• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA DE CABELEIREIRO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA DE CABELEIREIRO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

ESCOLA DE CABELEIREIRO

FICHA TÉCNICA

Setor da Economia: terciário Ramo de Atividade: serviço

Tipo de Negócio: escola de profissionais da beleza

Produtos Ofertados/Produzidos: cursos técnicos e profissionalizantes para profissionais da área da beleza

Investimento inicial: 60mil reais Área: 90m²

APRESENTAÇÃO

Trabalhar com estética e beleza é uma tarefa de muita responsabilidade. Isto porque lida não só com o produto em si, mas principalmente com o desejo e a fantasia das pessoas. Tornar alguém mais belo, fazê-lo sentir-se bem, elevar a auto-estima das pessoas é coisa séria. Dentro deste contexto é que se encontra o cabeleireiro, aquele que cuida e trata os cabelos. É de sua responsabilidade a execução de penteados, cortes, coloração, descoloração, ondulação, alisamento e vários outros tratamentos, utilizando-se de técnicas, equipamentos e produtos de forma adequada. Tudo de acordo com as tendências da moda, mas, principalmente, com respeito ao gosto e estilo da pessoa.

MERCADO

O mercado de trabalho dos cabeleireiros é exclusivamente do setor privado e é bastante competitivo, por depender da qualidade de seus serviços, visando atrair mais clientes. Uma área que cresce bastante é a dos salões de beleza, que agregam vários serviços estéticos em um só lugar. Assim, o cliente acaba conhecendo mais de seus serviços e tornam-se clientes cativos do salão, pois, se for bem gerenciado e administrado, terá tudo o que ele precisa na área estética. Além disso, é uma opção segura de remuneração, ao passo que o autônomo depende exclusivamente da alta freqüência para conseguir o lucro, mesmo em períodos de diminuição da demanda. Com a forte tendência pelos cabelos lisos hoje em dia, os cabeleireiros que mais se especializam

nesta técnica que inclui alisamento, hidratação e relaxamento, através de cursos e workshops, acabam se destacando mais e sendo melhor remunerados pelo serviço. Assim, o cabeleireiro deve sempre se manter informado das novas tendências, visando se especializar no que está em alta na moda, para que seja mais procurado e cobiçado pelos clientes. Assim, a medida em que trazem mais inovações técnicas de tratamento dos cabelos, conquistam mais facilmente seu lugar no mercado de trabalho.

LOCALIZAÇÃO

O local deve oferecer infra-estrutura adequada e condições que propiciem o desenvolvimento da escola. É fundamental avaliar a facilidade do acesso considerando o perfil dos clientes potenciais. São recomendados centros de comércio, salas ou lojas de edifícios comerciais ou casas em ruas movimentadas ou mais paradas. As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local

(2)

junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de sua escola. Na Prefeitura de Vitória o PDU é fornecido a partir de consulta no site.

ESTRUTURA

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 120m². O espaço deve oferecer instalações elétricas e hidráulicas em boas condições, com um ambiente bem iluminado, paredes e pisos claros e laváveis. É imprescindível transmitir a impressão de limpeza. O espaço deve ser dividido entre recepção/secretaria, sala de aula teórica, um salão para aula prática e uma sala para o gerenciamento.

EQUIPAMENTOS

Os equipamentos básicos são:

-Cadeiras e bancadas com espelhos; -Lavatórios, secadores;

- Equipamentos para manicura, podólogo, conjuntos para maquiagem, depilação e estética; mesas e cadeiras para manicura; equipamentos de hidratação; estufas para esterilização, etc.

- Também são necessários alguns móveis de escritório tais como: mesa, cadeira, calculadora, computador (controle e banco de dados dos clientes), materiais de escritório, telefone e fax, entre outros.

- Mobiliário e equipamentos para as salas de aula (carteiras, mesas, Aparelhos de DVD, televisores, etc.);

INVESTIMENTOS

O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento e do quantitativo de que dispõe o investidor. Considerando uma escola de pequeno porte, montada numa área de 90m², com aulas práticas (sem sala com cadeiras para estudantes), será necessário um investimento de R$60mil aproximadamente. Obs.: os valores apresentados são indicativos e servem de base para o empresário decidir se vale ou não a pena aprofundar a análise de investimento.

Investindo em INFORMATIZAÇÃO

Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Além de facilitar os processos, garantem a segurança na tomada de decisões, melhora a produtividade e diminui os gastos. Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de conteúdo para websites, até os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.). Existem no mercado atualmente, três grandes grupos de softwares: SGE Sistema de Gestão Empresarial; SGC Sistema de Gerenciamento de Clientes e Básicos. Eles podem ser encontrados nas empresas especializadas ou na Internet, através dos sistemas disponibilizados nas Provedoras de Serviços de Software (ASP -application service provider).

PESSOAL

A mão de obra básica de uma escola formação de profissionais da beleza consiste em: cabeleireiros aptos para ensinar, manicura experiente e com conhecimentos em didática de ensino, um especialista em depilação, um esteticista, um auxiliar administrativo e o gestor geral.

Esses profissionais que vão atuar como professores podem ser contratados por hora/aula e de acordo com a demanda. No quadro fixo três pessoas são suficientes para o planejamento e organização e venda dos cursos.

(3)

Os cursos: no portifólio de cursos da escola devem estar contemplados cursos de tratamento capilar, uso adequado dos produtos, penteado, corte, assepsia e esterilização, manicura, pedicura, depilação, massagem corporal, entre outros. Qualidades pessoais que a profissão requer: senso estético, habilidade manual, capacidade de concentração, atenção a detalhes, cortesia e resistência física para trabalhar em pé. Há duas grandes contra-indicações à profissão: predisposição para varizes e alergias ou doenças da pele.

Campo de trabalho: o profissional depois de formado e apto ao desenvolvimento da atividade pode atuar como autônomo atendendo em domicílio, como empregado em salões de beleza, como empresário abrindo seu próprio salão e em parcerias com organizadores de desfiles e eventos de moda e de teatro.

Material Didático: deverá ser fornecido ao aluno como material de apoio uma apostila para uso nas aulas teóricas e um kit básico de trabalho para ser usado nas aulas práticas. O custo do material didático deve ser considerado na formação do preço de venda do curso.

Passo a passo:

-Elaborar os programas dos cursos com seus devidos conteúdos;

- Com base nos programas calcular o custo e o preço de venda de cada um deles; -Contratar o professor;

- Divulgar e realizar as inscrições dos alunos (na formação da turma deve tomar o cuidado para fazer uma turma homogênea, ou seja, se você colocar numa mesma turma um profissional experiente e um iniciante que está fazendo o curso para cuidar de si mesmo, certamente terá problemas);

- Preparar as apostilhas, material didático que serão usados nas aulas práticas; - Fase de execução do curso.

Algumas dicas para o sucesso do empreendimento:

- Estar atento com o mercado, participando de Feiras do setor;

- Adquirir equipamentos e materiais modernos, capazes de produzir e proporcionar aos alunos a satisfação com alta qualidade e baixos custos operacionais, tornando seu empreendimento competitivo no mercado;

- Manter o padrão de qualidade dos serviços oferecidos como exemplo a capacitação constante de seus funcionários;

- Observar os aspectos legais que envolvem o empreendimento, tais como registros e inscrições nos órgãos públicos pertinentes;

- Preparar-se para a condução do negócio através do desenvolvimento de suas habilidades gerenciais e da formação dos seus funcionários.

Dica: o Serviço Brasileiro de Resposta técnica – SBRT é um conjunto de instituições que trabalha com o objetivo de orientar tecnicamente os processos produtivos de produtos. Apresenta soluções de problemas tecnológicos de baixa complexidade, em áreas específicas, mediante o fornecimento de resposta técnica personalizada, elaborada sob medida e gratuita. Vale à pena conferir: http://sbrt.ibict.br/.

.

(4)

DIVULGAÇÃO

Trazer os clientes até a sua empresa não é uma tarefa fácil, por isso, você deve traçar um plano para divulgar a escola de profissionais da beleza e a marca de forma atraente e que desperte curiosidade nas pessoas. Marketing é a técnica de criar, desenvolver e fixar a imagem de uma empresa junto a seus consumidores. Ele começa na escolha do nome da empresa e vai até as campanhas publicitárias, passando pela decoração da loja e pela definição da melhor forma de atendimento ao público.

Componentes do marketing:

- Nome – deve ser de fácil pronuncia e memorização. Estar associado ao nome do empreendedor pode ser um bom negócio, pois personaliza e aproxima o seu relacionamento com os clientes;

- Logomarca e Slogan – a logomarca é a apresentação visual do nome da sua empresa e deve promover uma associação imediata com o estabelecimento. O slogan é o recado chamativo que acompanha a marca.

- O estabelecimento – a fachada deve ser atraente aos olhos de quem passa por ali, Para que entrem apenas pelo que viu do lado de fora. Ao entrar é bom que não se decepcione. Por isso capriche na decoração e arranjo interno.

- A divulgação – está presente em três fases distintas: a primeira é a inauguração – a campanha publicitária de lançamento da sua empresa pode ser feita através de distribuição de folder, convites por mala direta, out-door, espaços publicitários em rádio, tv, revistas e jornais e é bom que esteja associada a uma promoção ou coquetel de lançamento. A segunda é a divulgação permanente – feita dia a dia, através do serviço prestado e da qualidade do serviço prestado. É a que mantém os clientes assíduos. A terceira é a específica - direcionada para aqueles momentos especiais – participação em eventos do setor.

DIVERSIFICAÇÃO

O empreendedor poderá destacar-se da concorrência mantendo prestação de serviços diferenciados: Em dia com as novidades - O mercado é bastante exigente quanto aos aspectos profissionais. Daí, a necessidade do empreendedor estar sempre buscando atualizar-se, seja no conhecimento de novas tecnologias ou de novas tendências. Por este motivo e, principalmente, em épocas recessivas, os profissionais da área devem utilizar sua criatividade e motivação para manter um público constante aos seus serviços.

O uso da informática - Atualmente, a "informática" invade os estabelecimentos comerciais e de serviços orientando o desempenho das atividades dos profissionais da área estética principalmente. Há programas específicos que cliente pode visualizar como ficará com determinado corte, tintura ou penteado antes mesmo de executá-los. Computadores também auxiliam no gerenciamento de estoque de produtos, folha de pagamento, cadastro de alunos, matrícula e rematrículas, etc. No cadastro dos alunos o empreendedor pode manter todas as informações específicas da atuação de cada um: último curso que participou e quais que tem interesse em participar.

NOTÍCIAS

A polêmica do uso indiscriminado do formol nos tratamentos de beleza

Uma pesquisa da empresa Insider, realizada em Janeiro de 2010, revelou que 52% dos salões de beleza de São Paulo e Rio de Janeiro oferecem o alisamento com formol, sendo o sexto tipo mais ofertado.

(5)

“Os cabeleireiros têm uma responsabilidade muito grande de coibir o uso do formol, por meio da conscientização e da informação para as suas clientes. É com a ajuda deles que conseguiremos fazê-las encontrar outras fórmulas para resolver problemas que ocupam a cabeça de grande parte das mulheres brasileiras”, diz João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC.

Porque não usar formol

O uso desta substância é permitido somente nas concentrações determinadas pela ANVISA. A Lei nº 6.437/77 diz que adicionar substâncias a qualquer produto após sua fabricação é adulteração, constituindo infração sanitária. A Lei 9.677/98 considera essa infração como sendo crime hediondo. Há também a Resolução RDC 36, de 17 de junho de 2009, pela qual a ANVISA proíbe o uso do formol em produtos capilares com o objetivo de alisamento. Mas as piores consequências não são as judiciárias e sim de saúde. Quem usa formol coloca em risco não só a própria vida, mas a dos clientes e a de todos os outros presentes no ambiente. A utilização do formol como alisante capilar não é permitido pela ANVISA, pois esse desvio de uso pode causar sérios danos ao usuário do produto e ao profissional que o aplica. Para saber mais, acesse o material disponível na página da ANVISA sobre Formol e Alisantes (http://www.anvisa.gov.br/).

A Cadiveu Brasil, regularmente associada à ABIHPEC, se comprometeu a participar do processo de auditoria necessário para maiores benefícios destes incentivos ao comércio internacional, o que mostra seu interesse e disposição em comprovar seu cumprimento às regras da ANVISA, como é padrão para as companhias brasileiras e multinacionais que comercializam seus produtos no Brasil.

Fonte: Cabeleireiros.com CURSOS E TREINAMENTOS

Cursos: Técnicas de Vendas; Marketing: Uma Estratégia de Vendas; Gerência de Equipes de Vendas; Gerência de Rotinas e Procedimentos em Vendas;

Atendimento ao Cliente; Como Vender mais e Melhor; Iniciando um Pequeno Grande Negócio; Empretec; Administração Básica para Pequenas Empresas; entre outros.

Palestras Gerenciais : Atendimento a Clientes; Comece Certo – Planejamento e Análise; Determinação do Capital de Giro; Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência; Promoção de vendas; Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda; A Empresa e os Novos Tempos; Qualidade no relacionamento ao cliente; Como Conquistar e Manter Clientes.

A programação anual pode ser consultada no site: http://www.sebraees.com.br/ no link Cursos e Palestras.

SEBRAE/ES

Av. Jerônimo Monteiro, 935, Ed. Sebrae – Centro, Vitória/ES CEP: 29010-003

Canal de Relacionamento: 0800 570 0800

EVENTOS

Professional Fair 2010 – Feira Profissional de Beleza em Belo Horizonte http://www.professionalfeir.com.br/

(6)

Feira da Beleza – Tocantins http://www.feiradabeleza-to.com.br/

Feira Estética & Beleza

http://www.feiradeesteticaebeleza.com.br/

Hair Brasil - 6ª Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética http://www.hairbrasil.com hairbrasil@hairbrasil.com.br

Cosmoprof Cosmetica - Feira Internacional da Beleza Local: Anhembi - SP http://www.febrafar.com.br/index.php?cat_id=9

Feira Beauty Fair - Feira Latino-Americana de Cosméticos e Beleza http://www.beautyfair.com.br

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA

Cartilha do Fornecedor Capixaba - é um documento que dá as diretrizes legais (direitos de deveres) que norteiam a relação cliente x fornecedor. Está disponível para consulta na Biblioteca do SEBRAE/ES ou no site:

http://www.procon.es.gov.br/download/Cartilha_Fornecedor_Capixasba.pdf

Essa atividade exige o conhecimento de algumas leis:

- Simples Federal: para enquadrar essa atividade no SIMPLES

Verifique junto com seu contador se ela está de acordo com a definição de

microempresa ou de empresa de pequeno porte, bem como se não está inclusa em qualquer das vedações prevista na Lei Complementar nº 123/2006 (Lei do Simples Nacional).

- Lei nº. 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) – Alterada pela Lei nº 8.656/1993, Lei nº 8.703/1993, Lei nº 8.884/1994, Lei nº 9.008/1995, Lei nº 9.298/1996, Lei nº 9.870/1999, Lei nº 11.785/2008, Lei nº 11.800/2008, Lei nº 11.989/2009 e Lei nº 12.039/2009.

- Lei nº. 6.080/2003 – Código de Posturas e Atividades Urbanas do Município de Vitória. Regulamentada pelo Decreto nº 11.975/04. Ref.Proc. 5766168/03. Lei nº 6412-05-acrescenta inciso IX ao § 2º.Alterada pelas Leis nºs 6679/06 e 6680/06. Acrescentado inciso IX ao § 2º do Art. 99, pela Lei nº 7.063/07. Regulamentado inciso III do Art. 194, pelo Decreto nº 13.853/08. Acrescentado artigos pela Lei nº 7598/08. Acrescentado § 3º no Art. 43, pela Lei nº 7.768/09 - § 3º. Na fixação de nomes de bens públicos municipais deverá ser reservado um percentual de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, para o gênero feminino.”(NR) - Alterada Redação do § 1] do Art. 19 pela Lei nº 7.775/09. Acrescentado Parágrafo único ao Art. 27, pela Lei nº 7.842/09. Alterado o Parágrafo único do Art. 145 pela Lei 7802. Nova redação ao Art. 123 pela Lei nº 8.005/10.

- Lei Federal nº. 6.360/76. Dispõe sobre a vigilância a que ficam sujeitos os cosméticos. Alterada pela Lei nº 6.480/1977, Lei nº 9.782/1999, Lei nº 9.787/1999, Lei nº 10.669/2003, Lei nº 10.742/2003 e Medida Provisória nº 2.190-34/2001.

- Lei 6.705/2006 – Aprovou o PDU do Município de Vitória. Regulamentada pelo Decreto nº 13.076/06 - Alterado Art. 302 pela Lei nº 6.946/07 - Alterado o Art. 155

(7)

pela Lei nº 7.216/07 - Alterado Parágrafo único do Art. 156 e OBS. do Anexo 9 pela Lei nº 7.669/09 - Alterado Limite ZPA2 e ZPA3 - Anexo 2 pelo Decreto nº 14.230/09 - Alterado Item 03 das OBS. do Anexo 9.24 pela Lei nº 7.739/09 - Alterado Art. 46 pela Lei nº 7.750/09 Alterado limites Zeis 1/15 e ZPA 2 pelo Decreto nº 14.757/10 -Alterado limites ZEIS 3/08 e ZPA 2 pelo Decreto nº 14.756/10.

- Decreto Estadual 1.277-N/79. Aprova as Normas Técnicas Regulamentadoras do Código Estadual de Saúde. Mais precisamente, os itens 41.1 a 41.5 das normas referentes aos Institutos e Salões de Beleza, Cabeleireiros, Barbearias, Casas de Banhos, Saunas, Casas de Massagens e Estabelecimentos Congêneres, constantes da NTS 004.0 (Normas para Construções e Instalações nos Estabelecimentos de Trabalho).

- Lei Municipal 4.424/1997 – Código Sanitário do Município de Vitória. Regulamentado o art. 75 pelo Decreto 10462/99. SAÚDE. Lei 5273/01, Promulgada pela CMV, rejeitando veto, acrescentando alínea Y ao Art. 12 desta Lei. Alterada pela Lei nº 5308/01-Promulgada pela CMV.

REGISTRO ESPECIAL

Para registrar sua empresa, o empreendedor deverá contratar um contador, que fará todos os registros nos órgãos competentes.

No Espirito Santo, está em funcionamento o REGIN – Registro Mercantil – que é um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas como Junta Comercial, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim (as demais ainda estão em processo de implantação). Esse sistema visa à desburocratização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas e agiliza o processo de registro das empresas. Para mais informações sugerimos acessar o site da Junta Comercial do ES.

Para legalizar a empresa é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições:

- Você deve procurar a prefeitura da cidade onde pretende montar a sua escola para fazer a consulta de local;

- Registro na Junta Comercial do Estado do Espírito Santo; - Registro na Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Registro na Prefeitura para obter o alvará de funcionamento;

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”.

-Corpo de Bombeiros Militar. - Liberação da Vigilância Sanitária

ENTIDADES

SINDIBEL – Sindicato dos Salões de Beleza

Pç. Presidente Getúlio Vargas, Nº 35 Edifício Justar, sala 722, Centro, Vitória/ES CEP: 29018-900 Tel.: (27) 3233-0096 E-mail: sindibel.sindibel@bol.com.br

(8)

Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Estado de São Paulo

Rua Sete de Abril, 252 – 1º. Andar, sala 11 e 12 São Paulo/SP CEP: 01044-000 Tel.: (11) 3258-2508 / 3231-4492

http://www.sindibeleza.com.br

ABC - Associação Brasileira de Cosmetologia

Rua Ana Catharina Randi, 25 - Jardim Petrópolis. São Paulo/SP CEP: 04637-130 Tel.: (11) 5044-5466 / 5044-5528 E-mail: abc@abc-cosmetologia.org.br

http://www.abc-cosmetologia.org.br

ABCFARMA - Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico

Rua Santa Isabel, 160 5º andar Vila Buarque. São Paulo/SP CEP: 01221-010 Tel.: (11) 223-8677 / Fax: (11) 3331-2088 E-mail: info@abcfarma.org.br

http://www.abcfarma.org.br

ADIPEC – Associação dos Distribuidores e Importadores de Perfumes, Cosméticos e Similares

Rua Tabapuã, 649 – Cj.74. São Paulo/SP CEP: 04533-012 Tel.: (11) 3168-4518 http://www.adipec.com.br

ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos

Av. Paulista, 1.313 – 10º andar – Conj. 1.080 – Bela Vista. São Paulo/SP Cep: 01311-923 Tel.: (11) 3372-9899 / 3266-5387

http://www.abihpec.org.br

APIBSPI - Associação dos Profissionais dos Institutos de Beleza de São Paulo e Interior Av. Liberdade, 834 - 3º andar. Liberdade - São Paulo/SP CEP: 01502-001 Tel.: (11) 3208-1787 e 3277-1659 / Fax: (11) 3277-0432 E-mails: apibsp@ig.com.br e apibsp@hotmail.com http://www.apibsp.com.br

FORNECEDORES E FABRICANTES

O SEBRAE/ES se isenta de responsabilidades quanto à forma da atuação das empresas no mercado

Cosméticos e produtos de beleza

MAB Importadora e Distribuidora de Cosméticos e Equip. Estética

Rua dos Otonis, 738 - Vila Clementino. São Paulo/SP CEP: 04025-002 Tel.: (11) 5573-1180 / Fax: (11) 5571-7078 http://www.depileve.com.br

Felithi Cosméticos

(9)

http://www.evenways.com.br

L´Oreal Brasil

Caixa Postal 1699 - Rio de Janeiro/RJ CEP: 20010-974 SAC: 0800-701-7237 E-mail: contato@br.loreal.com http://www.loreal.com.br

Nasha Cosméticos Internacional Ltda.

Rua Francisco D´Amico, 195 – Jd. Santo Onofre. Taboão da Serra/SP CEP: 06785-290 SAC: 0800-117707 E-mail: nasha@nasha.com.br http://www.nasha.com.br

Niasi

Caixa Postal 79. Taboão da Serra/SP CEP: 06751-970 SAC: 0800 11 11 45 E-mail: sac@niasi.com.br. http://www.niasi.com.br

(10)

Skiner

Rua Loefgreen, 77 – Villa Clementino. São Paulo/SP CEP: 04.040-030 Tel.: (11) 5572-8592 / 0077 http://www.skiner.com.br Vanex Distribuidora Ltda.

Rua Domingos Fernandes Maia, 550 – Bairro Alto. Curitiba/PR CEP: 82820-430 Tel.: (41) 367-8933 / 6475 E-mail: kadusbrasil@kadus.com.br

http://www.kadus.com.br

Vita Derm

Rua Luis Gatti, 261 – Lapa. São Paulo/SP CEP: 05038-150 SAC: 0800-179292 Tel.: (11) 3871-6338 http://vitaderm.com.br

Wella Brasil

SAC: 0800 701 92 76 http://www.wella.com.br Produtos e móveis para salão de beleza

Cadeiras Gennaro Ferrante

Rua Independência, 661 – Cambuci. São Paulo/SP CEP: 01524-001 E-mail: vendas@ferrante.com.br Tel.: 0800 11 7815 http://www.ferrante.com.br

Casa Alpino

Trav. Renato Pedrosa, 48 Centro - Nova Iguaçu/RJ Tel.: (21) 2768-1794 / 2667-3828 http://www.casaalpino.hpg.ig.com.br

Belshop Móveis para Salão

Rua Barreiros, 699, Ramos. Rio de Janeiro/RJ CEP: 21031-751 Tel.: (21) 2290-3108 / Fax: (21) 2270-8311 http://www.belshop.com.br

Centro Avançado de Estética Payot Rio de Janeiro

Local: Rua Fernando Osório, 15, Flamengo. Rio de Janeiro/RJ Tel.: (21) 2553-7248 E-mail: caerj@payot.com.br http://www.payot.com.br

Oportunidades de negócios é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Cabeleireiro. Acessado em 12.11.10 em http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/cabeleireiro

Cabeleireiros.com. A polêmica do uso indiscriminado do formol nos tratamentos de beleza. Divulgado em 12/11/2010, acesso em http://cabeleireiros.com/noticias/uso-indiscriminado-do-formol-nos-tratamentos-de-beleza

ÁREA RESPONSÁVEL E DATA DE ATUALIZAÇÃO UAI - Unidade de Atendimento Individual – SEBRAE/ES

(11)

Data da última atualização: Novembro de 2010.

Referências

Documentos relacionados

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

A opinião dos alunos que frequentam o PA sobre a implementação do Programa de Correção de Fluxo Escolar é de extrema importância, visto serem eles os protagonistas

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são