• Nenhum resultado encontrado

Nib Grande Circular

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nib Grande Circular"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DÉBORA

Nesta semana você vai conhecer a única juíza mulher da qual o livro de JUÍZES nos fala. Líder carismática, Débora acumulava funções religiosas, políticas e militares. E, mesmo casada, estava disponível para discutir questões do cotidiano dos israelitas. Aprenda sobre o que Deus é capaz de fazer se você simplesmente se colocar à disposição dEle!

Segunda-feira: Obedeça à liderança

“Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” Juízes 21.25

ENTENDENDO: Após a morte de Josué os israelitas saíram para terminar de conquistar a terra prometida. Cada tribo foi lutar contra os povos que habitavam na área que deveria ser sua herança. Deus havia dado uma ordem clara para o povo e repetiu em Juízes 2.2. Que ordem era essa?_______________________________ __________________________________ Os israelitas obedeceram a essa ordem? ________ Qual a consequência dessa desobediência (Juízes 2.3) ______________ _______________________________________________________________ Nosso versículo de hoje nos mostra que sem liderança o povo começou a desobedecer ao Senhor. Deus deixou líderes na sua vida por um motivo. Nas alternativas seguintes, marque quem pode ser considerado um líder na sua vida: ( )Pais/responsáveis; ( )Amigo mais velho da escola que não é cristão; ( )Líderes do Nova Teens; ( )Professores. MEMORIZANDO: Adolescente, a Palavra de Deus tem todas as instruções de que você precisa para obedecer ao Senhor. Mas para isso, você precisa guardar essa Palavra no seu coração. Decore o versículo de hoje! Decorei ( ).

TIRANDO A LIÇÃO: Sem a liderança de Josué, o povo de Israel se afastou de Deus, vindo a se misturar com os povos que ainda habitavam aquela região, de maneira que em pouco tempo já haviam se adaptado a seus costumes e adotado seus deuses, sobretudo pela união matrimonial, isto é, pelo casamento. Como consequência disto, Deus puniu o seu povo, levantando contra ele as nações que estavam ao seu redor. Leia Juízes 3.5 e marque os povos que habitavam entre os israelitas: ( )cananeus; ( )fariseus;

( )hititas; ( )amorreus; ( )babilônios; ( )ferezeus; ( )heveus; ( )ateus; ( )caldeus; ( )jebuseus. O povo de Israel, além de não expulsar essas nações, em sinal claro de desobediência ao Senhor, ainda fez algo que o Senhor reprova e abomina. Leia Juízes 3.7 e diga que pecado foi este:____________________________________ ______________________________________________ Na sua vida também é assim adolescente: Deus não quer seu coração pela metade; Deus não quer que você obedeça só a algumas ordens; Deus não quer que você continue praticando aquele seu “pecadinho de estimação” e deixando Ele em segundo lugar. Deus quer sua obediência por inteiro. Deus quer seu coração e sua atenção por completo. Ele não quer nada menos que o primeiro lugar na sua vida. Para isso Ele deixou responsáveis/líderes na sua vida com

(2)

quem você pode contar na hora da dificuldade. Com Israel também foi assim: após entregar o povo nas mãos dos inimigos, Deus ouviu o clamor daquele povo e levantou libertadores que foram chamados de Juízes. Leia as passagens abaixo e anote os nomes dos 12 juízes de Israel (todos os versículos são do livro de Juízes):

3.9 3.15 3.31 4.4

6.12 10.1 10.3 11.1

12.8 12.11 12.13 13.24

Saiba mais: Após a época conhecida como “época dos Juízes”, Israel ainda teve outros 2 líderes que podem ser considerados como os últimos 2 Juízes do povo: o sacerdote Eli, que liderou o povo por 40 anos, e Samuel.

---

Você sabe por que devemos obedecer a nossos líderes? Agora você vai fazer seu próprio Estudo Bíblico, adolescente. Todas as passagens abaixo respondem a essa pergunta. Então, agora, leia as passagens e faça as suas anotações: Por que obedecer?

Romanos 13.1 Romanos 13.2 Romanos 13.6 Efésios 6.3 Efésios 6.6 Efésios 6.8

DECIDINDO: Enquanto estivermos neste mundo estaremos sujeitos à liderança: às vezes boa liderança e às vezes lideranças ruins. Mas nossa ordem é OBEDECER. Então decida: ( ) Vou fazer 100% da minha meditação desta semana, pois sou obediente e quero aprender mais sobre a Bíblia.

COMPARTILHANDO: Tire um tempo pra falar com o Senhor e pedir a Ele que, desde agora no Nova Teens, você guarde no coração os ensinos, para que quando chegar a hora de você liderar, você possa ser um bom líder.

Terça-feira: Deus quer te usar pra fazer a diferença

“Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes.”

1 Coríntios 1:27

ENTENDENDO: O versículo de hoje ensina um padrão na ação de Deus: Ele não age segundo a vontade dos homens, mas segundo Sua própria vontade. Ele usa os rejeitados, os que não têm nada a oferecer, aqueles que são considerados pelo mundo como loucos ou fracos por seguirem as palavras de um tal Jesus de Nazaré. Que praticam as Suas palavras à risca, que O adoram e que dizem “não” ao que o mundo oferece! Você quer ser usado por Deus? ( )Sim ( )Não

MEMORIZANDO: Quando você se sentir humilhado por alguém que parece ser mais inteligente, mais bonito, ou mais rico, este versículo virá a sua cabeça e você terá certeza

(3)

que Deus escolheu você (apesar do que você acha de você mesmo)! Então decore este versículo e faça dele uma realidade. Decorei ( )

TIRANDO A LIÇÃO: Quando você olha ao redor adolescente, sei que é mais fácil que você acredite que não tem nada de bom a oferecer. Você acha que porque você comete pecados e é cheio de falhas, você não pode nem ajudar outras pessoas. Mas quero te dizer que Deus te criou para ser uma benção. De acordo com Mateus 5.13-14, Jesus diz que você deve ser o _____ da terra e a ____ do mundo . Débora foi uma das mulheres mais conhecidas do Antigo Testamento. Ela foi uma profetisa e juíza que viveu por volta de 1125 a. C. Débora viveu em um período complicado da história de Israel, onde as pessoas faziam tudo o que queriam. Ela foi considerada uma juíza comum, ou seja, tinha o papel habitual de julgar as causas do povo. Ela não era uma líder militar como a maioria dos juízes. E foi a única mulher a ser juíza em Israel. Pelos nossos padrões, ela também era uma candidata improvável para essa tarefa tão importante. A Bíblia não fala que ela foi chamada por ser muito capacitada. A Bíblia não diz que Débora era rica, nem de família influente. Não fala que ela era capa de revista. Ela não se tornou líder por que tinha qualidades excepcionais. Mas como você acha que ela conseguiu dirigir um País? Débora se colocou à disposição do Senhor. Débora tinha a mesma vantagem que Davi: ela tinha um coração voltado para Deus. A vida de Débora nos ensina que Deus vê mais do que as aparências. No tempo de Débora, não era normal uma mulher ser líder. Mas Deus não rejeitou Débora por ser mulher. Ele a tornou líder político e espiritual do País inteiro! Não importa quem você é, Deus pode usar você para fazer grandes coisas. Você sabe como Deus criou você? Leia Salmo 139.14 e escreva aqui:_____________ _________________________. A Bíblia está repleta de relatos extraordinários que foram realizados por pessoas simples e comuns. Pessoas que não tinham nada de extraordinário, mas que foram instrumentos nas mãos de Deus. A pergunta que surge é: Por que Deus age desta forma? A resposta é simples e direta: Deus realmente gosta de usar pessoas improváveis, que do ponto de vista natural aparentam fraqueza. Vamos conhecer agora alguns personagens bíblicos chamados para fazer a diferença: Leia Josué 14.13; Amós 1.1; Juízes 3.15 e I Coríntios 15.7, e anote em cada quadro quem era o personagem descrito:

DECIDINDO: Você se acha pouco inteligente? Se acha fraco? Se acha pobre? Tem vergonha do lugar onde você mora? Tem vergonha dos seus pais? Você ama a Deus? Esta

Eu era um criador de ovelhas e Deus me chamou para proclamar uma mensagem ao povo de Israel: _____________

Depois de caminhar 40 anos no deserto, eu já tinha 85 anos quando recebi Hebrom por herança: ____________

Apesar de ser irmão de Jesus, só cri nEle depois que Ele ressuscitou e apareceu pra mim. Escrevi um livro do Novo Testamento: _____________

A única coisa que eu tinha de especial era o fato de ser canhoto. Eu também tinha boas ideias e quando Deus me chamou para ser Juiz, atendi: _____________

(4)

última pergunta é a mais importante! Se você respondeu “SIM” pra ela, Deus vai usar a sua vida, independente dos problemas que você “acha” que tem. Você acredita que Deus é capaz de fazer muito mais do que pensamos? __________ Então se coloque à disposição dEle para ser usado e decida: ( )Vou melhorar nos meus estudos, porque isso é uma parte importante da minha preparação para ser usado por Deus. Anote aqui 2 coisas que você precisa fazer para melhorar nos estudos:_____________________ ________________________________________________________________ COMPARTILHANDO:  “Querido Jesus, Te agradeço por esta grande lição de hoje. Fico feliz de saber que o Senhor pode usar qualquer pessoa, até um Adolescente. Te peço que me dê sabedoria para que eu consiga me preparar cada vez mais. Te peço que me ajude com as matérias da escola e que não permita que eu Te desagrade. Te peço que eu comece a ver as dificuldades como oportunidades de aprender. Amém!”

Quarta-feira: Seja forte e corajoso

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".

Josué 1:9

ENTENDENDO: Foi o próprio Deus que falou estas palavras a Josué para incentivá-lo após a morte de Moisés. Saiba, adolescente, que essas palavras servem pra você também! Deus deseja que você seja valente pra viver uma vida que agrade a Ele. Ele quer que você tenha coragem para segui-Lo quando todo mundo está seguindo a “última moda”. Foi o próprio Deus que lhe ordenou. Então complete: “Serei _________ e _____________.” MEMORIZANDO: É a Palavra de Deus guardada no seu coração/mente que te faz ser forte e corajoso. Então não perca mais tempo. Decore o versículo. Decorei ( ). ☺ TIRANDO A LIÇÃO: “Ser forte e corajoso” é uma ordem que Deus dá a você também nos dias de hoje. Sua luta, no entanto, não é contra um exército inimigo. Sua luta se desenvolve a cada dia enquanto você ainda estiver vivo. Pense um pouco adolescente: para o quê você está precisando de coragem neste momento? Pra estudar com mais qualidade? Para dizer não aos sites pornográficos? Para ficar calado quando seus responsáveis lhe dão uma ordem? Pra não começar uma briga no whatsapp quando alguém fala algo que te desagrada? Na sala de aula, com os amigos da rua e na família, sempre damos importância à nossa reputação (ser popular). Por isso muitas vezes não confrontamos certas situações por falta de CORAGEM (Coragem é moral forte perante o perigo). A

designação de Débora para juíza de Israel também era um desafio, mas ela não se deixou

intimidar. Leia as referências abaixo no livro de JUÍZES (Jz) e responda:

Jz. 4.2– Nome do rei de

Canaã? Jz. 4.2– Nome do comandante do exército cananeu? Jz. 4.3- Quantos carros de ferro Canaã tinha? Jz. 4.6- Nome do comandante

do exército de Israel?

Jz. 4.6- Quantos homens Israel deveria reunir para a guerra?

Jz. 4.6- Nome do monte onde aconteceria a guerra?

O rei cananeu Jabim os oprimia, usando um poderoso comandante, Sísera. Esse nome (Sísera) causava terror e pânico em Israel. A religião e a cultura cananeias eram cruéise sacrifícios de crianças e prostituição nos templos faziam parte delas. Baraque, o

(5)

comandante do exército, deveria reunir 10 mil homens de duas tribos de Israel. Débora lhe contou que Deus tinha prometido que eles derrotariam o poderoso Sísera e seus 900

carros de guerra. A Bíblia não diz que Debora estava sentindo medo. Pelo contrário, ela

mostrou coragem para derrotar o seu inimigo. Imagine, essa situação: ela era a primeira mulher juíza; teria que ir à guerra; teria que organizar a estratégia da batalha; ela lutaria junto com seu exército. Adolescente, Deus te dá outro versículo parecido com o versículo de hoje, para te ajudar nos momentos de medo. Para números iguais, letras iguais:

S E . A 1 2 3 1 4 1 5 6 2 1 5 7 6 4 2 1 8 9 R ! ! P N O 10 6 4 11 1 12 6 4 9 13 1 14 1 2 3 1 4 1 5 6 H . M 2 7 . 1 4 2 1 5 7 6 4 2 9 15 14 6 2

É preciso coragem para aceitar os desafios! Todos os nossos medos têm de ser vencidos, pois existem desafios a serem aceitos que nós não sabemos, mas poderão até mudar a história de uma sociedade. Vamos ver agora alguns personagens que foram chamados para uma importante missão e acreditaram que o Senhor os capacitaria:

Referência Personagem Profissão Missão

Gênesis 6.13-14 Agricultor

Gênesis 37.2 e 45.5 I Samuel 16.11-12

DECIDINDO: Pare para pensar quantas vezes você perdeu uma “batalha” contra suas vontades. Acredito que muitas! Não fique triste por isso, você não é o único. Mas você já tem o principal que é reconhecer que precisa de coragem para mudar isso. Qual o gigante que você precisa vencer? Decida: ( ) Vou escolher um dia da semana que vem para ficar 12 horas sem celular: _______________; ( ) Vou buscar um novo conhecimento pra mim (língua nova, trabalho com as mãos); ( ) Vou sair do grupo de whatsapp que promove imoralidade; ( ) Vou falar de Deus para minha família; ( ) Vou convidar alguém da escola para ir ao Nova Teens este mês.

COMPARTILHANDO: ”Senhor, agora compreendi que as batalhas ao teu lado são grandes. Compreendi que outros antes de mim também sentiram medo. Compreendi que o Senhor está sempre ao meu lado. Então Te peço que me capacite desde agora para que eu possa fazer a obra que o Senhor confiará a mim. Em nome de Jesus. Amém!”

Quinta-feira: A vitória vem do Senhor

“Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, mas o Senhor é que dá a vitória.” Provérbios 21.31

ENTENDENDO: Leia o versículo com atenção e diga o que você entende de cada uma das partes:

(6)

MEMORIZANDO: Você só pode ter vitória verdadeira na sua vida se colocar Deus e Sua Palavra em primeiro lugar. Aproveite e decore o versículo de hoje. Decorei ( ) TIRANDO A LIÇÃO: Debora era uma pessoa conectada ao Senhor. O resultado de uma perfeita conexão com o Senhor é saber quem Ele é. Sua capacidade e Seu Poder. Eram 10.000 soldados de Israel contra 900 carros de guerra cananeus. Carros de guerra era o que tinha de mais moderno. Ele podia atravessar um batalhão de soldados a pé, como uma faca quente atravessa uma barra de manteiga. 900 carros derrubariam dez mil soldados facilmente. Humanamente falando, os soldados de Israel não teriam chance. Mas... A palavra proferida por Débora, de que os israelitas deveriam ir à guerra, tinha sido falada pelo próprio Deus de Israel (Leia Juízes 4.6-7). Quem poderia resistir a Ele? Sísera vai ao encontro do exército de Baraque. De repente cai uma grande tempestade e os carros de ferro começam a afundar na lama. Este foi o milagre que deu a vitória para Debora. Adolescente, sem Deus fica cada vez mais difícil enfrentar suas batalhas diárias. Você deve estar preparado para enfrentar seus grandes inimigos: Imoralidade sexual; Impureza; Idolatria; Ódio; Ira; Egoismo; Vicios (Jogos, Drogas, Bebibas, vídeo game, internet); Desobediência aos pais/responsáveis/professores. O Sucesso das suas batalhas só vem do Senhor se você estiver alinhado(a) aos Planos de Deus. Você deve estar lutando que nem um louco contra alguns desses inimigos, mas a vitória não vem. Sabe por quê? Na sua história está faltando o personagem principal: DEUS. TESTE SEUS CONHECIMENTOS: Leia as dicas abaixo para descobrir personagens que, humanamente falando, não poderiam ter obtido vitória. Venceram porque lutaram com as forças do Senhor (se não souber quem são, passe um zap pro seu líder e aprenda):

Deus ordenou a esse Juiz que enfrentasse um exército

de 32 mil homens com apenas 300 homens (Juízes 7.7) O

Com apenas 318 homens ele foi à guerra para resgatar seu sobrinho das mãos de 4 reis (Gênesis 14.14)

O Seja oração da noite ou a oração da manhã, seja individual ou em grupo, a oração pode mover os anjos através do tempo e do espaço para realizar os propósitos de Deus na vida de seus filhos. A oração deve ser a primeira estratégia para ganhar suas lutas. Veja os exemplos das orações abaixo, que estão todas nos SALMOS, preenchendo as lacunas: Salmos 7.1 - ____________ meu Deus, em ti me ______________; salva-me e ______________ de ________________ os que me __________________, Salmos 25.1-22 – A ti, ________________, elevo a minha _______________. Em ti _________________, ó meu Deus. Não deixes que eu seja ___________________, nem que os meus ____________ triunfem sobre mim! Salmos 57.1 - Misericórdia, ó Deus; ____________, pois em ti a minha ________ se _______. Eu me refugiarei à _______ das tuas ______, até que passe o_______. Salmos 121.1-2 - Levanto os meus ______________ para os _________________ e pergunto: De onde me vem o _______________? O meu socorro vem do _______________, que fez os ________________ e a _________________. Salmos 141.1 - _______________ a ti, ____________________; vem _________________! Escuta a minha __________ quando clamo a ti.

(7)

DECIDINDO: Hoje você aprendeu que antes de qualquer batalha, você deve recorrer a Deus. Contra quais batalhas você está precisando da ajuda de Deus? ( )Pornografia; ( )Namorar escondido; ( )Vícios (games, internet, celular); ( )Desobediência aos responsáveis; ( )Não dar bom testemunho no colégio; ( )Agora que reconheci o problema, vou pedir ajuda do meu líder.

COMPARTILHANDO: Como você aprendeu hoje, se você não sabe o que dizer a Deus e quer pedir ajuda, você pode orar um SALMO. Tire um momento a sós, vá para seu quarto e leia o Salmo 141. Não esqueça: Deus sabe das suas necessidades, mas Ele ama quando você conversa com Ele!

Sexta-feira: Esteja preparado para o seu chamado

“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.”

1 Timóteo 4.12

ENTENDENDO: É isso mesmo que você leu Adolescente: você deve viver de tal maneira que as pessoas não vão desprezar sua opinião só porque você ainda tem 12, 13, 14 ou 15 anos. Obviamente você não vai ter opinião formada sobre tudo, mas será capaz de mostrar às pessoas que todas as respostas estão no Senhor. Procure no dicionário ou pergunte a seus pais ou a seu líder o significado das seguintes palavras:

Desprezar: Exemplo: Fiéis:

Procedimento: Fé: Pureza:

MEMORIZANDO: A única maneira pela qual você pode se tornar um exemplo no meio dos seus amigos, e até entre pessoas mais velhas, é colocando a Palavra de Deus em primeiro lugar e guardando-a no seu coração. Decore o versículo de hoje. Decorei ( ). TIRANDO A LIÇÃO: Débora foi um grande exemplo de liderança na Bíblia! Ela inspirou o povo a lutar e vencer seus inimigos e ajudou a trazer 40 anos de paz sobre Israel. Os israelitas respeitavam Débora como líder. Como Débora, um dia você poderá ser chamado para fazer a diferença na vida das pessoas. Deus está procurando adolescentes que estejam dispostos a ser representantes dEle, assim como Débora que trouxe um grande livramento para a nação de Israel, com a força do Senhor. Da relação que vem a seguir, marque as que você acha possíveis de você fazer: ( )Falar de Jesus para um amigo; ( )Ser um exemplo de filho em casa, para seus pais quererem vir à igreja; ( )Ser um adolescente que não vê pornografia ;( )Ligar para alguém que está em dificuldade e dizer que está orando por essa pessoa; ( )Não aceitar convites para uma festa, nem beber ou fumar; ( )Respeitar seu professor e não aceitar falar mal dele; ( )Não faz bullying; ( )Orar pelas autoridades. Se você se colocar à disposição de Deus ele lhe dará a coragem necessária para fazer o que é certo. Quando você confia em Deus, pode fazer coisas que parecem humanamente impossíveis. Ele pôde usar uma mulher - algo que não era comum naquela época - para livrar uma nação. Um homem, uma mulher, um adolesceste, é isso que Deus está buscando. É incrível o que você pode fazer quando atende ao chamado de Deus e se coloca à disposição Dele com fé. Você não precisa ser

(8)

alguém muito importante para fazer algo grandioso. Você não precisa ter país ricos, parentes famosos, boa aparência, ser atlético. Tudo o que precisa é ter um coração voltado para Deus. Há pessoas que você pode influenciar adolescente, vidas que pode ajudar, destinos eternos que pode mudar. HOJE é o momento de fazer algo ousado e corajoso para Deus como Débora. Abaixo vamos relacionar alguns personagens bíblicos e alguns fatos. Você vai ler as passagens, relacionar com os personagens e com os fatos para descobrir como eles se prepararam para o CHAMADO DE DEUS:

1. Gênesis 39.3-4 ( )Davi ( )Estava disposta a se sacrificar pelo seu povo. Sabia que a oração move a mão de Deus. 2. I Samuel 3.10 ( )Marcos ( )Trabalhou na propagação do Evangelho e foi

recomendado pelo Apóstolo Paulo.

3. I Samuel 16.18 ( )Daniel ( )O versículo de hoje foi escrito para ele. Ele espalhou as boas novas de Jesus junto com Paulo. 4. Ester 4.16 ( ) Timóteo ( )Quando ouviu o chamado do Senhor respondeu

imediatamente.

5. Daniel 1.8 ( ) Ester ( )Tinha habilidades com instrumentos, sabia guerrear e levava a sério seu trabalho de pastor. 6. Colossenses 4.10 ( )José ( )Decidiu que nada impuro entraria em seu

corpo.

7. I Timóteo 1.1 ( )Samuel ( )Quando seu chefe viu que o Senhor estava com ele, deixou tudo sob sua responsabilidade. Muitos homens e mulheres da Bíblia marcaram a história do povo de Deus quando responderam sim à Sua voz. Moisés foi despertado para tirar sua nação da escravidão do Egito; Josué, para liderar o povo de Israel em direção à terra prometida; os 12 apóstolos, para estarem ao lado de Jesus e serem os primeiros fundadores de sua Igreja; A ação desses personagens é inquestionável e provoca, no mínimo, uma reflexão a respeito da obediência e da utilidade dos cristãos da Igreja contemporânea.

DECIDINDO: Você pode fazer a diferença no meio desta geração. Você pode ser usado por Deus para tocar a vida das pessoas. Não importa se sua vida é difícil. Não importa os erros que você já cometeu. Você pode decidir mudar a partir de agora. DECIDO: ( )Dar bom testemunho de Jesus na minha casa; ( )Dar bom testemunho de Jesus na minha escola; ( )Não me contaminar com imoralidade sexual; ( )Estudar mais, revisando as matérias do dia no mesmo dia, pois esse conhecimento vai me ajudar a me destacar; ( )Dormir antes das 23h de domingo a sexta, porque esse cuidado com o meu corpo é necessário.

COMPARTILHANDO:  “Senhor Jesus, muito obrigado(a) por ter me mostrado esta semana que o Senhor pode usar qualquer pessoa para sua obra: não apenas homens, mas o Senhor também usa mulheres, adolescentes e até crianças. Eu quero ser usado pelo Senhor. Eu quero fazer a diferença na vida das pessoas ao meu redor, mas tenho dificuldades com ____________________ (vício, pornografia, ira, preguiça, desobediência). Quero tirar esse problema da minha vida para te servir melhor. Sei que o Senhor me criou de modo especial e admirável e por isso quero te servir. Ajude-me por favor. Em nome de Jesus, Amém!”

Referências

Documentos relacionados

O profeta que se dispôs para fugir da presença do Senhor, agora, encurralado por Deus, depois de três dias e três noites no ventre do grande peixe, se entrega a

Caso você tenha respondido ‘’sim’’ para todas as perguntas, você deve colocar a foto no currículo. Porém, se houve um ‘’não’’, o mais recomendado é não colocar a

 Visa produzir e exibir episódios de aproximadamente de 30 minutos de duração de um programa semanal de televisão voltado para a divulgação e promoção institucional, acadêmicas

3 Muitos povos virão e dirão: “Venham, subamos ao monte do Senhor e ao templo do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas.” Porque de

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

As ações verticais englobam os Fundos Setoriais de Ciência e Tecnologia, que são instrumentos para financiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil criados de

Atividade para as Escolas do Reino www.reinonet.com.br Deus quer morar com você1.

— 0 desenho 5 mostra os encapsulamentos mais comuns nos LEDs - redondo, retangular e quadrado — além do seu símbolo, junto ao qual está indicado o sentido que se