• Nenhum resultado encontrado

Legenda. Exercício [faça no seu caderno] Produção de texto [escreva no seu caderno] Conceito [conceito importante que você deve gravar]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Legenda. Exercício [faça no seu caderno] Produção de texto [escreva no seu caderno] Conceito [conceito importante que você deve gravar]"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Apresentação

Aluno

Você é adolescente?

Está saindo da adolescência?

Já foi adolescente há algum tempo?

Respondendo afirmativamente a qualquer

pergunta

acima,

certamente

você

se

identificará com os textos deste módulo. Com

eles, você verá a importância dos conectores

para um texto bem feito. Aquele em que você

vai tecendo, ponto a ponto, como um tecido

mesmo. Com esse estudo, fará o seu próprio

texto, bem tecido.

(2)

Legenda

Exercício [faça no seu caderno]

Produção de texto [escreva no seu

caderno]

Conceito [conceito importante que você

deve gravar]

Aprenda mais [faça no seu caderno]

Ler é viver [leia e depois responda no seu

(3)

JUVENTUDE:

A UTOPIA DA ONIPOTÊNCIA

Para derrotar o medo, alguns jovens acreditam ser imunes a qualquer perigo. Vestem a couraça da onipotência e põem em risco seu futuro e sua vida.

Até que um dia descobrem por que não são “imortais”

A adolescência é uma fase extremamente difícil da vida. Talvez a mais difícil. Temos que nos comportar como adultos sem dispor de cacife para isso. Temos que ser fortes e independentes quando ainda nos sentimos inseguros e sem autonomia de vôo. Temos que mostrar autoconfiança sexual, mesmo sendo totalmente inexperientes. Temos que formar um juízo a nosso respeito  se possível positivo  , mas nos falta a vivência para aprofundar o autoconhecimento. Enfim, temos que ser ousados e corajosos, embora a cada passo surja o medo para nos inibir.

O que fazer? Frente a tantas incertezas, acabamos seguindo os modelos sugeridos pela própria cultura. Passamos a imitar nossos heróis, “travestindo-nos” de super-homens e de mulheres maravilha. Assim, encobrimos nossas dúvidas e inseguranças. Elas que sejam reprimidas e enviadas para o porão do inconsciente. Nós seremos os fortes e destemidos, para nós nada de errado ou ruim irá acontecer. Construímos uma imagem de perfeição, de criaturas especiais, particularmente abençoadas pelos deuses. Resultado: nos sentimos onipotentes e, a partir daí, não há coisa no mundo que possa nos aterrorizar, uma vez que estamos revestidos de proteções extraordinárias.

Esse “estado de graça” irá perdurar por um tempo variável. É um período bastante complicado para as pessoas que convivem com o jovem, pois ele sabe tudo, faz tudo melhor, acha todo o mundo “alienado” e “burro”. Só ele é competente e sábio. No entanto, para o próprio jovem, a fase parece muito positiva. Ele, finalmente, se sente bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações novas. Pode montar o cavalo mais selvagem com a certeza absoluta de que não cairá em hipótese alguma. Mais tarde, quando não for mais tão ousado e confiante, se lembrará dessa época da vida como a mais feliz. Afinal de contas, a sensação de euforia é sempre inesquecível.

Na verdade, ninguém teria nada contra a onipotência, se ela correspondesse à realidade. Porém, não é isso que os fatos nos ensinam. Sabemos que, entre os jovens, são exatamente os mais confiantes, aqueles que se envolvem em todo tipo de acidentes graves, quando não fatais. São estes jovens que dirigem seus carros na estrada, durante a madrugada, com o “pé na tábua”. Não sentem medo porque “é óbvio que os pneus não irão estourar” e “é lógico que não irão adormecer ao volante”. São estes jovens que saem de uma festa e, alcoolizados, vão a toda a velocidade para a praia. Sua “imortalidade” só é desmentida por um acidente fatal. Aliás, para ser sincero, parece incrível que não ocorra um maior número de acidentes.

Alguns jovens, onipotentes e filhos diletos dos deuses, andam de motocicleta sem capacete. Desafiam a chuva e o asfalto molhado, depois de usar tóxicos ou ingerir

(4)

álcool. Fazem curvas superperigosas. Não se intimidam porque “para eles nada de mau irá acontecer”. E morrem ou ficam paralíticos, interrompendo vidas que poderiam ser ricas e fascinantes. Estes mesmos jovens utilizam drogas em doses elevadas, porque se julgam imunes aos riscos da overdose e suas graves conseqüências. Chegam a compartilhar seringas, ao injetar tóxicos na veia, pois “é claro que não terão AIDS”. E, pela mesma razão, continuam a ter relações sexuais com parceiros desconhecidos, sem sequer tomar o cuidado de usar camisinha.

Aqueles que não morrem ou não ficam gravemente doentes, um dia acordam desse sonho em que flutuavam em “estado de graça”. Acordam porque lhes aconteceu algo: aquele acidente considerado impossível. Caíram do cavalo. Eles também são mortais! Então, tomam consciência de toda a insegurança e de toda a fragilidade que os levaram a construir a falsa armadura da onipotência. Ao se tornarem criaturas normais, sentem-se fracos. Antes era muito melhor. Sim, mas era tudo mentira. Agora, o mundo perdeu as cores vibrantes da fantasia. Vestiu os meios-tons da realidade. Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados no chão. Terão que aprender a cair e se levantar. Terão que aprender a respeitar mais os cavalos! Terão que saber que todas as doenças, todos os acidentes, todas as faltas de sorte poderão persegui-los. E  o que é mais importante  terão que enfrentar com serenidade a plena consciência de que são vulneráveis. Este é um dos ingredientes da maturidade: ter serenidade na viagem da vida, mesmo sabendo que tudo pode nos acontecer.

Gikovate, Flávio. Revista Cláudia Fevereiro/92. Pág. 132.

Leia com atenção o texto “Juventude: a utopia da onipotência”

1- Com o auxílio de um dicionário, faça em seu caderno a relação das palavras abaixo com os sinônimos das que aparecem no texto.

1- 2- 3- 4- 5- 6-

1- que tem competência 2- confiar em sim mesmo 3- encantadores

(5)

4- poder absoluto e infinito 5- imortais

6- queridos

2- O autor expõe as incertezas da adolescência e os métodos usados para enfrentar essa fase e atingir um “estado de graça”. No que constitui esse estado?

3- A onipotência da adolescência é real? Explique.

4- O que o autor quer dizer sobre a adolescência com a frase: “Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados no chão”? 5- Qual é um dos ingredientes da maturidade? Você concorda com o autor? Por quê?

Leia, agora, este poema:

O ADOLESCENTE

“A vida é tão bela que chega a dar medo. Não medo que paralisa e gela,

estátua súbita, mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para a frente farejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta.

Medo que ofusca: luz! Cumplicemente,

as folhas contam-te um segredo velho como o mundo:

Adolescente, olha! A vida é nova. . . A vida é nova e anda nua

 vestida apenas com o teu desejo!”

Quintana, Mário. Nariz de Vidro.

(6)

O poema acima, de Mário Quintana, fala da adolescência, assim como o texto de Flávio Gikovate. Porém, a maneira de abordar o tema é diferente. Observe:

 texto de Flávio Gikovate não literário; refere-se ao

mundo real.

 texto de Mário Quintana literário; refere-se ao mundo

possível, partindo de observações reais e está escrito em versos.

O texto literário centra-se no trabalho com a língua. Compare a observação sobre o medo na adolescência nos dois textos:

a) Gikovate “. . . temos que ser ousados e corajosos,

embora a cada passo surja o medo para nos inibir. O que fazer? Frente a tantas incertezas acabamos seguindo os modelos sugeridos pela própria cultura. Passamos a imitar nossos heróis, “travestindo-nos” de super-homens e de mulheres-maravilha. Assim encobrimos nossas dúvidas e inseguranças.

b) Quintana “A vida é tão bela que chega a dar medo.

Não medo que paralisa e gela, estátua súbita,

mas

esse medo fascinante e fremente de curiosidade que faz o jovem felino seguir para a frente farejando o vento ao sair, a primeira vez, da gruta”.

Ambos os textos falam do medo da adolescência e a coragem para enfrentá-lo, mas no texto “a” a adolescência é vista de modo real, enquanto que no “b” ela é do mundo possível, como o poeta a vê. Geralmente o poema expõe as idéias resumidamente e trabalhando a língua. Leia em voz alta e sinta o efeito das palavras com F.

1- No texto de Gikovate e no de Quintana, qual a característica principal da fase da adolescência?

2- Analise apenas o trecho a seguir, em que Quintana expõe

resumidamente: “A vida é nova . . . A vida é nova e anda nua  vestida apenas com o teu desejo”.

(7)

Copie o trecho de Gikovate que expõe a mesma idéia. Qual a função do elemento de conexão?

Todo texto, para fazer sentido, para ser verdadeiramente um texto, precisa ir ligando uma parte a outra, uma frase a outra, uma palavra a outra.

Às vezes, nos exercícios, para ficar mais fácil de se entender, as frases estão soltas. Porém, elas só se firmam enquanto texto se estiverem ligadas.

Vamos estudar a Conexão entre frases. Observe:

a) Aquele aluno estudou muito.

b) Aquele aluno não entendeu a lição.

Transformando os períodos simples acima num período composto, obteremos:

Aquele aluno estudou muito, mas não entendeu a lição. (idéia de oposição)

Considerando-se outras conjunções (ou conectores) que também indicam oposição, poderíamos construir:

Aquele aluno estudou muito, contudo não entendeu a lição. Aquele aluno estudou muito, porém não entendeu a lição.

Embora tivesse estudado muito, aquele aluno não entendeu a lição. Da mesma forma, poderemos fazer com os conectores que indicam outras relações.

(8)

Veja no quadro abaixo alguns conectores (também chamados de conjunções) e a relação que indicam:

condição se, caso, desde que, contanto que, a não ser que

causa porque, já que, visto que, por isso, como, por, pois

que R

e mediação

l ou para que, a fim de que, para

a finalidade

ç

ã conformidade conforme, segundo, consoante, como

o

d tempo quando, nem bem, logo que, assim que, enquanto,

até que

oposição mas, embora, mesmo, apesar de, se bem que, no

entanto, todavia

adição e, também, não só. . . mas também, além de, tanto . . .

como

1- Escreva outras duas possibilidades para indicar as relações apontadas:

a) Tempo Quando chegou em casa, começou a implicar com a

mulher.

b) Conformidade O farmacêutico preparou a receita conforme o

médico determinara.

c) Finalidade Fiz o possível para que meu amigo se recuperasse

da crise.

(9)

2- Encontre no texto de Gikovate e copie: a) Uma frase com conector de causa. b) Uma frase com conector de oposição.

3- Leia as palavras de Josefa Maria de Jesus abaixo, observe a oração que está entre vírgulas e reescreva-a, substituindo o conector “quando” por um conector que dê a idéia de condição.

4- A frase abaixo não tem um conector explícito, isto é, que esteja no texto, mas os dois pontos dão idéia de um conector. Escreva essa frase e encaixe o conector adequado.

(10)

5- Nas frases a seguir, há erros no emprego dos conectores. Corrija-os. a) O rio transbordou mas choveu demais.

b) O grupo mantém dois dos cantores antigos porque o repertório continua o mesmo.

Observe os conectores de seqüência:

Os conectores servem também para dar seqüência a um texto, isto é, fazer o texto desenvolver-se .

Observe o primeiro parágrafo do texto de Gikovate. Ele está dando os vários tipos de comportamento que temos quando adolescentes. Para terminar essas citações sobre o comportamento e continuar outros tópicos ele escreve “Enfim, temos que ser ousados e corajosos. . .”

E o texto dele caminha com vários conectores: assim, no entanto, afinal de contas, na verdade, etc.

Os conectores que dão seqüência aos textos são muitos. Além dos conectores do quadro anterior, você pode usar também: primeiro, depois, por fim, finalmente, por último, antes, ainda, em conclusão, em resumo, etc.

Agora você vai redigir uma dissertação que deverá conter, no mínimo, três parágrafos. Observe que para isso há necessidade de estruturá-la em: início, desenvolvimento e conclusão. Sugerimos que você utilize os conectores que você aprendeu neste módulo.

(11)

INFLAÇÃO e INFRAÇÃO Veja a diferença:

• Com a inflação aumentando assim, meu dinheiro não compra mais nada.

(inflação = desvalorização do dinheiro)

• Senhores, espancar um menor é uma grave infração.

(infração = desrespeito a um regulamento, violação de uma lei)

Complete com inflação ou infração a) A __________ já atingiu 240%?

b) Dirigir sem habilitação é uma grave ________ às leis do trânsito. c) Nossa economia não pode suportar uma taxa de _____ tão alta. d) Você sabia que buzinar à noite é uma ________?

DESCRIÇÃO e DISCRIÇÃO

• Nesta reportagem, há uma ótima descrição da região.

(descrição = ato de descrever)

• Procure vestir-se com discrição.

(discrição = simplicidade)

• Foi uma pessoa que sempre agiu com discrição.

(discrição = prudência, sensatez)

(12)

1- Complete com descrição ou discrição:

a) Se agirmos com _______, tudo ficará mais fácil. b) Sua _____ do assaltante é muito precária.

c) Já está muito escuro, por isso fica muito difícil fazer uma boa _______ do local.

d) Decorou a casa com bom gosto e ________.

2- Aponte a alternativa em que a palavra destacada está empregada erradamente.

a) Se houvesse maior discrição, o problema não teria ido a público. b) Não conseguiu fazer a descrição do acidente, pois estava

traumatizado.

c) Quem mais sofre com a inflação são os trabalhadores.

d) É importante que você faça uma boa discrição dos dois personagens. SER BROTINHO

Ser brotinho é sorrir dos homens e rir interminavelmente das mulheres, como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse tosse e riso.

Ser brotinho é desdizer de enfeites e pinturas, e fazer uma cara lambida, arrumar os cabelos no vento, apagar o corpo dentro de um vestido sem graça de doer, mas ir por aí espalhando fagulhas pelos olhos. Ser brotinho é lançar fagulhas pelos olhos.

É viver a eternidade de uma tarde em atitude esquemática, a compreender o teto. É passar o feriado descalça, no apartamento da amiga, comendo de lata, e cortar o dedo, e chupar o sangue. Ser brotinho é possuir vitrola própria. Perambular pelas ruas do bairro com um ar sonso-moderninho-vagarento, abraçada a uma porção de elepês esfuziantes. É dizer a palavra feia precisamente no instante em que essa palavra se faz imprescindível e tão elegante e superior.

(13)

É poder usar óculos enormes como se fosse uma decoração, um adjetivo para o rosto e para o espírito. É esvaziar o sentido das coisas que os coroas levam a sério, mas é também dar sentido de repente ao vácuo absoluto. Aguardar na paciente geladeira o momento exato de ir à forra da falsa amiga.

É telefonar muito, demais, revirando-se no chão como dançarina do deserto. É querer ser rapaz só para vaguear sozinho pelos astros da madrugada. Achar muito bonito um homenzarrão muito feio; mas achar tão legal uma senhora ilegal.

Ser brotinho é comparar o amigo do pai a um pincel de barba a gente vai ver, está certo: o amigo do pai parece um pincel de barba. É sentir uma vontade adoidada de cair nua no mar noturno, completamente. É esvoaçar de euforia à vista de uma cascata. Falar inglês sem saber verbos irregulares.

É ter uma vez bebido dois gins, quatro uísques, cinco taças de champanha e uma de cinzano sem sentir nada, mas ter outra vez bebido só um cálice de vinho-do-porto e ter dado um vexame modelo grande.

Ser brotinho é atravessar de ponta a ponta o salão da festa com uma indiferença glacial pelas mulheres que deixaram de ser brotinhos. É ficar pasmada no escuro da varanda sem contar para ninguém a miserável traição. Amanhecer chorando, anoitecer dançando. Ter horror de gente morta. Ladrão dentro de casa. Fantasma. Barata. É policiar parentes, amigos, mestres, e mestras com ar songa-monga de quem nada vê, nada ouve, nada fala.

Ser brotinho é adorar. Adorar o impossível. Ser brotinho é detestar o possível. É acordar ao meio-dia de domingo com uma cara horrenda, comer só e lentamente uma fruta meio verde, e ficar de pijama telefonando, até a hora do jantar, e mais telefonar, e ir devorar um sanduíche americano na esquina; tão estranha é a vida na terra, no mar e no ar.

CAMPOS, PAULO MENDES. Elenco de cronistas modernos, 2ª edição, Editora Sabiá, Rio de Janeiro, 1971, pp. 165-167.

Qual dos conceitos de “ser brotinho” você achou mais adequado a essa fase de vida? Por quê?

(14)

Gabarito p. 05 1) 1- competente 2- autoconfiança 3- fascinantes 4- onipotente 4- deuses 5- diletos

2) Em um sentimento de onipotência, pois os adolescentes se acham revestidos de proteções

extraordinárias.

3) Não é real, pois com o passar do tempo eles tomam consciência de sua fragilidade.

4) Eles não conseguiram dominar a euforia e perceberam não ser onipotentes e sim vulneráveis aos

acontecimentos.

p. 06

5) Levar a vida com serenidade. Resposta pessoal. p.07

1) A ousadia perante a vida.

2) “Ele, finalmente, se sente bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações novas.” p. 09

1) a- Nem bem chegou em casa, começou a implicar com a mulher.

Assim que chegou em casa, começou a implicar com a mulher. b- O farmacêutico preparou a receita segundo o médico determinara. O farmacêutico preparou a receita como o médico determinara. c- Fiz o possível para meu amigo se recuperar da crise.

Fiz o possível a fim de que meu amigo se recuperasse da crise. d- Caso faça bom tempo, iremos à praia.

Contanto que faça bom tempo, iremos à praia.

p. 10

2) a- Não sentem medo porque “é óbvio que os pneus não irão estourar”. . .

b- “Este é um dos ingredientes da maturidade: ter serenidade na viagem da vida, mesmo sabendo que tudo pode nos acontecer.”

3) “ Se a pessoa sente muita fome, a fome acaba morrendo.”

4) “A liberdade não é dada pelos governos, mas deve ser exigida pelo povo.”

p. 11

5) a- O rio transbordou, pois choveu demais.

b- O grupo mantém dois dos cantores antigos e o repertório continua o mesmo.

p.12

a) inflação b) infração c) inflação d) infração

p.13

1) a) discrição b) descrição c) descrição d) discrição 2) Resposta d

p.15

(15)

Bibliografia

• O Texto: Da Teoria À Prática – Subsídios à Proposta Curricular para o

Ensino de Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Secretaria de Estado da Educação – São Paulo – Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas – 2ª ed. – São Paulo – 1998.

• Parâmetros Curriculares Nacionais – Português e Apresentação dos

Temas Transversais – Ministério da Educação e do Desporto – Secretaria de Educação Fundamental – Brasília – 1997.

• Proposta Curricular para o ensino de Língua Portuguesa – Ensino

Fundamental – Secretaria de Estado da Educação – São Paulo - Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - 4ª ed. – São Paulo – 1998.

ALMEIDA, Maria Aparecida e FERREIRA, Givan - Falando a Mesma Língua. São Paulo: FTD, 1994.

BASSI, Cristina M. e LEITE, Márcia - Leitura e Expressão. Atual Editora, 1992.

CARDOSO, Eloisa G. e DONADIO, Miriam G. - Português – Projeto Alternativo. Ed. do Brasil, 1989.

CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHÃO, Déborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida - Construindo a escrita: Gramática/ ortografia. São Paulo: Ática, 1997.

CARVALHO, Carmen Silvia C. Torres de; PANACHÃO, Déborah; KUTNIKAS, Sarina Bacellar; SALMASO, Silvia Maria de Almeida - Construindo a escrita: Leitura e interpretação de textos. São Paulo: Ática, 1997.

COLEÇÃO “PARA GOSTAR DE LER” : Ed. Ática, 1994.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley - Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988.

ENCICLOPÉDIA BRITÂNICA DO BRASIL – Rio de Janeiro, 1997.

FARACO, Carlos Emílio e MOURA, Francisco Marto de - Gramática Nova. São Paulo: Ática, 1992.

FARACO, Carlos Emílio e MOURA, Francisco Marto de - Linguagem Nova. São Paulo: Ática, 1997.

FÁVERO, Leonor L. - Coesão e coerência textuais. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1995.

FÁVERO, Leonor L. e KOCH, Ingedore G. V - Linguística textual: introdução. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1994.

(16)

GARCIA, Othon M. - Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1975.

GONÇALVES, Maria Silvia e RIOS, Rosana - Português Em Outras Palavras. 2ª ed. Ed. Scipione, 1997.

GRANATIC, Branca - Técnicas básicas de redação. 4ª ed. São Paulo: Scipione, 1997.

INFANTE, Ulisses - Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1998.

JORNAIS: O Estado de São Paulo, Cruzeiro do Sul, Folha de São Paulo, Diário de Sorocaba.

KLEIMAN, Angela - Texto e leitor. 4ª ed. Campinas, SP: Pontes, 1995.

LUFT, Celso Pedro e CORREA, Maria Helena - A Palavra é Sua. 3ª ed. São Paulo: Ed. Scipione, 1997.

MAIA, João D. - Literatura: Textos e técnicas. São Paulo: Ática, 1996.

MIRANDA, Claudia e RODRIGUES, Maria Luiza Delage - Linguagem viva. 3ª ed. São Paulo: Ática, 1997.

NICOLA, José De e INFANTE, Ulisses - Palavras e Idéias. São Paulo: Scipione, 1995.

PERINI, Mario A. - Por uma nova gramática. 4ª ed. São Paulo: Ática, 1989. PROENÇA, Graça e HORTA, Regina - A Palavra É Português. 3ª ed. Ed. Ática, 1997.

REVISTAS: Veja, Isto É, Manequim, Nova Escola, Cláudia.

SARGENTIM, Hermínio G. - Atividades de Comunicação em Língua Portuguesa. São Paulo: IBEP.

SILVA, Antonio de Siqueira e BERTOLIN, Rafael - A Construção da Linguagem. São Paulo: IBEP.

SOARES, Magda - Português Através de Textos. 3ª ed. São Paulo: Ed. Moderna, 1993.

TRAVAGLIA, Luiz C. - Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.

TEATRO DA JUVENTUDE – Governo do Estado de São Paulo/ Secretaria da Cultura. Ano 2 – Número 14 – Outubro/1997.

TESOTO, Lídio - Novo Texto e Contexto. São Paulo: Ed. do Brasil, 1994. TUFANO, Douglas - Curso Moderno de Língua Portuguesa. 2ª ed. reformulada. São Paulo: Moderna, 1991.

(17)

Equipe de Português

• Antonia Gilmara Biazotto de Souza Rodrigues • Aparecida Ferreira Ladeira

• Edna Gouvêa • Maria Alice Pacos

Coordenação

Cheila Fernanda Rodrigues

Supervisão

Terezinha Hashimoto Bertin

Colaboração especial

Neide Giamboni Lopes

Direção

Rita de Cássia Fraga Costa

Capa

Criação: Lopes e Vilela

Observação Importante

Este material foi elaborado pelos professores de Português/ Sorocaba, para uso exclusivo de CEES.

É proibida a sua comercialização.

Observação

Estes Módulos foram feitos com base na nova L D B, Parâmetros Curriculares, Proposta CENP.

Referências

Documentos relacionados

NA FORCASA, ALÉM DE TODOS OS BENEFÍCIOS DO CASA VERDE E AMARELA, VOCÊ TEM CONDIÇÕES IMPERDÍVEIS PARA COMPRAR O QUE É SEU. A MELHOR ALTERNATIVA PARA SAIR

Um dos aspectos mais controvertidos em matéria de Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos, conhecido pela sigla ITCMD é o que diz

— Proposta de Emenda Constitu- cional (PEC) para recriar o Conselho Nacional de Seguridade Social - que participará da formulação e fiscali- zação da proposta orçamentária da

b) ASSINANTE Oi TV: pessoa física ou jurídica que firmar vinculo contratual com a OPERADORA, para poder usufruir dos serviços de TV por assinatura. c) SERVIÇO Oi TV: serviço

Após enviar um repositório para o servidor remoto sempre que precisar sincronizar as alterações locais com o repositório remoto no GitHub Web, basta clicar no botão Sync

Dentre estes sistemas foi escolhido o Subversion para ser utilizado nos projetos espaciais, pelas características de estabilidade, uma vez que existe uma ampla

 Existe a expectativa de um apoio especial do INE, na nova classificação da CAE (subclasses), para as actividades, principal e secundárias, das empresas residentes em base

No. Apostila: SEM DIREITO AO USO EXCLUSIVO DO ELEMENTO NOMINATIVO. Procurador: PALO ALTO MARCAS E PATENTES No. dispositivos anti-roubo, aparelhos para entetenimento adaptados