• Nenhum resultado encontrado

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Aluno(a):_____________________________________________________________ Código:__|__|__|__|__

Série: 1ª

Turma: _______

Data: ___/___/___

01. a) Uma Lupa, também conhecida por microscópio simples, consiste de

uma lente convergente. Considerando-se que as lentes abaixo ilustradas são constituídas de material cujo índice de refração absoluto é maior que o do meio que as envolve, as que podem ser usadas como lupa são:

b) Um objeto é disposto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos principais da lente são indicados com a letra F. Dê as características da imagem.

02. a) Considere duas lentes de vidro, biconvexas, imersas em dois

recipientes, contendo respectivamente dois líquidos diferentes com índices de refração nA e nB , como é mostrado na figura abaixo.

Observando os trajetos dos raios luminosos, explique:

a) qual a relação entre os índices de refração da lente e do meio;

b) Cinco lentes de vidro são representadas, na figura abaixo. Dentre as lentes apresentadas indique quais poderão servir como lente de aumento, no ar.

03. a) Na figura, O representa um objeto no ar e I, a sua imagem

produzida por um elemento ótico simples, que pode ser um espelho ou uma lente colocada sobre a linha tracejada vertical. A altura dessa imagem é o triplo da altura do objeto. Que tipo de elemento é esse? b) Quais as características da imagem?

04. A figura a seguir apresenta um observador O em frente a um espelho

(2)

a) Copie a figura e indique corretamente o campo visual do observador.

b) As imagens de quais pontos podem ser vistas pelo observador O?

05. Uma aluna faz uma experiência de Física, colocando uma bolinha na

região entre as superfícies refletoras de dois espelhos planos. Ela fotografa a situação e a apresenta a seguir:

Sobre essa situação responda:

a) Quantas imagens são conjugadas pelos espelhos planos?

b) Qual é o ângulo entre os espelhos? Apresente a fórmula utilizada e seus cálculos de forma organizada.

06. Analise as situações a seguir: Situação A:

As figuras 1 e 2 apresentam dois espelhos diferentes que conjugam imagens direitas de uma mulher. Sabe-se que o espelho da figura 1 é plano.

Situação B:

No fim de cada ano diversas famílias decoram suas casas com uma bela árvore de natal na qual são penduradas bolinhas. Na fotografia é mostrada a maior bola de árvore de natal que está na frente de um shopping em Melbourne, Austrália. O difícil foi achar uma árvore para pendurá-la.

a) Sobre a situação A: Identifique o tipo de espelho esférico utilizado na figura 2 e a posição em que a mulher se encontra diante do espelho.

b) Sobre a situação B: Identifique a que tipo de espelho esférico essa bola corresponde e descreva uma característica da imagem conjugada.

(3)

07. Um objeto de tamanho 3 cm é colocado a 60 cm de um espelho

esférico côncavo de distância focal igual a 15 cm. Determine: a) A posição da imagem em relação ao vértice do espelho.

b) O aumento linear transversal e o tamanho da imagem.

08. Para determinar o ponto de compensação luminoso da planta, deve

ser feito uma analogia correspondente a intensidade da luz da respiração e da fotossíntese.

a) O que indica o ponto X?

____________________________________________________________ b) O que representa a área em A e B?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Em que situação uma planta cresceria?

____________________________________________________________ Justifique.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

09. Já a intensidade da fotossíntese é influenciada pela luz. Com respeito

às trocas gasosas, a fotossíntese tem papel inverso ao da respiração. a) A figura mostra um experimento sobre a origem do O2, explique com

base no uso de elemento radiativo como O2 (isótopo 18).

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

b) Na figura abaixo, 1, 2 e 3 representam respectivamente.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

10. Epitélio ou tecido epitelial é um dos principais grupos de tecidos

celulares, sendo sua principal função a de revestimento da superfície externa e de diversas cavidades internas do organismo.

a) Que tipo de tecido epitelial está representado na figura?

____________________________________________________________ b) Como são classificadas as estruturas A e B?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ c) Diferencie-as. ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

11. A Histologia Animal é a parte da Biologia que estuda os tecidos, suas

funções e como eles se relacionam para o funcionamento adequado do organismo. Observe a figura anexa e responda:

(4)

a) Qual é o órgão representado na figura? ____________________________________________________________ b) Identifique as estruturas de 1 a 5. 1=--- 2=--- 3=--- 4=--- 5=---

c) Identifique uma glândula holócrina e outra merócrina.

______________________________e_____________________________ d) Caracterize um tecido epitelial.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ e) Como este tecido é nutrido, se ele é avascular?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________

12. A hemofilia é uma anomalia ligada ao sexo, condicionada por um

alelo recessivo

h

localizado no cromossomo

X.

A figura ilustra um heredograma em que um dos homens é hemofílico.

a) Qual é o genótipo da filha desse homem hemofílico? Qual é a probabilidade de ela gerar um menino hemofílico?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Em uma população, a probabilidade de que sejam encontradas mulheres hemofílicas é menor do que a probabilidade de que sejam encontrados homens hemofílicos. Explique essa afirmativa, contemplando os dois sexos.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

13. Aedes aegypti modificados (transgênicos) têm sido utilizados no

combate à dengue. Esses mosquitos produzem uma proteína que mata seus descendentes ainda na fase de larva. Mosquitos machos modificados são soltos na natureza para procriar com fêmeas nativas, mas os filhotes

resultantes desse cruzamento não sobrevivem. É possível monitorar a presença de ovos resultantes do cruzamento de machos modificados com fêmeas nativas a partir da luz fluorescente emitida pelos ovos.

a) Descreva o princípio da técnica utilizada para produzir os mosquitos modificados.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Por que os ovos resultantes do cruzamento dos machos modificados com fêmeas nativas emitem luz fluorescente? O que é preciso fazer com os ovos para saber se eles emitem luz fluorescente?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

14. As células-tronco se caracterizam por sua capacidade de

autorrenovação e diferenciação em múltiplas linhagens celulares. Podem ser classificadas, quanto à origem, em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. As adultas são encontradas nos tecidos dos organismos após o nascimento, sendo capazes de promover a diferenciação celular específica apenas do tecido de que fazem parte. a) Nomeie a estrutura do blastocisto na qual se encontram as células-tronco embrionárias.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________ b) Identifique, também, no caso de uma lesão tecidual, a vantagem da existência de células-tronco adultas nos tecidos.

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

15. O cerâmico Yba2Cu3O7, supercondutores a baixas temperaturas, é

preparado por tratamento adequado da mistura Y2O3, BaCO3 e CuO.

Nesse supercondutor, parte dos átomos de cobre tem número de oxidação igual ao do cobre no CuO; a outra parte tem número de oxidação incomum.

a) Dê o número de oxidação do ítrio, do bário e do cobre nos compostos usados na preparação do material cerâmico.

b) Calcule o número de oxidação do cobre no composto Yba2Cu3O7.

16. Uma mãe levou seu filho ao médico, que diagnosticou uma anemia.

Para tratar o problema, foram indicados comprimidos compostos por um sulfato de ferro e vitamina C. O farmacêutico que aviou a receita informou à mãe que a associação das duas substâncias era muito importante, pois a vitamina C evita a conversão do íon ferro a um estado de oxidação mais alto, uma vez que o íon ferro só é absorvido no intestino em seu estado de oxidação mais baixo.

(5)

a) Escreva o símbolo do íon ferro que não é absorvido no intestino.

b) No caso desse medicamento, a vitamina C atua como um oxidante ou como um anti-oxidante? Explique.

17. O gás hidrogênio (H2) é usado na propulsão de foguetes e é

considerado uma importante alternativa energética. Esse gás pode ser obtido conforme mostra a equação (não balanceada) a seguir:

) g ( 2 ) aq ( 2 ) s ( ) aq ( Zn ZnCl H HCl    Pede-se:

a) Qual é o elemento que sofreu oxidação e o elemento que sofreu redução?

b) Qual é o agente oxidante e o agente redutor?

18. Um estudante possui três frascos com os seguintes reagentes:

Frasco 1 – ácido clorídrico (HCl). Frasco 2 – hidróxido de amônio (NH4OH).

Frasco 3 – ácido sulfúrico (H2SO4).

a) Escreva as equações das reações químicas que ocorrem ao se misturar os reagentes do frasco 1 com o 2 e do frasco 2 com o 3.

b) Identifique cada produto das reações.

19. As equações incompletas mostram algumas das propriedades dos

óxidos:

I. CaO(s)H2SO4(aq)

II. FeO(s)HCl(aq)

III. SO3(aq)Na2O(s)

IV. P2O5(s)KOH(aq)

Considerando as reações completas, indique os produtos principais das equações.

TEXTO: 1 - Comum à questão: 20

A gravura em metal é uma técnica antiga que pode produzir belas obras de arte. A técnica consiste em revestir uma placa de metal com uma camada de cera protetora. Com um instrumento pontiagudo, o artista desenha a imagem riscando a cera e descobrindo o metal. A seguir, com uma solução ácida, cria na placa sulcos onde é feito o desenho. A placa é lavada, a cera é removida e, após a aplicação de tinta, é feita a impressão da gravura.

20. Em um estúdio, um artista utilizou a técnica de gravura sobre uma

placa de zinco, empregando uma solução de ácido clorídrico para gravar a imagem.

a) Escreva a equação balanceada da reação que ocorre entre o metal e o ácido clorídrico.

Referências

Documentos relacionados

5.4 Para candidatos ao doutorado, na análise do projeto de pesquisa, a nota classificatória será de 0 a 10 (dez), que será avaliada segundo critérios estabelecidos neste edital

Assim, considerando a relação do setor de construção civil com o desenvolvimento econômico mensurado pelo PIB e que, consequentemente, a geração de riquezas nos

• Não é permitido participação societária em qualquer empresa que tenha qualquer tipo de relação comercial com a Fockink, e nenhum

Os rendimentos e gastos financeiros para todos os instrumentos financeiros, excepto aqueles classificados como mantidos para negociação ou todas outras variações do justo valor

224. Em sua manifestação, a LMTE aduziu que se opõe ao enquadramento e às alegações expostas na Não Conformidade N.21, destacando que em nenhuma ocasião a

Para a utilização do site é necessária conectividade com a internet. Dentre as principais vantagens do site, podemos destacar: 1) variedade de instrumentos para

A Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) torna público processo seletivo interno, no âmbito do Projeto Institucional de Internacionalização

São contabilizados os números de encontros com convidados externos, campanhas de esclarecimentos, pareceres gerados pelos Grupos, artigos enviados pelos Grupos