• Nenhum resultado encontrado

3M EAMD / Energy Markets. Catálogo de Produtos para Mineração. Soluções. para Mineração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3M EAMD / Energy Markets. Catálogo de Produtos para Mineração. Soluções. para Mineração"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

3M EAMD / Energy Markets

Catálogo de Produtos para Mineração

(2)

3M e o Mercado de Mineração

Glass Bubbles para Formulações de Explosivos

A perfeita combinação entre baixa densidade com alto esforço, fazem das microesferas de vidro 3M ideais para uso como sensibilizadores em todos os tipos de explosivos base água, pois ajudam a propagar a onda de detonação permitindo que a reação continue.

TM

Com o uso das Scotchlite Glass Bubbles 3M, os fabricantes de explosivos obtêm um imediato aumento na velocidade de detonação (VOD). A excelente fragmentação proveniente do alto VOD significa:

-Não necessitar de uma segunda detonação; - Mais toneladas processadas por hora;

O forte relacionamento da 3M com a indústria de mineração começou nos campos do Lago Superior em 1902, quando a companhia foi construída para extrair o minério para o uso em lixas e outros produtos abrasivos.

Hoje, a 3M oferece ao mercado de mineração um grande número de tecnologias para melhorar a produtividade... Reduzir custos... E garantir a saúde e segurança ao trabalhador. Entre as soluções oferecidas temos microesferas de vidro utilizadas como sensibilizadores em explosivos, avançados fluorsurfactantes para supressão de ácidos em misturas, supressores de poeira para minérios e estradas,tecidos cerâmicos altamente resistentes.

Em emulsões de explosivos, a velocidade de detonação (VOD) e perfomance estável e consistente

TM

podem ser encontrados com as Scotchlite Glass Bubbles K1,K15 ou K20.

TM

Para explosivos empacotados,as Scotchlite Glass B u b b l e s K 1 5 , K 2 0 , K 2 5 , S 3 2 e K 3 7 s ã o sensibilizadores ideais para estas aplicações.

Uma forma simples para desafios complexos

Produto Densidade Resistência Cargas sugeridas * g/cc psi a 90% de sobrevivência % peso

K1 0,125 250 1,6 K15 0,150 300 2,0 K20 0,200 500 2,8 K25 0,250 750 3,6 S32 0,320 2000 4,9 K37 0,370 3000 6,0

Veja algumas das características destas microesferas :

*Assumindo uma matriz de densidade de 40 g/cc e uma densidade padrão do explosivo de 1,20 g/cc.Estes podem ser formulacões sensitivas.

(3)

Líquidos Supressores de Poeira 3M

Na busca incessante de atender as necessidades dos seus clientes, a 3M vem constantemente desenvolvendo novas tecnologias de alta perfomance, que respondam aos requerimentos dos mercados em que atua.

Em diversos processos de Mineração, poeiras e partículas de minérios são liberados durante o seu transporte, prejudicando o meio ambiente e saúde das pessoas que convivem neste local. Vindo ao encontro destes problemas, a linha de supressores de poeira 3M representa uma solução prática e econômica de aplicação.

Os Líquidos Supressores de Poeira 3M atuam como agentes de alta eficiência na umectação, penetração e aglomeração de partículas, resultando na formação de um filme resistente e uniforme.

Disponíveis na forma concentrada, estes produtos são totalmente solúveis em água, de fácil manuseio, não-tóxicos e não-corrosivos,não possuindo metais pesados em sua formulação.

Em regiões onde há escassez de água, os Líquidos Supressores de Poeira 3M aumentam a eficiência do molhamento da água. A redução da tensão superficial permitem a este eficiente agente umectante penetrar efetivamente, derrubando as partículas de poeira antes que estas sejam carregadas pelo vento.

Líquido Supressor de Poeiras 3M –

LSP 1000

A geração de Líquidos Supressores de Poeira 3M de alta eficiência. Os LSP 1000 encontram-se disponíveis na forma de líquido concentrado de cor azul clara para diluição em água.

Oferecem excelente perfomance mesmo quando diluídos a baixas concentrações, resultando em maior durabilidade de aplicação e resistência às intempéries. São indicados para aplicações em taludes de minas abertas, minérios de ferro em pó, na forma granular e em pelotas, carvão, cimento, nas operações de:

- Transporte de minerais em vagões;

- Estocagem de minério granular e em pilhas; - Empilhamento de pelotas.

Em relação a regulamentações, a redução de material particulado é fator importante na garantia de que a comunidade ou os trabalhadores não estarão expostos a níveis inseguros de poeira.

Os Líquidos Supressores de Poeiras 3M LSP 1000 atendem a estes requerimentos como uma solução segura, econômica e eficiente de gerenciamento

®

®

(4)

Líquido Supressor de Poeira 3M –

LSP 2000

®

A 2ª geração de Líquidos Supressores de Poeira 3M de alta eficiência.

Aplicados em estradas, pavimentos, esteiras, de grande movimentação, os LSP 2000 reduzem e controlam a eliminação de partículas de poeira. Seu amplo poder de penetração nas superfícies garante maior durabilidade e eficiência da operação, tornando-se uma via econômica de controle da emissão de poeiras e contaminações de ambientes.

como uma excelente ferramenta

Disponíveis na forma de líquido concentrado, de cor transparente salmão a levemente amarelado, opaco, os LSP totalmente solúveis em água, de fácil manuseio, não-tóxicos, não-corrosivos, permitindo uma aplicação otimizada e sem complicações.

Apresentam alta perfomance, mesmo em baixas concentrações, resultando em maior resistência às intempéries. São indicados para aplicações em: -Pavimentação de estradas;

-Minas abertas ou subterrâneas;

-Transporte de minerais em conversores, esteiras e correias transportadoras.

®

Em áreas remotas, onde as fontes de água são

®

escassas, o LSP 2000 funciona

biodegradável de manejo de água, aumentando consideravelmente o tempo necessário entre uma aplicação e outra do produto, com o mesmo nível de controle e qualidade do ar .

®

2000 são

Os Líquidos Supressores de Poeira 3M LSP 1000 e LSP 2000 estão disponíveis em embalagens de 20, 200 e 1.000 litros.

Para maiores informações sobre o uso e detalhes do produto, consulte o Serviço Técnico.

® ®

(5)

Fluorsurfactantes para Misturas Ácidas

Agentes de mudança

3M é líder na indústria de mineração também em outras áreas de aplicação, incluindo fluorsurfactantes de alta qualidade para supressão de ácido em misturas em operações de eletrólise de cobre .

Há mais de vinte e cinco anos a 3M tem produzido supressores de mistura ácidas para ajudar a bloquear a quantidade de ácido sulfúrico no ar , contribuindo para um ambiente de trabalho saudável.

A Ciência dos Surfactantes

A estrutura básica dos fluorsurfactantes 3M como Fluorad FC-1100, Agente Eliminador de Névoa consiste em dois grupos:um grupo insolúvel (RF…) que possui a tendência a ser empurrada para fora do líquido e outro grupo solúvel (…X) que é puxado. para dentro do líquido apolar . Esta combinação de ações, puxa e empurra, faz a superfície do líquido se orientar, reduzindo a tensão superficial do líquido.

Fluorad FC-1100, Eliminador de Névoa Ácida

As vantagens do uso de fluoroquímicos na eliminação de névoas ácidas, vêm sendo aplicadas pela indústria por vários anos, para baixar as concentrações de ácido sulfúrico suspensos no ar, reduzindo as corrosões estruturais, tornando as condições de trabalho mais seguras.

O Fluorad FC-1100, Agente Eliminador de Névoa é um produto com tecnologia para rápido escoamento e que forma espuma rapidamente sobre a superfície da célula de eletroprodução,sendo eficiente em baixas concentrações. As características do FC-1100, são: -Baixa espumação,com mais surfactante trabalhando para reduzir a névoa;

- Baixa concentração efetiva com menor perda e menor potencial de interferência;

-Baixos níveis de concentração que reduzem o custo efetivo do processo;

-Pode ser usado sozinho ou em conjunto com barreiras mecânicas.

Sem Fluorad FC-1100

(6)

Reciclável.Impresso no Brasil

© 3M 2007. Todos os direitos reservados . HB-0000-0000-0 Energy Markets 3M Brasil Ltda Rodovia Anhanguera Km 110 Sumaré , CEP 13181-900 São Paulo,Brasil

Propriedades Termo - Mecânicas

Produtos fabricados a partir das fibras cerâmicas

TM TM

Nextel 312 e Nextel 440, retêm maior resistência e flexibilidade em altas temperaturas que outros materiais têxteis refratários.

Propriedades Termo -Isolantes

TM

Produtos com as fibras Nextel têm excelente resistência ao choque térmico, baixa condutividade térmica e podem ser utilizados como excelentes isolantes térmico.

Não é Higroscópico

TM

Fibras cerâmicas Nextel 312 possuem superfície lisa e não porosa. Seu ganho de peso é de apenas 0,08% após exposição de 2 horas a 100 % de umidade.

Propriedades Elétricas

TM

Os tecidos cerâmicos Nextel apresentam alta resistência elétrica em altas temperaturas, baixo encolhimento e baixa absorção de umidade, características que fazem deste material a melhor escolha em aplicações para isolamento elétrico em

TM

altas temperaturas. As fibras Nextel não contêm ácidos ou cloretos residuais para serem liberados,nãocausando ataques aos metais.

NOTA IMPORTANTE: A 3M recomenda que todos os produtos apresentados neste catálogo sejam previamente testados antes da sua utilização. A 3M não se responsabiliza pela utilização inadequada dos produtos. Para maiores informações consulte o Serviço Técnico .

TM

Nextel

Soluções para uso em altas temperaturas.

Disponíveis na forma de tecidos, fibras, fitas e papéis

TM

especiais, os produtos 3M Nextel atendem aos requisitos de performance em aplicações térmicas, elétricas e mecânicas, ultrapassando os limites de operacionais de outros tipos de tecidos para altas temperatura.

TM

Nextel pode ser utilizado em inúmeras aplicações, incluindo: - Vedação de tubos - Termopares - Cortinas de fornos - Mantas isolantes - Proteção de conchas - Suporte resistente para fios - Correias transportadoras - Juntas de expansão - Revestimento de fornos - Vedações e gaxetas - Separadores de zonas

Conheça outras características destes produtos:

Baixo Encolhimento

Produtos fabricados a partir das fibras cerâmicas

T M

Nextel exibem baixíssimo encolhimento, conferindo excelente estabilidade dimensional.

Resistência à Abrasão

TM

As fibras Nextel 312 demonstram excelente resistência à abrasão após exposição de 30 minutos

o

Referências

Documentos relacionados

Mopa com microfibras combinadas de pêlo curto para limpeza de solos lisos e de franjas para recolha de sujidade 143.830 Mopa Single 143.809 Mopa Duo.. 50 cm Caixa S:

científica...30 Figura 3- Esquema conceitual ilustrando a concepção normativa da historicidade científica para Bachelard...33 Figura 4- Esquema conceitual ilustrando a

Guarda-corpos instalados.. As grades de piso Stratus são projetadas para diversos níveis de carregamento e oferecidas com uma gama de formulações de resinas que permitem sua

ARM1003 *possui três prateleiras de vidro *acompanha chave *gavetas opcionais Altura: 1,50m Largura: 0,50m Profundidade: 0,50m *altura regulável *opcional concha inox ou

Hoje o gasto com a saúde equivale a aproximada- mente 8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo que, dessa porcentagem, o setor privado gasta mais que o setor público (Portal

Incorporando a mais avançada tecnologia disponível para variação de velocidade e performance na partida e parada de motores, a WEG dispõe da solução completa para as

Óculos de segurança com lente de proteção em policarbonato com tratamento anti-risco, anti- embaçante e UV, proteção interna emborrachada para maior conforto e

Nem família (a cunhada esperou oito anos para comunicar o desaparecimento!), nem vizinhos (que não estranharam a ausência da idosa), nem órgãos públicos (a