• Nenhum resultado encontrado

Módulo 4: Aonde ir. MÓDULO 4: Aonde Ir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo 4: Aonde ir. MÓDULO 4: Aonde Ir"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

MÓDULO 4:

Aonde Ir

(2)

Marcas Turísticas

A Catalunya é composta por nove marcas turísticas reunidas em agências de turismo e promovidas pelas mesmas

1. Costa Brava

A Costa Brava, principal destino de sol e praia da Catalunya, tem 220 quilômetros de litoral em que longas praias e enseadas cercadas de vegetação se escondem entre penhascos íngremes. Ela vai de Blanes a Portbou e abrange as comarcas de La Selva, Baix Empordà, Gironès, Pla de l’Estany e Alt Empordà.

A diversidade e a extensão da Costa Brava tornam sua oferta turística altamente variada, de modo que, além de sol e praia, ela oferece uma ampla gama de opções em diferentes segmentos, do turismo ativo ao cultural, passando por esportes aquáticos, gastronomia, golfe, saúde e bem-estar, convenções e negócios. Suas variadas opções de acomodações e serviços e sua infraestrutura permitem que o turismo prospere o ano todo na Costa Brava, atendendo às necessidades e expectativas de todos os tipos de visitante e proporcionando a eles uma experiência singular. Grandes balneários, como Roses, Empuriabrava, L’Estartit, Platja d’Aro e Lloret de Mar, são

caracterizados pela alta especialização em turismo.

Os esportes aquáticos são particularmente procurados na região, graças, em parte, à boa qualidade da água e às instalações existentes em quase duzentas praias e enseadas, sem mencionar os diversos portos. Em muitas dessas praias e instalações tremula a Bandeira Azul, uma certificação de gestão ambiental referente à proteção de recursos naturais. Algumas das praias da Costa Brava têm a

certificação Q de Qualidade e as certificações EMAS e ISO 14000. Esse trecho da costa catalã conta com 17 portos de lazer e dois portos comerciais, Palamós e Roses, que se tornaram a entrada marítima da Costa Brava e portos de escala de cruzeiros.

(3)

O interior está bem preservado, com típicas cidades medievais como Mollet de Peralada, Peralada, Castelló d’Empúries, Monells, Peratallada, Pals e Castell d’Aro. A gastronomia local ocupa um lugar de destaque na internacionalmente famosa cozinha catalã. Prova disso são os 14 restaurantes da área, alguns dos quais situados nos Pirineus de Girona, que totalizam 17 estrelas Michelin concedidas em 2012.

Em uma visita à Costa Brava, os visitantes não podem perder o Triangle Dalinià (Triângulo de Dalí), composto pelo Teatro-Museu Dalí, em Figueres, a Casa-Museu Salvador Dalí, em Portlligat, perto de Cadaqués, e o Museu-Castelo Gala Dalí, em Púbol.

Três parques naturais se destacam entre as áreas naturais protegidas: Aiguamolls de l’Empordà, com um grande número de ninhos de aves aquáticas, Cap de Creus, baluarte mais externo dos Pirineus na ponta oriental da Península Ibérica, e Montgrí, Illes Medes i Baix Ter, criado em 2010. Também são muito interessantes a cadeia de Albera, na fronteira com a França, o Parque Natural de Montseny, na cadeia que fica no limite entre as províncias de Girona e Barcelona, e jardins como Cap Roig, em Calella de Palafrugell, Santa Clotilde, em Lloret de Mar, e Marimurtra, em Blanes, que são como varandas com vista para o Mediterrâneo.

A cidade de Girona, a 100 quilômetros de Barcelona e a 50 da fronteira com a França, abriga alguns dos patrimônios mais importantes da região. Dentro da interessantíssima cidade velha, o bairro judeu (el Call) é o mais belo exemplo do passado hebreu da Catalunya e faz parte da Rede de Bairros Judeus da Espanha – Caminhos de Sefarad, à qual a vizinha Besalú também é associada.

Uma boa maneira de descobrir a Costa Brava é pelos caminhos de observação, uma rede de trilhas pelas enseadas que foram recuperadas como rotas de caminhada. Esses caminhos passam por algumas das áreas mais deslumbrantes da costa de Girona e oferecem vistas da Costa Brava que são de tirar o fôlego. Outra maneira de descobrir a área é caminhando pela rede de trilhas Itinerannia, que conta com 2.500 quilômetros de caminhos sinalizados pelas comarcas de Ripollès, Garrotxa e Alt Empordà.

(4)

2. Barcelona

Barcelona é a capital da Catalunya e uma das maiores cidades da Europa. Suas atrações culturais e de lazer transformaram-na em um dos lugares mais visitados da região. O papel internacional desempenhado pela cidade faz dela um eixo central da economia do Mediterrâneo e do sul da Europa.

As possibilidades de turismo cultural são ricas e variadas. O Museu Nacional de Arte da Catalunya (MNAC) e o Museu Picasso encabeçam a oferta de museus, que conta também com o Museu do Modernismo Catalão e o patrimônio legado por Gaudí, inclusive o

recém-reformado Palau Güell, e com a arquitetura modernista, que inclui nove edifícios declarados Patrimônio da Humanidade. Entre os novos museus estão o Museu do Rock, no shopping center Les Arenes, o Museu da Motocicleta, no Bairro Gótico, o Museu Blau, no edifício Fórum, dedicado à evolução da vida em nosso planeta, e o Museu Frederic Marès, que exibe a coleção de obras de arte reunida por esse renomado escultor.

Também são dignos de nota as compras e os serviços, os restaurantes e os mercados, como o La Boqueria, na movimentada Rambla, bem como o Bairro Gótico, testemunho do passado medieval da cidade, e outros bairros diferentes e encantadores, com seus festivais

tradicionais.

Além disso, Barcelona está plenamente apta a receber congressos e convenções. O turismo profissional está consolidado, com grandes eventos como o Mobile World Congress, maior feira mundial de telefonia móvel, que permanecerá em Barcelona até 2018, e a EIBTM, principal exposição do planeta no segmento de convenções, que continuará a ser realizada na cidade até 2013. O turismo de cruzeiros também aumentou consideravelmente em anos recentes, após as benfeitorias feitas no porto, que se tornou o maior porto de cruzeiros da Europa.

(5)

A abertura da faixa litorânea de Barcelona para o mar após os Jogos Olímpicos de 1992 acrescentou atrações para todos os visitantes da cidade, já que à oferta cultural é somada agora uma praia grande e bem preservada no velho bairro de marinheiros de Barceloneta, com seus numerosos restaurantes, inclusive ao ar livre, onde se podem apreciar peixes e frutos do mar.

Uma boa maneira de descobrir essa área à beira-mar é com a “Barcelona Walks Marina”, caminhada guiada que inclui um passeio nas Golondrinas, procurados barcos que navegam ao longo do litoral de Barcelona.

Outras rotas programadas permitem descobrir a Barcelona gótica, a Barcelona modernista, a Barcelona de Pablo Picasso, a Barcelona cinematográfica, com os lugares que serviram de cenário para os muitos filmes rodados na cidade, e a Barcelona gastronômica, com visitas aos mercados mais famosos. Os visitantes também podem tomar o Barcelona Bus Turístic, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade. No verão, há 4,5 quilômetros de praias equipadas com duchas, instalações esportivas, salva-vidas e barracas de petiscos.

Através do portal http://bcnshop.barcelonaturisme.com, os turistas podem organizar sua visita a Barcelona antes de chegarem à cidade, escolhendo as rotas e os pontos que mais os atraem.

O Barcelona Card, o Articket, o Artcoticket, o Arqueoticket e o Barcelona Bus Turístic Card, que permite passeios para descobrir a cidade, podem ser comprados com desconto no site, que também oferece informações sobre acomodação e restaurantes, inclusive reservas.

(6)

− La Roca Village - Shopping

La Roca Village é conhecida como um destino de turismo de compras, fica perto de Barcelona e faz parte dos nove Villages de Chic Outlet Shopping® na Europa.

Lá você encontra as marcas de moda e estilo de vida mais cobiçadas do mundo, que oferecem suas coleções de estações anteriores com descontos excepcionais durante o ano todo.

Descubra um paraíso descontraído e sofisticado para compras no coração da Catalunya, a apenas 30 minutos de Barcelona e com acesso fácil a partir de Girona e da Costa Brava. Com uma seleção de mais de 100 boutiques de luxo, o La Roca Village oferece uma experiência de compras inigualável, com descontos de até 60% sobre o preço recomendado de varejo.

Para chegar a La Roca Village desde a cidade de Barcelona dispõe de todas as opções de transporte e com um shuttle diário desde o centro da cidade.

La Roca Village www.larocavillage.com

(7)

3. Costa Barcelona

Esta marca turística inclui as comarcas de Alt Penedès, Baix Llobregat e Garraf, ao sul de Barcelona, e Maresme, ao norte. Essas comarcas costumavam ser promovidas separadamente sob as marcas Costa de Garraf e Costa de Barcelona-Maresme. A nova marca Costa Barcelona deverá tirar proveito da reputação internacional da capital da Catalunya e, ao mesmo tempo, manter a singularidade de cada área.

Como marca turística, a Costa Barcelona inclui uma ampla oferta de lazer. Quase dois milhões de visitantes estrangeiros vão à área a cada ano, sendo o número de pernoites superior a 15 milhões. Com cerca de 75.500 camas, a oferta de acomodações é superada somente pela da Costa Brava e a da Costa Daurada.

Há muitas atrações nesta área, ao longo de mais de 100 quilômetros de costa nas comarcas de Maresme e Garraf. Na primeira, há

localidades que se distinguem pelos notáveis edifícios modernistas, como Mataró, Argentona e Canet de Mar; Caldes d’Estrac, Sant Andreu de Llavaneres e Sant Vicenç de Montalt, são conhecidas pela qualidade de suas águas termais, que já eram apreciadas pelas elites nos séculos XVIII e XIX; Arenys de Mar tem um importante porto de pesca; Sant Pol de Mar ainda preserva sua bela cidade velha; e há localidades em Alt Maresme, como Calella, Pineda de Mar, Santa Susanna e Malgrat de Mar, em que se agrega uma grande oferta de atividades ao predominante setor de turismo.

As cidades de Sitges e Vilanova i la Geltrú, na comarca de Garraf, estão aninhadas sobre o mar. A primeira tem como principal atração El Baluard, no bairro velho, com antigos palácios que hoje abrigam museus. Isso é complementado por belas praias e uma grande oferta de lazer e restaurantes. Por sua vez, Vilanova i la Geltrú sempre olhou para o mar, contando com um grande porto de lazer e pesca, além de manter algumas tradições profundamente enraizadas.

(8)

No interior, Vilafranca del Penedès e Sant Sadurní d’Anoia são as capitais do vinho e da cava (espumante), respectivamente, com uma ótima oferta de turismo enológico que permite aos visitantes conhecer os produtos e sua respectiva cultura e herança. Em Colònia Güell, na comarca de Baix Llobregat, fica o que foi no passado uma grande “colònia” industrial (fábrica com casas adjacentes para os

trabalhadores), com sua igreja, esplêndida obra de Gaudí que foi declarada Patrimônio da Humanidade.

A Costa Barcelona combina a riqueza de uma área turística de renome internacional, que tem como destaques sua cultura, sua

gastronomia e suas tradições populares, com lindas praias mediterrâneas e o verde de seus quatro parques naturais. O equilíbrio entre o mar, a planície e os montes molda uma paisagem delicada e um clima excelente que fazem da área uma terra rica em produtos, como mostram os eventos gastronômicos realizados durante o ano todo, sem mencionar a fina culinária baseada em peixes e frutos do mar. Essas condições climáticas também permitiram o desenvolvimento da viticultura, sendo que três das doze Denominações de Origem da Catalunya são da área: Penedès, a maior da região, Alella, uma das menores, e a internacionalmente famosa Cava.

Eventos como os carnavais de Vilanova i la Geltrú e Sitges e os principais festivais de Vilafranca del Penedès e Mataró são bons exemplos da riqueza cultural da área, enquanto iniciativas turísticas criadas para promover produtos locais, como o Vijazz, o Cavatast, o Vintage Festival de Alella, a Rota do Xató (prato típico de inverno), os morangos, ervilhas e feijões Ganxet de Maresme, as cerejas de Sant Climent de Llobregat e Arenys de Munt, o Calamarenys, o frango da raça Prat e as feiras de galos de Penedès, comprovam a diversidade

gastronômica.

(9)

4. Costa Daurada

A Costa Daurada abrange as comarcas de Tarragonès, Alt Camp, Conca de Barberà, Baix Camp, Priorat e Baix Penedès. É caracterizada por uma oferta turística de primeira categoria e altamente variada, com um patrimônio cultural rico e diversificado, especialização clara em famílias e foco específico em turismo enológico e gastronômico.

O litoral é uma das principais atrações. Em quase cem quilômetros, ele tem desde pequenas enseadas isoladas entre penhascos até grandes praias de areia fina e água rasa, ideais para passeios em família.

A oferta é complementada por centros culturais e instalações de lazer como o museu e auditório Pau Casals e o parque temático PortAventura, principal centro de lazer da Costa Daurada. No interior, as cadeias de Montsant, hoje parque natural, Prades e Mussara proporcionam uma paisagem rural descontraída, enquanto os vinhedos predominam, ao lado de outras culturas mediterrâneas típicas, como azeitonas, cereais, amêndoas e avelãs. Cinco Denominações de Origem comprovam a qualidade dos vinhos locais, um dos quais, o Priorat Qualified DO, desfruta de ótima reputação em nível internacional.

A atual Tarragona já foi a romana Tarraco, capital das três províncias nas quais a Península Ibérica era dividida na época do Império Romano. Ela abriga um dos maiores sítios romanos do mundo, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Bem perto fica Reus, cidade natal de Antoni Gaudí, com sua linda herança arquitetônica modernista. O Centro Gaudí local é um centro interpretativo que explica os aspectos fundamentais da arquitetura de Antoni Gaudí, a formação de seu gênio criativo e a cidade e o ambiente que o inspiraram.

Outra atração da área é a Rota Cisterciense, que inclui o mosteiro de Poblet, Patrimônio da Humanidade, e os de Santes Creus e de Santa Maria de Vallbona, sendo o último em Terres de Lleida. Uma trilha de caminhada sinalizada como GR-175 liga todos eles ao longo de 104 quilômetros. Adegas de vinho modernistas são uma atração adicional da Costa Daurada onde os visitantes podem degustar e comprar produtos lá feitos.

(10)

5. Terres de l’Ebre

Terres de l’Ebre abrange as quatro comarcas do rio Ebro em seus quase 130 quilômetros através da Catalunya: Baix Ebre, Montsià, Terra Alta e Ribera d’Ebre. A paisagem e a gastronomia dessas comarcas apresentam grande diversidade. As ostras gigantes e a cultura local de mexilhões nas águas calmas e cálidas do Delta do Ebro são complementadas por peixes e frutos do mar do Mediterrâneo e pela peculiar culinária do interior.

Frutas cítricas, especialmente a laranja clementina com Indicação Geográfica Protegida, vinhos de qualidade feitos em Terra Alta com Denominação de Origem própria, arroz do Delta, uma das culturas mais importantes da área, e mel, produto de qualidade que arremata todo tipo de sobremesa – todos se tornaram ícones turísticos e gastronômicos particulares de Terres de l’Ebre.

O Ebro é a principal artéria da área e desempenha um papel fundamental em sua história e economia. No caminho que vai de L’Ametlla de Mar a Les Cases d’Alcanar e que abarca o fascinante mundo do Delta do Ebro em uma área de pouco mais de 3.000 quilômetros quadrados, podemos encontrar o Parque Natural de Els Ports, com picos de quase 1.500 metros, e outras áreas naturais, como as

cordilheiras de Montsià, Pàndols, Cavalls e Cardó. A observação de pássaros pode ser feita em Terres de l’Ebre em qualquer época do ano. Terres de l’Ebre tem uma oferta turística rica e variada, com monumentos e patrimônios culturais em muitas cidades, a exemplo de Tortosa, com seu interessante bairro judeu; Horta de Sant Joan, que fascinou o jovem Picasso; a velha cidade de Miravet, empoleirada no alto de uma rocha com vista para o Ebro; Tivissa, com Castellet de Banyoles, um dos sítios ibéricos mais relevantes da Catalunya; La Fatarella, com suas singulares ruas com arcadas no centro; e Ulldecona, com belas pinturas rupestres declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

(11)

Dado o forte impacto da batalha do Ebro na Guerra Civil Espanhola, foram criados o Centro de Estudos da Batalha do Ebro, em Gandesa, e diversos centros interpretativos em diferentes cidades. Outra opção de turismo cultural é a Rota Verde de Terres de l’Ebre, que vai de Tortosa a Alcañiz (98 km) e pode ser feita de bicicleta, a pé ou a cavalo.

O Delta do Ebro apresenta uma paisagem que muda conforme a estação. Foi formado por sedimentos trazidos pelo rio ao longo de milhões de anos. Parte dele é um parque natural, uma das áreas naturais mais singulares e importantes de todo o Mediterrâneo. Diversas atividades ao ar livre podem ser feitas lá, inclusive observar pássaros, navegar no rio, pedalar e apreciar várias praias

preservadas. Essa combinação de proteção ambiental com uso agrícola proporcionou ao Delta do Ebro reconhecimento internacional. O Ebro é um rio vicejante que recuperou a navegabilidade alguns anos atrás. Alguns trechos podem ser percorridos de “llagut”, antigo e tradicional barco de madeira que hoje é usado para fins turísticos em uma paisagem dominada pelo castelo de Miravet. Também é possível navegar de canoa ou caiaque por todo o trecho mais baixo a partir de Riba-roja d’Ebre, ao passo que os barcos turísticos levam os visitantes ao estuário do rio.

(12)

6. Pirineus

A marca Pirineus inclui a oferta turística dos Pirineus de Lleida, Girona e Barcelona, além do Vale de Aran. Abrange a comarcas de Alt Empordà, Alta Ribagorça, Alt Urgell, Berguedà, Cerdanya, Garrotxa, Pallars Jussà, Pallars Sobirà, Ripollès, Solsonès e Val d’Aran. Os Pirineus Catalães oferecem aos visitantes uma esplêndida variedade de atrações: lindas paisagens, inclusive o pico mais alto da Catalunya, Pica d’Estats (3.143 metros), no limite entre a comarca de Pallars Sobirà e o departamento francês de Ariège; belos vales, como Camprodon, Núria, Vall de Boí, Vallferrera e Cardós; vilarejos com um rico legado de arte românica; diversos esportes de

montanha, como esqui alpino e cross-country, escalada, caça e pesca; esportes de aventura e turismo ativo, como rafting e caiaque; e inúmeras trilhas para caminhada.

Os ciclistas de montanha encontrarão quase 100 trilhas sinalizadas e diversos centros de ciclismo espalhados pela área. A oferta local é complementada por uma saborosa culinária de montanha baseada em produtos locais e pelo turismo de golfe e de saúde e bem-estar, com boas instalações que permitem apreciar a paisagem tanto no inverno quanto no verão.

(13)

É nos Pirineus de Lleida que fica o único parque nacional da Catalunya, o Aigüestortes i Estany de Sant Maurici. Mas há também outras áreas protegidas nos Pirineus Catalães, como o Parque Natural de Alt Pirineu, o maior da Catalunya, com 70.000 hectares, o Parque Natural da Zona Volcànica de la Garrotxa,que abrange a maior área vulcânica da Península Ibérica, com cerca de 40 cones vulcânicos e um ambiente natural peculiar e único na Europa, e o Parque Natural de Cadí-Moixeró, com a famosa montanha de Pedraforca. Em termos gerais, as áreas protegidas dos Pirineus totalizam 331.661 hectares, metade do total da Catalunya.

Do ponto de vista cultural, a catedral La Seu d’Urgell, o mosteiro de Santa Maria em Ripoll e igrejas como Sant Quirze de Pedret e Sant Jaume de Frontanyà, na comarca de Berguedà, são alguns dos melhores exemplos da arte românica catalã que vale a pena visitar nos Pirineus. No entanto, as mais destacadas são as igrejas românicas em Vall de Boí, cuja arquitetura e cujas pinturas murais lhes valeram o reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

A oferta de acomodações nos Pirineus se concentra em vilarejos, cidades e resorts de esqui, principalmente na forma de pequenas empresas familiares. Elas são complementadas por áreas de camping, acomodações de turismo rural e albergues.

O turismo de inverno é particularmente importante na área, que dispõe de dez resorts de esqui alpino e seis de esqui nórdico. La Molina foi o primeiro resort de esqui da Espanha e pioneiro em esportes de inverno. Grande força econômica nas comarcas

montanhosas, o turismo de inverno tem sido o precursor da oferta alternativa dos resorts de esqui, com propostas para o ano todo, adequadas para todos os públicos.

(14)

7. Terres de Lleida

Esta marca abrange as comarcas de Noguera, Pla d’Urgell, Segarra, Urgell, Segrià e Garrigues, onde um diversificado turismo esportivo e ativo, uma cultura singular, a gastronomia local e o turismo rural de ponta podem ser apreciados o ano inteiro, tudo cercado por um ambiente agrícola generoso que oferece uma ampla gama de produtos, especialmente frutas doces. Lleida, capital da comarca de Segrià e da província que tem o nome da cidade, está situada em um ambiente natural ímpar e é dominada pela marcante silhueta da igreja Seu Vella.

É a maior cidade e o pólo econômico do interior da Catalunya, com economia baseada no setor agroalimentar e em todos os tipos de serviço.

A vida cultural da cidade vem se expandindo substancialmente graças a novos estabelecimentos e ofertas como o Centro Interpretativo dos Cavaleiros Templários em Gardeny, o Castell del Rei perto da Seu Vella, o Museu Diocesano e da Comarca e a rota La Lleida Secreta, que faz o antigo traçado urbano da cidade através das ruínas arqueológicas.

A abertura do aeroporto, juntamente com a ligação ferroviária de alta velocidade e o Centro de Congressos La Llotja, inaugurado um ano atrás, faz dos Pirineus, da área de Lleida e de sua capital destinos de grande potencial.

A abertura do aeroporto, juntamente com a ligação ferroviária de alta velocidade e o Centro de Congressos La Llotja, inaugurado um ano atrás, faz dos Pirineus, da área de Lleida e de sua capital destinos de grande potencial.

(15)

Outras atrações da área são o Parque Astronômico de Montsec; o mosteiro de Santa Maria de Vallbona, que faz parte da Rota Cisterciense, junto com Poblet e Santes Creus na Costa Daurada; a Rota dos Castelos de Sió, circuito turístico que inclui cerca de 20 castelos nas

comarcas de Segarra, Urgell e Noguera, com seu novo centro interpretativo em Concabella; o lago recuperado de Ivars-Vila-Sana na comarca de Pla d’Urgell, maior lago interno da Catalunya e lugar ideal para os amantes da natureza, especialmente observadores de pássaros; as rotas do Vinho e do Azeite; a Rota das Cabanas, circuito guiado que passa por diferentes construções de pedra seca na comarca de Garrigues; e o Camí de Sant Jaume, uma das mais recentes iniciativas turísticas de grande porte que abrange a maior parte de Terres de Lleida.

Os produtos alimentícios de qualidade superior e respectivos eventos são abundantes nesta área. É o caso do azeite de oliva extravirgem de Les Garrigues com Denominação de Origem Protegida, o “torró” (torrone) de Agramunt com Indicação Geográfica Protegida, o vinho com DO Costers del Segre, as peras de Lleida, também com DOP, e os caracóis, que aqui são preparados de uma maneira especial.

(16)

8. Vale de Aran

Situado nos Pirineus Ocidentais, o Vale de Aran tem uma história ímpar, sua própria língua (o aranês, uma variedade do occitano / provençal), organismos políticos específicos (Conselh Generau) e seu próprio presidente (síndic). Por esse motivo, o Governo da Catalunya transferiu ao Conselh Generau uma parte de seus poderes, alguns dos quais relacionados ao turismo.

O Vale de Aran tem um patrimônio artístico e arquitetônico importante, principalmente românico. Também conta com lugares ideais para a prática dos mais variados tipos de esporte em qualquer época do ano – como Baqueira-Beret, maior resort de esqui da

Catalunya e um dos principais da Europa – e instalações esportivas de ponta, como o Palai de Gèu (Palácio de Gelo), em Vielha, sede da comarca.

Ademais, sua gastronomia singular é digna de nota, com produtos típicos da montanha e excelente caviar. O turismo de saúde também desempenha um papel relevante. Além disso, uma rede de museus locais permite saber como eram os modos de vida no passado, enquanto antigos festivais e danças são realizados nos diversos vilarejos desta incrível área dos Pirineus Catalães.

Enquanto a neve domina a paisagem no inverno, a primavera e o verão são as estações adequadas para apreciar a natureza, com uma ampla oferta de turismo ativo. Os ciclistas de montanha têm à sua disposição um centro de ciclismo de montanha com 25 pistas de diferentes graus de dificuldade e ofertas específicas como o Dèfi Occitan, que cobre algumas das mais importantes passagens entre as montanhas da Occitânia.

(17)

Os caminhantes contam com diferentes produtos especificamente criados para caminhadas na montanha. A oferta inclui a Caminhada Termal, combinação de caminhada e bem-estar ao longo da melhor área termal dos Pirineus (Boí, Tredòs, Arties, Vielha e Les); a trilha Setau Sagèth (Sétimo Selo), sinalizada como GR-221, que passa pelo vale em cinco estágios; o Camin Reiau (Caminho Real), com 150 quilômetros adequados para todo mundo, a ser percorridos em diferentes estágios pelos velhos caminhos que ligavam os diferentes vilarejos do Vale de Aran; e a Pass’Aran, trilha que cruza a fronteira e foi concebida para ser percorrida em cinco estágios.

O outono mostra o Vale de Aran em seu auge. É quando a floresta exibe múltiplas cores em suas árvores decíduas, e diversos eventos gastronômicos apresentam o melhor da cozinha local. Tudo isso é complementado por uma ampla oferta de acomodações de primeira categoria. Um total de 13.300 camas, 3.000 das quais em hotéis quatro ou cinco estrelas, faz do Vale de Aran um destino excelente durante todo o ano.

A criação do Departamento de Convenções do Vale de Aran é uma nova oportunidade de consolidar a área como destino de congressos, tirando proveito das instalações e dos serviços turísticos e esportivos existentes.

(18)

9. Paisatges de Barcelona

A área interna da Catalunya, com seu rico patrimônio natural situado muito próximo à cidade de Barcelona, inclui as comarcas de Anoia, Bages, Osona, Vallès Occidental e Vallès Oriental. É dominada pelas grandes planícies da Depressão Central, cercadas por montanhas, e tem cidades como Vic, Manlleu, Manresa, Cardona, Igualada, Terrassa, Sabadell e Granollers, com muita história e belos monumentos, além de longa tradição no mercado.

Também há mosteiros magníficos, entre os quais o que mais se destaca é Montserrat, junto com outros como L’Estany, Lluçà, Sant Benet de Bages, Sant Cugat e Sant Pere de Casserres, bem como instalações esportivas de ponta, como o autódromo Circuit de Catalunya.

Igualmente, há áreas montanhosas atraentes, como Montseny, um parque natural, e Guilleries e Collsacabra, em torno do reservatório de Sau. O mosteiro e a montanha de Montserrat são mais do que simplesmente uma área natural protegida, sendo que a vizinha Sant

Llorenç del Munt, dominada por um antigo mosteiro, também está sob proteção.

O turismo industrial é dominado por dois rios, Ter e Llobregat, e vem se tornando um produto turístico cada vez mais forte. As antigas “colònies” têxteis (fábricas com casas adjacentes para os trabalhadores), agora convidativos museus, relembram um passado não tão remoto no qual o progresso industrial e as lutas dos trabalhadores tiveram seu papel na história catalã.

(19)

A gastronomia de alto nível e, especialmente, as linguiças secas desempenham um papel diferenciado na área, junto com os vinhos DO Pla de Bages.

Os banhos quentes estão bem representados em cidades como Caldes de Montbui e La Garriga, com longa tradição de spas. O Museu Thermalia em Caldes abriga uma notável coleção de obras de arte do escultor Manolo Hugué, grande amigo de Picasso, levando os visitantes de volta à vida artística do século XX. Enquanto isso, La Garriga, importante balneário de verão da burguesia barcelonense nos séculos XIX e XX, conta com um grande número de edifícios modernistas, além dos banhos termais.

O patrimônio de Sant Benet em Sant Fruitós de Bages, perto de Manresa, combina diferentes projetos singulares: o mosteiro românico, pérola arquitetônica e cultural com um inovador esquema museológico; a Fundació Alícia, sob a liderança do chefe de cozinha Ferran Adrià e do cardiologista Valentí Fuster, devotada a popularizar a boa alimentação e a saúde; e o hotel quatro estrelas Món, com salas de reunião para congressos.

(20)

Referências

Documentos relacionados

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

2.1. Disposições em matéria de acompanhamento e prestação de informações Especificar a periodicidade e as condições. A presente decisão será aplicada pela Comissão e

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

O mar profundo é uma vasta região que recobre aproximadamente 70% da superfície da terra, sendo considerado ainda uma vastidão a ser explorada e estudada pelo homem. A coleção

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Depois de considerar a confidência, conteúdo, distribuição, e assuntos de oportunidade associadas com a distribuição de um relatório, um controlador pode, então,

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo