• Nenhum resultado encontrado

ANALFABETISMO FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANALFABETISMO FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Anais da

Semana de Pedagogia da UEM

ISSN Online: 2316-9435

XXI Semana de Pedagogia

IX Encontro de Pesquisa em Educação 20 a 23 de Maio de 2014

ANALFABETISMO FUNCIONAL: UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO

BRASILEIRA

BATISTA, Lais Lourenço SETOGUTI, Ruth Izumi (orientador) lais@escolanotredame.com.br UEM Fundamentos da educação

Introdução

O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), esse indicador do alfabetismo funcional da população adulta brasileira, criado em 2001 pelo Instituto Paulo Montenegro (IPM), junto a ONG Ação Educativa. O Inaf organiza um relatório e apresenta análises e interpretações dos resultados das mensurações dos níveis de alfabetismo da população adulta revela que a alfabetização brasileira passa por problemas.

O Inaf (2013, s/p.) avalia as habilidades de leitura e de escrita dos brasileiros entre 15 e 64 anos, revelando que apenas 1 em cada 4 pessoas é alfabetizada plenamente. Os índices são inaceitáveis para um país que está na sétima posição entre as maiores economias mundiais: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França e Reino Unido. O analfabetismo funcional atinge 35% dos formados no ensino médio e na graduação, de acordo com o Inaf (2013).

Analfabeto funcional é aquele indivíduo que mesmo sabendo ler e escrever, não consegue entender o que está escrito, diferente do analfabeto que é a pessoa que não sabe ler e escrever, não tem domínio nenhum dos códigos (alfabeto). No intuito de sanar este problema, o Governo Federal lançou um programa Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no qual direciona a necessidade de que a alfabetização ocorra até o final do terceiro ano, aos oito anos de idade. Porém, ao nos deparamos com as evidências científicas, verificamos que esse programa não está de acordo ao que é indicado para alfabetização, suas contribuições e recomendações, como a necessidade de adotar um método para alfabetizar.

(2)

Em 2009, no Rio de Janeiro, foi realizada uma avaliação com alunos dos 3°s, 4°s e 5°s anos do Ensino Fundamental de todas as escolas públicas. As crianças avaliadas não dominavam a leitura e nem a escrita com fluência, diante desta realidade, profissionais da educação junto com a diretora da escola e professores decidiram que essas crianças voltariam aos conteúdos iniciais para reaprender a leitura e a escrita. Devido ao fato de esses resultados mostrarem que mais de 28 mil alunos entre 200 mil do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro eram analfabetos funcionais, neste mesmo ano criou-se o Programa de Realfabetização,

Para estudar o analfabetismo funcional analisamos os dados dos alunos do Ensino Fundamental que estão no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Prova Brasil. Esses são dois exames complementares que compõem o que abrange estudantes das redes públicas e privadas do país, localizados em área rural e urbana, matriculados no 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental e, também, no 3º ano do ensino médio. O Programa Internacional de Avaliação de Aluno, (PISA), avalia os estudantes com objetivo realizar uma comparação entre o desempenho de alunos em diversos países e aplica avaliações em estudantes de 15 anos de idade, faixa etária média do término da escolaridade básica obrigatória. Também será usado o Inaf como indicador ao qual mostra os baixos níveis de aprendizagem em leitura dos alunos que concluem o Ensino Fundamental.

Em 2012, por meio da Prova ABC que contém 20 questões de múltipla escolha e uma redação, os resultados mostraram que das crianças que concluíram o 3° ano do Ensino Fundamental, somente 56,1% aprenderam o mínimo esperado em Leitura e Escrita.

O analfabetismo funcional sempre esteve em toda a sociedade, todas as classes sociais e etnias. Moreira (2003) relata a necessidade de a criança ter um ensino em que ela pense e não apenas decore conteúdos e que é fundamental começar as atividades logo na primeira infância, ou seja, os 5 primeiros anos de vida de uma criança. Esta é uma etapa relevante na aprendizagem momentânea e futura do indivíduo.

Os motivos que podem levar ao analfabetismo funcional são de questões sociais, políticas, econômicas, culturais. Um dos fatores que pode ser visto como agravante ao analfabetismo funcional é falta de um Plano Nacional de Educação para a população. Outro agravante seria a falta de clareza dos métodos que estão nos documentos oficiais como o PNAIC e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referência para os Ensinos Fundamental e Médio de todo o país. Estes documentos visam garantir a todas as crianças e jovens brasileiros, mesmo em locais com condições socioeconômicas desfavoráveis, o direito de usufruir do conjunto de conhecimentos reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania.

(3)

De acordo com Moreira (2003), a primeira nação a se preocupar com o problema do analfabetismo funcional foram os Estados Unidos da América (EUA) durante a 1ª Guerra Mundial. Essa preocupação nasceu no âmbito do setor militar, após as evidências empíricas demostrarem que os soldados analfabetos funcionais apresentavam grande dificuldade para montar armamentos e em função disso eram os mais vulneráveis nos campos de batalha. Geralmente morriam primeiro.

A definição do que era analfabeto funcional, dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 1958, era ainda vaga e pouco definida analfabeto funcional é aquele indivíduo que mesmo sabendo ler e escrever não consegue entender o real significado da escrita, e assim não viabiliza seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Para definir melhor o que é o analfabeto funcional em 2006, passou-se a utilizar-se de avaliações com perguntas com vários graus de dificuldades e assim definir níveis em que uma pessoa se encontra em alfabetização. Passa-se a ter quatro níveis: 1- Analfabeto: pessoas que não tem a capacidade de realizar tarefa simples como a leitura de um texto pequeno, porém, alguns deles conseguem decifrar números familiares como telefone e preços; 2- Rudimentar: pessoas que conseguem localizar em um texto curto informações explícitas e manusear o dinheiro; 3- Básico: pessoas classificadas neste nível são consideradas funcionalmente alfabetizadas. Apresentam habilidade para a leitura e compreensão de textos de média extensão, conseguem localizar informações recorrendo, se necessário, a inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas que envolvem operações simples e apresentam noção de proporcionalidade. Suas limitações, no entanto, residem no fato de apresentar dificuldade para realizar operações que exijam maior número de elementos, etapas ou relações; 4- Pleno: pessoas interpretam textos sem dificuldades fazendo relações, comparando e avaliando, (INAF, 2013. s/p.).

Apesar da má qualidade da alfabetização, ainda assim ocorreu nos últimos anos um avanço na educação brasileira, como o aumento no número de pessoas que conclui o ensino médio e a elevação de pessoas cursando o ensino superior. Todavia, dados levantados pelo Inaf, apontam que apenas 65% dessas pessoas são plenamente alfabetizadas. Ou seja, 35 % não foram alfabetizadas adequadamente.

O Brasil reduziu pela metade o percentual de pessoas de 15 e 64 anos analfabetas, ou seja, quem não consegue realizar a leitura de palavras simples, indo de 12% em 2001-2002 para 6%. Porém, grande parte da população não atinge um índice mínimo de alfabetismo, e

(4)

segundo o SAEB (2002), somente 64,9% dos jovens de 16 anos concluíram o ensino fundamental e 51,1% dos jovens de 19 anos concluíram o ensino médio e esse mesmo relatório, verificamos que o percentual da população alfabetizada funcionalmente, ou seja, o indivíduo que lê, mas não compreende, foi de 61% em 2001 para 73% em 2011.

Analisados os dados de alfabetização, o nível de Alfabetizado Pleno se manteve estático e o número de analfabetos vem caindo e passando de Alfabetos Rudimentares a Alfabetos Básicos. Ocorre ainda uma dificuldade em fazer com que pessoas consigam atingir a alfabetização, tornando-se assim um desafio para a educação brasileira, pois mesmo com os investimentos na qualidade do ensino e o acréscimo de mais um na educação fundamental não foi possível conter a defasagem na Alfabetização Plena.

Essa trágica realidade encontra eco nos testes realizados por jovens brasileiros de 15 anos no PISA, conforme informa Oliveira (2009, s/p.)

[...] 60% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, embora conheçam o alfabeto não sabem fazer uso adequado dele no seu dia a dia. As pesquisas anuais do Instituto Montenegro vão na mesma direção: um pouco mais de 30% das pessoas que circulam pelas ruas compreendem o sentido de textos simples.

Esses números são assustadores, pois para o cidadão ter plena inserção na sociedade letrada é preciso que ele tenha o domínio de habilidades requeridas no Alfabetismo Pleno. A prática de leitura e leitura de livros contribui para o desenvolvimento do conhecimento e por isso é necessário com que os alunos leem fora da sala de aula, segundo Moreira (2003, p. 12) “Alfabetização não é sinônimo de escolaridade” e pessoas analfabetas funcionais possuem desvantagens perante a sociedade não conseguindo usufruir todos os seus direitos e isso acaba por refletir em seus futuros filhos que também poderão manter esse círculo vicioso.

O Brasil é desigual em termos sociais, econômicos e também em educação, percebe-se logo uma deficiência e falta de um Plano Nacional de Educação a nível nacional, pois alunos do Sudeste e Sul de acordo com o Inaf (2011) atingem níveis dentro dos padrões de aprendizagem enquanto alunos do nordeste e norte não atingem a taxa mínima exigida chegando ao índice chega a 22% em alguns estados, ocorrendo assim uma desigualdade educacional no contexto regional. Temos os exemplos de Minas Gerais, 49% das crianças atingiram o nível adequado em matemática e no Amazonas, nem 10%, Goiás 42% sabem escrever adequadamente e no Pará, apenas 11% tiveram um bom resultado. Pessoas que não atingem uma alfabetização plena, e se tornam analfabetos funcionais e não conseguem

(5)

interagir de forma adequada na sociedade e com o meio e não conseguem desempenhar papeis adequados em seus empregos.

Uma pessoa alfabetizada plenamente, segundo Moreira (2003), terá maior probabilidade de ter melhores empregos e melhores salários, portanto, uma qualidade de vida melhor. Vivemos em uma sociedade em que a leitura e a escrita são primordiais para o desenvolvimento pessoal e interpessoal e também para que ocorra o fortalecimento do país economicamente, pois quando um país investe em educação ele requer retornos desta educação.

Na década de 1990, a preocupação que existia em relação à educação brasileira era de que o acesso à escola fosse levado a toda população, esse ponto chegou a ser resolvido, hoje o problema está na qualidade do ensino, pois segundo dados do IBGE, em 2011 se teve a universalização do acesso de todas as crianças de 6 a 14 anos à escola atingindo 98,2% da população.

Em contrapartida, a alfabetização passou a ser alvo de críticas por não estar alcançando o seu objetivo, que é desenvolver na criança habilidades de leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. Reconhecemos a necessidade de ações que melhorem a qualidade da educação como um todo, desde a educação infantil até o ensino superior.

É necessário saber que a criança precisa aprender na idade correta para que a leitura e a escrita façam sentido e, assim, ela possa buscar novos conhecimentos e desafios, pois, se esta não está alfabetizada terá dificuldades em seguir com novos conteúdos de aprendizagem.

O Governo Federal criou o PNAIC para ajudar na alfabetização, porém, os alunos saem do ensino fundamental alfabetizado funcionalmente com níveis baixos em leitura, escrita e compreensão de texto.

O aperfeiçoamento dos indicadores educacionais expressos em consideração à qualidade da educação ainda é baixo. Como diz Oliveira (2009)

[...] 60% dos brasileiros são analfabetos funcionais, ou seja, embora conheçam o alfabeto não sabem fazer uso adequado dele no seu dia a dia. As pesquisas anuais do Instituto Montenegro vão na mesma direção: um pouco mais de 30% das pessoas que circulam pelas ruas compreendem o sentido de textos simples. (OLIVEIRA, João Batista Araujo e. O presidente, o ministro e o analfabetismo. Jornal

(6)

O autor chama a atenção para um dos mais candentes problemas da educação no Brasil: o analfabetismo funcional. Um dos maiores desafios da educação básica brasileira, para compreender a situação da qualidade da alfabetização segundo os dados do Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa.

Para alcançar bons resultados educacionais é preciso que haja professores qualificados e que a escola adote procedimentos pedagógicos eficazes como a revisão diária do material ensinado, passar diariamente dever de casa e corrigir em sala de aula, revisão de conteúdo ensinado, avaliação frequente da aprendizagem, explicar os objetivos e resumir o conteúdo que será dito, passar atividades específicas para alunos com dificuldades, fazer com que o aluno pratique e faça exercícios também de forma independente, fazer com que a criança atinja um princípio alfabético para decodificar as palavras, fluência de leitura e assim o princípio ortográfico.

O Brasil no ano de 2000 assinou um acordo no Dacar (Senegal), junto a 164 países o acordo para melhorar em 50% os níveis de alfabetização de adultos até 2015, estabelecendo metas como: toda criança e jovem de 4 a 17 anos deverão estar na escola, todas as crianças deverão estar alfabetizadas até os 8 anos, todo aluno deve estar com a aprendizagem adequada de acordo com o seu ano, todos os jovens com 19 anos deverão estar com o Ensino Médio concluído e todo investimento para a educação deve ser ampliado, ou seja, o PIB para educação deve ser no mínimo de 5%. De acordo com o relatório feito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Brasil está com muitas dificuldades de alcançar essas metas, enquanto outros países tiveram alcances significativos. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com analfabetos atingindo no ano de 2012 o total 13,2 milhões de analfabetos, número reconhecido pela Unesco, ou seja 8,7% da população brasileira é analfabeta.

Objetivos

O objetivo desta pesquisa é conhecer os fundamentos dos indicadores que abordam o Analfabetismo Funcional com base nos dados da Saeb, Prova Brasil e PISA, apresentar os fundamentos desses indicadores analisando sua metodologia de pesquisa, discutir o método de alfabetização diante ao analfabetismo funcional verificando argumentos de especialistas e entender o porquê os indicadores sobre o analfabetismo e problemas da educação não causam impacto perante a sociedade acadêmica. Para assim poder ajudar nas discussões relacionadas

(7)

a este mal que está afetando cada vez mais a população brasileira e consequentemente revelando a precarização no sistema brasileiro de educação.

Metodologia

Está pesquisa é de natureza exploratória, apoia-se em livros e autores como João Batista Araújo e Oliveira (2008, 2009), Fernando Veloso (2009), Otaviano Helene (2006), Alessandra Capovilla (2002) e em dados contidos no Inaf (2013), o qual traz os números de pessoas alfabetizadas funcionalmente. Para a pesquisa foi investigada a situação da alfabetização no Brasil, o número de analfabetos e alfabetos funcionais entre os estudantes brasileiros, e cruzar dados do Inaf, da Prova Brasil, do Saeb, da Prova ABC e do PISA.

O Brasil vem desde a década de 1990 empreendendo um imenso esforço em coletar informações qualitativas e quantitativas sobre a educação no País para verificar a qualidade de ensino oferecida aos alunos. Nesse sentido, a avaliação em larga escala permite qualificar o debate sobre a busca da qualidade do ensino com base no desempenho quantitativo de alunos, no caso específico, em leitura e matemática.

Resultados

A partir da década de 90 com a construção dos sistemas de avaliação da educação, os indicadores sobre a educação brasileira começam a ter melhores resultados, ocorrendo à expansão do ensino fundamental e ensino médio, pois até então a educação sofria um grande descaso, porém, a educação brasileira é de péssima qualidade de acordo com as resultados obtidos pelos exames do SAEB e Prova Brasil.

O Movimento Todos pela Educação, instituição criada no ano de 2006 pela sociedade civil, com finalidade de melhorar a educação brasileira até o ano de 2022 e assegurar que todas as crianças e jovens tenham direito e acesso a educação básica de qualidade com uma alfabetização adequada e assim ter o sucesso escolar. De acordo com o Movimento (2008, s/p.), em1995, 29% dos jovens com 16 anos concluíram ensino fundamental, e em 2007 esse percentual foi para 61% de jovens concluindo o ensino fundamental, e nesse mesmo período, jovens de 19 anos com ensino médio completo aumentou de 17% para 45%.

(8)

Segundo o IBGE (2010, s/p.), no ano de 2009, 98% das crianças de 8 a 14 anos e jovens de 15 a 17 anos 85% frequentavam a escola, um aumento significativo para a educação brasileira desde a década de 90 até 2010. Mesmo o ensino fundamental ter alcançado grande parte da população brasileira, ainda há um grande número que não atingem esse grau de estudo.

Algo preocupante para o Brasil é que mesmo com o acesso da maior parte da população a escola os indicadores mostram que a qualidade do ensino continuou estática, como mostra o indicador criado pelo Movimento Todos Pela Educação (2008, s/p.) que no ano de 2007 apenas 28% dos alunos da 4ª, 21% dos alunos da 8ª série e 25% dos estudantes do 3° ano do ensino médio série atingiu o nível esperado em língua portuguesa, ou seja, grande parte dos estudantes brasileiros não atinge o mínimo esperado de qualidade na educação.

De acordo com o PISA, em 2000 os estudantes melhores estudantes brasileiros estavam entre os mais mal colocados entre todos os países participantes, e entre 2000 e 2009 o desempenho dos alunos brasileiros aumentou 16 pontos em leitura. Pequenos progressos também ocorrem no ensino médio, tornando-se algo insatisfatório e sem perspectiva, cujo em 2005 a 2009 os alunos de escolas públicas do 3° ano do ensino médio, obtiveram um aumento de 2 pontos em língua portuguesa , de 260 foram para 262 pontos, ou seja, a qualidade da educação está precário, pois, de acordo com o Todos pela Educação esse alunos teriam que atingir no mínimo 300 pontos.

O que podemos certificar com base nos dados do Inaf (2011) é que o Brasil, mesmo tendo aumentado consideravelmente a escolaridade média da população, em linhas gerais não conseguiu melhorar a qualidade de sua educação. Os alunos geralmente não conseguem acompanhar a escola e acabam por abandoná-la.

Por meio de dados e evidencias cientificas, podemos concluir que o governo brasileiro obteve sucesso na ampliação de matrículas e nos esforços empreendidos para que a população concluísse o Ensino Médio e chegasse ao Ensino Superior, porém isso não resultou em ganhos de aprendizagem.

Ocorre uma necessidade de despertar o gosto pela leitura, fazer com que as crianças sejam estimuladas para começar a ler.

O Brasil é um país que não tem conseguido combater o analfabetismo funcional, pelo contrário, os dados têm mostrado que a educação brasileira é uma fábrica de analfabetos funcionais, necessitando assim de uma revisão de conceitos relacionados à educação, para que

(9)

não se alastre e gere um caos ou até mesmo a uma não reversão deste problema que está se alastrando e atingindo todos os níveis de educação.

Esses números são assustadores, pois para o cidadão ter plena inserção na sociedade letrada é preciso que ele tenha o domínio de habilidades requeridas no Alfabetismo Pleno. O analfabetismo funcional está em toda a sociedade, em todas as classes sociais. Por isso, há necessidade de se proporcionar uma educação infantil de forma adequada, pois o que a criança aprende ela jamais esquecerá, porém, em momento algum se pode pensar que o adulto analfabeto não possa ser modificado. Pessoas que não sabem ler e escrever não consegue viver com o mínimo de qualidade de vida.

Conclusões

Ser alfabetizado é imprescindível para o cidadão viver adequadamente em sociedade, pois, é por intermédio da linguagem, que o homem se comunica, tem acesso à informação, se expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. A criança que será alfabetizada necessita adquirir competências básicas para o processo de leitura e escrita. Cabe ao professor ensinar as crianças a lerem, passando a ser inaceitável o Brasil ter um elevado número de pessoas que terminam o Ensino Médio analfabeto funcional.

Um dos principais problemas educacionais brasileiro é o fracasso que se tem na alfabetização dos cidadãos, evidenciado pelos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), da Prova Brasil e do Programa Internacional de Avaliação de Aluno (PISA), os quais em suas edições sistematicamente revelam o baixo desempenho dos alunos brasileiros, fazendo nos refletir sobre a importância de se ter uma definição clara acerca do que é alfabetização.

É imprescindível, indispensável, para profissionais da educação, ter a compreensão da alfabetização, as evidências científicas sobre o assunto, conhecer os métodos de alfabetização e qual são os mais adequados para o ensino, para assim contribuir para uma educação de eficácia e qualidade.

É necessário que todos os envolvidos com a educação, principalmente pedagogos e profissionais da educação básica, conheçam a realidade da alfabetização, as ações que o governo realiza para sua melhoria e os estudos realizados acerca do assunto, com suas evidências científicas como a utilização do método fônico para o processo de alfabetização.

(10)

Para a sociedade em geral todos podem conhecer a realidade da alfabetização, seus desafios e os estudos sobre o tema, para informarem-se adequadamente, para auxiliarem no processo de alfabetização de seus filhos, por exemplo, e ainda auxiliar a reflexão dos profissionais e estudantes da área educacional acerca de suas práticas metodológicas para a alfabetização.

Algo que irá ajudar o individuo, fazendo com que alcance a Alfabetização Plena é a prática de leitura de livros. Pessoas analfabetas funcionais possuem grandes desvantagens perante a sociedade não conseguindo usufruir todos os seus direitos e isso reflete em seus futuros filhos que também poderão manter esse círculo vicioso.

Referências

HELENE, Otaviano. O que as avaliações permitem avaliar. In: Steiner, João E. e MALNIC, Gerhard. Ensino superior: conceito & dinâmica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

INSTITUTO ALFA E BETO. Práticas pedagógicas eficazes. Disponível em: <http://www.alfaebeto.org.br/128> Acesso em: 14 jul. 2013.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de Alfabetismo Funcional. Disponível em:<http://www.ipm.org.br> Acesso em: 1 mar. 2013.

INSTITUTO PAULO MONTENEGRO. Indicador de alfabetismo funcional. Inaf/Brasil – 2011. Disponível em:

<http://www.ipm.org.br/download/informe_resultados_inaf2011_versao%20final_12072012b .pdf>. Acesso em: 24 set. 2013.

INAF. Indicador de alfabetismo funcional Inaf / Brasil – 2011. Disponível em:

<http://www.ipm.org.br/download/informe_resultados_inaf2011_versao%20final_12072012b .pdf >. Acesso em: 10/12/2013.

(11)

MOREIRA, DANIEL A. Analfabetismo Funcional: o mal nosso de cada dia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. Educação no Brasil. Disponível em: <www.todospelaeducacao.org.br> Acesso em: 5 mar. 2013.

OLIVEIRA, João Batista Araujo e. O presidente, o ministro e o analfabetismo. In. O Estado de S. Paulo, 2009.

Disponível em: http://www.todospelaeducacao.org.br/institucional/as-5-metas/ Acesso em: 20/01/2014

VELOSO, F. 15 anos de avanços na educação no Brasil: onde estamos? In: VELOSO, F. et al. (Org.). Educação básica no Brasil: construindo o país do futuro. Rio de Janeiro: Campus, 2009. p. 3-24.

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

62 daquele instrumento internacional”, verifica-se que não restam dúvidas quanto à vinculação do Estado Brasileiro à jurisdição da Corte Interamericana, no que diz respeito a

The materials used (archival and hand-processed film) by the filmmakers under discussion here provide evidence of events as well as filmic material traces – imperfections,

Finalmente, com relação à economia na utilização de sucata de vidro de embalagem para fabricação de placas cerâmicas para revestimentos, não foi possível estabelecer

Oliveira (1991) dizia que este empreendimento surgiu de uma forma bastante particular. No ano de 1889, o engenheiro brasileiro descendente de ingleses Henrique Morgan Snell, onde

entanto, são ainda escassos os estudos que analisem estas associações em idosos residentes na comunidade. Deste modo, estruturou-se esta dissertação em: I) revisão

Efeito do DHA sobre o dano celular isquêmico: Apoptose neuronal, infiltração microglial e astrócitos reativos nas regiões corticais e subcorticais em ratos submetidos

A modernização urbana dos principais centros urbanos do Estado de São Paulo se intensificou a partir de 1890, transformando o setor de serviços públicos urbanos (transporte