• Nenhum resultado encontrado

5 passos para criar uma CULTURA ORGANIZACIONAL forte na sua empresa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5 passos para criar uma CULTURA ORGANIZACIONAL forte na sua empresa"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

5 passos para criar uma

CULTURA

ORGANIZACIONAL

(2)

Ter um time comprometido com o trabalho, engajado,

motivado, gerando ótimos resultados, utilizando 100% do

potencial que podem entregar é o desejo de qualquer

empresa. E isto é possível, desde que exista um propósito

claro do porque os colaboradores vão realizar tudo isso, e para

(3)

Sumário

• O que é cultura organizacional...04

• Componentes de uma cultura organizacional...08

• Artefatos...09

• Valores compartilhados...10

• Pressuposições básicas...11

• Benefícios da cultura organizacional...13

• 5 passos para criar uma cultura organizacional...17

• 01 Defina sua razão de existir...18

• 02 Defina e analise suas metas...20

• 03 Promova treinamentos, fale da cultura...21

• 04 Conheças diferentes tipos de cultura...22

(4)

O que é cultura organizacional

Se você perguntar para qualquer colaborador seu:

QUAL O PROPÓSITO DA NOSSA EMPRESA?

-Ele saberá responder?

Cultura organizacional está ligado diretamente a isso ✓ A um propósito muito forte

(5)

Vamos iniciar analisando ao pé da letra o que significa a pala cultura.

Trazendo esse conceito para o dia a dia da sua empresa, cultura nada mais é que o “jeitinho” de como as coisas funcionam por aí.

(6)

A cultura organizacional irá definir dentro da sua empresa quais são as normas, as crenças, os objetivos, metas, o porque existe a empresa, qual o propósito dela, quais as expectativas em relação aos colaboradores, aos fornecedores, clientes e também qual será o futuro, garantindo assim a sobrevivência e permanência da empresa no mercado, de forma atraente e competitiva. Precisa estar alinhada as suas metas, seus objetivos, ao seu planejamento estratégico. Ela precisa ser uma ferramenta importante para que você conduza sua gestão, negociações, relações, seus planos de investimento e expansão.

(7)

A cultura devora a

estratégia

no café da manhã”

(8)

Uma cultura bem definida, comunicada de forma clara para todos e vivida a risca, sempre foi, e continuará sendo um fator importante para grandes resultados. Veja, por exemplo, países onde suas leis verdadeiramente funcionam, onde todos sabem o que pode e o que não pode, as consequências, as perdas e os ganhos de segui-las. São países onde os resultados de toda uma nação são diferenciados, em relação a de países onde as leis sempre tem uma brecha, um entendimento, onde existe tolerância.

Isso acontece não porque as pessoas sentem medo, ou vivem sob uma ameaça, mas sim porque elas entendem que esse é jeito correto de viver, que não existe outra possibilidade das coisas darem certo, se não, seguindo o que um dia foi ensinado para elas. E exatamente assim deve acontecer na sua empresa.

(9)

Componentes de uma

cultura organizacional

Artefatos

Valores Compartilhados

(10)

Artefatos

Os artefatos de uma cultura organizacional, é tudo aqui que está visível a todos. Sabe quando você chega em uma empresa e você percebe que todos os colaboradores se vestem da mesma forma, usam uma comunicação específica, as vezes uma palavra, a sequência de algum processo é respeitado e reproduzido sempre igual do início ao fim? Isso são os artefatos de uma cultura organizacional, que são responsáveis pelo primeiro nível da cultura. É tudo que sinaliza a cultura, seja de forma visual, auditiva ou que pode ser sentida.

Exemplos: - Uniforme - Comunicação - Cerimônias - Rotinas - Gritos de Guerras - Símbolos

(11)

Valores Compartilhados

Para o segundo nível de composição da cultura organizacional é preciso olhar para os valores.

O que é relevante na sua empresa quando pensamos em como as relações acontecem, quais os valores sua empresa não abre mão, e que precisam ser comungados por todos que estão com você no time?

É isso que precisa ser pensado aqui, pois serão esses valores compartilhados, que trarão o sentido do porque todos estão na mesma caminhada da sua empresa.

Exemplos: - Ética - Respeito - Dinamismo - Compromisso - Senso de dono - Fé

(12)

Pressuposições Básicas

O terceiro nível da composição irá

trazer

para

a

sua

cultura

organizacional

aquilo

que

nem

sempre

está

escrito

em

algum

manual ou procedimento, é o que

está

oculto,

mas

é

algo

tão

importante e vivido com tanta

seriedade que todos sabem que

precisa ser respeitado.

Exemplos:

- Crenças

- Percepções - Sentimentos

(13)

Benefícios da Cultura Organizacional

É preciso deixar claro que a cultura organizacional, não é

apenas uma política de normas e procedimentos formatados

em um manual que é disponibilizado para os colaboradores

quando eles entram na empresa, assinam um termo e logo

depois já não lembram de mais nada do que consta lá. Ou

então aquele quadrinho empoeirado na parede que as

pessoas nunca pararam para ler. Seu time precisa enxergar na

cultura organizacional as vantagens de vive-la, e são muitas,

tanto para a empresa, como para o colaborador.

(14)

Fortalecimento da

marca empregadora

Marca empregadora é a imagem que você passa da sua empresa para as pessoas que não fazem parte dela, candidatos, por exemplo.

Se na sua empresa a cultura é valorizar pessoas, cuidar dos seus colaboradores, proporcionar oportunidades de crescimento profissional, oferecer condições de desenvolvimento pessoal, tenho certeza que você é “bem falado” no mercado, pois mostra sua preocupação com seu cliente interno.

Uma marca empregadora forte garante que os melhores queiram fazer parte do seu time.

(15)

Produtividade

Fato que uma cultura

organizacional forte, facilita um ambiente de trabalho melhor, e isso contribui diretamente com o engajamento do seu time em relação as metas e objetivos que precisam ser alcançados. Quando seu time percebe que está em um ambiente onde pode expressar suas ideias, existe liberdade para troca de conhecimentos e que ele não é só mais um no setor, sua

motivação em realizar suas atividades será muito maior. Isso alimentará a empresa de pessoas produzindo com

(16)

Comunicação e decisões alinhadas

Quando a cultura organizacional é praticada do diretor ao porteiro, se garante uma padronização, onde não importa em que nível hierárquico aconteceu um problema, por exemplo, mas a certeza que se tem é que postura adotada será a mesma sempre.

Uma comunicação efetiva entre as pessoas, fará com que boatos sejam reduzidos, organiza a filosofia de trabalho, elimina possíveis falhas por falta de entendimento do processo e motiva a troca de informações e aprendizados.

(17)

.

Criar uma cultura organizacional forte irá exigir dedicação,

paciência e persistência, até que todos os pontos se alinhem e

representem 100% a imagem da empresa.

Você precisará dedicar tempo e estudar sobre o tema, para

poder definir uma cultura que expresse toda a razão da sua

empresa estar no mercado. Então vamos começar a conhecer

agora 5 dicas para você iniciar esse processo.

5 passos para criar uma

Cultura Organizacional

(18)

Defina a sua

Razão de existir

É preciso ter claro o porque você decidiu abrir uma empresa, entender exatamente porque investir nela, a razão de existir, o papel dela na sociedade e o propósito que ela irá cumprir em sua trajetória, essas são partes importantes do negócio.

Então inicie o processo definindo aquelas 3 palavrinhas clássicas:

(19)

Missão

A Missão precisa ser a maior motivação pela qual você e seu time saem todos os dias de casa para trabalhar. Ela precisa estar clara, entendida por todos e comunicar que vocês estão aí não apenas ocupando espaço, e sim realizando algo tão extraordinário, que quem ainda não conhece o que você faz, sentirá a necessidade de conhecer.

Visão

Ter uma Visão de Futuro, direciona o rumo para onde você está indo, quem você vai se tornar, como todos irão enxergar você e em quanto tempo isso irá acontecer.

Valores

Os valores devem refletir aquilo que é importante para a sua empresa, no que acreditam, e nas atitudes que devem ser praticadas por todos na condução dos processos.

(20)

Estabeleça e analise

Suas metas

Você precisa saber o que deseja alcançar, e para isso você precisa de metas, seu time precisa de metas. É importante que eles saibam o que devem entregar, pois seu negócio depende de resultados.

Com as metas definidas e clara para todos, você precisa acompanhar e analisar os resultados de curto e longo prazo. Serão os resultados atingidos que irão mostrar a aderência e comprometimento do seu time aos valores e procedimentos da sua empresa.

(21)

Promova Treinamentos,

Fale da cultura

A cultura organizacional precisa ser falada o tempo todo, é basicamente como se fosse uma doutrinação, uma evangelização das pessoas naquilo que elas precisam saber sobre você.

Promover treinamentos alinhados aos valores é fundamental, mas se eles estiverem alinhados aos seus objetivos e estratégias, irão criar um maior engajamento do time e gerar impactos positivos para os colaboradores e empresa.

(22)

Conheça diferentes

Tipos de cultura

Para você definir a cultura que mais irá identificar a sua empresa, você precisa conhecer estilos diferentes. Faça estudos, pesquise empresas que tenham a marca empregadora forte no mercado, e veja as ações praticadas e que as tornam diferenciados.

Não existe uma receita pronta, um padrão que você escolhe e começa a praticar com os seus colaboradores, e sim um estilo que você se identifica e a partir dele começa a personalizar o que mais representa a sua empresa.

(23)

Realize pesquisas

Internas

As pesquisas internas fazem parte do mapeamento da sua cultura organizacional. Ouvir os colaboradores trará para você a percepção do quanto eles estão alinhados ao propósito e mostrará também possíveis lacunas existentes no ambiente.

Perguntar para o seu time sobre porque eles estão ali, ajuda no processo de entender se eles estão engajados. Você perceberá se o ambiente interno está saudável, com o foco na produtividade, realização e satisfação por estar ali, ou se é um ambiente com competividade fora do normal e cercado de incertezas. Nesse caso seria a hora de realinhar a comunicação e rever os conceitos da cultura.

(24)

Conclusão

Uma cultura organizacional forte acontece no momento em que fica claro o grande motivo de você ter sonhado e tirado do papel a ideia de ter uma empresa, é na hora que você olha para seu negócio e vê ele prosperando, quando você pode proporcionar crescimento para seus colaboradores, no momento que se alegra ao saber das conquistas pessoais deles, quando você percebe que seu time se comunica e troca experiências focados em produzir o melhor resultado para o atingimento de suas metas, e principalmente no momento que percebe que tudo isso flui naturalmente, onde você apenas vai reforçando todo o propósito ao seu time e tem a possibilidade de inovar no seu negócio.

A missão da CRESCER E CONTRIBUIR é promover soluções inteligentes na área de gestão de pessoas, possibilitando que o capital humano das empresas seja um agente de transformação e geração de resultados, contribuindo para a construção de negócios consistentes e humanizados.

Você poderá contar com um time comprometido em fazer seu negócio ter grandes resultados através do bem mais precioso da sua empresa, as pessoas.

Conheça todas as nossas soluções na área de desenvolvimento humano e saiba como podemos contribuir com as estratégias da sua empresa.

(25)

(41) 3538-0882

contato@crescerecontribuir.com

www.crescerecontribuir.com

ccdho crescerecontrinbuir

Referências

Documentos relacionados

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

A metodologia adotada nesta disciplina pressupõe que os alunos do curso não se limitem a comparecer às aulas, mas que utilizem para as atividades extra-classe associadas a

Neste início do século XXI, é isso mesmo que crescentemente se reconhece: uma cidade é tanto mais criativa e atractiva quanto mais for tolerante.. Assim, a tolerância é não apenas

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Ademais, apontando um tipo de unidade nos trabalhos coligidos, nota- se que praticamente todos tendem a afirmar, calcados em diferentes bases teóricas, que nas páginas de Abelaira

Esta relação já foi estudada para algumas pragas e culturas, como mosca-branca, ácaros e predadores em algodão (WILSON et al., 1983), mas em relação ao pulgão em algodoeiro

22 Em pesquisa no Sistemas de Informações do Arquivo Nacional, utilizando a palavra “aborto” para o período que vai de 1830 a 1942, foram encontrados apenas 45