• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ MABI ADRIANE FRANCISCA PRUX VON STEINKIRCH SOUZA SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE TRABALHO 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ MABI ADRIANE FRANCISCA PRUX VON STEINKIRCH SOUZA SISTEMA DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE TRABALHO 3"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE

​ ​FEDERAL​ ​DO​ ​PARANÁ

MABI

​ ​ADRIANE​ ​FRANCISCA​ ​PRUX​ ​VON​ ​STEINKIRCH​ ​SOUZA

SISTEMA

​ ​DE​ ​INFORMAÇÃO​ ​EM​ ​SAÚDE

TRABALHO

​ ​3

CURITIBA

2017

(2)

1.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Atividade 2

2.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Caso​ ​de​ ​Uso 3

3.​ ​Descrição​ ​dos​ ​Casos​ ​de​ ​Uso 4

4.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Sequência 5

5.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Classe 6

(3)

1.

​ ​Diagrama​ ​de​ ​Atividade

Figura​ ​1.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Atividade. Fonte:​ ​Autor​ ​2017.

(4)

2.

​ ​Diagrama​ ​de​ ​Caso​ ​de​ ​Uso

\\\\\\\\\aa

Figura​ ​2.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Caso​ ​de​ ​Uso. Fonte:​ ​Autor​ ​2017.

3.

​ ​Descrição​ ​dos​ ​Casos​ ​de​ ​Uso

1.​ ​Nome​ ​do​ ​Caso​ ​de​ ​Uso:​ ​Avaliação​ ​do​ ​Risco​ ​na​ ​Unidade​ ​de​ ​Saúde

2. Breve descrição: O risco da gestação é avaliada pelo médico ou enfermeiro na Unidade de Saúde com o objetivo de saber qual serviço de acompanhamento para pré natal a gestante​ ​deve​ ​ser​ ​encaminhada.

3.​ ​Ator:​ ​Gestante​ ​e​ ​médico​ ​ou​ ​enfermeira. 4.​ ​Pré-condições

4.1​ ​A​ ​gestante​ ​deve​ ​ter​ ​sido​ ​captada​ ​para​ ​o​ ​pré​ ​natal​ ​na​ ​Unidade​ ​de​ ​Saúde. 4.2​ ​A​ ​gestante​ ​deve​ ​ter​ ​inscrição​ ​no​ ​programa.

5.​ ​Fluxo​ ​de​ ​eventos 5.1​ ​Fluxo​ ​básico

5.1.1​ ​A​ ​gestante​ ​é​ ​chamada​ ​para​ ​avaliação​ ​por​ ​meio​ ​de​ ​um​ ​painel​ ​eletrônico.

5.1.2 O médico ou enfermeiro recebe a gestante no local de avaliação com seu prontuário​ ​eletrônico​ ​aberto.

5.1.3 O médico ou enfermeiro realiza uma série de perguntas seguindo um roteiro de questões​ ​padrões.

5.1.4 A gestante responde as perguntas de acordo com sua experiência e percepção.

5.1.5 O médico ou enfermeiro irá classificar o risco como “alto risco” de acordo com as​ ​respostas​ ​e​ ​do​ ​histórico​ ​da​ ​gestante.

5.1.6 O médico ou enfermeiro irá encaminhar para serviço de pré-natal de alto risco apertando​ ​o​ ​botão​ ​“Encaminhamento​ ​de​ ​alto​ ​risco”.

5.1.7 O sistema irá mostrar na tela o serviço de pré natal de alto risco mais próximo da​ ​residência​ ​da​ ​gestante.

(5)

5.1.8 O médico ou enfermeiro irá apertar o botão “Encaminhar” para encaminhar e vincular​ ​a​ ​gestante​ ​para​ ​o​ ​serviço​ ​de​ ​saúde​ ​de​ ​alto​ ​risco​ ​indicado.

5.1.9 O sistema irá retornar uma mensagem “Usuária do Serviço Único de Saúde encaminhada para o serviço de pré natal”, apresentando o nome da gestante e o número do cartão​ ​do​ ​SUS​ ​dela.

5.1.10​ ​O​ ​médico​ ​ou​ ​enfermeiro​ ​irá​ ​apertar​ ​o​ ​botão​ ​“ok”. 5.1.11​ ​O​ ​sistema​ ​irá​ ​retornar​ ​para​ ​a​ ​tela​ ​anterior. 5.2​ ​Fluxo​ ​Alternativo

5.2.1 O médico ou enfermeiro irá classificar o risco como “baixo risco” de acordo com​ ​as​ ​respostas​ ​da​ ​gestante.

5.2.2 O médico ou enfermeiro irá encaminhar para serviço de pré-natal de baixo risco​ ​apertando​ ​o​ ​botão​ ​“Encaminhamento​ ​de​ ​baixo​ ​risco”.

5.2.3 O sistema irá mostrar na tela o serviço de pré natal de baixo risco mais próximo​ ​da​ ​residência​ ​da​ ​gestante.

5.2.4 O médico ou enfermeiro irá apertar o botão “Encaminhar” para encaminhar e vincular​ ​a​ ​gestante​ ​para​ ​o​ ​serviço​ ​de​ ​saúde​ ​de​ ​baixo​ ​risco​ ​indicado.

5.2.5 O sistema irá retornar uma mensagem “Usuária do Serviço Único de Saúde encaminhada para o serviço de pré natal”, apresentando o nome da gestante e o número do cartão​ ​do​ ​SUS​ ​dela.

5.2.6​ ​O​ ​médico​ ​ou​ ​enfermeiro​ ​irá​ ​apertar​ ​o​ ​botão​ ​“ok”. 5.2.7​ ​O​ ​sistema​ ​irá​ ​retornar​ ​para​ ​a​ ​tela​ ​anterior. 6.​ ​Pós-condições

6.1 A gestante será encaminhada para o serviço de pré natal especializado no risco em​ ​que​ ​foi​ ​avaliada.

(6)

4.

​ ​Diagrama​ ​de​ ​Sequência

Figura​ ​3.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Sequência. Fonte:​ ​Autor​ ​2017.

(7)

Para construir o Diagrama de Classe foi utilizado o artigo *** que através de 6 passos é possível identificar as classes. O processo para cada cada de uso será apresentado​ ​a​ ​seguir​ ​de​ ​uma​ ​forma​ ​mais​ ​resumida.

Para o primeiro caso de uso “Registro para o pré-natal na Unidade de Saúde” foi identificado que o objetivo seria: Uma nova específica ​Gestante será ​registrada por um específico ​Agente Comunitário de Saúde​. Isto é, para atingir o objetivo ​Gestante ​e Agente Comunitário de Saúde​são necessários e importantes para gerar um novo ​registro​. Em seguida, foi identificado as características específicas das entidades que estão apresentadas nos atributos de cada classe no diagrama de classe. Depois deve-se fazer as associações de relacionamento entre as classes. A partir desse passo, foi possível identificar o relacionamento entre ​Gestante ​e ​Registro ​e ​Registro ​e ​Agente Comunitário de Saúde. ​O próximo passo trata-se de identificar a colaboração entre os casos de uso. Após​ ​basta​ ​repetir​ ​todos​ ​os​ ​passos​ ​para​ ​os​ ​demais​ ​casos​ ​de​ ​uso.

O segundo caso de uso “Inscrição no Programa de Gestante” tem como objetivo que um​ ​novo​ ​específico​ ​​Médico​ ​​irá​ ​fazer​ ​​inscrição​​ ​de​ ​uma​ ​nova​ ​específica​ ​​Gestante.

O terceiro caso de uso “Avaliação do risco na Unidade de Saúde (1º Consulta) tem o objetivo​ ​que​ ​uma​ ​nova​ ​específica​ ​​Gestante​ ​​será​ ​​avaliada​​ ​por​ ​um​ ​específico​ ​​Médico.

O quarto caso de uso “Encaminhamento para o Serviço de Saúde de pré natal especializado no risco” tem o objetivo que um ​Médico ​específico irá ​encaminhar uma específica​ ​​Gestante​​ ​para​ ​um​ ​​Serviço​ ​de​ ​Alto​ ​Risco​ ​​ou​ ​​Baixo​​ ​​Risco​​ ​específico.

O quinto caso de uso “Avaliação do risco periódico para acompanhamento” tem o objetivo que um ​Médico ​específico irá fazer a ​avaliação do risco de uma ​Gestante específica​ ​em​ ​um​ ​​Serviço​ ​de​ ​Alto/Baixo​ ​risco​ ​​específico.

O sexto caso de uso “Encaminhamento para Maternidade de Alto risco” tem o objetivo que um ​Médico ​específico irá ​encaminhar uma específica ​Gestante para uma Maternidade​​ ​específica​ ​de​ ​acordo​ ​com​ ​a​ ​​avaliação​ ​do​ ​risco​.

O sétimo caso de uso “Internamento e Avaliação Constante do risco” tem o objetivo que uma ​Gestante específica será ​internada ​e receberá ​avaliação constante do risco por um​ ​​Médico​​ ​específico​ ​na​ ​​Maternidade​​ ​de​ ​alto​ ​risco.

(8)

Figura​ ​4.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Classe. Fonte:​ ​Autor​ ​2017.

(9)

6.

​ ​Diagrama​ ​de​ ​Estado

Figura​ ​5.​ ​Diagrama​ ​de​ ​Estado. Fonte:​ ​Autor​ ​2017.

Referências

Documentos relacionados

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Caracterização da cobertura florestal e da biodiversidade vegetal no entorno dos cultivos de tomate na região de Apiaí-SP a Módulos

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da