• Nenhum resultado encontrado

COMO A TECNOLOGIA MUDOU A VIDA DAS PESSOAS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO A TECNOLOGIA MUDOU A VIDA DAS PESSOAS?"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMO A TECNOLOGIA MUDOU A VIDA DAS PESSOAS?

Carla Beatris Valentini (orientadora)1 Eliana Maria do Sacramento Soares (co-orientadora)2 Fransua Francischetti Melo3

Resumo

A presente pesquisa foi desenvolvida durante o curso de extensão Escola e Pesquisa um Encontro Possível organizado pela Universidade de Caxias do Sul no período de outubro a dezembro de 2010. Esse curso teve por objetivo instrumentalizar alunos dos cursos de licenciaturas da universidade Caxias do Sul para a prática pedagógica e propor aos alunos da escola Caldas Junior nas mesma cidade que conhecessem a pesquisa de opinião.Os encontros foram realizados nos momentos em que seus professores estavam em formação para o uso de laptops educacionais. A escola é participante do projeto do governo federal “Um Computador por Aluno”. Os encontros foram realizados semanalmente em sua maioria, variando conforme a disponibilidade de horários da escola participante. Essa pesquisa foi realizada com estudantes do 3º ano da educação básica.

Palavras-chaves: Tecnologia, mudança e vida diária.

Introdução

No curso de extensão Escola e Pesquisa um Encontro Possível foram realizadas 100 horas aula dividas nas categorias presencial e a distãncia.Essa divisão roporcionou aos licenciandos participantes que pudessem viver cada etapa da construção do projeto de pesquisa e sua execução antes de aplicarem as atividades na escola.

Essa divisão de encontros fez com que todos conhecem a metodologia que deveria ser empregada na pesquisa, que foi a pesquisa de opinião. A necessidade de planejar os encontros

1

Doutora em Informática da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Centro de Filosofia e Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação. Atuação nos. Coordenadora de projetos de pesquisa e vice-líder de grupo de pesquisa no diretório do CNPq.

2 Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1977), licenciada em Matemática

pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutora em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora da Universidade de Caxias do Sul e membro do corpo permanente do programa de pós-graduação, mestrado em Educação, da Universidade de Caxias do Sul.

3 Acadêmica do Curso de História da Universidade de Caxias do Sul-Bolsista do Laboratório de

(2)

foi ressaltada em diversas ocasiões pelas professoras formadoras para que os licenciandos soubessem cada passo do procedimento a ser realizado.

Como a tecnologia mudou a vida das pessoas? É uma pergunta que provavelmente muitas pessoas já fizeram, pois vivemos num ambiente em constantes transformações, as crianças já começaram a perceber que esse processo está em constante mudança.

Para obtenção dos dados foi proposta a realização de um questionário para coleta de dados por meio de entrevistas. Foram necessários três encontros na execução dessa tarefa em conjunto com as crianças participantes do projeto.No primeiro encontro os alunos foram divididos em duplas e foi proposto que escrevessem perguntas sobre o tema, Como a tecnologia mudou a vida das pessoas? o mesmo já determinado no primeiro encontro. É importante ressaltar que a participação dos estudantes é essencial durante todo o processo da pesquisa, pois eles têm muito para contribuir com esse estudo.

“Pesquisar e educar são processos coincidentes... O aluno não vai para a escola para assistir aulas, mas para pesquisas, compreendendo-se por isso que sua tarefa crucial é ser parceiro de trabalho, não ouvinte domesticado”.(DEMO,1997,p.9).

Os dois encontros seguintes os alunos escreveram suas questões no quadro da sala de aula e a partir dessas questões foi sistematizado e organizado o questionário pela professora responsável. O questionário continha questões abertas e fechadas e foi previamente testado entre os alunos com o intuito de encontrar possíveis dificuldades antes da aplicação dos mesmos a população pesquisada. Ficou acertado entre a turma que cada aluno realiza-se duas entrevistas, infelizmente alguns fizeram somente uma entrevista, pois moravam apenas com a mãe e os irmãos menores, então a amostra analisada tornou-se menor.As crianças preferiram entrevistar pessoas com idade entre vinte e setenta anos que pudessem fazer uma reflexão sobre as mudanças e as inovações tecnológicas em suas vidas.

Esses dados foram coletados com a missão de se buscar como a tecnologia estava inserida nos lares da população consultada e quais impactos que essas constantes mudanças tiveram em seu cotidiano.

A metodologia utilizada foi à pesquisa de opinião que oportuniza a averiguar a existência de algum problema, confirmar a continuidade de uma ação que está em andamento, compreender a visão que as pessoas têm de um fato detectar a dimensão de algum problema. (Montenegro e Ribeiro, 2005, p.25).

(3)

A apresentação dos resultados que foi realizada em um seminário na própria escola e a análise dos resultados ficou por conta da professora responsável pela turma durante o percurso de pesquisa que buscou ter um olhar formal para analisar as questões.

A análise dos resultados dessa pesquisa foi tabulada em gráficos e tabelas. A questão aberta teve seus resultados agrupados por categorias.

Tecnologia X Cotidiano

A tecnologia como tema norteador possivelmente foi escolhido pelo fato de os estudantes serem usuários assíduos. A maioria deles possuía contas no orkut, MSN, tinha celular e computador ao seu alcance além do fato de a escola possuir laboratório de informática.

As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) estão redefinindo Quantitativa e qualitativamente a sociedade, toda uma cultura esta em processo de redefinição. O avanço acelerado das novas tecnologias tem alterado significativamente o modo de

entender e de perceber o mundo. (LIMA e FREITAS,2009,p.2) Hoje se vive à era digital o que proporciona as pessoas ter acesso a informações de

forma mais rápida, basta ligar a televisão e assistir a um noticiário para ficar informado das notícias locais e mundiais, da previsão do tempo, dicas de saúde e entretenimento.

As crianças e os jovens passam a maior parte do tempo conectadas na rede, usando jogos, comunicador instantâneo, redes sociais etc., criou-se uma nova forma de interação e o uso dessas mídias faz com que as pessoas se comuniquem sem sair de suas casas.

“Como nômades telemáticos libertamo-nos dos constrangimentos de uma coincidência história entre o espaço e o tempo e ganhamos o poder de estar em todos os lugares sem saímos do lugar.” (KECKHOVE, 1997).

Análise dos Resultados

Foram consideradas trinta e três entrevistadas para análise. Destas, 18 são do gênero feminino e 15 do gênero masculino com faixas etárias variando entre 15 e 70 anos.

Primeiramente foi perguntado aos participantes da entrevista. Quais dessas tecnologias você utiliza?

(4)

Quais dessas tecnologias você utiliza? 0 5 10 15 20 25 30 35 Tele fone TV Com puta dor/ Not eboo k Cel ular DVD Carro Máq uina Dig ital Vide o G am e Rád io Total de Respostas 211 Total de Respostas 211

Os resultados comprovam que as tecnologias foram apropriadas no cotidiano das pessoas. Hoje muitas não saem de casa sem ligar a televisão ou o rádio para saber das últimas informações.O computador também foi incorporado nas relações de trabalho para facilitar a comunicação entre os trabalhadores.

As nossas atividades cotidianas mais comuns - como dormir, comer, trabalhar, nos deslocarmos para diferentes lugares, ler, conversar e se divertir - são possíveis, graças às tecnologias a que temos acesso. Elas estão tão presentes em nossas vidas que já nos acostumamos e nem percebemos que não são coisas naturais. ( Kenski,2008,P.2) A pergunta seis mostrou que 16 dos 33 entrevistados usam a internet como fonte de pesquisa. Essa foi essa uma das comodidades que a tecnologia trouxe para os estudantes que agora podem acessar informações mais rápidas sem sair de casa.O uso do comunicador instantâneo e e-mail entre os entrevistas mostram uma mudança na forma de se relacionar.

(5)

O que você faz na internet? 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 Aces sa in tern et Man da e mail Pesq uisa Usa Orku t Usa MSN Jogo s Outra Total de Respostas 80

A questão oito era uma pergunta fechada e solicitava o porquê da resposta dos entrevistados. Foram classificadas três categorias: facilidade na comunicação, qualidade de vida e agilidade nas tarefas.

Você considera que a tecnologia mudou a vida das pessoas? Por quê?

Categorias Nº. de

Respostas

Exemplos

Facilidade na Comunicação 19 “Aproximou as pessoas.”

“Ficou mais fácil a comunicação.”

Qualidade de Vida quatro “Avanços da tecnologia na medicina.”

Agilidade nas Tarefas 10 “Facilitou os negócios, é possível transmitir projetos e notícias pela rede”.

A facilidade na comunicação foi à resposta mais citada no questionário. Hoje não é necessário esperar dias para saber notícias de parentes que moram em outras cidades, basta

(6)

enviar um e-mail ou usar o telefone para encurtar as distâncias.

Avanços na medicina também não foram esquecidos entre nossos entrevistados. Doenças que nas décadas entre 1950 e 1970 pareciam incuráveis como alguns tipos de câncer hoje possuem tratamento e cura.

A agilidade de tarefas melhorou com o avanço da tecnologia, pois as donas-de-casa que normalmente trabalham fora o dia todo chegam a suas residências cansadas e precisam realizar as tarefas domésticas. Lavar roupa que tomava bastante tempo hoje com a ajuda da máquina de lavar esse tempo diminuiu.

Considerações Finais

Com essa pesquisa pode-se concluir que as pessoas consideram que a tecnologia facilitou o cotidiano delas, pois em atividades que antes tomavam muito tempo hoje são resolvidas rapidamente.

É importante conhecer quais impactos a tecnologia causa no dia a dia dos cidadãos. Criaram-se novas formas de se comunicação, expressão e convivência. As tecnologias facilitaram principalmente o acesso a informação.

Esse projeto foi importante porque as crianças vivenciaram cada etapa do projeto provando que a pesquisa na sala de aula é produtiva e educativa. Houve uma integração de disciplinas como matemática, português e ciências.

Gostaria de agradecer a minha orientadora a professora Carla Beatris Valentini pela paciência e dedicação ao longo do processo de pesquisa, as colegas do curso “Escola e Pesquisa”, as multiplicadoras pela atenção dedicada nos encontros de formação, a professora responsável pela turma e a escola onde a pesquisa foi desenvolvida, as crianças pelo envolvimento e os entrevistados pela colaboração e na escrita deste artigo a professora Eliana Maria do Sacramento Soares pelas orientações.

Referências Bibliográficas

LIMA, Magneide S. Santos e FREITAS, Renival Vieira de. Anais do II Seminário Educação, Comunicação e Interculralidade. Disponível em

(7)

LIMA, Vitor Cleton Viega (Org.).A influência das novas tecnologias no processo de

ensino:vatagens e desvantages.

Disponível em http://guaiba.ulbra.tche.br/pesquisas/2007/artigos/pedagogia/268.pdf Acesso em 20 de mar. de 2011.

MONTENEGRO, Fábio; Ribeiro, Vera Masagão. Nossa Escola Pesquisa sua Opinião:manual do professor.São Paulo:Global 2002.

PIROLO, Maria Amélia Miranda. A pesquisa de Opinião O ver e o fazer do relações

públicas. Disponível em http://galaxy.intercom.org.br:8180. Acesso em 20 de mar. de 2011.

SILVA, Duarte da Bento e Pereira; Maria da Graça Caridade Barbosa. Relação dos

jovens com as TIC e o fator divisão digital na aprendizagem.Disponível em

http://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/congreso/Xcongreso/pdfs/t12/t12c407.pdf.

Acesso em 27 de fev.2011.

SILVA, Marcos. Ensino de História e Novas Tecnologias.Disponível em http://poshistoria.sites.uol.com.br/producao/ensino_historia_ntics.pdf.Acesso em 27 Fev.2011.

Referências

Documentos relacionados

Cálculos para preparação do soro fisiológico 0,85% para um volume de 50 mL. Solução de violeta de cristal 0,1% para um volume de

xạ thì không có đầy dủ các khâu của 1 phản xạ vì vậy sự co cơ đó chỉ là sự cảm ứng của của các sợi thần kinh và tế bào cơ đối với sự kích thích. - Trao đổi

A Ten Cel PM Izanete Carvalho de Lima, foi a primeira comandante da Companhia de Polícia feminina, e a primeira mulher da região Norte a fazer o Curso de Aperfeiçoamento

As demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2007, apresentadas de forma conjunta com as demonstrações financeiras de 2008, foram elaboradas

Das Letrinhas  Vice- Versa Ao Contrário – Otávio Frias Filho, Nicolau Sevcenko, Moacyr Scliar, Marcelo.. Coelho, Mônica Rodrigues Da Costa, Heloísa Prieto E Marcos Rey

myftpupload.com myplaycity.com needtosellmyhousefast.com net-profits.xyz newstaffadsshop.club niki-mlt.ru novosti-hi-tech.ru nufaq.com o-o-11-o-o.com o-o-6-o-o.com

O professor que ensina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve propiciar ao aluno atividades que possibilitem a construção de noções geométricas, que

Com isso fica a cargo da Equipe Médica solicitar a realização destes testes no tempo correto e de acordo com os protocolos já estabelecidos pelo Ministério da Saúde, Secretaria