• Nenhum resultado encontrado

Alguns pressupostos básicos do trabalho de formação continuada desenvolvido no sistema municipal de ensino de Vitória/ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alguns pressupostos básicos do trabalho de formação continuada desenvolvido no sistema municipal de ensino de Vitória/ES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA/ES:

EM BUSCA DA CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO COTIDIANO DA ESCOLA

Aldo Mattos Santana Filho Prefeitura Municipal de Vitória Dionésio Anito Teixeira Heringer

Prefeitura Municipal de Vitória Jussara Ladeia de Andrade

Prefeitura Municipal de Vitória Lílian Mello Prefeitura Municipal de Vitória Lusileda Moreira Queiroz Thom

Prefeitura Municipal de Vitória Rosana Dias Fraga Prefeitura Municipal de Vitória Rosângela da Conceição Loyola

Prefeitura Municipal de Vitória Zenólia C. Campos Figueiredo

Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo: Apresenta síntese de um trabalho coletivo, construído pelos professores da equipe do programa de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Vitória e acompanhado por uma professora-assessora da Universidade Federal do Espírito Santo. Resenha sobre alguns pressupostos utilizados na compreensão de formação continuada, sintetiza um relato sobre as especificidades do projeto desenvolvido no ano de 2004 com os professores de Educação Física do ensino fundamental e indica algumas perspectivas para o ano de 2005.

Introdução

Pensar um trabalho de formação continuada mais sistematizado, pensar em estratégias metodológicas de sensibilização e envolvimento dos professores de Educação Física do sistema municipal de ensino de Vitória, bem como pensar em uma maneira legítima de ocupar o espaço/tempo conquistado pelos professores no ano de 2003, motivaram essa equipe do programa de formação continuada da Secretaria de Educação a buscar estudos que subsidiassem a elaboração e desenvolvimento do trabalho ora apresentado.

(2)

Inicialmente, essa equipe era constituída por apenas duas professoras. Com o decorrer do trabalho de formação continuada e do processo de reformulação das diretrizes curriculares, iniciado em junho de 2004, contou-se com a participação de outros cinco professores e da professora-assessora.

Apresentamos uma síntese do trabalho desenvolvido, a partir de três tópicos: a) alguns pressupostos básicos do trabalho de formação continuada desenvolvido no sistema municipal de ensino de Vitória/ES; b) as especificidades de um projeto para a formação continuada dos professores de Educação Física do sistema municipal de ensino de Vitória; c) perspectivas para o ano de 2005.

Alguns pressupostos básicos do trabalho de formação continuada desenvolvido no sistema municipal de ensino de Vitória/ES

Reconhecemos o professor como autor de suas práticas, mobilizador de saberes, que “...em sua trajetória, constrói e reconstrói seus conhecimentos conforme a necessidade de utilização dos mesmos, suas expectativas, seus percursos formativos e profissionais” (NUNES, 2001, p. 27)1. Nessa trajetória, perpassam experiências sociais construídas anteriormente a formação acadêmica, durante a

formação inicial e na formação continuada.

Trata-se de reconhecer o professor como objeto de formação, como sujeito da sua formação e como sujeito de formação e agente de formação dos outros e compreender a formação continuada como um processo de desenvolvimento progressivo do professor articulado a formação inicial e aos seus saberes em múltiplas dimensões.

Esse processo de formação é complexo e ao contrário de delimitar as investigações sobre o professor, implica em ampliar compreensões sobre o aluno (criança, adolescente, jovem e adulto), a profissão professor, a instituição escola, a formação profissional, o processo ensino e aprendizagem, o currículo escolar, dentre outros aspectos.

Assim, tentamos implementar um programa de formação continuada de professores de Educação Física que favoreça a construção e reconstrução de reflexões diversas acerca desses aspectos mencionados. Dentro dessa perspectiva, entendemos que as práticas investigativas têm lugar apropriado e são vistas como principal estratégia de formação e elo entre teoria e prática.

Nossa intenção foi de oferecer uma formação que permitisse ao professor analisar sua própria prática pedagógica em momentos e situações coletivas de troca de experiências. No ensino da Educação Física no ensino fundamental, bem como em outros níveis, o professor se depara com situações próprias da organização curricular da escola, tais como: a) construção do projeto

1

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Revista Educação e Sociedade, v. 74, ano XXII, abr./2001

(3)

pedagógico; b) planejamento de ensino; c) relação conteúdo-forma; d) seleção, transmissão e avaliação de conteúdos curriculares. Essas situações que envolvem a relação do professor com o ensino e com o aluno, mediante a perspectiva de alguns professores em querer saber-fazer “diferente” do que foi apreendido na formação inicial, tem evidenciado um sentimento de insegurança por parte de muitos professores de Educação Física em início, meio e fim de carreira atuando em escolas.

Estas situações que geram inseguranças, dúvidas e incertezas quanto ao trabalho pedagógico, têm sido estudadas por vários pesquisadores da área e foram evidenciadas, concretamente, nos encontros realizados com aproximadamente oitenta professores de Educação Física do ensino fundamental do sistema municipal de ensino de Vitória/ES. Entre os meses de agosto e dezembro, a equipe responsável pelo Programa de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES experimentou, com esses professores, uma metodologia de trabalho diferenciada com assessoria de uma professora-pesquisadora da área.

A partir da inserção e assessoria dessa professora-pesquisadora, foram identificados alguns problemas e possibilidades de estudo da prática pedagógica desses professores de Educação Física em espaço de aula. Em um primeiro encontro com o grupo de professores, nas dependências da SEME, discutiu-se questões norteadoras do conhecimento curricular e pedagógico; em um segundo, realizou-se um trabalho em pequenos grupos, de organização e planejamentos coletivos a partir da realidade do trabalho de cada professor, a partir das questões norteadoras; em um terceiro encontro, desenvolveu-se os planejamentos em aulas propriamente ditas, nas escolas em que os professores trabalham; e em um quarto encontro, transformou-se as aulas filmadas em objetos de análise e discussão, a fim de identificar os limites e perspectivar avanços das respectivas práticas pedagógicas.

O envolvimento da maioria2 dos professores foi surpreendente. Parece que descobriram a possibilidade de pesquisar suas próprias práticas, identificar problemas e tentar solucioná-los a partir de suas reflexões individuais e/ou coletivas.

As especificidades de um projeto para a formação continuada dos professores de Educação Física do sistema municipal de ensino de Vitória

A partir dessa primeira experiência citada acima, a equipe responsável pela formação continuada da Educação Física sentiu necessidade de continuar esse trabalho de pesquisa-ação, tanto para efetivar práticas inovadoras no âmbito da Educação Física, quanto para consubstanciar o processo de construção e síntese das novas diretrizes curriculares da área, também sistematizadas no ano de 2004.

2

Uma outra parcela, ficou com receio de “se expor” e não quis trabalhar as aulas nas escolas. Mesmo assim, se envolveu com as demais etapas propostas.

(4)

Um diagnóstico da área, dos profissionais e das expectativas dos professores, serviu de referência para repensar as práticas pedagógicas historicamente construídas e apontou para outras possibilidades de vivências no interior das escolas, visando potencializar uma sistematização de saberes contextualizados e significativos para o aluno em uma perspectiva histórico-crítica, bem como para repensar as diretrizes curriculares do município.

Neste sentido, a formação continuada dos professores de Educação Física foi fundamental para estabelecer um elo de ligação entre o trabalho da equipe de sistematização das diretrizes e os estudos teórico-práticos realizados nos encontros de formação, fartamente enriquecidos com relatos de experiências do cotidiano dos professores.

Essa primeira experiência vivenciada pelo grupo de professores de Educação Física de Vitória/ES, pautou-se pelos seguintes objetivos gerais: a) contribuir com o processo de formação continuada dos professores de Educação Física do ensino fundamental do sistema municipal de ensino de Vitória; b) articular a teoria e prática no processo de formação continuada; c) repensar as práticas pedagógicas, a partir da análise/reflexão dos saberes da docência e das relações construídas em espaço de aula; d) favorecer a troca de experiências entre os professores do grupo.

O projeto seguiu a mesma abordagem metodológica de pesquisa-ação, vivenciada nas escolas as quais os professores que freqüentam o encontro das sextas-feiras quinzenais3 de formação continuada trabalham. A partir do diagnóstico realizado no ano de 2003, pudemos identificar os principais problemas a partir dos próprios depoimentos dos professores e elaborar um plano de ação para o ano de 2004. O projeto se desenvolveu em três etapas: a) discussões organizadas por temáticas; b) planejamento coletivo de aulas; c) análise e avaliação coletiva das aulas. Importante destacar que em meio as discussões, foram incluídos os debates acerca das diretrizes curriculares da Educação Física para o ensino fundamental . Passemos a descrever cada uma das etapas do projeto:

a) Discussões organizadas por temáticas relacionadas com os maiores problemas identificados.

Para cada temática foi pensada uma ementa, trabalhada em 10 horas das sextas-feiras distribuídas no tempo/espaço de formação continuada e 10 horas distribuídas em um dia da semana acordado com os professores na parte da noite. Essa organização por eixos temáticos foi pensada a partir de uma lógica interna entre os conhecimentos abordados no âmbito da Educação e da Educação Física, a fim de favorecer a construção, em perspectiva de autoformação, de referenciais científicos que consubstanciassem os professores para as próximas ações de investigação nas escolas e análise das seqüências de aulas planejadas coletivamente. Todos os professores que trabalharam na elaboração dos programas foram selecionados intencionalmente a partir de sua trajetória profissional e envolvimento com a prática escolar pública e participaram de reunião coletiva para apresentação e discussão do programa elaborado a partir da

3

Todos os professores de Educação Física do sistema municipal de ensino de Vitória/ES podem participar de um encontro quinzenal em um espaço organizado pela Secretaria de Educação. Alguns desses encontros, foram realizados nos auditórios das próprias escolas.

(5)

ementa. Além disso, cada professor convidado para trabalhar com a coordenação das discussões nos módulos, foi acompanhado por um professor da formação continuada atuante no ensino fundamental, a fim de aproximar o trabalho pensado por esse professor convidado à realidade de ensino do município .

Os temas e ementas trabalhados foram:

9 Educação Brasileira: estudo da dimensão cultural, social, política e econômica da educação brasileira. Discussão sobre o compromisso social do professor, profissão docente, formação continuada e leis relacionadas à educação e à profissão.

9 Desenvolvimento Humano na Infância e Adolescência e a Questão da Educação Inclusiva: Conhecimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual da criança e do adolescente em suas múltiplas determinações científicas, culturais e sociais. A inclusão de crianças e adolescentes portadores de deficiências no ensino fundamental

9 Currículo e Saberes da Docência: Conhecimento sobre as teorizações de currículo, construção do currículo em sala de aula, organização curricular. Estudo sobre os saberes da docência. Os estudos sobre currículo e formação em Educação Física

9 Trabalho Pedagógico da Educação Física na Educação Infantil: o lugar da Educação Física na Educação Infantil. Estudo da cultura corporal humana em suas dimensões cultural, social e biológica considerando o desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Conhecimento dos aspectos físicos, cognitivos, afetivos e emocionais do desenvolvimento individual da criança em suas múltiplas determinações científicas, culturais e sociais. A inclusão de crianças portadoras de necessidades educativas especiais na escola pela disciplina Educação Física, pensada como componente curricular da Educação Infantil.

9 Trabalho Pedagógico da Educação Física no Ensino Fundamental: o lugar da Educação Física no Ensino Fundamental. A organização curricular e os saberes da Educação Física no ensino fundamental. O trato do conteúdo esporte no ensino fundamental. Questões de gênero

No tempo da discussão da última temática, além de abordar as questões especificas da ementa, também foi discutido sobre o processo de reestruturação das diretrizes curriculares. Abriu-se um importante espaço de discussão, onde em dois encontros, os professores, participantes do processo de formação puderam analisar as primeiras produções da equipe sistematizadora, criticar e dar sugestões, garantindo ao documento final uma produção capaz de refletir a vontade do coletivo de professores do sistema municipal de ensino.

b) Planejamentos coletivos e desenvolvimento de aulas.

Concluída a primeira fase do projeto, discussões organizadas por temática, iniciamos as ações seguintes. Inicialmente pensados para acontecer nas sextas-feiras no âmbito das próprias escolas e em pequenos grupos, os planejamentos coletivos foram reduzidos a três encontros no auditório da Secretaria de Educação. Essa redução no tempo, tornou-se um complicador para a efetivação dessa fase

(6)

do projeto; apesar disso, demos início ao processo de construção coletiva em função do inevitável movimento de contratação temporária que ocorre a cada final de ano e da mudança de governo em 2005.

Os objetivos desses planejamentos coletivos foram: a) realizar experiências coletivas; b) transformar as aulas trabalhadas em objeto de análise e discussão, identificando limites e perspectivas de avanços na prática pedagógica; c) repensar as aulas analisadas.

Tendo como referência principal as diretrizes curriculares geradas no coletivo, os professores foram divididos em três grupos, um para cada eixo temático que constitui as diretrizes curriculares4. Após a escolha dos temas, os professores fizeram algumas discussões e elaboraram um planejamento de aula a ser desenvolvido por eles nas próximas semanas até o encontro seguinte. Em dois encontros, após os relatos e troca de experiências nos grupos, foi aberto um espaço de discussão mais amplo. Nesse amplo debate, foram apontados os seguintes desafios quanto a escolha dos objetivos a serem trabalhados, ao envolvimento dos professores e aos consensos mínimos necessários naquele momento de trabalho.

Observamos que as dificuldades encontradas pelos professores na elaboração dos planejamentos possibilitaram o aprofundamento do tema, através de troca de experiências e aos poucos, um maior envolvimento de todos. O resultado foi bastante positivo e satisfatório. Avaliamos que esse trabalho foi possível por representar um momento de longo processo de participação e envolvimento do conjunto dos professores.

c) Análise e avaliação coletiva das aulas

No último encontro do ano os professores fizeram um relato do desenvolvimento das aulas planejadas pelos grupos e adaptadas para cada realidade e cada turma. Muitos se surpreenderam com a receptividade dos alunos à “novos” conteúdos e à “novas” formas de lidar com esses conteúdos. Além disso, foi motivador ver o movimento que esses professores fizeram em torno da elaboração, discussão, desenvolvimento e avaliação das aulas.

Perspectivas para o ano de 2005

Para o ano de 2005, o grupo manifestou a vontade de continuar os planejamentos coletivos no interior das unidades de ensino, agrupando os professores por região a fim de garantir avanços na pratica pedagógica. Como forma de garantir uma troca mais significativa, cada grupo deverá ter um coordenador, além de uma assessoria no processo de estudo.

4

Os eixos temáticos das diretrizes curriculares são: a) conhecimento do corpo, relações e interações sociais; b) vivência/construção de manifestações rítmicas culturais e expressões corporais; c) vivência/construção de jogos em diferentes situações.

(7)

Por fim, sinalizando uma vontade antiga do coletivo de professores de Educação Física do sistema municipal de ensino de Vitória/ES, o projeto de formação deverá promover um processo de implementação das diretrizes curriculares, ora reestruturadas, capaz de gerar a produção de “cadernos pedagógicos” com perspectivas de subsidiar práticas pedagógicas inovadoras. Essa ação significa, sobretudo, a “porta de entrada” às situações de aula vividas no dia-a-dia, bem como análises e reflexões dessas aulas.

Referências Bibliográficas

ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. O papel da pesquisa na articulação entre saber e prática docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 7., 1994, Goiânia. Anais... Goiânia: ENDIPE, 1994. p. 291-296.

BORGES, Cecília Maria F. Formação e prática pedagógica do professor de educação física: a construção do saber docente. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1995.

______. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Revista Educação e Sociedade, ano xxii, p. 59-76, abr. 2001.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: ARTMED Editora, 2000. COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GORI, Renata M. de Assis. A inserção do professor iniciante de educação física na escola. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2000.

HERNADÉZ, Fernando. Como os docentes aprendem. Revista Pátio, ano 1, n. 4, fev./abr. 1998. KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.

(8)

LÜDKE, Menga. Formação inicial e construção da identidade profissional de professores de 1o grau. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 8., 1996, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ENDIPE, 1996.

______. A pesquisa na formação do professor. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 7., 1994, Goiânia. Anais... Goiânia: ENDIPE, 1994.

LOPES, Alice Ribeiro C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1990.

MOREIRA, Antônio Flávio; SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1995.

NUNES, Célia Maria Fernandes. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Revista Educação e Sociedade, v. 74, ano XXII, abr. 2001.

NÓVOA, Antônio. (Coord.) Os professores e a sua formação. Portugal: Publicações Dom Quixote, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e

atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000. p. 15-34.

SACRISTAN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

SANTOS, Lucíola Licínio de Castro P. Formação de professores e saberes docentes. In: NETO, Alexandre S.; MACIEL, Lizete Sizue B. (Org.) Reflexões sobre a formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 89-102.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, 2000.

THERRIEN, Jacques. O saber social da prática docente. Revista Educação & Sociedade, n. 46, dez.1993.

Referências

Documentos relacionados

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

As análises do Projeto de Redesenho Curricular (PRC) das três escolas pesquisadas tiveram como suporte teórico os estudos de Mainardes (2006). Foi possível perceber

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que