• Nenhum resultado encontrado

PM atropela tráfico e apreende mais de 3 mil pedras de crack

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PM atropela tráfico e apreende mais de 3 mil pedras de crack"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

1

2

R$ 1

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS

facebookjornalhorah

R$ 1

www.jornalhorah.com.br

•PRESIDENTE: JOSÉ DE LEMOS NOVA IGUAÇU RJ DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021 ANO XXXII Nº10.184

Gerente da ‘boca’ acabou preso após policiais

do batalhão de Caxias (15º BPM) serem

alertados sobre a presença do criminoso.

7

RERODUÇÃO/REDES SOCIAIS

BR

UN

A G

AN

ANÇA

Morre policial

baleado em

ataque na Pavuna

O soldado da PM Ivanildo Silva de Oliveira, de 40 anos, que

era lotado no batalhão de São João de Meriri (21º BPM), estava

internado há mais de 20 dias após bandidos atacarem a viatura do

Segurança Presente onde estava a vítima e seu colega de farda,

que segue no hospital.

Prefeito do

Rio lamenta

morte do pai

por Covid:

herói e exemplo

PM atropela

tráfico e apreende

mais de 3 mil

pedras de crack

3

Chileno caçado

pela Interpol

é preso na

Região dos

Lagos no RJ

7

Mapa de risco:

RJ se mantém

em nível

baixo para

coronavírus

3

Campeão do

The Voice deixa

hospital depois

de acidente

7

7

A “Garota Hora H” da

semana é a modelo

fotográfica Bruna

Ganança, de

apenas 24 aninhos

Vacinas doadas pelos

EUA chegam ao Brasl

A remessa de 942 mil doses da vacina da Janssem completa o

envio de um total de 3 milhões de doses do imunizante doadas

pelo governo de Joe Biden.

3

COVID-19

REPRODUÇÃO

(2)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

2

CULTURA

FALE COM A REDAÇÃO: 2695-5360 | WHATSAPP: 21 98037-1338

SEM REPRESENTAÇÃO COMERCIAL

Presidente

José de Lemos

Diretor Presidente

José Roberto Ornelas de Lemos

(Im Memorian)

Editoria

Hélio Martins

Jurídico

Gabriella Junqueira Garcez

BAIXADA: Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis,

Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Queimados, Japeri, Paracambi, Seropédica, Itaguaí. SUL FLUMINENSE: Itatiaia, Resende, Penedo, Porto Real, Quatis, Barra

do Piraí, Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, Mendes, Paulo de Frontin.

COSTA VERDE: Parati, Angra dos Reis, Mangaratiba, Sepetiba. REGIÃO SERRA-NA: Teresópolis, Nova Friburgo. RIO DE JANEIRO: Centro e Áreas Metropolitanas.

CIRCULAÇÃO

Rua Alexandre Gama Correia, 37 - Rancho Novo - RJ CEP: 26013-190 www.jornalhorah.com.br horahmunicipios@gmail.com jornalhorah EXPEDIENTE

Um passarinho do bico preto assobiou no ouvido do Sombra que um ex-senador e também ex-prefeito foi visto na porta de uma prefeitura na Baixada. Atualmente exercendo mandato de vereador, o político carrega nas costas o peso de uma carga de processos, muitos dos quais por improbidade administrativa no Ministérion Público Federal. A fonte de ‘asas’ investiga o motivo da visita e faz uma previsão, mesmo não sendo a Mãe Dináh: algum acordo deve estar sendo costurado já com os olhos nas eleições do próximo ano.

Ex-senador na Baixada

O SOMBRA

Ainda segundo apurou o passarinho, o ex-sena-dor conversava ao pé do ouvido com um jornalis-ta da Baixada. E o papo estava animado, embora são se saiba o teor, mui-to provavelmente a pau-ta era política. O colega

da imprensa em questão talvez estivesse tentando arrancar ao algum furo de reportagem do conhe-cido político. Mas pelo visto, essa parte da fofoca vai ficar para as próximas edições. O Sombra está de olho.

Conversa ao pé do ouvido

A população de um municipio há pouco tempo emancipado ainda irritado com a falta e compromisso de uma cãmara municipal. É que eles não conseguem assistir uma sessão sequer porque a Casa nunca reali-za. Há quem aposte todas as fichas que os vereadores decidiram, cada um a sua maneira, decretar recesso parlamentar. Isso é que é mostrar responsabidade e respeito ao povo que escolheu seus representantes para ganhar gordos salários sem dar expediente!

Sessão fantasma

ENVIE SUA

DENÚNCIA OU ELOGIO!

horahmunicipios@gmail.com

RJ participa de

‘Literatura Acessível

Contra a Fome’

O

Governo do Rio de Janeiro aderiu à campanha Lite-ratura Acessível Contra a Fome, realizada pela Se-cretaria de Cultura e Eco-nomia Criativa, a ONG RioSolidario e o Insti-tuto Incluir. A iniciativa promove a troca de dois quilos de alimentos não perecíveis por uma publi-cação infantil. O lança-mento da ação aconteceu nesta quinta-feira (24/06),

no Palácio Guanabara, e contou com a presença da primeira-dama do Esta-do e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro.

“É um grande prazer ter o RioSolidario como ponto de troca dessa cam-panha e destinar os ali-mentos para instituições parceiras, que precisam de apoio para manter seus projetos e ações de com-bate à fome. É preciso

muita união e solidarie-dade para vencermos a pandemia e os desafios que momentos como esse apresentam, como a fal-ta de comida para muifal-tas famílias do nosso estado”, explicou a primeira-dama.

Lei de incentivo

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o pro-jeto Coletânea Literatura Acessível tem como mote “uma criança com um

li-vro na mão, e uma família com alimento no prato”. Destinadas ao público in-fanto-juvenil, as publica-ções trazem histórias so-bre a vida de pessoas com deficiência, os obstáculos encontrados, processos de emancipação e transfor-mação.

“Essa campanha é ex-tremamente oportuna, porque atende a dois for-tes anseios que temos. O primeiro é a necessidade

de transformar, através da literatura, a relação que cada um tem com o outro, possibilitando uma maior empatia e entendimento das diferenças. O segun-do é combater a fome, promovendo o desenvol-vimento do nosso Estado do Rio, que tem tudo para ser um lugar mais justo, fraterno e acolhedor para todos”, disse a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Os livros

Nas obras, escritas pela psicóloga e empreende-dora Carina Alves, presi-dente do Instituto Incluir, os protagonistas, fictícios, têm algum tipo de defici-ência, e ensinam de for-ma lúdica a importância da inclusão. Os livros no formato e-book também podem ser acessados de forma gratuita pelo portal www.institutoincluir.com. br.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RJ

A primeira-dama do Estado e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, ao lado da secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, no lançamento da ação

A “Garota Hora H” da semana é a

mode-lo fotográfica Bruna Ganança, de apenas 24

aninhos, moradora de Nova Iguaçu.

A morena além de ser acadêmica em

Di-reito, também é Musa Tigre. Uau! No

Ins-tagram, com mais de 14k de seguidores, a

gata compartilha sua rotina fitness e fotos

espetaculares. Confere lá: @brunagananca.

BRUNA GANANÇA

INTERESSADAS EM PARTICIPAR DA COLUNA, ENTREM EM CONTATO: (21) 99642-6986

Campanha promove a troca de dois quilos de

alimentos não perecíveis por uma publicação infantil

Museu Virtual Rio ao alcance da mão

Inaugurado em agosto de 2019, era, desde o início, um projeto online, o Museu Vir-tual Rio Memórias (www. riomemorias.com.br), está crescendo a cada dia. A diretora e cura-dora Livia de Sá Baião vai comemorar os dois anos da instituição di-gital com novidades. Em junho e julho, o Mu-seu ampliará o Mu-seu acervo virtual, estreará em podcast e chegará ao cinema. Tudo isso disponível na palma da mão, seja no celular, tablet ou, ainda, no computador, e de forma gratuita.

As três galerias – ‘Rio, Cidade Febril’ (já disponí-vel), ‘Rio, Cidade em Trans-formação’ e ‘Rio Cinético’

– serão inauguradas em li-ves, no www.youtube.com/ riomemorias. E o podcast Rio Memórias estreará nas plataformas em 16 de julho,

com 6 episódios sobre a ga-leria ‘Rio de Conflitos’. Na véspera, dia 15, haverá uma live de lançamento também no YouTube do Museu.

Já a Mostra de Cinema Rio Desaparecido será re-alizada em parceria com a

Cinemateca do MAM Rio, um evento paralelo ao UIA

2021 – 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

Três documentários se-rão exibidos, um deles inédito, e haverá deba-tes com historiadores, arquitetos e cineastas sobre as transformações urbanas ocorridas no Rio de Janeiro. Os filmes estarão disponíveis entre os dias 15 e 20 de julho no Vimeo e os debates serão realizados nos dias 19, 20 e 21 do mesmo mês, com transmissão simul-tânea no www.youtube.com/ mamrio e no www.youtube/ riomemorias.

(3)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

GERAL

3

A

iniciativa “Cidades Monitoradas” foi lançada na última quinta-feira, com o objeti-vo de testar gratuitamente um milhão de fluminenses nos próximos 90 dias para diagnóstico da Covid-19. O projeto é uma parceria da MedLevensohn com a Veus Saúde e apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Tu-rismo (Setur-RJ).

O “Cidades Monitora-das” é uma iniciativa que realiza ações preventivas e de monitoramento a partir da realização gratuita de exames periódicos para de-tecção da Covid-19 e anti-corpos contra a doença em indivíduos que atuam na operação ativa dos diversos serviços do turismo, como transporte, hotelaria, co-mércio e alimentação.

“Estamos trabalhando para realizar a retomada do turismo no Estado com muita segurança, sempre di-vulgando um turismo cons-ciente. O resultado desse trabalho fez com que o Rio

de Janeiro continuasse a ser um dos destinos mais pro-curados mesmo durante a pandemia. E agora estamos prontos para dar o próximo passo, que é essa testagem em massa dos profissionais do turismo. Essa ação per-mitirá que conquistemos ci-dades mais seguras e mais preparadas para a manuten-ção das suas atividades du-rante a pandemia”, afirma Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.

Cadeia produtiva

Para José Marcos Szus-ter, CEO da MedLeven-sohn, o projeto nasce com o objetivo de movimentar a cadeia produtiva do turis-mo.

“É recomendação da Or-ganização Mundial da Saú-de (OMS) testar a popula-ção durante a pandemia do coronavírus e o Rio de Ja-neiro é uma das principais portas de entrada dos turis-tas no Brasil. O projeto “Ci-dades Monitoradas” visa ajudar na retomada gradu-al dos pequenos e grandes eventos sediados em nosso Estado, como o réveillon e o carnaval”, diz.

ANTONIO CARLOS

horahmunicipios@gmail.com

PROJETO

“Cidades Monitoradas”

vai testar fluminenses

Iniciativa vai fazer exames nos indivíduos que atuam na operação ativa dos diversos serviços do turismo

O lançamento contou com a presença do secretário de Saúde do RJ, Dr. Alexandre Chieppe; do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca; de José Marcos Szuster, CEO MedLevensohn, e de Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde

A participação dos pro-fissionais de serviços na testagem é voluntária e totalmente gratuita. “Ta-xistas, garçons e profis-sionais da hotelaria, por exemplo, serão beneficia-dos com a realização beneficia-dos

exames para detecção do Sars-Cov-2, Covid19 e status imunológico. Eles serão testados com frequ-ência, no mínimo, cerca de duas vezes por mês”, explica Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde.

A reunião de lançamen-to, que aconteceu no As-sador Rio’s, no Flamen-go (RJ), contou com a presença do secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Alexandre Chieppe; do secretário

de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gusta-vo Tutuca; do Deputado Federal, Dr. Luizinho; de José Marcos Szuster, CEO MedLevensohn, e de Marcelo Botelho, CEO da Veus Saúde.

TESTAGEM É VOLUNTÁRIA E TOTALMENTE GRATUITA

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RJ

Mais 942 mil doses da vacina

da Janssem chegam ao Brasil

O Brasil recebeu, na manhã de ontem, 942 mil doses da vacina da Jans-sen contra a covid-19. A aeronave pousou às 6h29 no Aeroporto In-ternacional de Viraco-pos. A remessa completa o envio de um total de

3 milhões de doses do imunizante doadas pelo governo norte-america-no. O primeiro lote, com pouco mais de 2 milhões de doses, chegou na úl-tima sexta-feira ao país.

Por meio de seu perfil na rede social Twitter,

o presidente Jair Bolso-naro confirmou a che-gada do segundo lote e destacou que o Brasil ultrapassou a marca de 129 milhões de vacinas contra a covid-19 distri-buídas aos estados e mu-nicípios.

REUTERS/ERIC SEALS/DIREITOS RESERVADOS

Lote com total de 3 milhões de doses foi doado pelos Estados Unidos

Rio de Janeiro se mantém

com risco baixo para Covid-19

O estado do Rio de Ja-neiro se manteve na ban-deira amarela, o que sig-nifica risco baixo para a covid-19, segundo a 36a edição do Mapa de Risco da doença, divulgado na noite da última sexta-fei-ra, pela Secretaria Estadu-al de Saúde. Esta é a se-gunda semana seguida em que o estado se mantém com risco baixo.

No mapa divulgado em 11 de junho, ou seja, duas semanas atrás, o estado do Rio estava em bandeira la-ranja, isto é, risco modera-do para a covid-19.

No mapa divulgado on-tem, duas das nove regiões

do estado aparecem com bandeira vermelha (ris-co alto): Noroeste e Baía de Ilha Grande, enquanto duas estão com bandeira laranja: região

metropoli-tana I (que inclui a capital e a Baixada Fluminense) e Centro-Sul.

As demais regiões es-tão com bandeira amarela, sendo que nenhuma

apa-rece listada com bandeira verde (risco muito baixo) ou roxa (risco muito alto).

A decisão de manter o estado com bandeira ama-rela foi tomada com base

Mapa de Risco contra a doença coloca o estado em bandeira amarela

TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL

Através das redes sociais, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, se manifestou lamen-tando a morte do pai, Valmar Souza Paes, que morreu na última sexta-feira, vítima da Covid-19.

Na postagem, Paes publicou duas fotos e um texto homena-geando o pai, dizendo que sempre transmitiu valores como disciplina e integri-dade e o chamou de herói e exemplo. Aos 78 anos, o pai do prefeito estava

inter-nado desde abril por com-plicações provocadas pela doença. No dia 28 daquele mês, ele precisou ser intu-bado para dar seguimento ao tratamento contra o co-ronavírus.

Eduardo Paes

lamenta morte do pai,

vítima da Covid-19:

‘meu herói e exemplo’

REPRODUÇÃO

Paes homenageou o pai através de uma postagem no Instagram

(4)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

4

GERAL

OMS pede vacinas para

países mais pobres

A Organização Mun-dial da Saúde (OMS) classificou como um fra-casso global, a situação na África, onde as novas infecções e mortes salta-ram quase 40% na sema-na passada quando com-paradas com a semana anterior.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que a situação é “muito pe-rigosa” agora que a va-riante Delta se dissemina globalmente, enquanto países ricos estão reto-mando a atividade social e vacinando jovens que não correm grande risco de covid-19.

“Nosso mundo está fra-cassando, como comuni-dade global estamos fra-cassando”, disse Tedros, que é etíope, em uma coletiva de imprensa. Ele repreendeu países não

identificados por sua re-lutância em compartilhar doses com países de ren-da baixa. Ele comparou a situação com a crise de HIV/Aids, quando alguns argumentaram que nações africanas eram incapazes de usar tratamentos com-plicados. Muitos países em desenvolvimento se saem muito melhor do que países industrializa-dos em vacinações em massa de suas populações contra doenças infeccio-sas que vão do cólera à pólio, disse Mike Ryan, o maior especialista em emergências da OMS.

“O nível de paternalis-mo, o nível de mentali-dade colonial que dizem ‘não podemos dar algo a vocês porque tememos que vocês não usem’. Falando sério, no meio de uma pandemia?”, afir-mou.

O Ministério da Saúde vai receber a doação de 47 mil medi-camentos usados no kit intubação. Os insumos, essenciais para tratar casos graves de covid-19, foram enviados pelo governo da Irlanda.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou on-tem que a conta de luz seguirá com a taxa extra mais elevada no próximo mês. A bandeira tarifária está na cor vermelha patamar 2.

Moradores da divisa entre Nova Iguaçu e Japeri estão uma ara-ra com a viação Faze-ni, que opera a linha Jaceruba-Engenheiro Pedreira. Os ônibus estão sucateados, a passagem é cara e os horários indefinidos. A concessionária que opera os trens in-termunicipais deveria atentar mais para o respeito ao cidadão. Na estação de Nova Iguaçu passageiros vi-vem no aperto porque não tem banheiro. Um transtorno só.

SUCATEADOS

CADÊ O BANHEIRO

A Assembleia Legis-lativa do Rio de Janeiro (Alerj) acaba de criar o Programa Estadual de Medicina Tradicional e Complementar/Alter-nativa. A lei 9.345/21 foi sancionada pelo go-vernador Cláudio Cas-tro (PL).

A lei institui que os tratamentos deverão ter a orientação profissional e especifica como medicina comple-mentar, técnicas reconhecidas pela Or-ganização Mundial da Saúde (OMS), como acupuntura.

ALTERNATIVA

PELA OMS

E

DITORIAL

Publicada ontem no Diário Oficial do Estado e de autoria do deputado Eliomar Coelho (PSol), a medida in-clui tratamentos e terapias holísticas nas rotinas das unidades estaduais de saúde.

TERAPIAS HOLÍSTICAS

No ano passado, 73 mil mulheres sofreram algum tipo de violência no es-tado do Rio de Janeiro, segundo dados do Insti-tuto de Segurança Pública (ISP). O número repre-senta uma média de 251 vítimas por dia. Esse foi

um dos dados discutidos pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislati-va do RJ (Alerj), durante audiência pública ontem. Presidente da comissão, deputada Enfermeira Re-jane (PCdoB) lembrou

que o Parlamento tem trabalhado no combate ao feminicídio e que a ban-cada feminina da Casa enviou um ofício ao go-vernador Cláudio Castro solicitando uma reunião para discutir o aumento de casos no Rio.

Mais de 70 mil mulheres foram alvo de agressão

MIGUEL PEREIRA

Espaço é dedicado ao

acolhimento de mulheres

vítimas de violência doméstica

Casa do Direito da Mulher

Daniella Perez é inaugurada

ASSESSORIA DE IMPRENSA

M

iguel Pereira ganhou ontem o primeiro espaço no município dedicado ao acolhimento de mulheres vítimas de violência do-méstica. A Casa do Direito da Mulher Daniella Perez é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado – por meio das secretarias de Desenvolvimento So-cial e Direitos Humanos e de Polícia Militar – com a prefeitura da cidade do Centro-Sul Fluminense. O espaço, inaugurado pelo governador Cláudio Cas-tro, terá atendimentos jurí-dico, psicológico e social.

“A Casa do Direito da Mulher Daniella Perez nasceu para combater a im-punidade. Com esse equi-pamento nós ampliamos as possibilidades de denúncia pelas mulheres, desen-volvendo mecanismos de proteção para salvaguardar essas denunciantes e pos-sibilitar punições mais rá-pidas para os agressores”, disse o governador Cláu-dio Castro.

A criação da Casa do

Direito da Mulher Da-niella Perez marcará o novo processo de atuação do programa Patrulha Ma-ria da Penha – Guardiões da Vida, da Secretaria de Polícia Militar. Esta nova fase terá início pela região do Sul Fluminense. Na pri-meira quinzena deste mês, a PM promoveu um curso virtual para qualificar 110 novos agentes para atuar no programa – 88 policiais militares e 22 guardas mu-nicipais da Prefeitura de Miguel Pereira. A inclusão dos agentes do município foi possível graças a um convênio entre a PM e a prefeitura da cidade.

“Violência contra mu-lher é um grave problema social que afeta diariamen-te muitas famílias do nosso Estado. A Casa do Direito da Mulher vem se somar a outras ações do Governo do Estado, como a Patru-lha Maria da Penha - Guar-diões da Vida que atua pre-ventivamente, tendo como foco o acompanhamento e monitoramento das me-didas protetivas emitidas pelo judiciário”, disse o secretário de Polícia Mili-tar, coronel Rogério

Figue-redo.

Ministrado por especia-listas da Polícia Militar, Polícia Civil, Poder Judi-ciário, Defensoria Pública e por gestoras de políticas municipais de atendimento à mulher, o curso de capa-citação permitirá a criação de novas equipes da Pa-trulha Maria da Penha nas unidades operacionais da PM em todo o estado. Mi-guel Pereira é a primeira cidade do estado a receber o reforço com agentes que passaram pelo curso.

Patrulha Maria da Penha

O Patrulha Maria da Penha já atendeu a 20.962 mulheres em si-tuação de violência do-méstica em todo o esta-do entre agosto de 2019 e abril deste ano. Nesse período, foram efetuadas 327 prisões de autores de violência doméstica. Na região do Sul do estado, o programa já atendeu a 2.885 mulheres e não houve nenhum caso de feminicídio entre as que

foram inseridas no Patru-lha Maria da Penha.

Homenagem a atriz assassinada

O local recebe o nome da atriz Daniella Perez, que foi morta pelo tam-bém ator Guilherme de Pádua e sua então mulher, Paula Thomaz, em dezem-bro de 1992. Daniella era filha da autora de novelas Glória Perez. Na época, Daniella era casada com Raul Gazolla e contrace-nava com Pádua em uma

novela.

“Ter colocado o nome da Daniella Perez como referência é uma homena-gem. A Danielle foi assas-sinada por um parceiro, é um crime contra mulher e não podemos ter tolerân-cia com isso. Violêntolerân-cia contra mulher é uma co-vardia, precisamos fazer nossa parte como poder público e dar um ponto fi-nal nisso”, contou o secre-tário de Desenvolvimento Social e Direitos Huma-nos, Matheus Quintal.

DIVULGAÇÃO/GOVERNO DO RJ REPRODUÇÃO

(5)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

ESPORTES

5

Conmebol troca gramado do Maracanã

visando à final da Copa América

COPA AMÉRICA

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Flamengo oficializa empréstimo de Richard Rios a clube do México até 2022

O Flamengo confirmou nesta semana o empréstimo do volante Richard Rios ao Mazatlán, do México. O jo-gador ficará no novo clube até junho de 2022.

No processo, Rios também renovou seu contrato com o Flamengo, até junho de 2023. Seu vínculo anterior se encerrava em dezembro de 2021 e ele poderia assi-nar um pré-contrato de graça a partir da próxima semana. Rios, de 21 anos, subiu para

os profissionais do Flamen-go nesta temporada, após estourar a idade do sub-20. Entretanto, teve poucas oportunidades, devido a problemas físicos. Foram quatro partidas pelo Cam-peonato Carioca, totalizan-do 94 minutos. O colombia-no chegou ao Flamengo em 2019, após se destacar pela seleção de futsal de seu país. Após um período de testes, foi aprovado e assinou com o clube rubro-negro.

Gestores admitiram um “desgaste” do gramado devido a condições climáticas e excesso de jogo

DIVULGAÇÃO

Processo de recuperação vai durar 17 dias

Volante vai defender o Mazatlán

DIVULGAÇÃO

C

omeçou ainda na noite de quarta--feira (23) uma ‘força-tarefa’ para me-lhorar o estado do gra-mado do Maracanã para a final da Copa Améri-ca. Ontem (24), o perfil oficial do estádio publi-cou uma foto do campo “careca” após a remoção do piso que vinha sendo utilizado.

A ação começou horas depois da vitória por 2 a 1 do Flamengo sobre o Fortaleza, pelo Campeo-nato Brasileiro. A qua-lidade do gramado do estádio vem sendo criti-cada. Inclusive, pelo téc-nico do Flamengo, Ro-gério Ceni, que acusou “uma piorada” no estado do campo, na estreia do Rubro-Negro no Brasi-leiro, em 30 de maio. Em nota, os gestores do Maracanã admitiram um “desgaste” do gra-mado, o que atribuíram às condições climáticas e excesso de jogos.

“Só nos últimos oito dias, quatro partidas fo-ram realizadas no es-tádio, sendo duas sob chuva muito intensa. O excesso de jogos é um problema que afeta qual-quer campo no mundo inteiro. Ainda não há uma invenção natural nem tecnológica para evitar tamanho desgas-te se não há desgas-tempo para recuperação. Trocas do gramado já são rotinei-ras e previstas no Mara-canã, porém, a adequa-ção ao calendário é que o vai determinar o cro-nograma final”, diz parte da nota.

O processo de recupe-ração vai durar 17 dias. Nesse período não

ha-verá jogos de

competi-ções de clubes no local, já que o estádio estará sob gestão da Conmebol para a grande final da Copa América, marcada para 10 de julho, às 21 horas.

Flu perde após 14 jogos na Série A e desperdiça

chance de igualar a sua maior série invicta

Depois de 14 partidas, o Fluminense voltou a perder na Série A ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Atlético-GO, na última quarta-feira (23), no Está-dio Antônio Accioly. En-tre a reta final do Campeo-nato Brasileiro de 2020 e o início da competição em 2021, o Tricolor viveu a sua segunda maior se-quência invicta na era dos pontos corridos e desper-diçou a chance de igualar seu recorde de 15 jogos, que pertence ao time cam-peão em 2010 com Conca, Fred, Deco e companhia.

A última derrota tricolor no Brasileirão havia sido no dia 13 de janeiro, quan-do perdeu de goleada por 5 a 0 para o Corinthians na Neo Química Arena, sob o comando do interino Ail-ton Ferraz. De lá para cá, o time dirigido por Mar-cão venceu Sport (1 a 0), Botafogo (2 a 0), Goiás (3 a 0), Bahia (1 a 0), Ceará (3 a 1) e Fortaleza (2 a 0), e empatou com Coritiba (3 a 3), Atlético-MG (0 a 0) e Santos (1 a 1) na

arranca-da rumo à Libertadores. Na temporada atual, já sob o comando de Roger Macha-do, a equipe vinha de triun-fos sobre Cuiabá (1 a 0) e Santos (1 a 0), e de empates com São Paulo (0 a 0), Bra-gantino (2 a 2) e Fortaleza (1 a 1).

Em 2010, aquele time nas mãos de Muricy Ramalho coincidentemente também perdeu para o Corinthians, só que por 1 a 0, antes de iniciar a série invicta com 10 vitórias e cinco empates. Ganhou do Flamengo (2 a 1), Atlético-MG (3 a 1), Vi-tória (2 a 1), Avaí (3 a 0), Santos (1 a 0), Cruzeiro (1 a 0), Athletico-PR (3 a 1), Grêmio (2 a 1), Internacio-nal (3 a 0) e Goiás (3 a 0), e

empatou com Grêmio Pru-dente (1 a 1), Botafogo (1 a 1), Vasco (2 a 2), São Paulo (2 a 2) e Palmeiras (1 a 1).

Se não igualou o recorde de 2010, a sequência mais recente ao menos superou outras marcas do clube nos pontos corridos: a de 11 jo-gos sem perder em 2009, com sete vitórias e quatro empates na surpreendente arrancada para escapar do rebaixamento; a de 12 jo-gos em 2012, com oito vi-tórias e quatro empates na caminhada rumo ao título brasileiro; e a de 13 jogos em 2005, com seis vitórias e sete empates. Na história do Brasileiro, a maior série invicta do Flu foi de 16 par-tidas entre 1984 e 85.

Flu cai diante do Atlético-GO e bate na trave do recorde

DIVULGAÇÃO

Botafogo acerta ida do zagueiro

David Sousa para o Cercle Brugge

O Botafogo acertou nesta semana a transfe-rência do zagueiro Da-vid Sousa para o Cercle Brugge, da Bélgica. O jo-gador de 19 anos irá por empréstimo até o fim de 2022, com opção de com-pra.

As partes definiram os detalhes finais da transa-ção em reunião. O clube alvinegro receberá entre 500 e 600 mil euros pelo empréstimo. A reporta-gem apurou ainda que, caso Sousa atinja a meta de partidas determina-da no contrato, o Cercle Brugge terá que exercer a compra por 1,5 milhão de euros.

Sousa tem sete jogos e um gol com a camisa do Botafogo na temporada 2021. No ano passado, quando foi integrado ao profissional, o defensor participou de 15 partidas.

David Sousa jogou até os 14 anos no Flamengo, quando foi dispensado e ganhou uma oportuni-dade no rival alvinegro. Logo conseguiu duas

convocações para a se-leção brasileira sub-15. O zagueiro fez a estreia no profissional no início da temporada passada, quando o Botafogo man-dou reservas a campo nas duas primeiras rodadas do Carioca.

Em junho de 2020, aos 18 anos, Sousa foi inte-grado de vez ao time pro-fissional. Cresceu rapida-mente, e a avaliação foi muito positiva, tanto que começou a aparecer mais

vezes em campo. Dos sete jogos que fez em 2021, seis foram como titular.

Sem Sousa, o Botafogo tem Kanu, Gilvan e Joel Carli à disposição do téc-nico Marcelo Chamusca. É possível que o clube volte ao mercado para contratar mais um za-gueiro. Há ainda a opção de integrar algum jovem da base: Ewerton já foi relacionado nesta tempo-rada.

Jogador de 19 anos vai por empréstimo

(6)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

6

GERAL

COVID-19

Rio distribui mais de 600

mil doses de vacinas a Covid

O

Rio de Janeiro in-formou nesta se-mana que irá dis-tribuir aos 92 municípios do estado 635,4 mil doses de vacinas contra a Covid neste sábado (26).

De acordo com a secreta-ria, as doses recebidas são de três tipos de vacina. São elas: 132,4 mil da Janssen,

303 mil da CoronaVac e 200 mil da Pfizer.

A Fiocruz informou que recebeu na quinta-feira (24) mais uma remessa do In-grediente Ativo Farmacêu-tico (IFA) para a produção de mais 6 milhões de doses da vacina em Bio-Mangui-nhos. As doses serão entre-gues semanalmente, até o dia 23 de julho.

Na capital fluminense, estão sendo vacinados os

profissionais da limpeza urbana, gestantes, as mu-lheres que tiveram filhos há 45 dias e também as mu-lheres com 48 anos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, todas as cidades do estado come-çam a receber as doses hoje (26), porque a pasta prevê receber até hoje (25) do-ses das vacinas da Pfizer e Coronavac, e a distribuição será das três juntas.

Segundo a Secretaria de Saúde, distribuição

será feita hoje aos 92 municípios

DIVULGAÇÃO

As doses recebidas são de três tipos de vacina

IZABELLE RODRIGUES

izabellejornalista@outlook.com

Rio vacina profissionais da

limpeza urbana esta semana

Garis devem apresentar contracheque da Comlurb

DIVULGAÇÃO O município do Rio de

Janeiro retomou a vacina-ção contra a covid-19 dos profissionais da limpeza urbana. Os trabalhadores da Companhia Munici-pal de Limpeza Urbana (Comlurb) podem compa-recer aos postos até hoje (26) para receber a pri-meira dose do imunizante. É necessário apresentar o último contracheque ou declaração para comprovar o vínculo com a empresa pública.

Seguindo o calendário de vacinação da cidade, hoje (26) ocorrerá a

re-pescagem para pessoas também. Ainda nesta se-mana, o município vacina as grávidas e as mulheres que tiveram filho há pouco tempo. Independentemente da idade, elas poderão ser imunizadas em qualquer dia da semana. Esta fase do Programa Nacional de Imunização (PNI) abran-ge as grávidas e puérperas sem comorbidades para a covid-19. Elas receberão a vacina da Pfizer ou a Coro-naVac, já que o Ministério da Saúde suspendeu a apli-cação da AstraZeneca/Fio-cruz nesse grupo.

Na próxima semana, dias 28, 29 e 30 de junho, serão vacinadas as pesso-as com 47 anos. Em julho serão contempladas as pes-soas entre 46 e 38 anos e em agosto, entre 37 e 18 anos, sempre respeitando o escalonamento por ida-de e sexo. Setembro será a vez dos adolescentes, começando com as meni-nas de 17 anos no dia 1º, e meninos de 17 anos no dia 2, seguindo até o dia 15 de setembro, quando ocorre a repescagem para todos os adolescentes a partir de 12 anos.

Supermercados do Rio tiram de circulação

mais de 4,0 bilhões de sacolas plásticas

Em dois anos da Lei 8.473, de junho de 2019, mais conhecida como Lei das Sacolas Plásticas, a Associação dos Supermer-cados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) registrou a retirada de circulação de 4,3 bilhões de sacolinhas das lojas do setor. Os dois anos da lei são completados hoje (26).

Em entrevista à Agência Brasil, a superintenden-te da Asserj, Keila Prasuperintenden-tes, lembrou que o Rio de Ja-neiro foi pioJa-neiro no país na aprovação desse tipo de lei em âmbito estadual. Em São Paulo e Espírito Santo

haviam leis similares, mas apenas nas capitais. A Asserj auxiliou o relator do proje-to, deputado Carlos Minc, na implantação da lei, “aju-dando o relator no sentido de como poderia cumprir (a lei) e preparar as lojas para atender os clientes nessa mudança de grande impac-to para a sociedade”, disse Keila.

A partir do momento em que a lei permitiu a cobran-ça das sacolas, os supermer-cados tiveram que dar aos clientes a opção de compra de sacolas de ráfia, as cha-madas sacolas retornáveis. A entidade investiu também

na parte educacional, mos-trando ao consumidor o im-pacto que as sacolas geram ao meio ambiente.

O resultado disso foram 4,3 bilhões de sacolas plásti-cas retiradas de circulação e

de descarte no meio ambien-te, em aterros sanitários e rios e seus afluentes, disse a superintendente. No primei-ro ano de vigência da lei, a redução chegou a 2 bilhões a menos de sacolas plásticas

distribuídas pelas redes as-sociadas. No segundo ano, foram mais 2,3 bilhões reti-rados de circulação.

“No primeiro ano da lei, tínhamos que reduzir em 40% a distribuição ao con-sumidor e atingimos 50%. No segundo ano, chegamos a 58% de sacolas plásticas a menos no meio ambiente”, destacou o presidente da As-serj, Fábio Queiróz.

A lei determina que no prazo de quatro anos, haja uma redução de 70% no consumo de sacolas plásti-cas. A superintendente acre-dita que essa meta poderá ser antecipada, com base

em pesquisa realizada pela Asserj entre os dias 18 e 21 deste mês, com 510 consu-midores, que revelou que 70% não utilizam mais a sacola plástica para em-balar as compras. Ou seja, 7 em cada 10 clientes já usam bolsas retornáveis ou utilizam caixas de papelão para levar os produtos pra casa. Ainda de acordo com a pesquisa, quase 90% dos entrevistados disseram que conhecem os impactos das sacolas no meio ambiente. “A gente tem a expectativa que pode cumprir essa meta antes do prazo”, observou Keila.

Keila Prates salientou que todos os associados da As-serj estão engajados em uma campanha que será iniciada na segunda-feira (28) com o objetivo de restaurar essa informação para os clientes. A Semana de Incentivo à

Redução do Uso das Sacolas Plásticas se estenderá até o dia 1º de julho. As lojas vão trabalhar com cartazes e re-cados em áudio aos consumi-dores incentivando-os a levar suas próprias sacolas para reduzir o uso das sacolinhas

plásticas. A campanha será veiculada também nas redes sociais de todos os supermer-cados. “A campanha é para o consumidor parar de vez de usar sacola plástica e levar sua própria sacola de casa”.

O objetivo final é excluir

a sacola plástica do meio ambiente no médio e longo prazos. Os supermercados têm um papel importante nisso, na parte de conscienti-zação de seus clientes. Keila ressaltou, por outro lado, que isso depende também de uma

nova lei, que é competência dos legisladores e do go-verno. “Os supermercados estão abertos e à disposição para abraçar uma lei mais severa a respeito das sacolas, inclusive visando sua extin-ção total”, garantiu.

Desde 26 de junho de 2019, os supermercados de grande porte disponibilizam apenas as novas sacolas, produzidas com mais de 51% de fontes renováveis, a preço de custo, sem lucro para os lojistas.

CAMPANHA

DIVULGAÇÃO

(7)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

POLÍCIA

7

O

soldado da PM

Iva-nildo Silva de Oli-veira, de 40 anos, morreu ontem, 20 dias após ter sido baleado em um atentado na Pavuna, Zona

Norte do Rio. Um sargento que estava com ele e tam-bém foi ferido segue inter-nado.

O militar estava na cor-poração havia três anos e era lotado no 21º BPM (São João de Meriti). Ele atuava pelo programa Operação Segurança Presente quando

foi baleado.

O ataque ocorreu no dia 6 de junho na Avenida Sar-gento de Milícias. Na oca-sião, uma equipe do próprio 21º BPM foi atacada a tiros por bandidos enquanto fa-zia um patrulhamento de rotina”.

A viatura do soldado

se-guiu para o local para dar apoio aos colegas e acabou trocando tiros com os cri-minosos em fuga.

De acordo com a Secre-taria de Polícia Militar, com a morte do soldado Ivanil-do chega a 26 o número de policiais mortos no Rio de Janeiro este ano.

ANTONIO CARLOS

horahmunicipios@gmail.com

Morre PM baleado em ataque na Pavuna

LUTO NA CORPORAÇÃO

Policial lotado no batalhão de São João de

Meriri estava internado há mais de 20 dias

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Procurado pela Interpol,

chileno é preso pela PF no RJ

Agentes da Polícia Fede-ral (PF) prenderam na ma-nhã de ontem, em Búzios, na Região dos Lagos, um chileno de 51 anos, procu-rado pela Interpol. Segun-do autoridades chilenas, ele é suspeito de tentativa de homicídio durante uma briga de trânsito, na cidade

de Santiago, em 2019. Ele não teve o nome divulgado.

O pedido de prisão pre-ventiva para a extradição foi formulado pelo Escri-tório Central Nacional da Interpol em Brasília, com base nas informações da Difusão Vermelha inclu-ídas pelas autoridades do

Chile.

Agentes federais lotados no Núcleo de Cooperação Policial Internacional (In-terpol/RJ), com apoio da equipe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE/PF) e do Centro de Cooperação Policial Inter-nacional do Rio de Janeiro

(CCPI/RJ) localizaram e prenderam o chileno.

O mandado de prisão preventiva para extradição, expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), foi cumprido e o criminoso segue na cadeia até a trans-ferência definitiva para o Chile.

O vencedor do The Voi-ce Brasil 2020 reVoi-cebeu alta médica no final da manhã de ontem. Ele estava no Hospital Público Municipal de Macaé, no Norte Flumi-nense, e foi para a casa da mãe, onde vai concluir a sua recuperação.

Na última quinta-feira, o cantor sofreu um acidente,

quando seu carro foi atin-gido por um caminhão na Linha Amarela, na Zona Oeste do Rio. Ele foi trans-ferido para Macaé para ficar mais perto da família.

Ele não sofreu nenhuma fratura. Mas como havia recebido uma pancada forte na cabeça, ficou internado em observação.

Cantor do The Voice

Brasil recebe alta

após acidente

O soldado Ivanildo Silva de Oliveira tinha 40 anos e estava na corporação havia três

REPRODUÇÃO

Agentes da Polícia Civil são

‘escoltados’ por criminosos

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma viatura da 63ª DP (Ja-peri) passando em alta ve-locidade pela Estrada do Taquaral, em Bangu, na Zona Oeste do Rio, sendo escoltado por pelo menos oito motocicletas. Um dos caronas parece portar uma arma de grosso calibre.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, o caso aconteceu na sema-na passada, e os agentes es-caparam da situação ilesos. Eles estavam a caminho da 34ª DP (Bangu) e usaram um popular aplicativo de trânsito para cortar

cami-nho.

No entanto, foram dire-cionados à Estrada do Ta-quaral, que passa por co-munidades dominadas pelo tráfico de drogas, como Vila Aliança, Sapo e Co-reia.

Ainda de acordo com a assessoria, os policiais foram alertados por uma moradora sobre o perigo, e deram meia-volta em dire-ção à Avenida Brasil antes de qualquer problema. Eles não perceberam que esta-vam sendo seguidos pela caravana.

A Estrada do Taquaral é velha conhecida de

moto-ristas experientes, que pro-curam evitar a via. No en-tanto, desavisados podem

acabarem sendo levados à área na esperança de um percurso mais rápido.

Viatura entra na Vila Aliança por engano

REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

Um marginal apontado como gerente do tráfico de drogas na região do Bar-ro Branco, em Duque de Caxias, foi preso por poli-ciais militares do 15º BPM (Cxias) na manhã de ontem. De acordo com as primei-ras informações, agentes faziam uma ação contra o roubo de cargas, quando

fo-ram alertados por transeun-tes sobre um local com farto material entorpecente.

No lugar indicado, os policiais apreenderam 3.400 pedras de crack e o homem. Não houve resis-tência. O caso foi levado para a 60ª DP para apresen-tação dos fatos, onde foi registrado.

REPRODUÇÃO

Três mil pedras de

crack são apreendidas

em Duque de Caxias

A droga foi apreendida após os PMs serem alertados

Morte de jovem grávida terá

reprodução simulada, diz DHC

A Delegacia de Homi-cídios da Capital (DHC) anunciou que a morte de Kathlen Romeu, de 24 anos, terá reprodução si-mulada. Mas a data ainda não foi marcada. A jovem foi atingida por dispa-ro de fuzil no Complexo

do Lins, bairro da Zona Norte do Rio, no dia 8 de junho. A família e mora-dores da região dizem que o tiro no tórax que atingiu e matou Kathlen, grávida de quatro meses, partiu das armas dos PMs.

A reprodução

simula-da será feita depois que o perito responsável ter-minar a análise da perícia de local. O objetivo da diligência é descobrir de onde partiram os tiros, e se havia confronto com traficantes no local, como alegaram os policiais em depoimentos. O trabalho servirá para confirmar ou descartar as versões apresentadas. A Polícia Militar afastou das ruas os policiais que estavam no Complexo do Lins, na Zona Norte, onde aconte-ceu a morte.

De tocaia

Segundo relatos dos moradores, os PMs esta-vam dentro de uma casa para tentar acessar uma

boca de fumo do tráfico da região quando fizeram os disparos. Até o mo-mento, a Polícia Civil diz que não encontrou indí-cios dessa tática.

Testemunhas contaram que a munição foi reco-lhida do local onde Ka-thlen foi morta, e nenhum vestígio foi encontrado posteriormente. As cápsu-las apresentadas estavam intactas. A PM alega que o local do crime foi pre-servado.

Em depoimento, os po-liciais alegam que foram atacados por criminosos e que deram sete tiros na ação. Um dos policiais cita em depoimento que um dos criminosos porta-va um fuzil.

Kathlen Romeu estava grávida quando foi atingida REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

(8)

DOMINGO, 27 DE JUNHO DE 2021

HORA

8

ESPORTES (21) 2667-5995 DIVULG AÇÃO

O

Flamengo ingressou com medida inomi-nada que visa bar-rar a convocação de Pedro à seleção olímpica que irá re-presentar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas o caso não avançou. A CBF tinha de se manifestar sobre a questão até dia 24, se man-teve em silêncio e só restou

ao Rubro-negro abrir uma nova frente no Superior Tri-bunal de Justiça Desportiva (STJD).

Na tarde de sexta (25), Michel Assef Filho, advo-gado do clube, ingressou com uma petição que exige manifestação imediata do tribunal. Ele pede que Otá-vio Noronha, presidente do órgão, aprecie o pedido limi-nar rubro-negro.

Uma petição já havia sido

protocolada na tarde de se-gunda-feira (21). No docu-mento, o Fla alegou que o torneio não é disputado pelo “Time A”, o que sustentaria a tese rubro-negra de não ceder o atacante.

A medida do Flamengo é um pedido de liminar ao pre-sidente do STJD, portanto, se for concedido, o atleta ficaria em condições de jogo a par-tir da data da apresentação da seleção que vai para Tóquio.

Fla fica sem resposta da CBF por

Pedro e exige posição imediata

CBF tinha de se manifestar sobre a questão até dia 24

Petição já havia sido

protocolada na tarde da

última segunda-feira (21)

REDAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Muitos desses fungos podem ser encontrados nos grãos de café durante todo o ciclo produtivo, porém sob algumas condições especificas podem causar perda de

(IPO-Porto). Moreover, we attempted to understand how and in which patients sFLC can be used as a differential marker in early disease relapse. Despite the small cohort, and the

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento