• Nenhum resultado encontrado

Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Metodologia de Priorização Gestão de Ações no Combate às Perdas Reais de Água

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento. Metodologia de Priorização Gestão de Ações no Combate às Perdas Reais de Água"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

“Prêmio Nacional da Qualidade em

Saneamento”

Metodologia de Priorização – Gestão de Ações no Combate

às Perdas Reais de Água

(2)
(3)

A. A OPORTUNIDADE

A.1 – Qual foi a oportunidade de melhoria de gestão (problema, desafio, dificuldade), solucionada pela prática de gestão implementada?

A Organização Candidata, com foco no atendimento eficiente e de qualidade que contemple as exigências na prestação de serviços em fornecimento e distribuição de água, bem como na redução das perdas reais, comumente identificadas nos sistemas de abastecimento de água, intensificou a partir de 2007, ações de gestão no combate ativo às perdas reais de água que impactassem de maneira positiva nos índices de satisfação do cliente, bem como nos índices de redução das perdas reais de água.

A.2 – De que maneira as causas do problema foram identificadas?

A partir dos indicadores que a Organização Candidata disponibiliza:

Índice de Perdas de Água;

Índice de Reclamações de Falta de Água;

Índice de Reclamações de Vazamento de Água;

Índice de Reclamações de Qualidade da Água;

Quantitativo dos registros de manutenções em redes e ramais de Água;

Dados cadastrais da Infra-Estrutura;

Informações Geográficas.

B. A IDÉIA

B.1 – De que forma a solução foi planejada, concebida, desenvolvida e verificada?

A metodologia adotada foi concebida através da necessidade de alcançar menores índices de perda na distribuição de água bem como de se alcançar melhores índices de eficiência operacional nos Setores de Abastecimento operados pela Organização Candidata.

Através dos bancos de dados da Organização Candidata onde periodicamente são atualizadas as informações sobre os índices de perdas por setor de abastecimento, as reclamações de falta de água, as reclamações de vazamento de água, as reclamações de qualidade da água, os registros de manutenções em redes e ramais de água, dados a respeito das características das redes de distribuição e das ligações de água, dados sobre a topografia e geografia das áreas atendidas pelos Setores de Abastecimento operados pela Organização Candidata é alimentada a ferramenta SIG (Sistema com Informações Geográficas), obtendo índices por logradouro de reclamações de falta de água, índices por logradouro de reclamações de vazamento de água, índices por logradouro de reclamações de qualidade da água, índices por logradouro de manutenções em redes e ramais de água, locais onde necessitam de controle de pressões estáticas e de infra-estrutura frágil. A partir deste momento norteiam-se ações direcionadas de combate ativo às perdas reais de água. Entre elas, citam-se as ações de pesquisa de vazamentos não visíveis em logradouros com índices de reclamações de vazamento elevados ou em logradouros com índices de manutenções em redes e ramais de água elevados ou em logradouros com índices de reclamações de intermitência elevados, indicação de áreas que necessitem de controle de pressão estática para implantação de novas VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão) e apontamento de redes e ramais de água para substituição de infra-estrutura, dentro de um Setor de Abastecimento operado pela Organização Candidata.

B.2 – Como funciona a prática de gestão?

A Célula de Planejamento da Operação de Água da Organização Candidata acompanha diária e mensalmente o comportamento da distribuição de água, bem como o comportamento das perdas por Setor de Abastecimento que são atualizadas mensalmente. A partir destas informações, analisando os índices de perdas mensais, índices de perdas anuais e o quantitativo de ligações de água por Setor de Abastecimento, são definidas as ordens de prioridades de ação de combate às perdas de água por Setor de Abastecimento.

(4)

2

Fig.01 – Acompanhamento diário da demanda de água fornecida para um determinado Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Contendo limites superiores (vermelho), inferiores (verde) e média de demanda diária (azul).

Fig.02 – Acompanhamento mensal dos índices de perda de água por Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Definição das Ordens de Prioridade de Ação de Combate às Perdas de Água.

Definido os Setores de Abastecimento prioritários para ação de combate às perdas reais, são disparadas ações direcionadas de controle ativo das perdas reais, das quais se citam algumas desenvolvidas pelo planejamento da operação da Organização Candidata:

Direcionamento de pesquisa de vazamentos não visíveis – Levantado os índices médios mensais de

reclamações de vazamento/Km/Mês para cada logradouro de cada Setor de Abastecimento operado pela Organização Candidata, considerando um período histórico de 2 anos. Essas informações são disponibilizadas em planilha e em mapas temáticos que são enviados para as equipes de pesquisa de vazamentos não visíveis para que sejam realizados os trabalhos de varredura direcionada. Considerado um índice de primeira ordem, valores maiores ou iguais a 5 (cinco) Vaz/Km/Mês, um índice de 2ª ordem com valores entre 2 e 4 Vaz/Km/Mês e um índice de 3ª ordem, logradouros que apresentam um índice igual ou inferior a 1 (um) Vaz/Km/Mês. Os logradouros que apresentam índice de reclamações de vazamento de água por Km/Mês menor ou igual a 1 somente serão pesquisados pelas equipes de pesquisa de vazamentos não visíveis após o índice de Vazamentos locados por Kilômetro dentro dos logradouros de 1ª e 2ª ordem apresentarem números abaixo de 1,0.

(5)

Fig.03 – Planilha Eletrônica – Índice médio mensal de Reclamações de Vazamentos/Km/Mês para cada logradouro pertencente á um Setor de Abastecimento operado pela Organização Candidata.

Fig.04 – Mapa temático disponibilizado às equipes de pesquisa de vazamento não visíveis (Escala 1:2000) – Ruas coloridas indicam o direcionamento da varredura. Índice de 1ª Ordem são os logradouros vermelhos que apresentam 5 ou mais reclamações de Vaz/Km/Mês. Índice de 2ª Ordem são os logradouros amarelos que apresentam entre 2 e 4 reclamações de Vaz/Km/Mês.

Direcionamento de substituição preventiva de ramais domiciliares de água – Seguindo os mesmos índices e

critérios de direcionamento das pesquisas de vazamentos não visíveis, também é gerada listagem de substituição de ramais de água domiciliares, levando em consideração o índice de perdas de água do Setor de abastecimento operado pela Organização Candidata, o índice de Reclamações de Vazamentos/Km/Mês para cada logradouro do Setor de Abastecimento, idade de cada ramal domiciliar de água e histórico de manutenções executadas em cada um destes ramais domiciliares de água. Após o processo de varredura direcionada, as áreas de manutenção recebem estas listagens de solicitação de substituição preventiva de ramais domiciliares de água, haja visto que após os reparos dos vazamentos encontrados na pesquisa direcionada de vazamentos não visíveis, existirá uma forte tendência de aparecerem novos vazamentos, principalmente em ramais domiciliares de água, devido ao possível aumento da pressão piezométrica que provavelmente ocorrerá. As listagens são divididas em 3 (três) ordens de prioridade. Emergente – Índice de primeira ordem, onde os logradouros de um determinado Setor de Abastecimento apresentam índices de Reclamações de Vazamentos/Km/Mês iguais ou superiores a 5 (cinco).

Urgente - Índice de segunda ordem, onde os logradouros de um determinado Setor de Abastecimento apresentam

índices de Reclamações de Vazamentos/Km/Mês entre 2 e 4. Não Priorizado (Quando for possível) - Índice de terceira ordem, onde os logradouros de um determinado Setor de Abastecimento apresentam índices de Reclamações de Vazamentos/Km/Mês iguais ou inferiores a 1 (um).

(6)

4

Fig.05 – Planilha eletrônica de solicitação direcionada de substituição preventiva de ramais domiciliares de água – Contém 3 (três) planilhas, cada uma com seu grau de prioridade. Emergente - Índice de 1ª Ordem, são os logradouros que apresentam 5 ou mais reclamações de Vaz/Km/Mês. Urgentes - Índice de 2ª Ordem, são os logradouros que apresentam entre 2 e 4 reclamações de Vaz/Km/Mês. Não Priorizado (Quando for possível) - Índice de 3ª Ordem, são os logradouros que apresentam índices iguais ou menores que 1 (uma) reclamação de Vaz/Km/Mês.

Proposta de implantação de novas VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão) – Em paralelo ao direcionamento

das pesquisas de vazamentos não visíveis e do direcionamento de substituição preventiva de ramais domiciliares de água, o planejamento da operação de água da Organização Candidata faz estudos de implantação de novas VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão) em áreas dentro dos Setores de Abastecimento onde as pressões estáticas necessitam de maior controle e onde a infra-estrutura é mais frágil.

Fig.06 – Mapa temático – Indicação em vermelho das áreas sujeitas a pressões estáticas acima de 40 MCA e das VRPs (Válvulas Reguladoras de Pressão) já instaladas na região (Em verde). Dentro do círculo, evidenciada uma área na qual se sugere implantação de nova VRP.

(7)

Direcionamento para substituição/restauração de redes de água – Adotando como critério os índices de

reclamações de qualidade da água a cada mil ligações/mês, os índices de reclamações de baixa pressão de água a cada mil ligações/mês, a quantidade de arrebentamentos de rede por Km/Mês, a idade da infra-estrutura e o tipo de material de rede de água para cada logradouro pertencente a um determinado Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata, são compostas planilhas e mapas temáticos que sugerem a substituição/restauração de redes de água com o objetivo de otimizar a eficiência operacional da distribuição da água e reduzir as perdas reais de água provindas dos constantes arrebentamentos de rede de água detectados em alguns logradouros através destas análises.

Fig.07 – Planilha Eletrônica – Índices de Reclamações de Qualidade da Água (IRQA) a cada 1000 ligações/mês por Logradouro dentro de um determinado Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Período histórico disponível de 24 meses (2 anos).

Fig.08 – Planilha Eletrônica – Índices de Reclamações de Baixa Pressão de Água (IRBP) a cada 1000 ligações/mês por Logradouro dentro de um determinado Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Período histórico disponível de 24 meses (2 anos).

(8)

6

Fig.09 – Planilha Eletrônica – Índices de Arrebentamentos de Rede de Água por Kilômetro/mês por Logradouro dentro de um determinado Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Período histórico disponível de 24 meses (2 anos).

Fig.10 – Mapa Temático – Indicação de redes de água para substituição/restauração. Logradouros em laranja simbolizam logradouro com Índice de Reclamações de Qualidade da Água (IRQA) >= 1/1000lig*mês. Logradouros em amarelo simbolizam logradouro com Índice de Reclamações de Baixa Pressão de Água (IRBP) >= 1/1000lig*mês. Logradouros em verde simbolizam logradouro com Índice de Arrebentamentos de rede de Água >= 1 Arrebentado/Km*mês.

(9)

Fig. 11 - Planilha eletrônica de Obras para substituição de redes de água – Indicação de redes de água dentro de um Setor de Abastecimento atendido pela Organização Candidata. Prioridade 01 – Redes de ferro com mais de 30 anos que apresentam Índice de Reclamações de Qualidade da Água (IRQA) >= 1/1000lig*mês. Prioridade 02 – Redes de ferro com mais de 30 anos que apresentam Índice de Reclamações de Baixa Pressão de Água (IRBP) >= 1/1000lig*mês. Prioridade 03 – Redes de ferro com mais de 30 anos que apresentam Índice de Arrebentamentos >= 1 Arrebentado/Km* mês.

B.3 – Como funciona a sistemática de avaliação e de melhoria da prática?

Os resultados das ações direcionadas de combate às perdas reais são acompanhados diariamente, com fechamentos mensais e/ou anuais por Setores de Abastecimento e/ou Municípios atendidos pela Organização Candidata. Nos quais destacamos os principais:

Redução dos índices de perdas de água em l/lig*dia;

Maior assertividade em quantidade de vazamentos não visíveis locados por Kilômetro em pesquisa de

vazamentos direcionada;

Redução das quantidades de reclamações de vazamento de água;

Redução da quantidade de manutenções em redes e/ou ramais de água;

Volume recuperado com a redução da vazão de demanda em l/s na implantação de novas VRPs

(Válvulas Reguladoras de Pressão) propostas pelo planejamento da operação.

Após execução de todas as demandas solicitadas pelo Planejamento da operação de água que objetivam a redução das perdas reais, bem como aperfeiçoar a eficiência operacional na distribuição de água dentro dos Setores de Abastecimento atendidos pela Organização Candidata, avaliam-se os índices de perdas de água, os índices de reclamações de intermitência, os índices de reclamações de vazamento de água, os índices de reclamações de qualidade da água e os índices de manutenções em redes e ramais de água e quando necessário, roda-se novamente o PDCA (Planejamento, Desenvolvimento, Criação e Atividade) para um novo ciclo de atividades de combate às perdas reais de água.

C. OS RESULTADOS

C.1 – Apresentar um ou mais tipos de resultados relevantes com demonstração de favorabilidade obtidos em decorrência da implementação da prática, expressos quantitativamente por meio de indicadores de nível de desempenho e demonstração de tendências.

(10)

8

Fig. 12 – Gráfico de tendência de evolução das perdas de água em l/lig*dia dentro de um Setor de abastecimento atendido pela Organização Candidata. Ação direcionada de combate às perdas reais de água executada a partir de Março/2010. Queda de 720 l/lig*dia em Março/2010 para 354 l/lig*dia em Junho/2010 priorizando apenas 53% da extensão total do Setor de Abastecimento.

Fig. 13 – Gráfico anual de assertividade em locações de vazamentos não visíveis por Kilômetro de redes de água pesquisada. Evidencia-se uma evolução na tendência de assertividade na quantidade de locações de vazamentos não visíveis por Kilômetro de redes pesquisadas entre os anos de 2007 e 2009.

Fig. 14 – Gráfico de vazão de demanda em VRP (Válvula Reguladora de Pressão) instalada em área sugerida pelo planejamento da operação de água. Vazão anterior (rosa) e posterior (azul) a regulagem final da mesma. Ganho na redução de vazão de demanda alcançou 5,20 l/s. Período de retorno do valor investido na instalação da VRP estimado em 7 (Sete) meses.

PESQUISA DE

VAZAMENTOS

TRADICIONAL

PESQUISA DE

VAZAMENTOS

DIRECIONADA

(11)

RECLAMAÇÕES - VAZAMENTO DE AGUA 15000 16000 17000 18000 19000 20000 21000 22000 23000 24000 2007 2008 2009 ANOS Q T D E

Fig. 15 – Gráfico da evolução anual das reclamações de vazamento de água acatadas durante os anos de 2007 e 2009 dentro de município atendido pela Organização Candidata. A partir de 2007 foram direcionadas ações de substituição preventiva de ramais domiciliares de água em logradouros com índices de reclamações de vazamento de água >= 2 reclamações/Kilômetro/mês.

QTDE - MANUTENÇÕES EM RAMAIS DE ÁGUA

10000 10500 11000 11500 12000 12500 13000 13500 14000 2007 2008 2009 ANOS Q T D E

Fig. 16 – Gráfico da evolução anual das quantidades de manutenções em ramais de água executadas durante os anos de 2007 e 2009 dentro de município atendido pela Organização Candidata. A partir de 2007 foram direcionadas ações de substituição preventiva de ramais domiciliares de água em logradouros com índices de reclamações de vazamento de água >= 2 reclamações/Kilômetro/mês.

C.2 – Quais são outros benefícios intangíveis decorrentes da prática, baseados em fatos, depoimento ou reconhecimentos?

• Melhor controle na Gestão de combate ativo às perdas reais; • Melhor eficiência na operação e distribuição de água;

• Redução da intermitência devido a recuperação do volume de água perdido em vazamentos de água; • Postergação de obras de reforço que aumentem a demanda de água nos Setores de Abastecimento; • Melhor uso e preservação dos mananciais utilizados para captação e tratamento de água;

• Diminuição de gastos com tratamento e distribuição de água;

• Diminuição de gastos com manutenções corretivas nas redes e ramais de água; • Diminuição dos Índices de Reclamações de Intermitência;

• Diminuição dos Índices de Reclamações de Qualidade da Água;

• Melhoria da Satisfação do cliente para com os serviços prestados pela Organização Candidata; • Melhoria da imagem da Organização Candidata junto à opinião pública.

Referências

Documentos relacionados

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

complexa. De fato, o pensamento cartesiano opera a partir de causalidades simples. Assim, as políticas públicas apenas detectam uma variável e, com isso, tendem a perder

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio