• Nenhum resultado encontrado

DATA: 11/02/2010 HORA: 08:00 (horário local)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DATA: 11/02/2010 HORA: 08:00 (horário local)"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO AMPLO ER10 No 001/2010 PROCESSO No 53572.001153/2009

A AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES – ANATEL, Autarquia Federal em Regime Especial, sediada no SAUS, Quadra 06, Bloco “H”, Edifício Ministro Sérgio

Motta, na cidade de Brasília – DF, inscrita no CNPJ sob o no 02.030.715/0001-12, por

meio de seu Escritório Regional no Estado do Pará, estabelecido na Trav. Rosa Moreira, no 476, Telégrafo, Belém/PA, inscrito no CNPJ sob o no 02.030.715/0006-27,

torna público que fará realizar licitação na modalidade de Pregão Amplo, do tipo menor preço, conforme descrito neste Edital e seus Anexos e de conformidade com a Lei no

9.472/97 e Regulamento de Contratações da Anatel, publicado no DOU de 19 de janeiro de 1998, Ato no 7.488/08, do Conselho Diretor da Anatel, Lei Complementar no

123/2006, Decreto 6.204/2007, Instrução Normativa no 02 da SLTI/MPOG e suas

alterações, e subsidiariamente, a Lei de Licitações no 8.666/1993.

Os envelopes contendo as Propostas de Preços e os Documentos de Habilitação definidos no objeto deste Edital e seus Anexos deverão ser entregues no local, data e horário seguintes:

LOCAL: UNIDADE OPERACIONAL U.O. 101 NO ESTADO DO MARANHÃO. Endereço: Av. Kennedy, nº 150, São Luís/MA.

DATA: 11/02/2010 HORA: 08:00 (horário local)

1. DO OBJETO

1.1. O presente Pregão Amplo tem por objeto a contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de serviço de limpeza e conservação (LOTE I) e de copeiragem (LOTE II), tidos como serviços contínuos, para atender a Unidade Operacional U.O 101, no Estado do Maranhão, pelo período de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos, até o limite de 60 (sessenta) meses, conforme especificações do Edital e seus anexos.

2. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar deste Pregão Amplo, os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus Anexos.

2.2 Não poderão participar, os interessados que se encontrem sob falência, concordata, recuperação de crédito judicial ou extrajudicial, concurso de credores, dissolução, liquidação ou regime de consórcio, qualquer que seja sua forma de constituição, empresas estrangeiras que não funcionem no País, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a

(2)

Administração Pública ou punidos com suspensão do direito de licitar e contratar pela Anatel.

2.3 Não poderão ser contratadas cooperativas, de acordo com o Termo de Conciliação Judicial homologado pela 20ª Vara de Trabalho/DF – Processo no

01082-2002-020-10-00-0, que impede a União de contratar Cooperativas de mão-de-obra nas hipóteses nela prevista.

2.4 As Microempresas e Empresas de Pequeno Porte terão tratamento diferenciado previsto na lei Complementar no 123/2006 e suas alterações.

2.5 A identificação das microempresas ou empresa de pequeno porte só ocorrerá após o encerramento dos lances na sessão pública do pregão amplo, ou seja, no momento de exercer o direito de preferência, previsto no item 6.4 deste Edital.

3. DO CREDENCIAMENTO

3.1 O representante da proponente deverá se representar para credenciamento junto ao Pregoeiro, devidamente munido de documento que o credencie a participar deste procedimento licitatório, respondendo por sua representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

3.1.1 O credenciamento far-se-á por meio de instrumento público de procuração ou instrumento particular com firma reconhecida, com poderes para formular ofertas e lances de preços e praticar os demais atos pertinentes ao certame, em nome do Proponente. Em sendo sócio, proprietário, dirigente ou assemelhado da empresa proponente, deverá apresentar cópia, que será retida, do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura, o mesmo se aplicando para seus procuradores.

3.1.2 Não será permitida a participação de empresas representadas por procuradores que sejam sócios de outras empresas participantes da mesma licitação.

3.1.3 Os documentos mencionados poderão ser apresentados em cópias simples acompanhados dos originais para autenticação pelo Pregoeiro ou sua equipe de apoio, ou ainda cópias autenticadas em cartório competente. Não serão aceitas cópias ilegíveis.

4. DO RECEBIMENTO E DA ABERTURA DOS ENVELOPES

4.1 A reunião para recebimento e para abertura dos envelopes contendo a Proposta

de Preços e os documentos de habilitação será pública, dirigida por um Pregoeiro e realizada de acordo com o Regulamento de Contratações aprovado pela Resolução no 005, publicado no DOU de 19/01/98, e em conformidade com

(3)

4.1.1 Os envelopes da Proposta de Preços e os documentos de habilitação deverão ser apresentados fechados, contendo os seguintes dizeres:

AGENCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

PREGÃO AMPLO ER10 (UO 101) Nº 001/2010 - ANATEL RAZÃO SOCIAL DA PROPONENTE

ENVELOPE “A” – LOTE I – PROPOSTA DE PREÇOS (somente para o

envelope contendo a proposta de preços para o LOTE I)

ENVELOPE “A” – LOTE II – PROPOSTA DE PREÇOS (somente para o

envelope contendo a proposta de preços para o LOTE II)

ENVELOPE “B” – DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO (somente para o

envelope contendo os documentos de habilitação)

4.2 Antes do início de sessão, os interessados deverão comprovar por meio de instrumento próprio, conforme item 3 deste edital, poderes para formulação de lances verbais, descontos e para prática dos demais atos do certame.

4.3 Aberta a sessão, o(s) representante(s) da(s) licitante(s) entregará(ão) os envelopes contendo a(s) proposta(s) de preços e os documentos de habilitação; 4.4 Declarada a abertura da sessão pelo Pregoeiro, não mais serão admitidos novos

proponentes, dando-se início ao recebimento dos envelopes;

5. DA PROPOSTA DE PREÇO

5.1 A Proposta de Preço e os documentos que a instruirem, deverá ser apresentada em 01 (uma) via impressa ou datilografada, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, preferencialmente em papel timbrado do proponente e redigida com clareza em língua portuguesa, salvo quanto a expressões técnicas de uso corrente, devidamente datada e assinada na última folha e rubricada nas demais, pelo proponente ou seu representante legal.

5.2 A Proposta de Preços deverá:

5.2.1 Indicar nome ou razão social do proponente, endereço completo, telefone, fax e endereço eletrônico (“e-mail”), este último se houver, para contato, bem como: nome, estado civil, profissão, CPF/MF, Carteira de Identidade, domicílio e cargo na empresa, para fins de assinatura do contrato;

5.2.2 Ter validade não inferior a 60 (sessenta) dias corridos, a contar da data de sua apresentação.

5.2.3 Ser apresentada com cotação de preços definido no objeto deste Edital e seus

Anexos em moeda corrente nacional (R$1,00), expressos em algarismos e por extenso, básicos para a data da apresentação da Proposta;

5.2.4 Conter preço unitário e total, conforme modelo de planilha constante do Anexo II

(4)

unitários e totais, serão considerados os primeiros e entre os expressos em algarismos e por extenso, será considerado este último.

5.2.5 Conter declaração expressa de que os preços contidos na proposta incluem todos os custos e despesas, tais como, e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tais como tributos incidentes, despesas operacionais/administrativas, materiais, serviços, treinamento, verbas e benefícios trabalhistas, encargos sociais, uniformes, seguros, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste Edital e seus Anexos.

5.2.5 Conter oferta firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado.

5.2.6 Conter a marca dos materiais de consumo de copa e limpeza.

5.3 Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos, a esse ou qualquer título, devendo os serviços respectivos serem fornecidos na Agência sem ônus adicionais;

5.4 A apresentação da proposta implicará na plena aceitação, por parte do licitante, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

5.5 O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

5.6 Os valores cotados para horas-extras, salários e outros benefícios sociais devem representar no mínimo, os valores estabelecidos por acordo, convenção coletiva e/ou sentença normativa em dissídio coletivo, vigente para a categoria no Estado do Maranhão, desde que não supram ou firam direitos assegurados por lei.

5.7 A licitante deverá apresentar declaração de elaboração independente de proposta, conforme modelo constante do Anexo VIII.

6. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

6.1 Serão proclamados pelo Pregoeiro, os proponentes que apresentarem as propostas de MENOR PREÇO GLOBAL POR LOTE (Anexo II do edital), e os proponentes que apresentarem as propostas com preços até 10% superiores àquele. Se não houver pelo menos 03 (três) ofertas de acordo com essa condição, será(ão) proclamado(s) o(s) proponente(s) que apresentarem a(s) melhor(es) oferta(s), até no máximo de 03 (três) ofertas, quaisquer que sejam os preços oferecidos, conforme disposto no art. 10 do Regulamento de Contratações da Agência.

6.2 Aos proponentes proclamados conforme subitem 6.1, será dada a oportunidade para nova disputa, por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, em relação à proposta de menor preço.

(5)

6.3 Após esse ato, será encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, exclusivamente pelo critério de menor preço.

6.4 Será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte (Lei Complementar no

123/2006), devendo ser apresentada ao pregoeiro, neste momento, declaração firmada pelo representante legal da empresa, de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte, conforme modelo do Anexo VII deste Edital.

6.5 Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta melhor classificada.

6.6 Para efeito do disposto no item 6.4 deste Edital, ocorrendo o empate, proceder-se-á da seguinte forma:

a) A microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora do certame, situação em que serão analisadas a aceitabilidade da proposta quanto ao valor e objeto e a habilitação, sendo-lhe adjudicado o objeto;

b) Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma da letra “a” do item 6.6, serão convocadas as remanescentes que porventura se enquadrem na hipótese dos itens 6.4 e 6.5 deste Edital, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

6.7 A microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada será convocada para apresentar nova proposta no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, sob pena de preclusão.

6.8 O disposto no item 6.4 deste Edital somente se aplicará quando a melhor oferta inicial não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

6.9 Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente às penalidades constantes no item 10 deste Edital.

6.10 Na hipótese da não-contratação nos termos previstos no item 6.4 e 6.6 deste Edital, o objeto licitado será adjudicado em favor da proposta originalmente vencedora do certame.

6.10.1 O pregoeiro negociará o preço final com o vencedor apenas depois de aplicada a regra de desempate prevista nos itens 6.4 e 6.5 deste Edital.

6.11 O Pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e ao valor, da primeira classificada, definido neste Edital e seus Anexos, decidindo motivadamente a respeito.

(6)

6.12 Sendo aceitável a oferta, será verificado o atendimento das condições habilitatórias, pelo licitante que a tiver formulado:

a) Com base nos dados cadastrais, assegurado o direito de atualizar seus dados no ato; ou,

b) Quando for o caso, da documentação apresentada na própria sessão.

6.13 Constatado o atendimento pleno às exigências editalícias, será declarado o proponente vencedor, sendo-lhe adjudicado o objeto deste Edital e seus anexos. 6.13.1 O Pregoeiro fixará prazo para o envio da Planilha de composição de custos e

formação de preços com os respectivos valores readequados à proposta vencedora.

6.14 Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará as ofertas subseqüentes, na ordem de classificação, até a apuração da melhor proposta, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste Edital e seus anexos.

6.15 Da reunião lavrar-se-á ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro, equipe de apoio e pelos licitantes presentes.

6.16 Verificando-se, no curso da análise, o descumprimento de requisitos estabelecidos neste Edital e em seus Anexos, a proposta será desclassificada. 6.17 Em caso de divergência entre informações contidas em documentação impressa

e na Proposta específica, prevalecerão as da proposta.

6.18 Não se considerará qualquer oferta de vantagem não prevista no objeto deste Edital e seus Anexos.

6.19 Se o licitante vencedor recusar-se a assinar o contrato sem justificativa, a sessão será retomada e os demais licitantes chamados, na ordem de classificação, para fazê-lo nas mesmas condições da proposta vencedora, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

6.20 Caso constem nos itens das planilhas apresentadas pelas licitantes valores e/ou percentuais diferentes das disposições previstas em lei ou negociações coletivas, bem como distintos daqueles percentuais constantes no demonstrativo de cálculo presente no rodapé do Anexo II - planilha de preço, as propostas não serão desclassificadas. No entanto, se a proposta vencedora estiver nessa condição, a licitante correspondente deverá reapresentá-la devidamente corrigida, mantendo ou reduzindo o preço total resultante da proposta ou lance que a tenha consagrado vencedora, conforme o caso.

21.21. Para fins deste certame, consideram-se preços manifestamente inexeqüíveis aqueles que, comprovadamente, forem insuficientes para a cobertura dos custos decorrentes da contratação pretendida.

(7)

6.21.1 A inexeqüibilidade dos valores referentes a itens isolados da planilha de custos, desde que não contrariem instrumentos legais, não caracteriza motivo suficiente para a desclassificação da propostas.

6.21.2 Se houver indícios de inexeqüibilidade ou em caso de necessidade de esclarecimentos complementares, o Pregoeiro poderá efetuar diligência, na forma do § 3º do art. 43 da Lei nº 8.666/93, para efeito de comprovação de sua exeqüibilidade.

7. DA HABILITAÇÃO

7.1 Os Documentos de Habilitação deverão ser entregues em envelope individual, devidamente fechado, conforme indicado no item 4 deste Edital, e obedecendo a relação a seguir:

7.1.1. Relativos à Habilitação Jurídica:

7.1.1.1 Registro mercantil, para empresa individual;

7.1.1.2 Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, para as sociedades empresárias, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado dos documentos comprobatórios de eleição de seus administradores;

7.1.1.3 Inscrição do ato constitutivo, devidamente registrado, acompanhada de prova da diretoria em exercício, para as sociedades simples e demais entidades; 7.1.1.4 Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade

estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim o exigir.

7.1.2. Relativos à Regularidade Fiscal:

7.1.2.1 Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);

7.1.2.2 Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual ou Municipal, se houver, relativa ao domicílio ou sede do proponente;

7.1.2.3 Declaração de regularidade perante as Fazendas Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede do licitante;

7.1.2.4. Declaração de regularidade perante a Seguridade Social, inclusive relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

(8)

7.1.3.1 Balanço Patrimonial e demais demonstrações contábeis do último exercício social, já exigíveis e apresentadas na forma da Lei, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrados há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta; 7.1.3.2 No caso de empresa constituída no mesmo exercício financeiro, a

exigência do subitem 7.1.3.1 será atendida mediante apresentação do “Balanço de Abertura”.

7.1.3.2.1 A comprovação da boa situação financeira da empresa será baseada na obtenção do Índice de Solvência (SG) igual ou maior a 1 (um), calculado e demonstrado pelo proponente, na proposta, através da seguinte fórmula:

Ativo Total

SG = _________________________ = ou > 1 Passivo Exigível Total

7.1.3.3 Certidão negativa de falência, concordata e recuperação de crédito,

expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica. Caso não possuam prazos de validade, somente serão aceitas com data não excedente a 60

(sessenta) dias de antecedência da data prevista para apresentação das propostas.

7.1.4. Relativos à Qualificação Técnica:

7.1.4.1 Apresentar atestado ou declaração de capacidade técnica, em nome da licitante, expedido por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove a aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível com o objeto deste Pregão.

7.2. Relativos ao Cumprimento de Dispositivo Constitucional

7.2.1 A licitante deve declarar (Anexo V), sob as penalidades cabíveis, que não possui em seu quadro de pessoal e nem utilizará, sob qualquer pretexto: empregados com idade inferior a 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre; de 16 (dezesseis) em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.

7.3 Disposições Gerais da Habilitação

7.3.1 Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, ou publicação em órgão da imprensa oficial ou por cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência pelo Pregoeiro ou membro da equipe de apoio;

7.3.2 As empresas regularmente cadastradas no Sistema de Cadastro Unificado de Fornecedores - SICAF, instituído pela Secretaria de Administração Federal, conforme Instrução Normativa no 05, de 21/07/95, e que apresentar habilitação

(9)

parcial válida no referido sistema, ficarão dispensadas de apresentar os documentos de que tratam os itens 7.1.1, 7.1.2 e 7.1.3, desde que seus registros estejam válidos;

7.3.3 As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição (Lei Complementar no 123/2006).

7.3.3.1. Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado o vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da Administração Pública, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de certidão negativa.

7.3.3.2. A não-regularização da documentação, no prazo previsto no item 7.3.3.1 deste Edital, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei no 8.666, de 21 de junho de 1993, sendo facultado à Administração convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação.

7.3.4 O proponente deverá declarar, sob as penalidades cabíveis, que inexiste ocorrência de fato superveniente que possa impedir a sua habilitação neste certame (anexo VI) e, caso venha a ocorrer, informará a Anatel, até 5 (cinco) dias úteis, após a data da ocorrência, (Lei no 8.666/93, art. 32, parágrafo 2o).

7.3.5 Não serão aceitos “protocolos de entrega” ou “solicitação de documento” em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e em seus anexos. 7.3.6 Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta ou contrariar

qualquer dispositivo deste Edital e seus anexos e, observado ainda o disposto nos itens 16.14 e 16.15 deste Edital, o Pregoeiro considerará o proponente inabilitado.

7.3.7 Como condição para celebração do contrato, o licitante vencedor apresentará,

no prazo fixado para sua assinatura, certidões negativas das Fazendas Federal, Estadual e Municipal, bem como da Seguridade Social, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (Dívida Ativa da União), se seu cadastro já não o demonstrar.

7.3.8 A comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato (Lei Complementar nº 123/2006).

7.3.9 Se as certidões referidas no item anterior não comprovarem a situação regular do licitante, a sessão será retomada e os demais chamados, na ordem de classificação, para fazê-lo nas condições de suas respectivas ofertas, observado

(10)

que o pregoeiro examinará a aceitabilidade, quanto ao objeto e ao valor, sem prejuízo da aplicação das sanções cabíveis.

8. DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

8.1 Até a data fixada para recebimento das propostas qualquer pessoa poderá, peticionar contra o ato convocatório.

8.2 A petição, poderá ser feita na própria sessão de recebimento, e, se oral será reduzida a termo em ata.

9. DOS RECURSOS

9.1 Todos os recursos, serão interpostos no final da sessão, com registro em ata da síntese das suas razões e contra-razões, podendo os interessados juntar memoriais no prazo de 03 (três) dias úteis.

9.2 Em casos especiais, quando complexas as questões debatidas, o Pregoeiro concederá, àqueles que manifestarem a intenção de recorrer, prazo suficiente para apresentação das correspondentes razões, ficando os demais desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

9.3 O recurso contra decisão do Pregoeiro não terá efeito suspensivo.

9.4 O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

9.5 Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados na UO 101, situada na Av. Kennedy, 150, Areinha, São Luis/MA.

10.DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

10.1 O licitante que não mantiver a proposta, apresentá-la sem seriedade, falhar ou fraudar na execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, será sancionado com o impedimento de contratar com a Agência e, se for o caso, com o descredenciamento no cadastro, sem prejuízo das multas previstas em edital, contrato e termo de registro de preços e das demais sanções previstas na legislação geral para a Administração Pública.

10.2 A recusa injustificada da licitante vencedora em assinar o contrato, aceitar ou retirar o instrumento equivalente, dentro do prazo estabelecido pela Administração caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-a às penalidades seguintes, sem prejuízo da aplicação de outras cabíveis:

(11)

10.2.1 Suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com a Anatel por prazo não superior a 02 (dois) anos, e;

10.2.2 Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública.

10.3 No caso de inexecução total ou parcial do contrato, a CONTRATANTE poderá,

garantida a prévia defesa, rescindir o contrato e/ou, segundo a gravidade da falta cometida, aplicar as seguintes sanções:

a) advertência;

b) multa nos termos da legislação pertinente, do contrato e do seu Anexo I; c) suspensão temporária de participar de licitação e impedimento de contratar

com a Administração, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

d) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos que determinaram sua punição, ou até que seja promovida a sua reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a CONTRATADA ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base na alínea anterior.

10.4. As sanções previstas nas alíneas “a”, “b” e “c” do subitem 10.3 somente poderão ser relevadas em razão de circunstâncias excepcionais, e as justificativas só serão aceitas quando formuladas por escrito, fundamentadas em fatos reais e comprováveis, a critério da autoridade competente da

CONTRATANTE e apresentadas no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis,

contados da data em que a CONTRATADA for notificada.

10.5. A sanção estabelecida no subitem 10.2.2, bem como na alínea “d” do subitem 10.3, é de competência exclusiva do Ministro de Estado, facultada a defesa do interessado no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista, podendo a reabilitação ser requerida após 2 (dois) anos de sua aplicação. 10.6. As sanções previstas nas alíneas “c” e “d” do subitem 10.3, poderão também

ser aplicadas às empresas ou aos profissionais que:

a) tenham sofrido condenação definitiva por praticarem, por meios dolosos, fraude fiscal no recolhimento de quaisquer tributos;

b) tenham praticado atos ilícitos visando frustrar os objetivos da licitação;

c) demonstrem não possuir idoneidade para contratar com a administração em virtude de atos ilícitos praticados.

10.7. As sanções previstas nas alíneas “a”, ”c” e “d” do subitem 10.3, poderão ser aplicadas cumulativamente com a penalidade prevista na alínea “b” do mesmo subitem.

(12)

seja superior ao crédito eventualmente existente a diferença será cobrada administrativamente ou judicialmente, se necessário.

11.DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

11.1 As despesas decorrentes da contratação, objeto desta Licitação, correrão à conta dos recursos consignados no Orçamento Geral da União a cargo da Anatel, cujos programas de trabalho e elemento de despesa específicos constarão da respectiva Nota de Empenho.

12.DAS CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

12.1. O documento de cobrança, estando regular, será atestado em até dez dias

úteis, a contar da data de sua protocolização no Escritório Regional da Anatel

no Estado do Pará (ER10) situado na Trav. Rosa Moreira, nº 476, Telégrafo, Belém/Pará.

12.1.1. O pagamento será mensal e efetuado em até dez dias

úteis, contados a partir do primeiro dia útil após o atesto do documento

de cobrança.

12.1.2. A CONTRATADA deverá cobrar somente postos de trabalho e/ou horas efetivamente trabalhadas, discriminando no corpo da Nota Fiscal/Fatura a(s) hora(s) e/ou dia(s) de prestação dos serviços.

12.2. O documento de cobrança deverá conter o número do respectivo contrato, o período da prestação dos serviços, bem como estar, obrigatoriamente, acompanhado das seguintes comprovações, obedecendo ao disposto no Anexo III:

12.2.1. do pagamento da remuneração e das contribuições sociais (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Previdência Social), correspondentes ao mês imediatamente anterior ao da prestação dos serviços, compatível com os empregados vinculados à execução contratual, nominalmente identificados, na forma da legislação pertinente. 12.2.2. da regularidade fiscal, constatada através de consulta on-line ao Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, ou na impossibilidade de acesso ao referido Sistema, mediante a seguinte documentação:

11.2.2.1. prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicilio ou sede do licitante, ou outra equivalente, quando exigidos;

11.2.2.2. prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

(13)

11.2.3. do cumprimento das demais obrigações trabalhistas, correspondentes ao mês imediatamente anterior ao da prestação dos serviços.

12.3. O descumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e as relativas ao FGTS, ensejará o pagamento em juízo, dos valores em débito, sem prejuízo das sanções cabíveis.

12.4. Apresentar, quando do encerramento do contrato, os comprovantes relacionados no item 12.8 correspondentes ao mês de prestação dos serviços. 12.5. Os documentos de cobrança deverão ser emitidos com o CNPJ indicado no

preâmbulo do Contrato. Caso não ocorra, a Contratada deverá solicitar sua alteração, com as devidas justificativas, apresentando a mesma documentação exigida na licitação para análise e aprovação. Após a análise, sendo aprovada a alteração, será formalizada por meio de Termo Aditivo ao Contrato Original. 12.6. Caso o documento de cobrança apresente erro ou inconsistência, acarretará a

devolução do referido documento, dentro do prazo estipulado no item 12.7, interrompendo-o quando da devolução, devendo a Contratada encaminhar nova cobrança para o devido atesto.

12.7. Os pagamentos serão creditados em nome da Contratada, em conta corrente por ela indicada ou por meio de Ordem Bancária para pagamento de faturas com código de barras, uma vez satisfeitas as condições estabelecidas nesta contratação.

12.7.1.No documento de cobrança deverão ser destacadas, conforme legislação pertinente, as retenções tributárias.

12.7.2.Sendo identificada cobrança indevida ou diferença na apuração do valor do serviço, poderá ser feita glosa pela Contratante para efeito de pagamento ou se constatada após o pagamento do documento de cobrança, a Contratante notificará à Contratada para que seja feito o acerto no faturamento do mês subseqüente, ou no caso do contrato já encerrado o imediato reembolso do valor.

12.8. A retenção ou glosa no pagamento, sem prejuízo das sanções cabíveis, só deverá ocorrer quando o contratado:

12.8.1.não produzir os resultados, deixar de executar, ou não executar com a qualidade mínima exigida as atividades contratadas; ou;

12.8.2.deixar de utilizar materiais e recursos humanos exigidos para a execução do serviço, ou utilizá-los com qualidade ou quantidade inferior à demandada.

12.9. É vedado à CONTRATADA descontar em estabelecimentos financeiros, duplicatas referentes às parcelas de pagamento contratuais.

(14)

12.10. Não serão efetuados quaisquer pagamentos enquanto perdurar pendência de liquidação de obrigações em virtude de penalidades impostas à contratada ou inadimplência contratual.

12.10.1.A CONTRATADA concorda que seja feito desconto, nos valores que tem a receber, das penalidades que lhe forem aplicadas e das quais não caiba recurso administrativo.

12.11. Quando da ocorrência de eventuais atrasos de pagamento provocados exclusivamente pela CONTRATANTE, ao valor devido acrescentar-se-á a atualização financeira. Sua apuração far-se-á da data de seu vencimento até a data do efetivo pagamento, em que os juros de mora serão calculados à taxa de 0,5% (meio por cento) ao mês, ou 6% (seis por cento) ao ano, mediante aplicação das seguintes fórmulas:

I = (TX/100) 365

EM = I x N x VP, onde:

I = Índice de atualização financeira;

TX = Percentual da taxa de juros de mora anual; EM = Encargos moratórios;

N = Número de dias entre a data prevista para o pagamento e a do efetivo pagamento;

VP = Valor da parcela em atraso.

12.12. A execução completa do contrato só acontecerá quando o contratado comprovar o pagamento de todas as obrigações trabalhistas referente à mão de obra utilizada na prestação dos serviços.

13.DA REPACTUAÇÃO

13.1 Será admitida a repactuação dos valores contratados, desde que seja observado o interregno mínimo de 01 (um) ano das datas dos orçamentos aos quais a proposta se referir.

13.2 A repactuação poderá ser dividida em tantas parcelas quanto forem necessárias em respeito ao princípio da anualidade do reajuste dos preços da contratação, podendo ser realizada em momentos distintos para discutir a variação de custos que tenham sua anualidade resultante em datas diferenciadas, tais como os custos decorrentes da mão-de-obra e os custos decorrentes dos insumos necessários à execução do serviço.

13.3 O interregno mínimo de 01 (um) ano para a primeira repactuação será contado a partir:

(15)

13.3.1 da data limite para apresentação das propostas constante do instrumento convocatório, em relação aos custos com a execução do serviço decorrentes do mercado, tais como o custo dos materiais e equipamentos necessários à execução do serviço; ou

13.3.2 da data do acordo, convenção ou dissídio coletivo de trabalho ou equivalente, vigente à época da apresentação da proposta, quando a variação dos custos for decorrente da mão-de-obra e estiver vinculada às datas-base destes instrumentos.

13.4 Nas repactuações subseqüentes à primeira, a anualidade será contada a partir da data do fato gerador que deu ensejo à última repactuação.

13.5 As repactuações serão precedidas de solicitação da contratada, acompanhada de demonstração analítica da alteração dos custos, por meio de apresentação da planilha de custos e formação de preços ou do novo acordo convenção ou dissídio coletivo que fundamenta a repactuação, conforme for a variação de custos objeto da repactuação.

13.5.1 É vedada a inclusão, por ocasião da repactuação, de benefícios não previstos na proposta inicial, exceto quando se tornarem obrigatórios por força de instrumento legal, sentença normativa, acordo coletivo ou convenção coletiva.

13.5.2 Quando da solicitação da repactuação para fazer jus a variação de custos decorrente do mercado, esta somente será concedida mediante a comprovação pelo contratado do aumento dos custos, considerando-se:

a) os preços praticados no mercado ou em outros contratos da Administração;

b) as particularidades do contrato em vigência;

c) a nova planilha com a variação dos custos apresentada; d) indicadores setoriais, tabelas de fabricantes, valores

oficiais de referência, tarifas públicas ou outros equivalentes; e

e) a disponibilidade orçamentária do órgão ou entidade contratante.

13.5.3 As repactuações, como espécie de reajuste, serão formalizadas por meio de apostilamento, e não poderão alterar o equilíbrio econômico e financeiro dos contratos, exceto quando coincidirem com a prorrogação contratual, em que deverão ser formalizadas por aditamento.

13.5.4 A contratante poderá realizar diligências para conferir a variação de custos alegada pela contratada.

13.5.5 As repactuações a que a contratada fizer jus e não forem solicitadas durante a vigência do contrato, serão objeto de preclusão com a assinatura da prorrogação contratual ou com o encerramento do contrato.

13.6 Os novos valores contratuais decorrentes das repactuações terão suas vigências iniciadas observando-se o seguinte:

(16)

13.6.2 em data futura, desde que acordada entre as partes, sem prejuízo da contagem de periodicidade para concessão das próximas repactuações futuras; ou

13.6.3 em data anterior à ocorrência do fato gerador, exclusivamente quando a repactuação envolver revisão do custo de mão-de-obra em que o próprio fato gerador, na forma de acordo, convenção ou sentença normativa, contemplar data de vigência retroativa, podendo esta ser considerada para efeito de compensação do pagamento devido, assim como para a contagem da anualidade em repactuações futuras; 13.7 Os efeitos financeiros da repactuação deverão ocorrer exclusivamente para os

itens que a motivaram, e apenas em relação à diferença porventura existente.

14.DA VIGÊNCIA E DA IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS

14.1. O prazo de vigência do contrato é de 12 (doze) meses, a contar da data estabelecida pela Anatel, podendo ser prorrogado por iguais períodos até o limite máximo de 60 (sessenta) meses, conforme previsto no artigo 57, inciso II, da Lei nº 8.666/93, devendo os serviços serem implantados imediatamento após a assinatura do contrato.

15.DA GARANTIA DE EXECUÇÃO DO CONTRATO

15.1. A CONTRATADA deve apresentar à Administração da CONTRATANTE, no ato da assinatura do contrato, comprovante de prestação de garantia correspondente a percentual de 5% (cinco por cento) do valor atualizado do contrato, cabendo-lhe optar dentre as modalidades caução em dinheiro ou títulos da dívida pública, seguro-garantia ou fiança bancária.

15.1.1.a garantia em dinheiro deve ser efetuada, com correção monetária, na Caixa Econômica Federal, em favor da CONTRATANTE.

15.1.2. a CONTRATADA deverá manter atualizadas as vigências da garantia

contratual durante toda a execução do contrato e até a comprovação de todos

os pagamentos (trabalhistas, previdência social, fiscais, etc.) devidos pela empresa, prevendo-se, para tanto, pelo menos mais 03 (três) meses de garantia após término do contrato. Caso esse pagamento não ocorra até o fim do segundo mês após o encerramento da vigência contratual, a garantia será utilizada para o pagamento dessas verbas trabalhistas diretamente pela Administração.

15.1.3.Em se tratando de fiança bancária, deverá constar do instrumento a expressa renúncia pelo fiador aos benefícios do artigo 827 do Código Civil Brasileiro (Lei n.º 10.406, de 10 de janeiro de 2002).

16.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

16.1. O presente Edital e seus Anexos, bem como a proposta do licitante vencedor, farão parte integrante do Contrato, independentemente de transcrição.

16.2. É facultado à Anatel, quando o convocado não assinar, aceitar ou retirar o instrumento contratual, no prazo e condições estabelecidos, convocar os

(17)

proponentes remanescentes, na ordem de classificação, para fazê-lo em igual prazo e nas mesmas condições propostas pelo primeiro classificado, inclusive quanto aos preços,ou revogar o Pregão Amplo.

16.3. É facultado ao Pregoeiro ou autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública.

16.4. A autoridade competente para determinar a contratação poderá revogar a licitação, no todo ou em parte, por razões de interesse público derivado de fato superveniente devidamente comprovado, pertinente e suficiente para justificar tal conduta, devendo invalidá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação de qualquer pessoa, mediante ato escrito e fundamentado.

16.4.1 No caso de revogação e invalidação do procedimento licitatório, ficará assegurado oportunidade de ampla e prévia manifestação do(s) licitante(s).

16.5 Após a homologação da licitação, o licitante vencedor será convocado, por escrito, para, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, retirar, assinar e devolver o instrumento contratual, na forma da minuta apresentada no Anexo IX, adaptado à proposta vencedora.

16.6 A Agência Nacional de Telecomunicações publicará o extrato do contrato no Diário Oficial da União – DOU, até 20 (vinte) dias da data de sua assinatura. 16.7 Os proponentes assumem todos os custos de preparação e apresentação de

suas propostas e a Anatel não será, em nenhum caso, responsável por esses custos, independentemente da condução ou do resultado do processo licitatório. 16.8 Os proponentes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações

e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.

16.9 Após apresentação da proposta, não caberá desistência, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro na Sessão Pública ou posteriormente pela autoridade que aprovou a licitação.

16.10 O proponente que vier a ser contratado, ficará obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem necessários, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato.

16.11 Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no horário e local aqui estabelecidos desde que não haja comunicação do Pregoeiro em contrário.

(18)

a) Anexo I-A – Condições de Contratação dos Serviços (Limpeza e Conservação);

b) Anexo I-B – Condições de Contratação dos Serviços (Copeiragem); c) Anexo II-A – (Planilha de Preços – Limpeza e Conservação);

d) Anexo II-B – (Planilha de Preços – Copeiragem);

e) Anexo III – Condições de apresentação das Notas Fiscais/Fatura; f) Anexo IV – Declaração de não emprego de menores;

g) Anexo V – Declaração de superveniência;

h) Anexo VI – Declaração de enquadramento como microempresa ou empresa

de pequeno porte;

i) Anexo VII – Declaração de Elaboração Independente de Proposta;

j) Anexo VIII – Declaração de vistoria; k) Anexo IX - Minuta do contrato.

16.13 O desatendimento de exigências formais não essenciais não importará no afastamento do licitante, desde que sejam possíveis a aferição da sua qualificação e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública de pregão amplo.

16.14 As normas que disciplinam este pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro contrato.

16.15. Qualquer pedido de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos, deverá ser encaminhado por escrito ao Pregoeiro, por meio do “Fax” (0**91) 2148 e/ou (0**91) 3323-2116, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura do Pregão Amplo, na sede da Anatel/Pará, localizado na Trav. Rosa Moreira, nº 476, Telégrafo, Belém/PA.

16.16. As empresas que retirarem o Edital, deverão acompanhar as informações

decorrentes de esclarecimentos e respostas a questionamentos no site:

www.anatel.gov.br - seção: Espaço do Cidadão – Interação com a Sociedade –

Licitações – Editais em Andamento – De aquisição/alienação, não cabendo alegações de desconhecimento das referidas respostas no futuro.

16.17. A homologação do resultado desta licitação não implicará direito à contratação. 16.18 Para as demais condições de contratação, deverão ser observadas as

(19)

16.19 Aos casos omissos aplicam-se as demais disposições constantes do Regulamento de Contratações desta Agência, publicado no DOU de 19/01/98. 16.20. A licitante vencedora deverá apresentar, no momento da contratação, os

acordos ou convenções coletivas que regem a categoria profissional vinculada à execução do serviço.

16.21. Para dirimir as questões oriundas do presente Edital é competente o Foro da Justiça Federal, Seção Judiciária do Pará.

Belém/PA, 28 de janeiro de 2010.

Paulo Sérgio de Abreu Loureiro Pregoeiro

Referências

Documentos relacionados

Van Dijken, Sunnegadh-Grönberg e Lindberg (2007) realizaram um estudo com o objetivo de avaliar a retenção clínica a longo prazo à dentina de sete sistemas

Foram expostos, neste trabalho, diversos modos de realização da perícia psicológica nos casos de suspeita de abuso sexual infanto-juvenil em diferentes contextos do cenário

- O Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Psicologia devem enfatizar a autonomia do/a profissional para modificar os questionamentos vindos da sala de audiência, não

Em horário a ser determindo, saída para o porto para embarque no Navio Monarch, nosso endereço pelas próximas 7 noites, em sistema de pensão completa!. Navegando, descobriremos

O baixo número de encaminhamentos de vítimas de violência sexual aos serviços de saúde mental pode ser explicado, então: (a) pela restrição quanto à severidade e persistência

Gramado vai receber parque de águas termais em 2017 NEGÓCIOS Brasileira vence concurso para nova estação de metrô em Paris VITRINE POLÍTICA Governo vai ampliar concessões de

Art. 19 – Nas categorias infanto-juvenil e juvenil, somente poderão participar dos campeonatos os atletas e membros da comissão técnica regularmente inscrito na competição e com

Pelo simples fato de estar ali onde estava, debatendo-me entre decisões minhas e não de terceiros, e eu me sentia suficientemente capaz de solucionar todos os problemas que