• Nenhum resultado encontrado

Ana Rosa Chait Trachtenberg

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ana Rosa Chait Trachtenberg"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

A na R os a C ha it T ra ch te nb er g

Boa noite a todos.

Em nome da Diretoria e de todos os colegas da Socie-dade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre, sejam todos muito bem-vindos.

Há exatos 150 anos, no dia 06 de maio de 1856, na cidade de Fraiberg, então Morávia, Jakob Freud escrevia, em hebraico, no Livro dos Livros, na Bíblia de Philipson, a Bíblia da família:

(2)

“no primeiro dia do mês de Iar de 5616, ou seja, 6 de maio de 1856, às 6 e meia da tarde: nasceu o meu filho Schlomo Sigismund”.

Nesse mesmo livro, ele havia registrado, semanas antes:

“6ª feira, 4 da tarde, 6 de ADAR de 5616, ou seja, 21 de fevereiro de 1856: meu pai, o rabino Schlomo, filho do rabino Ephraim Freud, en-trou em sua morada celeste...”.

1FREUD, E.; FREUD, L.; GRUBRICH-SIMITIS, I. (Eds.). Sigmund Freud: his life in pictures

(3)

A na R os a C ha it T ra ch te nb er g

Página comemorativa na Bíblia da Família2

Quando o filho de Jakob completava 35 anos, recebeu deste como presente aquele mesmo livro, a Bíblia da família Freud, com uma nova capa e uma dedicatória em Melitzá. A Melitzá é uma original reunião de frases da Bíblia e do Talmud, criando um novo sentido. A dedicatória, cuja imagem reproduzimos abaixo, diz:

(4)

“1 Filho que me é querido, Shelomoh,

2 No sétimo dos dias dos anos de tua vida, o Espirito do Senhor começou a te animar

3 e falou em ti: Vai, lê meu livro que eu escrevi

4 e nele irromperão para ti as fontes da compreensão, do conheci-mento e da sabedoria.

5 Vê, o Livro dos Livros, dos qual sábios escavaram 6 e legisladores aprenderam conhecimento e justiça.

7 Uma visão do Todo-Poderoso tiveste; ouviste e te esforçaste para fazê-lo,

8 e te elevaste nas asas do Espírito.

9 Desde então, o Livro tem sido guardado como os fragmentos das Tábuas

10 em uma arca comigo.

3FREUD, E.; FREUD, L.; GRUBRICH-SIMITIS, I. (Eds.). Sigmund Freud: his life in pictures

(5)

A na R os a C ha it T ra ch te nb er g

11 Para o dia em que os seus anos chegarem a cinco mais trinta 12 pus nele uma capa de pele nova

13 e chamei-o: “Brota, ó poço! Entoai-lhe Cânticos!” 14 E o dei a ti como comemoração

15 e lembrança de amor de teu pai,

16 que te ama com perene amor. Jakob filho de Rabino Shelomoh Freid [sic]

17 Na cidade capital de Viena 29 Nisan [5]651 6 de maio [1]891”4

Poucos anos depois, morria Jakob e nascia a Psicanálise. Essa é uma ilustração do amor de um pai que estimulou precocemente seu filho ao múltiplo sentido das palavras, âncora de um conhecimento que estava pres-tes a surgir e que marcaria definitivamente a Humanidade.

O percurso de Shlomo Sigismund a Sigmund (aos 13 anos troca seu nome para forma mais germânica), do menino inquieto e sonhador ao ho-mem que produziu uma teoria revolucionária, até hoje nos impressiona. A psicanálise vem deixando marcas dentro de cada um de nós, assim como nas mais diversas manifestações culturais do século passado e do presente. A SBPdePA escolheu o ano de 2006, para, ao longo do mesmo, home-nagear o criador da Psicanálise através das mais diversas atividades. Hoje, nesta mesma e precisa noite em que ele estaria completando 150 anos, nos unimos às homenagens que percorrem o mundo. Na companhia dos ante-passados do pai da psicanálise, integramo-nos a um elo de continuidade, de esperança de futuro, do valor da palavra e do livro. Nossa reunião, aqui e agora, com o calor da presença de vocês, é testemunho da força e da vitali-dade da Psicanálise.

Buscamos nossa filiação a Freud e à Associação Psicanalítica Interna-cional e semeamos por meio da transmissão da Psicanálise e das suas interfaces.

(6)

nas atividades para a Comunidade, etc. Muito obrigada pela parceria tam-bém no dia de hoje.

Quero agradecer a presença da Cônsul-Geral da Áustria para o Rio Grande do Sul, a Excelentíssima Sra. Cornélia Kissilinger Rodrigues, bem como dos colegas que representam as sociedades co-irmãs e as instituições de classe do Rio Grande do Sul. Está conosco também a Diretoria da Asso-ciação Brasileira de Psicanálise, assim como o Dr. Cláudio Eizirik, presi-dente da Associação Psicanalítica Internacional. Sentimo-nos, pois, muito honrados com a presença de vocês.

Para finalizar, quero deixar meu reconhecimento, em particular, bem como o da Diretoria da Brasileira, para duas colegas que assumiram o pro-jeto desta homenagem com dedicação, eficácia e afeto: nossa profunda gra-tidão a Mayra Lorenzoni e Augusta Heller.

Muito obrigada pela presença de todos e de cada um de vocês. Passo a palavra ao Dr. Pedro Gomes, presidente da Associação Brasi-leira de Psicanálise, e, logo a seguir, ao Dr. Cláudio Eizirik, presidente da Associação Psicanalítica Internacional.

Convido todos a assistir à Exposição Audiovisual sobre a trajetória de Freud por Viena e Londres, logo após o jantar vienense, degustando o prato “Kalb a la Sigmund Freud”, especialmente preparado para esta noite.

Muito obrigada a todos!

Ana Rosa Chait Trachtenberg Presidente da SBPdePA

Referências

Documentos relacionados

e a Ville Radieuse , já não com o carácter de mera companheira da arquitectura, mas antes com um certo grau de autonomia relativamente a ela, com a Ville Verte ; neste sentido,

O presidente do Instituto Histórico de Petrópolis propôs o aforamento do edifício do antigo Palácio Imperial e do respectivo parque para nele ser instalado um

Chalcidoidea associadas, infestação dos frutos em diferentes localidades, resistência de plantas de espécie próxima (Psidium longipetiolatum) e processo de formação da

Dois termos têm sido utilizados para descrever a vegetação arbórea de áreas urbanas, arborização urbana e florestas urbanas, o primeiro, segundo MILANO (1992), é o

Em consonância com esta perspectiva, o Observatório História & Saúde e o Observatório dos Técnicos em Saúde, estações de trabalho da Rede Observatório de Recursos

Aos jesuítas deve-se imputar a iniciativa pioneira de intercâmbio entre esses universos da medicina, já que eles também absorviam o saber dos físicos, cirurgiões e

Em 1902, Oswaldo Cruz passou a dirigir o Instituto Soroterápico Federal e, no ano seguinte, o Departamento-Geral de Saúde Pública, de onde combateu a peste bubônica, a varíola e a

Neste trabalho foram investigadas a aplicação de duas configurações de Wetlands Construídos de fluxos mistos sequenciais em um total de três compartimentos, sendo que para a