• Nenhum resultado encontrado

Exercícios de fixação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios de fixação"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO

7º ANO- LINGUA PORTUGUESA- 2014 – NOTA DE PRONOME (CONTINUAÇÃO) – 1º BIMESTRE

PROFESSORES: Cel Arthur, Maj Luiz Fernando e Ten Mônica Hipólito

Exercícios de fixação

1. Dê a classificação completa dos pronomes destacados nos itens que se seguem: a. Rasgaram a minha camisa.___________________________________________ b. Isto não vai ficar assim._____________________________________________ c. Tal atitude é lamentável._____________________________________________ d. Qualquer pessoa pode fazer aquilo.____________________________________ e. Que posso fazer para ajudá-lo?_______________________________________ f. Poucas pessoas podem comprar este carro.______________________________ ___________________________________________________________________ g. Aquele livro é seu?_________________________________________________ h. Quem chegou?____________________________________________________ i. Algo me incomoda profundamente.____________________________________ j. Todo amigo, nos momentos difíceis, deve permanecer sempre

contigo.__________________________________________________________ k. Certas pessoas não são confiáveis._____________________________________ l. Cada macaco no seu galho.___________________________________________

2. Nos itens a seguir, alguns pronomes estão sendo usados incorretamente. Reescreva as frases corrigindo os erros.

a) Você não pode esquecer-se de pegar tua bolsa.__________________________ ___________________________________________________________________ b) Aquele abacate está maduro; se eu apanhar ele, farei um doce.

___________________________________________________________________ c) Isto é entre eu e você.

___________________________________________________________________ d) V. Exa. concordeis que os vossos assessores são incompetentes?

___________________________________________________________________ e) Gostaria muito de falar consigo.

___________________________________________________________________ f) Faça o teu exercício, não amole o colega.

___________________________________________________________________ g) Não encontrei eles em casa.

___________________________________________________________________ h) Esta camisa que você está usando é nova?

___________________________________________________________________ 3. Preencha as lacunas com o pronome possessivo adequado.

a) O pai falava para o menininho ao seu lado:

- ________________ filho, não coloque a cabeça fora do vagão do trem. É perigoso. b) – Tu vais deixar ___________________ novo brinquedo no chão? – perguntou o avô à garota.

(2)

c) Pai nosso que estais no céu. Santificado seja o ____________________ nome. 4. A palavra seu na frase que segue é pronome possessivo? Por quê?

Aquele é o seu João, o comandante do colégio.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 5. Preencha as lacunas com o pronome demonstrativo adequado.

a)____________________ sapatos que estou usando já estão velhos. b) ___________________ livro que você está lendo é interessante?

c)___________________rua que estamos atravessando é muito movimentada. d)Quem esqueceu _______________canetas aqui, na minha mesa?

e) Você pode pegar ________________ pinceis que ficaram lá na sala? 6. Assinale a alternativa cujo termo assinalado seja pronome indefinido. a) Jamais houve qualquer manifestação de apreço ou de desdém.

b) Não faças a eles o que não queres para ti. c) Racionamento é sinal de menos progresso. d) É mister que se façam bastantes exercícios.

e) Não moro na fazenda porque lá a vida é muito monótona. 7. Assinale a alternativa em que não ocorre pronome interrogativo: a) Ainda não sei quem escreveu aquele bilhetinho.

b) Aonde você quer chegar com tanta pressa? c) Gostaria de saber qual será o teu próximo passo. d) Que lhe parece este programa? Fácil? Difícil? e) Que é que o senhor está fazendo?

8. A carta vinha endereçada para ______e para _____: _____é que abri. a) mim, ti, porisso

b) mim, ti, por isso c) ti, eu, portanto d) eu, ti, por isso

9. Por favor, passe _______garrafa de Coca que está aí perto de você; ________ aqui não é “light”; não serve para __________ beber.

a) essa, esta, eu b) esta, esta, mim c) essa, essa, eu d) essa, esta, mim

10. Assinale o único item em que o uso do pronome está correto: a) Vou consigo ao teatro hoje.

b) Esta pesquisa é para mim fazer? c) Nada de sério houve entre eu e tu. d) O diretor conversou com nós dois.

(3)

A PAZ

A paz invadiu o meu coração De repente, me encheu de paz Como se o vento de um tufão Arrancasse meus pés do chão Onde eu já não me enterro mais A paz fez um mar da revolução Invadir meu destino; A paz Como aquela grande explosão Uma bomba sobre o Japão Fez nascer o Japão da paz Eu pensei em mim

Eu pensei em ti Eu chorei por nós Que contradição Só a guerra faz Nosso amor em paz Eu vim

Vim parar na beira do cais Onde a estrada chegou ao fim Onde o fim da tarde é lilás Onde o mar arrebenta em mim O lamento de tantos "ais" ( Gilberto Gil, João Donato)

11. Classifique os pronomes das frases que se seguem: a. A paz invadiu o meu coração.

___________________________________________________________________ b. De repente me encheu de paz.

___________________________________________________________________ c. Como aquela grande explosão.

___________________________________________________________________ d.Eu chorei por nós.

___________________________________________________________________ e.Eu vim, vim parar na beira do cais.

___________________________________________________________________ 12. Modifique o seguinte verso, alterando a pessoa e o número dos pronomes, de acordo com o que se pede:

Eu pensei em mim  1ª pessoa do singular 1ª pessoa do singular

(4)

a.3ª pessoa do singular - 1ª pessoa do plural.

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ b. 2ª pessoa do singular - 2ª pessoa do singular

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ c.3ª pessoa do plural - 2ª pessoa do plural

___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 13. Diga se as palavras marcadas abaixo são:

( 1 ) artigo definido

( 2 ) pronome pessoal oblíquo ( 3 ) pronome demonstrativo Atenção:

 artigo definido acompanha um substantivo

 o pronome pessoal oblíquo funciona como complemento de um verbo;  o pronome demonstrativo equivale a aquele, aquela, aquilo ou isso.

a. O martelo caiu bem no pé dele.

____________________________________________________________ b. Claudio já voltou; encontrei-o ontem na escola.

_____________________________________________________________ c. Este foi o jogo mais fácil para o nosso time.

_____________________________________________________________ d.Embora ele tenha adorado todos os presentes, o ursinho foi o de que mais gostou.

_____________________________________________________________ d. Silêncio é o que ela vive pedindo.

_____________________________________________________________

(5)

O PRONOME – ELEMENTO DE COESÃO E COERENCIA TEXTUAL

VOCÊ SABE O QUE É COESÃO?

Coesão trata-se da ligação, da conexão entre as palavras de um texto, por meio de elementos formais, que assinalam o vinculo entre os seus componentes. A coesão textual pode se estabelecer por meio de diversos elementos lingüísticos. Dentre esses elementos, os pronomes assumem grande relevância, principalmente, pelo fato de ser por meio deles que se faz a retomada do referente, isto é aquilo a que o texto se refere. Todos os tipos de pronomes podem funcionar como recurso de referência a termos ou expressões anteriormente empregados.

( disponível em WWW.portaldoprofessor.com.br)

Para entrar neste livro quando se é jovem ... e mais tarde

É importante conhecer o passado para compreender melhor o presente, para saber em que estamos dando continuidade ao passado, em que estamos nos separando do passado.

Os historiadores perceberam que compreendiam melhor o passado e podiam explicar o passado melhor, particularmente para as crianças e os jovens, quando dividiam o passado em sucessivas épocas, cada uma das sucessivas épocas com

características das épocas. Em relação à época que chamamos Idade Média, temos dois problemas: duração da Idade Média e significado da Idade Média, pois existe uma interpretação favorável e outra desfavorável do período Idade Média.

A Idade Média inspirou romances históricos aos escritores, entre os quais alguns tiveram grande sucesso, e filmes aos cineastas, desde que existe cinema, fascinando os espectadores, particularmente as crianças. Mais uma razão para tentar explicar a vocês o que foi a Idade Média e o que a Idade Média deve representar para nós.

LE GOFF, Jacques. A Idade Média Explicada a meus Filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007 (Com Alterações)

1.Faça a reescrita do texto em seu caderno, suprimindo os problemas encontrados por meio do uso de pronomes. Depois, analise o efeito de sentido causado por essas modificações.

2. Nos trechos abaixo, retirados do mesmo livro, há espaços em branco que devem ser preenchidos com elementos coesivos de retomada (aqueles que retomam o que já foi dito anteriormente). Utilize-se dos pronomes que acharem mais adequados e façam uma flecha associando-os aos elementos que eles retomaram.

a. “A Idade Media durou muito tempo pelo menos mil anos! É verdade que quando falamos ________________ pensamos quase sempre no período que vai de

(6)

1000 a 1500. Mas ____________________ começou pelo menos cinco séculos antes, por volta do ano 500, portanto durante o século V depois de Cristo. b. A expressão Idade Média surgiu no decorrer da própria Idade Média,

principalmente perto do fim, primeiro entre estudiosos e artistas que sentem que os séculos transcorridos antes _____________________ que para nós era o coração da Idade Média – foram um intermédio, uma transição, e também um período obscuro, um tempo de declínio, em relação à Antiguidade, da qual ___________ têm uma imagem idealizada.

Referências

Documentos relacionados

Para dar continuidade ao desenvolvimento do método cromatográfico para determinação do ciclofenil em urina, primeiramente foram realizado alguns estudos em padrões

• A REGRA QUE SE PEDE (PALAVRAS NEGATIVAS, PRONOMES, ADVÉRBIOS, FRASES EXCLAMATIVAS OU INTERROGATIVAS, ETC...).. • “POA” (PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS) •

Se a quantidade mínima de ações ou 25% das ações no universo elegível ainda não tiver sido atingida, as ações restantes serão escolhidas com base na sua pontuação de

Os pacifistas em Israel sempre foram uma minoria e se.. reduziram muito nos últimos 30 anos com o crescimento dos assentamentos, da imigração russa e da aceitação

FAZ SABER aos réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais inte- ressados, bem como seus cônjuges e/ou sucessores, que a todos quantos o presente edital virem ou dele

Buscando caracterizar o comportamento hidráulico dos filtros de areia durante a filtragem com água limpa e que atingisse um valor significativo de correlação entre

Foram realizadas campanhas de campo em dois parques do Município de São Paulo – SP, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), considerado como um

Baseado em dados disponíveis, os critérios de classificação não são