• Nenhum resultado encontrado

OS DIREITOS DA PESSOA COM CÂNCER LEI /16. Deputada Estadual CLAUDIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS DIREITOS DA PESSOA COM CÂNCER LEI /16. Deputada Estadual CLAUDIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

OS DIREITOS

DA PESSOA

COM CÂNCER

C

LAUDIA

Deputada Estadual

(2)

OS DIREITOS DA

PESSOA COM CÂNCER

Claudia Pereira é autora da Lei

Estadual 18.895/16 que

determina a divulgação dos

direitos das pessoas com

câncer nos sites dos órgãos

públicos do Estado do Paraná

Porque não é fácil receber o diagnóstico de câncer. São

muitas as dúvidas e preocupações que vêm junto com a

notícia: Vou conseguir tratamento? Quanto tempo vai

durar? Tenho algum direito? É muita coisa para pensar...

Por isso fiz essa lei, para facilitar e ajudar as pessoas a ter

acesso aos direitos já assegurados a todos que lutam

contra o câncer.

A Lei 18.895/16 obriga a divulgação dos direitos das

pessoas com câncer nos sites dos órgãos públicos do

Estado do Paraná, todos num mesmo lugar, para facilitar,

assim como nessa cartilha!

Espero que essa lei seja realmente útil para as pessoas.

Esse é o motivo do meu trabalho.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Acredite,

você não está só

nesta batalha.

(3)

DICAS IMPORTANTES

Você pode ser atendido em Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades de Atendimento Médico Ambulatorial, prontos-socorros e hospitais.

Para usar esse sistema de saúde público basta se cadastrar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa e fazer o Cartão SUS, apresentando um d o c u m e n t o d e i d e n t i d a d e e comprovante de residência.

É bom lembrar que todo brasileiro tem direito a utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele inclui todo tipo de atendimento, de forma gratuita, desde o ambulatorial até o transplante de órgãos e o acesso aos medicamentos.

Telefone: 136 (ouvidoria do SUS)

De segunda a sexta-feira: das 7h às 22h Sábados e domingos: das 8h às 18h. Não disponível nos feriados.

Uma preocupação de quem utiliza os serviços do SUS é a demora no atendimento.

Então é bom conhecer a Lei dos 60 dias, (LEI Nº 12.732/2012), que obriga o início do tratamento em até 60 dias a partir do diagnóstico de câncer. Se ultrapassado esse p r a z o vo c ê p o d e f a z e r s u a reclamação na Ouvidoria da U n i d a d e d e S a ú d e o n d e é atendido.

Onde solicitar os benefícios: Cada benefício previsto em lei deve ser s o l i c i t a d o à s i n s t i t u i ç õ e s competentes.

E aqui nós descrevemos onde e como fazer os pedidos. Caso não seja possível ir pessoalmente, é p r e c i s o i n d i c a r a l g u é m d e confiança que vá em seu lugar, levando junto uma procuração.

Documentos Médicos

Leis dos 60 dias

SUS

(4)

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO (TFD)

Quem é atendido pelo SUS pode fazer o tratamento em outro município ou até mesmo em outro Estado, desde que não haja condições na sua região e com indicação médica.

O Tratamento Fora de Domicílio i n c l u i a j u d a d e c u s t o p a r a transporte e hospedagem, desde que a distância seja superior a 50 km do domicílio. Também pode ser a u t o r i z a d o o p a g a m e n t o d e despesas para acompanhante nos casos em que houver indicação médica. Além da ajuda de custo, o paciente tem direito a consultas e tratamentos agendados pelo SUS em outra região.

Local de solicitação

A solicitação deve ser

oficializada na Secretaria Estadual/Municipal de Saúde ou Departamento

Regional de Saúde.

Seus direitos

Se esse benefício for negado, o município é obrigado a disponibilizar o atendimento e o tratamento correto em uma unidade de serviço do SUS no próprio local. Se isso não acontecer, o paciente pode procurar auxílio da Defensoria Pública do seu município para garantir esse direito.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Seus direitos

SEGURO DE VIDA

Quem tem um seguro de vida contratado pode verificar se o mesmo oferece alguma indenização no caso de câncer. Normalmente os contratos garantem indenização apenas aos pacientes que se tornaram inválidos como consequência da doença.

Isenção do pagamento da tarifa de pedágio para pessoas com doenças graves e degenerativas em tratamento de saúde fora do município de seu domicílio. No Estado do Paraná, a lei que prevê a isenção é a Lei Nº 18537/15.

(5)

SAQUE DO PIS/PASEP

Trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP antes de outubro de 1988 que forem diagnosticados com câncer ou com dependentes com a doença também podem fazer o saque, desde que na fase sintomática da doença.

Como conseguir o benefício

O PIS pode ser retirado na Caixa Econômica Federal e o PASEP no Banco do Brasil, apresentando documentação.

Documentos necessários

Atestado médico com validade de até 30 dias, do médico responsável pelo tratamento, carimbo e CRM. O documento também precisa conter menção à Resolução 01/96 do Conselho Diretor do Fundo de Participação PIS/Pasep, o diagnóstico e o estágio clínico atual da doença e do paciente. Caso o paciente seja cadastrado no PIS/Pasep depois de 1988, é possível recorrer à Justiça para pedir o benefício.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

O trabalhador com câncer ou que tiver algum dependente com a doença pode sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) (Lei nº 8.922/94).

É exigido atestado médico com validade de até 30 dias, contados a partir de sua expedição, com diagnóstico e o estágio clínico atual da doença e do paciente.

Os documentos devem ser apresentados em via original e cópia, cópia do laudo do exame h i s t o p a t o l ó g i c o o u a n a t o m o p a t o l ó g i c o , comprovante de dependência, n o c a s o d e s a q u e p a r a o dependente do titular da conta. O trabalhador poderá sacar o valor referente a todas as contas, inclusive a do atual emprego.

(6)

Quando a incapaci-dade p a r a o t r a b a l h o d o paciente com câncer é considerada definitiva pela perícia médica do INSS, ele terá direito ao paga-mento mensal da a p o s e n t a d o r i a p o r invalidez. O valor da aposentadoria p o r i n v a l i d e z corresponde a 100% da média de todo o seu período de contribuição c o m o I N S S . O pagamento é isento do Imposto de Renda. E se o aposentado por invalidez necessitar da assistência permanente de outra pessoa, ele terá direito ao acréscimo de 25% no benefício. É o médico do I N S S q u e a v a l i a a n e c e s s i d a d e d e u m acompanhante e libera esse benefício.

APOSENTADORIA

POR INVALIDEZ

AMPARO ASSISTENCIAL AO IDOSO E AO DEFICIENTE

A Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) garante o benefício de um salário-mínimo mensal ao idoso com 65 anos ou m a i s , q u e n ã o e x e r ç a a t i v i d a d e remunerada, e à pessoa com deficiência incapacitada para o trabalho, cuja renda familiar seja inferior a um quarto do salário-mínimo. O paciente com câncer que se enquadre nesses critérios também poderá receber o benefício.

Como conseguir o benefício: Procure o C R A S ( C e n t r o d e R e f e r ê n c i a d e Assistência Social) mais perto de sua casa levando os seguintes documentos: identificação com foto; número do CPF; comprovante de residência; certidão de n a s c i m e n t o o u d e c a s a m e n t o ; comprovante de rendimentos dos membros da família; documentos dos membros da família (identidade, certidão de nascimento

quando menor de idade, CPF, número do número do

PIS/PASEP); tutela, se for o caso.

Prazos: A cada dois anos haverá revisão do benefício para que sejam avaliadas as condições financeiras. O benefício termina em caso de morte do beneficiário ou quando ele supera as dificuldades e pode retomar o trabalho,

conseguindo seu sustento.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Direito

de Todos

(7)

C

LAUDIA

Deputada Estadual

A o f a z e r o fi n a n c i a m e n t o i m o b i l i á r i o , n o r m a l m e n t e é oferecida a contratação de um seguro, que garante a quitação do imóvel em caso de invalidez, causada por acidente ou doença adquirida após a contratação do financiamento, ou morte, cujo valor vem embutido nas parcelas do imóvel financiado pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Valores: É fundamental ler o contrato de financiamento e ver se inclui essa cláusula. Se sim, no

caso de invalidez, o seguro quita a parte restante do financiamento de responsabilidade do paciente. Ou seja, se o financiamento for 100% em nome do paciente, a quitação do restante do contrato será de 100%. Se for 50%, o seguro pagará os 50%. A outra parte terá de continuar a pagar.

Como conseguir o benefício: P r o c u r e o b a n c o q u e f e z o financiamento e ele encaminhará o pedido à seguradora.

QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO

DA CASA PRÓPRIA

AUXÍLIO DOENÇA

Se o paciente ficar impossibilitado de trabalhar por mais de 15 dias consecutivos, pode solicitar o benefício do auxílio-doença, desde q u e e s s a i n c a p a c i d a d e s e j a comprovada por meio de exame realizado pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O paciente de câncer tem direito ao benefício, desde que seja contribuinte do INSS.

Como conseguir o benefício

Para ter direito ao Auxílio Doença é necessário apresentar a Carteira de Trabalho ou carnês de contribuição ( o u q u a l q u e r d o c u m e n t o q u e comprove o pagamento do INSS) e

o número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP), além de declaração ou exame médico.

Local de solicitação

Agência da Previdência Social mais p r ó x i m a d e s u a r e s i d ê n c i a , preencher um requerimento e agendar uma consulta com um médico do INSS (perícia), ou ainda pode ligar para 135 ou via internet.

Valores

O auxílio-doença corresponde a 91% da média de todo o período de contribuição com o INSS. Esse benefício é isento do Imposto de Renda.

(8)

A lei garante aos pacientes com câncer isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos de a p o s e n t a d o r i a , r e f o r m a e p e n s ã o , i n c l u s i v e a s complementações.

Atenção

A isenção aplica-se mesmo quando a doença tenha sido i d e n t i fi c a d a a p ó s a a p o s e n t a d o r i a e a t é o s r e n d i m e n t o s r e c e b i d o s acumuladamente não sofrem tributação.

Como conseguir benefício

Procure o órgão pagador da sua aposentadoria, como INSS, Prefeitura ou Estado, com um requerimento fornecido pela Receita Federal. A doença deverá ser comprovada por meio de laudo médico. O

paciente pode dar entrada no pedido assim que receber o diagnóstico de câncer. Caso não tenha feito isso é possível conseguir a restituição do Imposto retroativo desde o diagnóstico. O limite para o benefício retroativo é de cinco anos. É preciso apresentar r e q u e r i m e n t o d e I s e n ç ã o , c o m p r o v a n t e s d e r e n d a ; relatório médico emitido por serviço médico oficial da União, Estados, DF ou Municípios com v a l i d a d e d e 3 0 d i a s , C I D (Classificação Internacional de Doenças), sequelas que possam ser resultantes da doença, justificativa da incapacidade para trabalho, data de início da doença (se não for possível indicar, será considerada a data da emissão do laudo).

ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela da doença e são considerados deficientes têm direito a ocupar vagas especiais de estacionamento.

Atenção: O cartão pode ser utilizado para condutores com

deficiência ou por aqueles que os transportam. A credencial é válida em todo o território nacional. O serviço não tem custo e demora cerca de 10 dias para ficar pronto. O cartão de identificação deve ser colocado no carro toda vez que estacionar nas vagas especiais.

CARTÃO DE DEFICIENTE

(9)

IPI e ICMS

O paciente de câncer que ficar com alguma deficiência nos m e m b r o s s u p e r i o r e s o u inferiores que o impeça de dirigir veículos comuns tem d i r e i t o à i s e n ç ã o d o I P I (Imposto sobre Produtos Industrializados) e do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) na compra de um veículo adaptado. As mulheres que tiveram câncer de mama e tiraram os gânglios linfáticos das axilas têm esse direito.

É importante destacar que no IPI, caso o paciente fique incapacitado de dirigir em função da doença, poderá pedir a isenção em nome de u m r e p r e s e n t a n t e , diferentemente do ICMS que não poderá ser repassado a um representante.

Como conseguir os benefícios Apresentar exames e laudo de perícia médica feito pelo Detran ou serviço público de

saúde que descreva e ateste a deficiência e a incapacidade para dirigir veículos comuns. Esse laudo também deve descrever o tipo de veículo adequado para o paciente. É p r e c i s o , a i n d a , c ó p i a s a u t e n t i c a d a s d a C a r t e i r a N a c i o n a l d e H a b i l i t a ç ã o ( C N H ) , R G e C P F ; c o m p r o v a ç ã o d e disponibilidade financeira para a compra; cópia autenticada da autorização expedida pela Secretaria da Receita Federal para aquisição do veículo com isenção do IPI, comprovante de residência e requerimento e s p e c í fi c o e m t r ê s v i a s , d i r i g i d o a o D e l e g a d o d a Receita Federal da Inspetoria de Classe A de onde você m o r a ( c o m c ó p i a s d o s documentos acima).

ISENÇÃO NA COMPRA

DE VEÍCULOS ADAPTADOS

(10)

A grande maioria dos Estados oferece ao deficiente físico a i s e n ç ã o d o I m p o s t o s o b r e P r o p r i e d a d e d e V e í c u l o s Automotores (IPVA). O benefício é extensivo aos pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores.

Como conseguir o benefício

A isenção pode ser solicitada no Departamento de

A l i s e r ã o o f e r e c i d a s a s i n f o r m a ç õ e s e d o c u m e n t o s necessários para entrar com o

pedido de isenção.

Atenção

A isenção é válida apenas para veículos de fabricação nacional e só vale para um veículo.

Seus direitos

Se você nunca solicitou esse direito, saiba que pode pedir de v o l t a o s v a l o r e s p a g o s anteriormente, a partir da data do d i a g n ó s t i c o c o m p r ova d o d a doença. O limite para solicitar a devolução é de cinco anos.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa federal que incide também no financiamento de automóveis. Os pacientes com câncer que ficaram com alguma deficiência nos membros superiores ou inferiores podem solicitar a isenção do IOF n a c o m p r a d e u m v e í c u l o adaptado.

Como conseguir o benefício:

É preciso ir ao Departamento de Tr â n s i t o p a r a c o n s e g u i r u m

atestado com médico do próprio local que comprove a deficiência. A solicitação também pode ser feita na Receita Federal. Mais informações no site da Receita Federal. Mulheres que tiveram câncer de mama e tiraram os gânglios linfáticos das axilas também têm esse direito. É possível vender o carro comprado com isenção após três anos e isso só poderá ser feito uma vez.

ISENÇÃO DO IPVA

ISENÇÃO DE IOF PARA

FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS ADAPTADOS

(11)

Verifique a legislação do seu município para saber se ela prevê a isenção do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial

Urbana (IPTU) para pessoas com doenças crônicas. O município de Morretes, por exemplo, possui essa isenção.

O benefício de transporte c o l e t i v o g r a t u i t o p a r a o paciente com câncer é definido pelo município. Em Curitiba, por exemplo, a isenção é concedida para quem estiver e m t r a t a m e n t o d e quimioterapia ou radioterapia, resida no município ou na Região Metropolitana e tenha

renda familiar de até três salários mínimos. Em alguns lugares, o benefício se estende também ao acompanhante do paciente, desde que seja c o m p r o v a d a , p o r l a u d o médico, sua limitação e a necessidade de companhia constante. Busque informações no seu município.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

ISENÇÃO DO IPTU

TRANSPORTE GRATUITO

O plano deve dar assistência integral ao paciente, por isso é possível questionar judicialmente a b u s o s e l i m i t a ç õ e s d e atendimento. Os planos e seguros de saúde são obrigados a cobrir d e s p e s a s c o m t r a t a m e n t o o n c o l ó g i c o , i n c l u i n d o quimioterapia, radioterapia e cirurgia, além da cirurgia plástica reconstrutiva da mama. Os planos devem cobrir transplante de m e d u l a ó s s e a . O s d e m a i s t r a n s p l a n t e s d e v e m s e r solicitados ao plano, mas cabe ação judicial se ele não cobrir. É

garantida, ainda, ao paciente a cobertura de quimioterapia oral t a m b é m r e a l i z a d a f o r a d o a m b i e n t e h o s p i t a l a r e d e medicamentos para controle de efeitos colaterais provocados pelo tratamento.

S e u s d i r e i t o s : É p o s s í v e l reivindicar na Justiça a cobertura i n t e g r a l d o t r a t a m e n t o , medicamento ou exame. Faça um pedido de urgência (liminar), que deve ser julgado em 48 horas, no máximo.

(12)

C

LAUDIA

Deputada Estadual

O paciente em tratamento tem a c e s s o g r a t u i t o a o s medicamentos incorporados ao SUS. A lista desses remédios é divulgada pelo Ministério da Saúde. Se o seu não estiver nesta lista, o médico pode fazer uma solicitação especial.

Como conseguir o benefício

Informe-se em seu hospital. Na maior parte das vezes, o próprio médico faz a solicitação dos medicamentos.

REMÉDIOS DE GRAÇA

PRIORIDADE NA JUSTIÇA

O paciente com câncer tem direito à prioridade em processos judiciais e administrativos. seus processos serão tratados e julgados com mais agilidade, devendo o pedido ser formalizado à autoridade competente. Da mesma forma, terá preferência na Defensoria Pública.

Alunos com câncer que não possam comparecer à e s c o l a o u

universi-dade poderão compensar as faltas com exercícios e trabalhos feitos em casa. Para isso, basta apresentar um atestado médico à instituição.

GARANTIA NOS ESTUDOS

GARANTIA NO TRABALHO

A lei não prevê estabilidade de emprego para pessoas com câncer, exceto nos casos em que a doença tenha surgido em função do trabalho. Porém, enquanto o paciente estiver recebendo o auxílio-doença a empresa não poderá demiti-lo.

(13)

A Deputada Estadual Claudia Pereira, apresentou diversos projetos de lei relacionadas a pessoas portadoras de Doenças R a r a s , d e fi c i e n t e s f í s i c o s e mentais. Lei 18.563/15 que obriga os h o s p i t a i s p ú b l i c o s e p r i v a d o s a

informar do nascimento de crianças Síndrome de Down, ou outro tipo de deficiência detectável ao nascimento às instituições, entidades e associações especializadas no a t e n d i m e n t o d e à s p e s s o a s c o m deficiências, para que as crianças e suas famílias tenham um acompanhamento precoce. (Lei 19.217/17)

A Previdência Privada é uma forma de seguro contratado para garantir uma renda futura. É uma espécie de aposentadoria sem qualquer relação com o INSS. Alguns contratos preveem a antecipação do pagamento

caso o câncer seja responsável p e l a i n v a l i d e z . P o r t a n t o , verifique o seu contrato e veja se você está apto a solicitar a antecipação da previdência privada.

PREVIDÊNCIA PRIVADA

C

LAUDIA

Deputada Estadual

(14)

FONTES: INCA – Instituto Nacional de Câncer / A.C. Camargo Câncer/Center ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia/Portal Previdência Total

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Mais de 5,3 milhoes em

recursos para escolas especiais

Deputada Estadual Claudia Pereira se dedica a causa dos Especiais

A Deputada Estadual Claudia Pereira destinou recursos para APAES, Pestalozzis e Escolas Especiais em todo o estado. Esses investimentos foram utilizados para a compra de p a r q u e s a d a p t a d o s , laboratórios de informática, kits esportivos e veículos para transportes, além de reformas e construções, totalizando mais de 5,3 milhões de reais.

O l h a r d i f e r e n t e p a r a o s e s p e c i a i s . T r a b a l h o e dedicação!

Deputada Claudia Pereira com representantes de uma das A p a e s b e n e fi c i a d a s c o m r e c u r s o s d o P r o g r a m a d e R e f o r m a , n a o c a s i ã o d a assinatura do convênio onde 200 A p a e s d o P a r a n á f o r a m contempladas.

(15)

Milhares de mulheres do Estado do Paraná já foram beneficiadas pela Lei 18.595/15, de autoria da Deputada E s t a d u a l C l a u d i a P e r e i r a , q u e p o s s i b i l i t o u o a t e n d i m e n t o d e mamografia em Unidades itinerantes, c o n h e c i d a s c o m o M a m ó v e l . O Mamóvel é um caminhão adaptado para levar o exame de mamografia e também o preventivo de colo de útero (Papanicolau) mais próximo

das mulheres, já que é uma unidade itinerante. Todos os procedimentos são gratuitos. Hoje, já atuam no Estado do Paraná duas unidades móveis de exames,

amparadas pela Lei da Deputada Claudia Pereira, uma da Fecomércio e outra do Hospital do Câncer de Barretos.

Mamóvel leva exames de

mamografia até as mulheres

Compromisso

(16)

Claudia Pereira é advogada, Deputada Estadual, líder da terceira maior bancada na Assembleia Legislativa do Paraná (PSC) e presidente do PSC Mulher estadual.

Casada e mãe, Claudia começou a carreira como Defensora Pública e

entrou na política ao assumir o cargo de Secretária de Assistência Social de Foz do Iguaçu. Na Assembleia, preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente, do Idoso da Pessoa com Deficiência e é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, além de ser a única mulher titular da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Casa, por onde passam obrigatoriamente todos os projetos de lei.

Em seu primeiro mandato como deputada estadual, Claudia foi eleita com quase 30 mil votos. Bastante atuante na Assembleia Legislativa, a deputada tem mais de 40 leis sancionadas, 14 Projetos de Lei em tramitação e 749 requerimentos (até março de 2018). Além de relatorias importantes, como a que definiu o Plano Estadual de Educação, válido por uma década, em que retirou do texto a “ideologia de gênero”, respeitando o direito de cada família de orientar seus filhos nessa questão. É, ainda, defensora das pessoas com deficiência.

C

LAUDIA

Deputada Estadual

Conheça mais sobre o seu trabalho, compartilhe suas ações, contribua com sugestões e faça parte deste mandato:

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO PARANÁ

/DeputadaClaudiaPereira

@DeputadaClaudiaPereira

Deputada Claudia Pereira

Referências

Documentos relacionados

Para visualizar seus gráficos, clique na aba plots na linha superior do console ou na aba plots no lado direito, dessa maneira você pode usar a vassoura para limpar ou zoom

Identificando aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e estruturais em Feitio de oração (a primeira composição da dupla Noel Rosa e Vadico), este trabalho pretende verificar até

Neste contexto, o estudo foi realizado em quatro fragmentos, remanescentes de mata ciliar, por meio de levantamento florísticofitossociológico, localizados respectivamente em

Sementes de três lotes obtidas com a empresa Klabin, oriundas de pomares clonais de sementes, denominados Celucat 1ª Geração, Igaras 1ª Geração e Igaras 2ª Geração foram

a) Nesta fase será considerada a nota do ENEM apresentada pelo candidato no ato da inscrição. b) Para cálculo da nota serão considerados os pesos por área de conhecimento em cada

No caso deste estudo, os valores médios de peso corporal (69,6 ± 7,2 kg) e de estatura (1,76 ± 0,06 m) demonstram essa proporção por meio do va- lor médio do IMC, que foi 22,5 kg/m

3.3.3 Composição de Serviços baseados em Requisitos de Qualidade de GeoDados A construção automatizada de uma composição de Web Services geográficos considerando os serviços de

Este artigo possui a seguinte estrutura: na se¸ c˜ ao II s˜ ao explanados os Fundamentos da Termodinˆ amica aplicados ` as m´ aquinas t´ ermicas; a se¸ c˜ ao III exp˜ oe o