• Nenhum resultado encontrado

MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F.Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In: MARX, K.; ENGELS, F.Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado)."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sociologia

Prof. Anderson Souza 10/03/2018

1. (Enem 2013) Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade — fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social.

MARX, K. “Prefácio à Crítica da economia política.” In: MARX, K.; ENGELS, F.Textos 3. São Paulo: Edições Sociais, 1977 (adaptado).

Para o autor, a relação entre economia e política estabelecida no sistema capitalista faz com que

a) o proletariado seja contemplado pelo processo de mais-valia.

b) o trabalho se constitua como o fundamento real da produção material.

c) a consolidação das forças produtivas seja compatível com o progresso humano. d) a autonomia da sociedade civil seja proporcional ao desenvolvimento econômico. e) a burguesia revolucione o processo social de formação da consciência de classe.

2. Auguste Comte, Karl Marx e Émile Durkheim são considerados os grandes pilares da Sociologia como ciência burguesa. Nessa época, a Sociologia, para se afirmar no campo das ciências, adotou o Positivismo. Assinale a assertiva que melhor expressa o sentido do Positivismo sociológico.

a) Busca da complexidade e dualidade – sociedade concebida como prenhe de conflitos e contradições; há uma circularidade entre todo e parte, ou seja, um determina o outro simultaneamente.

b) Busca da objetividade e neutralidade – sociedade concebida como um organismo combinado de partes integradas e coesas que funcionam harmoniosamente, de acordo com um modelo físico ou mecânico de organização.

c) Busca da singularidade e objetividade – sociedade concebida como mutável, visto que não há homem e nem sociedade ideal isolados na natureza, mas ambos conjugados concretamente a um momento histórico definido.

d) Busca da complexidade e singularidade – sociedade e seus sistemas não atemporais. Privilégio da parte sobre o todo.

e) Busca de subjetividade e pluralidade – sociedade é uma verdadeira máquina organizada, cujas partes, todas elas, contribuem de uma maneira diferente para o avanço do conjunto, adequando-se às demandas do mercado.

3. A filosofia da História – o primeiro tema da filosofia de Augusto Comte – foi sistematizada pelo próprio Comte na célebre “Lei dos Três Estados” e tinha o objetivo de mostrar por que o pensamento positivista deve imperar entre os homens. Sobre a “Lei do Três Estados” formulada por Comte, é correto afirmar que

(2)

a) Augusto Comte demonstra com essa lei que todas as ciências e o espírito humano desenvolvem-se na seguinte ordem em três fases distintas ao longo da história: a positiva, a teológica e a metafísica.

b) na “Lei dos Três Estados” a argumentação desempenha um papel de primeiro plano no estado teológico. O estado teológico, na sua visão, corresponde a uma etapa posterior ao estado positivo.

c) o estado teológico, segundo está formulada na “Lei dos Três Estados”, não tem o poder de tornar a sociedade mais coesa e nenhum papel na fundamentação da vida moral.

d) o estado positivista apresenta-se na “Lei dos Três Estados” como o momento em que a observação prevalece sobre a imaginação e a argumentação, e na busca de leis imutáveis nos fenômenos observáveis.

e) para Comte, o estado metafísico não tem contato com o estado teológico, pois somente o estado metafísico procura soluções absolutas e universais para os problemas do homem.

4. (Uel 2011) Leia o texto a seguir.

De acordo com Susie Orbach, “Muitas coisas feitas em nome da saúde geram dificuldades pessoais e psicológicas. Olhar fotos de corpos que passaram por tratamento de imagem e achar que correspondem à realidade cria problema de autoimagem, o que leva muitas mulheres às mesas de cirurgia. Na geração das minhas filhas, há garotas que gostam e outras que não gostam de seus corpos. Elas têm medo de comida e do que a comida pode fazer aos seus corpos. Essa é a nova norma, mas isso não é normal. Elas têm pânico de ter apetite e de atender aos seus desejos”.

(Adaptado: “As mulheres estão famintas, mas têm medo da comida”, Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 ago. 2010, Saúde. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2010).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o pensamento de Émile Durkheim, é correto afirmar:

a) O conflito geracional produz anomia social, dada a incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspirações dos mais novos.

b) Os padrões do que se considera saudável e belo são exemplos de fato social e, portanto, são suscetíveis de exercer coerção sobre o indivíduo.

c) Normas são prejudiciais ao desenvolvimento social por criarem parâmetros e regras que institucionalizam o agir dos indivíduos.

d) A consciência coletiva é mais forte entre os jovens, voltados que estão a princípios menos individualistas e egoístas.

e) A base para a formação de princípios morais e de solidez das instituições são os desejos individuais, visto estes traduzirem o que é melhor para a sociedade.

(3)

“II — Para explicar convenientemente a verdadeira natureza e o caráter próprio da filosofia positiva, é indispensável ter, de início, uma visão geral sobre a marcha progressiva do espírito humano, considerado em seu conjunto, pois uma concepção qualquer só pode ser bem conhecida por sua história. Estudando, assim, o desenvolvimento total da inteligência humana em suas diversas esferas de atividade, desde seu primeiro vôo mais simples até nossos dias, creio ter descoberto uma grande lei fundamental, a que se sujeita por uma necessidade invariável, e que me parece poder ser solidamente estabelecida, quer na base de provas racionais fornecidas pelo conhecimento de nossa organização, quer na base de verificações históricas resultantes dum exame atento do passado.” (Comte, Auguste, 1798-1857. Discurso preliminar

sobre o conjunto do positivismo; Catecismo positivista traduções de José Arthur Giannotti e Miguel Lemos. — São Paulo: Abril Cultural, 1978. Os pensadores)

A vida contemporânea é absorvida da maneira mais científica possível; desde a filosofia de August Comte, e do nascimento da Sociologia, verificamos como é necessário nos tornamos cada vez mais quantitativos se desejarmos adentrar no campo científico. Porém no século XVIII, a produção do conhecimento é influenciada por outros fatores, assinale a alternativa que corresponde à metodologia padrão antes do Positivismo de August Comte

a) Empírico: toda a sabedoria de uma sociedade era medida através de experimentos e cálculos aguçados que permitiam qualquer verificação e análise da sociedade. b) Observação Participante: o cientista deveria se instalar dentro dos seus objetos de

estudo, para que assim o conhecimento se torne mais subjetivo e esteja a par da realidade.

c) Teológica: o homem só consegue explicá-la mediante a crença na intervenção de seres pessoais e sobrenaturais. O mundo torna-se compreensível somente através das ideias de deuses e espíritos.

d) Positivo: caracteriza-se, segundo Comte, pela subordinação da imaginação e da argumentação à observação. Cada proposição enunciada de maneira positiva deve corresponder a um fato, seja particular, seja universal.

e) Culturalista: o estudo de uma sociedade não se deve desvincular jamais dos seus aspectos locais e regionais; excêntricos, aí que reside sua preocupação e a ciência precisa tomar conta desses pontos.

6. “O que propúnhamos [com a definição de fato social como capaz de coagir] era, não antecipar por uma visão filosófica as conclusões da ciência [como Tarde com suas leis da imitação], mas simplesmente indicar em que sinais exteriores é possível reconhecer os fatos que ela deve examinar, a fim de que o cientista saiba percebê-los onde se encontram e não os confunda com outros. Tratava-se de delimitar o campo da pesquisa tanto quanto possível, não de se envolver numa espécie de intuição exaustiva. […] Não há nada de inconcebível, com efeito, em que o fato social possa ser caracterizado de

(4)

várias maneiras diferentes; não há razão para que ele tenha apenas uma propriedade distintiva.” (Durkheim 1995:XIII-XIV)

Mãe e filhas do século XXI: a nova moda

Qual característica do fato social, segundo Émile Durkheim podemos observar na charge acima? a) Exterioridade b) Objetividade c) Subjetividade d) Coercitividade e) Luta de classe

PÃO DE CADA DIA

Mais um dia de trabalho querido diário

Eu ralo feito otário e ganho menos do que eu valho mas necessito de salário que é bem menos que o necessário

Hoje os rodoviários tão em greve por melhores honorários e eu procuro um que me leve

Eu tenho horário

Não posso chegar atrasado não posso ser descontado Se eu falar que foi greve meu chefe pode ficar desconfiado

E se o desgraçado quiser me dar um pé na bunda eu vou pro olho da rua e rapidinho ele arruma outro pobre coitado

Desempregado desesperado é que mais tem (olha o ônibus!!) Hein? Já vem lotado gente pra cacete vidro quebrado (Foi piquete) motorista com um

porrete do lado

Ele furou a greve porque também teme ficar desempregado (PENSADOR. Gabriel, 1995. Sony Music)

(5)

7. Um dos maiores sociólogos de todos os tempos, Karl Marx (1818-1883) já em seu livro atemporal Manifesto Comunista de 1848, já começava a entender o modo de produção capitalista do século XIX e com isso se lançava sua teoria que até hoje nos influencia socialmente e culturalmente como podemos ver nos versos acimas escritos por um compositor brasileiro. Sobre a teoria marxista é correto afirmar:

a) A supressão das contradições de classe deve levar logicamente ao desaparecimento do Estado, pois este é um dos subprodutos ou a expressão dos conflitos sociais.

b) O regime capitalista é capaz de produzir cada vez mais. A despeito desse aumento das riquezas, a miséria continua sendo a sorte da maioria. Essa contradição irá gerar conflitos que, mais cedo ou mais tarde, desencadearão um processo de reforma da sociedade que a reorganizará com critérios científicos.

c) A compreensão efetiva dos fenômenos sociais se dá pela identificação dos interesses e das motivações subjetivas dos atores sociais envolvidos.

d) O conflito geracional produz anomia social, dada a incapacidade de os mais velhos compreenderem as aspirações dos mais novos.

e) O que transforma e motiva o andamento das sociedades é a harmonia entre as classes sociais, que são elas, burguesia e proletariado.

8. #SanatórioGeral: Comunista capitalista: “Nós podemos construir mil caminhos para o desenvolvimento do Brasil, mas não há desenvolvimento sem indústria e participação do estado como maestro desse desenvolvimento”. (Manuela D’Ávila, deputada estadual pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) do Rio Grande do Sul e candidata à Presidência, sem decidir se vai defender o livre mercado — e matar de susto os dinossauros do partido — ou se pretende aumentar a já sufocante participação do Estado — e tornar ainda mais remota a chance de eleger-se até para a câmara de vereadores de algum grotão gaúcho).” (NUNES. Augusto. Sanatório Geral: Comunista capitalista, 2018. Disponível em: < https://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/sanatoriogeral-comunista-capitalista/> . Acesso em: 07 mar. 2018.)

Sobre a relação entre Estado e sociedade segundo Karl Marx, é correto afirmar: a) O Estado tem como objetivo exercer a vontade dos homens e garantir justiça à todos.

b) O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.

c) Os regimes totalitários são condição essencial para que o Estado represente, igualmente, os interesses das diversas classes sociais.

d) Por meio de leis, normas, constituições, o Estado deverá conseguir compreender toda a sociedade nas mais diversas instâncias.

e) O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, o monopólio da violência legítima (coerção, especialmente a legal).

9. (Unioeste 2013) A Sociologia de Max Weber é considerada uma ciência compreensiva e explicativa. Na sua concepção, compete ao sociólogo compreender e interpretar a ação dos indivíduos, assim como os valores pelos quais os indivíduos compreendem suas

(6)

próprias intenções pela introspecção ou pela interpretação da conduta de outros indivíduos. Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, é correto afirmar que a) segundo o método da sociologia compreensiva de Max Weber, há uma ênfase metodológica sobre a sociedade como a unidade inicial da explicação para se chegar a significados objetivos de ação social.

b) na sociologia compreensiva de Max Weber, a primeira tarefa da sociologia é reformar a sociedade ou gerar algum tipo de teoria revolucionária. Weber herda efetivamente um ponto de vista sociológico compreensivo imputado à escola marxista. c) para Max Weber, a sociologia está voltada unicamente para a compreensão dos fenômenos sociais. Na sociologia compreensiva, o homem não consegue compreender as intenções dos outros em termos de suas intenções professadas.

d) no método compreensivo de Weber, os fenômenos sociais são considerados como a simples expressão de causas exteriores que se impõem aos indivíduos. Weber define a sociologia compreensiva em termos de fatos sociais e não em termos de atividade ou ação.

e) Max Weber entende por sociologia compreensiva uma ciência que se propõe a compreender a atividade social e, deste modo, explicar causalmente seu desenrolar e seus efeitos. Para explicar o mundo social, importa compreender também a ação dos seres humanos do ponto de vista do sentido e dos valores.

10. (Uel 2014) Leia o texto a seguir.

Antigamente nem em sonho existia tantas pontes sobre os rios, nem asfalto nas estradas. Mas hoje em dia tudo é muito diferente com o progresso nossa gente nem sequer faz uma ideia. Tenho saudade de rever nas currutelas as mocinhas nas janelas acenando uma flor. Por tudo isso eu lamento e confesso que a marcha do progresso é a minha grande dor. Cada jamanta que eu vejo carregada transportando uma boiada me aperta o coração. E quando olho minha traia pendurada de tristeza dou risada pra não chorar de paixão. (Adaptado de: Nonô Basílio e Índio Vago. Mágoa de Boiadeiro.)

O texto aproxima-se sociologicamente da leitura teórica de

a) Comte, que defende a necessidade de formas tradicionais de vida em detrimento da desilusão do progresso.

b) Durkheim, que analisa o progresso como elemento desagregador da vida social ao provocar o enfraquecimento das instituições.

c) Marx, que condena o desenvolvimento das forças produtivas por seus efeitos alienantes sobre o homem.

d) Spencer, que tem uma leitura romântica da sociedade e vê o passado como mais rico culturalmente.

e) Weber, para quem a modernização e a racionalização é acompanhada pelo desencantamento do mundo.

Referências

Documentos relacionados

Esse controle envolve um processo com as seguintes etapas: estabelecimento de objetivos e padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho atual com os objetivos ou

0000812 ELENICE GOMES SIQUEIRA Não Homologado. 0000540 FELIX GOMES MARTINS

 “Manufatura inteligente” / smart manufacturing (SMLC, 2011): “uso intensivo de tecnologias digitais para permitir a rápida fabricação de novos produtos, a rápida resposta

Influência do adensamento de plantio sobre o peso médio de frutos comerciais (kg) por densidade do mamoeiro “Sunrise Golden”, para as densidades respectivas de 1667, 2167, 2667,

Imatinibe: o uso concomitante de imatinibe e fenitoína reduz as concentrações plasmáticas do imatinibe devido à indução do seu metabolismo, Informe ao seu médico, caso você faça

Embora as descobertas das indústrias farmacêuticas tenham contribuído bastante no tratamento da saúde das pessoas, na década de 60, surgiram alguns casos de

(2012), outros trabalhos já haviam sugerido um limite de rebaixamento que não prejudicasse o.. Nesse sentido, parece claro que a combinação de metas de altura pré-pastejo, dentro

Para participar do leilão no modo presencial, o interessado deverá comparecer ao local do leilão:  Auditório  Freitas  –  Praça  da  Liberdade,  130,