• Nenhum resultado encontrado

Vice-Reitoria. Plano de Ensino. Disciplina: N001 Linguagens e Pesquisa Carga Horária: 80h Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo 1 Período

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vice-Reitoria. Plano de Ensino. Disciplina: N001 Linguagens e Pesquisa Carga Horária: 80h Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo 1 Período"

Copied!
74
0
0

Texto

(1)

Disciplina: N001 Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 1° Período

Ementa: A disciplina trata dos princípios básicos da língua escrita e falada e das estruturas das diversas modalidades textuais com a intenção de desenvolver a compreensão dos mecanismos da comunicação e de sua utilização como forma de expressão. Além disso, discute a definição de ciências, senso comum e método científico. Introdução à a epistemologia do conhecimento científico: o empirismo, o racionalismo e as crises de paradigmas. Metodologia Científica e pesquisa: os métodos e as diferentes técnicas de investigação. Pesquisa bibliográfica e como registrá-la: análise de textos, resenhas, resumos, esquemas, fichamento. Formalização do trabalho científico: projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações, artigos científicos, resumos de congressos. Normas ABNT.

Objetivo Geral: Compreender os mecanismos linguísticos que garantem a coesão e a coerência do texto oral e escrito. Conhecer os fundamentos do processo de investigação científica e da execução da pesquisa científica, segundo normas-padrão. Conhecer metodologias de projetos de produto multimídia aplicados à pesquisa científica.

Objetivos Específicos: Capacitar o aluno para lidar com a linguagem de forma ampla e ao mesmo tempo aplicá-la aos mais variados contextos. Discutir aspectos semânticos e simbólicos em relação à comunicação verbal e não verbal. Trabalhar aspectos essenciais da produção de textos. Compreender por que se usa a metodologia na ciência. Compreender como são elaborados e estruturados os trabalhos científicos. Compreender o uso de métodos para o processo de desenvolvimento de produção acadêmica.

Conteúdo Programático:

 A semântica: o sentido das palavras.

 Elementos da comunicação humana: comunicação verbal e não verbal.  Funções da linguagem.

 Linguagem, processos comunicativos, formas e tecnologias.  Oralidade: exposições orais, debates, seminários, dramatizações.  Processos simbólicos, linguagem e sociedade.

 Elementos de coesão e coerência.

 Produção de textos: planejamento, estrutura e construção.  Técnicas básicas do discurso e da oratória.

 Aspectos comunicacionais em meios multimídias.

 Conceitos básicos sobre análise do discurso e seus impactos.  Análise crítica e interpretação de textos: técnicas básicas.  Tipos e gêneros textuais: semelhanças e diferenças.  Técnicas de estudo e pesquisa: tipos de conhecimento.

 Metodologia de investigação científica: objeto de pesquisa, temas e problemas.  Metodologia de investigação científica: hipóteses e levantamento de dados.  Metodologia de investigação científica: análise de dados e tipos de pesquisa.  Metodologia de investigação científica: etapas de um projeto de pesquisa.  Metodologia de investigação científica: normas da ABNT.

 Metodologia de investigação científica: apresentação de projetos. Bibliografia Básica:

FÁVERO, Leonor L. Coesão e coerência textuais. São Paulo: Ática, 1991.

(2)

Página 2 de 2

Palomanes. Introdução à semântica. V. único. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2016. 348p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. Bibliografia Complementar:

BLIKSTEIN, Izidoro. Como falar em público: técnicas de comunicação para apresentações. São Paulo: Ática, 2010. (Conforme a nova ortografia da língua portuguesa)

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisas em ciências Humanas e Sociais 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006 163 p. FIORIN, José Luís; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16 ed., São Paulo, Ática, 2003.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. 5 ed., São Paulo: Editora Scipione, 1998.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa - ação. São Paulo: Cortez, 1998.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(3)

Disciplina: N019 – Teoria e História I Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo - 1º período

Ementa: Noções básicas de estética e arte. A arte como sistema cultural e interação com a sociedade e os contextos históricos, políticos e econômicos de cada época (da pré-história à contemporaneidade). Manifestações artísticas da Pré-História até a Revolução Industrial. História e Teoria da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo no período da Antiguidade até a Revolução Industrial. Formação e evolução das cidades. Construção de paisagens na Antiguidade até a Idade Moderna.

Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a expressão artística e cultural, da pré-história até a revolução industrial, no âmbito das artes, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, salientando a estética de cada período, relacionada aos eventos históricos, políticos e econômicos.

Objetivos Específicos: Trabalhar as noções de discurso estético e de leitura de obras na História da Arte. Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas épocas e culturas e nas expressões resultantes da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promover um espaço de reflexão sobre a formação e a evolução das artes, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo ao longo da história, dando especial atenção às forças políticas e sociais que atuam na legitimação institucional e ao confronto entre a arte e a cultura como instâncias auto-implicadas. Adquirir uma visão crítica da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo e referências históricas pertinentes aos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Conteúdo Programático:  Definição de arte e estética.  Arte e contexto.

 A arte da pré-história.  O surgimento das cidades.  Arte egípcia, grega e romana.  As cidades da antiguidade.

 Histórico da construção de paisagens na antiguidade.  A arte na idade média.

 Arquitetura e arte paleocristã e bizantina.  Período românico.

 Período gótico.

 O urbanismo das cidades medievais.

 Histórico da construção de paisagens na idade média.  Arte na renascença.

 Arquitetura na renascença.

 O urbanismo das cidades da renascença.

 Histórico da construção de paisagens no renascimento.  Barroco e rococó.

 O barroco no brasil.

 Transformações a partir da revolução industrial. Bibliografia Básica:

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC. BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva.

(4)

Página 2 de 2 Bibliografia Complementar:

CUMMING, Robert. Para Entender a Arte. São Paulo: Ática.

GOITIA, Fernando Chueca. Breve História do Urbanismo. Lisboa: Presença.

MARX, Roberto Burle. Arte e Paisagem: conferências escolhidas. 2ª edição. São Paulo: Nobel. CARVALHO, Benjamim de Araújo. A história da arquitetura. Rio de Janeiro: Edições de Ouro.

UPJOHN, Everard M.; WIGERT, Paul S.; MAHLER, Jane Gaston. História mundial da arte. Tradução de Rui Mario Gonçalves.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(5)

Disciplina: N020 – Expressão e Representação Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo - 1º período

Ementa: Estudo teórico e prático de técnicas de representação gráfica de projetos de arquitetura. Normas da ABNT aplicadas ao desenho técnico. Estudo teórico e prático da Geometria Espacial e do Sistema de Projeções Ortogonais

Objetivo Geral: Domínio técnico da representação gráfica de objetos em planos e o desenvolvimento do pensamento em imagens.

Objetivos Específicos: Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir elementos que compõem o projeto de arquitetura. Desenvolver as técnicas básicas para a execução do desenho técnico visando o desenvolvimento do projeto arquitetônico. Conhecer os elementos geométricos, posições relativas e sistemas de projeção. Compreender estruturas complexas de objetos 3D. Aplicar os conceitos de elementos geométricos em representações gráficas de objetos 3D. Conteúdo Programático:

 Tipos de desenho.  Antropometria.  Croquis.

 Espaços arquitetônicos e produção de desenhos.  Desenho de ilustração e de ornamentação.  Desenho de observação.

 Introdução ao desenho técnico.  Ferramentas e técnicas fundamentais.  Convenções do desenho técnico.  Sistemas de projeção.  Projeção geométrica.  Projeção perspectiva.  Métodos de perspectiva.  Tridimensionais.  Ideias de projeto.  Detalhes e proporção.

 Desenho universal apontamentos.  Planta baixa e conceitos.

 Desenho de planta baixa.  Dimensionamentos. Bibliografia Básica:

OBERG, L. Desenho arquitetônico. São Paulo: Livro Técnico. MONTENEGRO, Gildo. Desenho arquitetônico. Edgard Blücher.

PINHEIRO, Virgilio Athayde. Noções de geometria descritiva: mudanças, rotações, rebatimentos, problemas métricos. São Paulo: Livro Técnico. Volume 2.

Bibliografia Complementar:

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho de projetos. Edgard Blucher.

WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes.

MONTENEGRO, Gildo A. A perspectiva dos profissionais. São Paulo: Edgard Blücher.

(6)

Página 2 de 2

PRINCIPE JUNIOR, A. R. Noções de geometria descritiva. Volume 1.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(7)

Disciplina: N021 – Introdução à Arquitetura Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo - 1º período

Ementa: Estudo dos métodos de análise da concepção arquitetônica. Estudo das relações entre forma, função e sistema construtivo. Técnicas e métodos para construção de modelos. O processo criativo: métodos de estímulos à criação em arquitetura. Exercícios de composição, desenho de observação e de memória e percepção das formas e volumes.

Objetivo Geral: Conhecer e dominar as técnicas de resolução criativa de problemas. Domínio do uso de modelos como auxilio técnico e visual do ato de projetar.

Objetivos Específicos: Dominar o conhecimento técnico e artístico de construção de modelos 2D e 3D. Dominar a construção e desenho de modelo, materializando as propostas de forma. Entender as características espaciais, funcionais e construtivas no processo de projetação de edifícios, cidades e paisagens. Estudar o trabalho dos grandes mestres da arquitetura. Aprender e desenvolver estratégias para desenvolver a geração de ideias. Trabalhar os conhecimentos básicos de desenho e exercitar habilidades de composição, de observação, de memória com ênfase na percepção das formas e volumes. Desenvolver habilidades de criatividade associadas ao processo de resolução de problemas aplicados a projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Conteúdo Programático:

 Aplicação dos conceitos de análise visual.  A maquete como processo criativo.  Conceito e tipos de maquetes.  Configuração do objeto.  Escalas e proporções.  Maquete volumétrica.

 Materiais, ferramentas e acabamentos.  Modelos tridimensionais na arquitetura.  Montagem e técnicas práticas de trabalho.  Processos de geração da forma.

 Percepção de espaço.  Percepção de forma.  O espaço na arquitetura.

 O processo criativo na arquitetura.  Leitura de projeto.

 Conceito em arquitetura.  Grandes arquitetos.

 Arquiteturas significativas.  Estudo de caso e análise projetual.  Cópia de modelo de projeto. Bibliografia Básica:

ZEVI, Bruno. Saber ver arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira. Bibliografia Complementar:

(8)

Página 2 de 2

SCRUTON, Roger. Estética em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.

PETERSON, Wilferd A. A arte do pensamento criativo. São Paulo: Best Seller. WONG, Wucius. Princípios de forma e desenho. Martins Fontes.

SCRUTON, Roger. Estética da arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(9)

Disciplina: N004 – Ciências Exatas e Tecnologias Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 2° Período

Ementa: Eventos. Espaços Amostrais. Probabilidades. Variáveis Aleatórias Discretas e Contínuas. Distribuição de Probabilidade de Variáveis Aleatórias Unidimensionais e Bidimensionais. Esperança Matemática. Variância e Coeficientes de Correlação. Teorema do Limite Central. Teste de Hipóteses para Médias. Testes do Qui-quadrado. Regressão e Correlação. História e Evolução da Ciência da Computação. Organização de Sistemas de Computadores: Hardware e Software. Ferramentas Básicas de Trabalho. Redes de Computadores: Internet.

Objetivo Geral: Entender fenômenos ao acaso (Aleatório) através da apresentação dos conceitos da teoria da probabilidade. Compreender a evolução histórica da área de computação, e visualizar os caminhos ainda abertos para novas melhorias.

Objetivos Específicos: Conhecer e se tornar usuário das principais tecnologias e ferramentas disponíveis na atualidade. Assimilar os princípios básicos de hardware utilizados em microcomputadores, bem como os seus sistemas operacionais. Conhecer os principais conceitos voltados para a Internet, permitindo utilizá-la como ferramenta de estudo e aquisição de novos conhecimentos.

Conteúdo Programático:

 Ferramentas de Pesquisa e Comunicação.  Editores de texto e de apresentação.  Planilhas Eletrônicas.

 Noções de Software e Hardware.  Redes e Segurança da Informação.  Multimídia e Marketing.

 Tecnologias e Sistemas Especialistas Aplicados.  Matemática Básica Aplicada.

 Matemática Financeira Aplicada.  Matemática Geométrica Aplicada.  Funções Matemáticas e Suas Aplicações.  Porcentagens, Razão e Proporção.  Noções de Amostragem e Probabilidade.  Moda, Média e Desvio Padrão.

 Medidas de Dispersão e de Tendência Central.  Análise da Variância, Correlação e Regressão.  Elementos da Estatística Descritiva.

 Análise e Interpretação de Dados Estatísticos.  Representação Gráfica de Dados.

 Utilização de Softwares para Análise Estatística de Experimentos. Bibliografia Básica:

BUSAB, W.O e MORETTIN, Pedro A.- Estatística Básica. São Paulo – Editora Atual. MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de Estatística. São Paulo: Atlas.

SPIEGEL, M. R. Estatística. São Paulo. Makron Books. Bibliografia Complementar:

FREUND, J., SIMON, G. Estatística Aplicada. Porto Alegre: Bookman.

(10)

Página 2 de 2

IEZZI, G. Tópicos de matemática, volume 1. São Paulo: Editora: Atual. MAIO, W. Raciocínio Lógico Matemático. Editora Arte e Ciência. CRESPO, A. A. Estatística fácil. São Paulo: Editora Saraiva.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(11)

Disciplina: N073 – Desenho de Arquitetura Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 2° Período

Ementa: Estudo teórico e prático de técnicas de representação gráfica de projetos de arquitetura. Normas da ABNT aplicadas ao desenho técnico.

Objetivo geral: Conhecer fundamentos técnicos para o desenho descritivo. Firmar habilidades para elaboração de desenhos arquitetônicos. Dominar técnicas de representação gráfica e de convenções de desenho de projeto de arquitetura. Fundamentar conceitos sobre desenhos técnicos e classificação de modelos de plantas.

Objetivos específicos: Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir elementos que compõem o projeto de arquitetura; Desenvolver as técnicas básicas para a execução do desenho técnico de acordo com as normas da ABNT e correlatas aos respectivos assuntos, visando o desenvolvimento do projeto arquitetônico.

Conteúdo Programático:

 Hachura e profundidade espacial.  Valores tonais hierarquia de traços.  Aberturas.

 Elevações.  Plano de corte.  Níveis e patamares.  Mobiliário.

 Equipamentos no projeto de arquitetura.  Representação de elementos do edifício.  Elementos gráficos do projeto.

 Escopo de projeto arquitetônico.  Legislação e desenho.

 Como montar uma prancha.  Plantas de localização e situação.  Implantação e áreas livres da edificação.  Planta baixa: elementos gráficos.

 Planta baixa: detalhes.  Projeções verticais.

 Planta baixa de coberturas.  Vocabulário técnico ilustrado. Bibliografia Básica:

OBERG, L. Desenho arquitetônico. São Paulo: Livro Técnico. MONTENEGRO, Gildo. Desenho arquitetônico. Edgard Blücher.

MACHADO, Ardevan. Desenho na engenharia e arquitetura. Volume 1. São Paulo: A. Machado. Bibliografia Complementar:

MONTENEGRO, Gildo A. Desenho de projetos. Edgard Blucher

PEIXOTO, Virgílio Vieira. Manual básico de desenho técnico. Florianópolis: UFSC MOREGULA - Desenho arquitetônico

NIEMEYER, Oscar. Minha arquitetura. RIBEIRO, Milton. Planejamento visual gráfico.

(12)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(13)

Disciplina: N103 – Metodologia de Projeto Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 2° Período

Ementa: Conhecimento científico e outros tipos de conhecimento. Investigação Científica. O método científico. Delineamento da pesquisa. Projeto de pesquisa. Execução da Pesquisa. Apresentação e divulgação da pesquisa.

Objetivo Geral: Entender a pesquisa como um princípio científico e educativo, familiarizando-se com o processo de pesquisa e com trabalhos científicos que estão sendo realizados hoje na sua área específica de atuação, de forma a construir a sua capacidade analítica em relação aos mesmos e seu interesse pela pesquisa.

Objetivos Específicos: Orientar os alunos na compreensão da estrutura, organização e coerências internas que um trabalho científico e um projeto de pesquisa devem apresentar, além de discutir sobre os aspectos e problemas relacionados à execução de um trabalho de pesquisa, mobilizando os alunos para a execução de seus próprios trabalhos.

Conteúdo Programático:

 Elementos primários da linguagem arquitetônica.  Forma e espaço.

 Organização espacial.  Proporção e escala.

 Princípios da ordem arquitetônica.  Espaço pessoal e territorialidade.  Teoria de projeto.

 Etapas de projeto em arquitetura.  Metodologia de projeto.  Programação: requisitos.  Programação: limitações.  Programação: contexto.  Estudos de casos.  Conceito em arquitetura.  Propostas conceituais.  Partido arquitetônico.

 Estudos de manchas e croquis.  Setorização no projeto.

 Site analisys.

 Mapas e diagramas visuais. Bibliografia Básica:

NUNES, Rizzatto. Manual da monografia jurídica. São Paulo: Saraiva. LAKATOS, Eva; MARCONI, Marina. Metodologia Científica. São Paulo.

MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Claudia Servilha. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. São Paulo.

Bibliografia Complementar:

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, Método e Criatividade. Rio de Janeiro: Vozes.

(14)

Página 2 de 2

RAMPAZZO, Lino. Metodologia Científica para alunos de Graduação. São Paulo: Ed. Loyola.

SIMÃO, Márcia R.; BARCELOS, Roberta (Org.). Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Niterói: Universo.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(15)

Disciplina: N125 – Teoria e História II Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 2° Período

Ementa: Noções básicas de estética e arte. A arte como sistema cultural e interação com a sociedade e os contextos históricos, políticos e econômicos de cada época (da pré-história à contemporaneidade). Manifestações artísticas da Pré-História até a Revolução Industrial. História e Teoria da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo no período da Antiguidade até a Revolução Industrial. Formação e evolução das cidades. Construção de paisagens na Antiguidade até a Idade Moderna.

Objetivo Geral: Proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a expressão artística e cultural, da pré-história até a revolução industrial, no âmbito das artes, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, salientando a estética de cada período, relacionada aos eventos históricos, políticos e econômicos.

Objetivos Específicos: Trabalhar as noções de discurso estético e de leitura de obras na História da Arte. Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizado nas diversas épocas e culturas e nas expressões resultantes da arquitetura, urbanismo e paisagismo. Promover um espaço de reflexão sobre a formação e a evolução das artes, da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo ao longo da história, dando especial atenção às forças políticas e sociais que atuam na legitimação institucional e ao confronto entre a arte e a cultura como instâncias auto-implicadas. Adquirir uma visão crítica da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo e referências históricas pertinentes aos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Conteúdo Programático:

 Arquitetura para a era industrial.  Neoclassicismo.

 Romantismo.  Realismo.

 O urbanismo e cidades da revolução industrial.  Impressionismo.

 Pós impressionismo.

 Movimento arts and crafts, escola de chicago, art nouveau.  Expressionismo, fauvismo, cubismo e abstracionismo.  Arquitetura moderna.

 Bauhaus, art decó.

 Arquitetura brasileira no século XX.  Arquitetura segunda metade do século XX.  O urbanismo no século XX.

 Histórico da construção de paisagens no modernismo.  Arquitetura pós-modernismo.

 Arquitetura contemporânea.

 Teorias urbanísticas contemporâneas.

 A cidade contemporânea e seu conceito de urbanismo.

 Histórico da construção de paisagens contemporâneas e futuras. Bibliografia Básica:

PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática. GOMBRICH, E. H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC. BENEVOLO, Leonardo. História da cidade. São Paulo: Perspectiva.

(16)

Página 2 de 2 Bibliografia Complementar:

CUMMING, Robert. Para Entender a Arte. São Paulo: Ática.

GOITIA, Fernando Chueca. Breve História do Urbanismo. Lisboa: Presença.

MARX, Roberto Burle. Arte e Paisagem: conferências escolhidas. 2ª edição. São Paulo: Nobel. CARVALHO, Benjamim de Araújo. A história da arquitetura. Rio de Janeiro: Edições de Ouro.

UPJOHN, Everard M.; WIGERT, Paul S.; MAHLER, Jane Gaston. História mundial da arte. Tradução de Rui Mario Gonçalves.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(17)

Disciplina: N133 – Arquitetura e Ciência do Lugar Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 3° Período

Ementa: Introdução à metodologia do projeto arquitetônico. Estudo das relações entre forma, função e sistema construtivo. Estudo dos métodos de análise da concepção arquitetônica. Técnicas e métodos para construção de modelos.

Objetivo Geral: Iniciar o aluno no entendimento das questões relacionadas ao projeto arquitetônico e seu desenvolvimento. Domínio do uso de modelos como auxilio técnico e visual do ato de projetar. Objetivos Específicos: Dominar o conhecimento técnico e artístico de construção de modelos 2D e 3D; Dominar a construção e desenho de modelo, materializando as propostas de forma; Entender as características espaciais, funcionais e construtivas no processo de projetação de edifícios, cidades e paisagens; Estudar o trabalho dos grandes mestres da arquitetura; Trabalhar interdisciplinaridade.

Conteúdo Programático:  Arquitetura da paisagem.  Condicionantes geográficos.  Sensoriamento remoto.  Curva de nível.  Planialtimetria: conceitos.  Arquitetura e topografia.

 Dados de google maps e earth pro.  Leitura imagens aéreas.

 Movimento de terra e meio ambiente.  Projeto de loteamento.

 Drenagem superficial.  Morfologia do relevo.  Infraestrutura.

 Projeto de implantação de patamares.  Movimento de terra na edificação.

 Projeto de escadas e rampas em áreas livres.  Estudo de volumes (plástica do relevo).  Obras complementares.

 Projeto e terraplenagem.  Interpolação desenho. Bibliografia Básica:

CHING, Francis D. K. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes. NIEMEYER, Oscar. A Forma na arquitetura.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira. Bibliografia Complementar:

PETERSON, Wilferd A. A arte do pensamento criativo. São Paulo: Best Seller. BARRETO, Roberto Menna. Criatividade no trabalho e na vida. Summus. KEIDEL, W. Desenho técnico de marcenaria. São Paulo: Edusp.

PREDEBON, Jose. Criatividade: abrindo o lado inovador da mente. Atlas. PEREIRA, M. A. - Arquitetura, texto e contexto: o discurso de Oscar Niemeyer.

(18)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(19)

Disciplina: N150 – Desenho Digital Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 3° Período

Ementa: Manual de uso de computador pessoal e de software de representação gráfica aplicada a projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Estudo teórico e prático do software AutoCAD, possibilitando a representação gráfica de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, em modo bidimensional para o desenvolvimento projetual do aluno. Estudos de softwares que possibilitem a criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Objetivo Geral: Domínio do uso do computador e software de representação gráfica aplicada a projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Levar o aluno ao processo evolutivo da técnica do desenhar o projeto arquitetônico utilizando o computador e seus softwares específicos, além de estimular a criatividade explorando os recursos do software gráfico. Conduzir o aluno a um estimulante envolvimento com este novo ambiente, podendo assim desenvolver sua metodologia auxiliando em suas concepções de projetos. Trabalhar a capacidade de interação do ambiente e aluno oferecendo as condições de leitura gráfica e visualização do objeto de trabalho.

Objetivos Específicos: O aluno será capaz de: Fazer uso do computador e de ferramentas básicas de software de representação gráfica aplicados a projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo, conforme normas técnicas. Apresentar aos alunos o software AutoCAD, com o foco na aplicação e no desenvolvimento de desenhos técnico em 2D; Proporcionando aos alunos uma visão geral das ferramentas fundamentais e capacitando os mesmos a utilizar o software no desenvolvimento de desenhos e projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Interpretação e leitura gráfica de softwares de arquitetura para conversão de dados; Concepção de estudos volumétricos; Desenvolvimento gráfico de Projetos de Arquitetura e Urbanismo em três dimensões; Desenvolvimento de maquetes eletrônicas. Conteúdo Programático:

 Comandos de auxílio, criação, edição e controle de imagem.  Comandos de desenho.

 Conceitos e ambientes gráficos.  Construção de planta baixa.  Dimensionamento.

 Figuras geométricas fundamentais.  Iniciando um desenho.

 Layers, cores, tipos de linhas, dimensionamento e textos.  Sistemas de coordenadas.

 Visualização do desenho.

 Comandos básicos de construção de tridimensionalidade na computação gráfica.  Comandos básicos de construção, modificação e edição de sólidos e faces.  Comandos de ajuste da área de trabalho e interface com o usuário.

 Cortes e fachadas.  Geração de bibliotecas.  Impressão do desenho.

 Introdução sobre desenho 3d auxiliado por computador.  Modificação do desenho e seleção de objetos.

 Projeções e cobertura.  Propriedades dos objetos. Bibliografia Básica:

(20)

Página 2 de 2

MENEGOTTO, José Luís. O Desenho digital. Rio de Janeiro: Interciência.

VOISINET, Donald D. CAD: projeto e desenho auxiliados por computador, introdução, conceitos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill.

RIBEIRO, Marcello Marinho. Uma breve introdução à computação gráfica. Bibliografia Complementar:

LIMA, Claudia Campos N. A. de. Estudo Dirigido de Autocad 2013. Erica.

BALDAM, Roquemar de Lima - Utilizando Totalmente AUTOCAD 2013. São Paulo: Érica CHING, Francis D. K.; JUROSZEK, Steven P. Desenho para arquitetos. Rio de Janeiro: Bookman. CARDOSO/FRAZILLIO - Autodesk AutoCAD Civil 3D 2014: Conceitos e Aplicações.

CHING, Francis D. K. Técnicas de construção ilustrada. Bookman.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(21)

Disciplina: N184 – Planejamento e Desenho Urbano Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 3° Período

Ementa: Análise e compreensão da paisagem urbana, desenho urbano e suas representações. Desenvolvimento do raciocínio espacial e da representação da linguagem urbanística. Acessibilidade no meio urbano; morfologia urbana, tipos de parcelamento, introdução à leitura e representação da infraestrutura urbana.

Objetivo Geral: Conhecer fundamentos de habilidades técnicas do desenho de ambientes urbanos. Objetivos Específicos: Adquirir conhecimentos básicos e desenvolver habilidades para compreender e traduzir elementos que compõem o desenho urbano; Desenvolver as técnicas básicas para a execução do desenho de acordo com as normas da ABNT e correlatas aos respectivos assuntos.

Conteúdo Programático:  O desenho urbano.

 Principais elementos do desenho urbano.  Elementos que compõem o sistema viário.  Principais malhas ou traçados urbanos.  Infraestrutura urbana.

 A cidade e seu processo de formação.

 Análise visual, percepção do meio ambiente e comportamento ambiental.  Estatuto da cidade e seus instrumentos.

 Estudo da forma urbana (morfologia).

 O espaço da cidade e a evolução do planejamento territorial.  Planejamento urbano: conceito e definições.

 Processo de planejamento: etapas e fases.  Áreas metropolitanas e sua gestão.

 Legislação urbana e produção do espaço da cidade.  O conceito de região.

 O planejamento regional e ambiental na microrregião.  Planejamento estratégico de cidades.

 Plano diretor municipal e suas implicações na estruturação da cidade.  Plataformas logísticas, parques e polos tecnológicos (clusters).  Redes urbanas e polarização.

Bibliografia básica:

CULLEN, Gordon. Arquitetura e Urbanismo: Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes. WATERMAN, Tim; ED WALL, Ed. Desenho Urbano. Bookman.

DEL RIO, VICENTE. Desenho urbano contemporâneo no Brasil. LTC. Bibliografia complementar:

RODRIGUES, Ferdinando de Moura. Desenho Urbano, Cabeça, Campo e Prancheta. São Paulo: Editores Associados.

JACOBI, Pedro. Cidade e Meio Ambiente: Percepções e Prática em São Paulo. São Paulo: AnnaBlume. RODRIGUES, Ferdinando de Moura. Desenho urbano: cabeça, campo e prancheta. Rio de Janeiro: Projeto

WALL, Ed. Desenho Urbano: Fundamentos de Paisagismo. Bookman HOLDEN, Robert. Diseño del Espacio Público. Barcelona: Gustavo Gili.

(22)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(23)

Disciplina: N189 – Projeto de Espaços de Morar Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 3° Período

Ementa: Sistemas de infraestrutura urbana e saneamento básico. O projeto urbano e o saneamento. Estudo de bacias hidrográficas. Qualidade, usos e reaproveitamento da água, tratamento e abastecimento de água. Sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário e de efluentes. Limpeza urbana, acondicionamento e armazenamento de resíduos nas edificações, reciclagem, coleta e transporte, tratamento e disposição final.

Objetivo Geral: Conhecimento teórico, legal e analítico para projetos de infraestrutura em áreas urbanas.

Objetivos Específicos: Conhecimento teórico, legal e analítico para concepção, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura urbana, associados com arquitetura, urbanismo e paisagismo; Identificar e caracterizar os diferentes subsistemas da infraestrutura urbana; Reconhecer e avaliar os sistemas para o atendimento das diferentes atividades urbanas; Discutir as alternativas tecnológicas adequadas aos diferentes condicionantes que interferem na seleção dos sistemas de infraestrutura.

Conteúdo Programático:

 Espaços de morar: programação (requisitos).

 Espaços de morar: programação (contexto e limitações).  Espaços de morar: pesquisa e análise de dados projetuais.  Espaços de morar: estudo de casos.

 Espaços de morar: proposta conceitual.  Espaços de morar: conceituação.

 Espaços de morar: partido arquitetônico.

 Espaços de morar: estudo preliminar (dimensionamento).  Espaços de morar: estudo preliminar (setorização).  Espaços de morar: estudo preliminar.

 Espaços de morar: análise projetual.

 Espaços de morar: anteprojeto (maquete volumétrica).  Espaços de morar: anteprojeto (aspectos conceituais).  Espaços de morar: anteprojeto (aspectos funcionais).  Espaços de morar: anteprojeto (implantação).

 Espaços de morar: anteprojeto (aspectos formais).  Espaços de morar: anteprojeto (estruturas).  Espaços de morar: anteprojeto (tecnologias).

 Espaços de morar: projeto interdisciplinar (desenvolvimento).  Espaços de morar: projeto interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

GOLDEMBERG. Metrópoles e o desafio urbano frente ao meio ambiente. Blucher.

MASCARÓ, Juan Luís. Desenho Urbano e custos de Urbanização. Porto Alegre: D. C. LUZZATTO. VASCONCELLOS, Eduardo A. Transporte Urbano, espaço e equidade: Análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume.

Bibliografia Complementar:

CARVALHO. Uma ideia ilustrada de cidade. Odisseia editorial.

(24)

Página 2 de 2

SOUZA, Alberto José de. Do mocambo à favela: Recife, 1920-1990. João Pessoa: UFPB.

PORTUGAL, L. S. - Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida ambiental - Mod. e Taxas de Geração.

VASCONCELLOS, Eduardo A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: Reflexões e propostas. São Paulo: Annablume.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(25)

Disciplina: N227 – Conforto Ambiental Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 4° Período

Ementa: Variáveis climáticas e biológicas em ambientes arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos. Objetivo Geral: Conhecer as variáveis climáticas e biológicas para desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Objetivos Específicos: Conhecer as variáveis climáticas e humanas com ênfase no macro e micro clima e sistematização do uso no desenvolvimento de ambientes de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo.

Conteúdo Programático:

 Conforto térmico: formas de transmissão de calor.  Comportamento térmico do organismo humano.  Comportamento térmico do edifício.

 Ventilação em meio externo.  Ventilação em meio interno.  Geometria da insolação.  Insolação e sombras.

 Mancha solar e máscara solar.  Proteção da incidência do sol.  Arquitetura vernacular e clima.  Arquitetura bioclimática.

 Uso das estratégias bioclimáticas.  Arquitetura sustentável.

 Edifícios inteligentes.

 Acústica: aspectos físicos e fisiológicos do som.  Avaliação do som.

 Projeto acústico.  Iluminação artificial.

 Equipamentos e efeitos de iluminação.  Projeto luminotécnico.

Bibliografia básica:

FROTA, Anésia Barros (org). Manual de conforto térmico. São Paulo: Studio Nobel. MASCARÓ, Lucia R. de. Energia na edificação. São Paulo: Projeto.

ROMERO, Marta Bustos Romero. Princípios bioclimáticos para o desenho urbano. São Paulo: Projeto. Bibliografia Complementar:

COSTA, Ennio Cruz da. Física aplicada a construção: conforto térmico. São Paulo: Edgard Blücher. CUNHA, E. G. - Elementos de arquitetura de climatização natural

DEILMMANN, Horald. El hábitat: tipos de utilización, tipos de planta, tipos de edifício, tipos de vivienda. Barcelona: Gustavo Gili.

COSTA, Ennio Cruz da. Física aplicada a construção: conforto térmico. São Paulo: Edgard Blücher. HINZ, Elke et al. Proyecto clima y arquitectura. Gustavo Gili.

(26)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(27)

Disciplina: N280 – Projeto de Espaços Comerciais Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 4° Período

Ementa: Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura. Etapas de projetação em arquitetura. Projeto arquitetônico de uma habitação unifamiliar.

Objetivo Geral: Conhecer e dominar os métodos e as etapas básicas de projeto.

Objetivos Específicos: Conhecer os elementos básicos para o desenvolvimento de habilidades de projetar associados a edifícios; Adquirir o domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura; Trabalhar os conhecimentos básicos e adquirir habilidades de projetar edifícios residenciais com ênfase no entendimento da natureza do problema do grupo ocupacional e na elaboração do programa, conceitos e proposta.

Conteúdo Programático:

 Espaços Comerciais: Programação (Requisitos).

 Espaços Comerciais: Programação (Contexto e Limitações).  Espaços Comerciais: Pesquisa e análise de Dados Projetuais.  Espaços Comerciais: Estudo de casos.

 Espaços Comerciais: Proposta Conceitual.  Espaços Comerciais: Conceituação.

 Espaços Comerciais: Partido Arquitetônico.

 Espaços Comerciais: Estudo Preliminar (Setorização).  Espaços Comerciais: Estudo Preliminar (Dimensionamento).  Espaços Comerciais: Estudo Preliminar.

 Espaços Comerciais: Análise Projetual.

 Espaços Comerciais: Anteprojeto (Maquete Volumétrica).  Espaços Comerciais: Anteprojeto (Aspectos Conceituais).  Espaços Comerciais: Anteprojeto (Aspectos Funcionais).  Espaços Comerciais: Anteprojeto (Implantação).

 Espaços Comerciais: Anteprojeto (Aspectos Formais).  Espaços Comerciais: Anteprojeto (Estruturas).

 Espaços Comerciais: Anteprojeto (Tecnologias).

 Espaços Comerciais: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Espaços Comerciais: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

PODESTÁ, Sylvio Emrich. Desenho de arquiteto. Belo Horizonte: AP Cultural.

NEFF, Ludwig; NEUFERT, Peter. Casa. Apartamento. Jardim. Barcelona: Gustavo Gili.

CZAJKOWISKI, J. Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. Rio de Janeiro: Projeto.

Bibliografia Complementar:

GUNTER, Weimer. A arquitetura. Porto Alegre: UFRGS.

CHING, Francis D. K. Dicionário visual de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes. PORTOGHESI, Paolo. Depois da arquitetura moderna. São Paulo: Edições 70. XAVIER, Alberto. Arquitetura moderna paulistana. São Paulo: Pini

(28)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(29)

Disciplina: N281 – Projeto de Loteamento Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 4° Período

Ementa: Métodos e processos de elaboração de proposta de projeto de arquitetura. Etapas de projetação em arquitetura. Projeto arquitetônico de um estabelecimento comercial.

Objetivo Geral: Conhecimento e domínio de métodos e de etapas básicas de projeto.

Objetivos Específicos: Aquisição e utilização de conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades de projetar associados aos edifícios; Domínio técnico e prático do método de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo; Domínio de conhecimentos básicos e habilidades de projetar edifícios comerciais com ênfase no entendimento da natureza do problema, do grupo ocupacional e na elaboração do programa, conceitos e proposta.

Conteúdo Programático:

 Loteamento: Fundamentação Teórica.  Loteamento: Estudos de Casos.  Loteamento: Análise e Diagnóstico.  Loteamento: Diretrizes Projetuais.  Loteamento: Proposta Conceitual.

 Loteamento: Estudo Preliminar (Recursos Naturais).  Loteamento: Estudo Preliminar (Ambiente Construído).  Loteamento: Estudo Preliminar (Espacial da Área).  Loteamento: Estudo Preliminar (Infraestrutura).  Loteamento: Estudo Preliminar.

 Loteamento: Anteprojeto (Recursos Naturais).  Loteamento: Anteprojeto (Ambiente Construído).  Loteamento: Anteprojeto (Espacial da Área).  Loteamento: Anteprojeto (Infraestrutura).  Loteamento: Projeto Final (Recursos Naturais).  Loteamento: Projeto Final (Ambiente Construído).  Loteamento: Projeto Final (Espacial da Área).  Loteamento: Projeto Final (Infraestrutura).

 Loteamento: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Loteamento: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

KWOK, A. Manual de Arquitetura ecológica. E. Bookman, Porto Alegre.

CARSALADE, Flávio de Lemos. Arquitetura: interfaces. Belo Horizonte: AP Cultural.

COELHO NETO, José Teixeira. A construção do sentido na arquitetura. São Paulo: Perspectiva. Bibliografia Complementar:

BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva. NIEMEYER, Oscar. A forma na arquitetura. Rio de Janeiro: Avenir.

LEMOS, Corona. Dicionário da Arquitetura Brasileira. São Paulo: Art Show Books.

GUTIÉRREZ, Ramón. Arquitetura latino-americana: textos para reflexão e polêmica. São Paulo: Nobel BRUNA, Paulo J. V. Arquitetura, Industrialização e Desenvolvimento. São Paulo: Perspectiva.

(30)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(31)

Disciplina: N465 – Teoria das Estruturas Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 4° Período

Ementa: Estudos do equilíbrio estático e do comportamento de elementos estruturais frente às tensões e deformações.

Objetivo Geral: Dar conhecimento teórico da estática dos materiais, dos esforços internos e das reações de apoio em estruturas isostáticas e dar a compreender o comportamento e a resistência dos elementos estruturais através das tensões e deformações em materiais utilizados nas estruturas de alvenaria, concreto, aço e madeiras.

Objetivos Específicos: Dar ao egresso a destreza de projetar considerando a resistência aos efeitos de tração, compressão, torção, flexão e corte.

Conteúdo Programático:

 Cálculo de deformação em Estruturas Isostáticas.  Conceitos Fundamentais.

 Condições de Equilíbrio.  Energia de Deformação.  Esforços Simples e Cargas.  Estabilidade.

 Estudo dos Quadros Isostáticos Planos.

 Estudo prático de uma estrutura de obra, Aplicações Práticas.  Força e Momento.

 Graus de Liberdade.

 Equação dos Três Momentos.

 Estudo das Vigas Isostáticas. Estudo das cargas móveis em Estruturas Isostáticas.  Geometria dos Deslocamentos. Estática Pura.

 Geometria e Dinâmica das Deformações.

 Linhas de Influência de Estruturas Hiperestáticas.  Método das Deformações.

 Método das Forças.

 Método dos Elementos Finitos. Vigas Contínuas. Estruturas Tridimensionais.  Princípio dos Trabalhos Virtuais.

 Processo de Cross. Bibliografia Básica:

BEER, F.P. & JOHNSTON, E.R. Jr. Mecânica Vetorial para Engenheiros. São Paulo: Makron Books. TIMOSHENKO, R.C. Resistência dos Materiais. Vol. 1 São Paulo: Pearson Brasil.

HHIBBELER, R. C. Mecânica estática. Volume 1. Rio de Janeiro: Campus. Bibliografia Complementar:

RAMALHO JUNIOR, Francisco. Os fundamentos da física: mecânica. São Paulo: Moderna

BEER, Ferdinand P; JOHNSTON, E. Russell Jr; DEWOLF, John T. Mecânica dos materiais. São Paulo: McGraw-Hill.

PHILPOT, Timothy A. Mecânica dos materiais. LTC. SOUZA, H. Resistência dos materiais. F. Provenza.

(32)

Página 2 de 2 ____________________________

Juliana Santa Ardel Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(33)

Disciplina: N368 – Projeto de Espaços Institucionais Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 5° Período

Ementa: Processos e métodos em projeto de arquitetura com ênfase em instituições, compreendendo sua importância para a sociedade e a qualidade físico espacial dos espaços a serem projetados, tanto com relação ao padrão mínimo de qualidade de ensino, quanto à melhoria da infraestrutura da rede física. Objetivo Geral: Conhecer e dominar os métodos e de etapas básicas de projeto de instituições.

Objetivos Específicos: Adquirir conhecimentos básicos e desenvolvimento de habilidades de projetar associados aos edifícios de caráter institucional; Pesquisar estudos de caso dos projetos já desenvolvidos nesta área; Dominar as técnicas e praticar métodos de tomada de decisões nas distintas etapas básicas do processo de projeto, associado com a resolução de problemas no âmbito da arquitetura, urbanismo e paisagismo; Desenvolver projetos de creche com propostas que vão desde a análise do terreno até a infraestrutura, lazer e implantação da instituição na zona urbana da cidade.

Conteúdo Programático:

 Espaços Institucionais: Programação (Requisitos).

 Espaços Institucionais: Programação (Contexto e Limitações).  Espaços Institucionais: Pesquisa e análise de dados projetuais.  Espaços Institucionais: Estudo de Casos.

 Espaços Institucionais: Proposta Conceitual.  Espaços Institucionais: Conceituação.

 Espaços Institucionais: Partido Arquitetônico.

 Espaços Institucionais: Estudo Preliminar (Setorização).  Espaços Institucionais: Estudo Preliminar (Dimensionamento).  Espaços Institucionais: Estudo Preliminar.

 Espaços Institucionais: Análise Projetual.

 Espaços Institucionais: Anteprojeto (Maquete Volumétrica).  Espaços Institucionais: Anteprojeto (Aspectos Conceituais).  Espaços Institucionais: Anteprojeto (Aspectos Funcionais).  Espaços Institucionais: Anteprojeto (Implantação).

 Espaços Institucionais: Anteprojeto (Aspectos Formais).  Espaços Institucionais: Anteprojeto (Estruturas).

 Espaços Institucionais: Anteprojeto (Tecnologias).

 Espaços Institucionais: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Espaços Institucionais: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

NEUFERT, E. A Arte de Projetar em Arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili.

MAHFUZ, Edson da Cunha. Ensaio sobre a razão compositiva: uma investigação sobre a natureza das relações entre as partes e o todo na composição arquitetônica.

TAMAKI, Teru. Arquitetura: sob a luz da filosofia. São Paulo: Parma. Bibliografia Complementar:

BRUAND, Yves. Arquitetura contemporânea no Brasil. São Paulo: Perspectiva. ARTIGAS, João Batista Vilanova. Caminhos da arquitetura. São Paulo: Pini.

VENTURI, Robert. Complexidade e contradição em arquitetura. São Paulo: Martins Fontes.

(34)

Página 2 de 2 da Palavra.

COMAS, Carlos Eduardo. Projeto arquitetônico: disciplina em crise, disciplina em renovação. Rio de Janeiro: Projeto.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(35)

Disciplina: N369 – Projeto de Paisagismo Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 5° Período

Ementa: Processo e método em projeto de Paisagismo. Paisagismo em pequenos espaços. Conceito de ecologia e estudo da paisagem. Espécies vegetais e estudo plástico da vegetação. Etapas do processo de análise do local. Desenvolvimento e síntese do projeto de paisagismo. Projeto com tema de baixa complexidade. Métodos e técnicas de intervenção, apreensão e intervenção espacial na escala do lote. Objetivo Geral: Adquirir e utilizar os conhecimentos básicos no desenvolvimento de habilidades de projetar associados a paisagens; Difundir as definições de paisagem, paisagismo, sistema, ecologia, ecossistema, na escala do lote urbano; Disseminar conceitos básicos, instrumentos e metodologia de intervenção em paisagismo e no desenho ambiental.

Objetivos Específicos: Sistematizar as questões que envolvem o projeto de paisagismo de pequenas áreas. Relacionar questões pertinentes aos dados levantados com o programa de necessidades e fundamentar proposta; Criar conceito que sintetize o histórico da problemática do projeto de paisagem; Relacionar questões programáticas do projeto com enfoque ambiental; Dominar metodologia para propostas de execução de projetos paisagísticos. Habilitar o aluno, por meio de exercícios práticos, para o uso e aplicação das questões ambientais; Capacitar o aluno para a realização de leituras paisagísticas partindo dos conceitos de construção de cenários; Desenvolver, no aluno, a sensibilidade e a capacidade de utilização de plantas nativas em ambientes construídos.

Conteúdo Programático:

 Paisagismo: A Paisagem (Conceito).

 Paisagismo: Elementos de Composição da Paisagem.  Paisagismo: Tipos vegetais aplicados ao Paisagismo.  Paisagismo: Espaços construídos e não construídos.  Paisagismo: Memorial de Intenções.

 Paisagismo: Conceito Histórico.  Paisagismo: Estudos de Casos.

 Paisagismo: Plano de Massas Vegetais.  Paisagismo: Plano gráfico de Pisos.  Paisagismo: Maquete Massas.

 Paisagismo: Plano Massas Verticais (Cortes).  Paisagismo: Plano de Massas Detalhado (Escala).  Paisagismo: Equipamentos.

 Paisagismo: Condições de Plantio.  Paisagismo: Escolhendo as Plantas.  Paisagismo: Definindo as Espécies.

 Paisagismo: Projeto de Plantio (Conteúdo).  Paisagismo: Projeto de Plantio (Forma).  Paisagismo: Tabela de Espécies Vegetais.  Paisagismo: Projeto de Plantio (Apresentação). Bibliografia Básica:

ABBUD, Benedito. Criando paisagens: guia de trabalho em arquitetura paisagística. São Paulo: Senac. GREENWOOD, Pippa. O livro definitivo de dicas e sugestões de jardinagem: mais de 2000 soluções engenhosas para os problemas do dia-a-dia em jardins.

(36)

Página 2 de 2 Brasil. São Paulo: Plantarum.

Bibliografia Complementar:

MOREGULA. Desenho arquitetônico

THOMAS, R. Environmental Design: na introduction for architects and engineers.

MUROTANI, Bunji. Contemporary japanese: landscape design II. Barcelona: Benedikt Taschen. LEÃO, Maria Imaculada Carvalho. Manual de arborização. CEMIG.

MASCARÓ, Juan Luis; MASCARÓ, Lucia. Vegetação Urbana. Porto Alegre: Masquatro.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(37)

Disciplina: N370 – Projeto de Revitalização Urbana Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 5° Período

Ementa: Conceitos e teorias de intervenções em áreas históricas. Diagnóstico urbano e desenho da paisagem. Elaboração de projeto de requalificação/revitalização de áreas urbanas com aplicação dos conceitos estudados. Ações urbanísticas em diversos níveis e escalas. A atuação dos diversos agentes. Objetivo Geral: Introduzir e desenvolver noções e práticas de projetar o espaço urbano socialmente produzido em processo de saturação e/ou de degradação de modo a requalificá-lo ou revitalizá-lo, a partir de uma visão crítica e analítica dos fatos urbanos.

Objetivos Específicos: Analisar e interpretar os contextos urbanos de modo a identificar problemas e potencialidades buscando soluções e sustentabilidade ambiental; Desenvolver a percepção ambiental, urbana e regional; Desenvolver práticas do desenho urbano, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano; Compreender os aspectos humanos da forma urbana; Pesquisar e empregar as tecnologias ecologicamente pertinentes, minimizando os impactos energéticos em escala urbana.

Conteúdo Programático:

 Revitalização Urbana: Fundamentação Teórica.  Revitalização Urbana: Estudos de Casos.  Revitalização Urbana: Análise e Diagnóstico.  Revitalização Urbana: Diretrizes Projetuais.  Revitalização Urbana: Proposta Conceitual.

 Revitalização Urbana: Estudo Preliminar (Recursos Naturais).  Revitalização Urbana: Estudo Preliminar (Ambiente Construído).  Revitalização Urbana: Estudo Preliminar (Espacial da Área).  Revitalização Urbana: Estudo Preliminar (Infraestrutura).  Revitalização Urbana: Estudo Preliminar.

 Revitalização Urbana: Anteprojeto (Recursos Naturais).  Revitalização Urbana: Anteprojeto (Ambiente Construído).  Revitalização Urbana: Anteprojeto (Espacial da Área).  Revitalização Urbana: Anteprojeto (Infraestrutura).  Revitalização Urbana: Projeto Final (Recursos Naturais).  Revitalização Urbana: Projeto Final (Ambiente Construído).  Revitalização Urbana: Projeto Final (Espacial da Área).  Revitalização Urbana: Projeto Final (Infraestrutura).

 Revitalização Urbana: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Revitalização Urbana: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac. GOROVITZ, Matheus Gorovitz. Brasília, uma questão de escala.

FALCÃO, Fernando A. R. Guia de urbanismo, arquitetura e arte de Brasília. Brasília: Fundação Athos Bulcão.

Bibliografia Complementar:

LE CORBUSIER. Urbanismo. São Paulo: Martins Fontes.

KIRSCHENMANN, Jörg C. Vivienda y espacio público: rehabilitación urbana y crecimiento de la ciudad. Barcelona: Gustavo Gili.

(38)

Página 2 de 2

SEGAWA, Hugo. Prelúdio da metrópole: arquitetura e urbanismo em São Paulo na passagem do século XIX ao XX.

SANTOS, Cecília Rodrigues dos Santos. Le Corbusier e o Brasil.

BROEK, Van Den. La comunidad de arquitecto. Barcelona: Gustavo Gili.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(39)

Disciplina: N470 – Análise das Estruturas Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 5° Período

Ementa: Sistemas de infraestrutura urbana e saneamento básico. O projeto urbano e o saneamento. Estudo de bacias hidrográficas. Qualidade, usos e reaproveitamento da água, tratamento e abastecimento de água. Sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário e de efluentes. Limpeza urbana, acondicionamento e armazenamento de resíduos nas edificações, reciclagem, coleta e transporte, tratamento e disposição final.

Objetivo Geral: Conhecimento teórico, legal e analítico para projetos de infraestrutura.

Objetivos Específicos: Conhecimento teórico, legal e analítico para concepção, desenvolvimento e execução de projetos de infraestrutura urbana, associados com arquitetura, urbanismo e paisagismo; Identificar e caracterizar os diferentes subsistemas da infraestrutura urbana; Reconhecer e avaliar os sistemas para o atendimento das diferentes atividades urbanas; Discutir as alternativas tecnológicas adequadas aos diferentes condicionantes que interferem na seleção dos sistemas de infraestrutura.

Conteúdo Programático:

 Aços estruturais e produtos de aço.

 Dimensionamento de barras de perfis de chapas finas dobradas a frio.  Dimensionamento de barras de perfis laminados e soldados.

 Dimensionamento de estruturas de ligações.  Dimensionamento de estruturas sob ação do vento.  Dimensionamento de peças e estruturas.

 Dispositivos de ligação.

 Forças devido ao vento em edificações.  Introdução às estruturas de aço.

 Segurança nas estruturas de aço.  Ações e segurança.

 Caracterização do material.  Estados limites de utilização.

 Forças devidas ao vento em edificações.  Fôrmas e escoramentos.

 Ligações.

 O uso da madeira.

 Sistemas estruturais para coberturas.

 Valores de cálculo, estados limites, ações, classes de carregamentos.  Desenvolvimento de exercícios.

Bibliografia Básica:

GOLDEMBERG. Metrópoles e o desafio urbano frente ao meio ambiente. Blucher.

MASCARÓ, Juan Luís. Desenho Urbano e custos de Urbanização. Porto Alegre: D. C. LUZZATTO. VASCONCELLOS, Eduardo A. Transporte Urbano, espaço e equidade: Análise das políticas públicas. São Paulo: Annablume.

Bibliografia Complementar:

CARVALHO. Uma ideia ilustrada de cidade. Odisseia editorial.

CAMPOS FILHO, Cândido Malta. Cidades Brasileiras: seu controle ou o caos. São Paulo: Studio Nobel. SOUZA, Alberto José de. Do mocambo à favela: Recife, 1920-1990. João Pessoa: UFPB.

(40)

Página 2 de 2

PORTUGAL, L. S. - Polos geradores de viagens orientados a qualidade de vida ambiental - Mod. e Taxas de Geração.

VASCONCELLOS, Eduardo A. Transporte urbano nos países em desenvolvimento: Reflexões e propostas. São Paulo: Annablume.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(41)

Disciplina: N450 – Projeto de Bairro Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 6° Período

Ementa: Morfologia urbana; A formação do espaço urbano e seus componentes; Estudo e análise crítica da produção urbana; Proposta de parcelamento do solo na escala do bairro ou de conjuntos urbanos; Diversidade de usos, equipamentos públicos e complexidade de fluxos.

Objetivo Geral: Desenvolver a prática de projetar o espaço urbano entendido como espaço socialmente produzido, através do estudo analítico dos conceitos e da aplicação de ferramentas da configuração espacial urbana.

Objetivos Específicos: Conhecer o espaço urbano como lugar tridimensional e fisicamente configurado segundo os interesses dos diversos agentes; Conhecer os elementos estruturadores do processo de parcelamento urbano e seus aspectos legislativos.

Conteúdo Programático:

 Bairro: Fundamentação Teórica.  Bairro: Estudos de Casos.  Bairro: Análise e Diagnóstico.  Bairro: Diretrizes Projetuais.  Bairro: Proposta Conceitual.  Bairro: Estudo Preliminar.

 Bairro: Estudo Preliminar (Recursos Naturais).  Bairro: Estudo Preliminar (Ambiente Construído).  Bairro: Estudo Preliminar (Espacial da Área).  Bairro: Estudo Preliminar (Infraestrutura).  Bairro: Anteprojeto (Recursos Naturais).  Bairro: Anteprojeto (Ambiente Construído).  Bairro: Anteprojeto (Espacial da Área).  Bairro: Anteprojeto (Infraestrutura).  Bairro: Projeto Final (Recursos Naturais).  Bairro: Projeto Final (Ambiente Construído).  Bairro: Projeto Final (Espacial da Área).  Bairro: Projeto Final (Infraestrutura).

 Bairro: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Bairro: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

CHOAY, Françoise. O urbanismo: utopias e realidades de uma antologia. São Paulo: Perspectiva. CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes.

LACAZE, Jean - Paul. Paisagem urbana. Campinas: Papirus. Bibliografia Complementar:

HUET, Bernard. Os centros das metrópoles: reflexões e propostas para a cidade democrática do século XXI. Niterói: Imprensa Oficial.

HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. São Paulo: Martins Fontes. LYNCH, Kevin. A boa forma da cidade. São Paulo: Edições 70.

Centro de Pesquisas do IBAM. Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro.

(42)

Página 2 de 2 LE CORBUSIER. Urbanismo. São Paulo: Martins Fontes.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

(43)

Disciplina: N451 – Projeto de Espaços de Uso Misto Carga Horária: 80h

Curso/Período: Arquitetura e Urbanismo – 6° Período

Ementa: Estudo da cidade como fato econômico, político, social e cultural. Discussão do processo de urbanização como agente de transformação das estruturas sócio espaciais urbanas. Conceitos, teorias e metodologias de Planejamento municipal.

Objetivo Geral: Fornecer os elementos básicos de conceituação para estudos de Planejamento; Apresentar uma visão geral dos objetivos e campos do Planejamento e sua interdisciplinaridade; Introduzir e desenvolver noções e práticas do planejamento municipal, enfatizando a compreensão e análise do fato e do espaço urbano. Plano Diretor Municipal. O Estatuto da Cidade e a aplicação dos seus instrumentos. Planejamento e Gestão Urbanos. Uso e ocupação do solo urbano. Legislação urbana. Objetivos Específicos: Compreender o papel do planejamento municipal na formação e desenvolvimento das cidades; Compreender a pluridisciplinaridade na definição do espaço urbano; Conhecer e compreender os instrumentos de planejamento municipal; Conhecer os diversos componentes físicos do ambiente urbano; Compreender as estratégias para o desenvolvimento sustentável das cidades; Conhecer e interpretar os sistemas urbanos e de infraestrutura a partir do enfoque ambiental; Desenvolver a capacidade de proposição de projetos inovadores de desenvolvimento urbano sustentável; Refletir sobre parâmetros que possibilitam a qualidade da cidade. Conhecer metodologias e processos de planejamento municipal. Refletir sobre o papel do Plano Diretor na estruturação das cidades; Refletir as interfaces entre o planejamento urbano e o desenvolvimento das cidades, seu desenho e a qualidade estéticas dos espaços; Discutir o Estatuto da cidade e suas contribuições.

Conteúdo Programático:

 Espaços de Uso Misto: Programação (Requisitos).

 Espaços de Uso Misto: Programação (Contexto e Limitações).  Espaços de Uso Misto: Pesquisa e Análise de Dados Projetuais.  Espaços de Uso Misto: Estudo de Casos.

 Espaços de Uso Misto: Proposta Conceitual.  Espaços de Uso Misto: Conceituação.

 Espaços de Uso Misto: Partido Arquitetônico.

 Espaços de Uso Misto: Estudo Preliminar (Setorização).  Espaços de Uso Misto: Estudo Preliminar (Dimensionamento).  Espaços de Uso Misto: Estudo Preliminar.

 Espaços de Uso Misto: Análise Projetual.

 Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Maquete Volumétrica).  Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Aspectos Conceituais).  Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Aspectos Funcionais).  Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Implantação).

 Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Aspectos Formais).  Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Estruturas).

 Espaços de Uso Misto: Anteprojeto (Tecnologias).

 Espaços de Uso Misto: Projeto Interdisciplinar (Desenvolvimento).  Espaços de Uso Misto: Projeto Interdisciplinar.

Bibliografia Básica:

(44)

Página 2 de 2

MALTA, Cândido C. F. Cidades Brasileiras: Seu controle ou Caos. São Paulo: Nobel.

DEL RIO, Vicente. Introdução ao Desenho Urbano no processo de Planejamento. São Paulo: Pini. BOLTSHAUSER, João. Noções de evolução urbana nas Américas. Belo Horizonte: Universidade de Minas Gerais

Bibliografia Complementar:

MAGALHÃES, Sérgio. Sobre a cidade: habitação e democracia no Rio de Janeiro. São Paulo: Pro Editores.

TERAN, Fernando. Planeamiento urbano en la españa contemporanea: historia de un proceso imposible. Barcelona: Gustavo Gili.

CULLEN, Gordon. Paisagem Urbana. São Paulo: Martins Fontes.

CAMPOS, Candido Malta. Os rumos da cidade: urbanismo e modernização em São Paulo. Brasília: SENAC.

____________________________ Juliana Santa Ardel

Gestora do Curso

________________________________ Marco Antônio Socreppa

Referências

Documentos relacionados

Como pontos fortes podemos citar os eventos promovidos pela Instituição, a exemplo do Congresso de Administração Cairu e do II Congresso de Contabilidade Cairu, os

Inicialmente procedeu-se à tentativa de efetuar a análise fatorial com todas as variáveis estudadas (total de 17), dispostas no questionário de pesquisa, com base nas 147 opiniões dos

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

Juahil Martins de Oliveira Junior Ivan Bianchi, Fabiana Moreira, Elizabeth Schwegler, Erica Perez, Cristiano Twardowski Relatório Final Fluxo continuo Otimização do uso de

Wick, Pollock & Jefferson (2011, p.4) afirmam que “A extensão a qual organizações estão dispostas a custear o aprendizado, e o cuidado com que isso é

Associativismo e Atividades de Interesse Municipal; 4 – A atribuição dos apoios financeiros em anexo tem em consideração o plano de atividades apresentado por cada uma

ALTURA DA MARÉ: Distância vertical entre o nível do mar em um determinado instante e o nível de redução (plano de referência que constitui a origem de contagem