• Nenhum resultado encontrado

PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

PORTO // 4ª EDIÇÃO // 07 ABRIL 2018

LIVE STREAMING // 4ª EDIÇÃO // 07 ABRIL 2018  LINKEDIN.COM/COMPANY/CRIAP FACEBOOK.COM/INSTITUTOCRIAP

FORMAÇÃO AVANÇADA

PÓS-GRADUAÇÃO

EM INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E SAÚDE MENTAL: APLICAÇÕES

PRÁTICAS NA FAMÍLIA, NA EDUCAÇÃO, NAS ORGANIZAÇÕES E

NA SAÚDE

geral@criap.com | 225 492 190 | 225 097 667

(2)

TERAPIAS E REABILITAÇÃO

DESTINATÁRIOS

A Pós-Graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental destina-se a todos os titulares de grau de licenciado ou equivalente, interessados em ampliar os seus conhecimentos na área da inteligência emocional e todos aqueles cujo trabalho se desenvolva através das relações humanas:

– Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

– Diretores de escolas públicas ou privadas, educadores de infância, professores de qualquer área e nível de ensino (básico, secundário e universitário – incluindo a educação de adultos) e outros profissionais de educação.

– Treinadores desportivos, coaches, consultores, tutores, orientadores, advogados e outros profissionais que se dediquem à relação de ajuda.

– Animadores socioculturais, educadores sociais e outros profissionais do âmbito social.

– Profissionais que nas organizações se dediquem ao assessoriamento, consultoria, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, direção de carreiras profissionais e orientação laboral e todos outros profissionais interessados no desenvolvimento de recursos humanos.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Entre as principais saídas profissionais dos diplomados com a Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental, destacam-se as destacam-seguintes:

Educação emocional nas famílias.

Realização de projetos de educação emocional na saúde, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Laboratórios de Inteligência Emocional” a funcionar em Hospitais públicos e privados, Centros de saúde, Clínicas médicas, Centros de reabilitação.

Realização de projetos de educação emocional na educação, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Clubes de Inteligência Emocional” a funcionar em escolas públicas e privadas. Realização de projetos de educação emocional nas empresas, direcionados para a realização de workshops, cursos de formação de IE ou para o desenvolvimento de “Oficinas de Inteligência Emocional” a funcionar em Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Associações, IPSS, Centros de Estudos e ATL’S.

OBJETIVOS GERAIS

A Pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental tem como objetivo geral preparar os formandos para atingir um nível de conhecimentos e competências pessoais e sociais que lhes permita atuar como especialistas em Inteligência Emocional na

promoção da saúde mental, fornecendo-lhes um conhecimento aprofundado dos conceitos, princípios e técnicas fundamentais da Inteligência Emocional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

– Conhecer o marco teórico sobre a saúde mental e a neurobiologia das emoções; – Conhecer as teorias e modelos da inteligência emocional;

– Adquirir a capacidade para identificar, compreender, expressar, utilizar e regular as próprias emoções; – Adquirir a capacidade para reconhecer, compreender e regular as emoções nas outras pessoas; – Aprender a avaliar a Inteligência Emocional a nível intrapessoal e interpessoal;

(3)

– Adquirir competências emocionais e sociais para dinamizar grupos;

– Alcançar uma formação especializada (teórica, técnica e prática) para promover a saúde mental em Portugal, através do desenvolvimento das competências emocionais da Inteligência Emocional, em diferentes contextos profissionais.

METODOLOGIA DE ENSINO

A metodologia de ensino assentará no método expositivo (teórico), workshops com demonstrações e exercícios práticos realizados individualmente e em grupo e apreciação de estudos em base de dados RCAAP.

A pós-graduação em Inteligência Emocional e Saúde Mental, tem como manual do curso o livro “Inteligência Emocional – Aprenda a ser Feliz” publicado pela Porto Editora – http://www.portoeditora.pt/imprensa/noticia/ver?id=34844

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração da formação; Avaliação de conhecimentos.

CERTIFICADO | DIPLOMA

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam os objetivos pedagógicos que figuram no programa do curso de formação.

O formando licenciado terá direito a dois certificados:

Certificado de Pós-Graduação, emitido através do SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho. Certificado de Pós-Graduação, emitido pelo Instituto CRIAP, com o reconhecimento do Conselho Técnico-Científico.

PORQUÊ ESCOLHER ESTA FORMAÇÃO?

Os problemas de saúde mental constituem atualmente a principal causa de incapacidade e uma das mais importantes causas de morbilidade nas nossas sociedades. A depressão é a doença mental mais frequente, sendo uma causa importante de incapacidade. Segundo o relatório Portugal: Saúde Mental em números – 2014 do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde, “os dados da prevalência anual resultantes do Estudo Epidemiológico Nacional de Saúde Mental (Caldas de Almeida J & Xavier M, 2013), mostram que as perturbações psiquiátricas afetam mais de um quinto da população portuguesa. Deste valor global destacam-se os mais altos nas perturbações da ansiedade (16,5%) e nas perturbações depressivas (7,9%) ”.

Desde a sua conceptualização teórica em 1990, por John Mayer e Peter Salovey, o construto da Inteligência Emocional (IE), despertou um interesse crescente, tanto popular como científico, constatado pelo volume de publicações sobre este tema em diferentes países. O interesse científico tem originado vários estudos provenientes de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos a nível internacional.

(4)

As numerosas investigações que têm analisado as relações entre a inteligência emocional e a saúde mental mostram que as pessoas que compreendem bem o que estão a sentir em cada momento e que têm uma maior capacidade para regular adequadamente as suas emoções são mais hábeis para lidar com os seus problemas emocionais e, portanto, experimentar um maior bem-estar psicológico caracterizado por menores níveis de ansiedade e depressão, consumo de substâncias e conflitos interpessoais e, pelo contrário, níveis mais elevados de saúde mental.

Portanto, é importante não esquecer que muitos dos problemas atuais (stress, depressão, consumo de substâncias, violência, entre outros) estão relacionados com as emoções. Os profissionais da educação, os responsáveis dos recursos humanos, e todos os profissionais de ajuda interagem diariamente com outras pessoas cujas emoções não estão reguladas e podem ser motivo de conflitos. Por isso, estes profissionais para exercer a sua profissão, necessitam de um equilíbrio emocional que vá além da sua preparação exclusivamente técnica.

A presente Pós-Graduação contribui para o desenvolvimento das competências emocionais de que todo o profissional necessita. É assegurada por um corpo docente que garante a sua qualidade científica e tem por finalidade a aplicação do constructo da inteligência emocional, assente no Programa MQ – Aprender a Ser Felizâ,, no âmbito da saúde mental em Portugal. Pretende-se que

os formandos adquiram as seguintes competências:

– Perceção das próprias emoções e apreensão correta das emoções dos outros; – Utilização das emoções ao serviço da sua vida;

– Compreensão das suas próprias emoções e procura de sintonia com os sentimentos dos outros; – Gestão das emoções, em si próprio e nos outros;

– Promoção da Inteligência Emocional em contexto pessoal, familiar e profissional.

CERTIFICAÇÃO | ACREDITAÇÃO | RECONHECIMENTO | PROTOCOLO

DGERT

O sistema de certificação de entidades formadoras, a par de outros mecanismos, é um dos garantes da qualidade do Sistema Nacional de Qualificações em Portugal. Ler Mais >>

Ensino Superior

Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º107/2008, de 25 de Junho e, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS. Ler mais >>

COORDENAÇÃO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICA

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA

Professora Doutora Manuela Queirós Dr.ª Paula Queirós COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Dr.ª Adélia Magalhães

INFORMAÇÕES DE CANDIDATURA

MÉTODOS DE PAGAMENTO Transferência Bancária

International Bank Account Number (IBAN): PT50.0033.0000.45386046831.05 SWIFT/BIC: BCOMPTPL

(5)

Referência Bancária Paypal Ticket Serviços DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Certificado de Habilitações; Curriculum Vitae;

Declaração Comprovativa de Dados de Identificação; Fotografia (tipo passe);

Comprovativo de pagamento da taxa de inscrição.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Análise curricular;

Questionário Motivacional;

Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após o pagamento da inscrição).

Nota: O processo de seleção de candidatos não previstos nos destinatários, ficará sujeito a uma entrevista individual com a

Coordenação Pedagógica e Científica da ação.

INFORMAÇÕES DE CANDIDATURA

E-MAIL info@criap.com

TEL +351 225 026 201 TELM +351 918 081 537

NOTAS

a) A data limite das fases de candidatura poderá ser antecipada em caso de se verificar o preenchimento do limite de vagas existentes. b) Na eventualidade de não atingir o número mínimo de participantes, a formação poderá sofrer alteração de datas ou mesmo ser cancelada, ficando salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto CRIAP.

c) Em caso de desistência só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a mesma for comunicada até 10 dias antes da data agendada para o início da formação (Sendo deduzido o valor de 1.50€ correspondente a encargos financeiros. Excetuam-se os pagamentos realizados por Paypal em que os encargos financeiros são 5% do valor pago pelo Candidato/Formando).

d) Da alínea anterior excluem-se as formações “confirmadas“. Se o candidato desistir depois da formação ser dada como confirmada, não haverá lugar à restituição dos valores pagos.

e) Caso a candidatura não seja selecionada fica salvaguardada a devolução de todas as importâncias recebidas pelo Instituto CRIAP. f) O local de formação poderá estar sujeito a alterações por indisponibilidade do mesmo, mantendo-se sempre na mesma localidade. g) As datas de formação são suscetíveis a alterações por imprevistos de força maior.

h) Seguro escolar no valor 30€, pago conjuntamente com 1ª propina ou pronto pagamento, para todas as pós-graduações e cursos de longa duração presenciais.

PLANO CURRICULAR

Quadros Psicopatológicos da Saúde Mental em Portugal

Sessão Solene de Abertura

Generalidades sobre Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde Psicopatologia Geral

(6)

Neurobiologia das Emoções

Introdução à anatomia-funcional do sistema nervoso, micro e macroscópica Noções de neuroembriologia

O Modelo funcional de Luria e os processos cognitivo-emocionais

Estrutura e funções do sistema límbico e das suas associações com as regiões pré-frontais

Inteligência emocional: História, Conceitos e Modelos

Das inteligências múltiplas à inteligência emocional – conceitos, percursos e pertinência Teorias e modelos da inteligência emocional – abordagem global

Modelo da inteligência emocional de Mayer e Salovey Como desenvolver a inteligência emocional (Workshop) Competência emocional – conceitos e modelos

Investigação em Inteligência Emocional

Avaliação da inteligência emocional medidas de autorrelato e medidas de habilidade Métodos de investigação e instrumentos de recolha de dados utilizados

Investigação em inteligência emocional – práticas e resultados em Portugal (Apreciação de estudos em base de dados RCAAP)

Psicologia Positiva Aprender a ser feliz

Psicologia positiva

O que é a felicidade e o que a determina Atividades para aumentar a felicidade Perceber o que o faz sentir feliz Programa diário de felicidade Autoestima

Exercícios para a construção da própria história pessoal

Programa MQ – Aprender a Ser Feliz©

Projeto Aprender a ser Feliz© (Marca Nacional INPI Instituto Nacional da Propriedade Industrial nº 495366) Finalidade

Objetivos gerais e específicos Conteúdos

Formas de implementação Regulamento de funcionamento

Reconhecer emoções

Sessão de Acompanhamento

As 7 Micro Expressões universais – utilização do simulador avançado METV

As 26 variantes das Micro Expressões universais – utilização do simulador avançado METV Táticas simples para ajustar a comunicação aos sinais não-verbais observados

(7)

O contágio emocional e a linguagem corporal

Interpretação de mais de 100 posturas, gestos e movimentos: A Linguagem Corporal – Pés e Pernas

1.

A Linguagem Corporal – Tronco e Ombros 2.

A Linguagem Corporal – Braços 3.

A Linguagem Corporal – Mãos 4.

A Linguagem Corporal – Face 5.

A linguagem corporal e a multiculturalidade 6.

Os pacificadores, adaptadores ou manipuladores e a sua relação com a incongruência humana 7.

Detetar múltiplas pistas para a congruência e a incongruência (não-verbais e verbais) 8.

Mindfulness

Sessão de Acompanhamento O que é Mindfulness? As 7 atitudes do Mindfulness

A relação com os pensamentos e as emoções Introdução à prática da Meditação Mindfulness A postura

Body Scan, Meditação com foco na respiração, Meditação Metta, Meditação da Montanha Mindfulness além da meditação sentada:

Meditação em andamento Exercício das uvas passas Viver uma vida Mindful

Percecionar emoções O treino da atenção

Exercícios de concentração na respiração Exercícios de concentração nos cinco sentidos

Exercícios de concentração nos sabores e alimentação consciente Exercícios de concentração nas sensações físicas

Denominar emoções

Dimensões estruturais do sistema afetivo Identificação das emoções

Vocabulário emocional Classificação das emoções Família de emoções

Emoções positivas e emoções negativas

Sentimentos complexos: Emoções opostas e misturas emocionais Distribuição de emoções

Denominação precisa das diferentes emoções

Compreender emoções

Causas das emoções Interpretação das causas Consequências das emoções Progressão das emoções

(8)

Intensidade das emoções Evolução das emoções Previsão do futuro emocional

Expressar emoções

Consciência das emoções em si Emoções e energia

Alquimia das emoções com a perceção de padrões inconscientes no comportamento – como transformar as emoções de carga negativa numa comunicação positiva e construtiva

O julgamento, o preconceito, a culpa, a crítica como fatores que promovem o conflito Técnicas práticas para ultrapassar o conflito interno e externo:

Exercícios de observação interna das emoções (identificação e domínio das mesmas) – exercícios de técnica teatral não-1.

verbal e verbal, individuais e grupais

Exercícios de escrita – consciência do “eu” emocional, da relação do “eu” com o mundo exterior e da relação com o passado, 2.

presente e futuro

Utilizar emoções

Associação de emoções a experiências interiores como temperaturas e sabores Associação de emoções à recordação de eventos passados

Estados de humor e formas de pensamento Humor vigoroso, eufórico e feliz

Humor relaxado, contemplativo e satisfeito Humor fatigado, depressivo e triste Humor tenso, ansioso e irritável Humor neutro

Os estados de humor mais úteis à tarefa a realizar Criação de emoções para facilitar o pensamento

Regular emoções

Diminuição dos estados emocionais negativos e aumento dos estados emocionais positivos Estratégias práticas de regulação emocional

Gestão das emoções negativas Criar emoções positivas Técnicas de relaxamento

Exercícios de regulação emocional para a infância, a adolescência e a idade adulta Reflexões e propostas práticas para as seguintes idades:

– 0-2 anos – 3-5 anos – 6-7 anos – 8-9 anos – 10-12 anos – 13-14 anos – 15-17 anos – Adultos

Sessão Solene de Encerramento

CALENDARIZAÇÃO

(9)

HORÁRIO - LISBOA

A formação tem uma duração total de 129 horas e decorre no seguinte horário:

Sábado

das das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00

CALENDARIZAÇÃO - LISBOA 27 de janeiro de 2018 03 e 17 de fevereiro de 2018 10 e 24 de março de 2018 07 e 21 de abril de 2018 05, 12, 26 de maio de 2018 16 e 30 de junho de 2018 14 de julho de 2018 15 e 29 de setembro de 2018 13 e 27 de outubro de 2018 10 de novembro de 2018

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

HORÁRIO - PORTO

A formação tem uma duração total de 129 horas e decorre no seguinte horário:

Sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 CALENDARIZAÇÃO - PORTO 07, 21 e 28 de abril de 2018 12 e 26 de maio de 2018 09 e 30 de junho de 2018 14 de julho de 2018 22 de setembro de 2018 13 e 20 de outubro de 2018 03, 17 e 24de novembro de 2018 05 e 19 de janeiro de 2019 02 e 16 de fevereiro de 2019

Nota: datas e horários sujeitos a eventuais alterações.

HORÁRIO - LIVE STREAMING

A formação tem uma duração total de 129 horas e decorre no seguinte horário:

Sábado

das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

CALENDARIZAÇÃO - LIVE STREAMING

07, 21 e 28 de abril de 2018 12 e 26 de maio de 2018 09 e 30 de junho de 2018

(10)

14 de julho de 2018 22 de setembro de 2018 13 e 20 de outubro de 2018 03, 17 e 24de novembro de 2018 05 e 19 de janeiro de 2019 02 e 16 de fevereiro de 2019

(11)

INVESTIMENTO

Inscrição€160 PROPINA€1650 PRONTO PAGAMENTO 10% de desconto €1485 PAG. FRACIONADO MENSALIDADES €150 x 11

(12)

CORPO DOCENTE

PROFESSOR DOUTOR |

ANTÓNIO SACAVÉM

É Docente na Universidade Europeia e no IPAM – Laureate International Universities – no âmbito da Liderança e Gestão de Equipas, Negociação e Comunicação (Mestrados Executivos, Mestrados e Licenciaturas). Dá formação em Comunicação Humana, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Farfetch, Instituto de Informática, etc.) e Coaching de Comunicação em diversas empresas e festivais de empreendedorismo (ex.: Pioneers Festival). É, ainda, Autor e Key-Note Speaker habitual em diversos eventos corporativos e não-corporativos (ex.: TEDx). É Trainer em Linguagem Corporal pela JNForensics, tendo sido treinado diretamente por Joe Navarro, que trabalhou mais de 25 anos no FBI na área da contra-inteligência e é uma das maiores autoridades internacionais na área da inteligência não-verbal. É, também, Trainer em Micro Expressões pelo Center for Body Language International. É, ainda, Business Coach e Trainer em PNL, Certificado Internacionalmente (ECA, ICI, IANLP) Foi, durante 6 anos, Diretor de Negócios num dos principais Grupos Empresariais Portugueses (SONAE). Completou o Doutoramento em Gestão, tendo investigado na área da liderança e comunicação, na Universidade Europeia – Laureate International Universities. Concluiu, ainda, o Mestrado em Comportamento Organizacional, no ISPA, e o Executive MBA em Gestão, no ISCTE Business School. O António tem uma enorme facilidade em transformar e sintetizar conhecimento complexo em ideias acessíveis, facilmente aplicáveis pelas empresas e pelas pessoas. Forma executivos, advogados, negociadores, comerciais, profissionais de recursos humanos, jornalistas, professores, coaches, etc. No meio empresarial, as suas formações fundem frequentemente, conteúdos state-of-the-art de liderança e/ou negociação com a comunicação integrada (verbal + não verbal), ingredientes cruciais para entregar aos seus clientes elevado valor acrescentado e resultados duradouros. Também ministra workshops e cursos de comunicação integrada dirigidos ao público em geral. O António ajuda atletas e executivos a criarem versões melhoradas deles próprios e a acederem a um estado de Flow, que lhes permita retirar o melhor de si mesmos para servirem os outros com excelência. É casado e pai de 3 filhos o que o leva a interessar-se pelo papel da Linguagem Corporal no combate ao Bullying. Interessa-se, ainda, por temas como: a comunicação não-verbal e a expansão da intuição social dos líderes; o processo de contágio emocional em liderança; a gestão de impressões e o mimicry em dinâmicas de negociação. O seu trabalho tem vindo a ser partilhado em diversos canais televisivos incluindo a SIC, a RTP1, a TVI e a TVI24.

PROFESSORA DOUTORA |

AUGUSTA VEIGA

Doutorada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto; Mestre em Educação para a Saúde pela UTAD, Vila Real. Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde (ESSA) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Coordenadora da Pós Graduação em Educação Emocional, disponível na ESSA, IPB. Coordenadora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e gerontologia da ESSA, IPB Presidente da Direção da Paideia – Plataforma Aberta – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional.

PROFESSOR DOUTOR |

MANUEL DOMINGOS

Manuel Domingos é Doutorado em Psicologia (Neuropsicologia), pela Universidade de Aveiro. Professor de Neuropsicologia, Neuropsicopatologia e Psicopatologia do Adulto e da Terceira Idade na Universidade Lusíada de Lisboa. Formador nas Áreas da Neuropsicologia de Intervenção, Neuropsicologia Pediátrica, Neuropsicologia Criminal, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica e Estudos da Consciência. Coordenador da Unidade de Neuropsicologia, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Membro de várias Sociedades e Associações Científicas e Humanitárias, Nacionais e Estrangeiras.

PROFESSORA DOUTORA |

MANUELA QUEIRÓS

Doutorada em Investigação em Didáticas Especiais, com acreditação do grau de Doutor Europeu. Mestre em Ativação do Desenvolvimento Psicológico, ramo da Psicologia da Educação, na Universidade de Aveiro. Pós-Graduada em Ciências da Educação, com especialização em Orientação Pedagógica, na Universidade de Aveiro. Licenciada em Educação Física, na Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto. Docente do quadro do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia em S. João da Madeira. Docente convidada da ESE Jean Piaget / Arcozelo na disciplina de Políticas e Estratégias do Sistema Educativo Português, do curso de Mestrado em Administração e Gestão Escolar e Orientadora de Teses de Mestrado. Conferencista convidada em diversos eventos e preletora em conferências e simpósios nacionais e internacionais. Exerceu funções inspetivas, em regime de requisição, na Inspeção-Geral da Educação, nas áreas do Ensino Básico e Secundário e Ensino Superior (1996 a 2001).Mentora e coordenadora nacional do Projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola. Autora do livro Inteligência Emocional – Aprenda a ser Feliz, publicado pela Porto Editora. Autora do Programa MQ - Aprender a ser feliz. Formadora certificada pelo IEFP e Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas e domínios: Psicologia da Educação, Pedagogia e didática, Práticas de Aconselhamento e Orientação, Relação Pedagógica, Investigação-Ação, Educação para a Cidadania.

(13)

PROFESSORA DOUTORA |

MARIA DA LUZ DIAS

Doutorada em Psicologia pela Universidade de Coimbra, com a especialização em Psicologia do Desenvolvimento. Docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

DR.ª |

MIKAELA ÖVÉN

É autora, palestrante, formadora e coach. Fundou a Academia de Parentalidade Consciente, é uma das pioneiras do trabalho com Mindfulness em Portugal. Estudou ciências comportamentais na Universidade de Lund, Suécia. É licenciada em Recursos Humanos com a especialidade de desenvolvimento de competências pela Universidade de Malmö, Suécia. Dedica muito tempo ao estudo e a transformar teorias em prática. É Coach e Practitioner em Programação Neurolinguística Certificada (International Trainers Academy, Portugal/Inglaterra). Facilitadora Family Lab Certificada (Jesper Juul e Family Lab International, Dinamarca/Suécia).Certificada em Competências de Relacionamentos nas Escolas (Drª Helle Jensen e Family Lab International, Suécia). Instrutora de Mindfulness Certificada desde 2012 (Sverigehälsan, Suécia). Certificada em Generative Coaching (NLP Academy/Stephen Gilligan Ph.D., Inglaterra/EUA). Facilitadora de Family Communications e Positive Parenting (OneFamily, Irlanda). Autora do livro ”Educar com Mindfulness” (Porto Editora, 2015), ”Heartfulness” (Porto Editora, 2016).

PROFESSORA DOUTORA |

PAULA CASTILHO FREITAS

Paula Castilho Freitas é doutorada em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Coimbra (FPCE-UC), onde é docente. Mestre em Psicologia Clínica pela FPCE-UC. Pós-Graduada em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica. Investigadora do CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da FPCE-UC. Tem vasta experiência de avaliação e intervenção clínicas com diversas patologias da infância e adolescência e com adultos, quer em contexto de intervenção hospitalar, quer na clínica privada e na intervenção em contextos de reabilitação psicossocial. As suas áreas de especialização incluem a perturbação de personalidade borderline, as perturbações psicóticas, o auto-dano e o auto-criticismo, bem como as terapias de terceira geração, nomeadamente a Terapia da Aceitação e do Compromisso e a Terapia Focada na Compaixão. É autora de diversos trabalhos de natureza científica publicados em revistas com arbitragem científica de circulação internacional. É membro e supervisora credenciada da APTCC – Associação Portuguesa de Terapias Comportamentais e Cognitivas e da Associação Portuguesa de Mindfulness.

ESPECIALISTA CONVIDADA |

PAULA LUIZ [ATRIZ]

Atriz de Teatro e Televisão, integra o elenco de diversas peças teatrais e telenovelas (TVI, SIC e RTP). Frequentou o Curso de Interpretação na Universidade Moderna em parceria com o Stella Adler Conservatory of New York e frequenta Estudos Artísticos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É Formadora de Iniciação à Prática Teatral e desenvolve vários cursos de Técnicas de Expressão, Comunicação e Inteligência Emocional em Faculdades, Empresas, Institutos e Auditórios de onde resultam espetáculos originais de sua autoria, encenação e direção artística. É também Formadora de Expressão das Emoções e de Declamadora de Poesia.

Especialista Convidada do Instituto CRIAP e Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia da Arte e Mindfulness.

Autora do livro técnico “Dinâmicas de Grupo – 100 Exercícios de Teatro para Adultos e Crianças” e do romance “O Jogo da Glória”.

DR.ª |

PAULA QUEIRÓS

Psicóloga e Neuropsicóloga Clínica. Diploma de Estudos Superiores na especialidade de Neuropsícologia Clínica - Universidade de Salamanca, Faculdade de Psicologia, Departamento de Psicologia Básica, Psicobiologia e Metodologia das Ciências do Comportamento. Coordenadora da Equipa dos Psicólogos do Projeto CIEE - Clube de Inteligência Emocional na Escola. Formadora e psicóloga do Programa MQ - Aprender a Ser Feliz (Manuela Queirós), nas áreas da educação, da saúde e das organizações. Formadora certificada pelo IEFP e Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC/RFO-26963/01) nas áreas e domínios da Psicologia / Psicossociologia, Relações humana, Educação para a Saúde, Práticas de Educação para a Saúde. O seu trabalho sobre o tema Inteligência Emocional tem vindo a ser partilhado no canal televisivo RTP2, nomeadamente nos programas Sociedade Civil e Biosfera.

(14)

CONTACTOS

Morada:

Avenida Fernão de Magalhães, 1862, 5º piso

4350-158 Porto

E-mail:geral@criap.com

Pontos de Referência:

Junto à Loja do Cidadão; McDonald's Antas; Estádio do Dragão

Coordenadas GPS: Lat.: -41.165383 Lon.: -8.588517

Como chegar: Carro

VCI/IC23 > Saída: Antas

Como chegar: Metro Combatentes (10 min a pé) Estádio do Dragão (5 min a pé)

Como chegar: Autocarro (STCP) 305 / 402 / 805 / 8M Paragem: ANTAS (L. CIDADÃO)

(15)

FORMAÇÃO AVANÇADA

WWW.INSTITUTOCRIAP.COM

PORTO

|

COIMBRA

|

LISBOA

|

AÇORES

|

MADEIRA

PSICOLOGIA

TERAPIA DA FALA

SERVIÇO SOCIAL

CIÊNCIAS FORENSES

CRIMINOLOGIA

RECURSOS HUMANOS

EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

MARKETING

FORMAÇÃO CERTIFICADA

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

Somente na classe Aberta Jr e Sr, nas modalidades de Apartação, Rédeas e Working Cow Horse, que será na mesma passada dessas categorias e os resultados serão separados. O

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

Mineração de conhecimento interativa em níveis diferentes de abstração: Como é  difícil  prever  o  que  exatamente  pode  ser  descoberto  de  um  banco 

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a