• Nenhum resultado encontrado

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: SAUDADE PARA QUÊ? (Serginho Groisman)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: SAUDADE PARA QUÊ? (Serginho Groisman)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem referentes a métodos contraceptivos.

( ) A laqueadura tubária, ao interromper a passagem do ovócito pela tuba uterina, impede a fecundação.

( ) A anticoncepção oral de emergência, ou "pílula do dia seguinte", impede a gastrulação no embrião.

( ) A vasectomia, cirurgia para a retirada da vesícula seminal, impede a produção de espermatozoides.

( ) O dispositivo intrauterino impede a implantação do embrião no útero. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) F - F - F - V.

b) F - V - F - V. c) V - V - V - F. d) V - F - F - V. e) F - V - V - F.

2. Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas clivagens e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento conhecido como a "pílula do dia seguinte" pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõem-na não como um método de uso regular, pois ela não impede a fertilização, mas sim como um recurso alternativo. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

a) A chamada "pílula do dia seguinte" é um método contraceptivo. b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização.

c) A gestação pode continuar mesmo que não se complete a nidação do embrião no útero. d) A "pílula do dia seguinte" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no

útero.

e) A utilização da chamada "pílula do dia seguinte" não permite a gestação por impedir a ovulação.

3. A "pílula do dia seguinte" é um recurso importante para mulheres que necessitam de uma contracepção de emergência; contudo, seu uso tem sido questionado. No início de 2005, as Câmaras Municipais de São José dos Campos e Jacareí (interior de São Paulo) aprovaram leis impedindo a distribuição dessa pílula às suas munícipes. A proibição ao uso da pílula foi baseada em argumentos morais e religiosos dos vereadores, que entenderam que esse método poderia ser abortivo. O Ministério da Saúde entrou com ação cível pública na Justiça Federal para permitir o acesso das mulheres ao medicamento.

a) A "pílula do dia seguinte" pode ser usada como recurso para impedir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis entre os parceiros? Justifique.

b) Qual a ação da "pílula do dia seguinte" no organismo que leva a uma contracepção de emergência? Por que é considerada um método abortivo no entendimento de alguns? TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

SAUDADE PARA QUÊ?

(Serginho Groisman) Existem jovens que sentem nostalgia por não ter sido jovens em gerações passadas. Saudade do enfrentamento com os militares dos anos 70, da organização estudantil nas ruas, do sonho socialista - comunista - anarquista - marxista - leninista. Ter saudade da ditadura é ter saudade de conhecer a tortura, o medo, falta de liberdade e a morte. Ser jovem naquela época era coexistir com a morte, ver os amigos ser tirados das salas de aula para o pau-de-arara, para o choque elétrico, para as humilhações. Da mesma forma, quem sente nostalgia dos anos

(2)

metaleiros. Hoje, é a vez dos mauricinhos - patricinhas - cybermanos - junkies, das raves, do crack, da segurança dos shoppings e do Beira-Mar. Um cenário que pode parecer aborrecido ou irritante para muita gente que tem uma visão romântica de outras décadas. Mas nada melhor que a liberdade que temos hoje para saber qual é a real de uma juventude e de uma sociedade. Hoje, a juventude é mais tolerante com as diferenças. Hoje, existem ferramentas melhores para a pesquisa e a diversão. Hoje, a participação em ONGs é grande e isso mostra um país que trabalha, apesar do Estado burocrático. O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento e até o sexo está mais seguro. Não temos hinos mobilizadores, mas nem precisamos deles.

O jovem de hoje não precisa mais lutar pelo fim da tortura ou por eleições diretas, pois outras gerações já fizeram isso. Se o país necessitar, é verdade, lá estarão eles de cara limpa, pintada, o que for. Mas é bobagem achar, como pensam os nostálgicos, que tudo já foi feito. Há muito por realizar pelo país. Seria bom, por exemplo, se a juventude participasse de forma mais efetiva na luta pela educação e pela leitura. Sim, porque lemos pouco, muito pouco. Ler mais vai fazer a diferença. Transformar a chatice da obrigação de ler Machado de Assis no prazer absoluto de ler Machado de Assis.

Repensar a escola também é fundamental. Dar ao aluno mais responsabilidade pelo próprio destino e a chance de se auto-avaliar e avaliar seus professores. Reformular o sistema de avaliação e transformar a escola numa atividade de prazer: trazer para dentro dos colégios os temas da atualidade, além de transformar numa atividade doce o trinômio física-química-biologia.

Vivemos num país que mistura desdentados com marombados, famintos com bad boys, motins em prisões com raves na Amazônia, malabares nos cruzamentos com gatinhas tatuadas, crianças com 15 anos na Febem e outras com 15 na Disney. É Macunaíma dando passagem aos tropicalistas, numa maçaroca que é o samba-enredo chamado Brasil. É um país com muitas diferenças - e acabar com elas é papel dos jovens. A juventude deve, acima de tudo, saber desconfiar das verdades absolutas. Desconfiar sempre é ser curioso, pesquisador, renovador, transgressor. Seja intransigente na transgressão. Sempre diga não ao não - e desafine o coro dos contentes.

Fonte: Adaptado de Veja Edição Especial Jovens/Junho de 2004, p. 82

4. Segundo Serginho Groissman "O país está melhor. Falta muito, mas o olhar está mais atento, e até o sexo está mais seguro". E é verdade. Nos últimos dez anos, chegaram ao mercado novos tipos de preservativos e as inovações mais recentes incluem novos materiais, tamanhos, formatos, cores, texturas, odores e sabores, além de novos tipos de lubrificantes.

(3)

A defasagem entre a necessidade e o uso de preservativos tem sido o maior desafio da saúde pública. Estima-se que 24 bilhões de preservativos deveriam ser usados a cada ano, mas o uso real é muito menor, ficando apenas entre 6 e 9 bilhões.

(http://boasaude.uol.com.br)

Por outro lado, "o consumo da 'pílula do dia seguinte' entre meninas de 12 a 19 anos teve um aumento de 100% no período de junho de 2002 a junho de 2004. Essa pílula contém doses elevadas de hormônio e, ao contrário do que muita gente pensa, não é um método

anticoncepcional a mais, é a contracepção emergencial. Isso significa que deveria ser usada em casos de estupro ou rompimento da camisinha, e não como rotina, visto que duas 'pílulas do dia seguinte' carregam uma dose cavalar de hormônios - quase a mesma dosagem distribuída nas 21 pílulas da cartela de anticoncepcional convencional. Essas pílulas ou dificultam o encontro do espermatozoide com o óvulo ou provocam descamação uterina, impedindo a implantação do zigoto na mesma".

(adaptado de Folhateen da "Folha de S. Paulo" de 30/08/04)

A partir dessa leitura e de outras informações científicas é válido concluir que

a) o aumento excessivo do uso das "pílulas do dia seguinte" explica-se pelo fato de que, por serem mais recentes que os demais métodos anticoncepcionais, elas protegem melhor o organismo da adolescente.

b) a camisinha, além de evitar gravidez, protege os parceiros sexuais da contaminação por outros microorganismos, sem provocar sobrecarga hormonal para o organismo feminino. c) quando o(a) parceiro(a) sexual tiver boa aparência ou for conhecido(a) da família, a

camisinha deve ser evitada pois não há perigo de contaminação e o seu uso pode inibir o desejo sexual.

d) os preservativos, ao evitarem a infecção pelo HIV, promovem aumento da contaminação por outros microorganismos, fato controlado pela pílula do dia seguinte.

e) o uso da pílula é mais adequado que o uso da camisinha, pois evita que os parceiros sintam vergonha de conversar sobre sua sexualidade além de impedir a contaminação pelo HIV. 5. Considere a tabela seguinte, que contém diversas formas de contraceptivos humanos e três modos de ação. MODOS DE AÇÃO IMPEDE O ENCONTRO DE GAMETAS IMPEDE A IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO PREVINE A OVULAÇÃO I. Camisinha masculina Dispositivo

intrauterino (DIU) Pílula comum

II. Coito interrompido Laqueadura tubária Camisinha feminina

III. Diafragma Pílula do dia

seguinte Pílula comum

IV. Dispositivo intrauterino (DIU) Laqueadura tubária Camisinha feminina V. Vasectomia Camisinha masculina Diafragma

A relação entre tipos de contraceptivos e os três modos de ação está correta em a) I, apenas.

b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) III e IV, apenas. e) III e V, apenas.

(4)

6. (UFSJ 2010) Observe a seguinte tabela:

Analise as afirmativas abaixo:

I. O aumento da distribuição de preservativos (camisinha), pode refletir na redução do

crescimento populacional e na disseminação de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). II. O número de preservativos femininos distribuído reflete a ineficiência do método tanto na contracepção quanto na prevenção de DSTs.

III. Do ponto de vista prático o preservativo masculino é mais eficiente na prevenção de DSTs, uma vez que, o preservativo feminino é exclusivamente vaginal, não protegendo os parceiros em outras modalidades sexuais.

IV. Não é recomendado o uso simultâneo de ambos os preservativos (masculino e feminino), pois o atrito entre os preservativos pode rompê-los, anulando sua eficiência.

V. A pílula do dia seguinte é um método eficaz de prevenção de DSTs, uma vez que sua ação além de evitar a concepção, elimina eventuais vírus e bactérias infectantes. O custo desse método, entretanto, não permite sua popularização.

De acordo com essa análise, estão CORRETAS apenas as afirmativas: a) II, III e V

b) I, III e IV c) II, IV e V d) I, III e V

7. (UFC 2005) A pílula do dia seguinte é composta de hormônios, os mesmos da pílula anticoncepcional comum, só que em doses mais elevadas. Essa medicação surgiu como método emergencial para evitar a gravidez quando outros métodos anticoncepcionais falharam ou não estavam disponíveis ou quando a mulher foi vítima de estupro. Esta pílula deve ser tomada o mais rápido possível e seu mecanismo de ação depende do período do ciclo em que a mulher toma o produto. Acerca do assunto, analise as afirmativas a seguir.

(5)

I. Esta pílula pode conter somente estrógeno, estrógeno e progesterona ou somente progesterona.

II. A pílula pode impedir a fecundação ou a implantação do ovo.

III. Depois de 72 horas da relação sexual, a eficácia da pílula diminui e ela pode não ser um método confiável.

Assinale a alternativa correta. A) Somente I é verdadeira. B) Somente II é verdadeira. C) Somente III é verdadeira. D) Somente I e II são verdadeiras. E) I, II e III são verdadeiras.

8. (UFPR) Após a fecundação, o embrião humano recém-formado sofrerá sucessivas clivagens e levará de 5 a 7 dias para chegar ao útero, onde ocorre a nidação. O medicamento conhecido como a "pílula do dia seguinte" pode ser utilizado, em casos de urgência, para evitar uma gravidez depois de uma relação sexual não protegida ou mal protegida, e possivelmente fértil. Os promotores dessa técnica propõem-na não como um método de uso regular, pois ela não impede a fertilização, mas sim como um recurso alternativo. Com base nisso, assinale a alternativa correta.

a) A chamada "pílula do dia seguinte" é um método contraceptivo. b) A implantação do zigoto no útero ocorre 72 horas após a fertilização.

c) A gestação pode continuar mesmo que não se complete a nidação do embrião no útero. d) A "pílula do dia seguinte" interrompe a gestação ao impedir a implantação do embrião no útero.

e) A utilização da chamada "pílula do dia seguinte" não permite a gestação por impedir a ovulação.

Pílula anticoncepcional masculina

9. (UFMG) Um estudo chinês vem anunciando resultados promissores para o desenvolvimento de um anticoncepcional para homens. O tratamento, com eficácia de 99%, consiste em aplicar-se, no interessado, uma injeção mensal de testosterona.

Folha de S.Paulo, 8 maio 2009. (Adaptado) Analise estas figuras:

(6)

Considerando-se essas informações e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar que a testosterona injetada

a) age sobre os túbulos seminíferos, inibindo a espermatogênese. b) bloqueia diretamente as funções das células de Leydig.

c) inibe a liberação dos hormônios LH e FSH pela hipófise. d) reduz a produção de gonadotrofinas na glândula pineal.

(7)

Gabarito:

Resposta da questão 1:

[D]

A pílula do dia seguinte impede a fecundação e a vasectomia não impede a formação de espermatozoides.

Resposta da questão 2:

[D]

Resposta da questão 3:

a) Não, pois trata-se de um hormônio, portanto não impede a transmissão de doenças. b) A pílula provoca alterações no ovulação e modificação na atividade dos espermatozoides, devido a mudanças no muco cervical.

Alguns indivíduos acreditam que a pílula pode impedir ou dificultar a implantação do blastocisto no útero.

Resposta da questão 4:

[B]

Resposta da questão 5:

[C]

II. Falsa: O coito interrompido não impede a gravidez porque o líquido que lubrifica a uretra contém espermatozoides funcionais que podem avançar pelo útero e fecundar um ovócito na tuba uterina.

IV. Falsa: O DIU é um dispositivo capaz de liberar substâncias espermicidas no interior do útero e dificultar a implantação do embrião no endométrio uterino.

Resposta da questão 6: [B] Resposta da questão 7: [E] Resposta da questão 8: [D] Resposta da questão 9: [C]

(8)

Referências

Documentos relacionados