• Nenhum resultado encontrado

CENTRO UNIVERSITÁRIO CANDIDO RONDON UNIRONDON Tecnologia da Informação e Contabilidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CENTRO UNIVERSITÁRIO CANDIDO RONDON UNIRONDON Tecnologia da Informação e Contabilidade"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CENTRO UNIVERSITÁRIO CANDIDO RONDON – UNIRONDON Tecnologia da Informação e Contabilidade

BRUNO, Julio Gabriel Santos de Souza;1 FIGUEIREDO, Alessandra Rudini de;2 PEREIRA, Nayara Olívia Carlos;3

PINHO, Ediane Domingas de;4 VIANA, Antonio.5

A influência do avanço da tecnologia da informação como instrumento de trabalho da contabilidade.

Resumo: Atualmente, o profissional contábil conta com um vasto leque de facilidades no desempenho do seu trabalho, devido à dinâmica com que as informações chegam ao seu conhecimento. E, isso se dá, pelo avanço tecnológico da informática, hoje grande aliada da classe. Mas não é apenas como veículo de informação que a mesma auxilia, também possibilita maior aproveitamento do tempo de serviço, por reduzir a coleta de dados que antigamente levavam meses, para dias, até horas, e, na transformação de dados em informações de conhecimento proveitoso ao profissional. E nesse artigo, vimos chamar a atenção o quão benéfico tem sido para o profissional contar com a Tecnologia da Informação (TI) como aliada na lida com as informações coletadas no dia-a-dia.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação (TI), coleta de dados, o papel da informação na TI, tomada de decisão, profissional contábil.

Cuiabá, 2011.

1 BRUNO, Julio Gabriel Santos de Souza, bacharelando Ciências Contábeis, 3º semestre Unirondon 2011. 2

FIGUEIREDO, Alessandra Rudini de, bacharelando Ciências Contábeis, 3º semestre Unirondon 2011. 3

PEREIRA, Nayara Olívia Carlos, bacharelando Ciências Contábeis, 3º semestre Unirondon 2011. 4 PINHO, Ediane Domingas de, bacharelando Ciências Contábeis, 3º semestre Unirondon 2011. 5

(2)

A INFLUÊNCIA DO AVANÇO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO DA CONTABILIDADE.

1. Introdução

Para manter autoconhecimento e controle no processo de tomada de decisões, as empresas buscam embasamento em dados precisos e atualizados. O setor Contábil é responsável pela organização dos documentos referentes às negociações praticadas pela empresa, bem como, todas as movimentações decorridas dessas negociações.

Antes da implementação da TI, os relatórios oferecidos pelo profissional Contábil não eram tão confiáveis no processo de tomada de decisões, pois, o fechamento dos balanços era feito, de maneira “artesanal”, com contas gigantescas, e apenas com o auxilio de calculadoras, aumentando a pretensão ao erro e a imprecisão.

Com a evolução da tecnologia, a contabilidade ganhou maior velocidade no processamento dos dados, com possibilidade de acompanhamento, praticamente em tempo real das transações, o que facilitou a correção de erros.

Deste modo, objetivamos, nesse artigo, demonstrar os ganhos que os avanços da TI trouxe à contabilidade, que hoje exerce papel primordial no desempenho de suas atividades.

Desta forma, utilizar-se-á a bibliografia existente a fim de respaldar esse artigo e demonstrar que a TI, tanto quanto a calculadora, hoje é um instrumento satisfatório às necessidades do profissional da área.

2. A transformação dos dados em Informações por intermédio da TI

Antes de conceituar a TI, é necessário que, primeiro, se entenda o conceito de Informação. De acordo com Alecrim (2011):

“A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma instituição de ensino, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo.”

(3)

A TI, é o sistema de atividades, derivados de recursos de computação, que visam o armazenamento, acesso e uso das informações geradas pelos dados, a fim de melhor utilizá-las para a execução do trabalho. No ambiente Contábil, é de extrema importância que essas informações sejam, não só verdadeira, mas íntegras e o mais claras possível.

Ainda de acordo com Alecrim (2011):

“A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso das informações.”

Segundo Cassiolato (1999) observou, a partir do final da Segunda Guerra Mundial, o processo de produção dessas informações tem se embasado em atividades relacionadas ao conhecimento. Assim, o trabalho responsável pela produção, distribuição e processamento do conhecimento tem tomado maior destaque, que o trabalho de simples manuseio de dados.

Portanto, o conhecimento pode ter duas classificações: o codificado e o tácito. O conhecimento codificado é gerado da transformação do conhecimento em informação, por meio de um processo de redução e conversão, como relata Cassiolato:

“Tal processo permite que a transmissão, tratamento, armazenamento e reprodução do conhecimento (agora transformado em informação) se tornem tarefas relativamente simples. Tal tipo de conhecimento – codificado – se expressa numa forma padronizada e compacta de maneira a minimizar o custo de tais atividades, que, por sua vez são radicalmente alteradas pela infra-estrutura e tecnologias de informação e comunicações (CASSIOLATO, 1999, p.173).”

Já o conhecimento tácito, se expressa com maior destaque na capacitação de aprendizado, que determina a troca de conhecimentos codificados. Tanto o processo de redução e conversão, geram o conhecimento codificado, e à troca desses, identificam o conhecimento tácito, ambos os processos realizados com o auxilio da TI.

3. O ganho de tempo propiciado pela TI

O impacto que a revolução tecnológica, decorrente da junção entre a informática e as comunicações, no final da década de 1980, trouxe à contabilidade, e as mudanças ponderáveis no modo de execução do trabalho.

(4)

O profissional Contábil, junto a TI, passou a desempenhar com maior agilidade o registro das operações e emissão de relatórios.

Num artigo publicado na Revista Brasileira de Contabilidade, Thompson (1991) iniciou da seguinte maneira:

“Compare estas duas cenas. Um atarefado empregado, com a gravata afrouxada, maneja uma pesada máquina. Faz lançamentos contábeis em uma ficha, atrás da qual há uma folha com carbono. Depois transcreve essas informações no Diário, por meio de gelatina. Ou, então, um operador faz os mesmos lançamentos em um microcomputador, com velocidade cinco vezes maior, deixando para o programa e elaboração de relatórios, que depois serão emitidos pela impressora. É a diferença entre usar ou não a informática como ferramenta no dia-a-dia do profissional da contabilidade (Thompson, 1991, p.22).”

Com o cruzamento de dados, em tempo real, o profissional Contábil passou a ter um grau maior de flexibilidade e de precisão da informação, o que era inadvertido para o sistema de informações.

Porém, mesmo sendo o sistema contábil tecnologicamente um princípio em tempo real, ainda são utilizados à maneira antiga. Indagamos se a causa seria os princípios atuais da Contabilidade, ou o fato de serem concebidos e administrados como sistemas fechados? De acordo com Deitos:

“As duas questões dependem da atuação profissional de contabilidade para serem redimensionadas, porém, na primeira é necessária uma ação que envolva o conjunto da comunidade contábil, já na segunda, é possível que o contador na sua organização desencadeie ações que possam tornar o sistema contábil mais aberto, isto é, mais interativo (Deitos. 2006)”

É preciso que a contabilidade seja tratada como parte da empresa, onde o usuário possa definir quais os modelos de dados monetários, quantitativos e internos deseja receber. De acordo com Riccio e Peters (2001): “Fazendo uma analogia, na Contabilidade o controle da informação contábil encontra-se hoje na mão do contador. No processo mudança pode-se prever que parte estará nas mãos dos usuários.”

4. Conclusão

Concluí-se neste artigo que, a TI trouxe incontáveis ganhos à contabilidade e ao profissional contábil, não só como auxilio, mas também como importante ferramenta na elaboração de relatórios utilizados no processo de tomada de decisão independente do segmento à que segue.

(5)

Hoje, o profissional que utiliza o sistema, ora mais avançado, ora mais rápido e até mais complexo, provavelmente elaborará as atividades Contábeis com maior qualidade, em menor tempo.

Por isso, aponta-se o crescimento pela procura por sistemas atualizados de contabilidade, de modo à facilitar o serviço do profissional, sem que o mesmo perca a qualidade e posteriormente credibilidade.

(6)

Bibliografia

ALECRIM, Emerson. O que é Tecnologia da Informação (TI)? São Paulo. 2011. Disponível em: http://www.infowester.com/ti.php Acessado em: 05/06/2011 às 16h47min.

CATELLI, Armando. Internet: desafio para uma contabilidade interativa. Revista Contabilidade & Finanças. São Paulo. 2001. FIPECAFI/FEA/USP, Ano XII, vol.14, no. 25, p.24-41.

DEITOS, Maria Lúcia M.S. A tecnologia da informação e a atividade

Contábil. Brasília. 2006. Disponível em:

www.unioeste.br/cursos/cascavel/contabeis/foco/art_2705.pdf Acessado em:

04/06/2011 20h55min.

DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu e MINAYO, Maria Cecília de Souza (organizadora). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25ª Ed. Revista e atualizada. Petrópolis, RJ. 2007. Vozes.

FERNANDES, Francisco. Dicionário de sinônimos e antônimos da língua portuguesa. 30ª Ed./rev. e ampl. por Celso Pedro Luft. Rio de Janeiro. 1989. Globo.

THOMPSON, Carlos. Informática e contabilidade: modernização fundamental. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília. 1991. CFC, ano XX, no. 74, p.20-26.

Referências

Documentos relacionados

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Enfermagem frente a qualitativa uma situação hipotética, envolvendo a morte e o morrer Compreender como Cuidando de alunos de graduação pacientes em Em Enfermagem

As oficinas realizadas nas duas escolas citadas anteriormente foram dividas em quatro momentos: o primeiro quando se tratou sobre o entendimento teórico e prático dos

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o