• Nenhum resultado encontrado

Parques infantis e juvenis do concelho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Parques infantis e juvenis do concelho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Espaços para brincar

(2)

Parque Multiusos na Sobreda

Almada convida a brincar

Parques infantis e juvenis do concelho

A

lmada tem conjugado esforços e vontades para apetrechar o concelho de um conjunto de equipamentos que aumentem a qualidade de vida de quem aqui vive ou trabalha. Os espaços verdes, naturais ou construídos, são um grande contributo para este objectivo estratégico do Município, especialmente se tiverem integrados equipamentos de recreio infantil ou juvenil.

Neste suplemento levamo-lo por uma visita através de quase 70 espaços, distribuídos pelas 11 freguesias, na sua maioria geridos pela Câmara Municipal de Almada, mas também pelas juntas de

freguesia ou outras entidades.

Esta rede de espaços espelha uma opção, a de criar recursos para as famílias, criando espaços hierarquizados. Desde o grande pulmão verde construído, às portas da cidade - Parque da Paz - até aos pequeninos recreios de bairro, para gastar as últimas energias antes de entrar em casa ao fi m de cada dia. Sem esquecer os parques intermédios, localizados em jardins públicos e parques urbanos, não exclusivamente dedicados aos mais novos, mas onde o lazer faz cruzar gerações.

(3)

História e evolução dos parques infantis

Primeiros parques foram promovidos pela própria população, logo após o 25 de Abril. Quase bairro a bairro, construíram-se zonas para os mais pequenos, aproveitando a habilidade de cada cidadão, uns soldadores no Arsenal do Alfeite, outros operários da Lisnave…todos voluntários para acrescentar à cidade espaços para os mais novos puderem ser crianças.

Com a evolução dos tempos, a tipologia dos parques foi-se alterando, assim como as regras de segurança, que se tornaram cada vez mais apertadas, de forma a reduzir os acidentes.

De lugares simples, com um baloiço ou um escorrega, até aos parques multifuncionais, com conjunto de equipamentos para escalar, para saltar, para deslizar, onde se integram áreas com instrumentos musicais, ou espaços que os ensinam a ter mais equilíbrio, força, agilidade, coordenação, a ousar os limites, mas também onde se possa estimular a socialização, a partilha, a troca de conhecimento e o contacto com a natureza, mesmo em meio urbano.

Por isso, Almada tem apostado em criar novos espaços de recreio infantil em áreas maiores, que permitem cumprir os requisitos legais exigidos, e também integrados em zonas verdes, para que as crianças tenham contacto directo com os ciclos naturais.

Na construção de um jardim infantil, nada é deixado ao acaso, porque as regras são muito apertadas. Devem haver bancos nas proximidades das zonas dos mais pequeninos, que precisam dos adultos por perto. É preciso garantir uma distância mínima entre os equipamentos, de forma a evitar colisões entre as crianças. É obrigatória a vedação da área de recreio, para difi cultar o vandalismo, a entrada de animais e o acesso directo das crianças às vias de circulação. Exige-se um seguro de responsabilidade civil para cobrir os danos pessoais causados aos utilizadores. Aconselha-se a implantação de placas informativas com os números nacional de socorro e das urgências hospitalares mais próximas, entre outras informações. Até o tipo de pavimento é criteriosamente defi nido pelo decreto-lei que regula estes espaços (Decreto-Lei nº 379/97 de 27 de Dezembro).

As autarquias passaram a ser os grandes responsáveis pela gestão e manutenção dos parques infantis, a ASAE é a entidade fi scalizadora (anteriormente era o Instituto do Desporto de Portugal).

Mas a manutenção dos parques é bastante difícil, não só pela alteração permanente das exigências legais, que obrigam à reformulação dos espaços, mas essencialmente pelas inúmeras situações de vandalismo. Cabe a todos contribuir para o bom estado destes espaços, usando-os convenientemente, chamando a atenção para os maus usos e alertando quando detectamos alguma anomalia.

Aqui reunimos um conjunto de informações, especialmente úteis para as famílias, que poderão ter uma visão global da oferta de equipamentos de recreio e lazer espalhados pelo concelho, os espaços mais recentes, os mais originais e as respectivas localizações.

Porque os parques infantis são dos mais importantes espaços de encontro entre gerações e grupos sociais, contribuindo para a vivência e o lazer das famílias, mas também para o desenvolvimento psicomotor das crianças e para a promoção do contacto com o ambiente, mesmo em meios mais urbanos.

Queremos incentivar os avós a fazer uma visita ao pequenino jardim infantil, à porta de casa, mas também os pais a programar uma manhã num grande espaço de recreio. Queremos romper rotinas, multiplicar sorrisos, contribuir para que muitas histórias possam ser vividas, contadas e recordadas.

(4)
(5)

Os parques mais representativos

Os parques infantis mais modernos localizam-se nas freguesias da Sobreda, da Costa da Caparica e da Charneca de Caparica, mas há também espaços mais pequeninos, localizados dentro de bairros, que talvez por isso se mantém mais bem preservados.

O Jardim Urbano da Costa da Caparica é um dos espaços incontornáveis no que respeita à oferta de equipamentos infantis e juvenis. Oferece três espaços diferenciados, dois para crianças e um para adolescentes. Há casas desengonçadas nas árvores, barcos encalhados, trampolins e slides onde se acumulam fi las de crianças e jovens aos fi ns-de-semana.

Na Charneca, abriu o mais recente espaço verde, onde existem também equipamentos para crianças. Trata-se do novíssimo Parque Aventura, com mais de 23 mil metros quadrados de espaços verdes, com percursos cicláveis para os pais mais ousados tentarem acompanhar os seus fi lhos pelos trilhos no meio da mata. Num dos campos relvados destaca-se ainda uma parede de iniciação à escalada, para os mais velhinhos, e um escorrega em talude e uma aranha para os mais pequeninos. Na fronteira deste parque verde, destacam-se as mais recentes piscinas municipais, onde há modalidades desportivas para toda a família.

Ainda na Charneca, vale a pena visitar o Parque nas Quintinhas, onde os caminhos nos levam até aos baloiços, quatro, lado a lado, a um escorrega, a uma estrutura para trepar, com ponte e um varão para escorregar, para os aspirantes a bombeiros...

A oferta é também variada no Parque Multiusos da Sobreda, um espaço intergeracional, onde os adultos podem fazer o circuito de manutenção e os mais novos divertir-se no parque de skates, ou nos escorregas, ou nas diferentes estruturas para trepar, entre muitas outras ofertas. Associado a este espaço existem igualmente as piscinas municipais da Sobreda.

Dentro dos bairros mais escondidos, há ainda espaços únicos, como o parque infantil da Quinta dos Porfírios (Sobreda), criado em 1976 mas já reabilitado. Aqui, além dos sobreiros antigos que ensombram o espaço em redor, há um escorrega em talude, muito mais seguro porque anula o risco de queda para os lados.

O Parque Infantil das Bicicletas é igualmente um espaço muito útil para as famílias, que simula as estradas reais, permitindo que os petizes aprendam a pedalar, mas num ambiente seguro.

Recreio informal

A Câmara Municipal de Almada criou uma rede de espaços verdes informais, que podem também ser um bom recurso para as famílias. O Parque da Paz destaca-se, atraindo milhares de pessoas, especialmente ao fi m-de-semana, que aqui vêm passear, em família, usufruindo dos 60 hectares de espaços livres.

Mas também o Jardim do Rio, junto às águas planas do Tejo, associado a um núcleo museológico constitui um bom local de visita e estadia para as famílias.

No centro da cidade, é incontornável uma visita ao Parque Urbano, encostado à Praça da Liberdade, com um amplo campo relvado e boas sombras.

Ao nível da oferta privada destaca-se a Quinta Pedagógica do Seminário de S. Paulo, com 14 hectares e muitos animais para conhecer.

Espaços como os jardins do Convento dos Capuchos ou do Solar dos Zagallos são também propostas frescas para os dias quentes que se aproximam.

Parque Infantil nas Quintinhas

(6)

Parque Infantil nas Quintinhas (Charneca) Parque Infantil no Jardim do Castelo (Almada) Parque Infantil em Vale Flores (Feijó)

Rua Francisco Sousa Tavares (Laranjeiro)

Parque Infantil no Alto do Índio (Sobreda) R. Afonso de Albuquerque (Trafaria) Parque Infantil das Bicicletas (Cova da Piedade)

(7)

Referências

Documentos relacionados

Considera-se haver oport unidades de melhoria para algumas ent idades gest oras, pelo que est as deverão desenvolver esf orços no sent ido de melhorar a acessibilidade f í sica

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Para produtores não familiares, cooperativas estão associadas a ganhos de produtividade na produção agrícola, mas não na produção pecuária; já na agricultura familiar, elas

XI- O gabarito definitivo será divulgado em data estipulada pela Comissão de Seleção, nos sites www.seduc.to.gov.br e www.pm.to.gov.br. § 13 O descumprimento destas instruções

De acordo com os resultados apresen- tados, esse efeito ocorreu apenas em 2009, se aproximando aos achados de Peco- ra (2012), que observa como o aumento da oferta de

O objetivo deste trabalho é investigar o suporte ao desenvolvimento colaborativo de serviços web semânticos por meio de notações visuais, resultando na criação de uma notação

Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil dos motoristas e cobradores de ônibus, vítimas de roubo em seu exercício de trabalho, em cinco municípios

No tocante aos domínios Psicológico e Auto avaliação da QV, a maior parte dos pacientes obtiveram níveis satisfatórios (>70), assim, este estudo não corrobora com os achados 26