• Nenhum resultado encontrado

Na unidade de Quissamã, também foi feita ampliação da estação de tratamento de esgotos e do reservatório de água.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Na unidade de Quissamã, também foi feita ampliação da estação de tratamento de esgotos e do reservatório de água."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A diretoria da Cooperativa  Regional Agropecuária de Macuco, presidida por Sílvio Marini, inaugurou as novas instalações da fábrica de manteiga e do conjunto de geradores de energia, no dia 28 de março.

– Durante o ano de 2014, tivemos que promover gastos consideráveis para a instalação de conjunto de geradores de energia. Investiu-se também na instalação da nova fábrica de manteiga, em Macuco. Investimentos bastante oportunos, tendo em vista que corremos risco de racionamento de energia e elevação de tarifas em 2015 – afirmou Sílvio Marini.

Na unidade de Quissamã, também foi feita ampliação da estação de tratamento de esgotos e do reservatório de água.

Na solenidade de inauguração, foi descerrada uma placa que informava a diretoria da

Cooperativa de Macuco, composta pelo presidente, Sílvio Marini, além de Marcos Tadeu Erthal (vice-presidente). O Conselho Administrativo é composto por Alcineu Daflon Ferro, Carlos Roberto Siqueira, Francisco de Paula La Saigne d’Aboin Inglês, Ronaldo Soares Moreira e Thierry Homero Ribeiro Gomes.

Já o Conselho Fiscal é Adriano Martins Barros, Acymar Cypriano Pinto, Helcy de Moraes, Ivo Antônio Queiróz Filho, Joel Tavares de Queroz (in mermoriam) e Walter Erthal Tardin,

responsáveis pela conquista da cooperativa.

O município de Macuco é o segundo maior processador de leite do estado do Rio de Janeiro. Há anos, funciona ali a Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco. Após a queda da cultura de café, que, até então, era a principal atividade do município desde o século XVII, a produção leiteira começou a despontar.

Em 1933, os produtores de leite da região já vendiam para Niterói e Rio de Janeiro sua

(2)

O precursor foi o português Joaquim de Morais Cordeiro, proprietário da Fazenda Glória. Essa iniciativa influenciou os produtores de leite a organizarem a cooperativa. A manteiga Macuco, por exemplo, data de mais de 50 anos.

Estado entrega 19 pontes e 8 caminhões para zona rural

em Friburgo

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Rogério Cabral (PSD) entregaram 19 pontes na zona rural de Nova Friburgo. As pontes atendem às comunidades do Barracão dos Mendes, Três Picos, Salinas, Rio Grande, Pilões, Prainha, Buraco do Sapo, Córrego Frio, Córrego Dantas, Santa Cruz, Três Cachoeiras, Amparo, Vargem Alta e outras. Em algumas

comunidades foi necessária a reconstrução de mais de uma ponte para restabelecer o escoamento agrícola e industrial.

– O objetivo é valorizar o interior fluminense para que os municípios se desenvolvam cada vez mais, gerando renda e emprego. Com as pontes que já entregamos, ajudamos na produção no campo. Agora, falta inaugurar poucas passagens para concluir o trabalho feito pelo governo estadual na Região Serrana”, disse Pezão.

O prefeito Rogério Cabral acompanhou o governador numa vistoria in loco às pontes na zona rural. “Posso garantir que, hoje, a zona rural de Nova Friburgo está produzindo mais do que antes das chuvas de 2011, graças à parceria do município e o Estado. Essa parceria é muito importante para Nova Friburgo, porque fortalece nossa região e movimenta nossa economia, dando oportunidade de desenvolvimento para os pequenos produtores rurais”, afirmou.

O Estado também entregou, em Nova Friburgo, oito caminhões basculantes para a Emater, da Secretaria de Agricultura. Avaliados em R$ 1,5 milhão, os veículos vão reforçar as patrulhas do programa Estradas da Produção, que atuam em todo estado, na manutenção e recuperação de estradas vicinais para facilitar escoamento agrícola e deslocamento da população.

(3)

das regiões mais prósperas em agricultura familiar do Rio de Janeiro e até do Brasil. O

investimento é um incentivo para fomentar a produção e gerar renda nos municípios serranos – explicou Christino Áureo.

Maior público do Arena Park no Encontro Nacional de

Muladeiros

Um recorde de público. Foi o que aconteceu com a realização do III Encontro Nacional de Muladeiros, em Cantagalo, no último final de semana, no Arena Park.

Segundo os organizadores, nos três dias de evento, mais de  seis mil pessoas passaram pelo local. “No sábado, foi o dia mais lotado”, garante Jorge Nóbrega Richa, o Coquinha, afirmando que o público, nesse dia, chegou a três mil pessoas.

O evento foi idealizado, desde a primeira versão, pelo ex-prefeito Guga de Paula, que, este ano, contou com apoio dos amigos Coquinha, Cica Machado (prefeito de Cachoeiras de Macacu), João Muladeiro, Merion Machado e Betinho Vaca Brava. O objetivo do encontro é reunir, em três dias, os apaixonados por mulas.

Este ano, o evento contou com participação de criadores dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás.

Já o evento poierão, que conta com participação de várias raças de animais, superou todas as expectativas, contando com 136 animais participantes.

Segundo Marquinhos Rohen, um dos diretores e sócio-proprietário do Arena Park, que fica no trevo de Aldeia, entrocamento da RJ-160 com a RJ-152, já está prevista a realização de vários eventos ligados à área rural, como  leilões de cavalos, bovinos e vacas leiteiras. Estes eventos devem acontecer ainda este ano. Há, ainda, a previsão de eventos ligados às raças de cavalos

(4)

pampa e mangalarga, também neste ano de 2015.

Os elogios à estrutura do Arena Park, que facilita a realização de vários eventos, já estão provocando a divulgação de um calendário de eventos para todo o ano.

Um detalhe interessante no III Encontro Nacional de Muladeiros é que não existiu a participação do poder público no patrocínio. Todos os investimentos financeiros foram patrocinados pelos organizadores e empresas parceiras.

– Em nome dos organizadores, queremos agradecer aos parceiros do evento, como as empresas patrocinadores e os organizadores, que também deram dinheiro para ajudar na realização evento, que foi coroado de sucesso – afirmou Coquinha, diretor do Arena Park.

Carmo inicia campanha de vacinação contra aftosa

Produtores rurais poderão ficar despreocupados com a saúde do rebanho. A Prefeitura de Carmo, através da Secretaria de Agricultura, dará início, no dia 1º de maio, à campanha de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa em todo o município.

No ano de 2014, o município se esforçou e conseguiu alcançar marcas históricas. Na primeira fase, em maio de 2014, 30 mil cabeças de gado foram vacinadas, totalizando 100% do rebanho do município.

Já na segunda fase, em novembro de 2014, quando o rebanho alvo foi de 0 a 24 meses, todos os 11.779 bovinos foram imunizados. Isto gerou ao município de Carmo o primeiro lugar no estado na luta contra a febre aftosa.

(5)

Segundo o secretário de Agricultura, Armandinho Chaves, essa marca só foi atingida pelo empenho de vários setores. “Somente uma secretaria alinhada com os produtores rurais, juntamente com as entidades representativas públicas e privadas, tendo o desejo maior de promover a sinergia no setor agropecuário, é capaz de melhorar a vida na zona rural”, frisou Armando Chaves.

Inea doa 2,5 mil mudas ao projeto ‘Onda Verde’

A Secretaria de Meio Ambiente de Cordeiro, que iniciou o projeto de reflorestamento urbano denominado ‘Onda Verde’, acaba de receber um incentivo da Secretaria de Estado do Ambiente, através do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O Serviço do Ambiente de Mudas atendeu à solicitação do secretário Paulo Araújo e doou 2,5 mil mudas de espécimes de pequeno porte para o plantio no município. As mudas foram ofertadas pelos hortos florestais estaduais de Cantagalo, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena.

Segundo o secretário, as mudas serão de grande valia para dar continuidade ao projeto ‘Onda Verde’, que foi recebido positivamente e teve uma grande adesão da população. Paulo Araújo só lamenta a resistência de algumas forças contrárias, que tentam desestruturar a execução do projeto, arrancando e quebrando mudas, principalmente as plantadas nos bairros Dois Vales e Lavrinhas.

A Secretaria de Meio Ambiente continua solicitando apoio da comunidade para ajudar na irrigação das mudas plantadas, impedir que elas sejam danificadas e denunciar ações negativas contra as plantas, através dos telefones (22) 25510145, 25510616, 25510593 -ramais 208 ou 209.

(6)

Nova Friburgo faz manifestação contra o governo Dilma

Moradores de Nova Friburgo se reuniram na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro da cidade, em protesto contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo os

organizadores do movimento, cerca de 50 pessoas participaram do ato. Já a Polícia Militar (PM) informou que foram 30 pessoas. A concentração começou por volta das 16h30min.

O grupo vestia verde e amarelo e segurava cartazes pedindo o impeachment da presidente e o fim da corrupção.

– Sou contra a corrupção. Não tem mais nada que choque. A inflação está subindo e, aos poucos, as pessoas vão aderir, conforme pesar no bolso – disse Maria Teresa Grey, psicanalista, de 64 anos, afirmando que é apartidária.

Durante todo o movimento – com menor adesão em relação ao de março de 2015, com 300 pessoas, segundo os manifestantes, e 200, de acordo com dados da PM –, o grupo tentou chamar a atenção de quem passava pela rua gritando palavras de ordem como “Vem pra rua!” e “Fora PT, leva a Dilma com você!”. A manifestação terminou por volta das 17h45min.

Referências

Documentos relacionados

6 Usou-se como referência para os fatores contextuais, o que foi considerado no SIMAVE, nas Avaliações Contextuais, aplicadas através de questionários aos alunos do

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Por fim, a revista Strada aposta fortemente nas relações públicas, definidas por Kotler e Armstrong (2004) como ferramenta para a «criação de um bom rela- cionamento com o