado, ordenou à ve-lhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco de areia atrás.

Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Tal-vez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldi-to saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco atrás, o fiscal man-dou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.

Diz que foi aí que o fiscal se chateou: – Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfân-dega com 40 anos de serviço. Manjo essa coi-sa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandis-ta.

– Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:

– Eu prometo à senhora que deixo a se-nhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a se-nhora está passando por aqui todos os dias?

– O senhor promete que não “espáia”? – quis saber a velhinha.

– Juro – respondeu o fiscal. – É lambreta.

(Primo Altamirando e Elas.)

Muito próxima do texto oral, a crônica é um gênero que aproveita alguns recursos típicos da fala, como a repetição, para estabelecer a coesão textual. No primeiro parágrafo, por exemplo, a palavra “velhinha” repete-se duas vezes; “lambreta”, três vezes. Pensando ainda

Questão 3

(3)

nos modos de relacionar as palavras, na fra-se, especifique outra forma de manter a coe-são, empregada também no primeiro pará-grafo do texto. Em seguida, explique a dife-rença de função entre o termo “aí”, ocorrente no terceiro parágrafo, e o mesmo vocábulo, no sexto parágrafo.

Resposta

Outra forma de estabelecer a coesão é utilizando pronomes, como que (relativo), ela (pessoal) e tudo (indefinido), retomando, respectivamente, "velhinha", "velhinha" e "pessoal da Alfândega". Em "esse sacoaíatrás" e "Aí quem riu foi o fis-cal", o termo aíé advérbio, respectivamente, de lugar e de tempo.

O texto explora bastante um estilo coloquial, informal, marcado por um uso deliberado de gíria e expressões distensas (tudo malandro velho, muamba, manjo, pra burro, diz que era, pra ela, chateou). Entretanto, em certas passagens, o enunciador emprega um voca-bulário mais formal, imprevisível e em con-traste com as características gerais do texto. Admitindo essas premissas, identifique um substantivo, usado no texto, que representa essa quebra de expectativa, em virtude de seu caráter mais formal e tenso. Além disso, comente por que o tempo pretérito mais-que-perfeito do verbo “adquirir” tam-bém reflete um emprego inusitado, quando considerado o todo textual.

Resposta

O substantivo empregado com maior formalidade e "tensão" éfiscal(da alfândega), pois contrasta com a oralidade presente em todo o texto, impri-mindo certo distanciamento entre a contrabandis-ta e a autoridade.

Adquirira: pelo caráter informal do texto, espe-ra-se a utilização do mais-que-perfeito composto (havia adquirido).

Entre outras características, a assimilação da “contribuição milionária de todos os erros” aplica-se já ao ideário renovador do Moder-nismo, no início do século passado. Tendo em vista que o texto de Stanislaw Ponte Preta se

constrói com apoio em variedades lingüísticas populares, aponte uma palavra, usada no texto, que pode significar o aproveitamento dos “erros” percebidos na fala popular. Na se-qüência, comente o caráter inesperado do uso desse “erro”, examinando o contexto em que ele está inserido.

Resposta

Uma palavra que registra uma variedade lingüísti-ca popular é "espáia": "– O senhor promete que não ‘espáia’?". O caráter inesperado desse erro é que ele contribui para caracterizar a personagem como pessoa humilde ou inculta que, no entanto, conseguia ludibriar tão espertamente o fiscal da alfândega. Esse contraste entre a pessoa inculta, mas esperta, que era a velhinha, e o fiscal, pes-soa com formação, mas sem a mesma malandra-gem da outra, contribui para o desfecho hilariante do texto.

Ainda que o discurso direto ocupe boa parte de A velha contrabandista, o discurso indire-to também pode ser encontrado, algumas ve-zes. Examinando com cuidado o texto, trans-creva um segmento em que se utiliza, na mesma oração, o discurso indireto mesclado com o direto – o chamado discurso indireto li-vre. Explicite, ainda, o efeito de sentido que essa mistura provoca, nessa passagem.

Resposta

"Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era areia, uai!" Nesse segmento, a expressão "uai" reproduz de forma direta a voz da personagem que se soma à voz do narrador do trecho anterior. A introdução da voz da persona-gem no final do segmento contribui, de forma deci-siva, para o efeito de humor que o autor pretendia. INSTRUÇÃO: As questões de números 08 a 10 tomam por base o texto Os velhos, do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

Os velhos Todos nasceram velhos – desconfio. Em casas mais velhas que a velhice, em ruas que existiram sempre – sempre! assim como estão hoje

soturnas e paradas e indeléveis

Questão 5

Questão 6

(4)

mesmo no desmoronar do Juízo Final. Os mais velhos têm 100, 200 anos e lá se perde a conta.

Os mais novos dos novos, não menos de 50 – enorm’idade. Nenhum olha para mim.

A velhice o proíbe. Quem autorizou existirem meninos neste largo municipal? Quem infringiu a lei da eternidade que não permite recomeçar a vida? Ignoram-me. Não sou. Tenho vontade de ser também um velho desde sempre. Assim conversarão

comigo sobre coisas

seladas em cofre de subentendidos a conversa infindável

de monossílabos, resmungos, tosse conclusiva.

Nem me vêem passar. Não me dão confiança. Confiança! Confiança!

Dádiva impensável nos semblantes fechados, nas felpudas redingotes, nos chapéus autoritários, nas barbas de milênios. Sigo, seco e só, atravessando a floresta de velhos.

(Boitempo.)

Usando as rimas com parcimônia, rompendo com os padrões acadêmicos e ignorando os compêndios de metrificação, Carlos Drummond de Andrade consegue produzir uma poesia vigorosa, reconhecida na literatura brasilei-ra. Refletindo sobre tais observações, identi-fique as características do poema Os velhos, quanto ao emprego de rimas e ao esquema métrico dos versos. A seguir, nomeie a figura de harmonia, ocorrente nos dois últimos ver-sos do poema, explicando em que ela consis-te.

Resposta

O autor utiliza versos livres e brancos, ou seja, não utiliza métrica uniforme e sistemática e não faz rimas finais. No entanto, ocorrem alguns ca-sos isolados de identidade sonora como em "enorm’idade", "eternidade" e "vontade".

Nos dois últimos versos ocorre aaliteração, que consiste na repetição de consoantes, no caso, da sibilantes: "Sigo,seco esó, atravessando / a flo-resta de velhos". Por meio desse recurso, o poeta obtém uma expressiva sonoridade.

No poema, o isolamento dos velhos leva o eu-poemático a pintar um quadro invertido, se considerada a habitual situação dos idosos, na realidade: não são eles os desprezados, os ignorados, os esquecidos, os abandonados – mas o menino, o não-velho. Com base nessa idéia, comente a solução cogitada pelo eu-poe-mático para entrar no mundo dos velhos.

Resposta

No poema "Os velhos", dois universos existenciais são apresentados pelo olhar do sujeito poético: o seu próprio e o dos velhos. Ambos não se interpe-netram por conta de haver entre eles um distan-ciamento que, textualmente, está marcado no dé-cimo sexto verso, com o verbo "ignorar".

Para romper essa barreira, o eu-lírico deseja "... ser também um velho desde sempre"; é no en-velhecer que haverá o nivelamento das relações entre o jovem e os velhos, na medida em que aquele, ao ser perpassado pela experiência a qual habita o velho, terá condições para decodifi-car as "... coisas / seladas em cofres de subenten-didos".

Atendo-se à linguagem do poema, compare-o com o texto de Stanislaw Ponte Preta, que foi a base para as questões de números 04 a 07, e explicite que valor pode ser atribuído ao termo lá, presente no oitavo verso de Os ve-lhos. Comente, também, qual é a diferença entre esse termo e o advérbio lá, do sexto pa-rágrafo de A velha contrabandista.

Resposta

No texto de Stanislaw Ponte Preta, o termo lá possui valor locativo, classificando-se como ad-vérbio de lugar: "e lá só tinha areia"=eno saco só tinha areia. Já no texto de Drummond, o termo perde esse sentido locativo, adverbial, e adquire valor expletivo, para enfatizar e realçar a conta dos anos.

Questão 8

Questão 9

(5)

REDAÇÃO

INSTRUÇÃO: Leia atentamente os seguintes textos.

Velho é a vovozinha

Ciça Vallerio

Apenas os cabelos brancos anunciam a idade do corretor de seguros Ivan Schwarz. No meio da turma de corrida, que se encontra às 6h30 toda semana no Ibirapuera, ele é o mais velho, o que mais corre e está sempre bem-humorado. Aos 68 anos, são poucos aqueles que conseguem acompanhar seu rit-mo no treino. Ele participa de provas e, ain-da, anda de bicicleta no fim de semana.

Ivan exemplifica muito bem a geração dos sessentões que, mesmo com as rugas e ca-belos brancos, entram nessa fase com um pi-que admirável e não lembram em nada os idosos de décadas atrás. O endocrinologista Wilmar Jorge Accursio, presidente da Socie-dade Brasileira de Antienvelhecimento, lem-bra que, no passado (não muito distante), en-velhecer com dignidade era “não fazer cocô nas calças”, ou seja, manter sob controle atos fisiológicos, preservando a autonomia.

“Hoje, a preocupação é muito mais am-pla”, avalia Accursio. “Muitos se preocupam em manter boa aparência física, e buscam le-var uma vida saudável.” É uma mudança de comportamento mundial, embalada pela tec-nologia e informação. Dá para entender o por-quê. O mundo está envelhecendo. O Brasil, por exemplo, vem mudando a imagem de país jovem. Entre 1980 e 2005, o número de habi-tantes com mais de 60 anos cresceu 126%!

Aumentou também a expectativa de vida entre homens e mulheres. Hoje, a média para ambos os sexos é de 70,3 anos, segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Em duas décadas, houve ganho de 7 anos e meio. (...)

Segundo a psicanalista Dorli Kamkhagi, que também é gerontóloga e, portanto, estu-da os fenômenos psicológicos e sociais relacio-nados ao envelhecimento, houve um ganho de pelo menos 10 anos na idade real. Uma mu-lher de 60, por exemplo, parece ter 50 hoje. Até a mídia está atenta a essas transforma-ções, seja por meio de propagandas ou pro-gramas de TV.

“Quando algumas portas pareciam se fe-char, outras foram abertas. Hoje, homens e mulheres (principalmente) maduros são re-tratados na televisão como objeto de desejo. E uma boa parcela está resgatando a dignidade dessa fase da vida.” Dorli observa, porém, que é importante estar atento a todo o “eldo-rado” da indústria do antienvelhecimento, que oferece um arsenal de tratamentos. Lem-bra o quanto é importante não sucumbir aos modelos ditatoriais de beleza – neste caso, na busca da juventude. Para ela, quando se constrói uma vida saudável, aceitam-se me-lhor algumas perdas inerentes à idade. Afi-nal, existe beleza em cada fase, e não é neces-sário esconder as rugas para ser feliz.

(O Estado de S.Paulo, 06.05.2006.)

Melhor ou pior idade

Maria Inês Dolci

Você se olha no espelho, e percebe que o tempo passou muito mais rapidamente do que esperava aos 13, 14 anos, com pressa de completar 18 anos, para ganhar a chave de casa, a habilitação de motorista e o direito de ir ao cinema em “filmes para adultos”. É cla-ro que essa realidade mudou para os nascidos a partir dos anos 1970, mas todos nós temos a impressão de que nunca envelheceremos, tão longe estamos, na infância e adolescência, dos 70, 80, 90 anos. Com a redução combina-da combina-da natalicombina-dade e o aumento combina-da longevicombina-da- longevida-de, até países como o Brasil, em que predomi-navam os jovens, têm mais idosos. A diferen-ça é que, ao contrário dos europeus, dos japo-neses, envelhecemos sem ter garantido os di-reitos básicos, fundamentais, dos recém-nas-cidos, das crianças, dos adolescentes, dos jo-vens e dos maduros. Muito menos dos idosos!

O Estatuto do Idoso é um “PAC [Progra-ma de Aceleração do Crescimento, proposto pelo governo federal] da Terceira Idade”. De-fine muito bem o que os outros vão fazer pe-los idosos, sem a contrapartida de ações go-vernamentais que viabilizem as propostas de benefícios para os mais velhos. É perfeita-mente viável melhorar as condições de vida daqueles que mereceriam mais conforto, mais segurança, mais tranqüilidade e, acima de tudo, mais respeito e dignidade, na velhice. (...)

(6)

Todos nós devemos modificar a forma de avaliar as pessoas, como elementos de produ-ção e de consumo, somente. Governo algum ensinará filhos a respeitarem pais idosos, em lugar de considerá-los um estorvo, pela doen-ça ou pela carência financeira. Essa lição de casa é de cada um de nós, brasileiros, pois to-dos que conseguirem se livrar de serem víti-mas da violência viverão e chegarão lá.

(Folha de S.Paulo, 27.02.2007.)

Proposta de Redação

Desde os primeiros textos da Prova de Língua Portuguesa, está em jogo o tema do idoso, sob diferentes abordagens: da pauta negativa e fatalista do “mal do século”, retra-tada em Álvares de Azevedo, à pitoresca re-presentação da velhinha contrabandista de Stanislaw Ponte Preta, passando pela incom-preensão do menino com relação ao mundo isolado dos velhos, em Drummond.

Seja qual for a ótica, o problema dos ido-sos exige uma tomada de posição, quer no sentido de fazer garantir seus direitos de dig-nidade, quer de lutar para a instalação de uma cultura de respeito aos velhos.

Baseando-se em sua experiência, nos tex-tos literários mencionados e nos dois textex-tos jornalísticos, transcritos nesta parte, escreva uma redação, no gênero dissertativo, sobre o seguinte tema:

A QUESTÃO DO IDOSO NO BRASIL

Comentário

A banca examinadora apresenta ao candidato uma coletânea cujo eixo temático é "A questão do idoso no Brasil".

A partir da leitura dos textos-estímulo, o vestibu-lando deveria abordar a relação entre o idoso e a sociedade, discutindo, por exemplo, que há vinte anos a chegada à velhice ligava-se à idéia de per-da per-da força física e mental, enquanto, contempo-raneamente, o envelhecimento associa-se a uma fase na qual o sujeito se depara com uma existên-cia pautada pela busca por uma vida física e inte-lectual mais sadia.

Outra perspectiva de análise seria refletir não só sobre em que medida o jovem, o adulto e o gover-no compreendem o idoso como um universo de experiências acumuladas com o passar do tempo, mas também sobre o tratamento que lhe dispen-sam nas esferas pública e familiar.

(7)

Prova elaborada e exigente

Como em anos anteriores, a prova da VUNESP baseou-se em textos interessantes e de gêneros diversos. Além de interpretação de textos, de questões gramaticais e de li-teratura, a prova enfatizou aspectos semânticos. No todo, exigiu, por parte do vestibu-lando, habilidades de leitura e de expressão escrita. A redação apresentou como tema a velhice, já presente nos textos da prova.

Referências

Documentos relacionados

Abertura de valas para análises tátil visuais dos elementos das fundações, compostas de sapatas corridas, com elementos em forma trapezoidal de concreto, com suas

de vida das camadas médias. A capacidade de “capturar” esse setor da sociedade reside na evidente adequação entre os significados dos novos espaços e o

152 * I/O system Processor Compiler Operating System (Windows 2K) Application (Netscape) Digital Design Circuit Design Instruction Set Architecture Datapath &

Essa descoberta influenciou nossa escolha do Twitch, pois os sites de streaming de games requerem um tipo de expertise diferente daquele que é requerido para a interação

Nesse ponto da narrativa, há a preparação para o oitavo estágio da jornada, chamada por Campbell (2007) de apoteose e por Vogler (1996) como provação suprema, que seria

RIO MACIEL cNpj"F a50e54730001 SI cyNTHiAATHA}aD=juÀciELSANTos

I. Demonstrar destreza manual.. Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de

Em nenhuma hipótese são cobertos pela garantia as despesas decorrentes da preparação do local para ligação do produto (ex.: rede elétrica, rede de gás, aterramento,