• Nenhum resultado encontrado

CLUBE RECREATIVO DOM PEDRO II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CLUBE RECREATIVO DOM PEDRO II"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

X

X

XX

X

X

X

XIIII CAMPEONATO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL

CAMPEONATO DE FUTSAL

Realização:

CLUBE RECREATIVO DOM PEDRO II

Regulamento

(2)

I – FINALIDADE

Artigo 1º - O “XXI Campeonato Interno de Futsal” na categoria adulto,

masculino, tem por finalidade congregar e ampliar o futsal como meio de lazer e prática sadia do esporte entre os associados do Clube Recreativo Dom Pedro II. O campeonato terá como base, as regras Oficiais de Futsal. Excetuando-se as normas contidas neste, ficando os casos omissos a serem julgados pela Diretoria do Clube.

II – PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Artigo 2º - Os jogos serão realizados no ginásio do Clube Recreativo Dom

Pedro II, e compreenderão no período entre Janeiro a Abril de 2019.

Parágrafo 1º - A programação dos jogos será divulgada pelo Departamento

de Esportes através de Nota Oficial, sendo de responsabilidade dos representantes da cada equipe informar aos seus atletas os dias e horários das partidas.

III – EQUIPES PARTICIPANTES

Artigo 3º - As equipes participantes serão formadas por atletas associados do

Clube Recreativo Dom Pedro II, regularmente inscritas, obedecendo-se prazo e critérios estabelecidos por este regulamento.

III – INSCRIÇÃO DAS EQUIPES

Artigo 4º - A ficha de inscrição deverá ser devolvida, devidamente preenchida e assinada, com a relação dos atletas e representantes participantes, entregue até dia 14 (quatorze) de Janeiro do ano em curso, podendo ser completada até a data do último jogo da segunda fase.

Parágrafo 1º - Cada equipe terá 02 responsáveis que perante a Diretoria

assumirão o compromisso de que a mesma comparecerá e disputará todos os jogos do campeonato, se comprometendo, ainda, em divulgar o regulamento entre os atletas. Não será permitido a nenhuma das equipes e seus atletas alegar o desconhecimento das normas contidas nesse regulamento e regras do Futsal.

(3)

Parágrafo 2º - Toda equipe deverá apresentar antes de cada partida com:

• Uniformes iguais e numerados, rigorosamente em todos os atletas da partida, e estarem calçados com tênis apropriado para o futsal, não sendo permitido o uso da chuteira de trave;

• Todos os atletas da equipe, inclusive os reservas, serão obrigados a informar o número da camisa para o anotador.

• É obrigatório o uso de caneleiras.

Parágrafo 3º - Fica terminantemente proibido o uso pelas equipes

participantes de camisas ou outras peças do uniforme que contenham alusões e propagandas político-partidárias, nomes ou algum sinal indicativo de candidatos a cargo eletivo.

IV – INSCRIÇÕES DE ATLETAS

Artigo 5º - Cada equipe poderá inscrever no máximo 14 (quatorze) atletas. Parágrafo 1º - As inscrições de atletas somente serão aceitas até a data do

último jogo da segunda fase.

Parágrafo 2º - As substituições de atletas que já atuaram impossibilitados por

qualquer razão de continuarem a disputar o campeonato serão permitidas até a data do último jogo da 2ª fase, e nunca em número superior a 04 (dois); a substituição será aceita somente através de uma declaração assinada pelo atleta a ser substituído, sendo este atleta impossibilitado de participar por outra equipe no mesmo campeonato.

.

Parágrafo 3º - O atleta que assinar em mais de uma equipe, ficará impedido

de participar do campeonato, salvo se o representante de uma das equipes liberá-lo através de um ofício entregue para a Comissão Organizadora da competição. Caso atue por uma equipe sem a devida autorização, estará eliminado do campeonato, não implicando em nada no resultado final das partidas já realizadas. No momento que for comprovada a ilegalidade de qualquer atleta, a equipe em que o atleta atuou perderá a vaga deste.O atleta inscrito por uma equipe, não atuar e desejar sair, necessitará da autorização do representante da equipe para inscrever em outra.

(4)

Parágrafo 4º - Cada atleta poderá inscrever em somente uma categoria. Parágrafo 5º - O atleta com idade inferior a 18 (dezoito) anos

obrigatoriamente deverá apresentar autorização dos pais ou responsáveis. O atleta com idade inferior a 18 anos que não apresentar a devida autorização não poderá participar das partidas.

Parágrafo 6º - Para o atleta atuar pela equipe basta estar relacionado como

presente na súmula oficial da partida.

V – PARTIDAS

Artigo 6º - As partidas serão regidas de acordo com as regras oficiais da

Confederação Brasileira de Futsal com adaptações com as regras contidas neste, sendo o tempo de jogo de 40 (quarenta) minutos, divididos em 2 (dois) períodos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 5 (cinco) minutos.

Parágrafo 1º - Tempo de jogo 1ª fase: O mesário somente travará o

cronometro no momento do gol, falta ou quando solicitado pelo árbitro. O tempo de jogo a partir da 2ª fase será cronometrado conforme regras do Futsal.

Parágrafo 2º - Quando uma partida for interrompida, inclusive, por

intempéries ou acidentes, deverá ser completada em data a ser marcada em comum acordo com as equipes ou pela Diretoria. Reiniciando a partir do local e tempo paralisado, permanecendo os itens (gols, faltas, cartões disciplinares) ocorridos até a paralisação.

2.1 – Todos os atletas poderão participar do jogo, mesmo aqueles que não

estavam na súmula ou inscritos no campeonato, exceto atletas punidos por cartões disciplinares.

2.2 – Somente o árbitro no local ou comunicado oficial da Diretoria do Clube

poderá adiar a realização ou continuação da partida em caso de necessidade comprovada, observando uma tolerância mínima de 30 (trinta) minutos para início ou reinício da partida.

(5)

Parágrafo 3º - Partidas adiadas deverão ser remarcadas em comum acordo

com as equipes ou data marcada pela Diretoria.

Parágrafo 4º - Em caso de atendimento dentro de quadra o atleta,

obrigatoriamente, deverá sair de quadra.

Parágrafo 5º - A nenhuma equipe será dado o direito de recusar quaisquer

árbitros indicados pelo Departamento de Esportes.

Artigo 7º -. Haverá tolerância de 15 minutos do horário marcado para a

primeira partida do dia do Campeonato de Futsal, nas partidas seguintes o tempo de tolerância será de 5 minutos. Exceto se o jogo anterior ultrapassar o horário do jogo seguinte, neste caso será adotado o seguinte critério.

a) Se o jogo anterior ultrapassar o horário do jogo seguinte, a tolerância será de 05 minutos a serem marcados logo após o apito final da partida

7.1 A equipe que não comparecer para jogar com número legal de atletas estará automaticamente eliminada. Obs: Todos os atletas inscritos na equipe serão eliminados do campeonato inclusive aqueles que ainda não atuaram pela equipe, poderão inscrever em no máximo 03 (quatro) atletas na mesma equipe no campeonato do ano seguinte.

Parágrafo 1º - No caso de não comparecimento de uma ou das duas equipes,

o árbitro dará a partida por encerrada. A equipe que não comparecer para jogar com número legal de atletas estará automaticamente eliminada. Obs: Todos os atletas inscritos na equipe serão eliminados do campeonato inclusive aqueles que ainda não atuaram pela equipe. Todos os seus resultados serão mantidos, os pontos que ainda seriam disputados serão acrescentados para as equipes adversárias. Os atletas que não compareceram poderão inscrever em no máximo de 3 (três) atletas na mesma equipe no campeonato de futsal do ano seguinte.

(6)

1.1 - A equipe que inscrever mais de 3 (três) atletas que não

compareceram de equipes que sofreram WO no Campeonato de Futsal do ano 2018 perderá todos os pontos adquiridos a partir da data de inscrição do atleta na fase em disputa, serão mantidos os resultados das partidas já realizadas. No momento que for comprovada a irregularidade a equipe terá que regularizar o número de atletas e perderá a(s) vaga(s) das inscrições irregulares. Caso seja constatada a ilegalidade nas quartas de finais, semifinais e finais, a equipe infratora terá que retirar quantos atletas necessários para chegar na quantidade limite estipulada, não implicando nos resultados da fase.

1.2 – Para os critérios de saldo de gols e gols pró o placar dos jogos que

ainda seriam disputados será a menor diferença de gols sofridos durante a fase em disputa. Neste caso os jogos que seriam realizados serão computados para o goleiro menos vazado e disciplina da equipe adversária. A equipe eliminada não participará das premiações.

1.3 - A parte disciplinar será mantida, ou seja, os cartões serão

contabilizados.

Artigo 8º - A equipe que abandonar a quadra de jogo por qualquer motivo perderá os pontos do jogo independente do resultado. Neste caso, a equipe que permanecer em quadra será considerada vencedora da partida, caso esteja perdendo no momento serão acrescentados o número de gols suficientes para passar a frente no placar. Além da perda dos pontos o fato será julgado pela Diretoria de Esportes de acordo com o relatório dos oficiais de arbitragem, sendo cabíveis outras punições por atitude antidesportiva.

Artigo 9º - Em caso de semelhança de uniforme, a pedido do árbitro, será efetuado sorteio e a equipe perdedora trocará de uniforme. O uniforme a ser usado será providenciado pelo Departamento de Esportes.

Artigo 10º - Ao final da partida o responsável ou capitão da equipe deverá comparecer junto ao mesário para verificar os registros da súmula e posteriormente assinar concordando com os mesmos. Caso seja verificada alguma irregularidade, esta deve ser esclarecida junto aos árbitros da partida ou através de recurso. Se o representante ou capitão da equipe não comparecer junto ao mesário ao final da partida não caberá nenhum tipo de recurso referente à sumula do jogo.

(7)

VI - PREMIAÇÃO

Artigo 11º - Ficam instituídos os seguintes prêmios:

Campeão: 01 troféu e 16 medalhas Vice campeão: 01 troféu e 16 medalhas Artilheiro e Goleiro Menos Vazado: Troféu Seleção e Revelação do Campeonato: Troféu Melhor Disciplina: Troféu

Parágrafo 1º - O Troféu Disciplina será para a equipe que melhor se portar

dentro do campeonato, utilizando o seguinte critério de pontuação:

• Cartão Amarelo – menos 1 ponto • Cartão Vermelho – menos 3 pontos

Parágrafo 2º - O prêmio de artilheiro e goleiro menos vazado começará a ser

contado a partir da 2ª fase.

VII – PENALIDADES E PUNIÇÕES

Artigo 12º - Ficam instituídas as seguintes penalidades para infrações disciplinares por parte de atletas, comissão técnica ou qualquer outra pessoa que esteja participando da partida:

Quantidade Cartões Disciplinares Suspensão

03 Amarelo 01 jogo

01 Vermelho 01 jogo

Parágrafo 1º - Na reincidência de suspensão, independente da cor do cartão, as penalidades serão dobradas, na terceira suspensão o atleta ou integrante da comissão técnica será eliminado do campeonato.

Parágrafo 2º - O cartão vermelho anula o cartão amarelo no decorrer da

(8)

Parágrafo 3º As punições serão feitas de acordo com os relatórios dos oficiais

de arbitragem e ou representante da mesa. Se a suspensão do atleta ultrapassar o limite dos jogos do campeonato, este cumprirá os jogos restantes no Torneio Verão de Futebol 7 de 2020, os casos omissos a este regulamento serão julgados através da comissão organizadora.

Parágrafo 4º - Todas as pessoas devidamente registradas são passíveis de

punição, estando ou não dentro da quadra, basta estar nas dependências do Clube Recreativo Dom Pedro II.

Parágrafo 5º - A equipe que utilizar jogador suspenso na partida perderá os

pontos conquistados da partida e mais três pontos. Os pontos em disputa não serão revertidos para a equipe adversária.

Parágrafo 6º - O atleta cumprirá suspensão sempre no próximo jogo da

equipe.

6.1 - Em caso de WO no dia da partida, fica estabelecido como suspensão

cumprida. Para os jogos seguintes programados da equipe eliminada, a partida esta cancelada, logo não servirá como cumprimento de suspensão.

6.2 – Em caso de adiamento de jogos, o atleta suspenso cumprirá suspensão

contra a equipe do jogo adiado.

Parágrafo 7º - A mudança de fase do campeonato não elimina os cartões

aplicados.

Parágrafo 8º - Os atletas que demonstrarem desinteresse pela partida e/ou

agirem com atitudes antidesportivas poderão ser punidos com cartões disciplinares e/ou serem julgados pela Diretoria através do relatório dos oficiais de arbitragem.

VIII – DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 13º - Ao atleta inscrito caberá a responsabilidade dos exames e assistência médica antes, durante e depois das partidas.

Artigo 14º - O Clube não se responsabilizará por acidentes ocorridos com participantes do campeonato, ou por este ocasionado a terceiros, antes, durante e depois das partidas.

(9)

Artigo 15º - Toda equipe tem direito de recurso contra irregularidades observadas durante a realização do campeonato. O recurso deve ser feito somente pelo representante da equipe, deve ser entregue e protocolado na secretaria do Clube em duas vias, no prazo máximo de até 48 (quarenta e oito) horas após a realização da partida, para apuração da irregularidade. Cabe ao representante da equipe apresentar as provas pertinentes ao recurso. Os recursos serão julgados pela Diretoria do Clube Recreativo Dom Pedro II. À Diretoria cabe o direito de exigir toda documentação necessária para a defesa da equipe dentro de um prazo estipulado. Caso o reclamante não entregue esta documentação será declarado improcedente.

Artigo 16º - A Diretoria de Esportes publicará em forma de Boletim Oficial e Informativos fixados nos quadros de avisos do Clube as punições impostas aos atletas e comissões técnicas envolvidos em relatórios dos oficiais de arbitragem ou representante de mesa, não cabendo às equipes alegação por desconhecimento de comunicados.

Artigo 17º - As decisões da Diretoria são irrevogáveis, não cabendo recurso em nenhum outro órgão.

Artigo 18º - Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Diretoria do Clube.

Artigo 19º - As partidas da rodada da semana em que houver jogo da Seleção de Futebol 7 do Clube Recreativo Dom Pedro II, poderão ser adiados ou não, ficando a critério da Diretoria.

Artigo 20º - A idade mínima para disputar o Campeonato de Futsal 2019 é de 15 anos.

Artigo 21º - Em todas as fases que houver confronto entre equipes coirmãs esta partida deverá realizar-se na primeira rodada.

Artigo 22º - Este regulamento foi discutido e aprovado em Congresso Técnico realizado na Sala de Reuniões do Clube Recreativo Dom Pedro II no dia 23 de janeiro de 2019, com a presença da Comissão Organizadora e Representantes das equipes participantes do Campeonato de Futsal 2019.

(10)

Equipe Representante (nome legível) Assinatura Figueirense Pharmavity Caluleia Audax Bokka Futsal Leão do norte Red Bull Tupi Real Lyons Os Malas Sevale Corre golo Diusus Us cana Decreto Resenha Us Cachorrão Remo Mangafaia Estudientes Ajax ACTP Via Real Poderoso UFC Tabajara

(11)

Comissão Organizadora Ailton Lopes Gilmar Ribeiro Wesley Trindade Brunno Rocha Wesley Trindade Bruno Augusto

Clube Recreativo Dom Pedro II Departamento de Esportes (31)3769-2384 / (31)98778-7804

brunno@clubedompedroii.com.br

Referências

Documentos relacionados

Fishing over putative EFHs and especially those shared by multiple species (EFH hotspots) could represent a serious threat. Cur- rently, there is no observer monitoring of

l) cópia digitalizada do Anteprojeto de Pesquisa, com no mínimo 5 (cinco) e no máximo 10 (dez) páginas, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5. O plano

Analise as seguintes afirmativas concernentes à Administração Pública. Administração Pública é a soma de todo o aparelho de Estado, estruturada para realizar os

Caso a tecla F2 (Executa) seja pressionada, será mostrada uma tela (Figura 6) em que o usuário deve decidir se a execução do serviço foi bem sucedida ou não. Figura

Nossa hipótese é que a Ladainha cantada em festejos realizados para o padroeiro da comunidade São Francisco é um dos símbolos relacionados à identidade social da comunidade

El seminario se propone introducir las principales discusiones en torno a la Antropología Social con Pueblos Indígenas, particularmente en Brasil: los estudios de

● Pressione SLEEP repetidamente no controlo remoto para seleccionar o tempo desejado para antes de o sistema se desligar. ➜ O mostrador indica SLEEP e as séries das

Segundo o especialista em reprodução humana e delegado da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Mario Silva Approbato, a jornada criou uma grande oportunidade de