• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SIBI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SIBI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Educação continuada de bibliotecários e auxiliares em bibliotecas universitárias

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PERMANENTE NO SISTEMA DE BIBLIOTECAS (SIBI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

CAMARGO, C. R.1 MORETO, E. C. N.2 WIZENFFAT, K.3 SETENARESKI, L. E.4 NEVES, L. M. B.5 AMADEU, M. S. U. 6 RESUMO

O SIBI/UFPR, preocupado em desenvolver em seus servidores competências e habilidades direcionadas para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, e em atender demandas específicas de aperfeiçoamento profissional, institui o seu Programa de Capacitação Permanente. Este programa teve início em 2007 com o objetivo de aprimorar e padronizar, em alguns casos, a execução de rotinas e procedimentos efetuados em todas as bibliotecas do SIBI e, conseqüentemente, melhorar a qualidade dos serviços e produtos ofertados aos usuários. O conteúdo do programa de 2007 abordou, entre outros, os temas de: acessibilidade em bibliotecas, MARC 21, normas para apresentação de documentos científicos, preparação das bibliotecas para avaliação do MEC, e desenvolvimento de coleções. Este programa apresentou resultados positivos e reafirmou a importância da manutenção de um programa permanente de capacitação, com alterações anuais de conteúdo, de acordo com as demandas institucionais da UFPR e dos profissionais do SIBI. Os cursos de 2008 atenderão prioritariamente o corpo funcional com nível de escolaridade até o ensino médio, abordando temas voltados para os servidores que não tem qualquer conhecimento na área de informática e para quem tem apenas um conhecimento mínimo. Estes cursos buscam preparar estas pessoas para a execução de serviços informatizados, para poderem participar de outros cursos que tenham o conhecimento básico de informática como pré-requisito e ainda, e acima de tudo, promover a inclusão digital. Simultaneamente, a partir do segundo semestre deste ano, terá início o curso de Técnico em Biblioteconomia. Ele se realizará em dois módulos, onde ao final do Módulo I o aluno se formará Auxiliar de Biblioteca e ao final dos dois módulos como Técnico em Biblioteconomia. Alguns cursos de 2009 serão ministrados à Distância utilizando plataforma em software livre.

(2)

Palavras-chave: Capacitação permanente. Bibliotecas universitárias – Programa de

Capacitação Permanente. Sistema de Bibliotecas da UFPR – Programa de Capacitação Permanente

ABSTRACT

The SIBI/UFPR, worried in developing in its employee competences and abilities directed for improvement of the quality of the offered services, and in taking care of specific demands of professional perfectioning, institutes its Program of Permanent Qualification. This program had beginning in 2007 with the objective to improve and to standardize, in some cases, the execution of routines and procedures effected in all the libraries of the SIBI and, consequently, to improve the quality of the services and products offered to the users. The content of the 2007 program approached, among others, the subjects of: accessibility in libraries, MARC 21, norms for scientific document presentation, preparation of the libraries for evaluation of the MEC, and development of collections. This program presented positive results and reaffirmed the importance of the maintenance of a permanent program of qualification, with annual alterations of content, in accordance with the institutional demands of the UFPR and the professionals of the SIBI. The courses of 2008 will take care of the libraries workers, specially those with school level until high school, approaching subjects directed toward the servers whom doesn’t have any knowledge in the computer science area and toward who have only one minimum knowledge. These courses search to prepare these people for the execution of data services, in order to be able to participate above all of other courses that still have the basic knowledge of computer science as prerequisite and, and, to promote the digital inclusion. Simultaneously, from as the second semester of this year, the course of Technician in Libraries will begin. The students will do the course in two modules, where at the end of Module I the pupil will get graduated as Library assist and to the end of the two modules as Technician in libraries. Some courses of 2009 will also be given long-distance using platform in free software.

Keywords: Permanent Qualification. University libraries - Permanent Qualification

Program. The UFPR Libraries System - Permanent Qualification Program.

1 INTRODUÇÃO

O SIBI/UFPR possui 107 servidores sendo 38 bibliotecários e 69 assistentes. Estes servidores estão distribuídos em uma sede administrativa, 13 bibliotecas universitárias e uma biblioteca de ensino médio. Das 13 bibliotecas universitárias nove estão localizadas nos campi de Curitiba e três nos municípios de Palotina, Pontal do Paraná e Matinhos.

Preocupado em desenvolver em seus servidores competências e habilidades direcionadas para melhoria da qualidade dos serviços oferecidos, e em

(3)

atender demandas específicas de aperfeiçoamento profissional, o SIBI vem desenvolvendo Seminários de Integração Profissional desde 1998.

Com a Lei 11091 de 12 de janeiro de 2005 que institui nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a necessidade da capacitação e qualificação de seus servidores, atrelando essas práticas à progressão funcional e avaliação de desempenho (BRASIL, 2005), a UFPR inserida no contexto da administração pública e no modelo de gestão de competência, construiu por meio de sua Pró-Reitoria de Recursos Humanos, o Programa de Capacitação e Qualificação em 2007. O Programa é um instrumento estratégico da Pró-Reitoria para o desenvolvimento dos servidores, qualificando-os de forma a garantir um processo de melhoria do desempenho institucional em todos os ambientes organizacionais que integram a instituição (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2007a).

Além do programa oferecido pela Pró-Reitoria, o SIBI instituiu um programa próprio de capacitação permanente em razão de haver uma demanda de conhecimento e atualização diferenciada das demais unidades da UFPR, cujo objetivo principal é aprimorar e padronizar a execução de rotinas e procedimentos realizados nas bibliotecas do SIBI e, conseqüentemente, melhorar a qualidade dos serviços e produtos ofertados aos usuários.

2 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2007

O conteúdo do programa foi elaborado dando destaque às pessoas, a divulgação dos serviços oferecidos à comunidade, as políticas não implantadas ou que necessitavam de ajustes, aos serviços técnicos de desenvolvimento de coleção e processamento técnico e às novas tendências para as bibliotecas. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2007b).

O programa foi dividido em dois módulos com uma carga horária total de 200 horas. Os cursos foram ministrados em forma de palestras e/ou aulas práticas, sendo os instrutores servidores técnicos administrativos do SIBI e docentes da UFPR.

(4)

2.1 MÓDULO I

Este módulo foi direcionado a todos os servidores (auxiliares e bibliotecários) e para que as atividades nas bibliotecas não fossem prejudicadas, e todos os servidores pudessem participar, foram abertas duas turmas para os três cursos ofertados, com carga horária total de 60 horas:

a) Recursos informacionais do SIBI/UFPR; b) Acesso a informação on-line;

c) Administração de conflitos.

O objetivo foi melhorar o convívio das pessoas no ambiente de trabalho estabelecendo uma melhor integração entre as mesmas.

2.2 MÓDULO II

Direcionado prioritariamente aos bibliotecários, porém, contou também com a participação dos auxiliares que executam atividades relacionadas aos temas abordados neste módulo. Foi dividido em 7 cursos com carga horária total de 140 horas:

a) Processo de compras nas IFES;

b) Preparação das bibliotecas para avaliação do MEC; c) MARC 21 para materiais especiais;

d) Novas tendências para bibliotecas universitárias; e) Estrutura organizacional em bibliotecas universitárias; f) Desenvolvimento de coleções;

g) Acessibilidade nas bibliotecas.

O objetivo foi oferecer aos servidores informações que ajudassem no processo de implantação ou ajustes nas políticas do SIBI/UFPR, na melhoria dos serviços técnicos e novas tendências ou políticas do governo direcionadas às bibliotecas universitárias.

(5)

Este módulo exigia como pré-requisito o módulo I, ficando a critério do servidor escolher os cursos de acordo com suas atividades e/ou necessidades.

3 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO 2008

Os cursos do Programa de Capacitação Permanente programados para 2008 atenderão prioritariamente o corpo funcional com nível de escolaridade até o ensino médio. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2008b).

Serão oferecidos três cursos e um seminário:

a) Informática zero – primeiros passos no mundo digital; b) Informática básica;

c) Técnico em biblioteconomia;

d) Seminário de Integração Profissional.

3.1 Informática zero - primeiros passos no mundo digital

Tem como objetivo capacitar os servidores do SIBI/UFPR que possuem resistência a informática e nenhuma habilidade para utilizar os computadores disponíveis.

O conteúdo programático abrange temas que vão desde ligar e desligar o computador, identificar o que é sistema operacional, hardware, software, dispositivos de armazenamento de dados e periféricos, até habilitar o participante na utilização da Internet e do correio eletrônico (e-mail), de maneira eficiente e prática.

3.2 Informática básica

Visa capacitar todos os servidores do SIBI/UFPR na utilização das ferramentas básicas de informática, imprescindíveis para a atual situação tecnológica na qual se encontram todos os serviços hoje executados nas bibliotecas.

(6)

O conteúdo programático pretende transmitir noções de utilização das ferramentas do Office (Word e Excel), oferecer condições para operação de um microcomputador, por meio do sistema operacional Windows e seus comandos, além de propiciar conhecimentos sobre o funcionamento, estrutura e componentes dos microcomputadores. Diagnosticar e resolver problemas simples de funcionamento dos microcomputadores, como adicionar impressora local e de rede, instalar dispositivos como scanners, pen drives e similares.

3.3 Técnico em biblioteconomia

As novas tecnologias utilizadas na organização das bibliotecas e serviços de informação e as novas tendências observadas nas organizações exigem uma formação mínima do corpo funcional auxiliar, para desempenho adequado no apoio ao trabalho dos bibliotecários e na melhoria da qualidade na prestação de serviços.

A realização deste curso em parceria com a Escola Técnica da UFPR oferecerá formação técnica dirigida à qualificação profissional do pessoal que exerce função de apoio aos bibliotecários (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ, 2008a). Ao término do curso, este pessoal terá as competências necessárias ao desempenho das atividades requeridas ao profissional Técnico em Biblioteconomia executando tarefas no auxílio do processamento técnico, atendimento ao público, manutenção e organização de acervos e catálogos de modo que as atividades e serviços oferecidos pela biblioteca possam acontecer de maneira adequada.

O curso será desenvolvido com um total de 816 (oitocentas e dezesseis) horas, em dois anos, assim distribuídas:

a) 408 horas para a habilitação em Auxiliar de Biblioteca (1 ano); b) 408 horas para o Curso Técnico em Biblioteconomia (1 ano).

3.4 Seminário de Integração Profissional

Com o objetivo de fornecer a todos os servidores do SIBI, dos diversos Campi, uma oportunidade para troca de experiências profissionais, aperfeiçoamento em temas de interesse para melhor desempenho do trabalho, e atualização sobre

(7)

implantação de novos projetos e serviços, o SIBI realiza seu Seminário de Integração Profissional (SIP) desde 1998.

O I SIP (1998) abordou temas como: postura profissional, processo de mudanças, informatização no SIBI, motivação e trabalho em equipe, técnicas de atendimento direto e indireto e princípios de melhoria em serviço.

O II SIP (1999) realizou reuniões de vários grupos de trabalho para troca de experiências, e contou com palestras sobre a Informática na UFPR, Informatização no Sistema de Bibliotecas e Autonomia Universitária.

Entre 2000 e 2005 o SIBI/UFPR voltou-se completamente para o seu projeto de Informatização, com os objetivos de informatizar o serviço de empréstimo e os catálogos de busca, efetuar a conversão retrospectiva de seus registros bibliográficos e ainda criar as Bibliotecas Digitais da UFPR. Para isso contou com várias equipes de trabalho e com treinamentos específicos em serviços, obtendo pleno êxito em todos os seus objetivos.

No final de 2005 ocorreu a terceira edição do SIP, com os temas: trabalho em equipe e motivação no trabalho.

No quarto trimestre de 2008 ocorrerá a quarta edição do SIP que foi incluído no programa de capacitação permanente abordando os assuntos: marketing em bibliotecas (produtos e serviços), atendimento ao público e projetos em andamento.

4 PROGRAMA DE 2009

Para 2009 o programa prevê alguns cursos que serão realizados à distância baseados em plataforma de software livre.

Como o SIBI dispõe de bibliotecas localizadas fora da cidade de Curitiba, justifica-se que seu programa de capacitação englobe cursos semipresenciais e cursos totalmente à distância a fim de permitir que os servidores destas bibliotecas também tenham a oportunidade de participar deles. A implantação de cursos semipresenciais e à distância significa também redução de custos porque não

(8)

necessita locomoção, diárias e passagens e permite melhor organização do tempo, além de estar ao alcance de todos, considerando que o Sistema de Bibliotecas é totalmente informatizado e possibilita a todos os seus servidores o acesso a internet. Dentre os temas a serem abordados nos cursos à distância ou semipresenciais estão previstos:

a) Marc 21 para materiais especiais, para bibliotecários (à distância); b) Normas para elaboração de documentos científicos, para bibliotecários

(à distância);

c) Informática Intermediária, para todos os funcionários (semipresencial). Além disso, em 2009 ainda estará em andamento o curso de Técnico em Biblioteconomia que é presencial.

5 CONCLUSÃO

Diante da rapidez com que ocorrem mudanças na nossa sociedade, o SIBI tem mostrado preocupação em acompanhá-las proporcionando aos seus servidores a oportunidade de atualização profissional.

O sucesso que o programa tem demonstrado até o momento, evidencia a importância de sua continuidade, pois além de atender a demanda existente de aperfeiçoamento e atualização, contribui com o processo de integração dos servidores das diversas bibliotecas e com a motivação do seu corpo funcional.

A implantação do programa de capacitação no SIBI/UFPR já resultou em dois produtos de base para os serviços desenvolvidos nas bibliotecas: a política de desenvolvimento de coleções e o Manual MARC 21 utilizado no processamento técnico dos materiais especiais.

O processo de avaliação do programa permite identificar as necessidades e detectar e corrigir as falhas. Desta forma, o programa pode ser constantemente revisado e reformulado, a fim de atender aos objetivos propostos.

(9)

REFERÊNCIAS

BRASIL. Lei n. 11091 de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 de jan. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 23 jun. 2008. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Plano de Desenvolvimento

Institucional – 2007 – 2011. Curitiba, 2007a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Programa de

Capacitação Continuada para os Servidores do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná – SIBI/UFPR. Curitiba, 2007b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Plano de Curso: Curso Técnico em Biblioteconomia. Curitiba, 2008a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Sistema de Bibliotecas. Programa de

Capacitação Permanente de Práticas de Biblioteca no SIBI/UFPR: proposta de

cursos para 2008. Curitiba, 2008b.

_________________

1 Claudia Regina Camargo, Universidade Federal do Paraná, claudia@ufpr.br.

2 Eutália Cristina do Nascimento Moreto, Universidade Federal do Paraná, crismoreto@ufpr.br. 3 Kételi Wizenffat, Universidade Federal do Paraná, keteli@ufpr.br.

4 Ligia Eliana Setenareski, Universidade Federal do Paraná, ligia.setenareski@gmail.com. 5 Lilia Maria Bitar Neves, Universidade Federal do Paraná, lilia@ufpr.br.

6 Maria Simone Utida dos Santos Amadeu, Universidade Federal do Paraná,

Referências

Documentos relacionados

[listar para cada instância todas as funções previstas, as categorias de membros aceitas, o tempo de vigência do mandato, possibilidade de recondução e afastamento

O excedente sobre o capital mínimo exigido era de R$ 14.253 milhões em 31 de dezembro de 2010, comparado a R$ 21.419 milhões em 2009, essa queda no excedente

• Trabalhamos na área da engenharia, a integração de sistemas é a união de vários subsistemas e processos, garantindo que estes interajam entre si e que para o utilizador

A Biblioteca de Ciências da Saúde /Sede - SD, Unidade do Sistema de Bibliotecas da UFPR - SIBI tem como objetivo promover o acesso e incentivar o uso e a geração

Resultado parcialmente positivo. O SiBi/UFPR atendeu todas as demandas que estavam ao seu alcance. Entretanto, as demandas relativas as construções de novas bibliotecas dependem

Serviço de descoberta: implantação no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Parnaá (UFPR) by Paula Carina de Araújo; Karolayne Costa Rodrigues

Consideramos que o desenvolvimento futuro deste trabalho será de grande importância e contribuição para a historiografia do estado do Paraná, tendo em vista que pouco ou nada

A Comunidade REA Paraná foi criada no Sistema de Bibliotecas (SiBi/UFPR) para abrigar as coleções de Recursos Educacionais Abertos (REA) e Práticas Educacionais Abertas (PEA)2.