• Nenhum resultado encontrado

JORNAL DO MAR. FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "JORNAL DO MAR. FONOAUDIOLOGIA Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

facebook/clinicacuidar

ODONTOLOGIA

Cinthya Guarienti

Mestre em Odontopediatria

Aparelhos Ortodônticos

Odontologia

Estética

CRO 14030

FONOAUDIOLOGIA

Paula Reck Rodrigues Fonoaudologia

Especialista em Audiologia

Aparelhos Auditivos CRFa 8595

Daniel Guarienti

Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia

Tratamento de Canal

CRO 13245

Email: cuidarsaude@terra.com.br

Avenida General Osório, 390 - Centro/RS

Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

JM

JORNAL DO MAR

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

ANO XXI - Nº 1110 - 14 DE MAIO DE 2021 - R$ 3,00

Clínica Wicz - Rua Joaquim Porto, 1265 Centro - Torres-RS

ATENDIMENTO EM TORRES-RS

Médico - Cirurgião Vascular

(51) 99604.3344 (48) 99133.5102

CRM 40869-RS (RQE 28313)

Tratamento de Varizes - Micro Varizes Escleroterapia - Aplicações - Trombose.

Avaliação e tratamento de circulação.

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR

CIRCULAÇÃO NO LITORAL NORTE

Na última terça-feira, 4 de maio, cumprindo agendas em Brasília, o prefeito Carlos Souza es-teve no Ministério do Turismo em audiência com Vicente Alves de Oliveira, Secretário Nacional de Infraestrutura Turística, para reivindicar a libera-ção de repasse federal em atraso para três impor-tantes obras de Torres que beneficiam moradores e visitantes.

Tratam-se de repasses do MTUR para a obra de revitalização da orla, da revitalização do en-torno da Lagoa do Violão e ainda a pavimentação da rua General Flores da Cunha, na Itapeva. Na reunião foi destacado que haviam pagamentos

PREFEITOS COBRAM EM BRASÍLIA AS

VERBAS PARA COMPLEMENTO DE OBRAS

pendentes para as empresas contratadas e que as

obras estavam em fase de conclusão.

O município iniciou as obras com a garantia dos recursos, porém, devido a demora na apro-vação do orçamento federal, o que veio ocorrer somente no dia 22 de abril, os Ministérios bloque-aram os repasses. Prefeito Carlos pediu a acelera-ção no processo de desbloqueio.

Acompanham as agendas do prefeito na capi-tal federal, o secretário de Planejamento e Parti-cipação Cidadã, Matheus Junges; e o secretário do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio. Desta agenda também participaram os prefeitos

Nesta sexta-feira, 14 de maio, inicia a vacina-ção para profissionais da Educavacina-ção contra a Co-vid-19. Nesta primeira etapa, serão imunizados profissionais da Educação Infantil, Ensino Fun-damental e Ensino Médio, da rede pública muni-cipal, estadual e privada. A vacinação ocorrerá em sistema drive-thru, no Parque do Balonismo, das 8 às 18h30min. No segundo momento da imuni-zação, será avançado para o ensino superior, cur-sos técnicos, curcur-sos livres e profissionalizantes. Em Torres o anúncio foi feito ontem pelo prefeito Carlos Souza, já feito aos diretores de escolas, em reunião na manhã. Será a primeira dose com a va-cina Oxford/AstraZeneca.

A vacinação dos professores, como priorida-de nos grupos priorida-de imunização, sempre foi uma polêmica em âmbito nacional. Com a ação des-ta sexdes-ta-feira, a administração municipal atende demanda da comunidade escolar, integrada por profissionais da Educação, pais e alunos. Para o

de Três Cachoeiras, Flávio Raupp Lipert; Itati, Flori Werb; Morrinhos do Sul, Marcos Venicios Evaldt; e o ex-prefeito de Cambará, Schamberla-en José Silvestre.

Lideranças do Litoral cobrando promessa de Brasília

profissional receber a aplicação da vacina, deve seguir um regramento. O servidor que está atu-ando vai ter que levar uma declaração da escola informando o vínculo.

Professores que moram em Torres, mas traba-lham em outra cidade

ou são aposentados, estes devem procurar a Secretaria de Saúde da cidade onde atuam. Na reunião realizada nesta quinta, estavam presentes a secretária de Saúde, Suzana Ma-chado; o secretário da Fazenda, Cláudio Pa-ranhos; a secretária de Educação, Sílvia Tei-xeira Pereira; e todos os diretores de escolas.

Profissionais da Educação serão

vacinados hoje contra a Covid-19

Torres vai pagar

em julho 50% do

13º aos servidores

Página 7

Lavadeiras serão

lembradas com

programação especial

em Arroio do Sal

Página 16

(2)

OPINIÃO

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano Borja Venda e Locações de imóveis

comerciais e residenciais Entre em contato conosco pelos fones

36643544 ou

999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: torresimoveis@terra.com.br Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

14/05/2021 - 02

JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446. E-mail: jornaldomar2@gmail.com ou jornaldomar@terra.com.br

Causa animal...

Vi esta semana um vídeo me enviado pelo Ícaro, do sítio ESPERANÇA, que chamei aqui de hotel de luxo de cães, que temos aqui na Itapeva, na Estrada do Mar. O vídeo é da Associação Torrense de Proteção aos Animais. Da presidente, acredito, falando que viajava para Porto Alegre no último dia 11, levando 23 gatinhas para castração. Uma causa e tanto. Apóio totalmente.

Só não concordo muito que se use o tema para fazer política. Já estou por aqui há uns 30 anos e nunca vi nenhum prefeito dando importância para esta causa importantíssima. O atual está até intimado pelo MP a fazer algo. E talvez faça. Sa-bemos que nosso Canil Municipal, por exemplo, é um caos. Mas, nesta época de pandemia, tudo fica ainda mais difícil.

ARROIO DO SAL - Prefeito Bolão tem feito

o que pode por lá. Tanto que foi reeleito. Mas não tem conseguido preparar ninguém para substituí-lo. Uma lógica seria colocar-se um dos atuais vereadores na vitrine. Mas o Carlos Dias, o Maneca e o Diego não demonstram qualquer in-teresse neste cargo e o Banha colocou uma coroa de reizinho na cabeça, só porque é presidente da Câmara e, mesmo que queira, acho que já jogou fora a chance de ter o apoio dos emedebistas arroiossalenses para ser um futuro prefeito.

FANTÁSTICO - No último dia 2 o Fantástico fez uma matéria sobre Dom Pedro de Alcântara. Não vi. E parece que poucos viram, pois a reper-cussão foi mínima. Prova de que a Globo anti Brasil está mesmo perdendo sua audiência. Mas vi um vídeo que me mandaram da matéria. Uma das piores que já vi o Fantástico fazer. Qualidade zero. Ficou tão ruim que acho que o prefeito nem conseguirá tirar proveito dela para uma possível tentativa de reeleição. Sobre o suposto caso de desfalque de 8 milhões, minha opinião, acho que vai dar é em nada. Me cobrem depois.

PRAIAS - Estou impressionado. Segunda

esti-ve mais uma esti-vez assistindo a reunião da Câmara de Vereadores de Torres e fiquei impressionado com a preocupação de praticamente todos os vereadores com as praias aqui do Sul. Digo aqui porque a sede do JORNAL DO MAR é na

Ita-peva. Praticamente todos falaram de problemas que temos aqui. O bom é que se eles, agora, só estão vendo problemas aqui, é porque lá pelo Centro deve estar tudo uma maravilha. E isto é um grande elogio a administração.

Meu espanto é porque, morando aqui, não percebo a presença deles nas praias. Mas fico feliz com a preocupação.

PLANO DE

MANEJO

Gente, abram o olho. Está estourando por aí um tal Plano de Manejo. Imposição do Estado, sem direito até a Consultas Populares. Se ele for aprovado Torres deixa de ser uma Cidade turística para ser 90% depen-dente dos caprichos do administrador do Par-que da Itapeva. FiPar-quem atentos. Eu sou Torres turismo.

Secretários

em alta

Tem quem defenda que minha coluna ocu-pe toda esta página. Agora que a pandemia parece estar dando uma trégua, que até já estou vacinado, quem sabe me animo mais. Assunto com certeza não falta.

Hoje dei uma am-pliadinha, porque quero falar dos secre-tários municipais da atual administração de Torres. Desde que estou por aqui, e isto já faz um tempão, nunca vi tantos elogios a eles, e a todos. Segunda, na Câmara, ouvi elogios ao Paranhos, Matheus, Maurinho, Suzana, Alexandre Porcatt e até a Clarice. E, de-talhe: maioria destes elogios vem de vere-adores, teoricamente, de oposição.

Dois vereadores nem queriam

votar, mas Projeto de Lei foi

aprovado por unanimidade

Câmara de Vereado-res de TorVereado-res fez na úl-tima segunda sua 115ª Sessão Ordinária de 2021, com a presença dos 13 eleitos.

Curiosidade se deu na Ordem do Dia. Por Requerimento, Rogério Evaldt Jacob

(Rogeri-nho), pediu que fosse

incluído na Ordem do Dia o Projeto de Lei 009/2021, de Gibraltar Pedro Cipriano Vidal (Gimi), Carlos Alberto da Silva Jacques, Cláu-dio da Silva Freitas, Dil-son Mauro Jardim Boa-ventura, Jacó Miguel Zeferino, João Alexan-dre Negrini de Oliveira (Ninja), Rafael da Sil-veira Elias, Rogerinho, Silvano Gesiel Carva-lho Borja, Vilmar dos Santos Rocha (Théo) e Carla Rodrigues Dai-tx, que “Determina ao

Município de Torres a adotar as resoluções do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CON-SEMA) no que diz res-peito ao licenciamento ambiental.

Quando da votação dos Requerimentos, Igor dos Santos Beretta pediu para dar sua po-sição em relação a este. Pediu que não fosse votado naquela Sessão porque preferia esperar que o CONSEMA tives-se direito a tives-se manifes-tar. Seu peido foi colo-cado em votação e só o

apoiou o petista Moisés Trisch. Os onze enten-deram de votar já nesta Sessão.

O presidente Gimi colocou então ele em votação e aí a surpresa: a aprovação foi por una-nimidade.

Foram aprovados ainda, também por una-nimidade, os Projetos de Lei 006 e 007. O pri-meiro dos vereadores Rafael, Silvano e Carlos Freitas, que “Reconhe-ce a prática de atividade física como essencial a saúde”.

O segundo do Poder Executivo, que Autoriza

a adesão a Consórcios para aquisição de va-cinas ao enfrentamento da pandemia da CO-VID-19”. EXPEDIENTE - Na tribuna, no espaço de lideranças, manifes-taram-se Ninja, Igor e Rafael.

No Grande Expe-diente (10minutos), Moisés cobrou melho-rias aos servidores da SAMU e questionou atendimento do recolhi-mento de lixo. Segun-do ele Prefeitura tem arrecadado com taxas, por ano, mais do que o dobro do que investe e deveria então “melhorar o atendimento ou baixar as taxas”.

Rafael pediu lombo faixas no trecho da Ave-nida Castelo Branco,

entre a Estrada do Mar e a BR 101, que pertence ao estado, lembrando o acidente grave com uma moça recentemente.

Rogerinho elogiou

Secretaria da Educação pelas medidas tomadas para prevenir o COVID.

Silvano citou um Projeto que tramita em Brasília, valorizando profissionais da saúde. Ele passando servidores terão seus salários do-brados.

Théo falou de sua

Indicação propondo a criação do Banco de Alimentos. “Prefeito gostou tanto que já me avisou que vai transfor-má-lo logo em Projeto de Lei”.

Jacó pediu material nas ruas da Praia gaú-cha.

Ninja, por fim,

agra-deceu Fábio Amoretti, que quando prefeito, na semana passada “nos atendeu muito bem na Prefeitura”.

No Pequeno expe-diente (5minutos), fala-ram Carla, Carlos Frei-tas, Dílson, Igor e por fim o presidente Gimi, feliz porque o Depu-tado Federal Jerônimo Goergen, transformou em Projeto de Lei sua sugestão de exigir que aprovados em Faculda-des Públicas prestem al-gum tipo de serviço aos municípios de origem, quando formados.

(3)

JORNAL DO MAR

TORRES

14/05/2021 - 03

Tratamento de Canal - Restauração - Extração - Prótese dentária Implante - Profilaxia Dentária (limpeza) - Clareamento

CONSULTAS: (51) 3626.1236 (51) 98132.0714 - URGÊNCIAS: (51) 98132.0558

Av. Barão do Rio Branco,243 - Sala 803 - Ed. Zortéa - Centro - Torres-RS damtoluan@gmail.com

(51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde) Para tratar de parceria sobre a manutenção

pe-riódica da ponte pênsil, importante ponto turís-tico dos dois municípios, a Prefeitura de Torres tomou a iniciativa de contratar com o prefeito do Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues (PP).

Nesta última terça-feira, 11 de maio, o secre-tário municipal de Planejamento e Participação Cidadã, Matheus Junges, participou de agenda com o prefeito do município catarinense para tra-tar de estratégias visando a manutenção periódica da ponte pênsil.

De acordo com o secretário, a ideia é esta-belecer uma espécie de consórcio entre as duas cidades que garante esta manutenção cotidiana e futuras melhorias.

Na ocasião, Matheus estava acompanhado de Giane Farias, diretora de Projetos e engenheira civil da Secretaria, e Flávio Kaiser, diretor de participação cidadã e transparência.

O prefeito Valmir relatou que desde o início da gestão está tendo uma ótima comunicação e par-ceria com o prefeito Carlos Souza. E que espera que as duas cidades sejam cada vez mais parcei-ras em vários projetos.

A ponte pênsil é um dos principais pontos tu-rísticos em comum no litoral dos dois Estados. Com 30 metros de extensão, a passarela foi inau-gurada em 24 de outubro de 1964 e reinauinau-gurada em 1985 com um dos fatos mais marcantes e bi-zarros. Durante a reinauguração da ponte pênsil, pelo menos 40 pessoas acompanhavam o evento em cima da ponte.

Devido ao excesso de peso, uma barra de fer-ro que puxava o cabo de aço no lado catarinense rompeu e a ponte virou. Todas as pessoas que es-tavam lá em cima caíram no rio, mas foram so-corridas a tempo e ninguém se feriu. Na foto, da direita para esquerda, Matheus, Valmir, Giane e Flávio.

Prefeitura de Torres e do Passo de Torres vão unir

esforços para a manutenção periódica da ponte pênsil

Mais 237 kg de alimentos e uma

cesta básica são arrecadados na

Campanha Vacinação Solidária

Na manhã do último dia 7 ocorreu mais uma entre-ga de alimentos, repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, através da “Campanha da Vacinação Soli-dária”, para a Secretaria Municipal de Assistência So-cial e Direitos Humanos. Foram contabilizados 237kg de alimentos e

uma cesta bá-sica (foto). Es-tes alimentos já estão sendo distribuídos às famílias que buscam aten-dimento no

Centro de Referência de Assistência Social- CRAS. Com os itens arrecadados neste dia, foi possível montar 12 cestas básicas, além de uma cesta pronta que foi doada. Desta forma, a Secretaria continua a atender as famílias que buscam este benefício eventu-al neste momento de grandes dificuldades financeiras em consequência da pandemia.

Vacina salva vida e o alimento também. Com o propósito de ajudar famílias e indivíduos em situa-ção de vulnerabilidade social na cidade, a Prefeitura lançou a Campanha que visa arrecadar alimentos não perecíveis nas ações de vacinação contra a Covid-19. A doação é voluntária.

O secretário da Assistência Social, Fabio da Rosa, continua a pedir a colaboração de cada cidadão tor-rense para que doe 1 kg de alimento ao realizar sua vacina contra a Covid-19 e agradece imensamente a todos por esta ação.

(4)

JORNAL DO MAR

14/05/2021 - 04

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

FALA PADRE

LEONIR

leoniralves@radiomaristela.com.br

O Evangelho deste final de semana, (Mc 16 ,9-20, parte final do Evangelho de Marcos), festa da as-censão de Jesus, mostra a continuidade da história de Jesus na vida da comunidade cristã.

Os versículos propostos para este final de sem-ana falam do mandato de Jesus aos discípulos: eles deverão anunciar o evangelho a todos, exatamente como Jesus tinha feito; depois, Jesus é levado ao céu; a seguir, os discípulos saem a pregar, ajudados pelo Senhor. Em outras palavras, podemos afirmar que não há ruptura entre a missão de Jesus e a dos discípulos. A história de Jesus continua no testemunho da comu-nidade. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evan-gelho a toda criatura!”. Começa, definitivamente, o tempo da comunidade cristã.

Os discípulos vão, portanto, dar sequência ao que Jesus fez, ampliando o campo de ação. O evangelho de hoje conclui afirmando que os discípulos saíram, segundo a ordem do Senhor, e anunciaram por toda parte. Portanto, a grande tarefa da comunidade cris-tã é anunciar o que o Mestre anunciou: a boa notícia do mundo novo, inaugurado com Jesus. O anúncio provoca decisão: crer ou não crer. A pregação de Je-sus leva as pessoas à resposta na fé; o anúncio dos discípulos tem como resultado provocar a fé que con-duz à salvação: “Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Os sinais acompanharão os que acreditarem. Os dois primeiros sinais (expulsar demônios em nome de Jesus e falar novas línguas,) mostram que também a ação dos discípulos é libertadora e comunicadora do mundo novo. O terceiro e quarto sinais (pegar ser-pentes ou beber veneno mortal,) falam dos confrontos e conflitos suscitados pela fé. Quem anuncia o projeto de Deus sofre oposições imprevistas e veladas (ser-pentes) ou evidentes e abertas (tentativa de matar os discípulos por envenenamento). O quinto sinal (impor as mãos sobre os doentes, curando-os,) à semelhança do primeiro e do segundo sinais, põe os discípulos em estreita comunhão com a prática de Jesus, que optou pelos sofredores, curando-os. No final o caminho de Jesus: “Depois de falar aos discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se à direita de Deus”.

Agora seu caminho e história continuam nos pas-sos e ações da comunidade. Ele supera as barreiras de tempo e espaço: está sentado à direita de Deus, mas ao mesmo tempo ajuda os discípulos, provando, por meio dos sinais que os acompanham, que o ensina-mento deles é verdadeiro. A propósito, somos contin-uadores da missão de Jesus?

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES – Neste final de semana a igreja celebra o 55º dia mun-dial das Comunicações Sociais. A mensagem do Papa Francisco é dedicada ao tema “Vem e verás” (Jo 1, 46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. O convite a «ir e ver», que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, é também o método de toda a comuni-cação humana autêntica. Uma boa oportunidade pra rezar e refletir sobre o tema.

A HISTÓRIA DE JESUS SEGUE

VIVA NA COMUNIDADE

MP

CIDADÃO

Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima

A “TRAGÉDIA ANUNCIADA” DO

PROJETO DE LEI DO NOVO CPP

A obra “Crônica de uma Morte Anunciada”, de Gabriel García Márquez, cuida de um homicídio pra-ticado contra Santiago Nasar, pelos irmãos Vicário, sob a acusação de ter desonrado Ângela Vicário. O narrador anuncia a morte de Nasar, personagem cujo destino trágico é anunciado desde as primeiras linhas do desenrolar do caso.

Com efeito, o debate sobre o Novo Código de Pro-cesso Penal (Projeto de Lei 8045/2010) no Congresso Nacional deve levar em conta, para além da tragédia anunciada, que as decisões tomadas por critérios de política – em detrimento dos argumentos de princí-pio – são frágeis e colocam em risco os bens jurídicos fundamentais à convivência comunitária.

Nesse sentido, os deveres de proteção dos direitos fundamentais relevam a violação do juízo de progno-se, bem como do princípio da proibição da proteção insuficiente. A ética da punição possui como função precípua assegurar as expectativas legítimas em torno do dever de segurança por parte do Estado, cuja que-bra implica em inequívoca danosidade social.

Alguns pontos merecem destaque, entre outros: a) restrição da função investigatória do Ministério Pú-blico, que passa a ser subsidiária, voltada aos casos em que há risco de ineficácia da apuração dos crimes em razão do poder econômico ou político; b) retirada da fase da pronúncia do Tribunal do Júri, com o fim do “sumário de culpa”, em prejuízo da produção da prova judicializada antes do plenário do julgamento; c) proibição de menção de prova policial no Tribu-nal do Júri, em menoscabo à investigação crimiTribu-nal e à soberania dos veredictos; d) decisão dos jurados por unanimidade – um voto dissonante absolve o réu - e debate prévio entre os jurados, o que implica na vio-lação do sigilo das votações. Isso sem falar nos riscos aos jurados que participam de plenários envolvendo homicídios no contexto de organizações criminosas e do tráfico de drogas; e) uso indevido da prática restau-rativa nos crimes contra a vida; f) proibição ao Minis-tério Público de ter instrumento imediato, dotado de efeito suspensivo, para a reversão de soltura do réu nas prisões preventivas.

A ausência de uma resposta contrafática do Estado diante da escalada da criminalidade violenta e orga-nizada, dentro e fora dos presídios, implica na quebra das expectativas normativas em relação à obediência ao Direito, sendo que o fundamento moral do dever estatal de punir encontra apoio no princípio da respon-sabilidade e na compreensão de que a liberdade do ser humano somente se completa na vida em sociedade.

Não se desconhece a precária situação dos presí-dios no Brasil, mas o ponto de discussão é justamente no sentido de que os argumentos de política, de mo-ral ou de economia não podem esvaziar o sentido e o alcance da persecução penal e da legitimidade da punição. Ainda, não vale o argumento genérico de que é preferível construir uma escola ao invés de um presí-dio, porquanto o déficit em matéria de execução penal não se corrige apenas com a adoção de medidas em meio aberto. Se a construção de um estabelecimen-to prisional possui um cusestabelecimen-to econômico expressivo, quanto vale a integridade ou a vida de uma pessoa que deixa a família e os filhos para ir ao trabalho, com uma marmita debaixo do braço, valendo-se, em regra, do transporte público, com a legítima expectativa de retornar ao seu lar depois de uma exaustiva jornada?

Por conseguinte, cumpre sustentar que a função contrafática da punição tem um nítido caráter huma-nitário, desde que não implique na instrumentalização do indivíduo. Das tragédias anunciadas, precisamos caminhar para a construção de respostas constitucio-nalmente aceitáveis, sendo que o Projeto de Lei do Novo Código de Processo Penal viola os direitos hu-manos e fundamentais e a proporcionalidade, sobretu-do na perspectiva da proteção suficiente.

Mensagem

do Bispo

Dom JaimePedro Kohl

Bispo de Osório

Certamente, em cada um de nós, essa expressão, surge no nosso imaginário um leque de sentimen-tos, pensamensentimen-tos, recordações. A lembrança daque-les sapatos que custamos largar de mão porque, em-bora velhos, eram confortáveis e os usamos até não dar mais.

O papa Francisco, por ocasião da sua mensagem para 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado na Solenidade da Ascenção, em 16 de maio, – onde Jesus antes de partir definitivamente para junto do Pai ordena aos seus: “Vão e anunci-em o Evangelho a toda a criatura” - que tanunci-em como tema: “Vem e verás, comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”, manifesta o modo como gostaria que fosse todo trabalho jornalístico no mundo: “é necessário sair da presunção cômoda do ‘já sabido’ e mover-se, ir ver, estar com as pes-soas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em alguns dos seus aspectos”.

Para reforçar esse pensamento traz o conselho do Bem-aventurado Manuel Lozano Garrido aos seus colegas jornalista: “Abre, maravilhado, os olhos ao que vires e deixa as tuas mãos cumular-se do vigor da seiva, de tal modo que os outros possam, ao ler-te, tocar com as mãos o milagre palpitante da vida”.

Esse ‘ir e ver’ como disposição para toda forma comunicativa, foi o método de Jesus que continua muito útil, ainda hoje, para comunicar a boa notícia do evangelho, mas também para denunciar as in-justiças presentes no mundo.

“Todo instrumento (de comunicação) só é útil e válido, se nos impele a ir e ver coisas que do con-trário não chegaríamos a saber, se coloca em rede de conhecimentos que de contrário não circulariam, se consente encontros que de contrário não teriam lugar”.

“O método ‘vem e verás’ é o mais simples para conhecer uma realidade; é a verificação mais hon-esta de qualquer anuncio, porque, para conhecer, é preciso encontrar, permitir à pessoa que tenho a minha frente que me fale, deixar que o seu testemu-nho chegue até mim”.

Depois de falar das oportunidades e insídias na Web, é categórico no afirmar que “na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pes-soalmente. Algumas coisas só se podem aprender experimentando-as. Na verdade, não se comunica só com as palavras, mas também com os olhos, o tom de voz, os gestos. O intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava dependia da verdade da sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do seu olhar, das usas atitudes e até de seus silêncios”.

A boa nova do Evangelho difundiu-se pelo mun-do, graças a encontros pessoa a pessoa, coração a coração: homens e mulheres que aceitaram o mes-mo convite feito aos discípulos: ‘vem e verás’. O desafio que nos espera é o de comunicar, encontran-do as pessoas onde estão e como são. Não como nós gostaríamos que fossem. Para isso precisamos sair, ir ao encontro, gastar as solas dos sapatos.

Para refletir: Sinto-me responsável por aquilo que comunico e passo adiante? Tenho consciência que toda informação tem repercussão na vida das pessoas e da sociedade? Consigo ir ao encontro das pessoas onde se encontram e aceitá-las como são? Passando a pandemia, que método de evange-lização/comunicação vamos priorizar?

Textos bíblicos: Ef 1,17-23 ou 4, 1-13; Mc 16, 15-20; Sl 46(47).

Gastar as solas dos sapatos

DIA 15 (SÁBADO) - 17h, missa na Igreja São

Domingos; 18h, na Igreja Santa Luzia.

DIA 16 (DOMINGO) - 07h30min, na Igreja São

Domingos; 09h, na Igreja Santa Luzia; 09h, na Comunidade São Francisco; 10h, na Comunidade Santo Antônio (São Jorge); 18h, na Igreja Santa Luzia; 18h, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Igra); 19h30min, na Comunidade São João Batista (Getúlio Vargas).

DIA 19 (QUARTA) - 19h, na Igreja Santa Luzia.

Obs: 25% de público liberado.

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

(5)
(6)

JORNAL DO MAR

14/05/2021 - 06

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

TURISMO

EM PAUTA

Roger Maciel

Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

Ambiental. Mestrando em Ciências Ambientais. Dúvidas, sugestões ou críticas: email: roger_smaciel@hotmail.com

Curta a Fan Page www.facebook.com/ papomeioambiente

Olá, Amigo Leitor (a)!

A câmara aprovou no ultimo dia 12 de maio o texto base do PL 3729/04 projeto de lei geral que altera o licenciamento ambiental em todos os níveis, tanto municipal, como estadual e federal. Irei citar alguns pontos que além de nocivos ao meio ambiente, são atos inconstitucionais pois atingem em cheio o Art 225 da Constituição Federal “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”

O licenciamento ambiental é o principal instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente. Ele é disciplinado por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente e legislações subnacionais, que regulam o controle prévio da poluição e da degradação ambiental. Foi graças ao licenciamento que saímos da idade das trevas onde se degradava e poluía muito o meio ambiente sem pensar em nada, inclusive nas pessoas. Geralmente é o licenciamento o culpado por obras que atrasam, por infraestrutura que não é feita, pelo país que não anda. É considerado um “entrave”, algo a afastar. A morosidade no licenciamento ambiental não é regra. A maioria dos prazos são cumpridos. As demoras decorrem de vários fatores, desde falta de estrutura nos órgãos ambientais, até projetos malfeitos, que põem gente e ecossistemas em risco.

O Projeto de Lei cria uma longa lista de atividades que, de saída, estão isentas de licenciamento. Entre as 13 categorias com passe livre estão “melhoramento” da infraestrutura em instalações preexistentes. Quase tudo cabe nessa expressão, que viabilizará dispensa até para ampliação de obras não licenciadas. A agropecuária mereceu um artigo inteiro só para tratar de suas isenções. Empreendimentos de “porte insignificante” também serão eximidos de licenciamento. Mas quem define o que é “porte insignificante”? Segundo o projeto, cada estado e cada município, ou seja, milhares de interpretações e interesses surgirão.

A segunda forma pela qual o texto faz do licenciamento letra morta é a disseminação de uma “licença por adesão e compromisso”, ou LAC, espécie de autolicenciamento pela internet. O texto prevê que apenas empreendimentos de significativo potencial de impacto estão fora da LAC.

Meus caros leitores, o projeto é marcadamente inconstitucional e, se aprovado, criará insegurança jurídica e judicialização travando as obras que se alega querer “agilizar”. Além de tudo, tende a causar uma espécie de “guerra fiscal ambiental”, com estados e municípios competindo entre si pela regulação mais frouxa, que atraia mais empreendimentos, colocando possivelmente o país em risco. No momento em que o mundo se alinha para eliminar as emissões de gases de efeito estufa, o Brasil muda a legislação para favorecer poluidores e desmatadores. (texto baseado na carta aberta emitida Por Suely Araújo e Fabio Feldmann).

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

Projeto de Lei Geral do

NÃO-Licenciamento PL

3729/04

Francisco Reis turismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou sugestões: chicoreistur@yahoo. com.br

O Que Virá Pós Pandemia?

Olá meus amigos! A pergunta que se faz dentro do segmento turístico nos quatro cantos do planeta é complexa de se responder, mas fácil de imaginar o que vem pela frente, isso mesmo, imaginar e estarmos preparados para o retorno ao trabalho.

Venho acompanhando as publicações, ações e reflexões sobre o turismo no mundo, em nosso país, em nosso estado e em minha cidade, onde uma coisa é certa, quando estivermos com segu-rança e imunizados, o público alvo (turistas) não vai querer mais ficar preso dentro de casa.

Gradativamente e com segurança, já faz alguns meses que percebemos as pessoas fazendo viagens mais curtas, dentro de sua região, estado, buscando principalmente locais mais tranqüilos, de contato com a natureza e grupos de pequenas famílias viajando em sua maioria de transporte particular.

Com o avanço da vacinação em todo o mundo, com os devidos cuidados necessários, as pessoas irão buscar cada vez mais o turismo como uma forma de fuga da rotina, inspiração, renovação do corpo e da mente, este é o caminho.

Por isso hoje chamo a atenção para este tema, estejamos preparados, capacitados, um pouco ansiosos é claro, mas o turismo como qualquer outra profissão irá voltar ao seu estado que cha-mo de normal, onde pessoas cha-movimentarão os destinos, aviões, ônibus, hotéis, guia de turismo, passeios, etc.

Cabe continuarmos fazendo nossa parte, nos cuidarmos, seguirmos os protocolos, nos vacinar-mos, continuarmos atentos e termos principalmen-te um pouco mais de paciência.

Quero chamar a atenção também para que estejamos atentos, não podemos dormir no ponto como já dizia a aquele velho ditado, mas creio que estamos no caminho de dias melhores, cabe agora planejar, buscar forças, parcerias e em breve aten-dermos com excelência os visitantes e que estes possam se encantar com nossos serviços e a roda voltar a girar a todo o vapor!

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02

Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Recepitivo

Emissivo

Guias MTUR Roteiros Turismo Ecoturismo Cicloturismo

Agência de

Turismo

Passagens Pacotes Shows Eventos Cruzeiros

O Evangelho que consta a trajetória de Jesus na Terra é um compêndio que vamos nos deparar por várias e várias vidas. Impossível assimilá-lo em uma existência apenas. Contém a fórmula para que nos modifiquemos indo ao encontro do Pai. Uns conseguirão compreender mais rapidamente e galgarão degraus na escala dos mun-dos mais evoluímun-dos em menos tempo, outros demorarão mais, encontrarão no sofrimento e lágrimas o ingrediente que os fará modificar-se.

A Terra é insignificante do ponto de vista de tamanho em relação aos demais mundos, porém muito importante do ponto de vista da Criação, e nunca nos foi negado ajuda, amparo e aporte de conhecimentos. Ao longo dos milênios, muitos foram os Espíritos esclarecidos que aqui encarnaram trazendo rumo para nossa caminhada, como Moises, Sócrates, Buda e Jesus. O Mestre foi o mais elevado Espírito que passou pelo Planeta e deve ser adotado como nosso modelo e guia, não importando que não consigamos vivenciar tudo que ele nos ensinou, pois temos todo o tempo possível para aprender e exteriorizar todo amor por Ele pregado.

No livro A Caminho da Luz, de Chico Xavier, tem a seguinte explicação: “Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos do nos-so sistema existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias. Essa Comunidade de seres angélicos e perfeitos, da qual é Jesus um dos membros Divinos, ao que nos foi dado saber, apenas já se reuniu, nas proximidades da Terra, para a solução de problemas decisivos da organização e da direção do nosso planeta, por duas vezes no curso dos milênios conhecidos. A pri-meira verificou-se quando o orbe terrestre se desprendia da nebulosa solar, a fim de que se lançassem, no Tempo e no Espaço, as balizas do nosso sistema cosmogônico e os pródromos da vida na matéria em ignição, do planeta, e a segunda, quando se decidia a vinda do Senhor à face da Terra, trazendo à família humana a lição imortal do seu Evangelho de amor e redenção”.

Jesus além de ter presidido a criação da Terra há bilhões e bilhões de anos, retornou para nos trazer o Evangelho de Luz. Portanto é muito grande a importância nossa para o Criador, não nos desamparando. Apenas so-fremos quando nos distanciamos do bem. Muitas pessoas perdem o endereço de Deus como se diz normalmente. Por várias ocasiões encontramos pessoas que dizem não acreditar em Deus. Tentamos convencê-las ao contrário, mas se mostram irredutível. Na realidade mesmo que essas pessoas não vão ao encontro de Deus, um dia Deus as encontrarão, pois que tudo está dentro de um planeja-mento perfeito e falta sim ao homem a capacidade para entender os objetivos da Criação o que será conseguindo à medida que evoluirmos e assimilarmos o Evangelho.

Paz a todos.

Dio Santanna

diosantanna.escritora@gmail.com

Passou a língua entre os dedos e sentiu arrepiar-se. Era sem-pre assim, talvez, tenha ficado picante demais. Muito sabor às vezes enjoa. Esse era picante, bem picante. Nunca tinha visto, mas aquela marca era nova no mercado, ou melhor, nova para ela. Não demais, ou melhor, era sob - medida, “a minha medi-da”, estufava o peito e sorria, enquanto lambia. “Aliás detesto medidas, e o exato, me sufoca. Respiro é com as possibilida-des”. Queria sempre acertar o ponto da pimenta, mas como é difícil! E ele tanto avisou, “mais suave, mais”. Mas ela não con-seguiu. Difícil de acreditar, quem diria. Ela, nunca imaginaria, e isso que sua imaginação era insuportavelmente insubordinada, que na primavera, conseguia tocá-lo com a ponta dos dedos a cada amanhecer e que no outono, bem...definitivamente, jamais

O ponto de pimenta

imaginaria o quão difícil é acertar o ponto da pimenta.

Melhor arriscar, sempre. Coloca mais pimenta, sabia que iria se arrepender, sempre arrependia-se, mas pega o vidro na porta da geladeira e calmamente, como se isso fosse possível, vai pingando aos poucos, bem devagarinho, deixando cada gota molhar a pele que cobria a carne, como se as saboreasse, uma a uma. E nestas frestas que o dia sempre traz, ele está ali. Sente seus olhos, o háli-to. A voz quente em seus ouvidos.

Chega a roçar a língua nos lábios, sente os dele, um arrepio corre o corpo inteiro, vê o molho escorrer, um pouco de um lado, um pouco do outro. Mais um pouco. Só mais um pouquinho. Co-meça a lamber a palma da mão, onde a gota de pimenta escorre livremente, umedecendo a pele, e, mesmo arrepiada, mesmo com os olhos cheios da água, passa a língua suavemente por todos os dedos, pela frente e por trás, “o esmalte até parecia combinar com o momento, ele com certeza, não apreciaria este vermelhão”, mas esquece as unhas, deixa a língua em um-vai- e- vem entre o dedo médio e indicador, brincar de lamber.

Quanto prazer, a garganta ardendo queria parar e mais ela lam-bia. Desesperadamente lambia, ardentemente lamlam-bia. Os olhos,

cheios de água. Como é difícil acertar o ponto da pimenta! E tanto queria conseguir.

Aquele vento, o sussurrar das folhas, as noites tantas, a voz, os vinhos, sempre além da conta, a adentrar a mente, a pele, a acalmar essa busca de paz, que parecia ter chegado ao fim, enfim. O maior prazer era ter encontrado a paz. Eram dias de uma paz infinita, nunca antes vivida. Ele conseguia, apenas com a voz, arrancar de dentro dela, tudo que não fosse paz. Tudo.

Sabia que quando o almoço estivesse pronto, ele não es-taria, entre os que hoje aqui estão, aliás nada sabem dele, ou quase nada.

Um dia, como um amigo disse, “ tudo vai serenar “. Sere-nar?

Quem gosta de pimenta nunca serena, meu amigo. Mas iria respirar fundo, lavar as mãos e servir seu prato predileto.

Passou a língua entre os dedos para encerrar de vez essa lambança e um vento leve, acaricia sua pele, como aquele, de uma primavera tão longínqua.

O vendaval que o levou naquele outono, nada sabia o que as flores da primavera, haviam feito com seu coração. Nada sabia.

(7)

JORNAL DO MAR

14/05/2021 - 07

JORNAL DO MAR

TORRES

Estamos de volta, com ofertas especiais. Venha conferir!

PADARIA - AÇOUGUE - HORTIFRUTI

Fones 96152667 e 36055256, Trevo Itapeva Sul (frente Bomagg) em Torres.

Em uma ação inédita na administração muni-cipal de Torres, os servidores públicos de Torres receberão o adiantamento de 50% do 13º salário já no dia 15 de julho.

O anúncio foi dado pelo prefeito, Carlos Sou-za, na manhã desta quinta-feira (ontem, 13 de maio). Propósito, explicou ele, é “aquecer o mer-cado local, após um período de crise provomer-cado por regras mais rígidas de combate à pandemia”.

Com a iniciativa, deverão ser injetados cerca de R$ 4 milhões no mercado de Torres.

Conforme o prefeito, ele solicitou ao secretá-rio municipal da Fazenda, Cláudio Paranhos, um estudo para a concretização do pagamento da pri-meira parcela do 13º agora.

Este Projeto, foi realizado em conjunto com

a Secretaria da Administração e Atendimento ao Cidadão.

Através da iniciativa deste pagamento anteci-pado, para ativos, inativos e pensionistas, a Pre-feitura estimula a economia geral do município e contribui com o grupo de servidores que também sofreu com a crise gerada pela pandemia em sua família. A antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º resulta do esforço da Secretaria da Fazenda, no ajuste de contas, no corte de gastos implementados e na dinâmica da gestão.

Paranhos, que tem se destacado no comando da Secretaria, como já fazia antes na de Saúde, elogiou a iniciativa do prefeito: “por isto busquei e encontrei os recursos necessários, que nos per-mitirão agora ajudar nossos servidores”, explicou.

Prefeitura de Torres antecipa metade do 13º salário

Paranhos (direita), entregando ao prefeito, ontem, o estudo que viabiliza oa pagamento de 50% do 13º agora.

Para fortalecer rede de proteção, CRM

visita Prefeituras da Comarca de Torres

Nesta terça-feira (11), a equipe do Centro de Referência da Mulher Pricila Selau iniciou o calendário de visitas às Prefeituras da Comarca de Torres, com o propósito de fortalecer a rede de proteção às mulheres em situação de violência. O trabalho começou pela Prefeitura de Três Cachoeiras, com um encontro entre o CRM e participantes desta rede de proteção do município, onde as técnicas detalharam a atuação do Centro.

Conforme a diretora do CRM, Zete Silveira, o encontro com o município vizinho foi bastante produtivo. Além de várias mulheres convidadas, estavam presentes o vice-prefei-to Vilson da Silva Rodrigues; a chefe de gabinete, Carla Reus; a secretária municipal de Assistência Social, Camila Roza; a secretária de Saúde, Gilcinara Borges Pereira; a coor-denadora de Saúde, Tássia Regina Pereira e representantes do Conselho Tutelar de Três Cachoeiras, Carina Policarpo, Edinara Steffen Monteiro e Célia Knevitz.

(8)

JORNAL DO MAR

14/05/2021 - 08

JORNAL DO MAR

REGIÃO

O mês de maio é marcado, especialmente, por dedicar um dia àquela que, pela intercessão da Vir-gem Maria, mãe de Jesus, nos concedeu o dom da vida: NOSSAS MÃES! Mas o fato é que, desde o nosso nascimento, entendemos que este ser iluminado foi colocado em nossas vidas a fim de nos proteger, dar amor e atenção. Portanto, dia das

mães é, sim, todos os dias.

E foi pensando desta forma que as crianças e educandos da Escola São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educa-ção iniciaram o mês de maio. Muitas atividades marcaram e continuam marcando esse mês tão especial: recadinhos diários, cartões surpresas, calendário do amor, romaria virtual, entre tantas outras.

Mas um dos momentos mais especiais acon-teceu entre os dias 05 e 07 de maio, onde todas as turmas puderam homenagear suas mamães em uma live diferente, cheia de emoção, presentes e “cheirinho de mãe”. Juntamente com cada edu-cadora regente, as crianças e educandos presta-ram uma singela homenagem as mães, cantando, recitando poema, participando de gincana virtu-al, respondendo a quiz, embelezando-a com uma linda e criativa maquiagem, fazendo massagem, enfim, retribuindo a esta pessoa tão especial um pouquinho do carinho e amor dedicados diaria-mente.

Desejamos a todas as mães um lindo e

aben-çoado mês de maio. Que Maria, nossa mãe maior, derrame sobre todos as bênçãos do seu manto sagrado, nos dando for-ça para seguirmos adiante nos demais dias do ano.

“Maria, mãe de Jesus e nossa mãe, rogai por nós!”

Autora: Juline Moraes

Escola de Educação Básica

São Domingos

TORRES - RS

REDE DE EDUCAÇÃO

Dia das Mães “ é todo dia”!

Lucas Redecker promete

Emenda a secretário Mateus

No início desta semana, o secretário municipal de Planejamento, de Torres, Mateus Junges, se reuniu na capital com o Deputado Federal, Lucas Redecker, gaúcho de Novo Hamburgo que repre-senta o Rio Grande do Sul, em Brasília.

Do encontro participou também José Antonio Frozza Paladini (Catarina Paladini), assessor da Casa Civil, do Governo do Estado.

Com o deputado, Matheus, filiado no PSDB de Torres, conseguiu a promessa de que uma Emen-da será destinaEmen-da a Torres, sem definir um valor, que terá como objetivo aplicar em infraestrutura no município.

Na foto, da esquerda para direita, Redecker, Matheus e Paladini.

Prefeitura adquire área para investimento na Educação

Com o propósito de investir na educação municipal, foi assinada no último dia 7, a escritura de desapropriação de terreno urbano localizado no Centro de Torres. Trata-se de terreno de 198m², com 09 metros de frente por 22 metros de profundidade, de frente para a rua Pedro Cincinato Borges, antiga rua Visconde de Mauá, parte do lote 04 da quadra 80.

A inciativa que declara de utilidade pública para fins de desapropriação deste terreno, consta do Decreto 54/2021. O documento foi assinado pelo prefeito Carlos Souza e os proprietários dos imóveis.

Universidade oferece

auxílio desemprego

para seus alunos

A Universidade Cruzeiro do Sul, através de seu polo em Torres, oferece essa grande vanta-gem para os alunos que ficarem desempregados.

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo é um es-forço digno de elogios. O curto tempo para as ati-vidades diárias só vem valorizar o empenho do estudante. Por isso, quando ele perde o emprego que o mantém na faculdade, é hora de reconhe-cermos a emergência da situação e procurarmos formas de amenizar as dificuldades geradas pelo imprevisto.

O Auxílio Desemprego funciona assim: três mensalidades consecutivas são suspensas e trans-feridas para quando o curso terminar, assim o estudante ganha um fôlego para reorganizar sua vida financeira. As parcelas terão o mesmo preço do valor vigente à época do pagamento, somen-te atualizado pelos índices de reajussomen-tes anuais. Todos os alunos da graduação podem participar, basta fazer o requerimento conforme os prazos do regulamento.

Esta é apenas uma das vantagens de ser alu-no na Universidade Cruzeiro do Sul. Além de ser nota máxima no MEC, a instituição oferece mais de 100 cursos de graduação com mensalidades a partir de R$ 125,00. Faça sua inscrição agora mesmo através do whatsapp: (51) 3626-3902 ou presencialmente na rua Coronel Pacheco, 177.

(9)

JORNAL DO MAR

TORRES

Horário: 16h com transmissão da Rádio Maristela, acontece a 16ª Sessão Ordinária do 1º período de 2021. Ata da 15ª Sessão Ordinária do 1º Período de 2021, re-alizada no dia 26 de abril de 2021 foi aprovada.

CORRESPONDÊNCIAS RECEBIDAS Resposta a Requerimento. Assunto: Senado Fe-deral, Ofício nº 728.2021-PRESID, de 11 de maio de 2021, do Senado Federal, encaminhando resposta ao Requerimento nº 063/2021, do vereador Moisés Trisch.

(2ª Sessão em pauta,

encaminhamento as Comissões) PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0006/2021. Do vereador Silvano Gesiel Carvalho Borja, que Altera a Lei nº 51, de 4 de março de 1949,

que institui o Código de Posturas do Município de Torres, para incluir os § 3º, §4º e §5º junto ao art. 265 com o objetivo de disciplinar a divulgação de valores para a venda de combustíveis líquidos e ga-sosos.

PROJETO DE LEI Nº 0013/2021. Do Poder Exe-cutivo, que Dispõe sobre o Plano Plurianual do

Mu-nicípio de Torres para o quadriênio 2022 a 2025 e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0014/2021. Do Executivo, que Autoriza contratações para atuarem na

Secreta-ria de Saúde.

PROJETO DE LEI Nº 0015/2021. De Rafael da Silveira Elias, que Institui a Semana Municipal do

Ciclista e o dia do Passeio Ciclístico no município de Torres.

PROJETO DE LEI Nº 0016/2021. De Rafael, que

Institui o Dia Municipal da Conscientização do Au-tismo no Município de Torres.

PROJETO DE LEI Nº 0017/2021. De Rafael, que

Institui a Semana Municipal da Pessoa com Defici-ência.

PROJETO DE LEI Nº 0018/2021. De Rafael, que

Institui a Semana Municipal de Prevenção à Obesi-dade Infantil em Torres.

PROJETO DE LEI Nº 0019/2021. De Rafael, que

Institui o Programa "Empresa Amiga da Esco-la" no âmbito do Município de Torres.

PROJETO DE LEI Nº 0020/2021. De Rafael e Silvano, que Dispõe sobre a criação do programa

empresa amiga do esporte e do lazer, no município de Torres e, dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 0021/2021. Do Executivo, que Autoriza contratações para atuarem na

Secreta-ria da Saúde.

PROPOSIÇÕES NÃO NORMATIVAS REQUERIMENTO Nº 0069/2021. Igor dos San-tos Beretta Requer o encaminhamento de Moção de

Congratulações aos profissionais Enfermeiros pela passagem do dia desse importante profissional na rede de saúde.

REQUERIMENTO Nº 0070/2021. Igor Requer

o encaminhamento de Moção de Congratulações a servidora Daysy Benhck Apolinario Stumpf, pelos excelentes serviços prestados a Administração Mu-nicipal.

REQUERIMENTO Nº 0071/2021. Igor Requer a

inclusão na ordem do dia o Projeto de Lei nº 11/2021, que dispõe sobre a Concessão de Benefícios para Pagamentos de Dívidas Tributárias.

INDICAÇÃO Nº 0114/2021. Silvano Indica ao

Poder Executivo projeto de lei que inclui a matéria "Noções de Prevenção contra as Drogas&-quot; no currículo das Escolas Municipais de Torres e dá outras providências.

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE TORRES,

PAUTA DA SESSÃO DA PRÓXIMA SEGUNDA (17/05/2021)

INDICAÇÃO Nº 0115/2021.

Assunto: Do(a) Silvano Indica ao Poder Executivo

projeto de lei que assegura às famílias de baixa renda Assistência Técnica Pública e Gratuita para efetuar o projeto e acompanhar a execução de habitação de interesse social.

INDICAÇÃO Nº 0116/2021. Silvano Indica ao

Poder Executivo projeto de lei que institui o progra-ma municipal de incentivo à implantação de hortas comunitárias e compostagem no Município de Torres.

INDICAÇÃO Nº 0117/2021. Moises Indica ao

Poder Executivo Municipal a criação do Comitê Mu-nicipal de Combate à Fome.

INDICAÇÃO Nº 0118/2021. Igor Indica ao Poder

Executivo a implantação de Guardas/Vigilantes nas escolas da rede municipal.

INDICAÇÃO Nº 0119/2021. Moises Indica ao

Executivo Municipal projeto de lei que dispõe sobre a divulgação dos dados dos Conselhos Municipais na página oficial da Prefeitura e Câmara Municipal.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0095/2021. Moi-ses Solicita ao Poder Executivo informações quanto

às regularizações fundiárias promovidas pela admi-nistração municipal, na forma de Lei nº 4.734/2014, nos anos de 2017 à 2021.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0096/2021. Igor

Solicita ao Poder Executivo informações quanto às reformas e pinturas realizadas nas escolas da rede municipal nos anos de 2020 e 2021.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0097/2021. Igor

Solicita ao Poder Executivo informações quanto às atas das reuniões realizadas com servidores efetivos, contratados ou terceirizados, nos anos de 2019, 2020 e 2021, pela Secretaria Municipal de Educação.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0098/2021. Igor

Solicita ao Executivo informações quanto às cadeiras e classes novas, que estão se deteriorando no depósito da Secretaria Municipal de Educação.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0099/2021. Igor

Solicita ao Executivo informações quanto à situação dos carros de som que atuam neste Município.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0100/2021. Igor

Solicita ao Executivo informações quanto ao projeto da obra que está sendo finalizada em frente a rótula da Ulbra, entre a Avenida Castelo Branco e a Estrada Universitária.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0101/2021. Igor

Solicita ao Poder Executivo informações quanto aos trapiches de concreto instalados na margem do rio Mampituba.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0353/2021. Sil-vano Solicita ao Executivo providências quanto à

co-locação de iluminação de LED nas praças, estradas interpraias e nas ruas de acesso de cada praia.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0354/2021. Vil-mar dos Santos Rocha (Théo) Solicita ao Executivo

providências quanto à colocação de placa na rua Amazonas.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0355/2021. Jacó Miguel Zeferino Solicita ao Executivo providências

quanto à colocação de quebra-molas na Avenida Al-fiero Zanardi, no trecho entre a rua Caxias do Sul e a rua Araribóia.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0356/2021. Jacó Miguel Solicita ao Executivo providências quanto à

colocação de base graduada na rua Luis Carlos Pres-tes, Praia Gaúcha.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0357/2021. Sil-vano Solicita ao Executivo providências quanto à

co-locação de base graduada na rua G. Magnus, Praia Itapeva Sul.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0358/2021. Ro-gério Evaldt Jacob (Rogerinho), Solicita ao Executivo

providências quanto à continuação e o alinhamento da rua Ruthe Machado Ferreira, bem como a limpeza

e drenagem da mesma, na Praia Santa Helena.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0359/2021. Claudio da Silva Freitas Solicita ao Executivo

provi-dências quanto ao deslocamento de poste e desliga-mento referido do protocolo do n° 0169019499, loca-lizado na Avenida Independência com a rua Travessa Nereu José Quartieiro, frente a Oficina Surdinão.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0360/2021. Claudio Freitas Solicita ao Poder Executivo

provi-dências quanto à reparo do poste de luz da rede pú-blica, Rua Elizeu Kuwer, 611, Bairro Curtume.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0361/2021. Igor Solicita ao Executivo providências quanto ao

patrolamento e ensaibramento na rua do "Li-xão", Faxinal.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0362/2021. Igor Solicita ao Poder Executivo providências

quan-to ao patrolamenquan-to e ensaibramenquan-to da rua Idio Kuwer Feltes, que dá acesso ao CAPS e à Escola Gente Miúda.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0363/2021. Igor Solicita ao Executivo providências quanto à

co-locação de telhado no container localizado na Casa de Acolhimento.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0364/2021. Igor Reitera o Pedido de Providências nº 25/21, que

solicita ao Executivo providências quanto à canali-zação da Travessa Mampituba, Bairro Salinas.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0365/2021. Igor Solicita ao Poder Executivo providências

quan-to à instalação urgente de reduquan-tores de velocidade na rua Osvaldo Aranha, Bairro Predial.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0366/2021. Igor Solicita ao Poder Executivo providências

quan-to ao conserquan-to de buraco na junção da rua Francisco Hipólito Rolim com as ruas Santo André e Vista No-bre, Bairro São Jorge.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0367/2021. Igor Solicita ao Poder Executivo providências

quan-to à colocação de base graduada na rua Sebastião Quincas, Bairro Curtume.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIA Nº 0368/2021. Silvano Reitera ao Executivo os Pedidos de

Pro-vidências nº 105, 107, 134 e 185 de 2021, que são recuperação do calçamento da Rua Balbino de Frei-tas, realinhamento da rua F (Bairro Jardim Monte Carlo), colocação de base graduada na Rua Santa Helena e revitalização de faixas de segurança próxi-mas ao hospital, respectivamente.

EXPEDIENTE DOS VEREADORES Poderão manifestar-se, por até 10min, Carla Rodrigues Daitx, Carlos Alberto da Silva Jacques, Claudio Freitas, Dilson Mauro Jardim Boaventura, Gibraltar Pedro Cipriano Vidal e Igor.

ORDEM DO DIA

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 0004/2021 - Discussão/Votação. Assunto: Do Poder Executivo, que Altera dispositivos da Lei nº 1.804,

de 10 de outubro de 1978, que dispõe sobre o Estatu-to dos Funcionários Públicos do Município.

PROJETO DE LEI Nº 0004/2021 - Discussão/ Votação. Do Executivo, que Institui, no âmbito do

Município de Torres, a Câmara de Conciliação de Precatórios, prevista no art. 97, § 8º, inciso III do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal, e dá outras pro-vidências.

EMENDA Nº 0001/2021 - Discussão/Votação. Vereador Silvano propõe Emenda ao Projeto de Lei nº 04 de 2021, que institui no âmbito do Município de Torres, a Câmara de Conciliação de Precatórios.

(10)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

14/05/2021 - 10

Av. Castelo Branco, 1598 - B: Engenho Velho - Torres /RS

Avenida Assis Brasil, 786 - Arroio do Sal/RS

(54) 9 99399413 (54) 9 91885955 - Algerosas - Colarinhos - Coifas - Calhas de até 7,5m sem emenda.

Social e

Variedades

Contato e-mail: - rauppjor-naldomar@terra.com.br; - jornaldomar@terra.com.br;

ou diretamente no WhatsApp (51) 995277886 falar com Andréia.

FRASE DA SEMANA

“Pense sempre positivo, pois muitas vezes é nosso humor que determina se um dia será

bom ou ruim. Boa semana!” Marcia Fabiola

San-tos Teixeira, de Torres, comemora mais uma pri-mavera na quarta (19). “Feliz Aniversário! Que especialmente hoje se ce-lebre o amor e a paz para seu coração se tornar ainda mais belo!”

Nilton Moreira, de Pe-lotas, colunista do Jornal do Mar, comemora mais um ano de vida na quinta (20). “Pa-rabéns para você! Desejo um aniversário muito especial e alegre, e que a sua vida seja sempre abençoada por felici-dade, saúde e amor!”

Lindones Santos Ko-nig, vereador de Terra de Areia, comemora mais um aniversário na quinta (20). “A vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversá-rio deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Pa-rabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida!”

Aline Murilo Mattos, de Torres, colhe mais uma rosa no jardim da existência hoje (sexta, 14). “Parabéns pelo seu dia! Desejamos que você seja muito feliz e nunca deixe que ne-nhuma nuvem esconda o sol que brilha no seu peito.”

Ramone Justo, de Torres, apaga as veli-nhas hoje (14). “Apa-gue as velas e delete as mágoas, pois hoje é dia de renascer. Para-béns para você!” Luciane Scheffer,

moradora do bairro Jardim Monte Carlo, Torres, esteve de ani-versário ontem. Ela, que concorreu a vere-adora na eleição pas-sada, recebeu muitos abrços de amigos e fa-miliares.

Plinio Furtado de Go-does, de Morrinhos do Sul, comemora hoje (14) seus 74 anos. “ Feliz Aniversário! Que especialmente hoje se celebre o amor e a paz para seu coração se tornar ainda mais belo. É um privilégio fazermos parte da sua vida!” Esta é uma homenagem da esposa, filhos, netos e bisnetos.

(11)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

14/05/2021 - 11

VENDE OU ALUGA RESTAURANTE E CASA

Com 450 metros de área construída no restaurante, mais casa ao lado com

alojamen-to complealojamen-to para funcionários, garagem e lavanderia, 3 depósialojamen-tos e casa na parte superior. Área total: 2 hectares, sendo 20.000 metros de terras. Descrição: tudo de tijolo a vista e pronto para trabalhar. Venda ou aluguel anual. Tratar nos números: 51

998064597 (WhatsApp) - 995658023 - 54 997152650 ou 35041328.

Estrada RS 486/Rota Do Sol Km 3,5 Aratinga S/N, São Francisco de Paula.

36645455 36261555

A nossa relação com os filhos é caracterizada por todo o mapa astral, mas principalmente pelo nosso signo solar e pela casa 5. Como nosso Sol é a nossa essência, os nossos valores serão passados de exemplo ao filho. Por exemplo, um Libriano vai pregar muito a diplomacia e a cordialidade ao seu filho, enquanto que um aquariano mostrará sempre o valor da fraternidade e da amizade.

Quando fazemos nosso mapa astral, encontramos doze áreas de nossa vida, as quais chamamos de ca-sas astrológicas. A casa que trata dos filhos é a casa 5, análogada ao signo de Leão. A casa 5 não se trata apenas dos filhos, mas também do divertimento, dos romances, da nossa forma de se expressar ao mundo e da criatividade, e, obviamente, os filhos são nossas maiores criações. .

Os signos e os planetas presentes na casa 5 mos-tram como nos relacionamos com os filhos e como a experiência de criar um filho impactará na nossa vida. As pessoas que tem o Sol na casa 5 se sentem mais vivas com o nascimento de um filho e os filhos tra-zem muito divertimento. Quem tem Mercúrio na casa 5 tem uma relação de companheirismo com os filhos e incentiva que eles estudem e se desenvolvam intelec-tualmente. Quem tem o planeta Saturno na casa 5 tem uma relação tensa ou dificil com os filhos. O planeta Urano traz possibilidades de filhos inesperados, sem o mínimo planejamento na vida da pessoa.

A casa 5 é uma casa muito interessante, pois trata da alegria e do divertimento, e, com certeza, os filhos são uma fonte de muito amor e felicidade. Quando este setor de nossa vida apresenta dificuldades, deve-mos ter consciência e buscar amenizar tais situações, pois consequentemente, nossa alegria pela vida ficará comprometida.

Os filhos no mapa astral

Natha-lia Rodri-gues, de Passo de T o r r e s , comemo-ra mais uma primave-ra neste sábado (15). “A vida é maravilhosa e viver é um privilé-gio, por isso comemo-rar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas fe-licidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida!” Fran-cieli Bor-ges, de Três Ca-choeiras, c o l h e mais uma rosa no jardim da existência no domingo (16). “Fe-liz Aniversário! Que a felicidade acompanhe sempre você, não só hoje, mas todos os dias da sua vida!” Rafael da Rosa, de Torres, comemora mais um a n i v e r -sário no domingo (16). “Que hoje toda felicidade do mundo se reúna para abraçar seu coração. Tenha um aniversário muito feliz!” L u -c i l i a K u n -zler, de Torres, c o m e -m o r a m a i s u m a

prima-vera na terça (18). “Fe-liz Aniversário! Deseja-mos que seu dia seja todo alegria e no seu coração não falte paz e amor!” Ga-briela B o r -ba, de Torres, apaga as ve-linhas hoje (14). “Que não faltem sorrisos no seu rosto, samba no co-ração e paz na mente. Feliz Aniversário!” N i -l e n a Naime S i l -va, de Torres, a p a g a as velinhas no domin-go (16). “Hoje é o dia de celebrar a vida. Que seu dia seja abençoa-do. Feliz Aniversário!”

Marilurdes Almeida, a Tuta, assessora jurídica da Câmara de Vereadores de Torres, aniver-sariou na última segunda-feira (10). “Que a esperança, a ale-gria de viver, a paz e a saúde se-jam dádivas renovadas em sua vida hoje e que se estendam por todo o ano.” Parabéns amiga!

(12)

JORNAL DO MAR

REGIÃO/VARIEDADES

14/05/2021 - 12

HORÓSCOPO SEMANAL DE 23/04 à 29/04

Áries - 21/03 a 20/04 - É um bom

momento para cuidar das finanças e para investir mais em si mesmo e nas coisas mais importantes da vida. Sua comunicação está em alta.

Touro - 21/04 a 20/05 - É

impor-tante ter flexibilidade frente aos im-previstos e turbulências, mas assumir um pouco mais as rédeas da sua vida para poder conduzi-la em busca dos seus grandes desejos.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Você

está numa boa fase, com mais co-municação, carisma e troca. Mas é importante respeitar seus limites e seguir seus valores.

Câncer - 21/06 a 21/07 - Ouvir

sua intuição e prestar atenção aos sonhos nunca foi tão importante. Conversas com amigos podem ser super inspiradoras.

Leão - 22/07 a 22/08 - É hora de

olhar para frente e focar nas coisas que são mais importantes para você. É hora de ouvir mais a intuição e de buscar mais profundidade em tudo que fizer.

Virgem - 23/08 a 22/09 - O céu

do momento é favorável à troca, ao compartilhamento e todo tipo de troca e atividades mais intelectuais.

Libra - 23/09 a 22/10 - É um bom

momento para estudar, escrever, aprender e fazer planos para o futuro. Cuidar das finanças e pensar no futuro.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - O

céu da semana é favorável para os assuntos de trabalho e da rotina e especialmente favorável para os relacionamentos.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - O

momen-to é ótimo para aparar arestas e fazer planos junto. Isso vale para seu trabalho, sua vida pessoal e todos aspectos da vida. Sua rotina ganha produtividade, eficiencia e movimento.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - É

importante que você se envolva pes-soalmente com as coisas que gosta e que mantenha o prazer ativo em sua rotina.

Aquário - 21/01 a 19/02 -

Com-partilhar, inspirar os outros e se inspirar em pessoas interessantes são ótimos caminhos. Assuntos do-mésticos, familiares e pessoais estão em destaque.

Peixes - 20/02 a 20/03 - A semana

pode trazer boas novas, especialmente envolvendo projetos que você conside-ra mais importantes e queridos. Siga sua intuição.

O prefeito de Três Cachoeiras, Flávio Lipert, recebeu a comissão de execução do Distrito Industrial de Três Cachoeiras.

Os empresários levaram ao Exe-cutivo novas demandas para a finali-zação do empreendimento.

Flávio fez um relato aos

empre-ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS CACHOEIRAS

EDITAL DE PREGÃO PRESENCIAL PARA

REGISTRO DE PREÇOS Nº 08/2021

Com cota reservada às beneficiárias da Lei Complementar nº 123/2006

O município de Três Cachoeiras – RS torna público que fará realizar a seguinte licitação na modalidade Pregão Pre-sencial para Registro de Preços nº 08/2021, tendo como critério de julga-mento o menor preço por item.

Objeto: contratação de empresa para prestação de serviços no sistema de iluminação pública do Município, incluindo instalação de novos bra-ços, manutenção em pontos existentes, troca de lâmpadas, reatores, bases fotocélulas, suportes e conectores.

Data da abertura: 27/05/2021.

Horário e local: às 10h no setor de licitações da Prefeitura Municipal. Cópias do edital e demais informações poderão ser obtidas no setor de Licitações da Prefeitura no horário de expediente das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, ou pelo telefone (51) 3667 1155 e pelo site www.

trescahoeiras.rs.gov.br.

Flávio Raupp Lipert Prefeito Municipal

sários dos incentivos que o Municí-pio já concedeu.

Por fim, o prefeito disse que con-cederá mais alguns benefícios, pois, entende que com a instalação do Distrito Industrial, novas empresas se instalarão e com isso gerará mais empregos e renda para nossa gente.

Prefeito de Três Cachoeiras recebe

a Comissão do Distrito Industrial

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA

ASSEMBLÉIA GERAL DA NOVA DIRETORIA

A diretoria da Associação de Moradores e Veranistas da Praia Estrela do Mar convoca a todos os sócios para participarem da Assembleia Geral, a ser realizada no dia 29/05/2021, ás 15h, na IGREJA DA PRAÇA DE ESTRELA DO MAR. Pauta: eleição da nova diretoria da Associação de Moradores e Conselheiros. A inscrição das chapas deverá ser requerida até 7 dias antes da eleição e enviada para o endereço eletrônico: unidosestreladomar@gmail.

com. QUEM PODE VOTAR: associados quites com a anuidade. Torres, 14 de maio de 2021

Daniela Molon da Silva - presidente

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

ROBSON VITORETI PEREIRA E CAMILA RODRIGUES CARDEAL

Ele solteiro, natural de Torres, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Porto Alegre, e residente e do-miciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 12 de maio de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE PROCLAMAS

MDB de Três

Forquilhas

pede a Alceu

ajuda à Saúde

No início desta semana, bancada de vereadores do MDB de Três Forquilhas (foto a direita), visitou, em Osório, Júlio Ramos, as-sessor do Deputado Federal Alceu Moreira. Por este, encaminhou pedidos de re-cursos para a Saúde de Três Foruilhas.

“Hoje somos oposição, mas nossa função é traba-lhar pelo povo de Três For-quilhas”, destacou Sérgio Witt, presidente da Câmara.

Referências

Documentos relacionados

A AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA - ANCINE torna público, para conhecimento dos interessados, que estará recebendo inscrições para o Processo de Seleção que fará realizar, visando

A caminhada para ver o município contempla- do no Projeto Pavimenta RS iniciou em agenda da prefeita municipal, Loraci Klippel Melo Ger- mann (Lola) com o Deputado Estadual, Sérgio

Para cumprir os objetivos propostos, aplicaremos uma análise comparativa entre o caso brasileiro com de outros dois países normalmente apontados como estudos de caso para análise

Embora o tempo da epifania termine com o Batismo de Jesus, a manifestação da sua identidade e missão continua em muitos outros textos bíblicos da nossa Litur- gia. Jesus foi

dia mais, para isso também nosso in- teresse no Projeto Pavimenta do Go- verno do Estado, conforme já proto- colamos no dia 24 último, queremos melhorar cada vez mais as estradas

 Equilíbrio de poder na atual conjuntura internacional, a estratégia global dos EUA, os pólos emergentes do poder mundial, as instabilidades, e os papeis da diplomacia civil e

Por fim, destaca o Ministério Público Federal que o acatamento da presente recomendação não deverá obstar a continuidade da regularização fundiária de

Estamos desenvolvendo entrevistas com nomes de grande relevância para o turismo em nosso país, estado, região e para nossa cidade e desta forma venho aqui convida-los