• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO HÍBRIDO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO HÍBRIDO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO

HÍBRIDO

EVALUATION OF LEARNING AND ACTIVE METHODOLOGIES IN HYBRID TEACHING

Ricardo Slavov – ESAMC/UNISO/FATEC SANTANA DE PARNAÍBA

Grupo Temático 3: Políticas e gestão por meio de/para o uso de TDIC

Subgrupo 3.2: Institucionalização da EaD e/ou do Ensino Híbrido no ensino superior

Resumo:

Trabalhar com os estudantes do primeiro semestre, no Ensino Híbrido, metodologias ativas e a avaliação da aprendizagem, visando compreender as competências e as habilidades necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir no desenvolvimento para a avaliação dos componentes específicos da área do curso conforme a portaria do INEP, permitindo que as instituições consiga visualizar o retrato do conhecimento de seus estudante, perante as exigências que um ENADE cobrará em seu exame a cada ciclo. Com Metodologias Ativas, uma plataforma híbrida com software de gerenciamento de aprendizagem (Moodle) e Avaliação da Aprendizagem, contribuirão para a autonomia e ajudará a envolver ativamente o aprendiz em atividades que o auxiliem a se relacionar com o contexto do exame no seu ritmo e da sua maneira.

Palavras-chave: Metodologias Ativas, Educação Híbrida, Sala de Aula Invertida, Moodle e

Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Abstract:

Work with students of the first semester, in Hybrid Education, active methodologies and the assessment of learning, aiming to understand the competences and skills necessary for their personal and professional development, in addition to contributing to the development for the evaluation of the specific components of the area of course in accordance with INEP's ordinance, allowing institutions to be able to visualize the portrait of their students' knowledge, in view of the requirements that an ENADE will charge in their exam at each cycle. With Active Methodologies, a hybrid platform with learning management software (Moodle) and Learning Assessment, will contribute to autonomy and help to actively involve the learner in activities that help him relate to the context of the exam at his pace and from your way.

Keywords:

Active Methodologies, Hybrid Education, Moodle.

1. Objetivo da aula e competência desenvolvida

O projeto DESAFIO21, começou com os estudantes do primeiro semestre do curso superior de Gestão Comercial onde os estudantes realizaram uma avaliação contendo 08 questões de múltiplas escolhas e 2 questões dissertativas. Essa avaliação em questão foi utilizada as mesmas questões da prova aplicada no ENADE de Formação Geral em 2007. Com o uso do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), os estudantes puderam realizar as 08 questões de alternativas no computador e foi entregue uma folha para os estudantes responderem as 2 questões dissertativas.

(2)

2

Após realizarem a avaliação, a continuação do processo de avaliação usando metodologias

ativas foi separado em 2 atividades complementares: Atividade 1 realizado por mim autor, em obter a telemetria das respostas dos alunos no AVA, identificando lacunas, pontos de melhorias e comportamentos que no dia-a-dia o professor não consegue identificar e atuar junto ao estudante. E a Atividade 2 o professor especialista utilizando de 2 aulas com essa turma, fez a devolutiva questão por questão com a classe, mostrando os acertos, explicando os erros e discutindo as diversas respostas erradas apresentadas pelos estudantes. Estudantes que na grande maioria se formaram no ensino médio há muitos anos. Temos apenas uma estudante que terminou o 3º. Colegial em dezembro de 2018 e prestou o vestibular, entrando logo em seguida para o ensino superior. Portanto, uma questão social também a ser discutida ao longo do experimento.

O objetivo inicial foi trabalhar a questão da avaliação da aprendizagem com esses estudantes ao longo do curso visando compreender as competências e as habilidades necessárias para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir na avaliação dos componentes específicos da área conforme a portaria do INEP que publica sempre nas vésperas da data da prova, contribuindo para a criação de cursinhos preparatórios para o ENADE. Figura 1 mostra a primeira questão da prova do EANDE.

Figura 1. Tela do Moodle com a Pergunta 1

Fonte: O autor

Com o uso de recursos computacionais numa plataforma híbrida e com o Moodle, um software de gerenciamento de aprendizagem, que disponibiliza além dos logs extraídos das respostas dos alunos, a possibilidade de trabalhar essa telemetria, pretende-se ao longo do curso envolver ativamente o aprendiz em atividades que o auxiliem a se relacionar com o contexto em que se insere e auxiliar na construção do seu conhecimento no seu ritmo e da sua maneira. Ou seja, o estudante deverá ser avaliado constantemente e com análises desenvolvidas a partir dos logs do AVA, contribuir para a aprendizagem adaptativa e os benefícios do ensino híbrido.

(3)

3

2. Metodologia ativa utilizada e sua justificativa

Às metodologias ativas utilizadas foram: Sala de Aula Invertida e Educação Híbrida. “Metodologias Ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida” (MORON, 2015, p. 4). Como estratégia pedagógica, as metodologias ativas utilizam a problematização, buscando motivar o discente e possibilitando o engajamento efetivo desse estudante em próprio processo de formação. Segundo Christensen (2013, p. 7) “o Ensino Híbrido é um programa de educação formal no qual um estudante aprende, pelo menos em parte, por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar, modo e ou ritmo do estudo, e pelo menos em parte em uma localidade física supervisionada, fora de sua residência”. Destaca-se ainda que na atualidade:

O papel do professor, é mais o de curador e de orientador. Curador, que escolhe o que é relevante em meio a tanta informação disponível e ajuda os estudantes a encontrarem sentido no mosaico de matérias e atividades disponíveis. Orientador, no sentido também de cuidador: ele cuida de cada um, dá apoio, acolhe, estimula, valoriza, orienta e inspira. Orienta a classe, os grupos e cada estudante. (MORAN, 2015, p.42).

Foi utilizado o software Moodle para criar um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os alunos foram cadastrados e adicionados as 10 questões de formação geral do ENADE 2007, além dos comentários das respostas das provas. Além da avaliação, no curso pode incluir os recursos disponíveis de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), organizados e distribuídos semanalmente no AVA como uma interessante prática pedagógica, evidenciando o uso Ensino Híbrido e a Sala de Aula Invertida. Os (OVA) podem ser os vídeos, áudios, links interessantes, Fóruns, Chats, exercícios e as avaliações formativas. Na figura 2 apresenta o comentário da questão com o maior índice de erro.

Figura 2: Tela do Moodle com a questão de número 4 comentada

Fonte: O autor

(4)

4

3. Avaliação da Aprendizagem

Com um AVA e seus OVA, de acordo com o planejamento, foi possível pensar no aprimoramento do processo de aprendizagem. Para nos ajudar a refletir, sugere Depresbiteris (1998, p. 163-164) “a avaliação e o planejamento são atividades inseparáveis; formam um processo único, no qual devem ser definidos os objetivos, os conteúdos, as estratégias de ensino, os critérios e as formas de avaliar”. É conhecido que a avaliação escolar conduzida de forma inadequada aumenta a repetência e, consequentemente, a evasão escolar, dificultando a democratização do ensino. Para Luckesi (2003, p. 66), “A avaliação da aprendizagem existe propriamente para garantir a qualidade da aprendizagem do estudante”. O uso da avaliação somente com a função classificatória não serve para o desenvolvimento do estudante. Outra dimensão da avaliação é seu caráter mediador, que prevalece a relação dialógica, de troca de discussões e provocações dos estudantes. É ela que possibilita o entendimento progressivo entre professor-estudante. Essa avaliação mediadora, para Hoffman (2007, p. 1), “é o paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma sentencioso e classificatório”. Mesmo sendo um curso presencial, pretendeu-se com o uso do AVA, auxiliar no processo de construção do conhecimento que sempre deverá ser mediado pelo professor e cabe a esse professor à medida que surge cada assunto proposto semanalmente, desenvolver as estratégias que permitam a participação dos estudantes a respeito do tema. Na figura 3 é o resumo das notas por estudante. Possibilitando interação no AVA.

Figura 3: Tela do Moodle com o mapa de notas alunos x por questão

Fonte: Autoria própria

4. Resultados pouco explorados

Para Slavov (2018, p. 2), “mediante o uso de OVA, no AVA, é possível empregar diversos objetos que permitem compor um uma sequência instrucional sob demanda de aprendizagem para cada estudante, como forma de organizar esses materiais educacionais no curso criado com o Moodle

(5)

5

e constantemente avaliando a aprendizagem”. Na figura 4 tem informações do questionário com a

estatística que contém dados pouco explorado, mas importantíssimo no processo de aprendizagem.

Figura 4: Tela do Moodle – Estatística

Fonte: Autoria própria

(6)

6

5. Dificuldades encontradas

O projeto teve uma demanda de trabalho, pois foram necessários cadastrar manualmente as questões e seus comentários nas questões, os alunos matriculados e na questão do software, deixo o registro de oportunidades e não dificuldades. A figura 5 apresenta a opção de Logs no AVA pouco explorado.

Figura 5: Tela do Moodle – Estatística

Fonte: Autoria própria

Conclusão

A proposta de utilização da sala de aula invertida, com o uso do AVA, contribuiu muito no processo de aprendizagem. Os estudantes gostaram e participaram diversas vezes fora horário de aula. Mas a contribuição mais importante nessa primeira iniciativa, foi identificar quais questões apresentaram os piores resultados, a quantidade de acertos x erros e as possibilidades dos estudantes e do professor identificar lacunas de conhecimentos, no Gráfico 1 apresenta muito bem os resultados dos estudantes, com certeza será o indicador para contribuir com o planejamento de novas estratégias dentro das metodologias ativas.

(7)

7

Gráfico 1: Média por questão

Fonte: Autoria própria

Gráfico 2: Média por questão

Fonte: Autoria própria

Basear-se em experiencias físicas, ou presenciais, para dar o apoio e sustentação no ensino online, talvez tenha sido um dos grandes avanços mais significativos. Muitas salas de aula são ricas em tecnologias, mas não hibridas, pois não usam a plataforma para dar a cada estudante o nível certo do conteúdo em cada momento do ensino. Entre os tipos de modelo de ensino híbrido, destaco o Sala de Aula invertida, onde o tempo em sala de aula tornou-se um tempo para aprendizagem ativa. Continuarei o projeto aplicando outro simulado e com as estratégias de leitura de textos na formação do estudante universitário ao longo do semestre, deveremos ter grandes resultados na avaliação do ENADE e no desenvolvimento profissional.

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8 Q9 Q10

Média por Questão

0 5 10 15 20 25 30 35 Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Q8

Acertos e Erros

Acertos Erros

(8)

8

Referências

CHRISTENSEN, Clayton M. Michael B. Horn, e Heather Staker. Ensino Híbrido: uma Inovação

Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. MAIO 2013. Disponível em: http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf Acesso em: 24 de agosto, 2020, p. 7.

DEPRESBITERIS, Léa. Avaliação da Aprendizagem do Ponto de Vista Técnico-Científico e Filosófico-Político. Publicação: Série Idéias n. 8. São Paulo: FDE, 1998, p. 163-164. Disponivel em:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p161-172_c.pdf

HOFFMAN, Jussara Maria Lerch. Avaliação Mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. Publicação: Série Ideias n. 22. São Paulo: FDE, 1994, p. 1.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 15 Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2003, p. 66.

MORAN, José e BACICH, Lilian (org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática, 1ª. ed., Porto Alegre, RS: Penso, 2015, p. 4.

MORAN, José. Educação Híbrida. Um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre, RS: Penso, 2015, p. 45.

SLAVOV, Ricardo; PIMENTA, Maria Alzira A., Avaliação formativa no ensino híbrido. CIET:EnPED, maio de 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em:

https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/644/610 . Acesso em: 24 de agosto de 2020.

Referências

Documentos relacionados

O primeiro passo para a aquisição conceitual interdisciplinar seria o abandono das posições acadêmicas prepotentes, unidirecionais e não rigorosas que fatalmente

Percebe-se que a relação entre os instrumentos sinfôni - cos e a nossa percepção envolve fatores de três naturezas diferentes: estética, sensorial e física. Os

Por consequência, é fundamental que os trabalhadores da saúde mental recebam mais atenção do poder público, visto que, conforme apresentou a pesquisa, os CAPS

Trata-se de partir da realidade latino-americana para produzir ou reconhecer conhecimentos que foram subalternizados pela colonialidade/modernidade. Para isso, é

O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise biomecânica de movimentos de atletas com lesão medular praticantes de rúgbi em cadeira de rodas, para isso

Descrição da Impressora Tampa da impressora Painel de controlo Suporte de admissão de papel Alavanca de selecção do modo de alimentação Suportes de papel Tampa do suporte

Este estudo tem como objetivo testar a hipótese de que a SAA pode ser usada como biomarcador na monitorização da resposta terapêutica em casos de gengivoestomatite crónica

Quando Caio, ciente da situação dos homossexuais no Brasil em que vivia, escreveu contos de temáticas homoeróticas, escreveu Aqueles dois, sobre Raul e Saul, acabou por