• Nenhum resultado encontrado

5) Explique de forma sucinta a formação e a queda da Iugoslávia ao longo do século XX.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5) Explique de forma sucinta a formação e a queda da Iugoslávia ao longo do século XX."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1) "É evidente que a Rússia se aproxima de seu segundo colapso, desta vez sob os auspícios da economia de mercado. Sob as atuais circunstâncias, a fuga de capital monetário internacional é irreversível. Assim, os 'mercados emergentes' se transformam definitivamente em 'mercados de emergência', pois a declaração da insolvência russa se irradia sobre as demais regiões em crise. Agora não se trata mais de casos regionais, porém de um processo de escalada global."

a) Explique, tendo em vista o processo de globalização, a razão pela qual uma crise em determinado país pode afetar áreas relativamente distantes.

b) Caracterize dois aspectos da crise russa neste momento de transição rumo ao capitalismo.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 2) URSS, Iugoslávia, Tchecoslováquia são alguns exemplos de antigos países que sucumbiram em função da mudança global. Quais foram estas mudanças, quais foram seus motivos, e como estas mudanças interferiram na economia dos países desenvolvidos da Europa Ocidental e dos Estados Unidos? Explique.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 3) O BRIC é um bloco não oficial que vem sendo cada vez mais citado e defendido por diversos economistas e políticos internacionais. Explique-o e detalhando quais seriam seus impactos para a economia globalizada atual caso esta bloco fosse oficializado.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

(2)

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 4) A Perestroika e a Glasnost foram medidas tomadas pelo governo soviético presidido por Mikhail Gorbatchev. No que consistiram estas medidas e podemos fazer alguma relação entre estas medidas e a formação do Reino da Iugoslávia? Explique e justifique sua resposta.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 5) Explique de forma sucinta a formação e a queda da Iugoslávia ao longo do século XX.

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 6) A Segunda Guerra Mundial assinalou o encerramento de um longo período caracterizado pela hegemonia das potências europeias. Os bombardeios aéreos tinham transformado a Europa num vasto campo em ruínas.

Com este enfraquecimento político e econômico, o mundo passou a se estruturar a partir de polos opostos, que começaram a disputar a hegemonia mundial. Em 1947, os Estados Unidos adotaram uma política externa, conhecida como Doutrina Truman, que visava frear o avanço das ideais soviéticos pelo mundo. Que ideais eram estes? Quais foram as consequências diretas e a longo prazo desta doutrina estadunidense?

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________

(3)

_________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________________ 7) Considere a figura a seguir:

A região ilustrada na figura apresentada trata-se

a) dos Urais, onde ocorrem conflitos entre russos ocidentais pelo retorno do sistema socialista à Rússia.

b) da Sibéria, onde se localizam as principais áreas produtoras de minério de ferro e carvão que alimentam o complexo siderúrgico russo.

c) da Mesopotâmia, onde as tropas estadunidenses enfrentam a resistência dos rebeldes iraquianos, desde a deposição de Sadam Hussein.

d) do Cáucaso, onde atualmente ocorrem conflitos relacionados à oposição de grupos nacionalistas islâmicos ao domínio russo da região.

8) A passagem da economia centralmente planificada para a economia de mercado, na Rússia, criou uma situação de fragilidade que se manifesta:

I - na fragmentação do espaço russo resultante da vitória dos movimentos separatistas.

II - na incapacidade de controle, por parte do governo, das ações dos diferentes agentes econômicos. III - no retrocesso da capacidade de produção demonstrada pela redução do PIB russo.

Está(ão) correta(s): a) apenas a afirmativa I. b) apenas a afirmativa II. c) apenas a afirmativa III. d) as afirmativas I e II. e) as afirmativas II e III.

9) Com o fim da Guerra Fria, os países que integravam o bloco socialista europeu voltaram-se à economia de mercado. Nessa transição econômica, a Federação Russa tem

a) produzido o suficiente para atender às necessidades da população, graças à elevação do nível dos preços, antes determinados pelo Estado Soviético.

b) controlado com eficiência a inflação dos preços dos gêneros de primeira necessidade, mantendo um dos ideais básicos do socialismo: o bem-estar de toda a sociedade.

(4)

c) passado por privações, considerando-se que as novas regras de mercado significam a continuidade do apoio político aos países que antes constituíam o bloco, incluindo a ajuda financeira.

d) ampliado os privilégios da classe burocrata que, em troca, cuida da planificação necessária para o atendimento satisfatório das necessidades alimentares do povo soviético.

e) enfrentando uma forte competição entre as próprias ex-repúblicas, uma vez que o fim da planificação extinguiu mecanismos que integravam o conjunto da economia soviética.

10) O crescimento econômico global tem sido, em grande parte, sustentado pelo crescimento dos países "gigantes" do mundo: China - Índia. O rápido crescimento econômico desses países está produzindo os seguintes efeitos, EXCETO:

a) uma grande massa populacional está emergindo da chamada linha da pobreza e tornando-se novos consumidores.

b) as diferenças sociais têm sido reduzidas em ambos os países, em face à rapidez do crescimento e ao modelo econômico adotado.

c) essas gigantescas economias globais estão emergindo como um novo padrão de desenvolvimento, em que o tamanho das economias é proporcional às disparidades regionais internas.

d) o poderio econômico desses países poderá promover um rearranjo das zonas de influência de poder global. 11) O fenômeno da fragmentação e da unificação territoriais, característico da geopolítica mundial, tem se manifestado em algumas regiões do globo terrestre.

Sobre a ocorrência desse fenômeno na Ásia, é correto afirmar que:

( ) a divisão do território coreano em dois países ocorreu no contexto da Guerra Fria, quando os Estados Unidos estabeleceram um acordo bilateral com a Coréia do Sul, para barrar a influência soviética.

( ) a reunificação das Coréias é vislumbrada para o século XXI, tendo em vista que à Coréia do Sul interessa ampliar seu mercado e à do Norte, elevar seu nível de vida.

( ) a Coréia do Sul, segundo o critério geopolítico, encontra-se na área de influência imediata dos Estados Unidos, enquanto a Coréia do Norte, atualmente, subordina-se à China.

( ) a Coréia do Norte, durante a ordem mundial bipolar, adotou o modelo socioeconômico soviético, porém o nível de vida da sociedade coreana sempre esteve aquém dos padrões vigentes na Rússia.

a) F-V-V-V b) V-F-V-F c) F-V-F-V d) F-F-V-V e) V-V-F-V

12) Assim como o ano de 1789 se tornou emblemático por marcar o início da onda revolucionária, a partir da França, que depois se alastrou para a Europa e para a América, 1989 tornou-se igualmente simbólico do início de uma nova era da história européia, com forte impacto sobre o resto do mundo globalizado. Sobre o fenômeno da globalização, assinale o que for correto.

(01) No bloco comunista, apenas a Rússia conseguiu articular pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, transformando-os em novos produtos e novos processos de produção, em condições de competir no mercado global com as grandes potências ocidentais.

(02) Globalização significa um mundo de produção e consumo sem fronteiras, no qual empresas transnacionais operam com a mesma tecnologia e elaboram os mesmos produtos, com condições de trabalho e salários também globalizados.

(04) A partir de 1989, uma reação em cadeia na Europa levou ao fim os regimes comunistas nos países satélites da União Soviética - Polônia, Hungria, Tchecoslováquia, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia e Bulgária, que passaram a enfrentar sérias dificuldades no seu retorno ao capitalismo e à democracia liberal.

(08) A desagregação do bloco soviético aconteceu de forma lenta e controlada, sem conflitos, com a passagem da economia planificada e estatizada para uma forma mista de convivência entre os setores público e privado. (16) Com a ascensão de Gorbatchov e a aplicação de seus planos baseados na perestroika (reestruturação) e na glasnost (transparência), a abertura do regime pôs abaixo o sistema que polarizou com o capitalismo durante a maior parte do século XX.

(5)

( ) Somatório das alternativas corretas

13) O processo de exumação da área de influência do comunismo no mundo europeu teve como começo a reunificação das duas Alemanhas. Entre os diversos fatores que podemos apontar para avançar esse processo, é CORRETO indicar:

a) a intensificação da Guerra Fria na Ásia. b) Glasnost e Perestroika na União Soviética.

c) o fim do Apartheid e a influência da Igreja Católica. d) o aumento das ações terroristas no mundo.

14) "É exatamente esta relação de interdependência entre o aparelho partidário e o aparelho de Estado, no controle da economia e da sociedade, que explica a necessidade de uma transformação global, envolvendo as instituições políticas e o próprio Estado, a fim de assegurar a reconstrução da economia. E é isto que diferencia a 'perestroika' das reformas econômicas que a precederam. A perestroika, mais que uma reforma econômica, pretende reconstruir todo o sistema, promovendo ao mesmo tempo uma reforma política e social. O processo foi deslanchado concomitantemente com uma abertura democrática ('glasnost') que, como a própria 'perestroika', foi se ampliando de modo gradativo ao longo destes anos; e por uma redefinição da política exterior da URSS."

A chegada ao poder de Mikhail Gorbatchev na extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), em 1985, propiciou um forte abalo no regime socialista inaugurado com a Revolução Russa de 1917. Sobre o tema, é correto afirmar:

a) Um exemplo marcante das contradições que existiam na URSS foi o acidente nuclear de Chernobyl, ocorrido em 1986, e que explicitou os problemas do modelo de desenvolvimento soviético.

b) A "perestroika" foi uma reformulação da economia soviética sem grandes repercussões na estrutura social da URSS.

c) A primazia da indústria soviética na área tecnológica, em relação aos seus rivais capitalistas, foi responsável pelo fracasso da reestruturação econômica proposta por Gorbatchev.

d) A eficiência do modelo descentralizado de gestão que vigorava na República Soviética constituiu-se no principal obstáculo para as transformações preconizadas pela "glasnost".

e) A principal contribuição das transformações lideradas por Gorbatchev foi a sobrevivência do chamado "socialismo real".

15) "Uma após outra, as repúblicas declaravam a soberania ou a independência. Do Báltico ao Cáucaso e à Ásia Central, como num jogo de dominó, as peças que formavam o monolítico Estado multinacional (...) embarcaram num movimento centrífugo de ruptura e separação. As repúblicas bálticas (...) conseguiram o reconhecimento de sua independência pelo Ocidente (...) e ganhavam novos lugares na ONU. Iniciavam-se complexas negociações, visando à formação de uma nova União".

O texto descreve o colapso e o consequente desaparecimento, em 1991, da a) Iugoslávia.

b) Tchecoslováquia. c) União Soviética.

d) República Democrática Alemã.

(6)

16) A ilustração, de autoria do cartunista norte-americano Peter Kuper, nos remete à nova ordem mundial pós-guerra fria, que apresenta as seguintes características:

a) apesar da resistência iraquiana à ocupação norte-americana do Iraque, os EUA demonstram respeito aos Direitos Humanos com o fechamento das prisões de Abu Ghraib (Iraque) e Guantanamo (Cuba).

b) a desintegração de blocos regionais que buscam submeter-se ao poderio norte-americano, como é o caso da União Européia.

c) decadência econômica e militar na China, que combina um sistema político de partido único com uma economia que se abre, seletivamente, ao capital externo.

d) adoção do neoliberalismo em países latino-americanos como Brasil e Argentina, com aumento do papel do Estado na economia, através das privatizações de empresas estatais e maior despesa em gastos sociais, diminuindo o desemprego.

e) os EUA assumiram a condição de única superpotência mundial, sem considerar a posição da ONU, como no caso da invasão do Iraque, em 2003.

Referências

Documentos relacionados