• Nenhum resultado encontrado

Ano XIX - nº Edição de 26 de Julho de 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ano XIX - nº Edição de 26 de Julho de 2018"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Ano XIX - nº 271 - Edição de 26 de Julho de 2018

IBRI lança Comissão de Compliance e Governança em evento no próximo dia 27 de julho

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) lança Comissão de Compliance e Governança, em evento no dia 27 de julho de 2018, das 08:30 às 11:00, na sede do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Sala Votorantim, Avenida das Nações Unidas, 12.551 - 21º andar - Edifício WTC - Cidade Monções - São Paulo – SP.

Na oportunidade, a KPMG divulgará o estudo “Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil”, considerando os cenários político, econômico e tecnológico, além do avanço dos requisitos regulatórios.

Agenda

08:30 – Welcome 09:00 – Abertura

09:15 – Apresentação dos Resultados da Pesquisa "A Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no

Brasil" da KPMG

10:00 - Lançamento da Comissão de Compliance e Governança do IBRI 10:30 – Encerramento

(2)

Informações Data: 27/07/2018 Horário: 08:30 às 11:00

Local: Sede do IBGC – Sala Votorantim

Avenida das Nações Unidas, 12.551 - 21º andar Edifício WTC - Cidade Monções - São Paulo – SP

O evento é gratuito e as vagas limitadas.

Inscrições por meio do link:

https://rsvp.kpmg.com.br/Home/Details/42

IBRI: convite para o evento “Principais tendências da CVM 2018”

O IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores), a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), o IBRACON (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e o escritório Loria e Kalansky Advogados promovem o evento “Principais Tendências da CVM 2018). O evento ocorrerá, no dia 15 de agosto de 2018, das 08:30 às 11:30, no Melia Jardim Europa – Mezzanino (Rua João Cachoeira, 107 - Itaim Bibi - São Paulo - SP).

No evento, serão debatidos os temas: poderes punitivos da CVM; Insider Trading; responsabilidade dos agentes dos fundos de investimento; responsabilidade dos auditores independentes; dever de diligência dos administradores; penalidades/termo de compromisso; operações com partes relacionadas; e conflito de interesses/impedimento de voto.

Os painelistas confirmados são: Marcelo Barbosa, presidente da CVM; Ary Oswaldo Mattos Filho, professor da FGV (Fundação Getulio Vargas); Eli Loria, ex-diretor da CVM e sócio do Loria e Kalansky Advogados; e Daniel Kalansky, professor do Insper e sócio do escritório Loria e Kalansky Advogados. Simone Azevedo, editora da revista Capital Aberto, será a moderadora. Na ocasião, haverá o lançamento do livro “Processo Sancionador e Mercado de Capitais (Estudo de casos e tendências – julgamentos da CVM), volume 3, de autoria de Eli Loria e Daniel Kalansky.

Mais Informações: (11) 3107-3101 ou pelo e-mail: tendenciascvm@sbeventos.com.br

Inscrições: As vagas são limitadas e requerem pré-inscrição:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScvMr2-Uf-c5K5w_ByeTWowHvyM0VKXRtuR4eSPNlRbwMiM2g/viewform

(3)

20º Encontro Internacional de RI: como aumentar o número de companhias abertas e o

futuro do mercado de capitais

Anualmente, o IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas) promovem o Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. Neste ano, a edição do evento que se tornou o maior da área na América Latina aconteceu, nos dias 20 e 21 de junho, no WTC Events, em São Paulo (SP).

Alfried Plöger, presidente do Conselho Diretor da ABRASCA, e Edmar Prado Lopes Neto, presidente do Conselho de Administração do IBRI, e Marcelo Barbosa, presidente da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), participaram da abertura do evento. Edmar Lopes comentou a necessidade de se criar uma pauta positiva voltada para o futuro, que contemple temas como diversidade, inovações tecnológicas, regulamentação e atuação dos profissionais de RI. Plöger ressaltou a simplificação das obrigações de prestação de informação das companhias.

Marcelo Barbosa, presidente da CVM, destacou o compromisso da autarquia de levar adiante a preparação de um trabalho de revisão de normas para reduzir redundâncias e custos para as companhias de capital aberto.

Painel 1- inclusão financeira

O primeiro painel que teve como tema central: “O futuro do mercado de capitais no Brasil – O que fazer para aumentar o número de companhias abertas?” enfatizou a importância da “inclusão financeira”. Barbosa fez menção a questões culturais e fatores determinantes para se aumentar o número de companhias abertas. Edmar Prado Lopes Neto, moderador do painel, disse que os profissionais de Relações com Investidores passaram os últimos anos falando da economia brasileira, mas é fundamental voltar a destacar o desenvolvimento das empresas.

“É preciso tornar o acesso mais convidativo”, opinou Paulo Cezar Aragão, diretor da ABRASCA. Ary Oswaldo Mattos Filho, professor da Fundação Getulio Vargas, mencionou que as ofertas primárias e secundárias não acompanham o desenvolvimento da economia brasileira, com exceção de 2007. Para Gilson Finkelsztain, presidente da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), é preciso manter a disciplina fiscal e buscar aumentar o número de companhias abertas.

Painel 2 – Papel dos Conselhos de Administração

O segundo painel dabateu “Board Level e a criação de valor para os acionistas”, que contou com cases de empresas de diferentes setores da economia e foi moderado por Alexsandro Broedel, diretor de Finanças e Relações com Investidores do Itaú Unibanco.

(4)

Luciano Siani Pires, diretor de Relações com Investidores da Vale, falou da importância que teve o Conselho na recuperação da confiança dos investidores, no auge da crise de 2014 e 2015.

“O Conselho de Administração deve entender o papel da área de Relações com Investidores, que é ao mesmo tempo a voz e o ouvido da empresa no mercado”, afirmou Osvaldo Burgos Schirmer, presidente do Conselho de Administração da rede de Lojas Renner.

Painel 3 – futuro de RI e a Governança Corporativa

O terceiro painel “O futuro de Relações com Investidores e a Governança Corporativa” contou com a participação de José Roberto Pacheco, diretor de Relações com Investidores da OdontoPrev,

conselheiro de Administração do IBRI, como moderador.

Carlos Marinelli, CEO do Grupo Fleury, relatou que a empresa tem Conselho de Administração desde 1998, antes mesmo de ser uma empresa de capital aberto, inclusive com membros independentes.

Fabricio Bloisi, presidente da Movile, contou a história da empresa que iniciou em uma garagem com duas pessoas e cresceu mais de 300%. Hoje, o grupo é dividido em mais de 10 negócios diferentes, dos quais o iFood faz parte.

Rafael Mendes Gomes, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras, destacou a importância dos Comitês Técnicos para apoiar as decisões e a interação da área de RI com o Conselho.

Estratégia de Crescimento e Valuation

Marc Goedhart, especialista sênior da McKinsey & Company, afirmou que aspectos da governança ambiental e social estarão cada vez mais presentes na hora de agregar valor para as empresas no longo prazo. Goedhart realizou palestra “Estratégia de crescimento e valuation”, moderada por Antonio Castro, diretor da ABRASCA.

Painel 4 – Simplificação na prestação de contas

A simplificação das informações, o término da multiplicação de atos e, principalmente, o fim da

obrigação de as empresas de capital aberto divulgarem suas informações financeiras em Diário Oficial foram as principais reivindicações durante o quarto painel que discutiu a “Simplificação das Obrigações de Prestação de Informações das Companhias”, moderado por Eduardo Lucano, presidente executivo da ABRASCA.

(5)

“A publicação em Diário Oficial é “um peso que onera, principalmente, empresas de menor porte”, disse Roberto Dias Carneiro, sócio do escritório BMA (Barbosa, Müssnich, Aragão Advogados).

Eduardo Lucano também salientou sobre a importância da redução de custos e flexibilização de regras para ampliar o número de companhias abertas no mercado de capitais brasileiro.

Tiago Isaac, superintendente de Relações com Empresas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), citou o exemplo “positivo da criação do voto a distância, como uma medida que pode ser vista como simplificadora e que teve impacto direto sobre os custos dos investidores”.

Enrique Pessoa, diretor da Donnelley Financial Solutions, disse que o voto a distância facilitou a participação de acionistas nas Assembleias, principalmente de estrangeiros.

Painel 5- Pesquisa IBRI-Deloitte

O painel 5 “Pesquisa IBRI-Deloitte – Amadurecimento em meio à crise: Reestruturação empresarial e comunicação com investidores” foi moderado por Guilherme Setubal, presidente da Diretoria Executiva do IBRI e contou com a apresentação de Luis Vasco, sócio da Deloitte.

O estudo detectou que os profissionais de RI que atuam em empresas no país estão mais maduros para enfrentar situações provenientes de uma economia adversa. “A atividade de RI está cada vez mais conectada com a gestão de riscos da companhia”, apontou Setubal. “Percebemos um amadurecimento na postura de empresas quando analisamos as suas estratégias de sobrevivência em meio a períodos de incerteza econômica”, declarou Vasco.

Painel 6- MiFID II – Mudanças no Buy Side: impactos e desafios para o RI

O painel 6 “MiFID II – Mudanças no buy side, impactos e desafios para o RI” foi moderado por Luis Almeida, especialista em MiFID II da Thomson Reuters.

Daniela Bretthauer, diretora de Relações com Investidores do Grupo Carrefour e conselheira de Administração do IBRI, apresentou uma pesquisa, demonstrando que ainda não é “claro o impacto da MiFID II nas apresentações das empresas realizadas na Europa neste ano”.

Valder Nogueira, Head of Equity Research (Brazil) do Banco Santander, disse que a nova regulamentação traz uma necessidade de se aproximar mais do investidor.

Karen Bodner, especialista sênior de Inteligência de Mercado e Estratégia da área de DRs (Depositary Receipts) do BNY Mellon, comentou que para reduzir custos pode haver uma transformação do

(6)

Joaquim de Oliveira, sócio das Áreas de Financiamento, Bancário, Mercado de Capitais, Fusões e Aquisições e Private Equity do escritório Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados, ressaltou que “não é só uma questão de destacar pontos positivos ou negativos da medida.

Painel 7- RI High Tech

“Não tem como fugir do digital”, afirmou Rodrigo Maia, gerente de Relações com Investidores da Gerdau, presidente da Comissão de Mercado de Capitais da ABRASCA, diretor-adjunto São Paulo do IBRI, que moderou o painel 7 “RI High Tech – Novas Ferramentas”.

PH Zabisky, CEO da MZ, observou que cada vez mais os trabalhos repetitivos serão automatizados. João Victor Visconde, executivo de vendas da Looqbox, reforçou a ideia de que os profissionais de Relações com Investidores precisam utilizar seu tempo de forma estratégica.

Painel 8 – Jornalismo Econômico e o Mercado de Capitais

A relação entre Imprensa e os profissionais de Relações com Investidores foi o foco de debate do painel 8: “Jornalismo Econômico e o Mercado de Capitais” do 20º Encontro de RI e Mercado de Capitais.

Ronnie Nogueira, publisher e diretor editorial da Revista RI, chamou atenção para o papel dos

profissionais de Relações com Investidores “na criação de pontes entre a empresa e o mercado, o que inclui os jornalistas”.

Segundo Simone Azevedo, fundadora e editora executiva da revista Capital Aberto, a Imprensa tem papel fundamental de “traduzir e utilizar o senso crítico para avaliar a importância das informações para os leitores”. Geraldo Samor, founder do Brazil Journal, disse que existe barreira entre a Imprensa e a fonte.

Nelson Niero, editor do jornal Valor Econômico, afirmou que “uma cobertura ruim do mercado de capitais é devastadora”.

Painel 9- HeForShe

“Se você não acha importante ter mulheres no Conselho de Administração, você está cometendo um erro”, ressaltou Diego Barreto, conselheiro do IBRI e diretor Financeiro e Legal da Ingresso Rápido, no painel 9: “Diversidade de Gênero – HeForShe – Moda ou transformação? ”.

Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work Brasil, disse que “a diversidade é boa para as pessoas, para os negócios e para a sociedade”.

(7)

Para Juliana Rozenbaum, conselheira de Administração da Arezzo, da Duratex e da rede Lojas Renner, “mais importante que ser mulher, é ter um ponto de vista diferente”.

Palestra de Encerramento

“A situação atual do Brasil é preocupante; a recuperação é lenta e a economia está perdendo o vigor”, enfatizou o economista Persio Arida, durante a palestra de encerramento. O economista mencionou a importância de se atrair capital estrangeiro para ampliar investimentos na economia brasileira. Em sua opinião, o próximo presidente da República precisa utilizar bem o capital político, “pois isso faz toda a diferença”.

A sessão de encerramento foi realizada por Alfried Plöger, presidente do Conselho da ABRASCA, e Edmar Prado Lopes Neto, presidente do Conselho de Administração do IBRI. Edmar Lopes enfatizou a diversidade de debates durante o Encontro. Alfried Plöger destacou a importância de reduzir custos, flexibilizar regras para aumentar o número de companhias abertas.

O evento foi patrocinado pelas empresas: B3 (Brasil, Bolsa, Balcão); BMA (Barbosa, Müssnich, Aragão Advogados); BNY Mellon; Bradesco; Bridge Comunicação com Investidores; Cescon, Barrieu, Flesch & Barreto Advogados; Datev Sinfopac; Deloitte; Diligent; Donnelley Financial Solutions; Greenberg Traurig; Itaú Unibanco; MZ Group; Petrobras; RIWeb; Sabesp; S&P Global; TheMediaGroup; Thomson Reuters; e Valor Econômico.

IBRI e Deloitte divulgam pesquisa sobre reestruturação empresarial e comunicação com

investidores

No dia 21 de junho de 2018, o IBRI e a Deloitte divulgaram os resultados da pesquisa “Reestruturação empresarial e comunicação com investidores: amadurecimento em meio à crise”, durante a 20ª edição do Encontro Internacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, promovido pelo IBRI e pela ABRASCA (Associação Brasileira das Companhias Abertas), em São Paulo (SP).

Guilherme Setubal, diretor-presidente do IBRI, e Luis Vasco, sócio-líder da área de Reestruturação Empresarial da Deloitte, participaram da coletiva de imprensa para a divulgação dos resultados.

A pesquisa ouviu 224 profissionais, sendo 167 das áreas de finanças, controladoria, contabilidade e novos negócios; 35 de Relações com Investidores; 18 de gestão de fundos, carteiras de investimento e de reorganização de empresas; e 4 juízes. Fizeram parte ainda do levantamento 167 empresas de diferentes portes, setores de atividade e níveis de maturidade. O levantamento foi realizado entre os meses de abril e maio de 2018.

(8)

Setubal destacou que muitas indústrias estão com capacidade ociosa atualmente, o que permite atender a uma eventual retomada da economia sem necessidade de aumentar os investimentos a curto prazo.

“Hoje, é visível que as companhias já fazem uso de diversas práticas para se manterem competitivas no mercado, como a reorganização de suas operações e reestruturação de suas dívidas”, observou Vasco.

“Os profissionais de RI (Relações com Investidores) estão mais atentos em comunicar de maneira transparente e objetiva as informações sobre suas empresas com os públicos de interesse. “A atividade de RI está cada vez mais conectada com a gestão de riscos da companhia”, concluiu Setubal.

Para acessar a pesquisa na íntegra:

https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/br/Documents/finance/amadurecimento-em-meio-crise-deloitte-ibri-2018.pdf

IBRI: questionário do ISE já está disponível

A versão 2018 do questionário do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) já está disponível para download no site www.isebvmf.com.br .

Seguem as próximas etapas do processo seletivo de 2018: as empresas participantes deverão enviar e aprovar suas respostas no período de 20 de julho a 24 de agosto; e em 29 de agosto serão indicadas no sistema ISE quais respostas as empresas deverão comprovar por meio de documentos corporativos. O envio dos documentos ocorrerá no período de 29 de agosto a 06 de setembro; e divulgação da carteira ISE 2018/2019: ocorrerá no dia 30 de novembro de 2018.

Mais informações:

http://isebvmf.com.br/atividades-2018?locale=pt-br#

Curso de extensão em RI da PUC-Rio finaliza sua primeira turma

As aulas da primeira turma do curso de extensão em RI (Relações com Investidores) da PUC-Rio já finalizaram e o segundo curso já está com inscrições abertas e deve ocorrer no período de março a maio de 2019. O curso tem apoio do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores).

José Marcos Treiger, experiente profissional de Relações com Investidores, chama atenção para o nível de preparo da primeira turma, composta por 17 alunos. “Todos tinham pós-graduação”, comenta.

De acordo com Treiger, alguns alunos já eram profissionais de RI e, inclusive, de grandes empresas. Os alunos eram profissionais de companhias como Petrobras, Petrobras Distribuidora, Light, Invepar e Eletrobras. “O curso foi muito elogiado, o que me animou a organizar uma segunda turma”, adianta.

(9)

As inscrições já estão abertas no site:

www.cce.puc-rio.br

IBRI apoia eventos de mercado

24º Congresso APIMEC – O Brasil de hoje... O Brasil de amanhã Data: 7 e 8 de agosto de 2018

Horário: Das 14:00 às 21:00 (dia 07 de agosto de 2018) e das 09:00 às 18:30 (dia 08 de agosto de

2018)

Local: Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445 - Itaim Bibi - São Paulo - SP) Informações:

www.congressoapimec.com.br

(11) 3107-1571 / (11) 3104-1491 / 0800 773-0016 congressoapimec@sbeventos.com

Fórum Amec de Investidores 2018 – “Propostas para o avanço do Mercado de Capitais” Data: 22 de agosto de 2018

Horário: Das 11:30 às 18:30

Local: Casa Bisutti - Rua Casa do Ator, 577 - Vila Olímpia - São Paulo (SP) Mais Informações:

http://forum2018.amecbrasil.org.br/programacao/

(11) 3104-1794 ou (11) 3707-0727

Congresso Brasileiro de Mercado de Capitais Realização: ANBIMA e B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) Data: 3 e 4 de setembro de 2018

Local: Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo – SP

Mais informações: http://www.congressomercadodecapitais.com.br (11) 3542-3311 mercadodecapitais@cafundoeventos.com.br

(10)

8º Encontro de Contabilidade e Auditoria para companhias abertas e sociedades de grande porte - ABRASCA e IBRACON

Data: 12 de setembro de 2018 Horário: 08:00 às 17:15

Local: Teatro CIEE São Paulo (Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi - São Paulo - SP) Inscrições e informações:

http://www.sbeventos.com/encontrodecontabilidade/8/home/index.htm

(11) 3107-5557 ou pelo e-mail: nilsonjunior@abrasca.org.br

XV Seminário internacional CPC – Normas contábeis internacionais Data: 15 de outubro de 2018

Local: Amcham Business Center

Rua da Paz, 1.431 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP Mais informações:

http://eventos.facpc.org.br/home/XVseminariocpc

Referências

Documentos relacionados

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Na investigação da variação sazonal dos subgrupos que compunham os grupos de alimentos que não apresentaram variações sazonais significativas, verificou-se que também

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

O problema de decisão parece não ter sido adequadamente enquadrado pelos sócios da rede, tal como proposto por Hammond, Keeney e Raiffa (1999) e Bazerman (2004), e