• Nenhum resultado encontrado

Aplicativo para o controle do diabetes. Instruções de uso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aplicativo para o controle do diabetes. Instruções de uso"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Aplicativo para o controle do diabetes

(2)

Aplicativo para o controle do diabetes Accu-Chek

®

Connect

Visão geral

O aplicativo para o controle do diabetes Accu-Chek Connect (doravante referido como o aplicativo) foi desenvolvido para ajudar você a:

Transferir os dados do seu monitor de glicemia Accu-Chek.

Transferir dados para sua conta do Sistema de gerenciamento de diabetes online Accu-Chek Connect (conta online) e compartilhar esses dados com seu profissional de saúde.

Receber orientações sobre o cálculo de bolus.

Realizar medição estruturada (Perfil de 3 dias ou Teste em pares).

Auxiliar de forma geral o controle do diabetes registrando dados contextuais. Clique nos links abaixo para ver essa seção:

Isenção de responsabilidade Contato

Definições básicas do aplicativo -Conta online -Sincronizar monitor -Cálculo de bolus Medição estruturada Outras configurações -Detalhes médicos -Como adicionar dados -Relatório de dados

-Compartilhamento de dados

Isenção de responsabilidade

Os usuários deste software devem interpretar os resultados de acordo com o contexto de seus históricos clínicos e sintomas e não devem fazer alterações em seus tratamentos sem consultar um médico ou outro profissional de saúde qualificado.

Não realizar os testes de glicemia pode atrasar as decisões do tratamento e resultar em graves

problemas de saúde. Se a sua condição física não parece corresponder ao valor de glicemia que você está vendo, será necessário refazer o teste. Consulte as instruções de uso do monitor de glicemia para obter técnicas de teste apropriadas. Avise seu profissional de saúde, caso você não possa realizar o teste de glicemia.

Desinstalar o aplicativo sem fazer um backup dos seus dados irá resultar em uma perda de todos os seus dados históricos. Sempre faça backup dos seus dados antes de atualizar seu aplicativo ou seu sistema operacional do dispositivo móvel.

Consulte seu profissional de saúde sobre quais ações você deve tomar ao usar múltiplos blocos de tempo e ao viajar para um fuso horário diferente.

(3)

Este aplicativo destina-se ao uso por um único usuário. Não compartilhe o uso do aplicativo com outro usuário.

O cálculo de bolus Accu-Chek, uma ferramente componente do aplicativo Accu-Chek Connect, é indicado para o controle do diabetes, e realiza os cálculos de doses de insulina, para correção da glicemia e ingestão de carboidratos, com base nos dados previamente inseridos pelo usuário. Antes do uso por parte de pacientes que contam carboidratos, é necessário que um médico ative o cálculo de bolus e forneça os parâmetros ideais de glicemia, de relação insulina/carboidratos e de sensibilidade à insulina a serem programados no software. Para usuários com bolus prandial atribuído (acima de 22 anos), é necessário que um médico também forneça os parâmetros ideias de glicemia, de doses de insulina e de sensibilidade à insulina, a serem programados no software.

Em alguns países, antes do uso, é necessário que um profissional de saúde configure o cálculo de bolus Accu-Chek e forneça os parâmetros do intervalo ideal de glicemia, de sensibilidade à insulina e de relação insulina/carboidratos (cálculo de bolus de contagem de carboidratos apenas) para programar no cálculo de bolus Accu-Chek.

Contato

Definições básicas do aplicativo

Para aproveitar ao máximo o seu aplicativo, você precisa configurar alguns recursos importantes. São eles:

Conta online

Sincronizar monitor Cálculo de bolus

Para configurar as definições básicas do aplicativo, selecione “Configurações” na tela Início.

Conta online

As configurações padrão de sua conta online Accu-Chek Connect podem ser definidas na tela “Conta online”. Uma conta online ajudará a controlar melhor seu diabetes permitindo que você veja os dados que inseriu em seu dispositivo móvel.

Para criar sua conta online ou atualizar as configurações:

1. Selecione ( ).

2. Selecione Enviar para conta online.

3. Se você já possuir uma conta online Accu-Chek Connect, entre com seu nome de usuário e senha e continue para o passo 6.

4. Se você não possuir uma conta online Accu-Chek Connect, selecione o link de criação de conta e siga as instruções na tela para entrar com suas informações de contato.

5. Após preencher suas informações de contato, você receberá uma confirmação por email. Selecione o link via celular do email de confirmação para concluir o processo de criação de

(4)

conta. Seu aplicativo iniciará a sessão automaticamente com sua conta online. Se este processo tiver sido interrompido e você não estiver logado, você pode entrar com seu nome de usuário e senha e selecionar Login.

6. Selecione se deseja que o aplicativo envie fotos para sua conta online usando sua rede móvel ou apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi.

Sincronizar monitor

Para ver todos os dispositivos compatíveis, acesse a Google Play Store ou a iTunes App Store.

Sincronizar seu monitor de glicemia mediante tecnologia sem fio Bluetooth® permitirá a você transferir valores de glicemia do monitor de glicemia para o seu dispositivo móvel. Ao sincronizar um monitor de glicemia com o aplicativo, serão transferidas automaticamente informações do monitor para o aplicativo por padrão. O aplicativo definirá automaticamente ainda a hora do seu monitor de glicemia. Para sincronizar seu monitor:

1. Selecione ( ).

2. Selecione “Configurações”. 3. Selecione “Sincronizar monitor”.

4. Selecione o tipo de monitor de glicemia (Vários botões ou Um botão) a sincronizar. 5. Siga as instruções da tela para colocar o monitor de glicemia em modo de sincronização. 6. Selecione Avançar no aplicativo.

7. Selecione o identificador do monitor de glicemia (“Accu-Chek” ou “monitor” seguido do número de série, em função do seu monitor de glicemia).

8. Digite o PIN do monitor de glicemia e selecione “Concluído”/“OK”. 9. Exiba a tela de confirmação de sincronização.

Transferência de dados do monitor

Para transferir os resultados de glicemia do seu monitor de glicemia, o monitor deve estar a até 2 metros de distância do dispositivo móvel. A duração da transferência típica pode ser de até 10

segundos. A transferência ocorrerá automaticamente se a opção “Envio automático” estiver ativada em seu monitor de glicemia.

Para transferir os resultados de glicemia automaticamente:

1. Realize um teste de glicemia com seu dispositivo móvel ligado e a até 2 metros de distância do monitor de glicemia.

2. Atribua um evento ao resultado de glicemia selecionando “Marcador” ou “Inserir marcador”, em função do seu monitor de glicemia, em seguida selecione o evento que deseja atribuir e selecione “OK” para enviar o resultado do teste.

3. Se não quiser atribuir um evento, selecione o botão de flecha para voltar, e o resultado da glicemia será enviado.

Nota: Inserir Marcador não disponível em monitor de glicemia de um botão. Os resultados são transferidos imediatamente em monitor de glicemia de um botão.

Para transferir manualmente os resultados de glicemia (monitor de glicemia de vários botões): 1. Realize um teste de glicemia com seu dispositivo móvel ligado e a até 2 metros de distância

(5)

2. Selecione o ícone de menu ( ). 3. Selecione “Obter do monitor”.

4. Verifique se o monitor está no modo de transferência de dados (selecione “Meus dados”, “Transf. dados”, “Sem fio”).

Para transferir manualmente os resultados de glicemia (monitor de glicemia de um botão): 1. Pressione o botão no lado do monitor de glicemia (não manter pressionado).

2. O monitor de glicemia tentará transferir os dados depois que a tela estiver ligada.

Configuração do cálculo de bolus Accu-Chek

O cálculo de bolus calcula a dose de insulina com base na hora do dia, no seu nível de glicemia, no que você ingeriu e em outros eventos. Para usar o cálculo de bolus você precisará receber os parâmetros de configuração e o treinamento do seu profissional de saúde. Depois de concluir a configuração básica do cálculo de bolus, você poderá atualizar essas e outras configurações selecionando “Cálculo de bolus” no menu “Configurações”.

Dose prandial atribuída

Toque na refeição para alterar o valor de insulina para dose prandial atribuída. A opção somente está disponível ao usar a dose prandial atribuída.

Para adicionar um novo bloco de tempo:

1. Selecione “Blocos de tempo, intervalos ideais, relações insulina/carboidratos e sensibilidades à insulina”.

2. Selecione o botão + para abrir um novo bloco de tempo, atualize a hora de início e selecione “Definir”.

3. Atualize os dados do intervalo ideal, da relação insulina/carboidrato e da sensibilidade à insulina e selecione “Salvar”.

Nota: A relação insulina/carboidratos somente está presente na contagem de carboidratos. Aumento pós-prandial

O aumento pós-prandial é um aumento nos níveis de glicemia durante ou após as refeições considerado aceitável dentro de uma determinada faixa, mesmo se um bolus tiver sido administrado.

Para atualizar a configuração do aumento pós-prandial:

1. Selecione Aumento pós-prandial e lanche, ou Dose prandial atribuída e Aumento pós-prandial se estiver usando a Dose prandial atribuída.

2. Selecione a área de entrada de texto de “Aumento pós-prandial” e atualize o quanto sua glicemia normalmente aumenta depois de uma refeição.

3. Selecione a área de entrada de texto de “Lanche” para atualizar a quantidade de carboidratos que ocasionará um aumento pós-prandial.

Nota: O lanche somente está presente na contagem de carboidratos. 4. Selecione “Concluído”.

(6)

Os detalhes da insulina incluem o nome/tipo do bolus de insulina, o bolus máximo, o tempo de espera, a duração da insulina e o incremento de insulina.

Para atualizar os detalhes da insulina: 1. Selecione “Detalhes da insulina”.

2. Selecione a área de entrada de texto de “Bolus máximo”, use o teclado do aplicativo para digitar o valor máximo, conforme necessário, e selecione “Concluído”.

3. Selecione a área de entrada de texto de “Tempo de espera”, digite a quantidade de tempo necessária para que a insulina que você definiu comece a baixar seu nível de glicemia e selecione “Definir”.

4. Selecione a área de entrada de texto de “Duração da insulina”, digite o período, desde o início de um bolus até o momento em que seu nível de glicemia deve retornar ao intervalo ideal, e selecione “Definir”.

5. Selecione o incremento de insulina adequado.

6. Selecione o menu suspenso de insulina de ação rápida ou curta e escolha a insulina apropriada.

7. Selecione “Salvar”.

Nota: Pergunte ao seu médico antes da administração de grandes doses de insulina. Exercício

Inclui eventos de exercícios predefinidpos e personalizados, que podem ser utilizados em sua recomendação de cálculo de bolus.

Para atualizar os exercícios: 1. Selecione “Exercícios”.

2. Selecione a área de entrada de texto do exercício que você deseja atualizar, altere o percentual do impacto que o exercício tem na quantidade de insulina de que você precisa e selecione “Definir”.

3. Repita esse processo para atualizar todos os exercícios que você deseja alterar. 4. Depois de atualizar todos os exercícios, selecione “Salvar”.

Para adicionar novos exercícios:

1. Selecione “+ Adicionar exercício”.

2. Selecione a área de entrada de texto “Nome”, digite o nome do exercício e selecione “Concluído”.

3. Selecione “Aumento de (+)” ou “Redução de (-)”, conforme apropriado.

4. Atualize o percentual do impacto que o exercício tem na quantidade de insulina de que você precisa.

5. Depois de inserir todas as informações, selecione “Definir”. Eventos de saúde

Inclui eventos de saúde predefinidpos e personalizados, que podem ser utilizados em sua recomendação de cálculo de bolus.

Para atualizar eventos de saúde: 1. Selecione “Eventos de saúde”.

(7)

2. Selecione o evento de saúde que deseja editar, atualize o percentual que o evento de saúde tem de impacto na quantidade de insulina de que você precisa e selecione “Definir”. Para adicionar novos eventos de saúde:

1. Selecione + Adicionar evento de saúde

2. Insira o nome do evento de saúde e selecione Concluído/Definir.

3. Atualize o percentual do impacto que os eventos de saúde devem influenciar na sua quantidade de insulina. Selecione "Definir".

4. Selecione “Salvar”.

Uso do cálculo de bolus Accu-Chek

Nota: Na primeira vez em que usar ou no primeiro uso após a reinstalação do aplicativo, a insulina ativa pode não ser exata devido à falta de dados do histórico de insulina.

Certifique-se de registrar todos os bolus que você administrou junto com a hora e a data. Isso inclui insulina administrada sem cálculo de bolus. É necessário ter as informações completas de insulina para assegurar a precisão do cálculo de bolus.

Após medir a glicemia e transferir os dados você deve ver o novo resultado em sua tela Início. A leitura é clinicamente válida para o cálculo de bolus durante até 15 minutos (o cronômetro mostra quanto tempo você ainda tem).

1. Selecione o botão “Cálculo de bolus”.

2. Opcionalmente, adicione informações sobre carboidratos e quaisquer outras informações apropriadas para seu cálculo de bolus e selecione “Avançar”.

3. Sua recomendação de insulina será exibida. Entre a quantidade de insulina de bolus a injetar. 4. Confirme selecionando “Salvar”.

Nota: O aplicativo não irá fornecer o cálculo de bolus para resultados de glicemia marcados com “HI” (alto). Se você receber resultado de glicemia “HI”, considere verificar novamente a glicemia, verificar cetonas e insulina, além de consultar seu médico.

Se a sua glicemia estiver abaixo do limite de hipoglicemia (a configuração padrão pode ser alterada no menu “Configurações para glicemia“), não será fornecido um cálculo de bolus. Em vez disso, receberá uma recomendação para ingerir carboidratos de ação rápida e, somente para contagem de carboidratos, uma quantidade calculada de carboidratos para aumentar sua glicemia até à faixa-alvo.

A quantidade de carboidratos recomendada para comer será exibida. Digite a quantidade de carboidratos que comerá na realidade.

Confirme selecionando “Salvar”.

Nota: Os usuários de cálculo de bolus de dose prandial atribuída, receberão somente uma mensagem estática para ingerir carboidratos de ação rápida. Para inserir carboidratos de ação rápida, acesse a tela "Adicionar" e insira as informações na área Refeição.

Nota: O aplicativo não irá fornecer o cálculo de bolus para resultados de glicemia marcados com “LO” (baixo). Se receber um resultado de glicemia “LO”, repita o teste de glicemia. Contate o seu

profissional de saúde.

Nota: Consulte seu profissional de saúde sobre o que fazer a respeito do cálculo de bolus se seu aplicativo não estiver disponível (por exemplo, se a bateria do dispositivo móvel estiver gasta).

(8)

Medição estruturada

Perfil de 3 dias

O perfil de 3 dias oferece uma forma fácil e conveniente de registrar e acompanhar os resultados de seus testes antes e depois das refeições e ao deitar durante um período de três dias. Ele também fornece uma visualização de como as refeições e a atividade física afetam sua glicemia. Pelo menos, cinco das sete entradas sobre a glicemia (no período de 24 horas) são necessárias para concluir um dia. Você pode pular um ou dois dias, portanto, três de cinco dias são necessários para concluir o perfil de 3 dias. Para iniciar um novo perfil de 3 dias:

1. Selecione Menu.

2. Selecione Testes estruturados.

3. Selecione “Programar novo teste” e atualize as informações da refeição e da hora de dormir, conforme desejado.

4. Selecione “Escolher data de início”, defina a data de início e selecione “Concluído”.

5. Se quiser atualizar as configurações de lembrete ou alterar os intervalos ideais de perfil de 3 dias, selecione “Mais configurações”.

Nota: Por padrão, o intervalo ideal do perfil de 3 dias é o mesmo intervalo ideal usado para outros relatórios. Se você alterar para dois intervalos ideais diferentes, eles serão usados apenas no relatório do perfil de 3 dias.

Para usar o perfil de 3 dias, siga as instruções listadas abaixo: Realize os testes de glicemia na hora dos lembretes.

O teste pré-prandial pode ser feito 2 horas antes a 2 horas depois da hora da refeição

programada. O teste pós-prandial pode ser feito de 1 a 3 horas depois do teste pré-prandial.

Adicione informações sobre a glicemia, a refeição e outros dados. Veja a evolução geral da glicemia na tela Início e nos relatórios. Para parar o perfil de 3 dias, siga as instruções listadas abaixo:

O perfil de 3 dias terminará 24 horas depois do início do último dia concluído. Para interromper antes, mantenha o toque sobre o perfil de 3 dias ativo.

Nota: Se um perfil de 3 dias estiver sendo executado e você estiver conectado a uma conta online, todos os dados serão transferidos automaticamente apenas ao final de cada dia concluído (24 horas ou

(9)

no início do próximo dia). Teste em pares

O teste em pares é uma ferramenta simples que ajuda a ver as mudanças em sua glicemia antes e depois de um evento. Você pode usá-lo por 7 dias para saber como um elemento de sua rotina diária afeta seus níveis de glicemia. Por exemplo:

Como um determinado alimento ou bebida afeta seus níveis de glicemia? Como um tipo específico de exercício afeta seus níveis de glicemia? Para iniciar o teste em pares, siga as instruções listadas abaixo:

1. Selecione Menu.

2. Selecione Testes estruturados. 3. Selecione a aba Teste em pares. 4. Selecione “Iniciar novo teste”. 5. Selecione “Teste em pares”.

6. Selecione o evento para o teste e selecione “Definir”. Para usar o teste em pares, siga as instruções listadas abaixo:

Realize um teste de glicemia antes e depois de um evento.

O teste pré-prandial pode ser feito 2 horas antes a 2 horas depois da hora programada. O teste pós-prandial pode ser feito de 1 a 3 horas depois do teste pré-pós-prandial.

Adicione informações sobre a glicemia, a refeição e o evento.

As alterações na glicemia serão mostradas na tela Início e nos relatórios. Para parar o teste em pares, siga as instruções listadas abaixo:

O teste em pares terminará 24 horas depois do último par. Para encerrá-lo antecipadamente, mantenha o toque sobre o teste em pares ativo.

Nota: Se um teste em pares estiver sendo executado e você estiver conectado a uma conta online, todos os dados serão transferidos automaticamente apenas ao final de cada par concluído (24 horas ou no início do próximo dia).

(10)

Lembretes

Os lembretes são tons de áudio e vibratórios usados para lembrar você de fazer uma tarefa específica (como tomar uma medicação ou uma dose de insulina). Existem caixas de seleção separadas para permitir o lembrete e para torná-lo recorrente.

Unidades de medida

As unidades de medida usadas por seu aplicativo e padronizadas de acordo com as configurações de seu local, mas as configurações podem ser personalizadas. Você pode selecionar unidades de medida personalizadas para:

Unidade de medida de glicemia* Unidade de caloria

Unidade de carboidrato* Unidades de peso

Unidades de pressão sanguínea

*Nota: As unidades de glicemia e carboidratos não poderão ser alteradas quando o cálculo de bolus estiver ativado.

Horas das refeições

As horas das refeições armazenadas no aplicativo indicam quando você consome suas refeições. Essas horas servem como padrões para o teste em pares e o perfil de 3 dias.

Alterar ordem dos dados

A ordem em que os detalhes, como nível de energia, exercícios, insulina e eventos de saúde, aparecem na tela “Adicionar novo dado” pode ser personalizada para que os itens que você mais usa fiquem no início da lista. A ordem em que você definir também será usada para os dados que você vê na lista e na tela Início (glicemia e os próximos dois itens selecionados são mostrados na exibição padrão).

Nota: Quando o cálculo de bolus está ativado, a glicemia e a insulina são sempre mostrados. O valor prandial atribuído ou os carboidratos são sempre mostrados, em função do tipo de cálculo de bolus em uso.

Informações pessoais

É necessário fornecer seu nome, sobrenome e data de nascimento para compartilhar seus relatórios de teste em pares, perfil de 3 dias e tendências.

Registro

Ao registrar seu monitor de glicemia mediante o aplicativo, é possível mantê-lo informado relativamente a informações importantes da garantia, atualizações e suporte.

Detalhes médicos

Configurações para glicemia

As configurações para “Intervalo ideal de glicemia” e “Hipo” são usadas para determinar como seus dados serão apresentados na tela Início e nos relatórios. Por exemplo, verde está no intervalo ideal, azul está acima e vermelho está abaixo de seu limite de hipoglicemia. O amarelo é usado se houver um espaço entre o limite inferior de seu intervalo ideal e seu limite de hipoglicemia.

Insulina

Para facilitar a entrada de dados, você pode definir até três tipos de insulina diferentes para usar no aplicativo. Os tipos de insulina podem ser definidos como:

INS 1: Insulina de bolus (de ação rápida ou curta). INS 2: Insulina basal (de ação prolongada).

(11)

INS 3: Outra insulina ou uma das duas categorias anteriores. Nota: A opção INS 3 é removida quando o cálculo de bolus é ativado.

Como adicionar dados

Os resultados de seus testes diários de glicemia, o nível de energia, os exercícios e outros detalhes podem ser manualmente inseridos no aplicativo.

1. Selecione “Adicionar” na tela Início.

2. Digite o resultado de glicemia, o nível de energia, o evento, o tamanho da refeição, a quantidade de carboidratos, a insulina, as anotações e outros detalhes e selecione “Salvar”. Como adicionar fotos

Fotos podem ser adicionadas às entradas como lembretes visuais e para ajudar a fornecer contexto para suas entradas da lista.

Para adicionar fotos:

1. Navegue até o final da tela “Adicionar novo dado”.

2. Selecione uma foto na galeria de seu dispositivo móvel ou use a câmera para tirar uma. Nota: São permitidas até 6 imagens para cada entrada no diário.

Como proteger seus dados

Para proteger suas informações pessoais, os dados em seu dispositivo são armazenados em um arquivo criptografado. Proteja sempre o acesso ao seu dispositivo móvel com uma senha forte.

A transmissão de seus dados pode usar um e-mail, um texto e/ou um software sem criptografia em seu dispositivo móvel, e os dados serão transmitidos por redes que não são controlados pela Roche. Se o usuário escolher transmitir os dados por esses meios, a Roche não se responsabilizará, de qualquer forma, pela segurança e confiabiliadade dessas transferências.

Relatório de dados

Relatórios de evolução geral

Os relatórios de evolução geral mostram as tendências de sua glicemia usando os dados da lista. Para apresentar um relatório de Evolução geral:

1. Selecione Menu.

2. Selecione “Evolução geral”.

3. Defina o período do relatório de Evolução geral.

4. Selecione como você deseja que os dados sejam exibidos.

5. Para compartilhar os dados, selecione “Compartilh.”. Compartilhar permite enviar (e-mail/mensagem de texto), imprimir ou guardar uma versão PDF do Relatório de evolução geral.

Lista

As entradas da lista são armazenadas automaticamente em ordem cronológica, com os registros mais recentes primeiro.

(12)

1. Selecione “Lista” na tela Início.

2. Selecione a entrada da lista que você deseja editar e selecione “Editar”. 3. Quando terminar a edição, selecione “Concluído”, “Salvar” e “Fechar”.

Compartilhamento de dados

O aplicativo permite-lhe usar mensagens de texto SMS ou a conta online Accu-Chek Connect para compartilhar suas informações.

Para partilhar dados de glicemia por mensagem de texto SMS: 1. Selecione “Configurações”.

2. Selecione “Texto do SMS para glicemia”.

3. Selecione “Compartilhar valores de glicemia registrados via mensagem de texto” e/ou “Incluir o nome e a data de nascimento”.

4. Adicione destinatários manualmente ou de sua lista de contatos. Como enviar dados para sua conta online Accu-Chek Connect

Caso tenha ficado desconectado por um tempo e quiser se certificar de que os dados foram enviados, siga estas etapas:

Para enviar dados:

1. Selecione ( ).

2. Selecione “Enviar para conta online”.

Nota: Quando uma medição estruturada estiver sendo executada, todos os dados serão enviados automaticamente apenas ao final de cada dia (ou par) concluído.

Backup de dados

O backup permite que você envie uma cópia de seus dados por e-mail para o endereço de e-mail de sua escolha.

1. Selecione “Configurações”.

2. Selecione “Compartilhamento de dados”. 3. Selecione “Backup”.

4. Selecione “E-mail para backup”.

5. Digite o endereço de e-mail do destinatário. 6. Selecione “Enviar”.

Para restaurar os dados em seu dispositivo móvel:

1. Use o recurso do backup de dados para enviar uma cópia de seus dados por e-mail para sua conta de e-mail.

2. Abra o e-mail para backup em seu dispositivo móvel e abra o arquivo de backup anexado com o aplicativo para importar os dados.

3. Se você fizer backup de seus dados durante uma medição estruturada, os dados do teste serão salvos, mas a medição estruturada nos arquivos de backup ficará inativa e não poderá ser reiniciada no local do backup.

(13)

Você pode encontrar os seguintes símbolos ao consultar as instruções de uso, aqui exibidos com seu significado.

(14)

Significado dos símbolos

Você pode encontrar os seguintes símbolos ao consultar as instruções de uso, aqui exibidos com seu significado.

Fabricante

Este produto cumpre os requisitos da Diretiva Européia 93/42/CEE para dispositivos médicos.

(15)

© 2017 Roche Diabetes Care 07250444008-0717

ACCU-CHEK e ACCU-CHEK CONNECT são marcas da Roche.

A palavra e os logótipos Bluetooth® são marcas registradas de propriedade da Bluetooth SIG, Inc. e todo uso das referidas marcas pela Roche está licenciado. Outras marcas ou nomes de produtos são marcas comerciais dos respectivos detentores.

Referências

Documentos relacionados

Próximo à desembocadura e seguindo pelo estuário inferior, no estuário médio bem como em grande parte do estuário superior se observa, igualmente, a concentração de areias

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

d) Vincular a contratação de seguros a qualquer de seus produtos, ressalvada a hipótese em que tal contratação sirva de garantia direta a tais produtos. Na hipótese de pagamento

A adição do plastificante glicerol na elaboração dos filmes biodegradáveis não alterou significativamente os resultados para as análises de espessura, parâmetros

Especificamente as questões levantadas buscam avaliar qual o contributo das espécies mais representativas da área amostral (Bolbochenous maritimus (L.) Palla,

This is an extremely important part of an application’s development since it the business layer is responsible of performing all the system’s actions, and the interface is the only

Por exemplo, a nível das novas áreas (em particular a AP) não é fácil porque pede muito mais trabalho dos professores e pede uma nova postura da parte do professor (que passa a

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a