• Nenhum resultado encontrado

MOSTRA ARTÍSTICA MULTICAMPI IFTM 2012: UMA EXPERIÊNCIA INTERARTÍSTICA EM EXTENSÃO. Comunicação Relato de Experiência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOSTRA ARTÍSTICA MULTICAMPI IFTM 2012: UMA EXPERIÊNCIA INTERARTÍSTICA EM EXTENSÃO. Comunicação Relato de Experiência"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MOSTRA ARTÍSTICA MULTICAMPI IFTM 2012: UMA EXPERIÊNCIA INTERARTÍSTICA EM EXTENSÃO.

Márcia Maria de Sousa marciasousa@iftm.edu.br Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia Comunicação – Relato de Experiência

RESUMO

A Mostra Artística Multicampi IFTM consistiu num projeto de extensão que desenvolveu produções artísticas por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão e da interação de interfaces estéticas e poéticas entre as diferentes linguagens artísticas trabalhadas em cada campus do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Objetivando apresentar as contribuições das artes na formação dos alunos e na ampliação de repertórios culturais significativos, a Mostra teve como fundamento a conexão entre o fazer artístico, a apreciação estética e a contextualização sócio-histórica, oportunizando um processo ensino-aprendizagem em que a teoria dialoga com a prática. Desenvolvida de agosto a novembro de 2012 por professores de Arte, alunos e técnico-administrativos dos campi IFTM: Ituiutaba, Paracatu, Uberaba e Uberlândia, a Mostra contou com a participação de professores de outras áreas de conhecimento e com a Assessoria de Comunicação Social da Reitoria - IFTM. As trocas de experiências entre as pesquisas e práticas artísticas produzidas em cada campus, foram socializadas por meio da circulação de apresentações artísticas por todos os campi do IFTM, incluindo o Campus Avançado Patrocínio e o Campus Avançado Uberlândia. A culminância da Mostra aconteceu num evento realizado em novembro de 2012 no auditório do Campus EAD - IFTM, na Univerdecidade, em Uberaba. Concluímos que a Mostra possibilitou o trabalho com a Arte na perspectiva da mediação cultural e da reflexão crítica, promovendo o respeito e a valorização da diversidade artística e cultural, tanto no espaço educativo como na comunidade.

INTRODUÇÃO

O Projeto de Extensão Mostra Artística Multicampi IFTM surgiu da necessidade, percebida pelos professores de Arte do IFTM, de ampliar os espaços da Arte e consolidar esta área de conhecimento nos campus deste Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Aprovado pelo Edital 02/2012 do Programa de Apoio a Projetos de Extensão do IFTM, este projeto teve como finalidade apresentar as contribuições significativas das artes na formação dos alunos, por meio da interação artística e da construção de interfaces estéticas e poéticas entre as diferentes linguagens trabalhadas em cada campus. É sabido que as trocas de experiências entre as pesquisas e práticas artísticas possibilitam o trabalho com a Arte na perspectiva da mediação cultural, de modo a promover o respeito e a valorização da

(2)

diversidade tanto no espaço educativo como na sociedade, fortalecendo a integração entre a escola e a comunidade (BARBOSA e COUTINHO, 2009).

Alinhada ao Projeto Político Pedagógico do IFTM, a Mostra Artística Multicampi IFTM – buscou ampliar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, oportunizando um processo ensino-aprendizagem em que a teoria dialoga com a prática, bem como, ofertar aos servidores e comunidade externa apresentações em diversas linguagens artísticas para o enriquecimento de seus repertórios culturais.

Para tanto, contou em sua equipe com a participação de 4 professores de Arte, 1 professor colaborador e 2 técnico-administrativos que, de agosto a novembro de 2012, participaram ativamente do planejamento e execução de ações arte-educativas que tiveram como intuito a criação de produções artísticas conforme a formação acadêmica dos docentes e experiência dos 29 bolsistas envolvidos.

Desse modo, objetivou-se com a Mostra Artística Multicampi IFTM fomentar a produção artística e a troca de experiências, dando visibilidade às práticas desenvolvidas pelos professores de Arte dos campi IFTM junto às comunidades interna e externa.

DESENVOLVIMENTO

Fundamentada na articulação entre o fazer artístico, a apreciação estética e a contextualização sócio-histórica (BARBOSA, 1998), a metodologia de execução da Mostra Artística Multicampi IFTM consistiu em momentos concomitantes de pesquisa, estudo, preparação teórico-conceitual e aprofundamento de práticas artísticas e culturais em oficinas, ensaios e práticas em atelier.

Tendo essas ações como base, foram elaboradas e desenvolvidas criações e produções artísticas em diferentes linguagens – Música, Teatro, Dança, Artes Visuais e Audiovisual – incluindo produções de espetáculos englobando interfaces entre duas ou mais linguagens, conforme o perfil artístico-cultural dos bolsistas e voluntários, a especificidade da formação acadêmica e dos conhecimentos artísticos dos respectivos professores de Arte dos campi IFTM.

Cada campus do IFTM procedeu à divulgação de edital e seleção de bolsistas conforme o número de bolsas disponíveis e a singularidade das produções locais. Desse modo, o Campus Uberlândia participou do Projeto com 3 bolsistas do Ensino Superior e 10 bolsistas no Ensino Médio Integrado; o Campus Uberaba com 2 bolsistas do Ensino Superior (disponibilizados para o setor de Comunicação Social da Reitoria IFTM); o Campus Ituiutaba com 5 bolsistas

(3)

do Ensino Médio Integrado e o Campus Paracatu com 9 bolsistas do Ensino Médio Integrado, sendo que todas as produções contaram com a participação de alunos voluntários e bolsistas de outros projetos de extensão que complementaram o número de artistas necessários para as produções realizadas.

Durante os ensaios, oficinas e práticas em atelier, em todos os campi participantes, foram percebidas demandas por materiais e equipamentos que foram sanadas por meio de parcerias com a comunidade externa, doações, divisão de despesas entre os bolsistas e coordenadores ou colaboração da direção do Campus conforme sua disponibilidade orçamentária.

Os trabalhos artísticos produzidos, além das apresentações locais na cidade de origem, participaram de um circuito que aconteceu durante a semana de 26 a 29 de novembro de 2012 com a circulação dos trabalhos por todos os campi do IFTM: Ituiutaba, Paracatu, Uberaba, Uberlândia, Avançado Uberlândia e Avançado Patrocínio. Desse modo, durante esta semana, todos os campi receberam a apresentação artística de um Campus e se apresentaram em outro Campus do IFTM. O encerramento do projeto aconteceu dia 30 de novembro de 2012 no Auditório do Campus EAD - IFTM, na Univerdecidade, em Uberaba, com a Mostra coletiva de todos os trabalhos realizados.

Cabe, no entanto, destacar a singularidade dos processos de criação e da participação de cada Campus IFTM na realização da Mostra. O Campus Uberlândia desenvolveu produções em duas linguagens artísticas, a saber, Música e Artes Visuais, ambas sob a coordenação da Professora Márcia Maria de Sousa. As atividades em Música contemplaram a formação de três grupos musicais em estilos diferenciados: um de Rock, outro de Música Sertaneja e outro grupo de música instrumental composto por instrumentos de sopro (Grupo de Metais) como saxofone, trombone e trompete. Os bolsistas e voluntários que formaram os três grupos musicais do Campus Uberlândia procederam à pesquisa de repertório compatível com a experiência, a capacidade instrumental de cada músico, os instrumentos, equipamentos de som e instalações disponíveis no Campus, canalizando essas ações para a produção de apresentações no estilo musical escolhido. Importante ressaltar que a pesquisa de repertório do Grupo de Metais foi realizada após contatos com o Maestro da Banda Municipal de Uberlândia e com professores do Conservatório Estadual de Música de Uberlândia em busca de partituras compatíveis com os instrumentos formadores do grupo. Os espetáculos musicais Isto tudo é Rock and Roll (Grupo de Rock) e Do caipira ao Sertanejo Universitário (Grupo de Música Sertaneja) contaram também com projeções de imagens que compuseram o cenário e a iluminação das apresentações realizadas por esses dois grupos na visita ao Campus Paracatu em 26 de novembro, no encerramento da Mostra em Uberaba em 30 de novembro e na Feira

(4)

do Conhecimento do Campus Uberlândia no dia 08 de dezembro de 2012. Já O Grupo de Metais realizou duas apresentações com repertório instrumental/popular: uma durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Avançado Uberlândia no dia 16 de outubro e outra na Feira do Conhecimento do Campus Uberlândia no dia 08 de dezembro.

Quanto ao trabalho em Artes Visuais, o mesmo consistiu numa pesquisa de imagens que teve a paisagem do Cerrado como mote para experimentações visuais em fotografia digital e pintura em painéis de tecido cuja exposição intitulada Paisagens Reinventadas: Cerrado/Cidade foi exposta no Campus Paracatu em 26 de novembro (FIGURA 1) e no encerramento da Mostra em Uberaba em 30 de novembro.

FIGURA 1 – Exposição de Artes Visuais Paisagens Reinventadas: Cerrado/Cidade do Campus Uberlândia no Campus Paracatu – 26/11/2012.

O Campus Uberaba participou do projeto com duas produções em teatro intituladas Casa Grande e Senzala – adaptação de um espetáculo musical realizado em 2010 em comemoração o dia da Consciência Negra – e O Último Dia – que trata de questões filosóficas sobre o possível fim do mundo. As duas peças, em formato de musical, foram escritas e produzidas pelos próprios alunos e bolsistas que fazem parte do Programa Institucional de Extensão Arte Educação do Campus Uberaba, sob a coordenação do Professor Aldo Pedrosa. As peças, que contaram com o apoio da Banda do Grupo ContosEnCantos e tiveram direção de Danielle Maia, começaram a ser preparadas em agosto pelas duas turmas das Oficinas de Iniciação Teatral do Campus Uberaba e foram apresentadas na visita ao Campus Ituiutaba em 27 de novembro e no encerramento da Mostra em Uberaba em 30 de novembro (FIGURA 2).

(5)

FIGURA 2 – Apresentação da peça Casa Grande e Senzala do Campus Uberaba no evento de encerramento da Mostra Artística Multicampi - Auditório do Campus EAD do IFTM, Univerdecidade, Uberaba – 30/11/2012.

Já os dois bolsistas do Campus Uberaba, disponibilizados ao setor de Comunicação Social da Reitoria - IFTM, iniciaram seus trabalhos em setembro de 2012 sob a orientação do servidor Lucas Arantes Pereira e do Professor Aldo Luís Pedrosa da Silva. Os mesmos desenvolveram os materiais gráficos e virtuais de divulgação da Mostra Multicampi, bem como deram suporte na organização e viabilização das viagens e da produção da Mostra em Uberaba. O Campus Ituiutaba produziu duas peças teatrais sob a coordenação da Professora Michele Soares e participação do Professor Eduardo José Borges: Negrinha – construída a partir da adaptação do conto de Monteiro Lobato que trata da legitimação da diversidade, do respeito as diferenças e do repúdio ao preconceito sob qualquer aspecto – e Para viver um grande amor - Ode à Vinícius de Moraes – peça que trata de histórias de amor e encantamento, propondo um entendimento sensorial dos poemas e canções de Vinícius de Moraes. Além de apresentações no Campus e na cidade de Ituiutaba, Negrinha foi apresentada no Campus Avançado Patrocínio em 28 de novembro e no Campus Avançado Uberlândia em 29 de novembro (FIGURA 3), e Para viver um grande amor no encerramento da Mostra em Uberaba dia 30 de novembro.

(6)

FIGURA 3 – Apresentação da peça Negrinha do Campus Ituiutaba no Campus Avançado Uberlândia – 29/11/2012.

O Campus Paracatu, sob a coordenação da Professora Maria do Socorro de Melo Martins, montou um grupo teatral intitulado pelos próprios alunos de “Legitimo Encanto”. Este grupo produziu a peça teatral infanto-juvenil A Grande Poção Mágica – que conta a história de uma bruxa adolescente aprendiz de coisas boas e ruins da vida. A estreia da peça aconteceu no Anfiteatro do Campus Paracatu e a mesma foi apresentada também no Anfiteatro do Campus Uberlândia em 29 de novembro(FIGURA 4) e no encerramento da Mostra em Uberaba dia 30 de Novembro.

FIGURA 4 – Apresentação da peça A Grande Poção Mágica do Campus Paracatu no Campus Uberlândia – 29/11/2012.

As apresentações das produções de cada Campus em suas cidades e espaços educativos possibilitaram o contato com a comunidade interna e externa de cada campus, projetando o IFTM de modo significativo nos cenários artísticos e culturais locais.

(7)

Por meio da Mostra Artística Multicampi IFTM, os alunos extensionistas tiveram a oportunidade de participar de todas as etapas da produção artística, vivenciando desde o momento de pesquisa e estudo, à criação, bem como o envolvimento direto nas apresentações dos trabalhos.

Essas etapas do trabalho exigiram dos alunos leitura, estudo e diferentes práticas, tanto nos papéis de artistas e/ou técnicos dos exercícios artísticos, como nos papéis de produtores culturais, curadores e montadores de exposições, sonoplastas, iluminadores, debatedores, na projeção de vídeos/imagens que integraram as criações, e também no registro fotográfico e audiovisual dos processos criativos e das apresentações realizadas.

Em relação às comunidades internas e externas, foi possível observar a ampliação da função social e pedagógica da Arte, como linguagem que desempenha papel essencial na formação do indivíduo, no estabelecimento de relações sociais e na preservação ou transformação da ordem vigente, numa ação integradora da diversidade cultural e de valorização da produção artística do IFTM. Seja propiciando uma compreensão mais profunda das relações, das questões históricas e do sentimento de estruturação interior ou favorecendo a construção de espaços de reflexão, questionamento e expressão de opiniões.

No âmbito do Ensino Técnico e Tecnológico atual – que tem o trabalho como um princípio educativo integrador de todas as dimensões da prática social (CIAVATTA, 2005) – fomentar o universo das práticas artísticas contribui para que a formação profissional se desenvolva de forma integrada à formação geral.

Nessa perspectiva educativa, propor trabalhos que envolvam a Arte, em diferentes momentos o espaço educativo de formação profissional, corrobora com a formação de profissionais críticos que não apenas reproduzem informações, mas que são capazes de construir conhecimentos e de transformar a realidade em que vivem a partir da interação com outros sujeitos.

Promover ações artístico-culturais em instituições de ensino que tem como foco a formação profissional contribui para aprimorar o processo de formação para o trabalho por meio da ampliação do campo de visão sobre o mercado e a sociedade dos quais nossos alunos e servidores participam.

Desse modo, a Mostra Artística Multicampi IFTM contribuiu na formação cultural de alunos e servidores no sentido de instrumentalizá-los para a constituição de uma identidade cultural significativa, que corresponda a experiências e análises próprias, escapando da reprodução acrítica de produtos gerados no âmbito da indústria cultural (COSTA, 1998).

(8)

Percebe-se que, além das diferentes linguagens artísticas desenvolvidas em cada campus do IFTM, houve uma diversidade de temas e assuntos que foram abordados por meio da Arte. Este fato mostra que, tanto o trabalho com a especificidade de cada linguagem artística deve ser respeitado e fomentado como uma forma de resguardar a singularidade da formação na área de Arte, como existe a possibilidade de experiências que contemplem a interface entre diferentes linguagens, tudo isso desde que haja a preparação dos coordenadores e condições estruturais para a realização do trabalho artístico.

A diversidade acima mencionada, promovida pela interação e troca de experiências entre alunos, professores e comunidade externa, possibilitou problematizar o papel da arte na sociedade contemporânea, na cultura e na educação, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento da área Arte no IFTM e fornecendo repertório consistente para a formação de opiniões críticas, mas também sensíveis a respeito de diferentes formas de pensar o mundo, estimulando a formação de um público atento e crítico para as questões sociais bem como para a linguagem artística.

CONCLUSÃO

A Mostra Artística Multicampi IFTM cumpriu com os objetivos propostos obtendo êxito quanto à atuação e envolvimento efetivo de alunos, professores de Arte e demais servidores do IFTM nas produções artísticas, assim como na participação como público das apresentações locais realizadas e das apresentações recebidas durante o circuito multicampi. Pode-se dizer que a experiência foi positiva e extremamente significativa, pois muitos alunos e servidores, apesar de terem algum conhecimento artístico, eram iniciantes. A maioria deles nunca tinha participado do processo de produção de um espetáculo, se apresentado em um palco ou montado uma exposição. Esses alunos tiveram – nas oficinas de Iniciação Teatral, na formação dos grupos musicais e na experimentação plástico-visual – a oportunidade de aprofundar e, ao mesmo tempo, de ampliar seus conhecimentos artísticos, se sentirem criadores e produtores de Arte, mas também de terem suas produções apreciadas e reconhecidas, tanto pela comunidade interna, como pela comunidade externa.

Cada apresentação realizada durante o circuito multicampi contou com um público de em média 250 pessoas, entre alunos, comunidade escolar e comunidade externa, dependendo da capacidade do Anfiteatro ou espaço de apresentação disponível em cada Campus.

Alguns dos problemas ocorridos durante as ações arte educativas desenvolvidas mostraram-se como entraves que merecem atenção em futuros projetos, mas os mesmos foram resolvidos

(9)

por meio da troca de informações e diálogo constante entre os coordenadores do projeto em cada Campus. Assim, fica explícita a necessidade de maior atenção dos coordenadores de projetos de extensão na área artística e cultural quanto às questões técnicas envolvidas nas produções artísticas, como equipamentos de som, iluminação e de exposição de imagens que melhor se adequem aos anfiteatros e espaços de cada Campus. Por outro lado, o projeto possibilitou aquisições de alguns equipamentos permanentes importantes tanto para a continuidade dos trabalhos já realizados, como para o planejamento e desenvolvimento de futuras ações artístico-culturais nos campi IFTM.

Outro aspecto a ser revisto em futuros projetos é a dinâmica adotada na circulação das produções realizadas entre os campi. Na avaliação final dos coordenadores do projeto foi observado que concentrar as apresentações em uma semana, junto ao evento de encerramento, acabou por acarretar um desgaste nos participantes, uma vez que ao mesmo tempo em que o grupo de alunos e coordenadores se preparava para viajar, tinha que se preparar também para receber a apresentação de outro Campus.

Desse modo, fica a sugestão de que a circulação das produções artísticas entre os campi sejam realizadas durante um mês, sendo que cada Campus poderia receber a visita de um ou mais Campus em uma semana e viajar em outra semana, realizando as apresentações com melhor qualidade e sem comprometer as atividades acadêmicas.

Conclui-se enfim, que a Mostra Artística Multicampi IFTM viabilizou o trabalho com a Arte na perspectiva da mediação cultural, de modo a promover o respeito e a valorização da diversidade artística e cultural no espaço educativo. Além disso, proporcionou a integração entre a escola e a comunidade fortalecendo o Instituto Federal do Triângulo Mineiro como espaço educativo que promove formação integral e de qualidade.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, A. M. Tópicos Utópicos. Belo horizonte: C/Arte, 1998.

BARBOSA, A. M.; COUTINHO, R. G. (orgs.). Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2009, 346p.

CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.(orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p.83-102.

COSTA, C. Arte: resistências e rupturas: ensaios de arte pós-clássica. São Paulo: Moderna, 1998, 103p.

Referências

Documentos relacionados

O problema da autonomia nacional reaparece no artigo sobre Florestan Fernan- des e a “transição transada”. No qual acompanhamos a reflexão de Fernandes sobre a

Especificamente neste estudo, esta análise possibilitou identificar o quanto cada fator do suporte social e organizacional no trabalho (variável dependente) é

O vencedor será comunicado via e-mail e/ou telefone entre os dias 16 e 18 de setembro de 2019, para agendamento da gravação de um bloco do programa Galpão Crioulo, a ser realizado

Manifestação da Unidade: “Realmente não temos a Normativa Interna que deve tratar da ocupação das residências do Campus, mas a mesma foi sugerida por nós para

A partir dos índices propostos pela ONU para medir o Desenvolvimento Humano e as Desigualdades de Género, será realizada uma análise da evolução da situação dos Países Africanos

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre uma das ações desenvolvidas no projeto de pesquisa e extensão no Centro de Documentação e Memória

A brincadeira, a dança, o teatro, a música, as artes visuais, o faz de conta são linguagens sem palavras, são ações que permitem que a integração – mente, corpo, emoção

Contudo não se sabe se os insetos encontrados pelos entrevistados realmente são os vetores da doença, por isso, os moradores foram instruídos que os levassem para os postos de saúde