• Nenhum resultado encontrado

DICAS DE PRODUÇÃO DE VIDEOAULA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DICAS DE PRODUÇÃO DE VIDEOAULA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DICAS DE PRODUÇÃO DE

VIDEOAULA

PROGRAMA DE AMPLIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO NO

CONTEXTOEDUCACIONAL - PRACTICE

(2)

Dada a situação de isolamento social que nos encontramos, devido a pandemia mundial de COVID-19, a comunicação via tecnologia se tornou fundamental. Entretanto, nem todas as pessoas dominam as ferramentas e recursos que podem ser utilizados.

Toda a nossa rotina mudou e fazer algo que antes era simples pode ter se tornado um desafio. Pensando nisso, o PRACTICE elaborou esse compilado de dicas pensadas para auxiliar na elaboração e condução de videoaulas.

(3)

O objetivo dessa cartilha é instruir sobre alguns pontos-chave para uma boa videoaula. O objetivo não é apresentar um manual de didática, muito menos ensinar a um professor como fazer seu trabalho, mas apresentar dicas que podem tornar mais fácil a criação e condução de uma aula a distância.

Os pontos listados a seguir não estão dispostos em uma ordem de importância ou nível de dificuldade, são apenas detalhes que, se feitos da maneira correta, aumentarão a qualidade do vídeo que você está se propondo a fazer.

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional - PRACTICE https://practice.uffs.cc

(4)

1 O primeiro ponto para o sucesso da sua videoaula é entender que o que mudou foi o ambiente, não o evento em si. Ou seja, mesmo sendo a distância, uma aula continua sendo uma aula, com sua dinâmica e características próprias. Portanto, não é preciso reinventar a roda, apenas será necessário adaptá-la.

2 Realizar um bom trabalho exige dedicação e planejamento e com uma videoaula não é diferente. Crie um roteiro pensado para suprir as necessidades dos seus alunos, ou espectadores, que também funcione na modalidade a distância. Ter claro quais são os objetivos e qual é o passo a passo da aula ajudará a contornar quaisquer obstáculos que possam surgir no decorrer da execução do projeto.

3 Evite maneirismos e vícios de linguagem. Esses comporta- mentos podem distrair seu expectador com facilidade, sem contar que podem ser irritantes e com certeza não ficarão bem em um vídeo.

(5)

4 Certifique-se que seu ambiente está arrumado para a gravação. É fundamental que o cenário do vídeo esteja limpo e não tenha objetos destoantes ou inapropriados.

Caso você queira, pode agendar uma gravação no estúdio do PRACTICE.

5 Também é preciso verificar a questão da qualidade do áudio, já que os ruídos podem atrapalhar a compreensão da sua fala pelos ouvintes. Tenha certeza que está em lugar que tenha a menor quantidade possível de sons externos, se for preciso, feche portas e janelas.

6 Você não precisa ter equipamentos profissionais para gravar um bom vídeo, você precisa apenas de equipamentos que funcionem adequadamente. Se você decidir gravar com a câmera do seu celular, por exemplo, confira a qualidade de imagem e som que ela proporciona.

Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional - PRACTICE https://practice.uffs.cc

(6)

7 A qualidade da imagem está diretamente ligada a quantidade de luz direcionada ao seu rosto (ou ao objeto que você quer mostrar). O ideal é gravar com luz natural direta, mas caso não seja possível, acenda as luzes do ambiente e posicione uma luminária para iluminar seu rosto.

Para mais informações, acesse a cartilha de iluminação, ângulo e áudio produzida pelo PRACTICE (você pode encontrá-la no site do PRACTICE, na aba “recursos”).

8 O contato visual é muito importante em uma aula presencial e em uma videoaula não seria diferente. Certifique-se que você está olhando para o ponto certo e evite desviar o olhar a todo momento. Caso você precise ler um texto, existem aplicativos que simulam um teleprompter que podem ajudar muito nessa situação.

9 Caso sua videoaula seja síncrona, verifique com a sua provedora de internet se a sua banda larga atual consegue suportar razoavelmente uma videoaula sem grandes problemas de queda de conexão ou com muitos travamentos. Caso seja possível e/ou necessário, atualize para um pacote maior, onde você terá a segurança de que possíveis problemas serão amenizados. Do contrário, você pode diminuir um pouco a qualidade do vídeo ou trocar de navegador. Lembrando que entre som e imagem, sempre deve ser priorizado a qualidade do som.

(7)

10 Outro ponto muito importante é verificar se a câmera, ou celular, está bem posicionada, para evitar problemas de queda ou deslize; isso pode tirar toda a concentração na aula e possivelmente danificar seu equipamento.

11 E além de tudo, não se sinta constrangido ou com vergonha de falar na frente de uma câmera, a atividade realizada é a mesma, apenas foi adaptada devido a situação atual.

(8)

Se você pretende utilizar imagens, vídeos ou slides na sua videoaula, certifique-se que esses materiais de apoio estão devidamente preparados e sequenciados. Eles devem ser preparados juntamente com o plano de aula para que não aconteçam imprevistos.

No caso de apresentações de slides, ensaie previamente sua aula para que você saiba exatamente o que precisa ser feito para que seus alunos consigam acompanhar tanto a sua fala quanto a apresentação.

O planejamento envolvido com uma videoaula que contém slides é muito diferente, portanto, é de fundamental importância se atentar a detalhes como: a videoaula será síncrona ou assíncrona? Caso seja síncrona, qual a plataforma de videoconferência será utilizada? Caso seja assíncrona, você mesmo fará a edição do vídeo ou essa tarefa será de terceiros?* E não esqueça que mesmo com planejamento imprevistos podem acontecer.

(9)

Para mais dicas e materiais relacionados, acesse: <https://practice.uffs.cc/recursos/>.

(10)

REDATORAS:

Alessandra Pedrotti e Isabeli Reik

EQUIPE PRACTICE:

Andrew Malta Silva Cleisson Vieira Raimundi

Fernando Bevilacqua Lilian Simioni Lucas Ferreira

Luciano Lores Caimi Matheus Dias Negrão Maurício Fernando Bozatski

Vinícius França Alves Vinícius dos Reis de Jesus

REALIZAÇÃO

Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional - PRACTICE

REVISÃO TEXTUAL:

Alessandra Pedrotti

REVISÃO GRÁFICA:

(11)

versão 2020-09 practice.uffs.cc PRACTICE Practice UFFS @practiceuffs @practiceuffs practice@uffs.edu.br practice-uffs

Referências

Documentos relacionados

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

Os executantes antes de efetuar a limpeza de peças em tensão, o manuseamento das divisórias metálicas (sem tensão) e a utilização do aspirador/separador em