• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO / REGIÃO DE ITAPECERICA DA SERRA"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Itapecerica da Serra, 21 de novembro de 2016.

CIRCULAR Nº 30/2016

“Se as coisas são inatingíveis, não é motivo para não querê-las. Que triste seriam os caminhos sem a mágica presença das estrelas”.

(Mario Quintana)

Solicito especial atenção e cumprimento das demandas conforme segue.

Atenciosamente

Reinaldo Inácio de Lima Dirigente Regional de Ensino

LIVRO DE PONTO

Solicitamos às escolas abaixo que entreguem seus registros de ponto de Diretor de Escola do ano de 2016:

Itapecerica da Serra:

EE Gertrudes Eder: Janeiro à Outubro;

EE Instituto Maria Imaculada: Janeiro à Outubro;

EE Eduardo Roberto Daher: Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, Maio e Outubro; EE Isabel A Redentora: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro;

NA - NÚCLEO DE APOIO ADMINISTRATIVO

(2)

EE Maria Olímpia de S. Q. Maciel: Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro;

EE Jardim Montesano: Fevereiro, Julho e Outubro;

EE Joaquim Fernando Paes de B. Neto: Janeiro, Fevereiro, Setembro e Outubro; EE Júlia de Castro Carneiro: Janeiro, Abril, Julho e Outubro;

EE Sophia Maria J. Amaral: Março, Abril, Maio, Junho, Agosto, Setembro e Outubro;

EE Poeta Angenor de Oliveira: Outubro; EE Asa Branca da Serra: Outubro;

EE Profº Asdrúbal do N. Queiroz: Agosto e Outubro; EE Bº Itaquaciara: Outubro;

EE Com. Benevides Beraldo: Outubro; EE Carlos Alberto Pereira: Julho e Agosto; EE Lúcia Akemi Miya: Setembro e Outubro;

EE Jornalista Paulo de Castro F. Jr.: Agosto, Setembro e Outubro; EE Profº Porcino Rodrigues: Setembro e Outubro;

Embu Guaçu:

EE Joaquim Mendes Feliz: Outubro; EE Profº Lóris Nassif Mattar: Outubro; EE Olívia de Faria Nogueira: Outubro;

EE Donizetti Ap. Leite: Julho, Agosto, Setembro e Outubro;

Juquitiba:

EE Bº da Palmeirinha: Janeiro, Março, Abril, Junho, Agosto, Setembro e Outubro;

EE Bº das Palmeiras: Janeiro e Fevereiro;

(3)

EE Recanto das Orquídeas: Setembro; EE Prefeito Antonio Baldusco: Outubro;

EE Profª Marianinha Queiroz: Setembro e Outubro.

Dúvidas e demais esclarecimentos entre em contato através do 4668-9833.

CONJUNTO DE ALUNO DISPONÍVEL PARA REMANEJAMENTO

Segue relação das unidades escolares que possuem conjuntos de aluno para remanejamento.

Salientamos que o transporte é de responsabilidade da unidade interessada e que realizado o remanejamento é necessário encaminhar a relação dos números patrimoniais a esse Núcleo de Administração para regularização do inventário.

Unidade Escolar

Quantidade de Conjuntos de Aluno para atendimento dos Anos Iniciais (Ciclo I) em boas condições para serem remanejados para outras

unidades escolares

EE CHÁCARA FLÓRIDA II 30

EE EDUARDO ROBERTO DAHER 37

EE JARDIM CAMPESTRE 34

Unidade Escolar

Quantidade de Conjuntos de Aluno para atendimento dos Anos Finais (Fundamental II) em boas condições para serem remanejados para

outras unidades escolares EE ASDRUBAL DO NASCIMENTO

QUEIROZ, PROF. 40

EE BAIRRO BOA VISTA 32

EE JARDIM MONTESANO 40

EE JORGE NINO SOARES, PROFº 20

EE LEDA FELICE FERREIRA, PROFª 55

NAD - NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO

(4)

Unidade Escolar

Quantidade de Conjuntos de Aluno para atendimento do Ensino Médio em boas condições

para serem remanejados para outras unidades escolares

EE LEDA FELICE FERREIRA, PROFª 55

BAIXA DE RECEBIMENTO DE MATERIAIS – GEMAT

Esta informação destina-se à Unidade Escolare: EE Chácara Flórida II Prazo: 25/11/2016

Solicitamos à unidade escolar acessar o Painel de Solicitações Abertas no GEMAT, através do http://gemat.educacao.sp.gov.br/Login.aspx e realizar o devido recebimento dos bens recebidos.

Deverá também acessar http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx e efetuar a baixa.

Em caso de dúvidas quanto ao recebimento do material, entrar em contato com o Núcleo de Administração através dos telefones 9820 e 4668-9827.

Ressaltamos que, na maioria dos casos os bens já foram entregues e a inclusão no site é apenas para regularização patrimonial. As etiquetas patrimoniais serão encaminhadas à unidade escolar.

Para conferência do recebimento, a unidade escolar deverá acessar a GPB no site http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx e comparar o número do contrato impresso na GPB com a guia de entrega da transportadora conforme modelo abaixo:

(5)

Comprovante da Transportadora

Cópia GPB

SITUAÇÕES EMERGENCIAIS - INSTRUÇÃO NORMATIVA - 03 (IN 03)

A Instrução Normativa - 03 (IN 03) estabelece critérios padronizados para solicitação dos atendimentos emergenciais de infraestrutura, no menor espaço

NOM - NÚCLEOS DE OBRAS E MANUTENÇÃO

(6)

de tempo possível, a fim de garantir o cumprimento das atividades pedagógicas nas unidades escolares, com o mínimo de complicações possíveis.

APLICAÇÃO

São reconhecidas como ocorrências identificadas na Instrução Normativa, os eventos conforme seguem:

a) Destelhamento ou alagamento de prédios escolares; desmoronamento de terra ou estruturas, sendo telhado, parede, muro ou cobertura de quadra; falta de fornecimento de energia elétrica, falta de fornecimento de água ou rede de esgoto, danos a mobiliários, equipamentos e utensílios, entre outros causados pela ocorrência de fenômenos naturais imprevisíveis, tais como: vendavais, tempestades, granizos, raios, tremores de terra, etc.;

b) Incêndio, total ou parcial, em decorrência de vandalismo ou proveniente de ação acidental culposa;

c) Ocorrências causadas por furtos de cabo de energia elétrica ou tubulação hidráulica, que inviabilizam a realização das atividades pedagógicas regulares nas unidades escolares.

d) Avarias à estrutura do prédio, equipamentos, mobiliários e utensílios, em decorrência de vandalismo; ou o furto destes objetos.

PROCEDIMENTOS

1- Na ocorrência de qualquer uma das situações descritas no item anterior, a escola deverá informar o fato ocorrido imediatamente à Diretoria de Ensino, por meio do email deitsnom@educacao.sp.gov.br e também por telefone;

2- Em ato contínuo, no prazo máximo de 36 (trinta e seis) horas, a escola em conjunto com o Núcleo de Obras e Manutenção – NOM, deverá providenciar relatório de vistoria, relatório fotográfico, a comprovação material do fato ocorrido, que poderá ser por meio de notícia publicada em jornal, na internet, vídeo gravado por cinegrafista amador, laudo do Corpo de Bombeiros ou, ainda, laudo da Defesa Civil para encaminhamento à SEE;

3- Para os tipos de episódios descritos nos itens “c” e “d”, da Aplicação, é necessário providenciar o registro de Boletim de Ocorrência (em substituição aos

(7)

Laudos de Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil) e encaminhar a cópia reprográfica do mesmo, juntamente com os demais documentos;

A CISE/FDE deverão ser comunicadas imediatamente para vistoria, elaboração do orçamento, pedido de contratação e publicação no DOE, tudo isso no prazo de cinco dias.

Em paralelo a Escola/DE deverão providenciar e encaminhar os documentos necessários para a caracterização da emergência à CISE e a FDE.

TRANSPORTE ESCOLAR 2017 / GEOLOCALIZAÇÃO DOS ALUNOS Comunicado Conjunto CISE/CIMA nº 21/2016

Em continuidade ao trabalho de geolocalização iniciado em 2015, solicitamos que sejam geolocalizados todos os alunos de sua escola em seu respectivo endereço atualizado até o dia 02 de dezembro de 2016.

Essa informação é de extrema relevância para o planejamento de diversas ações, como a estimativa de demanda por escola e transporte escolar.

Observamos que muitas escolas já realizaram a geolocalização de parte ou da maioria de seus alunos, auxiliando substancialmente no processo.

O processo de geolocalização é extremamente simples e rápido: pode-se realizar a ação em menos de um minuto por aluno. Segue tutorial com o passo-a-passo do processo.

É importante que o endereço dos alunos esteja atualizado para a geolocalização. Nesse sentido, é recomendável que essa informação seja verificada com os respectivos responsáveis, caso necessário.

Para as escolas acompanharem o processo, está disponível a função Relatório de Acompanhamento de Geocodificação de Aluno no Sistema da SED.

OBSERVAÇÃO: Todos os alunos deverão ser geolocalizados, independente da utilização de transporte ou não. Na lista de alunos apresentada pela SED a

CIE- CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE

ESCOLAR

(8)

Unidade Escolar deverá se atentar a coluna “Resultado Geocodificação” aluno ativo, onde será possível filtrar os alunos já geolocalizados como os pendentes de geolocalização, sendo que estes apresentarão o status “não exato” tendo que ser feita a conferência do endereço e atualização do mesmo.

COMUNICADO 124/2016 – CONSULTA FICHA DE ALUNO NA SED Departamento de Informação e Monitoramento

Centro de Monitoramento de Resultados

Assunto: Consulta Ficha de Aluno

Informarmos que a partir de 01/11/2016 as consultas:

02.1.2 CONSULTAR FICHA DO ALUNO - POR NOME FONÉTICA 02.1.3 CONSULTAR FICHA DO ALUNO - POR NOME COMPLETO 02.1.6 CONSULTAR FICHA DO ALUNO - POR NOME DA MÃE 02.1.7 CONSULTAR FICHA DO ALUNO - POR NOME DO PAI

02.4.2 CONSULTAR MATRICULAS DO ALUNO - POR NOME FONÉTICA 02.4.3 CONSULTAR MATRICULAS DO ALUNO - POR NOME COMPLETO Ficarão indisponíveis no Sistema de Cadastro de Alunos.

Essas opções já estão disponíveis na Secretaria Escolar Digital no menu Informações do Aluno, funcionalidade Ficha aluno.

Segue anexo tutorial para utilização da consulta na SED.

Obs.: Os dados disponibilizados na Consulta Ficha do Aluno na Secretaria Escolar Digital só poderão ser visualizados um dia após a sua efetivação do Sistema de Cadastro de Alunos.

Em caso de dúvida ou dificuldade favor entrar em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula (NRM).

Atenciosamente,

CEMOR - Centro de Monitoramento de Resultados

(9)

DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento

CIMA - Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DAS MATRÍCULAS DA FASE DE DEFINIÇÃO 1º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Informo que a partir de 07/11 ocorre o período Divulgação do resultado das matrículas da Fase de Definição, a ser realizada pelas escolas de origem dos alunos.

Foi disponibilizado no GDAE o link:

https://gdaenet.edunet.sp.gov.br/consultamatricula/ para que os responsáveis possam consultar através da internet a Unidade Escolar em que o aluno foi demandado para 2017.

Para esta consulta será necessário informar o Número do RA, Dígito, UF e a Data de Nascimento do aluno.

(10)

Após informar os dados acima, será apresentado o vínculo atual do aluno, bem comosua matrícula para o ano letivo de 2017.

(11)

Solicitamos que toda a equipe escolar seja devidamente orientada quanto a este novo procedimento, pois é previsto na Resolução SE 45/2016 em seu VII inciso, Artigo 3º, que a divulgação dos resultados ocorrerá no endereço eletrônico, conforme link acima, para alunos/candidatos e/ou pai/ responsável, ou por funcionário na unidade escolar. Sendo assim, cabe também a Escola informar e orientar a comunidade que é atendida pela mesma.

(12)

ACOMPANHAMENTO DE MATRÍCULA

Visando o atendimento imediato da demanda inscrita, solicitamos a análise do Relatório de Acompanhamento da Matrícula – 2016 que segue.

ALUNOS FORA REDE ESTADUAL/ INSCRITOS POR TRANSFERÊNCIA

EE EF - Regular EF - EJA EM - Regular EM - EJA TRANSFERÊNCIA Alexandre Rodrigues Nogueira 15 Bairro da Palmeirinha 1

Donizetti Aparecido Leite 3

Francisco de Paula Teixeira 1

Jardim Jacira 1

João Baptista de Oliveira 1 60

Joaquim Mendes Feliz 1

Leonice de Aquino Oliveira 1

Luiz Schunck 1

Maria André Schunck 2

Marianinha de Queiróz 2

Sebastião de Moraes Cardoso 22

Sophia Maria Januária Amaral 2 3 2

Total 5 2 0 105 6

Data Base: 17/11/2016 Fonte: Sistema Cadastro de Alunos (SCA)

O acompanhamento pelo Sistema de Cadastro de Alunos, para que sejam tomadas providências imediatas, deve ser feito diariamente nas opções disponíveis, inclusive para as situações de transferência.

14.5.7 CONSULTAR ALUNOS INSCRITOS NO EF - POR ESCOLA/DIRETORIA

14.6.7 CONSULTAR ALUNOS INSCRITOS NO EM - POR ESCOLA/DIRETORIA

14.7.8 CONSULTAR INSCRICAO POR DESLOC. /TRANSF./INTENCAO DE TRANSF.

Qualquer dúvida entre em contato com o Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula (NRM) pelo telefone: (11) 4668-9811.

(13)

REABERTURA DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO DE ALUNOS FORA DA ESCOLA

Informo a partir de 16/11 e durante o ano de 2017 ocorre o cadastramento dos candidatos à vaga no Ensino Fundamental e Médio, inclusive na modalidade EJA, na rede pública, que não se inscreveram no prazo previsto para o processo, bem como daqueles que foram matriculados após a Fase de Definição.

Para inscrever candidatos ao Ensino Fundamental a Unidade Escolar deve utilizar a opção 5.5

1 - INSCREVER ALUNO FORA DA REDE PUBLICA - SEM R.A.

(14)

Para inscrever candidatos ao Ensino Médio a Unidade Escolar deve utilizar a opção 5.6

1 - INSCREVER ALUNO NO ENSINO MEDIO - SEM R.A. 2 - INSCREVER ALUNO NO ENSINO MEDIO - COM R.A.

Ressaltamos que toda Escola é um posto de Inscrição e Cadastramento, sendo assim os interessados devem ser atendidos e orientados em qualquer Unidade Escolar que procurem.

DIVULGAÇÃO PROGRAMA MATRÍCULA ANTECIPADA E CHAMADA ESCOLAR – ANO 2017

Dada à reabertura do cadastramento dos candidatos que não se inscreveram no prazo previsto para o processo e a importância da Matricula Antecipada, solicitamos que sejam empregados todos os meios de comunicação disponíveis, a fim de tornar efetiva a divulgação do período de inscrições – a partir de 16 de novembro e durante todo o ano de 2017 – aos interessados.

Caso a escola possua rede social, sugerimos que publique a informação e o banner na mesma. Caso a Escola tenha condições de imprimir alguns cartazes, sugerimos que imprimam e divulguem na UE. Caso seja possível divulgar ao corpo docente e discente através dos recursos que a Unidade tiver disponível, solicitamos que assim o façam. Encaminhamos cartaz anexo.

EDUCACENSO – MÓDULO DE CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA

Informamos que do dia 16/11 ao dia 21/11 ocorre o período destinado exclusivamente para o Módulo de Confirmação de Matrícula.

O que é o Módulo de Confirmação de Matrícula?

 O módulo de Confirmação de Matrícula é a funcionalidade para a validação dos alunos com mais de um vínculo de matrícula de escolarização no Censo Escolar;

 É de responsabilidade da Unidade Escolar, confirmar ou desconsiderar as matrículas com duplicidade de vínculo de escolarização.

(15)

Confirmação O usuário estará confirmando que o aluno estava matriculado na escola na data base do censo (25/05/2016).

Desconsiderar O usuário estará afirmando que o aluno não estava matriculado na data base do censo (25/05/2016).

Nessa ocasião, a opção DESCONSIDERAR estará indisponível, ou seja, os alunos que não forem confirmados serão desconsiderados automaticamente. Somente a opção CONFIRMAR MATRÍCULA, estará ativa neste período.

MATRÍCULA DOS CANDIDATOS CADASTRADOS NA FASE DE INSCRIÇÃO DE ALUNO FORA DA REDE PÚBLICA

Informo que de 21/11 a 02/12 ocorre o período de efetivação da matrícula, no Sistema de Cadastro de Alunos, dos candidatos cadastrados na Fase de Inscrição para as escolas estaduais e municipais, inclusive na modalidade EJA.

(16)

ESPAÇO DO ALUNO

Criamos uma área destinada ao aluno da rede pública estadual, onde o mesmo poderá acessar aos cursos desejados, oferecidos pela Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP) e ampliar seus conhecimentos. Clique e conheça as grandes oportunidades!

QUESTIONÁRIO DO GUIA EDUTEC

O Questionário do Guia EduTec, está disponível no site www.guiaedutec.com.br e poderá ser enviado até o dia 23/11/2016.

Conforme explicado no e-mail enviado pela Central de Atendimento no último dia 03, o Guia EduTec é uma ferramenta de gestão que nos permite, entre outras, avaliar o quanto a tecnologia está presente em nossa Rede de Ensino. Além

NIT - NÚCLEO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA

(17)

disso, pode nos fornecer informações importantes para o planejamento das políticas de tecnologias em nosso Estado.

Para responder ao Questionário, aconselha-se que, ao menos, dois professores estejam presentes, um que utiliza tecnologias em sua prática e outro que não as utiliza.

Informamos que o questionário leva cerca de uns vinte minutos para ser respondido.

Após enviar o Questionário, você receberá uma devolutiva detalhada, indicando como sua escola pode utilizar melhor os recursos tecnológicos disponíveis. Contamos sinceramente com a preciosa atenção e a colaboração de todos.

ENTREGA DE ATA DE RESULTADO FINAL 2015

Tratando-se de entrega das Atas de Resultado Final 2015, na Diretoria de Ensino, o Núcleo de Vida Escolar não localizou as vias das atas das escolas citadas abaixo. Solicitamos as Unidades Escolares, que verifiquem o trâmite que as mesmas se encontram ou a não entrega e providenciem até 30/11/16.

Município de Itapecerica da Serra EE Profª Leda Felice Ferreira

EE Sophia Maria Januária Amaral ATENÇÃO

Lembramos que a cada encerramento de ano letivo, após finalizarem os registros necessários todas as Unidades Escolares deverão entregar no protocolo da DER ITS, por meio de ofício do Diretor de Escola, 02 (duas) vias, das Atas de Resultado Final, as mesmas deverão estar identificadas com folha de rosto, termo de abertura, cabeçalho, ano letivo, modalidade de ensino/curso, série/ano, componentes curricular/disciplinas (de acordo com a matriz curricular homologada), registro de matrícula se houver, número de chamada do aluno, nome do aluno, avaliação final (nota), resultado final (promovido/retido e outros),

NVE - NÚCLEO DE VIDA ESCOLAR

(18)

carga horária, campo de observação com os devidos registros, assinaturas do GOE e Diretor de Escola, termo de fechamento, em pastas com grampo (presilhas) de plástico e não de metal, identificadas com folha de rosto, cabeçalho, para melhor conservação no acervo de arquivo e também facilitar a substituição quando for o caso.

A Ata de Resultado Final deverá ter todos os dados necessários para emissão de documentos referente a trajetória escolar do aluno, bem como o Histórico Escolar.

RESULTADO CONCURSO DE REMOÇÃO 2016

O resultado da Atribuição da Remoção foi disponibilizado para todos os docentes por meio do sistema GDAE, a partir das 18 horas do dia 11/11/2016. Segue documento com a Legislação Regulamentadora.

Link: Legislação Remoção

REGULARIZAÇÃO DE VIDA FUNCIONAL

Considerando que muitos servidores estão com Adicionais de Tempo de Serviço e outras vantagens em atraso, devido a algumas pendências, solicitamos proceder à Regularização de Vida Funcional.

Em caso de licença-saúde negada, e na inexistência de recurso pendente aguardando decisão da autoridade recorrida, a Administração tem o intuito de conceder ao funcionário/servidor a oportunidade de se isentar do ilícito administrativo de abandono de cargo/função, porém não antes de avaliar, criteriosamente, cada caso e as correspondentes argumentações para deliberar sobre a possibilidade de acolhimento do pedido de justificação das faltas consignadas. Deverão após a justificativa das 24 (vinte e quatro) faltas

NAP - NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL

(19)

permitidas por ano (12 (doze) faltas pelo superior imediato e 12 (doze) faltas pelo superior mediato), nos termos do artigo 10 do Decreto nº 52.054/07, ser emitidos os documentos ao Centro de Recursos Humanos.

Consta no Manual de Vida Funcional, volume I, pág. 15, a relação dos documentos necessários.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com Elton 4668-9623.

CONTAGEM DE TEMPO

Favor encaminhar fichas 100/2016 com frequência até 30/11/2016, dos interessados que completarão quinquênios nos meses de novembro e dezembro de 2016.

Entregar no dia 01/12/2016; Motivo: antecipação do cronograma da Secretaria da Fazenda.

ESCALA DE FÉRIAS – 2017

Solicitamos a todas as Unidades Escolares que encaminhem até 18/11/2016 a “ESCALA DE FÉRIAS 2017” para apreciação do Supervisor de Ensino.

A entrega deverá ser realizada através de oficio, com duas vias da escala de férias, no setor de protocolo.

Não devem constar da escala Professor Coordenador, Professor Readaptado e PMEC, pois os mesmos usufruem os períodos de férias conforme calendário escolar.

No cronograma de dezembro a U.E. deverá:  Incluir a escala de férias homologada no SIPAF;  Aguardar liberação do NFP;

 Efetuar os apontamentos dos períodos de férias referentes a janeiro/2017;  Imprimir os devidos Avisos de Férias.

(20)

SARESP

Faltam poucos dias para a realização do Saresp 2016. E para auxiliar o trabalho das equipes gestoras e professores, a Educação colocou no ar um simulado com 24 itens de múltipla escolha das duas disciplinas exigidas na prova. O conteúdo está disponível na Secretaria Escolar Digital (SED).

As questões são baseadas na ‘matriz de referência’ e foram agrupadas de acordo com a etapa de ensino. A proposta é que os alunos conheçam, de forma prévia, o formato da prova (quantidade e tipo de perguntas, e tempo para resposta).

O resultado é divulgado no mesmo dia. Já os professores de Língua Portuguesa e Matemática, têm ainda acesso aos relatórios de cada classe e região. A ideia é que com os dados em mãos, seja possível identificar as dúvidas.

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Reforçando o objetivo do projeto, em ampliar a cultura democrática no cotidiano das escolas e de sua comunidade:

A ideia de unir todos os interessados – estudantes, professores/gestores/ servidores, pais/responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo de aperfeiçoamento de Grêmios Estudantis, Conselhos de Escola e Associações de Pais e Mestres. Se você é aluno, pai ou responsável por aluno, professor, gestor ou servidor da Rede Estadual Paulista, você pode dizer qual é a sua opinião sobre os três espaços de participação: Grêmios, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres e trazer sugestões para aprimorá-los. Acesse o link https://sed.educacao.sp.gov.br/GestaoDemocratica/ e responda o

NPE - NÚCLEO PEDAGÓGICO

(21)

questionário. O questionário pode ser preenchido até o dia 25 de novembro de 2016. Acesse e faça parte da construção desta iniciativa!

COMUNICADO CONJUNTO CGEB/CIMA, DE 11-11-2016

Visando dar atendimento à demanda de alunos em continuidade de estudos nas unidades escolares da rede pública estadual, as Coordenadorias de Gestão da Educação Básica - CGEB e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA, com fundamento no artigo 12, das Resoluções SE nºs 45 e 46, de 2-8-2016, assim como no artigo 13, da Portaria Conjunta SEE/SME nº 2, de 2-8-2016, informam:

I – Com relação às Matrículas de alunos em continuidade de estudos:

a) os alunos em continuidade de estudos terão suas matrículas renovadas, após a devida manifestação de interesse em permanecer na rede estadual de ensino, conforme modelo anexo;

b) caso sejam constatadas irregularidades na frequência às aulas nos dois últimos registros de Rendimento Escolar relativas às três últimas matrículas (ver inciso IV, alínea “a”, item 2) de qualquer um dos alunos em processo de continuidade de estudos, a renovação de sua matrícula estará condicionada à análise e decisão da Diretoria de Ensino;

c) em caso de, nos dois últimos registros analisados, ficar constatada ausência da informação referente ao Rendimento Escolar, o aluno deixará de ser identificado;

d) as escolas deverão empenhar esforços afim de garantir não só a continuidade de estudos dos alunos matriculados em 2016, como assegurar, após concluído o preenchimento de manifestação de interesse em permanecer na rede estadual de ensino, o total cumprimento da obrigatoriedade em manter atualizados todos os dados cadastrais de todos os alunos.

II – Com relação às Matrículas de alunos inscritos para uma vaga na rede pública:

(22)

a) os alunos inscritos para vaga na rede pública terão seus dois últimos registros de Rendimento Escolar no Sistema de Cadastro de Alunos devidamente analisados e, quando constatadas irregularidades na frequência escolar, serão identificados afim de que a Diretoria de Ensino, em sua busca de atendimento a todos os inscritos, proceda à devida matrícula.

III – Com relação às Matrículas de alunos inscritos para mudança de escola: a) os alunos inscritos para mudança de escola, seja por Deslocamento, seja por Transferência ou Intenção de Transferência, terão seus dois últimos registros de Rendimento Escolar no Sistema de Cadastro de Alunos analisados e, caso fiquem constatadas irregularidades em sua frequência escolar, serão devidamente identificados para que a Diretoria de Ensino proceda à matrícula, com vistas a garantir o atendimento dos alunos inscritos.

IV – Com relação às atribuições dos órgãos envolvidos: a) Coordenadorias:

1 - As Coordenadorias de Gestão da Educação Básica - CGEB e de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA responsabilizar-se-ão por orientar e acompanhar o trabalho das Diretorias de Ensino na condução do processo de matrícula, inclusive no que diz respeito aos alunos que se encontram em continuidade de estudos;

2 – A CIMA responsabilizar-se-á pela identificação dos alunos cujas últimas matrículas no Sistema de Cadastro de Alunos tenham apresentado irregularidades na frequência escolar, identificadas seja por retenção por frequência ou por abandono;

3 – A CGEB responsabilizar-se-á pela orientação e acompanhamento da efetivação das matrículas, junto às Diretorias de Ensino.

b) Diretoria de Ensino:

1 – Caberá às Diretorias de Ensino a validação e autorização de matrícula, por meio de sua respectiva Supervisão Escolar, aos alunos identificados nos contextos anteriormente descritos;

(23)

2 – Uma vez autorizada, a matrícula deverá ser efetivada, no Sistema de Cadastro de Alunos, pelos respectivos Diretores do Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula da Diretoria de Ensino;

3 – Em caso de matrícula não autorizada, a situação deverá receber o registro adequado no Sistema de Cadastro de Alunos, que identifique a não necessidade da efetivação dessa matrícula para o ano subsequente.

c) Unidade escolar:

1 – A escola deverá alertar os alunos ou seus pais/responsáveis, no caso de alunos com registro de elevado número de ausências, zelando para que venham a apresentar frequência regular, conforme estabelece o inciso III do artigo 5º da Lei 9.394/1996 (LDB);

2 – Caberá à escola, juntamente com a respectiva Supervisão Escolar, orientar, recolher e analisar as manifestações de interesse dos alunos/responsáveis em permanecer frequente na rede estadual de ensino;

3 – Os dados cadastrais de cada aluno, constantes no Sistema de Cadastro de Alunos, deverão ser atualizados, junto ao preenchimento da manifestação de interesse supracitada;

4 – Caso de alunos que, esgotadas todas as providências possíveis, não tenham sido devidamente localizados, a escola deverá analisar a situação do discente e proceder aos registros no Sistema de Cadastro de Alunos de forma a zelar pela fidedignidade e legitimidade das informações que alimentam os sistemas coorporativos desta Secretaria de Estado da Educação.

d) Aluno:

1 – O aluno/responsável deverá preencher manifestação de intenção de matrícula na rede estadual de ensino, após constatadas as condições descritas no inciso I, alínea b, em seus respectivos registros de frequência;

Link: Manifestação de Intenção

2 – É obrigatória a prestação de todas as informações necessárias à atualização de todos os dados cadastrais constantes na Ficha do Aluno, no Sistema de Cadastro de Alunos;

(24)

3 – Caso o aluno não possua interesse em permanecer matriculado na rede estadual de ensino, deverá informar formalmente o motivo do declínio da vaga oferecida.

OBSERVAÇÃO: Lembramos que o formulário de manifestação de interesse de matrícula anexo acima, deve ser utilizado apenas para alunos com irregularidades na frequência (abandono/retido e retido/retido e vice-versa).

Referências

Documentos relacionados

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de