• Nenhum resultado encontrado

Leia estas instruções:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leia estas instruções:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Leia estas instruções:

1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso.

2 Este Caderno contém 35 questões de múltipla escolha, dispostas da seguinte maneira: 01 a 10 Língua Portuguesa; 11 a 35 Conhecimentos Específicos.

3 Se o Caderno estiver incompleto ou contiver imperfeição gráfica que impeça a leitura, solicite imediatamente ao Fiscal que o substitua.

4 Cada questão apresenta quatro opções de resposta, das quais apenas uma é correta. 5 Interpretar as questões faz parte da avaliação; portanto, não adianta pedir

esclarecimentos aos Fiscais.

6 A Comperve recomenda o uso de caneta esferográfica de tinta na cor preta.

7 Utilize qualquer espaço em branco deste Caderno para rascunhos e não destaque nenhuma folha.

8 Os rascunhos e as marcações que você fizer neste Caderno não serão considerados para efeito de avaliação.

9 Você dispõe de, no máximo, três horas para responder às questões e preencher a Folha de Respostas.

10 O preenchimento da Folha de Respostas é de sua inteira responsabilidade.

11 Antes de se retirar definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

(2)

Prefeitura Municipal de Nísia Floresta Concurso Público 2016 Técnico em Segurança 1

Língua Portuguesa

01 a 10

O texto a seguir servirá de base para responder às questões O poder do cérebro em evitar distrações

Diante de um estímulo relevante, nossa mente recorre a um “truque”: a reação a distrações tende a diminuir, de modo que, comparativamente, o alvo de interesse ganha destaque em relação aos demais

Por Ferris Jabr

Você está dirigindo por uma rodovia por onde não costuma transitar e sabe que a saída está em algum lugar desse trecho da estrada, mas nunca a utilizou antes e não quer perdê-la. Enquanto olha atentamente para um lado em busca do sinal de saída, numerosas distrações se intrometem em seu campo visual: cartazes, um conversível charmoso, o toque do celular. Como o seu cérebro se concentra na tarefa que está realizando? Para responder a essa pergunta, neurocientistas em geral estudam o modo como o cérebro reforça sua resposta para o que você está procurando, condicionando-se com um impulso elétrico especialmente forte quando vê o que procura. Outro “truque” neurológico pode ser igualmente importante: segundo um estudo divulgado pelo periódico científico Journal of Neuroscience, o cérebro enfraquece sua reação, deliberadamente, perante tudo o mais, de modo que, comparativamente, o alvo de interesse ganhe destaque. E o mais curioso: fazemos isso sem sequer perceber.

Os neurocientistas cognitivos John Gaspar e John McDonald, ambos pesquisadores da Universidade Simon Fraser, na Colúmbia Britânica, Canadá, chegaram a essa conclusão depois de pedirem a 48 universitários que fizessem testes de atenção em um computador. Os voluntários deveriam identificar rapidamente um círculo amarelo isolado em meio a um conjunto de círculos verdes sem serem distraídos por um círculo vermelho ainda mais chamativo. Durante todo esse tempo, os pesquisadores monitoraram a atividade elétrica no cérebro dos estudantes por meio de uma rede de eletrodos conectados a seu couro cabeludo. Como primeira evidência direta desse processo neural em ação, os padrões registrados revelaram que o cérebro dos participantes do experimento consistentemente suprimia reações a todos os círculos, exceto quando se referia àquelas formas geométricas que estavam procurando. “Neurocientistas estão cientes da supressão há algum tempo, mas ela não tem sido tão estudada quanto mecanismos que aumentam a atenção”, salienta McDonald. “A novidade é que, com esse trabalho, determinamos como é possível evitar distração por meio da supressão”.

O neurocientista acredita que pesquisas desse tipo, algum dia, poderão ajudar os cientistas a entender o que ocorre no cérebro de pessoas com problemas de atenção, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDA/H). Em um mundo cada vez mais permeado de distrações, o que é um importante fator para acidentes de trânsito, qualquer insight sobre como o cérebro concentra atenção deve despertar também a nossa.

Revista Mente e Cérebro, abril/2016, p. 66 [Texto Adaptado]

01. De acordo com o texto, um dos benefícios resultantes do estudo do cérebro humano seria A) conter os estímulos do cérebro.

B) caracterizar os acidentes de trânsito. C) prevenir acidentes de trânsito. D) mascarar os estímulos do cérebro.

02. A intenção comunicativa predominante no texto é

A) refletir sobre truques que diminuem a distração de universitários canadenses. B) informar sobre a capacidade de concentração do cérebro para evitar distrações. C) criticar a distração dos motoristas que provocam acidentes nas estradas.

(3)

03. No texto, predomina a A) descrição.

B) argumentação. C) exposição. D) narração.

04. A temática principal do texto se insere, primordialmente, no âmbito A) do senso comum.

B) da cultura erudita. C) do estudo tecnológico. D) da ciência moderna. 05. A leitura do título do texto

A) antecipa a temática sobre o poder do cérebro.

B) explicita a opinião do autor sobre os estudos do cérebro. C) critica a utilização de “truques” para estimular o cérebro. D) relativiza a importância dos estudos do cérebro.

06. No texto predomina

A) a variante de caráter histórico. B) o registro informal da língua. C) o registro formal da língua. D) a variante de caráter geográfico.

Para responder às questões de 07e 08, considere o trecho reproduzido a seguir. Para responder a essa pergunta, neurocientistas em geral estudam o modo como o

cérebro reforça sua resposta para o que você está procurando, condicionando-se com um impulso elétrico especialmente forte quando vê o que procura.

07. A leitura do trecho permite inferir que

A) poucos neurocientistas canadenses podem estudar o condicionamento do cérebro com relação ao que a mente procura.

B) apenas os neurocientistas canadenses podem estudar o condicionamento do cérebro com relação ao que a mente procura.

C) todos os neurocientistas canadenses estudam as reações do cérebro frente aos estímulos externos.

D) muitos neurocientistas, além dos canadenses, estudam as reações do cérebro frente aos estímulos externos.

08. O elemento linguístico você refere-se

A) aos neurocientistas estudiosos do cérebro. B) a todas as pessoas que leem o texto. C) a todas as pessoas que estudam o cérebro. D) aos neurocientistas de modo geral.

(4)

Prefeitura Municipal de Nísia Floresta Concurso Público 2016 Técnico em Segurança 3 Considere o trecho a seguir para responder às questões de 09 e 10.

"Neurocientistas estão cientes da supressão há algum tempo, mas ela não tem sido tão estudada quanto mecanismos que aumentam a atenção".

09. O vocábulo que exerce a função de A) complemento verbal.

B) predicativo. C) sujeito.

D) complemento nominal.

10. Mantendo-se o seu sentido, o vocábulo cientes pode ser substituído por A) corretos.

B) cônscios. C) esperançosos. D) perplexos.

(5)

C o n h e c i m e n t o s E s p e c í f i c o s

1 1 a 3 5

11. Conforme a Norma Regulamentadora nº 1 – Disposições Gerais, as normas regulamentadoras relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

Nesse contexto, cabe ao empregador

A) adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.

B) elaborar ordens de serviço sobre segurança e saúde no trabalho, dando ciência aos empregados por meio de comunicados, cartazes e meios eletrônicos.

C) submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras – NR. D) colaborar com a empresa na aplicação das Normas Regulamentadoras – NR.

12. Segundo a Norma Regulamentadora nº 03 (NR-03), embargo e interdição são medidas de urgência, adotadas a partir da constatação de situação de trabalho que caracterize risco grave e iminente ao trabalhador. De acordo com a NR-03,

A) a interdição implica a suspensão do estabelecimento. B) a interdição implica a suspensão da obra.

C) o embargo implica a paralisação total ou parcial de máquinas e equipamentos. D) o embargo implica a paralisação total ou parcial da obra.

13. Uma determinada empresa dispõe de cinco estabelecimentos no mesmo Estado, cada um deles com diferente número de empregados, conforme descritos a seguir: A – 120 trabalhadores, B - 110, C - 151, D - 100 e E – 130. De acordo com a Norma Regulamentadora nº 04 (NR-04) – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT, todos esses estabelecimentos estão enquadrados no grau de risco 2, de modo que não há para nenhum deles, isoladamente, obrigatoriedade de constituição do SESMT de que trata essa Norma. Contudo, haveria obrigatoriedade de constituição do SESMT centralizado da empresa. Nesse contexto, coube ao técnico de segurança do trabalho da empresa a tarefa de dimensionar e constituir esse serviço centralizado. Para cumprir a tarefa, além da informação quanto ao grau de risco da empresa, será necessária também a informação sobre a quantidade de trabalhadores que, para este caso específico, é

A) o somatório dos empregados de todos os estabelecimentos.

B) a média aritmética do número de empregados dos estabelecimentos.

C) o número de empregados do estabelecimento com maior número de trabalhadores mais a média aritmética dos demais.

D) o número de empregados do estabelecimento com maior número de trabalhadores mais a média ponderada dos demais.

14. Após 7 meses de funcionamento de uma comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA, houve o afastamento definitivo do vice-presidente da comissão. Nesse caso, o técnico de segurança do trabalho, da empresa, com o intuito de cumprir as exigências dispostas na Norma Regulamentadora nº 05 (NR-05) – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, o técnico de segurança do trabalho da empresa deve solicitar

A) aos membros titulares da representação dos empregados que escolham o substituto entre seus titulares, no prazo de dois dias úteis.

B) ao empregador a indicação do substituto, a ser escolhido, de preferência, entre os membros da CIPA, no prazo de dois dias úteis

C) novas eleições para o cargo no prazo de dez dias úteis. D) novas eleições para o cargo no prazo máximo de trinta dias.

(6)

6 Prefeitura Municipal de Nísia Floresta Concurso Público 2016 Técnico em Segurança

15. Durante a avaliação quantitativa de um determinado agente químico, para elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o técnico de segurança do trabalho encontrou uma concentração desse agente de 2,73 ppm (partes por milhão). Ele sabe que esse mesmo agente químico tem um limite de exposição ocupacional de 5,00 ppm (partes por milhão). Portanto, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 09 (NR-09) – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, o técnico deve concluir que esse valor

A) atingiu o valor teto.

B) excedeu o limite de tolerância. C) excedeu o nível de ação. D) atingiu o valor de base.

16. Segundo a Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10) - segurança em instalações e serviços em eletricidade, as empresas estão obrigadas a manter esquemas unifilares atualizados das instalações elétricas dos seus estabelecimentos, com as especificações do sistema de aterramento e demais equipamentos e dispositivos de proteção.

Além dos esquemas unifilares, as empresas devem constituir e manter o prontuário das instalações elétricas, para aqueles estabelecimentos cuja carga instalada seja

A) superior 1.500 kW . B) superior a 75 kW . C) inferior a 1.500 kW . D) inferior a 75 kW .

17. Os trabalhadores que executam intervenções em instalações elétricas energizadas com alta tensão devem cumprir os requisitos de habilitação, qualificação, capacitação e autorização, nos moldes da Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10). Nesse contexto, é considerado trabalho em alta tensão, segundo a NR-10, aquele desenvolvido em uma tensão

A) superior a 1.000 volts em corrente alternada. B) superior a 1.500 volts em corrente alternada. C) superior a 50 volts em corrente contínua. D) superior a 120 volts em corrente contínua.

18. A norma para transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais (NR-11) admite o processo manual, quando não for possível o emprego de processo mecanizado, mediante a utilização de escada removível de madeira desde que esta apresente características definidas. Entre essas características, a largura mínima da escada deve ser de A) 1,50 m. C) 1,00 m.

B) 1,20 m. D) 2,00 m.

19. Conforme a Norma Regulamentadora nº 13 (NR-13) – caldeiras, vasos de pressão e tubulações, os vasos de pressão são classificados em grupos conforme o potencial de risco. Considere uma operação em um vaso de pressão com 1,1 MPa de pressão e volume de 0,88 m³. Segundo a classificação determinada na NR-13, esse vaso de pressão se insere no A) grupo 3.

B) grupo 4. C) grupo 1. D) grupo 5.

(7)

20. A Norma Regulamentadora nº 13 (NR-13) especifica ainda a inspeção de segurança periódica, constituída por exames externo e interno. Para vasos enquadrados na categoria II, os exames externos e internos devem obedecer, respectivamente, os prazos máximos estabelecidos de

A) 1 ano e 3 anos. B) 2 anos e 4 anos. C) 3 anos e 6 anos. D) 4 anos e 8 anos.

21. Em uma inspeção realizada por um técnico de segurança do trabalho em canteiro de obras, foi verificada a atividade de um servente de pedreiro exposto ao calor em ambiente externo com carga solar. Os dados da avaliação quantitativa foram 32° C de temperatura de bulbo úmido natural, 35° C de temperatura de bulbo seco e 36° C de temperatura de globo.

Nesse caso, o técnico deve registrar que o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo do servente é de

A) 34,5° C. B) 31,3° C. C) 38,5° C. D) 33,1° C.

22. Um trabalhador labora em regime de trabalho intermitente com descanso no próprio local de trabalho, em um ciclo de 30 minutos de trabalho e 30 minutos de descanso para cada hora trabalhada. Sua atividade é considerada como leve. Nesse caso, de acordo com o Anexo n° 3 da Norma Regulamentadora n° 15 (NR-15), o limite de tolerância para exposição ao calor do Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo, dado em graus Celsius, é de

A) 30,7 a 31,4. B) 30,1 a 30,5. C) até 26,7. D) até 25,0.

23. Segundo a Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15) – Atividades e Operações Insalubres, Anexo n° 2, oferecerão risco grave e iminente as atividades ou operações que exponham os trabalhadores, sem proteção adequada, a níveis de ruído de impacto superiores a

A) 130 dB(C), medidos no circuito de resposta rápida (FAST). B) 115 dB(A), medidos no circuito de resposta lenta (SLOW ). C) 120 dB(A), medidos no circuito de resposta para impacto. D) 100 dB(LINEAR), medidos no circuito de resposta para impacto.

24. Conforme a Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) – Ergonomia, nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, entre outros, são recomendadas, entre outras condições de conforto, que a umidade relativa do ar não seja

A) inferior a 40%. B) inferior a 70%. C) superior a 60%. D) superior a 75%.

(8)

8 Prefeitura Municipal de Nísia Floresta Concurso Público 2016 Técnico em Segurança

25. Em todos os locais de trabalho, deve haver iluminação adequada, natural ou artificial, geral ou suplementar, apropriada à natureza da atividade, segundo a Norma Regulamentadora que trata sobre Ergonomia (NR-17). Nesse contexto, quando não puder ser definido o campo de trabalho, este será um plano horizontal de

A) 0,20 m do piso. C) 1,20 m do piso. B) 0,75 m do piso. D) 0,80 m do piso.

26. A Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18) – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – obriga a elaboração e o cumprimento do PCMAT – Programa de condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – nos estabelecimentos com mais de

A) 18 trabalhadores. B) 19 trabalhadores. C) 12 trabalhadores. D) 15 trabalhadores.

27. As medidas de proteção contra quedas de altura são medidas obrigatórias presentes na Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18). A proteção contra quedas, quando construída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve ter uma altura mínima de A) 1,20 m.

B) 0,70 m. C) 1,50 m. D) 0,90 m.

28. Conforme a Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), a transposição de pisos deve ser feita por meio de escadas ou rampas com diferença de nível superior a

A) 1,50 m. B) 1,20 m. C) 0,90 m. D) 0,40 m.

29. A Norma Regulamentadora nº 20 (NR-20) – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis, estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco e acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. Um líquido será obrigatoriamente considerado inflamável, se

A) seu ponto de explosividade for menor ou igual a 65° C. B) seu ponto de combustão for menor que 90° C.

C) seu ponto de ignição for menor ou igual a 75° C. D) seu ponto de fulgor for menor ou igual a 60° C.

30. Segundo a Norma Regulamentadora nº 35 (NR-35) – Trabalho em Altura, para que um trabalhador seja considerado capacitado a desenvolver trabalho em altura, ele deverá ser aprovado em treinamento teórico e prático com carga horária mínima de

A) 20 horas. B) 40 horas. C) 8 horas. D) 12 horas.

(9)

31. Conforme a NR-35, o cinto de segurança contra quedas deve ser do tipo paraquedista e dotado de dispositivo para conexão em sistema de ancoragem. Será obrigatório o uso de absorvedor de energia quando

A) o fator de queda for igual a 1 e o comprimento do talabarte for igual a 0,80 m.

B) o fator de queda for menor que 0,5 e o comprimento do talabarte for menor que 0,80 m. C) o fator de queda for maior que 1 e o comprimento do talabarte for maior que 0,90 m. D) o fator de queda for igual a 0,5 e o comprimento do talabarte for igual a 0,90 m.

32. A técnica denominada Hazard and Operability Analysis – HAZOP – consiste em realizar a revisão de instalações, a fim de identificar perigos potenciais e/ou problemas de operabilidade dentro de um processo. A metodologia HAZOP orienta essa revisão e identificação por meio

A) de uma equipe de brigada de emergência.

B) de uma equipe interna de prevenção de acidentes.

C) de uma equipe de engenheiros de segurança do trabalho. D) de uma equipe multidisciplinar.

33. A ferramenta investigativa de acidentes denominada Árvores de Causas – ADC – organiza e/ou lista os fatos que constam da descrição do evento acidentário, levando em consideração os componentes habituais presentes na atividade desenvolvida. Esses componentes são: A) riscos ambientais, insalubridade, periculosidade e penosidade.

B) frequência, gravidade, severidade e risco. C) indivíduo, tarefa, material e meio de trabalho. D) perigo, causas, consequências e recomendações.

34. A Instrução Técnica nº 11/2014, do Corpo de Bombeiros Militar do estado de São Paulo, foi adotada de forma obrigatória no estado do Rio Grande do Norte, por meio da Portaria n° 191/2013 – GAB CMDO/CBMRN. Essa instrução estabelece os requisitos mínimos necessários para o dimensionamento das saídas de emergência no interior de uma edificação, visando permitir que, em caso de incêndio ou pânico, a população possa abandonar o local completamente protegida em sua integridade física, além de possibilitar o acesso de guarnições de bombeiros para o combate ao fogo e/ou a retirada de pessoas. Nesse contexto, a inspeção de segurança é tarefa primordial do técnico de segurança do trabalho, que deve inspecionar saídas de emergência para acessos, escadas, rampas ou descargas. Para as ocupações em geral, sem observar as ressalvas, a largura mínima das saídas de emergência é de

A) 2,15 m. C) 2,20 m. B) 1,75 m. D) 1,20 m.

35. Determinada empresa do ramo de construção civil, no interior do Rio Grande do Norte, apresentou, em sua estatística de acidentes de 2015, os seguintes dados: acidentes típicos = 16; acidentes domésticos = 4; acidentes de trajeto = 22; dias perdidos = 17. Se o total de homens-horas de exposição ao risco foi de 170.000, o resultado das taxas de frequência e gravidade foram, respectivamente,

A) 117,6 e 100. B) 94,1 e 100. C) 247,1 e 94,1. D) 223,5 e 96,3.

Referências

Documentos relacionados

ou a terceiros em razão de ação ou omissão, dolosa ou culposa, sua ou dos seus funcionários, independentemente de outras cominações contratuais ou legais a que estiver sujeita,

Vamos ter liberdade Para amar à vontade Sem trair mais ninguém Quero que você seja feliz Hei de ser feliz também Depois.. (Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown/Marisa Monte) (Disponível

A secagem de sementes de jenipapeiro pode ser feita em ambiente telado (valores médios de temperatura de 33°C e umidade relativa do ar de 70%) durante 24

Esse teste baseia-se na fala do indivíduo em frente a uma câmera de vídeo por alguns minutos, nesse tempo a ansiedade subjetiva é mensurada através de escalas

O filtro para lagos GARDENA é destinado à utilização privada em jardins da casa ou jardins de lazer, exclusivamente dentro do lago do jardim, para a limpeza de lagos de jardins, com

É necessário ter sempre sob controle o aparelho instalado para poder efetuar com segurança qualquer operação na zona de instalação. Os elementos de comando devem ser posicionados

O valor máximo do indicador de eficiência econômica na região da Zona da Mata foi de 3,34, inferior ao Sul de Minas que foi de 3,99 e, em ambas, o valor mínimo

Exposição de longa duração que apresenta os 210 anos do Banco do Brasil e sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade e do país.. As quatro salas mostram a linha do