• Nenhum resultado encontrado

Teoria da Relatividade Restrita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teoria da Relatividade Restrita"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

UNIDADE 3: F´ısica Moderna

Teoria da Relatividade Restrita

(Notas de Apoio ao Programa do 12

o

de F´ısica)

Paulo Crawford

1

A Relatividade de Galileu

1.1

O Princ´ıpio da Relatividade e a defini¸c˜

ao de Referencial

Inercial

Como todos sabemos, o movimento e o repouso s˜ao conceitos relativos. Um observador (ou um objecto) pode estar em repouso em rela¸c˜ao a um referencial e em movimento em rela¸c˜ao a outro.

Por isso, quando estudamos o movimento de um corpo come¸camos por escolher o sistema de referˆencia ou referencial onde fazemos as observa¸c˜oes. Escolhemos os refe-renciais inerciais que s˜ao aqueles onde as part´ıculas livres se movem em linha recta, com velocidade constante. Nestes referenciais inerciais a lei do movimento descoberta por Isaac Newton (1642-1727) escreve-se

~

F = m~a

for¸ca = massa × acelera¸c˜ao (1.1)

Esta lei, tamb´em conhecida por segunda lei de Newton, s´o toma esta forma simples nos referenciais inerciais. Nos referenciais n˜ao-inerciais as for¸cas exprimem-se de um modo mais complexo, devido ao aparecimento das chamadas for¸cas de in´ercia. Como consequˆencia do aparecimento dessas for¸cas, o peso (aparente) de um corpo, medido num referencial n˜ao-inercial, pode ser muito diferente do seu peso real.

Recordemos que, de acordo com a primeira lei de Newton, se a resultante das for¸cas que actuam um corpo ´e nula, a acelera¸c˜ao do corpo tamb´em ´e nula e o corpo diz-se isolado. Expressa desta forma a primeira lei parece ser um caso particular da segunda. Contudo, ´e natural come¸car por descrever o movimento de um corpo na situa¸c˜ao de ausˆencia de for¸cas. Essa ´e a situa¸c˜ao descrita pela primeira lei, cujo enunciado pressup˜oe estarmos a utilizar referenciais inerciais. Inversamente, quando detectamos uma acelera¸c˜ao, inferimos, com base na express˜ao ~F = m~a, a existˆencia de uma for¸ca. Mais uma vez, este racioc´ınio ´e v´alido num referencial inercial.

(2)

Em geral, um observador deve escolher o referencial que mais facilite a recolha e an´alise dos dados. Torna-se ent˜ao necess´ario relacionar as observa¸c˜oes feitas em referenciais (inerciais) diferentes. Os observadores que fazem a suas observa¸c˜oes em referenciais inerciais dizem-se observadores inerciais.

Comecemos ent˜ao pelos referenciais inerciais, ou seja, os referenciais que se movem com velocidade relativa constante e onde s˜ao v´alidas as leis de Newton na forma em que foram expressas.

Velocidade e acelera¸c˜ao relativas

Considere-se um observador solid´ario com o sistema OXY Z e duas part´ıculas materiais

A e B com • posi¸c˜oes ~rA e ~rB

• velocidades ~vA e ~vB

Ent˜ao

~rBA= ~AB = ~rB− ~rA, ´e o vector de posi¸c˜ao de B relativamente a A,

~rAB = ~BA = ~rA− ~rB, ´e o vector de posi¸c˜ao de A relativamente a B.

A velocidade de B relativamente a A ´e dada por ~vBA=

d~rBA

dt =

d

dt(~rB− ~rA) = (~vB− ~vA)

A velocidade de A relativamente a B ´e dada por ~vAB =

d~rAB

dt =

d

dt(~rA− ~rB) = (~vA− ~vB)

Conclu´ımos que para obter a velocidade de uma part´ıcula em rela¸c˜ao a outra basta conhecer as suas velocidades relativamente a um observador

~vBA= ~vB− ~vA

~vAB = ~vA− ~vB

(3)

Derivando as velocidades em ordem ao tempo obtemos as acelera¸c˜oes: a acelera¸c˜ao de B relativamente a A ~aBA= d~vBA dt = d dt(~vB− ~vA) = (~aB− ~aA) e a acelera¸c˜ao de A relativamente a B ~aAB = d~vAB dt = d dt(~vA− ~vB) = (~aA− ~aB)

Em conclus˜ao: para obter a acelera¸c˜ao de uma part´ıcula em rela¸c˜ao a outra basta pois conhecer as suas acelera¸c˜oes relativamente a um observador (referencial)

~aBA = ~aB− ~aA

~aAB = ~aA− ~aB

~aBA = −~aAB

1.2

Princ´ıpio da Relatividade de Galileu

Sejam dois observadores O e O′ solid´arios com os referenciais OXY Z e OXYZ

Os referenciais tˆem uma velocidade relativa constante: ~uO′O = −~uOO′ = ~u

Ent˜ao os referenciais tˆem movimento relativo uniforme de translac¸c˜ao. Escolhemos os eixos OX e O′Xparalelos a ~u.

Dois observadores diferentes pretendem comparar as suas medidas de posi¸c˜ao e de velocidade de um corpo que se move em rela¸c˜ao a eles. Suponhamos que quando t = 0: O e O′ coincidem =⇒ ~r

O′O = ~OO′ = t~u = ut~ux

Admitamos que se trata de uma part´ıcula material

colo-cada no ponto A: • O seu vector posi¸c˜ao em OXY Z ´e ~r

• O seu vector posi¸c˜ao em O′XYZ´e ~r

Como ~OA = ~OO′+ ~OA ⇒ ~r= ~r − ~ut

~r′ = ~r − ~ut

t′ = t

)

(4)

Seja ~v = d~r/dt a velocidade medida em OXY Z e ~v′ = d ~r/dt= d~r/dt a velocidade em OXYZ′ Ent˜ao ~v = d dt(~r − ~ut) =⇒ ~v ′ = ~v − ~u

Seja ~a = d~v/dt a acelera¸c˜ao relativamente a OXY Z e ~a′ = d~v/dt= d~v/dt a

ace-lera¸c˜ao relativamente a O′XYZ

E como

~a′ = d

dt(~v − ~u) ⇒ ~a

= ~a

pois ~u ´e constante.

Conclu´ımos que as acelera¸c˜oes medidas por dois observadores, animados de movimento relativo uniforme de transla¸c˜ao, s˜ao iguais.

Diz-se que a acelera¸c˜ao ´e um invariante para as Transforma¸c˜oes de Galileu (Princ´ıpio da relatividade de Galileu).

Comprimentos (distˆancias)

O comprimento de um objecto ´e igual `a distˆancia entre as suas extremidades medidas no mesmo instante. Portanto, se o objecto est´a em movimento relativamente ao observador as posi¸c˜oes das extremidades devem ser medidas simultaneamente.

Considere-se uma barra de extremidades A e B a) em repouso relativamente a O′

b) em movimento relativamente a O

L′ =k ~r

B− ~rA′ k≡ comprimento medido por O′

L =k ~rB− ~rAk≡ comprimento medido por O

Utilizando as Transforma¸c˜oes de Galileu conclu´ımos: ~r′

(5)

Intervalos de tempo Intervalo

de tempo: ´e o tempo que decorre entre dois acontecimentos, medido por um mesmo observador

Considerem-se dois acontecimentos A e B tais que:

• O′ est´a em repouso relativamente ao ponto onde ocorrem os acontecimentos

=⇒ estes ocorrem no mesmo ponto relativamente a O′

• O est´a em movimento relativamente ao ponto onde ocorrem os acontecimentos =⇒ estes ocorrem em pontos diferentes relativamente a O.

∆t′ = t

B− t′A ´e o intervalo de tempo medido por O′

∆t = tB− tA ´e o intervalo de tempo medido por O

Utilizando as Transforma¸c˜oes de Galileu conclu´ımos que na Mecˆanica Newtoniana: t′

B− t′A= tB− tA=⇒ ∆t′ = ∆t

Comprimentos e Tempos s˜ao invariantes numa Transforma¸c˜ao de Galileu ou seja, quando nos restringimos `as transforma¸c˜oes de Galileu para definir observadores inerciais conclu´ımos que:

Comprimentos e Tempos s˜ao independentes do observador

NOTA: Nos sistemas inerciais a acelera¸c˜ao ´e um invariante. Por outro lado, as for¸cas que s´o dependem das distˆancias (como ´e o caso das for¸cas newtonianas) s˜ao tamb´em invariantes!

Conclu´ımos que: na Mecˆanica Newtoniana, a for¸ca e a acelera¸c˜ao s˜ao (inde-pendentemente) invariantes numa transforma¸c˜ao de coorde-nadas entre observadores inerciais.

(6)

Logo, as leis da mecˆanica (leis de Newton) s˜ao as mesmas em todos os sistemas inerciais.

Por outras palavras: todos os referenciais inerciais s˜ao absolutamente equivalentes do ponto de vista das leis da Mecˆanica Newtoniana e n˜ao h´a maneira de distinguir uns dos outros (o movimento ´e relativo!). Quando aplicado unicamente `a Mecˆanica, este resultado ´e muitas vezes designado por Princ´ıpio da Relatividade de Galileu, para o distinguir do Princ´ıpio da Relatividade que se aplica a toda a F´ısica e que est´a associado ao nome de Einstein.

Princ´ıpio da Relatividade de Galileu As leis da mecˆanica s˜ao invariantes em rela¸c˜ao `as leis de transforma¸c˜ao entre sistemas inerciais definidas por 1.2.

2

A Relatividade de Einstein

2.1

Postulados da Relatividade Restrita

O ponto de partida da teoria da relatividade restrita, publicada por Einstein no an-nus mirabilis de 1905 num artigo intitulado “Sobre a Electrodinˆamica dos Corpos em Movimento”, s˜ao os dois postulados fundamentais:

Postulado 1 As leis da f´ısica tomam a mesma forma para todos os observadores que se movem uns em rela¸c˜ao aos outros com velocidade constante (movimento rectil´ıneo e uniforme).

Postulado 2 Todos os observadores medem o mesmo valor para a velocidade da luz quer esta tenha sido emitida por um corpo em repouso ou por um corpo em movimento rectil´ıneo e uniforme.

Notemos os seguintes pontos. Estes postulados n˜ao dizem nada sobre quais s˜ao as leis da natureza. Referem-se exclusivamente a movimentos (rectil´ıneos e uniformes) mas aplicam-se a todas as leis f´ısicas. Tˆem portanto uma natureza cinem´atica e n˜ao dinˆamica.

Os observadores definidos no primeiro postulado designam-se observadores inerciais. E as leis f´ısicas s˜ao as mesmas para todos os observadores inerciais. Dito de outro modo, os observadores inerciais s˜ao totalmente equivalentes do ponto de vista das leis f´ısicas. Este primeiro postulado ´e conhecido por Princ´ıpio da Relatividade de Einstein.

(7)

Quando no segundo postulado falamos em velocidade da luz estamos a referir-nos obviamente `a velocidade da luz no v´acuo, que representamos por c e cujo valor ´e aproximadamente 300 000 km/s.

Para compreendermos o comportamento dos sinais luminosos, imagine-mos dois observadores, A e B, separados por uma grande distˆancia. A e B decidem medir a velocidade da luz a partir do intervalo de tempo que medeia a passagem de sinais luminosos trocados entre si. Suponha-mos que a distˆancia entre eles ´e 300 000 km, e que os seus rel´ogios foram sincronizados antes da experiˆencia. O observador A envia ent˜ao um si-nal luminoso para B, num instante previamente combinado, e um segundo depois B observa o clar˜ao correspondente `a chegada do sinal. Esta foi a t´ecnica utilizada em 1675 por O. Roemer, para medir a velocidade da luz a partir da dura¸c˜ao da sua viagem atrav´es do sistema solar, desde J´upiter `a Terra, a qual dura cerca de uma hora. N˜ao dispondo de um companheiro para lhe enviar um sinal luminoso, Roemer recorreu ao movimento de um dos sat´elites de J´upiter, cujas posi¸c˜oes podia calcular antecipadamente. As “luas”de J´upiter, quando observadas da Terra, chegam ora atrasadas ora adiantadas `as posi¸c˜oes calculadas, pois o tempo que a luz demora a per-correr a distˆancia entre J´upiter e a Terra varia consoante esta se afasta ou se aproxima do planeta. A medida do atraso permitiu a Roemer calcular muito aproximadamente a velocidade da luz, a partir do conhecimento das posi¸c˜oes relativas entre J´upiter e a Terra. Esta foi uma das descobertas cient´ıficas famosas do s´eculo XVII, n˜ao tanto pelo rigor do valor obtido mas por ter estabelecido um valor finito para a velocidade da luz.

Imaginemos agora a seguinte experiˆencia um pouco mais complicada. Os observadores A e B desejam verificar se a velocidade da luz varia de lugar para lugar. Para isso, cada um deles mede n˜ao s´o o tempo que a luz leva a percorrer a distˆancia entre eles, mas tamb´em o tempo que a luz leva a atravessar um tubo de um metro, junto de cada um dos observadores. ´E claro que esta ´ultima medida exige uma electr´onica sofisticada, pois que o tempo que a luz leva a atravessar um tal tubo ´e menor que a cent´esima milion´esima parte de um segundo (∆t < 10−8 s). Ao fim de algum tempo

e depois de repetirem esta experiˆencia v´arias vezes, A e B concluem que a velocidade da luz ´e a mesma ao longo dos seus respectivos tubos e que este valor coincide com a velocidade m´edia tomada entre as suas posi¸c˜oes.

Vejamos agora como estender o Princ´ıpio da Relatividade de Galileu a todas as leis f´ısicas. Ou seja, vamos admitir que as leis da f´ısica, e n˜ao s´o as leis da Mecˆanica, tomam a mesma forma e tˆem o mesmo conte´udo em qualquer referencial inercial (princ´ıpio da Relatividade de Einstein ou primeiro postulado).

(8)

Para isso, Einstein come¸cou por notar que as leis do electromagnetismo (as equa¸c˜oes de Maxwell) n˜ao eram invariantes para uma transforma¸c˜ao de Galileu. Mas, no en-tanto, eram invariantes em rela¸c˜ao a um conjunto de transforma¸c˜oes descoberto por H.A. Lorentz e por H. Poincar´e. Se o princ´ıpio de Galileu se aplicasse aos fen´omenos electromagn´eticos ent˜ao as ondas luminosas emitidas por um corpo a deslocar-se com velocidade v num referencial inercial S teriam uma velocidade c ± v em rela¸c˜ao ao mesmo referencial S. Ora, a experiˆencia de Michelson-Morley1

e muitos outros resulta-dos (como a observa¸c˜ao das estrelas duplas) mostram que a velocidade da luz no v´acuo n˜ao depende da velocidade da fonte e ´e a mesma para todos os observadores inerciais. Lorentz e Poincar´e tinham j´a demonstrado que as equa¸c˜oes de Maxwell ficavam formal-mente invariantes se as transforma¸c˜oes de coordenadas entre dois referenciais inerciais S e S′ se relacionassem pelas seguintes f´ormulas

x′ = γ(x − vt) y′ = y z′ = z t′ = γ(t − vx/c2 )          Transforma¸c˜ao de Lorentz (2.3) com γ = q 1 1 − v2 /c2

Comparando com as transforma¸c˜oes de Galileu entre dois referenciais inerciais, S e S′,

com uma velocidade relativa segundo o eixo dos XX e cuja origem inicial ´e comum x′ = x − vt y′ = y z′ = z t′ = t          Transforma¸c˜ao de Galileu

vemos que as segundas se obtˆem das primeiras quando v/c ≪ 1, isto ´e, quando a velocidade relativa entre os observadores ´e desprez´avel face `a velocidade da luz no v´acuo.

Tendo em conta a precis˜ao das experiˆencias electromagn´eticas e querendo estender o princ´ıpio da relatividade a toda a F´ısica, Einstein adoptou as Transforma¸c˜oes de Lorentz (TL), eqs.(1.3), como as transforma¸c˜oes de coordenadas entre observa-dores inerciais, tendo para isso sido levado a rever os pr´oprios conceitos de espa¸co e de tempo, que serviam de base a toda a F´ısica e, por consequˆencia, levado a reformular as leis da Mecˆanica.

1Michelson e Morley estabeleceram experimentalmente em 1887 que a velocidade da luz no v´acuo

c´e a mesma na Terra em todas as direc¸c˜oes e n˜ao depende do movimento da Terra em torno do Sol.

Assim enquanto as ondas sonoras, por exemplo, resultam de movimentos de propaga¸c˜ao num meio

el´astico, em rela¸c˜ao ao qual elas tˆem uma velocidade fixa, as ondas electromagn´eticas n˜ao dependem

de um meio material para se propagarem (n˜ao necessitam de um “´eter”, como se pensou durante

(9)

Notemos em primeiro lugar que, devido `a constˆancia da velocidade da luz e `a isotropia da sua propaga¸c˜ao no v´acuo, sendo emitido um sinal luminoso num dado ponto do espa¸co e num dado instante, que se tomam respectivamente como origens espacial e temporal dos referenciais S e S′, este deve satisfazer simultaneamente as equa¸c˜oes

x2 + y2 + z2 − c2 t2 = x′2+ y′2+ z′2− c2 t′2= 0. (2.4)

Ou seja, os pontos do espa¸co que num dado instante de cada referencial se encontram na mesma fase de vibra¸c˜ao formam uma onda esf´erica que est´a centrada na origem do referencial respectivo.

A equa¸c˜ao anterior permite definir uma quantidade invariante, isto ´e, uma quantidade que toma a mesma forma em todos os referenciais inerciais—relacionados entre si por uma Transforma¸c˜ao de Lorentz—indissoluvelmente ligada `a invariˆancia da velocidade da luz, e que se escreve

x2 + y2 + z2 − c2 t2 = r2 − c2 t2

Este invariante pode ser entendido como uma generaliza¸c˜ao da defini¸c˜ao habitual de distˆancia a um espa¸co a quatro dimens˜oes, conhecido por espa¸co-tempo de Minkowski2

. Na verdade, tal como a f´ormula euclideana x2

+ y2

+ z2

= r2

caracteriza o espa¸co or-din´ario 3-dimensional, e representa o quadrado da distˆancia do ponto de coordenadas (x, y, z) `a origem, tamb´em a f´ormula r2

− c2

t2

pode servir para caracterizar o espa¸co-tempo de Minkowski e poder´a igualmente designar a distˆancia do ponto (aconteci-mento) de coordenadas (r, ct) `a origem, neste espa¸co-tempo 4-dimensional.

Exerc´ıcio 1 Verifique que as TL (1.3) satisfazem a rela¸c˜ao (1.4).

Dados dois acontecimentos cuja separa¸c˜ao espacial ´e r e cuja separa¸c˜ao temporal ´e t, trˆes situa¸c˜oes diferentes podem ocorrer

a) r2

− c2

t2

= 0, a distˆancia entre os dois acontecimentos ´e exactamente percorrida pela luz no intervalo de tempo que os separa. Diz-se que os dois acontecimentos formam um par tipo-luz.

b) r2

− c2

t2

< 0, a distˆancia entre os dois acontecimentos ´e menor que o espa¸co percorrido pela luz no intervalo de tempo que os separa. Diz-se ent˜ao que os dois acontecimentos formam um par tipo-tempo.

c) r2

−c2

t2

> 0, no intervalo de tempo que separa os dois acontecimentos a luz n˜ao pode percorrer a distˆancia que os separa. Diz-se neste caso que os dois acontecimentos formam um par tipo-espa¸co.

2Hermann Minkowski foi o primeiro a mostrar em 1908 que: “daqui em diante o espa¸co s´o por si e

o tempo s´o por si est˜ao condenados a tornarem-se meras sombras, e s´o uma uni˜ao dos dois preservar´a

(10)

Todos os pares de acontecimentos que est˜ao numa rela¸c˜ao de causa-efeito pertencem `as categorias a) ou b). Nenhuma informa¸c˜ao pode ser transmitida com velocidade maior do que a da luz. Logo, dois acontecimentos que perten¸cam `a categoria c) n˜ao podem estar causalmente relacionados. Como as part´ıculas materiais viajam com uma velocidade inferior `a da luz em todos os referenciais inerciais, dois quaisquer aconteci-mentos da vida de uma part´ıcula material formam um par tipo-tempo para todos os observadores inerciais, isto ´e, a sua separa¸c˜ao temporal ´e maior do que a sua separa¸c˜ao espacial.

Consideremos dois acontecimentos do espa¸co-tempo infinitesimalmente pr´oximos. Re-duzindo o espa¸co-tempo a duas dimens˜oes, uma dimens˜ao espacial e uma temporal, e fazendo coincidir essa direc¸c˜ao espacial com a direc¸c˜ao da velocidade relativa entre os dois referenciais, escrevemos o intervalo infinitesimal

ds2 = dx2 − c2 dt2 = dx′2− c2 dt′2. (2.5)

Se os 2 acontecimentos ocorrem no mesmo ponto de S′, dx= 0 ⇒ ds2

< 0, e podemos escrever (1.5) da seguinte forma

dx2 − c2 dt2 = −c2 dt′2 e portanto dt′ = dt s 1 −v 2 c2 (2.6)

onde v = dx/dt ´e a velocidade de S′ em S.

Conclu´ımos que o intervalo de tempo ´e diferente em S e S′e que ´e mais curto no

referen-cial onde os acontecimentos ocorrem no mesmo ponto do espa¸co. Esse referenreferen-cial, neste caso S′, designa-se referencial pr´oprio para esses acontecimentos. Assim, em

qual-quer referencial diferente do referencial pr´oprio o tempo ´e dilatado. Note-se ainda que embora dx′ = 0, dx = vdt 6= 0 (use as TL(1.3)), isto ´e, os dois acontecimentos

ocorrem no mesmo ponto de S′ mas ocorrem em pontos diferentes de S.

Consideremos agora dt′ = 0 (acontecimentos simultˆaneos em S). Vem ds2

> 0 e usando as TL vemos que dt = vdx/c2

, logo ds2 = dx2 − c2 dt2 = dx′2> 0 (par tipo-espa¸co).

Vemos que acontecimentos simultˆaneos em S′, e que ocorrem em pontos diferentes do

espa¸co de S′, n˜ao s˜ao simultˆaneos em S : dt 6= 0.

Consideremos agora uma barra fixa em S cujo comprimento ´e L = ∆x. A diferen¸ca de coordenadas das extremidades da barra em S′, ∆x, deve ser medida simultaneamente

(11)

∆t = v∆x/c2

, vejamos quanto mede a mesma barra em S. Substituindo este valor de ∆t no intervalo ∆s2 = ∆x2 − c2 ∆t2 = ∆x′2, vem ∆x′ = ∆xq1 − v2 /c2

Conclus˜ao: as barras com comprimento L = ∆x no seu referencial pr´oprio s˜ao vis-tas contra´ıdas em qualquer outro referencial! Ou seja, uma barra que esteja em re-pouso no laborat´orio ´e vista contra´ıda por um observador que se desloca em rela¸c˜ao ao laborat´orio com velocidade v (supomos que a barra est´a colocada ao longo do eixo coincidente com a velocidade relativa entre os dois referenciais S e S′).

Adi¸c˜ao de velocidades: a partir das TL obtemos imediatamente u′ = u − v 1 − uv/c2 ou u = u′+ v 1 + u′v/c2 (2.7) onde u = dx dt , u ′ = dx′ dt′

e v ´e a velocidade relativa entre S e S′.

´

E f´acil verificar que se u = c vem u′ = c, concordando com o 20

postulado de Einstein: a velocidade da luz (no v´acuo ´e a mesma em todos os referenciais). A luz de uma estrela que se aproxima do Sol (Terra) viaja com velocidade c, tal como a luz de uma estrela que se afasta. Usando estrelas duplas os astr´onomos verificaram este facto com grande precis˜ao.

Exerc´ıcio 2 Mostre que a f´ormula relativista de adi¸c˜ao de velocidades produz sempre velocidades menores ou iguais a c, sendo a igualdade v´alida se alguma das velocidades u e/ou u′ for igual a c.

Para exemplificar os efeitos cinem´aticos aqui deduzidos vamos considerar a seguinte experiˆencia imaginada.

Vamos alterar ligeiramente a ´ultima experiˆencia. Em vez de A e de B permanecerem em repouso, B move-se agora com velocidade constante na direc¸c˜ao de A. `A medida que B se aproxima de A, B espera que os sinais luminosos, enviados por A, atravessem o seu tubo a uma velocidade superior `a da experiˆencia anterior, quando a velocidade entre eles era nula. N˜ao ´e isso que acontece no nosso quotidiano? Se um observador parado na plataforma duma esta¸c˜ao de caminho de ferro vˆe passar um comboio a 100 km/h, e

(12)

no comboio h´a um passageiro a deslocar-se a uma velocidade de 5 km/h em rela¸c˜ao ao comboio, ent˜ao a velocidade relativa entre o passageiro e o observador da plataforma ´e 105 km/h ou 95 km/h consoante o passageiro se afasta ou se aproxima da esta¸c˜ao. N˜ao devia acontecer o mesmo com a luz? Por´em, para grande surpresa dos observadores A e B, a velocidade da luz permanece inalterada ao atravessar os respectivos tubos. E al´em disso, a velocidade medida a partir dos intervalos de tempo que a luz leva a percorrer a distˆancia entre A e B continua a ser a mesma. Consternado com este resultado, B sup˜oe que a sua velocidade em rela¸c˜ao a A ´e ainda muito pequena e recorre a um foguet˜ao para aument´a-la. B aproxima-se de A cada vez mais depressa, na esperan¸ca de receber mais rapidamente os sinais luminosos enviados por A, mas ´e em v˜ao, a velocidade medida localmente continua a ser a mesma. Ao fim de algum tempo, B atinge uma velocidade em rela¸c˜ao a A igual a 99% da velocidade da luz e nota que os sinais luminosos chegam agora muito azulados. Trata-se de um fen´omeno familiar, B sabe que a luz azul significa luz de alta frequˆencia e recorda-se que as ondas sonoras tamb´em se deslocam para as altas frequˆencias quando a fonte e o observador se aproximam um do outro. O efeito designa-se por deslocamento de Doppler e observa-se, por exemplo, quando dois carros se cruzam: o som da buzina soa mais agudo se os carros se aproximam e mais grave se eles se afastam. Voltando `a nossa experiˆencia, apesar do deslocamento de Doppler, B n˜ao observa nenhuma varia¸c˜ao na velocidade da luz, isto ´e, B continua a medir a mesma velocidade para os sinais enviados por A.

B decide-se ent˜ao a utilizar um outro foguet˜ao para inverter o sentido do movimento e, assim, afastar-se de A a toda a velocidade. Verifica agora que os sinais luminosos enviados por A chegam bastante avermelhados, como se as ondas luminosas tivessem sido alongadas, provocando o aumento do seu comprimento de onda, tal como as ondas sonoras da buzina de um carro que se afasta. Ao fim de algum tempo B afasta-se de A a uma velocidade igual a 99% da velocidade da luz. B esperava que a luz enviada por A viajasse ao seu encontro a 3000 km/s (1% da velocidade habitual), mas nada disso acontece. A luz continua a chegar `a mesma velocidade de 300 000 km/s, independentemente da velocidade a que B se desloca em rela¸c˜ao a A.

Numa ´ultima tentativa, e j´a desesperado por esta contradi¸c˜ao entre o comportamento da luz e a experiˆencia quotidiana, B resolve utilizar ainda um outro foguet˜ao com o fim de ultrapassar a velocidade dos sinais lu-minosos na esperan¸ca que, ao viajar a uma velocidade superior `a da luz relativamente a A, os sinais luminosos enviados por A n˜ao o atinjam. En-quanto decorre esta fase da experiˆencia, A verifica que B est´a a fazer um esfor¸co desesperado para atingir a velocidade da luz, mas quanto mais perto se encontra dessa velocidade, maior ´e a energia que necessita para acelerar. A necessidade de combust´ıvel cresce sem limite. Mesmo com toda a energia

(13)

dispon´ıvel no mundo, B n˜ao ´e capaz de vencer a barreira que o impede de atingir a velocidade da luz. Parece que `a medida que B se aproxima da velo-cidade da luz, maior ´e a sua in´ercia: toda a nova energia consumida parece ser dispendida para criar mais massa e n˜ao para aumentar a velocidade. Entretanto, os sinais luminosos emitidos por A continuam a atravessar o tubo de um metro, transportado por B, a uma velocidade de 300 000 km/s.

O quadro descrito na experiˆencia anterior est´a em contradi¸c˜ao com a nossa rotina di´aria, fundamentada na mecˆanica de Newton. A relatividade restrita ensina-nos a ser mais cautelosos. Sempre que os objectos se movam com velocidades pr´oximas da velocidade da luz devemos ignorar a nossa experiˆencia quotidiana, e levar a s´erio os postulados desta teoria.

Como consequˆencia da invariˆancia da velocidade da luz, Einstein foi levado a concluir que o espa¸co e o tempo variam com o estado de movimento do observador. Por exemplo, quando B se aproxima vertiginosamente de A, a distˆancia entre A e B, medida por B, contrai-se. Al´em desta peculiar contrac¸c˜ao do espa¸co, o movimento de B tem tamb´em um efeito muito estranho sobre o tempo. Quando B compara o seu rel´ogio com dois rel´ogios iguais, localizados em s´ıtios diferentes, previamente sincronizados e em repouso em rela¸c˜ao a A, constata que o seu rel´ogio se atrasa em rela¸c˜ao a estes rel´ogios “solid´arios”com A. E vice-versa, o rel´ogio de A atrasa-se em rela¸c˜ao a dois rel´ogios espacialmente separados e solid´arios com B (previamente sincronizados). A conclus˜ao ´obvia a retirar destes factos ´e: a sincroniza¸c˜ao dos rel´ogios ´e um conceito relativo ao observador. N˜ao existe uma sincroniza¸c˜ao universal, simultaneamente v´alida para todos os observadores (inerciais). Rel´ogios parados e sincronizados do ponto de vista de um observador A, n˜ao est˜ao sincronizados para um observador B que se move com velocidade pr´oxima da velocidade da luz em rela¸c˜ao a A. Por outras palavras, se B se aproxima de A a grande velocidade e, pelo caminho, acerta o seu rel´ogio por um rel´ogio que est´a parado em rela¸c˜ao a A, mas a uma certa distˆancia de A, quando B se cruza com A verifica que o rel´ogio de A est´a adiantado em rela¸c˜ao ao seu rel´ogio. Do ponto de vista de B, os dois rel´ogios que est˜ao em repouso relativamente a A, n˜ao foram previamente sincronizados, ainda que o tenham sido do ponto de vista de A. Esta situa¸c˜ao traduz a impossibilidade de definir o conceito de simultaneidade de modo absoluto. Al´em disso, constatamos que o intervalo de tempo entre dois acontecimentos ´e mais curto para o observador que vˆe os dois acontecimentos ocorrerem no mesmo ponto do espa¸co. Designa-se o tempo medido por esse observador tempo pr´oprio. Dois acontecimentos f´ısicos, que ocorrem em diferentes pontos do espa¸co (isto ´e, espa-cialmente separados) e simultˆaneos para um observador A, n˜ao ser˜ao simultˆaneos para outro observador B que se desloca a grande velocidade em rela¸c˜ao a A. Este car´acter relativo do conceito de simultaneidade ´e uma consequˆencia do valor finito (constante) da velocidade da luz. Este ´e o conceito fundamental da teoria da relatividade restrita. Se as ac¸c˜oes f´ısicas pudessem propagar-se a uma velocidade infinita a simultaneidade

(14)

teria um car´acter absoluto: dois acontecimentos simultˆaneos para um dado observador, seriam simultˆaneos para qualquer outro observador, qualquer que fosse o seu estado de movimento. Vejamos este aspecto com o aux´ılio de mais uma experiˆencia de pensa-mento, `a boa maneira de Einstein.

Imaginemos desta feita uma nave espacial que se afasta da Terra a uma velocidade igual a 90% da velocidade da luz. No centro da nave existe uma fonte de sinais luminosos. Para um astronauta que se encontre no centro da nave espacial, os sinais chegam `as duas extremidades da nave simulta-neamente, visto que as ondas luminosas se propagam em todas as direc¸c˜oes e sentidos com a mesma velocidade — a velocidade da luz, c. Contudo um observador terrestre testemunharia uma situa¸c˜ao bem diferente. ´E certo que a velocidade da luz ´e a mesma, de acordo com a teoria da relatividade restrita, para o observador terrestre e para o astronauta que se afasta da Terra. Mas como o observador terrestre vˆe a nave a afastar-se com uma velocidade igual a 90% da velocidade da luz, ´e claro que, do ponto de vista deste observador, os sinais luminosos n˜ao podem chegar simultaneamente `as duas extremidades da nave. O observador terrestre vˆe a cauda da nave a aproximar-se rapidamente da origem do sinal luminoso, enquanto a di-anteira da nave se afasta dessa origem. Durante o intervalo de tempo que a luz leva a atravessar a nave, esta afasta-se da Terra e, por isso, o sinal enviado para tr´as atinge a cauda da nave antes do outro sinal atingir a ex-tremidade dianteira. Assim, dois acontecimentos que s˜ao simultˆaneos para o astronauta ocorrer˜ao em instantes diferentes para o observador terrestre.

Vimos, com este ´ultimo exemplo, como a simultaneidade depende do estado de mo-vimento do observador. N˜ao existe um acordo universal sobre o que ´e o “mesmo ins-tante”para dois acontecimentos que ocorrem em lugares diferentes, ou seja, n˜ao existe uma defini¸c˜ao absoluta de “instantˆaneo”. Um sinal que viajasse “instantaneamente”da frente para a cauda da nave espacial, do ponto de vista do astronauta, seria visto por um observador terrestre como um sinal propagando-se “para tr´as”no tempo. Como o observador terrestre vˆe o sinal atingir a dianteira depois de atingir a cauda, o sinal aparentemente “instantˆaneo”´e visto da Terra como um sinal enviado do acontecimento posterior para o acontecimento anterior, destruindo assim qualquer rela¸c˜ao causal. S˜ao conhecidos os paradoxos que resultam de admitir que ´e poss´ıvel enviar sinais “para tr´as”no tempo. Imaginemos, por exemplo, uma m´aquina ligada a um computador com a seguinte instru¸c˜ao programada: “ `As 4 horas enviar um sinal para o passado”. Este sinal pode reflectir-se num local distante e atingir de novo a m´aquina, digamos, `as 2 horas. O programa pode conter uma instru¸c˜ao para a m´aquina se auto-destruir uma hora ap´os a chegada do sinal. ´E claro, uma tal sequˆencia de acontecimentos ´e total-mente inconsistente: a auto-destrui¸c˜ao `as 3 horas anteciparia a transmiss˜ao do sinal

(15)

`as 4 horas, impedindo a recep¸c˜ao do sinal `as 2 horas e, portanto, anulando o acciona-mento do mecanismo de auto-destrui¸c˜ao, em contradi¸c˜ao com a hip´otese original. A inconsistˆencia traduz-se numa quebra da rela¸c˜ao causa-efeito. Assim, para preservar a estrutura causal dos fen´omenos f´ısicos adoptamos a regra: n˜ao ´e poss´ıvel enviar sinais a velocidades superiores `a da luz.

3

Dinˆ

amica Relativista

De acordo com a dinˆamica newtoniana ´e poss´ıvel acelerar uma part´ıcula at´e que esta atinja uma velocidade superior `a velocidade da luz, violando assim um dos resultados fundamentais da teoria da relatividade e contrariando a evidˆencia experimental. Logo, as leis do movimento de uma part´ıcula em relatividade devem ser diferentes das da teoria newtoniana. De igual modo as leis de conserva¸c˜ao da energia e do momento linear tamb´em devem ser diferentes.

Na mecˆanica newtoniana a massa de um objecto ´e uma quantidade de importˆancia consider´avel pois que a energia e o momento linear de um corpo s˜ao proporcionais `a sua massa. Assim, a massa de um foguet˜ao determina a quantidade de energia necess´aria para coloc´a-lo em ´orbita `a volta da Terra a uma dada distˆancia; a massa de um meteorito determina a quantidade de energia cin´etica que ´e dissipada quando este colide com a superf´ıcie da Lua a uma dada velocidade e forma uma nova cratera; finalmente, a massa de um carro com uma dada potˆencia determina o tempo gasto a atingir a velocidade de 100 km/hora a partir do repouso.

Na mecˆanica newtoniana, a massa m de um objecto ´e independente do movimento do observador que a mede. Por´em, quando os objectos se movem com velocidades n˜ao desprez´aveis em compara¸c˜ao com a velocidade da luz, e ´e necess´ario recorrer `a teoria da relatividade restrita, somos obrigados a distinguir a massa medida por um observador em repouso em rela¸c˜ao ao objecto, que designamos por massa pr´opria e representamos por m0, da massa relativista efectiva m medida por um observador

em movimento em rela¸c˜ao ao objecto. Um outro aspecto importante ´e que na teoria newtoniana a massa total ´e conservada nas interac¸c˜oes; por exemplo, se queimarmos 10 kg de hidrog´enio e 80 kg de oxig´enio para obter ´agua, prevˆe-se que a massa total da ´agua produzida seja 90 kg. Veremos que na teoria da relatividade ´e o conjunto da massa com a energia que ´e conservado.

Na teoria newtoniana o momento linear de um objecto ´e o produto da massa pela sua velocidade ~p = m~v. A sua importˆancia est´a patente nas seguintes propriedades:

1. ~F = d~p/dt , se um corpo est´a isolado (nenhuma for¸ca actua sobre ele) o seu momento linear ´e conservado!

(16)

2. Quando tem lugar uma colis˜ao entre part´ıculas, o momento total de todos os objectos envolvidos na colis˜ao ´e conservado.

Considere, por exemplo, uma esta¸c˜ao espacial de 100 toneladas e um meteorito com 50 toneladas aproximando-se um do outro. No sistema de referˆencia de um observador inercial B a esta¸c˜ao espacial move-se inicialmente no sentido positivo do eixo dos xx (+X) com uma velocidade de 0, 1 c e o meteorito move-se segundo (−X) com uma velocidade 0, 5 c. O momento inicial da esta¸c˜ao ´e 100 × 0, 1 c = 10 c no sentido positivo do eixo X, e o momento inicial do meteorito ´e 50 × (−0, 5) c = −25 c no sentido negativo do eixo X. Como n˜ao h´a for¸cas a actuar sobre os dois corpos, estes momentos lineares mantˆem-se constantes; portanto eles aproximam-se um do outro com velocidades constantes. Ao colidirem produzem grande quantidade de calor e fundem num ´unico corpo. Se o corpo resultante tem massa M e velocidade v′ segundo (+X) o

momento total final ´e Mv′. De acordo com a lei conserva¸c˜ao do momento linear, este ´e

exactamente o valor do momento linear inicial total que ´e 10 c+(−25 c) = −15 c. Assim a lei de conserva¸c˜ao diz-nos que mv′ = −15 c, e a velocidade final ´e v= −15 c/M. Ora

de acordo com a teoria newtoniana a massa total ´e conservada pelo que a massa final ´e igual `a massa da esta¸c˜ao mais a massa do meteorito, isto ´e, M = 100 + 50 = 150 ton. E v′ = −15 c/150 = −0, 1 c.

Neste exemplo a situa¸c˜ao era muito simples pois tratava-se de um movimento a uma dimens˜ao: todas as velocidades eram paralelas ao eixo X. Se o movimento ´e numa direc¸c˜ao que n˜ao coincide com nenhum dos eixos, podemos escrever o vector velocidade ~v em termos das suas componentes (vx, vy, vz) segundo X, Y e Z, respectivamente; e as

componentes do vector momento linear ~p s˜ao dadas por px = mvx, py = mvy, pz = mvz.

De acordo com a teoria newtoniana, um observador inercial B medir´a que cada uma das componentes de ~p se conserva durante a colis˜ao.

Na teoria da relatividade, tamb´em se verifica a conserva¸c˜ao do momento linear e que pode igualmente ser escrito ~p = m~v, desde que m represente a “massa relativista”, isto ´e, o produto da massa pr´opria m0 (medida em rela¸c˜ao ao referencial do repouso)

pelo factor de Lorentz γ(v) = 1/q1 − v2

/c2

: m = m0γ(v). Agora a massa m0 n˜ao se

conserva mas sim a massa m.

Para ver isto voltemos ao exemplo da esta¸c˜ao espacial e do meteorito. Naturalmente que as massas dadas anteriormente s˜ao massas pr´oprias (embora na teoria newtoniana se representem por m). Em rela¸c˜ao ao observador B, o factor de Lorentz da esta¸c˜ao ´e γ(0, 1 c) = 1/q1 − (0, 1)2

= 1, 005 de modo que px = m0γ(v)vx= 100×1, 005×0, 1 c =

10, 05 c. O factor de Lorentz para o meteorito ´e γ(0, 5 c) = 1/q1 − (1/2)2

= 1, 155, logo o seu momento inicial era 50 × 1, 155 × (−0, 5 c) = −28, 868 c. O momento inicial

(17)

total ´e portanto 10, 05 c − 28, 868 c, que dever´a ser igual ao momento final total

M0γ(v′)v′ = −18, 818 c (3.8)

onde M0 ´e a massa pr´opria total do produto da colis˜ao. Para poder determinar v′

temos de conhecer a massa total M0. Ora a massa relativista da esta¸c˜ao em rela¸c˜ao

ao observador B era antes do choque m0γ = 100 × 10, 05 = 100, 5 toneladas, e a massa

inicial do meteorito era 50 × 1, 155 = 57, 75 toneladas. Assim, a massa inicial total era 100, 5 + 57, 75 = 158, 25 toneladas. Se n˜ao tiver sido perdida mais nenhuma massa de qualquer outra forma, conclu´ımos que, em virtude da conserva¸c˜ao da massa relativista, esta ser´a tamb´em a massa final M, ou seja

M = M0γ(v′) = 158, 25. (3.9)

Das rela¸c˜oes anteriores obtemos ent˜ao que v′/c = −18, 818/158, 25 = −0, 119,

substi-tuindo este valor na ´ultima equa¸c˜ao vemos que

M0 = 158, 25/γ(0, 119 c) = 158, 25/1, 0071 = 157, 13 toneladas,

cerca de 7 toneladas mais do que a soma das massas pr´oprias dos corpos que colidem. A fonte desta massa pr´opria extra s´o pode explicar-se pela convers˜ao de parte da energia cin´etica dos dois corpos em massa!

Vejamos ainda um outro exemplo. Um dado observador vˆe uma part´ıcula, de massa em repouso m0, a aproximar-se pela esquerda com uma velocidade v1 = 4/5 c e a colidir

com uma outra part´ıcula que se aproxima pela direita com uma velocidade v2 = 3/5 c;

ap´os o choque ambas as part´ıculas permanecem em repouso em rela¸c˜ao ao observador. Qual ´e a massa pr´opria da segunda part´ıcula?

Suponhamos que essa massa ´e M0. Como o momento linear total ap´os o choque ´e nulo,

o momento linear total antes do choque ´e tamb´em zero (porquˆe?). Portanto, temos m0 q 1 − (4 5) 2 × 4 c 5 − M0 q 1 − (3 5) 2 × 3 c 5 = 0

donde se conclui que M0 ≃ 1, 78 × m0. Comparemos este resultado com o valor obtido

a partir da teoria de Newton. Usando novamente a conserva¸c˜ao do momento linear temos, neste caso, m0× 4 c/5 = M0× 3 c/5, isto ´e, M0 ≃ 1, 33m0, o que d´a um erro

de 25 por cento em rela¸c˜ao ao resultado da teoria da relatividade!

Estes resultados relativistas podem parecer surpreendentes e irrealistas. Mas s˜ao hoje verificados diariamente nos grandes aceleradores de part´ıculas para produzir choques de part´ıculas a altas energias. Foram j´a analisados muitos milhares de choques com base nas leis de conserva¸c˜ao do momento linear da relatividade restrita n˜ao havendo hoje qualquer d´uvida na validade dessas leis. Pode pois afirmar-se que se trata de

(18)

leis extraordinariamente bem testadas. Mais uma vez se insiste que estas leis s˜ao uma generaliza¸c˜ao das leis de Newton, necess´aria quando se utilizam grandes velocidades. Quando as velocidades s˜ao pequenas, em compara¸c˜ao com a velocidade da luz, as leis relativistas aproximam-se das leis newtonianas. Para sentir como essa aproxima¸c˜ao se faz rapidamente bastar´a fazer os c´alculos do exemplo anterior com v1 = 0, 2 c e

v2 = 0, 1 c. Embora estas velocidades sejam ainda bastante grandes, obtemos neste caso

M0 ≃ 2, 03×m0, e a teoria de Newton d´a agora s´o um erro de 0,15 por cento em rela¸c˜ao

`a teoria da relatividade. Este ´ultimo exemplo num´erico mostra porque raz˜ao n˜ao ´e necess´ario utilizar as f´ormulas relativistas para estudar choques entre carros, comboios ou mesmo avi˜oes de combate. Todos estes ve´ıculos se deslocam a velocidades muito inferiores `as velocidades mencionadas. Por outro lado, nos aceleradores de part´ıculas, onde se verificam velocidades de cerca de 0, 9 c ´e indispens´avel recorrer `a teoria da relatividade restrita.

Sugest˜oes de Leitura

• Crawford, P e Sim˜oes, A.I., “Tempo e Relatividade I”, Gazeta de F´ısica, 9, 36, Abril 1986.

• Crawford, Paulo, “O Significado da Relatividade no Final do S´eculo”, Col´oquio Ciˆencias, no.16 (1995).

• Henriques, A. Barbosa, “Espa¸co, Tempo e Mat´eria”, Col´oquio/Ciˆencias, no.4 (1989).

• Lage, E., “Espa¸co, Tempo e Relatividade”, Col´oquio/Ciˆencias, no.3 (1988). • Ellis, George F.R., e Williams, Ruth M., “Flat and Curved Space-Times”,

Referências

Documentos relacionados

Pela prestação de serviços de administração, gestão, consultoria, tesouraria, controle e processamento dos títulos e valores mobiliários integrantes da

LARA RABELO ARAGÃO, TAYNÁ DA SILVA REBOUÇAS,CAROLINE CAVALCANTE DE ANDRADE,SERGIO LIMA SANTIAGO,LIVIA DE OLIVEIRA. BARROS 14h10min às 14h30min MÉTODOS DE FIXAÇÃO EM FRATURAS

A técnica da meta-análise sistematizou as estimativas da herdabilidade dos diferentes estudos e possibilitou concluir que todos os caracteres avaliados são

쎲 Outros dispositivos de rede ligados através de tomadas múltiplas devem ser ligados à rede eléc- trica através da tomada integrada no dLAN 650 triple+. De forma a tirar o

8.. Abrir Folha inactiva Folha activa Posição de rotação Posição de basculamento Posição de fecho Destrancar.. Basculamento da

Esta pesquisa tem como objetivo principal identificar os fatores de risco que podem desenvolver a hipertensão arterial em atletas; analisar as variações dos níveis pressóricos

Conforme apresentado pelas análises tanto dos gêneros multissemióticos quanto pelas atividades e capacidades de leitura, já é possível vermos a presença de

Milhões de revolucionarios franceses reencarnaram aqui, da mesma forma a doutrina codificada na França por Kardec floresceu no Brasil, a mediunidade no Brasil tanto em quantidade