• Nenhum resultado encontrado

A ÁRVORE CERTA NO LOCAL CERTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SUL DE MINAS GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A ÁRVORE CERTA NO LOCAL CERTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SUL DE MINAS GERAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

A ÁRVORE CERTA NO LOCAL CERTO: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SUL DE MINAS GERAIS

VERA LÚCIA BORGES - Borges, VL - Analista de qualidade, Companhia Energética de Minas Gerais/Gerência de Gestão Ambiental da Distribuição.

GABRIEL DE ASSIS PEREIRA - Pereira, GA - Mestrando em Engenharia Florestal, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Mestrando em Engenharia Florestal. TAMIRES GONÇALVES BARBOSA - Barbosa, TG - Engenheira Ambiental, Universidade Vale do Rio Verde.

CINARA LIBÉRIA PEREIRA NEVES - Neves, CLP - Mestranda em Agronomia/Fitotecnia, Universidade Federal de Lavras/Departamento de Agricultura.

MARINA MOURA DE SOUZA - Souza, MM - Engenheira Florestal, Companhia Energética de Minas Gerais/Gerência de Gestão Ambiental da Distribuição.

PEDRO MENDES CASTRO - Castro, PM - Engenheiro Agrônomo, Companhia Energética de Minas Gerais/Gerência de Gestão Ambiental da Distribuição.

Resumo: A arborização urbana desempenha um papel importante para a melhoria da qualidade vida, proporcionando benefícios.O planejamento é de suma importância em qualquer projeto de introdução de árvores na urbe e o envolvimento da população, com práticas de educação ambiental, se faz necessário. Assim, o objetivo desse trabalho foi apresentar os resultados obtidos com o projeto de educação ambiental “A Árvore Certa no Local Certo” no Sul de Minas Gerais. O projeto foi introduzido em sete cidades.Tivemos a participação 3054 pessoas no projeto, sendo 312 multiplicadores formados e 2742 indivíduos do público alvo para receber as informações das boas práticas em arboricultura. Ao todo foram 34 entidades envolvidas entre escolas, universidades e prefeituras. Os resultados obtidos apontam o bom acolhimento da sociedade com a proposta, o qual contribuirá para a formação do censo crítico e o reconhecimento das boas práticas de arboricultura nos centros urbanos. Palavras-chave: Arboricultura; Energia elétrica; Planejamento urbano

THE RIGHT TREE AT THE RIGHT PLACE: AN EXPERIENCE OF

ENVIRONMENTAL EDUCATION IN SOUTH OF MINAS GERAIS (BRAZIL)

Abstract:Urban Forest plays an important role in improving the quality of life, environmental providing both economic and social benefits. Planning is very important in any project of introduction of trees in cities and involvement of people with environmental education practices, is necessary. The aim of this study was to present the results obtained with the environmental education project "right tree in the right place" in southern Minas Gerais. The project was presented in seven cities. We had 3054 people to participate in the project, with 312 trained multipliers and 2,742 individuals of the target audience to receive information of best practices in arboriculture. Altogether, there were 34 entities involved between schools, universities and municipalities. We observed a good acceptance of society with the proposal, which contribute to the formation of critical census and recognition of good arboricultural practices in urban centers.

(2)

Keywords: Arboriculture; Electricity; Urban planning

1. Introdução

Dados da Organização das Nações Unidas apontam que, metade da população mundial já vive nas cidades e a projeção para 2050, é que esse índice atinge a marca de 67,2% (UN, 2011). No Brasil, 84,35% da população já vive nos centros urbanos (IBGE, 2012). O processo de urbanização no Brasil nas últimas décadas ocorreu de maneira rápida e desordenada, sem um planejamento adequado de ocupação (PIVETTA; SILVA FILHO, 2002). A arborização urbana representa em alguns casos para as cidades seu maior investimento em vegetação e acaba por influenciar diretamente na vida da sociedade (SPIRN,1995). Para Milano et al. (1992), os benefícios gerados pela arborização urbana podem ser inseridos em dois grupos, os ambientais e os de bem-estar social, como alterações do sistema natural geradas pela redução da cobertura da vegetação e o aumento da poluição atmosférica, hídrica, visual e sonora, tem promovido resultados negativos sobre a qualidade de vida da população (BOBROWSKI, 2011; PRADO E PAIVA,2001;PIVETTA, 2002).

Os problemas mais citados na literatura por falta de planejamento e/ou uso de espécies inadequadas são, levantamento de calçadas; incompatibilidade das espécies com o espaço disponível; danos a tubulações; conflito com a rede elétrica e telefônica; uso reduzido de espécies arbóreas; baixa sobrevivência das mudas após o plantio devido ao vandalismo, utilização de mudas de pequeno porte ou falta de manutenção e por fim, também é citada a hostilidade, por parte da população, ao plantio de árvores nas cidades (BOBROWSKI, 2011; CEMIG, 2011; MILANO, 2000; SPIRN 1995).

Diante desse cenário, o planejamento e implantação da arborização urbana se tornam uma importante medida para a melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. As árvores por suas características naturais proporcionam sombra aos pedestres e veículos, redução da poluição sonora, melhoria da qualidade do ar, redução da amplitude térmica, abrigo para pássaros e equilíbrio estético (STRINGHETA, 2005).

O planejamento correto e criterioso é imprescindível para o sucesso da arborização urbana (BOBROWSKI, 2011). Ele exige um processo cuidadoso desde sua concepção até sua implantação e manutenção (CEMIG, 2011).

A escolha da espécie correta é uma etapa de suma importância. Segundo Konijnendijk et al. (2006), as árvores no meio urbano devem ser vistas como um elemento integrado aos demais na paisagem das cidades, buscando o convívio harmônico entre eles.

O envolvimento da comunidade é fundamental em programas de arborização urbana, com a realização de reuniões e palestras educativas. De acordo com Lacerda et al. (2010), a percepção dos cidadãos é um instrumento que a administração municipal pode utilizar no

(3)

planejamento e gestão de áreas verdes visando atender a populaçãoe, também, para o estabelecimento de programas de educação ambiental .

Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar a implantação do projeto de educação ambiental “A Árvore Certa no Local Certo” no Sul de Minas Gerais, demonstrando a sua metodologia e os seus resultados alcançados.

2. Material e Métodos

O projeto de educação ambiental “A Árvore certa, no lugar certo” é uma iniciativa da Gerência de Gestão de Meio Ambiente da Cemig Distribuição SA tendo como foco principal para estudantes de ensino fundamental, médio e universitário, iniciado em maio de 2011, em municípios localizados na região sul de Minas Gerais.

Consiste em desenvolver parcerias com prefeituras, escolas, universidades, empregados da Cemig, entidades diversas, além de órgãos ambientais como os Conselhos municipais de conservação e defesa do meio ambiente – Codemas, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, Secretarias municipais de meio ambiente, a fim de capacitar pessoas para multiplicar as informações sobre o tema do projeto. Na figura 1 está representado o fluxograma do projeto de educação ambiental “A Árvore certa no Local certo”.

Ações de educação ambiental tem sido propostas como uma maneira de se alterar as atitudes e a conduta da sociedade, com objetivo de minimizar ou mesmo solucionar as situações geradoras de conflito em um determinado local.

(4)

O tema do projeto, voltado para arborização e planejamento urbano, ressalta a importância de trabalhar o manejo da arborização urbana e a necessidade de uma avaliação prévia do objetivo do plantio, a espécie arbórea e o seu comportamento em relação ao espaço disponível e características do ambiente onde se pretende fazer o plantio considerando os equipamentos urbanos que compõe a cidade, inclusive as redes aéreas de distribuição. É uma iniciativa para despertar os envolvidos, questões relativas ao espaço em que vivem.

O projeto de educação ambiental visa, também, promover o diálogo, a troca de informações e a participação, a fim de sensibilizar os envolvidos para mudanças de pensamento e atitudes em relação às questões ambientais, com a formação de cidadãos ecologicamente responsáveis. Além disso, construir uma nova cultura e possibilitar a articulação entre experiências educativas que facilitem a percepção integrada do ambiente, tornando possível uma ação mais racional, capaz de atender às necessidades sociais.

3. Resultados e discussão

No período de maio de 2011 a abril de 2012, o projeto “Árvore Certa no Local Certo” foi aplicado em sete cidades localizadas na região Sul do estado de Minas Gerais. As cidades que receberam o projeto foram Caxambu, Itajubá, Lambari, Passa Quatro, Poços de Caldas, São Lourenço e Três Corações.

Na figura 2 estão representados os números de participantes estratificados por cidade e por condição de ação no projeto, de multiplicador ou de indivíduo educado ambientalmente pelo projeto.

No total foram 3054 pessoas envolvidas, sendo 312 multiplicadores formados e 2742 indivíduos do público alvo para receber as informações de educação ambiental.

O destaque do projeto foi na cidade de Lambari, com 1366 envolvidos, onde teve uma grande aceitação e adesão da população, principalmente das instituições de ensinos, com a participação de uma faculdade, onde teve a formação de 97 multiplicadores com a seleção de 7 multiplicadores, que distribuíram os ensinamentos de arboricultura para 1269 indivíduos em 8 escolas públicas e 2 escolas particulares da cidade.

A cidade de Lambari possui uma população estimada em 20.564 habitantes, segundo dados do IBGE, e tivemos a participação de 1366 pessoas no projeto, ou seja, aproximadamente 7% da população. Por se tratar de uma cidade estância hidromineral, de grande apelo turístico (LAMBARI, 2014), a adoção de uma arborização adequada, que valorize a escolha de espécies nativas da região, torna-se uma ferramenta para melhoria da qualidade do ambiente urbano. Barros et al. (2011) afirma que, um conjunto arbóreo de qualidade exerce influência atrativa sobre os turistas. Outras cidades envolvidas no projeto também possuem apelo turístico com é o caso de Caxambu e São Lourenço no Circuito das Águas, Passa Quatro e Itajubá na Região da

(5)

Serra da Mantiqueira, Poços de Caldas como estância hidromineral e Três Corações sendo a cidade de nascimento do jogador “Pelé”.

Figura 2 Número de pessoas envolvidas pelo projeto “Árvore Certa no Local Certo” no Sul de Minas Gerais.

Na figura 3 está representada a participação de cada tipo de entidade parceira, onde tivemos a participação de 34 entidades, com destaque para as escolas municipais com um número total de 17 unidades. O desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental em intuições de ensinos é pertinente, pois aí se deve despertar o censo crítico dos estudantes para a formação dos novos formadores de opinião.

16 97 86 40 73 60 1269 35 318 427 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600

Caxambu Itajubá Lambari Passa Quatro Poços de Caldas São Lourenço Três Corações N ú mero d e Parti ci p an tes Cidades Envolvidas Multiplicadores Educação Ambiental

(6)

Figura 3Entidades parceiras do projeto “Árvore Certa no Local Certo” no Sul de Minas Gerais.

4. Conclusão

A implementação do projeto de educação ambiental “A Árvore Certa no Local Certo”, atingiu o seu objetivo na formação de multiplicadores do conhecimento em boas práticas da arboricultura nas sete cidades selecionadas na Sul do estado de Minas Gerais.

Houve uma boa aceitação do projeto por parte das instituições, com destaque para a cidade de Lambari-MG.

5.Referências Bibliográficas

BARROS, R.A.; PEREHOUSKEI, N.A., GUIZELINI, L.A., DE ANGELIS, B.L.D.A Arborização Viária De Maringá/PR Enquanto Um Atrativo Turístico. In: – Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar, 2011, Maringá. Anais... Maringá: UEM, 2011. BOBROWSKI, R. Estrutura e dinâmica da arborização de ruas de Curitiba-Paraná, no período 1984-2010. 2011, 144f., Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal), Programa de Pós-graduação em Engenharia Florestal – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2011. CEMIG. Companhia Energética de Minas Gerais, Manual de arborização. Belo Horizonte-MG: Cemig/Fundação Biodiversitas, 2011. 111p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dados estatísticos das

cidades mineiras. 2010. Disponível em:

Universidades 4 Escolas Municipais 17 Escolas Estaduais 6 Prefeituras 1 Escolas Técnicas 2 Escolas Particulares 4

Entidades Parceiras

(7)

<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/uf.php?coduf=31&search=minas-gerais>. Acesso em 10 jan. 2014.

KONIJNENDIJK, C. C. et al. Defining urban forestry-A comparative perspective of North America and Europe.Urban Forestry and Urban Greening, New York, v. 4, n. 1, p. 93-103, Apr. 2006.

LAMBARI, Prefeitura Municipal. Institucional: Turismo. Lambari: Secretaria Municipal de turismo, 2014. Disponível em:

<http://www.lambari.mg.gov.br/Materia_especifica/6504/Turismo>. Acesso em: 12 de ago. 2014.

MILANO, M. S.; DALCIN, E. Arborização de vias públicas. Rio de Janeiro: Light, 2000. 206p.

PIVETTA, K.F.L e SILVA FILHO, D.F. Arborização urbana – Boletim Acadêmico, Série Arborização Urbana. UNESP/FCAV/FUNEP, Jaboticabal-SP, 2002. 69p.

STRINGHETA, A. C. O. Arborização urbana no Brasil. Revista Ação Ambiental, Viçosa, v. 3, p. 9-11, 2005.

United Nations, Department of Economic and Social Affairs, Population Division (2012). World Urbanization Prospects: The 2011 Revision, CD-ROM Edition.

Referências

Documentos relacionados

Aceitando que, de uma forma geral, as maiores responsabilidades da educação são, por um lado, favorecer o estabelecimento de estruturas e métodos que ajudem os alunos, ao longo

Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade de Brasília, 2007. A organização como fenômeno psicossocial: notas para uma redefinição da psicologia organizacional e

Violência contra as pessoas idosas em contexto familiar: Uma análise regional da prevalência nacional Estudo populacional sobre a violência Estudo transversal de prevalência

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

Considera que é importante que os professores tenham experiência prática para poderem passar essa vivência aos alunos; os alunos também devem ter contacto com a prática durante

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Desta maneira, após se ter escolhido uma localização para a fonte sonora, deve-se pedir ao sujeito que se encontra a realizar o teste que a sua cabeça aponte com

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to