• Nenhum resultado encontrado

Alteração ao Regulamento do Projecto Pago em Lixo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Alteração ao Regulamento do Projecto Pago em Lixo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Alteração ao Regulamento do Projecto “Pago em Lixo”

Considerandos:

1- A Junta de Freguesia de Campolide encontra-se a desenvolver um projecto com o intuito de envolver toda a Freguesia.

2- Sendo a preservação do meio ambiente e o comércio local duas das áreas de intervenção prioritárias daquela Autarquia, a mesma levará a cabo o Projecto “Pago em Lixo”.

3- O referido Projecto tem como principal objectivo promover e desenvolver hábitos de reciclagem, através da separação devida do lixo, por parte dos cidadãos recenseados em Campolide, e trocá-lo por uma moeda local designada por “Lixo”.

4- Nos termos do Projecto supra mencionado, procurar-se-á transformar o lixo em dinheiro e pretender-se-á aumentar e cultivar hábitos de separação dos vários tipos de lixo e resíduos bem como a consciencialização cívica dos cidadãos recenseados em Campolide. Para os presentes efeitos, conformam o conceito de lixo: o vidro, o papel/cartão, o plástico/embalagens e as pilhas.

5- Com o referido projecto procurar-se-á, ainda, sensibilizar e incentivar os cidadãos recenseados em Campolide a efectuar compras nos estabelecimentos comerciais de Campolide, por forma a fomentar o desenvolvimento do mesmo.

6- Para o efeito a Junta de Freguesia de Campolide, com a colaboração dos comerciantes aderentes da Freguesia de Campolide, levará a cabo um projecto, denominado “Pago em Lixo”, que se destina a transformar o lixo em dinheiro através da criação de uma moeda local designada de “Lixo”, projecto que se regerá pelos termos melhor identificados nos artigos seguintes:

(2)

Artigo 1.º (Objecto)

1- O presente regulamento aplica-se a todos os cidadãos recenseados na Freguesia de Campolide e destina-se a zelar pelo bem-estar da população e a fomentar a respectiva consciência cívica, no que à preservação do ambiente diz respeito e a incentivar as actividades comerciais desenvolvidas pelos comerciantes da sua Freguesia.

Artigo 2.º (Definições) Nos termos do presente Regulamento, entende-se por:

a) Cidadão recenseado na Freguesia de Campolide o cidadão, maior de idade, eleitor na Freguesia;

b) Estabelecimentos aderentes os estabelecimentos comerciais que adiram ao presente Projecto e que serão identificados como tal através de um dístico emitido pela Junta de Freguesia de Campolide que será afixado na entrada do respectivo estabelecimento; c) Lixo o vidro, o papel/cartão, o plástico/embalagens e as pilhas, não englobando o lixo indiferenciado bem como o doméstico.

Artigo 3.º (Normas)

1- Cada menor de idade terá que ir acompanhado do seu respectivo representante legal, cidadão recenseado na Freguesia de Campolide.

(3)

2- No dia designado para o efeito, cada cidadão, incluindo os menores, deverão fazer-se apresentar com o respectivo documento de identificação Cartão de Cidadão.

3- No caso de menores de idade, os seus representantes legais só poderão efectuar uma entrega de lixo por dia designado para o efeito.

Artigo 4.º (Trâmites) O projecto Pago em Lixo seguirá os seguintes trâmites:

1- Os cidadãos recenseados na Freguesia de Campolide deverão transportar o lixo aos pontos de recolha sitos em Campolide, locais a definir previamente.

2- Após a devida identificação o lixo será entregue aos funcionários da Junta de Freguesia de Campolide, previamente indicados para o efeito, nos locais e dias para o efeito, o mesmo será objecto de pesagem e despejado no contentor correspondente. 3- Concluída a pesagem referida no número anterior, serão entregues, no valor correspondente, moeda denominada Lixo, cujo valor corresponderá ao peso do lixo que cidadão recenseado transportou até aos pontos de recolha, na proporção de: cada moeda lixo corresponde a € 1, sendo que:

 3kg de vidro (ecoponto verde) corresponde a 1 Lixo;

 1kg de plástico/embalagem (ecoponto amarelo) corresponde a 1 Lixo;  1kg de papel/cartão (ecoponto azul) corresponde a 1 Lixo;

 1kg de pilhas corresponde a 1 Lixo;

4- Tal pesagem será realizada pelos funcionários designados pela Junta de Freguesia de Campolide ou por colaboradores indicados pela referida Autarquia, sendo que o limite

(4)

são: máximo de 10 kg por dia e por cada cidadão recenseado na Freguesia de Campolide.

5- A moeda denominada Lixo poderá ser utilizada para efectuar compras em Estabelecimentos sitos na Freguesia de Campolide, desde que aderentes ao presente Projecto, através de Protocolo celebrado para o efeito.

6- A data e o local para a recolha do lixo será previamente divulgada nos meios de comunicação da Junta de Freguesia de Campolide dispõe.

Artigo 5.º (Adesão ao projecto)

1- A adesão ao Projecto por parte dos Estabelecimentos aderentes será efectuada através da assinatura de um Protocolo de Adesão celebrado para o efeito.

2- Os Estabelecimentos aderentes após a recepção da moeda Lixo, através dos seus representantes, deverão dirigir-se à Junta de Freguesia de Campolide para ser objecto de troca, pelo valor correspondente em Euros, nas datas previamente definidas.

3- Os Estabelecimentos aderentes deverão indicar o(s) respectivo(s) representante(s) aquando da celebração do Protocolo de Adesão ao presente Projecto.

Artigo 6.º (Princípios)

1- A atribuição do valor de cada moeda Lixo será igual para todos os comerciantes. 2- A Junta de Freguesia de Campolide disponibilizará o valor de € 15.500,00 (quinze mil e quinhentos Euros) para a execução do Projecto que ora se regulamenta.

(5)

3- Por forma a garantir a respectiva autenticidade, a Junta de Freguesia de Campolide irá apor o respectivo selo branco em todas as moedas Lixo.

Artigo 7.º (Revisão)

Quaisquer situações ambíguas ou omissas decorrentes do presente regulamento serão resolvidas e dirimidas pela Junta de Freguesia de Campolide.

Artigo 8.º (Vigência) O presente regulamento tem vigência imediata.

Lisboa, 19 de Outubro de 2016

O presente regulamento do projecto “Pago em Lixo” revoga o regulamento anteriormente aprovado, por maioria, em Assembleia de Freguesia de 19 de Abril de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

São Carlos, em São Carlos, SP, possibilitou produtividade superior a 2.000 kg/ha de sementes de boa qualidade fisiológica, quando as plantas não foram cortadas durante o

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Ouvidas as Juntas de Freguesia nos termos do disposto no artigo 6.º do presente Regulamento, ou quando se trate de uma proposta toponímica apresentada por uma Junta de Freguesia,

Com relação à concentração de sedimentos da bacia do rio Piancó Piranhas Açu observamos que manteve-se relativamente ajustado aos níveis de vazão, apresentando