• Nenhum resultado encontrado

Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 2649

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Hortic. bras., v. 30, n. 2, (Suplemento - CD Rom), julho 2012 S 2649"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Avaliação de substratos alternativos na produção de mudas de

pimentão

Larissa U Rodrigues1; Ildon R do Nascimento2; Guilerme N Lucena3; Antônio Carlos M dos Santos3; Carlos Augusto O de Andrade3

1 UFT – Universidade Federal do Tocantins, RuaBadejós, chácaras 69 e 72 Lt.07 - Zona Rural,

77404-970 Gurupi – TO, Mestranda em Produção Vegetal, larissaurzedo@hotmail.com; 2 Professor,

ildon@uft.edu.br; 3Graduandos em Química e Agronomia, nuneslucena@uft.edu.br;

antoniocarlos.uft@hotmail.com; carlosandradeuft@hotmail.com

RESUMO

O aproveitamento de resíduos orgânicos disponíveis nas propriedades rurais, para produção de mudas, constitui-se numa fonte de nutrientes economicamente importante. Substratos alternativos para a produção de mudas olerícolas vêm sendo estudados intensivamente, de forma a proporcionar melhores condições de desenvolvimento e formação de mudas de qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes substratos e proporções de casca de arroz carbonizada na produção de mudas de pimentão. O experimento foi montado sob casa-de-vegetação, em bandejas de 128 células. Os 12 tratamentos foram obtidos em um esquema fatorial com dois fatores (3x4); sendo o primeiro fator constituído por três substratos e o segundo fator constituído por 4 proporções de casca de arroz carbonizada (CAC). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 4 repetições. Para a avaliação do desenvolvimento de mudas de pimentão foram usados como indicadores a massa seca da parte aérea e a massa seca da raiz; para avaliar as alterações na composição dos substratos alternativos durante o período de formação de mudas de pimentão foram usados como indicadores: pH e Condutividade elétrica, aos 24 dias após implantação. Os substratos alternativos PlantHort II e PlantHort III, independentemente da proporção de CAC condicionaram os maiores de massa seca da parte aérea e da raíz em relação ao substrato comercial Plantmax®. Os substratos PlantHort II e PlantHort III, foram

superiores ao substrato comercial Plantmax® na avaliação do pH. Os substratos PlantHort III e Plantmax®condicionaram resposta quadrática e o substrato PlantHort II apresentou comportamento linear para à condutividade elétrica em função da adição de CAC. Concluiu-se que houve alterações na composição química dos substratos à medida que foi adicionado CAC, isso é possível constatar através dos parâmetros CE e massas secas de parte aérea e raízes.

PALAVRAS-CHAVE: Capsicum annuum L., casca de arroz carbonizada, PlantHort. ABSTRACT

Evaluation of alternative substrates in the production of sweet

The use of organic waste available on farms for the production of seedlings, it constitutes an economically important source of nutrients. Alternative substrates for the production of vegetable crops seedlings have been studied intensively in order to provide better conditions for development and training of quality seedlings. The objective of this study was to evaluate different substrates and proportions of carbonized rice husk in production of sweet pepper. The experiment was conducted under green-house, in trays of 128 cells. The 12 treatments were obtained in a factorial design with two factors (3x4) The first factor consists of three substrates and the second factor

(2)

consists of four proportions of carbonized rice husk (HRC). The experimental design was completely randomized with four replications. To evaluate the development of pepper seedlings were used as indicators dry mass of shoot and root dry mass, to assess changes in the composition of alternative substrates during the formation of pepper seedlings were used as indicators: pH and electrical conductivity at 24 days after implantation. The alternative substrates PlantHort II and PlantHort III, regardless of the proportion of the largest HRC conditioned dry mass of shoot and root relative to the substrate Plantmax®. The substrates PlantHort II and PlantHort III, were higher than the substrate Plantmax® in the evaluation of pH. The substrates PlantHort III and Plantmax® and conditioned quadratic PlantHort II and the substrate showed linear behavior for the electrical conductivity due to the addition of HRC. It was concluded that there were changes in the chemical composition of the substrate was added as HRC, it is possible to see through the parameters EC and dry masses of shoots and roots.

Keywords: Capsicum annuum L., carbonized rice husk, PlantHort.

A olericultura é uma das atividades da agropecuária que vai ao encontro das necessidades da pequena propriedade, pois apresenta boa rentabilidade e é concentradora de mão-de-obra, proporcionando o indispensável para a população, que é a oferta dos alimentos vitais (Diniz et al., 2006).

O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma das hortaliças de maior consumo no Brasil, ocupando significante área de plantio, sendo cultivado em todo território nacional. A importância da produção de pimentões no Brasil é alta, já que foram produzidas 13.009 toneladas do produto em 2003 (Melo et al., 2004)

Entre os diversos fatores que afetam a produção de pimentão, um dos mais relevantes é a utilização de mudas para transplante. O sistema de produção de mudas em bandejas é muito difundido e a demanda por este sistema se dá pelas vantagens que o agricultor alcança ao instalar suas lavouras, obtendo um produto final de melhor qualidade (Diniz

et al., 2006).

A pressão para utilização de substratos que não agridam o meio ambiente e que sejam oriundos de resíduos renováveis é cada vez maior (Wendling et al., 2007). Diante desse fato, devemos procurar por estilos alternativos de agricultura, ou utilização de técnicas dentro dos sistemas já existentes visando garantir a viabilidade agrícola, diminuindo os danos à natureza (Benício et al., 2011).

Substratos alternativos para a produção de mudas olerícolas vêm sendo estudados intensivamente, de forma a proporcionar melhores condições de desenvolvimento e formação de mudas de qualidade (Santos & Silva, 2010).

(3)

Para o cultivo em recipientes, o substrato deve apresentar condições adequadas à germinação e desenvolvimento do sistema radicular da mesma (Araújo et al., 2010). Além disso, a qualidade do substrato depende, primordialmente, das proporções e dos materiais que compõem a mistura (Góes et al., 2011).

Entre os diversos componentes de misturas para substratos, adquire importância à casca de arroz carbonizada, devido a grande disponibilidade nas regiões orizícolas, aliada à necessidade de dar um destino econômico e ecologicamente correto para esse material (Freitas, 2010).

Portanto, o aproveitamento dos resíduos orgânicos disponíveis nas propriedades rurais, para produção de mudas, constitui-se numa fonte de nutrientes economicamente importante, por reduzir os custos decorrentes da aquisição de adubos químicos para esse fim (Araújo Neto et al., 2009), principalmente, se levarmos em consideração a localização geográfica do Estado do Tocantins em relação aos grandes centros, o que, devido ao transporte, aumenta os custos dos insumos agrícolas.

Visando subsidiar o pequeno produtor com recomendações técnicas economicamente viáveis, para obtenção de um produto de boa qualidade, em substituição ao uso de substratos comerciais alcançando o mesmo desempenho dos substratos formulados, utilizando materiais da propriedade, o presente trabalho tem como objetivo avaliar diferentes substratos e proporções de casca de arroz carbonizada na produção de mudas de pimentão.

MATERIAL E MÉTODOS

O trabalho foi conduzido na área experimental da Universidade Federal de Tocantins (UFT), Campus Universitário de Gurupi, localizado na região sul do Estado do Tocantins, em altitude de 280 m, na localização de 11°43’45”de latitude e 49°04’07” de longitude. A classificação climática segundo Köppen (1948), o clima regional é do tipo B1wA’a’ úmido com moderada deficiência hídrica. A temperatura média anual é de 29,5 °C, com precipitação anual média de 1804 mm. A hortaliça selecionada foi a

Capsicum annuum, (cv. Casca Dura Ikeda) escolhida em função da importância na

nutrição da sociedade dessa região, exploração comercial e importância econômica de pequenos produtores que utilizam a agricultura familiar como fonte de renda. O experimento foi montado sob casa-de-vegetação, em bandejas de 128 células. Os 12

(4)

tratamentos foram obtidos em um esquema fatorial com dois fatores (3x4); sendo o primeiro fator constituído por três substratos e o segundo fator constituído por 4 proporções de casca de arroz carbonizada (CAC). Os 12 tratamentos foram: 1- PlantHort II Puro; 2- PlantHort II 25% CAC; 3- PlantHort II 50% CAC; 4- PlantHort II 75% CAC; 5- PlantHort III Puro; 6- PlantHort III 25% CAC; 7- PlantHort III 50% CAC; 8- PlantHort III 75% CAC; 9- Plantmax® Puro; 10- Plantmax® 25% CAC; 11- Plantmax® 50% CAC e 12- Plantmax® 75% CAC. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 4 repetições.

Para a avaliação do desenvolvimento de mudas de pimentão sobre diferentes substratos alternativos foram usados como indicadores: a Massa seca da parte aérea e a Massa seca da raiz.

Para a avaliação das alterações na composição dos substratos alternativos durante o período de formação de mudas de pimentão foram usados como indicadores: pH e Condutividade elétrica, aos 24 dias após implantação. A condutividade elétrica (CE) em água na relação 1:5 (Simard et al., 1988). O pH em água.

Sobre a nutrição das mudas, é importante ressaltar a ausência de adubações de cobertura na formação das mudas, uma vez que, buscava-se o atendimento de um substrato alternativo ao sistema de produção.

Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância, testada pelo teste F, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade utilizando o programa Statistica versão 7.0.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O aumento na proporção de casca de arroz carbonizada (CAC) nos substratos condicionou a redução linear significativa na massa seca da parte aérea e na massa seca das raízes (Figura 1). Contudo, os substratos alternativos, independentemente, da proporção de CAC condicionaram os maiores valores em relação ao substrato comercial

Plantmax® para ambos os parâmetros. Observou-se que no substrato comercial

Plantmax® o aumento das combinações de CAC, não influenciaram na produção de

massa seca da parte aérea e massa seca das raízes.

Segundo Brandão (2000), através da massa seca é possível saber qual substrato forneceu maior quantidade de nutrientes para as mudas. Filgueira (2003) afirma que um bom

(5)

enraizamento e o reinício do desenvolvimento da planta, após o choque do processo de transplante são favorecidos por tecidos ricos em matéria seca.

Lima et al. (2007) observaram que a combinação de casca de arroz carbonizada e vermicomposto de búfalo foi a que proporcionou melhor resultado quanto à massa seca da parte aérea diferindo estatisticamente dos demais tratamentos.

De acordo com Echer et al. (2007), a utilização dos substratos Plantmax® e Mogimax® resultou em mudas com maior massa seca de raízes e altura, quando comparada às mudas produzidas com o substrato Gioplanta®, não havendo diferença significativa entre os dois primeiros substratos.

Os substratos PlantHort III e Plantmax® condicionaram resposta quadrática e o

substrato PlantHort II apresentou comportamento linear para à condutividade elétrica em função da adição de CAC (Figura 2). Foi possível constatar que os substratos PlantHort II e PlantHort III, foram superiores ao substrato comercial Plantmax®. A elevação da condutividade elétrica (CE) é uma estimativa do teor de sais presentes em uma solução (Raij et al., 2001), indicando o enriquecimento nutricional desses substratos. De maneira geral, a origem do material que se utiliza para a produção de mudas é fundamental, pois a matéria-prima adequada à cultura resultará em um produto final de boa qualidade, o que provavelmente não ocorreu com o substrato comercial

Plantmax®.

O aumento na proporção de casca de arroz carbonizada nos substratos condicionou um aumento linear significativo no pH dos substratos (Figura 2), tendendo a basicidade, isso se deve provavelmente à liberação de cálcio da casca de arroz após sofrer o processo de carbonização. Abad & Noguera (2004) afirmam que mudas de hortaliças produzidas em substratos agrícolas podem suportar um amplo intervalo de pH sem sofrerem distúrbios fisiológicos aparentes.

O uso de substratos alternativos é interessante do ponto de vista da obtenção de produtos olerícolas com qualidade, com possível redução de custos e sustentabilidade do sistema de produção de mudas. Concluiu-se que houve alterações na composição química dos substratos à medida que foi adicionado CAC, isso é possível constatar através dos parâmetros CE e massas secas de parte aérea e raízes.

(6)

REFERÊNCIAS

ABAD MB; NOGUERA PM; CARRIÓN CB. 2004. Los sustratos en los cultivos sin suelo. In: URRESTARAZU MG. (Ed.). Tratado de cultivo sin suelo. Madrid: Mundi-Prensa, p. 113-158.

ARAÚJO, WBM; ALENCAR, RD; MENDONÇA, V; MEDEIROS, EV; ANDRADE, RC; ARAÚJO, RR. 2010. Esterco caprino na composição de substrates para formação de mudas de mamoeiro. Ciência e Agrotecnologia, 34: 68-73.

ARAÚJO NETO, SE.; AZEVEDO, JMA. de.; GALVÃO, RO.; OLIVEIRA, EBL; FERREIRA, RLF. 2009. Produção de muda orgânica de pimentão com diferentes substratos. Ciência Rural. 39: 1408-1413.

BENÍCIO, LPF; REIS, AFB; RODRIGUES, HVM. 2011. Diferentes concentrações de biofertilizante foliar na formação de mudas de quiabeiro. Revista Verde. 6: 92–98. (Edição Especial)

BRANDÃO, FD. 2000. Efeito de substrato comerciais no desenvolvimento de

cultivares de alface na época de inverno. Uberlândia: UFU. 29 p (Monografia).

DINIZ, KA; GUIMARÃES, STMR; LUZ, JMQ. 2006. Húmus como substrato para a produção de mudas de tomate, Pimentão e alface. Bioscience Journal. 22: 63-70.

ECHER, MM; GUIMARÃES, VF; ARANDA, AN; BORTOLAZZO, ED; BRAGA, JS. 2007. Avaliação de mudas de beterraba em função do substrato e do tipo de bandeja.

Semina: Ciências Agrárias. 28: 45-50.

FILGUEIRA, FAR. 2003. Novo manual de olericultura: Agrotecnologia moderna na

produção e comercialização de hortaliças. Viçosa: UFV. 412p.

FREITAS, GA. 2010. Validação de substratos e proporção de casca de arroz

carbonizada para produção de mudas de alface em sistema orgânico. Gurupi: UFT.

61p (Dissertação mestrado).

GÓES, GB; DANTAS, DJ; ARAÚJO, WBM; MELO, IGC; MENDONÇA, V. 2011. Utilização de húmus de minhoca como substrato na produção de mudas de

tamarindeiro. Revista Verde. 6: 125-131.

KÖPPEN, W. 1948. Climatologia: con un estudio de los climas de la tierra. Fondo de Cultura Econômica. México. 479 p.

LIMA, RV; LOPES, JCC; INÁCIO, R. 2007. Germinação de sementes de urucu em diferentes temperaturas e substratos. Ciência e Agrotecnologia. 31: 1219-1224. MELO, RAC; RIBEIRO, CSC; SOUZA, OB; PORTO, IS. 2004. Avaliação da resistência de linhagens avançadas de pimentão para páprica a dois isolados de

(7)

química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto Agronômico. 285p.

SANTOS, ACM & SILVA, RR. 2010. Avaliação de substratos alternativos para produção de mudas de alface. 6º Seminário de iniciação científica. Palmas, TO. SIMARD, RR, EVANS, LJ, BARES, T E. 1988. Effects of additions of CaCO3 and P on the soil solution composition of a Podzolic soil. Canadian Journal of Soil Science. 68: 41-52.

WENDLING, I; GUASTALA, D; DEDECEK, R. 2007. Características físicas e químicas de substratos para Produção de mudas de ilex paraguariensis st. Hil. Revista

Árvore, 31: 209-220.

Casca de Arroz Carbonizada (%)

0 25 50 75 100 M as sa S ec a da P ar te A ér ea ( g) -0,02 0,00 0,02 0,04 0,06 0,08 0,10 0,12 0,14 y PlantHort II=0,0676-0,0006**x r²=0,84 y PlantHort III=0,1268-0,0011**x r²=0,85 y Plantmax=0,0512-0,0005**x r²=0,82

Casca de Arroz Carbonizada (%)

0 25 50 75 100 M as sa S ec a da R aí z (g ) 0,00 0,01 0,02 0,03 0,04 0,05

0,06 yy PlantHort II=0,0309-0,0002**x r²=0,79 PlantHort III=0,0523-0,0004**x r²=0,78 y Plantmax=0,0244-0,0002*x r²=0,92

Figura 1: Massa seca da parte aérea e massa seda da raíz de mudas de pimentão produzidas em diferentes substratos e proporções de casca de arroz carbonizada, 24 dias após a semeadura.(Dry mass of shoot and root mass of silk of sweet pepper grown in different substrates and proportions of carbonized rice husk, 24 days after sowing.). Gurupi, UFT, 2011.

Casca de Arroz Carbonizada (%)

0 25 50 75 100 C E ( µ m ) 180 200 220 240 260 280 300 320 340 y PlantHort II=233,1500-0,255**x r²=0,85 y PlantHort III=295,4857+0,9891**x-0,0198**x^2 R²=0,97 y Plantmax=207,100+0,3230**x-0,0038**x^2 R²=0,90

Casca de Arroz Carbonizada (%)

0 25 50 75 100 pH ( ág ua ) 6,2 6,4 6,6 6,8 7,0 7,2 7,4 7,6 y PlantHort II=6,6380+0,0089*x r²=0,98 y PlantHort III=6,7960+0,0065**x r²=0,89 y Plantmax=6,4150+0,0107*x r²=0,96

Figura 2: Condutividade elétrica e pH dos substratos na produção de mudas de pimentão (Capsicum

annuum) produzidas apartir de diferentes substratos alternativos, 24 dias após semeadura. (Electrical conductivity and pH of the substrates in the production of sweet pepper (Capsicum annuum) produced starting from different alternative substrates, 24 days after sowing). Gurupi-TO, 2011.

Referências

Documentos relacionados

No caso de imagens coloridas tem-se, associado a cada posição (coluna, linha) os valores de ND (nível digital) para as bandas R( red ), G( green ) e B( blue ) do

Estes são os espaços onde as crianças podem brincar e praticar as suas atividades, contudo o espaço educativo vai para além do espaço sala (interior) e jardim (exterior),

Em resposta ao proposto pelo representante do INMETRO, o apresentador, destaca que a ANPROTEC já vem estimulando essa troca e experiência com a utilização do mecanismo do

Com 55 gêneros e 1.611 espécies atualmente descritas, o grupo de formigas “Poneromorfas” corresponde globalmente às diferentes subfamílias que, juntas, representavam as

Dadas tais instabilidades nas classificações de Ectatommini e demais tribos de Ponerinae, Bol- ton (2003) desenvolveu um estudo morfológico abrangente e a dividiu em seis

Nos termos da lei só podem ser objecto de proprie- dade horizontal as fracções autónomas que, para além de constituírem «(...) unidades independentes, sejam distintas e isoladas

[r]

Recomendam que as teorias usadas para explicar o jornalismo não se restrinjam a um único nível de análise e aconselham os métodos combinados, sempre que possível, no ensino