• Nenhum resultado encontrado

A Aliança contra as DNTs

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Aliança contra as DNTs"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

A Aliança contra as DNTs

www.ncdalliance.org

O PLANO DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs

para a

CONFERÊNCIA DE ALTO NÍVEL DA CÚPULA DA ORGANIZAÇÃO

DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE DOENÇAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

(Versão Resumida)

Federação Internacional de Diabetes

Federação Mundial do Coração

UICC – Controle Global do Câncer

União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares -

soluções de saúde para a população pobre

(2)

SUMÁRIO EXECUTIVO

---Em 13 de maio de 2010, a Organização das Nações Unidas, liderada pelos estados membros da Comunidade Caribenha (CARICOM), votou unanimamente na Resolução da ONU 64/265 para realizar uma Conferência da Cúpula das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis em setembro de 2011. A Conferência é uma oportunidade única para se colocar as doenças não transmissíveis – DNTs na pauta global. Ela tem o potencial de assegurar o comprometimento dos Chefes de Governo para uma resposta global coordenada às DNTs, aumentar significativamente os recursos destinados às DNTs e salvar milhões da morte prematura e de complicações em virtude da saúde debilitada.

Um programa de trabalho coordenado, com recursos, realizado pela sociedade civil antes e imediatamente após a Conferência da Cúpula da ONU será essencial para o seu sucesso. As quatro principais federações de combate às DNTs – a Federação Internacional de Diabetes (IDF), a Federação Mundial do Coração (WHF), a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares (A União – coordenaram a resposta da sociedade civil por meio da criação de uma Aliança NCD, que vem trabalhando juntamente com ONGs, a Organização Mundial de Saúde (OMS),

profissionais da saúde, a comunidade acadêmica, o setor privado e outras partes interessadas para formar uma voz poderosa e unida.

A Aliança contra as DNTs impulsionará cinco áreas de trabalho que levarão à Conferência de Cúpula da ONU da seguinte maneira:

• Liderando um movimento da sociedade civil para as DNTs

• Produzindo argumentos com base em evidências para apoiar a causa das DNTs • Atuando como a voz global dos nossos membros e de pessoas que sofrem de DNTs • Criando um Roadmap até 2020 para as DNTs e compartilhando soluções inovadoras e

as melhores práticas em DNTs

• Trabalhando ao lado de ONGs, governos e empresas de pensamento similar para levar adiante as principais solicitações da Aliança contra as DNTs para e da Conferência da Cúpula

A Aliança contra as DNTs existe unicamente para formar o movimento da sociedade civil necessário para que a Conferência da Cúpula da ONU tenha um resultado positivo. Este Plano da Aliança NCD define as principais metas e os resultados da Aliança para a Conferência da Cúpula da ONU e contribuirá para um movimento fortalecido e unificado da sociedade civil.

(3)

A Resolução da ONU que convocou a Conferência da Cúpula foi co-apoiada por 130 estados membros da ONU. Por fim, as DNTs estão batendo em uma porta política que está aberta. Não podemos perder essa oportunidade histórica.

(4)

Este Plano define as principais metas e resultados da Aliança

NCD para a Conferência da Cúpula da ONU e contribuirá para

um movimento fortalecido e unificado da sociedade civil.

(5)

A EMERGÊNCIA GLOBAL

--- As DNTs, que incluem câncer, doença cardiovascular, doença respiratória crônica e diabetes, além das causas evitáveis do uso de tabaco, dieta insalubre, falta de atividade física e consumo de álcool, são responsáveis por 60% de todas as mortes no mundo, 80% das quais ocorrem nos países de renda baixa e média (PRBM). De acordo com o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, “câncer, diabetes e doenças cardíacas não são mais as doenças dos ricos. Hoje em dia, elas têm um efeito devastador nas pessoas e nas economias das populações mais pobres, ainda mais do que as doenças transmissíveis. Isso representa uma lenta emergência na saúde pública. “As DNTs são uma grande cause de pobreza, uma barreira ao desenvolvimento econômico e uma emergência global omitida.

PRINCIPAIS FATOS SOBRE AS DNTS:

A Organização Mundial de Saúde estima que 8 milhões de pessoas morrem prematuramente nos PRBM de DNTs todos os anos.

O Fórum Econômico Mundial identificou as DNTs como a segunda ameaça mais severa à economia global em termos de probabilidade e potencial perda econômica.

• Uma pesquisa recente feita pelo Centro de Desenvolvimento Global mostrou que menos de 3% dos US$22 bilhões gastos com a saúde pelas agências internacionais de saúde nos PRBM são gastos com as DNTs.

De acordo com as Metas de Desenvolvimento do Milênio, a saúde é essencial para o desenvolvimento econômico, político e social de todos os países, mas ainda assim, eles não possuem metas ou objetivos para as DNTs, que causam o maior impacto nos PRBM.

(6)

A ALIANÇA CONTRA AS DNTs: O INÍCIO

---A ---Aliança contra as DNTs foi criada em maio de 2009 pela Federação Internacional de Diabetes, a Federação Mundial do Coração e a União para o Controle Internacional de Câncer para representar os milhões que estão morrendo ou que são afetados pelas DNTs nos países em desenvolvimento e nos países desenvolvidos e para prevenir que a epidemia das DNTs se espalhe ainda mais. Originalmente, a Aliança foi organizada com base em quatro exigências:

1. Que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas realizasse uma Conferência da Cúpula sobre as DNTs.

2. Que indicadores das DNTs fossem incluídos nas Metas para o Desenvolvimento do Milênio na Conferência de Cúpula da ONU, a ser realizada em setembro de 2010, e nas metas que sucederão as Metas para o Desenvolvimento do Milênio em 2015. 3. Que haja acesso a medicamentos essenciais em conta e de qualidade para as

DNTs nos países de baixa e média renda.

4. Que as DNTs sejam integradas aos sistemas de saúde, principalmente no nível primário de assistência médica.

Em fevereiro de 2010, a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares juntou-se à Aliança contra as DNTs como parceira integral. A primeira das quatro exigências da Aliança foi alcançada em maio de 2010, com o acordo para se realizar a Conferência da Cúpula da ONU. O progresso feito até hoje nas outras três principais exigências será fortalecido pelo processo da Conferência e os resultados propostos.

NOSSA VISÃO

---A ---Aliança possui amplos objetivos globais de longo prazo, que fornecem o contexto para os requerimentos específicos da Conferência da Cúpula da ONU sobre DNTs, em setembro de 2011. Essa visão de longo prazo inclui:

1. Planos nacionais de DNTs/doenças para todos 2. Um mundo sem tabaco

3. Modos de vida mais saudáveis 4. Sistemas de saúde fortalecidos

(7)
(8)

A ALIANÇA CONTRA AS DNTs – POSICIONADA PARA O SUCESSO

--- Juntas, a Federação Mundial do Coração, a União para o Controle Internacional de Câncer, a Federação Internacional de Diabetes e a União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares:

1. São a única voz global que abrange as quatro maiores DNTs definidas pelo Plano de Ação de DNTs da OMS.

2. São federações legítimas representando 880 associações membros.

3. Abrangem mais de 170 países e territórios, o que nos permite basear nossa proteção global e trabalho técnico na realidade de diversos contextos e culturas.

4. Possuem histórico estabelecido em proteção global e suporte de programa em cada uma de nossas respectivas áreas de foco em doenças.

5. Originaram o pedido de uma Conferência da cúpula da ONU sobre DNTs em maio de 2009 e lideraram o esforço de proteção global que levou à sua passagem unânime.

6. Possuem as evidências para apoiar a proteção e acesso a perícia técnica de primeira dentro de nossas redes.

7. São organizações estabelecidas e respeitadas com um histórico de oferecer resultados de qualidade.

8. Têm as parcerias certas e aliados estratégicos (a OMS, outras agências da ONU, governos, agências internacionais, a indústria, a sociedade civil, profissionais da saúde, a mídia e defensores da causa das DNTs).

(9)

UM HISTÓRICO DE FORTES RESULTADOS

--- As atividades da Aliança contra as DNTs até hoje incluem:

1. Lobby formal e informal com líderes de governos, da ONU e de agências doadoras. 2. Presença nos principais encontros internacionais fazendo apresentações, mostrando

evidências e realizando eventos paralelos.

3. Estabelecimento de grupos de parceria que incluem organizações como a Aliança da Convenção Quadro, a Aliança Internacional de Organizações de Pacientes, a Aliança Mundial de Profissionais da Saúde, a Livestrong, a Sociedade Americana de Câncer e a Associação Americana do Coração.

4. Produção de publicações de proteção, análise científica e evidências técnicas.

5. Fornecimento de materiais de campanha, comunicados à imprensa, atualizações regulares de campanha e relatórios de progresso para os grupos da sociedade civil. 6. Realização de um forte campanha de combate às DNTs com arrecadação de fundos

correspondente para apoiar o programa de atividades. Os patrocinadores mais antigos incluem a Sociedade Americana de Câncer, a Livestrong e o Conselho Australiano de Câncer. As discussões com fundações e grupos do setor privado estão em andamento. 7. Construção de alianças estratégicas com organizações como a OMS e o Fórum

Econômico Mundial (FEM); e apoio à Rede Global de Doenças Não Transmissíveis da OMS (NCDnet).

8. Mobilização de nossos 880 membros no nível nacional para apoiar o lobby global. 9. Criação de um website (www.ncdalliance.org) para fornecer as últimas informações e

(10)

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA ALIANÇA PARA A CÚPULA

--- Desde que a Conferência da Cúpula da ONU foi anunciada, em maio, os quatro parceiros da Aliança contra as DNTs tem trabalhado intensamente reunindo os planos da sociedade civil e as estratégias para a Conferência da Cúpula e as estruturas de parceria para conseguir resultados positivos.

As reivindicações específicas da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da ONU estão em uma Declaração de Resultado que leva aos seguintes resultados:

1 Os governos devem ser responsáveis e medidos nos planos de DNTs

2 A Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (FCTC) deve ser completamente implementada

3 Deve haver um comprometimento global para evitar o que pode ser evitado

4 Devem haver abordagens globalmente pactuadas para o tratamento e cuidado das DNTs

5 Recursos para intervenções de combate às DNTs 6 Inclusão das DNTs nas metas sucessoras das MDM

A Aliança contra as DNTs visa a implementação total da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco da OMS (um grande fator de risco para todas as DNTs) e as ações da Conferência da Cúpula dos níveis global ao nacional para a prevenção de DNTs. É essencial alocar recursos suficientes para o tratamento, a prevenção, o gerenciamento, a pesquisa e o sistema de saúde das DNTs para se implementar as recomendações da Conferência da Cúpula. A principal ação que pode ser possível por meio da Conferência da Cúpula inclui abordagens pactuadas globalmente para o tratamento e cuidado das DNTs. Por fim, as DNTs precisam ser transformadas em objetivos globais para o futuro, em especial nas metas que irão suceder as Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) após a data de seu término, em 2015. A omissão das DNTs nas atuais MDM distorceu os padrões de gastos com a saúde nos PRBM e deixou a crescente epidemia de DNTs nesses países com uma séria falta de recursos.

(11)

8 milhões de pessoas morrem prematuramente de DNTs todos os

anos

(12)

AÇÕES POSSÍVEIS DA ALIANÇA NCD PARA O SUCESSO DA CONFERÊNCIA DA CÚPULA NA ONU

--- A Aliança contra as DNTs dará prosseguimento a cinco áreas de trabalho antes e após a Conferência da Cúpula da ONU da seguinte maneira:

1. LIDERANDO UM MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL PARA DNTS

• Trabalhando diligentemente com os estados membros e o sistema da ONU para garantir que a voz da sociedade civil seja central na Conferência da Cúpula da ONU. • Trabalhando com a sociedade civil e outras partes interessadas para influenciar os

estados membros da ONU a adotar efeitos mensuráveis e com foco nos resultados. • Coordenando foros como o Grupo de Interesses Comuns da Aliança e o Grupo de

Parceiros da Cúpula da ONU.

2. PRODUZINDO ARGUMENTOS COM BASE EM EVIDÊNCIAS PARA APOIAR A CAUSA DAS DNTS

• Ajudando a OMS a entregar documentos essenciais de referência para a Conferência da Cúpula da ONU.

• Comissionando trabalhos que apoiem as reivindicações da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da ONU e fornecendo evidências nas audiências pré-Conferência da Cúpula da ONU e na própria pré-Conferência da Cúpula da ONU.

• Identificando problemas nos sistemas de dados, pesquisa e desenvolvimento das DNTs.

3. CRIANDO UM ROADMAP ATÉ 2020 PARA AS DNTs E COMPARTILHANDO SOLUÇÕES INOVADORAS E MELHORES PRÁTICAS

(13)

• Desenvolvimento de um “Roadmap até 2020 para as DNTs: De Políticas a Ações” que inclui as principais reivindicações da sociedade civil, intervenções prioritárias de combate às DNTs e objetivos a serem alcançados até 2020, melhorando o Plano de Ação 2008-2013 para as DNTs da Organização Mundial de Saúde.

• Determinando o custo de soluções para as DNTs, promovendo o acesso global a medicamentos essenciais para as DNTs e definindo modelos eficazes de planos de combate às DNTs no nível nacional.

• Apoiando a completa implementação da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco.

4. ATUANDO COMO A VOZ GLOBAL DE NOSSOS MEMBROS E PESSOAS COM DNTS

• Consultando nossos membros ativamente para garantir que as principais reivindicações e posições da Aliança NCD se baseiem em suas prioridades.

• Envolvendo as partes interessadas desde o nível local ao global para catalisar o apoio público à Conferência da Cúpula da ONU.

• Disseminando mensagens claras sobre as DNTs e a Conferência da Cúpula da ONU para nossos membros e outros parceiros.

5. TRABALHANDO COM ONGS, GOVERNOS E EMPRESAS PARA LEVAR ADIANTE AS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs PARA A CONFERÊNCIA DA CÚPULA

Continuar trabalhando com os governos que lideram a Conferência da Cúpula da ONU, em especial os estados da CARICOM e os dois cofacilitadores da Conferência da Cúpula da ONU, Luxemburgo e Jamaica.

• Continuar trabalhando com um maior grupo de ONGs e outras organizações, além de apoiar a Rede Global de Doenças Não Transmissíveis da OMS (NCDnet).

• Trabalhar com nossos parceiros corporativos e a comunidade empresarial e colaborar com o Fórum Econômico Mundial e outros parceiros.

• Defender o estabelecimento de uma força de trabalho formada pela sociedade civil na Conferência da Cúpula da ONU, sob o ofício do Presidente da Assembleia Geral da ONU.

(14)

Entre em contato com info@ncdalliance.org

Ou visite www.ncdalliance.org para uma descrição completa

(15)

GRUPOS DE TRABALHO DA ALIANÇA CONTRA AS DNTs

--- Para poder realizar esse abrangente programa de trabalho, a Aliança NCD estabelecerá grupos de trabalho para dar prosseguimento a atividades específicas e partes de trabalhos técnicos para a Conferência da Cúpula da ONU. A Aliança utilizará seus membros e parceiros para reunir os melhores especialistas do mundo na formação de cinco grandes grupos de trabalho:

1. Proteção de Alto Nível e Alcançar o Público Geral

2. Definição de um Roadmap até 2020 para as DNTs e Soluções Inovadoras 3. O Caso dos Negócios para Investimentos nas DNTs

4. Sistemas de Saúde e Soluções para a Prevenção e o Tratamento das DNTs 5. Sistemas de Dados, Pesquisa e Desenvolvimento das DNTs

APÓS A CONFERÊNCIA DA CÚPULA DA ONU – PRÓXIMOS PASSOS

--- A Conferência da Cúpula da ONU é um importante ponto focal para as DNTs, mas é também parte de um processo de mais longo prazo para combater a epidemia global das DNTs. Através desse Plano, a Aliança NCD aumentará a iniciativa política nos níveis global e nacional para a Conferência da Cúpula, assegurando que estejamos prontos com evidências claras e fortes e soluções realistas e custo-efetivas. No entanto, a ação imediata após o resultado da Conferência da Cúpula da ONU também será essencial para a implementação dos resultados pactuados enquanto a iniciativa política para as DNTs, gerada pela Conferência da Cúpula da ONU ainda estiver fresca. Esse plano não contém detalhes de atividades após a Conferência da Cúpula da ONU, já que não podemos prever quais serão os seus resultados neste momento.

Estamos planejando uma reunião de inventariação virtual com nossos parceiros imediatamente após a Conferência da Cúpula da ONU, que incluirá um programa de acompanhamento de trabalho com os principais parceiros e partes interessadas. É provável que a Conferência da Cúpula da ONU gere mais pedidos de informação e pesquisa sobre tópicos específicos e uma oportunidade para programas-piloto nos níveis global e nacional. A Aliança NCD estará pronta para levar isso adiante com nossos membros e parceiros para assegurar que os compromissos sejam transformados em ação.

(16)

NOSSAS ESTRUTURAS DE PARCERIA

--- A Aliança NCD se envolverá com uma vasta gama de aliados e parceiros estratégicos em cinco diferentes níveis:

1. O Grupo Piloto da Aliança contra as DNTs coordena as atividades dos seus membros fundadores (FID, UCIC, FMC e A União).

2. O Grupo de Parceiros da Conferência da Cúpula da ONU inclui ONGs com um forte histórico e comprometimento comprovado com a contribuição para o sucesso da Conferência da Cúpula da ONU, em setembro de 2011. O grupo se reunirá regularmente para coordenar atividades e assegurar os melhores resultados possíveis para a Conferência da Cúpula da ONU. Para se tornar um membro, deve haver um convite, o que assegura um grupo pequeno para coordenação e tomada de decisão eficazes.

3. O Grupo de Interesses Comuns da Aliança contra as DNTs (GIC) está aberto a ONGs que queiram se envolver nos trabalhos da Aliança NCD e se comunicará regularmente via e-mail e teleconferências. Para tornar-se um membro do GIC da Aliança NCD, é necessário ter o apoio de um dos membros fundadores da Aliança NCD. Nós damos as boas-vindas a ONGs com interesse em DNTs e seus fatores de risco.

4. O Website da Aliança pode ser utilizado por qualquer organização ou indivíduo que queira acompanhar a campanha da Conferência da Cúpula da ONU e acessar documentos importantes no endereço www.ncdalliance.org.

5. O Grupo de Parceiros da Aliança fornecerá um fórum para que a Aliança contra as DNTs se envolva com o setor privado e outros parceiros que apoiam seus trabalhos.

(17)

CONCLUSÃO

--- O acordo unânime dos estados membros da ONU de realizar uma Conferência da Cúpula da ONU com o tema Doenças Não Transmissíveis sinaliza o reconhecimento da emergência global e uma disposição para agir. Teremos uma chance de dialogar com líderes mundiais e Chefes de Estado sobre DNTs. A comunidade das DNTs deve estar preparada com argumentos, evidências e soluções, o que. irá requerer a ação conjunta de governos, agências internacionais, ONGs, o setor privado, profissionais da saúde, a comunidade de pesquisa e o próprio público geral.

A Aliança contra as DNTs existe unicamente para reunir o movimento da sociedade civil necessário para se conseguir um resultado positivo da Conferência da Cúpula da ONU. Também existimos unicamente por meio de nossas 880 associações membros, que mobilizam o público geral. Até hoje, as pessoas que sofrem de DNTs nem sempre foram vistas ou ouvidas. A Conferência da Cúpula da ONU oferece uma oportunidade de se criar conscientização entre o público geral da sua parte na prevenção, diagnóstico precoce e gerenciamento das DNTs.

Temos apenas um ano para nos organizar para a Conferência da Cúpula da ONU, mas a Aliança contra as DNTs possui uma estrutura de parcerias de eficiência comprovada. Com recursos adicionais, temos a perícia, a reputação e a capacidade de melhorar e liderar um grande processo da sociedade civil sobre DNTs que beneficiará as milhões de pessoas que não têm acesso ao tratamento DNTs a um preço acessível, auxiliará os sistemas de saúde que enfrentam o impacto duplo das doenças transmissíveis e não transmissíveis e começará a combater a epidemia global de DNTs.

(18)

Entre em contato com info@ncdalliance.org ou

visite o site

www.ncdalliance.org

para obter a versão completa do

Plano da Aliança contra as DNTs para a Conferência da Cúpula da

Organização das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis

(19)

ANEXOS QUEM SOMOS

--- Grupo Líder da Aliança contra as DNTs

Federação Internacional de Diabetes: www.idf.org

União para o Controle Internacional de Câncer: www.uicc.org

Federação Mundial do Coração: www.worldheart.org

A União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares: www.theunion.org

Grupo de Parceiros da Conferência da Cúpula da ONU (Membros atuais)

União para o Controle Internacional de Câncer www.uicc.org Federação Mundial do Coração

A União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares Federação Internacional de Diabetes

Aliança da Convenção Quadro: www.fctc.org

Sociedade Americana de Câncer: www.cancer.org

Livestrong: www.livestrong.org

Associação Americana do Coração: www.americanheart.org

Grupo de Interesses Comuns da Aliança contr as DNTs*

A lista de membros será publicada em breve no endereço www.ncdalliance.org.

*As ONGs interessadas em integrar o Grupo de Interesses Comuns da Aliança NCD podem expressar seu interesse enviando e-mail para info@ncdalliance.org

(20)

RESOLUÇÃO DA ONU 64/265 (Parágrafos Operativos)

--- A Assembleia Geral:

1. Decide convocar uma reunião de alto nível da Assembleia Geral em setembro de 2011, com a participação dos Chefes de Estado e Governo, tendo como tema a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis;

2. Decide também realizar conferências no escopo, nas modalidades, no formato e na organização da reunião de alto nível da Assembleia Geral sobre a prevenção e o controle de doenças não transmissíveis, com o objetivo de concluí-las, preferencialmente, até o final de 2010;

3. Encoraja os Estados Membros a incluir, em suas discussões na Reunião Plenária de Alto Nível da sexagésima quinta sessão da Assembleia Geral sobre a revisão das Metas de Desenvolvimento do Milênio, que será realizada em setembro de 2010, a crescente incidência de e o impacto socioeconômico da alta prevalência de doenças não transmissíveis no mundo todo;

4. Solicita que o Secretário Geral envie um relatório à Assembleia Geral em sua sexagésima quinta sessão, em colaboração com os Estados Membros, a Organização Mundial de Saúde e os fundos relevantes, programas e agências especializadas do sistema da Organização das Nações Unidas, sobre a situação global das doenças não transmissíveis, com foco especial nos desafios de desenvolvimento enfrentados pelos países em desenvolvimento.

(21)

RESUMO DAS ESTRUTURAS DA CONFERÊNCIA DA CÚPULA DA ONU

--- Objetivos de longo prazo

Áreas de trabalho

(22)

Grupo Líder da Aliança contr as DNTs

Liderar um movimento da sociedade civil para as DNTs

Atuar como a voz global dos nossos membros e de pessoas que sofrem de DNTs Produzir argumentos com base em evidências para apoiar a causa das DNTs

Produzir um Roadmap até 2020 para as DNTs e compartilhando soluções inovadoras e as melhores práticas em DNTs

Trabalhar ao lado de ONGs, governos e empresas de pensamento similar para levar adiante as principais solicitações da Aliança contra as DNTs para e da Conferência da Cúpula

Equipe de Pessoal da Conferência da Cúpula sobre DNTs Grupo de Parceiros da Cúpula da ONU Grupo de Interesses Comuns da Aliança Grupo de Parceiros da Aliança Grupos de trabalho Proteção de Alto Nível e Alcançar o Público Geral Definição de um Roadmap até 2020 para as DNTs e Soluções Inovadoras O Caso dos Negócios para Investimentos nas DNTs Sistemas de Saúde e Soluções para a Prevenção e o Tratamento das DNTs Sistemas de Dados, Pesquisa e Desenvolvimen to das DNTs

(23)

A ALIANÇA CONTRA AS DNTs

Colocando as doenças não transmissíveis na agenda global

Federação Internacional de Diabetes Federação Mundial do Coração UICC – Controle Global de Câncer

União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares -soluções de saúde para a população pobre

info@ncdalliance.org www.ncdalliance.org

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Assim, assumindo o objetivo de ressignificar o papel da gramática em nossas aulas, de trabalhar integradamente práticas de leitura, produção e análise linguística de textos, de usar

Foram utilizados 120 dentes humanos unirradiculares, que após tratamento endodôntico foram separados aleatoriamente em 6 grupos n=20, de acordo com o material restaurador

A perspectiva teórica adotada baseia-se em conceitos como: caracterização câncer de mama e formas de prevenção; representação social da doença; abordagem centrada no

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Existem diversos estudos sobre comprometimento de forma global, ou de seus componentes em separado, mas este estudo privilegiou o componente afetivo do