• Nenhum resultado encontrado

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COMENTÁRIOS AO PACTO

INTERNACIONAL DOS DIREITOS

ECONÔMICOS, SOCIAIS

E CULTURAIS

(2)

Editora Responsável: Verônica Gottgtroy Produção Editorial: Editora Clássica Revisão: Lara Bósio

Capa: Editora Clássica

Equipe Editorial

EDITORA CLÁSSICA

Nossos Contatos

São Paulo

Rua José Bonifácio, n. 209, cj. 603, Centro, São Paulo – SP CEP: 01.003-001 Acesse: www. editoraclassica.com.br Redes Sociais Facebook: http://www.facebook.com/EditoraClassica Twittter: https://twitter.com/EditoraClassica

Alexandre Walmott Borges Daniel Ferreira

Elizabeth Accioly Everton Gonçalves Fernando Knoerr

Francisco Cardozo de Oliveira Francisval Mendes

Ilton Garcia da Costa Ivan Motta Ivo Dantas Jonathan Barros Vita José Edmilson Lima

Juliana Cristina Busnardo de Araujo Leonardo Rabelo

Lívia Gaigher Bósio Campello Lucimeiry Galvão

Luiz Eduardo Gunther

Luisa Moura Mara Darcanchy Massako Shirai

Mateus Eduardo Nunes Bertoncini Nilson Araújo de Souza

Norma Padilha Paulo Ricardo Opuszka Roberto Genofre Salim Reis

Valesca Raizer Borges Moschen Vanessa Caporlingua

Viviane Coelho de Séllos-Knoerr Vladmir Silveira

Wagner Ginotti Wagner Menezes

Willians Franklin Lira dos Santos

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Conselho Editorial

Comentários ao Pacto Internacional dos Direito Econômicos, Sociais e Culturais/ Wagner Balera e Vladmir Oliveira da Silveira (coord.)/ Mônica Bonetii Couto (org.) - Curitiba - Clássica, 2013. 23 cm.

Inclui bibliografia e índice ISBN 978-85-99651-77-3

1. Direito Internacional 2. Direitos Humanos CDU: 340

(3)

W

agner

B

alera

V

ladmir

O

liVeirada

S

ilVeira

m

ônica

B

Onetti

c

OutO

2013 São Paulo - SP

Coordenadores Organizadora

COMENTÁRIOS AO PACTO

INTERNACIONAL DOS DIREITOS

ECONÔMICOS, SOCIAIS

E CULTURAIS

(4)
(5)

5

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

S

obreoSautoreS

a

driana

S

ilva

M

aillart

Doutora e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Professora Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Coordenadora do Curso em Direito da UNINOVE.

a

driano

S

tagni

g

uiMarãeS

Mestrando e Bacharel em Direito pela PUC/SP. Advogado

.

a

lexandre

C

ardealde

o

liveira

a

rneiro

Bacharel em Direito pela PUC-SP, com extensão na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e Bacharelando em Ciências Sociais pela USP. Assistente voluntário na disciplina Direito Internacional Público, na PUC-SP. Advogado.

a

na

C

arolina

S

ouza

F

ernandeS

Mestranda em Direito com Ênfase em Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-graduada em Direito Civil pela FADISP. Pós-graduada em Direito dos Contratos e Direito Societário (L.LM) pelo Insper – Instituição de Ensino e Pesquisa (antigo IBMEC). Bacharel em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito (FADISP).

a

ndré

v

iníCiuSda

S

ilva

M

aChado

Mestrando em Direito (Área de Concentração: “Justiça, Empresa e Sustentabilidade) pela UNINOVE. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – UNIFMU. Advogado.

andréS Felipe t. S. guardia

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor/ pesquisador Convidado da Faculdade de Direito da Universidad Complutense de Madrid. Desenvolve pesquisas junto a instituições brasileiras e estrangeiras sobre Direitos Humanos, Proteção de Dados e Direitos de Internet.

a

ntônio

M

árCioda

C

unha

g

uiMarãeS

Doutor e Mestre em Direito Internacional pela PUC/SP, Professor Assistente-Doutor da PUC/SP, Membro da UJUCASP – União dos Juristas Católicos de São Paulo e Membro da APD – Academia Paulista de Direito. Autor de livros jurídicos.

(6)

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

6

a

rianna

S

tagni

g

uiMarãeS

Doutora e Mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, Professora das Faculdades Integradas Rio Branco – Fundação de Rotarianos de SP, Membro da UJUCASP – União dos Juristas Católicos de São Paulo. Autora de livros jurídicos.

C

arolina

a

lveSde

S

ouza

l

iMa

Doutora e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Livre-Docência pela mesma Instituição. Atualmente é professora assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

C

láudio

F

inkelStein

Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito Internacional - University of Miami. Professor Livre Docente de Direito Internacional da PUC/SP, Coordenador da Sub-Área de Direito Internacional do Pós-Graduação da PUC/SP.

C

lóviS

g

orCzevSki

Doutor em direito (Universidad de Burgos, 2001), pós-doutor em direito (CAPES – Universidad de Sevilla, 2007), pós-doutor (CAPES – Fundación Carolina – Universidad de La Laguna, 2010). Professor do PPGD da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Advogado.

C

riStiana

e

ugenia

n

eSe

Mestranda em Direito (Área de Concentração: “Justiça, Empresa e Sustentabilidade”) pela UNINOVE. Graduada em Direito pela Universidade Paulista-UNIP. Advogada.

d

aiSy

r

aFaelada

S

ilva

Doutora em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL).

d

aniel

F

ranCiSCo

n

agao

M

enezeS

Advogado, Mestre (Mackenzie) e Doutorando (Mackenzie) em Direito Político e Econômico, Professor da Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Campinas.

(7)

7

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

d

aniel

p

ulino

Professor de Direito Previdenciário da PUC/SP, Doutor e Mestre em Direito Previdenciário pela mesma instituição. Procurador Federal.

e

duardo

d

iaSde

S

ouza

F

erreira

Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP – Promotor de Justiça em São Paulo.

F

elipe

C

hiarellode

S

ouza

p

into

Doutor (PUC/SP) e Mestre (PUC/SP) em Direito, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.

F

láviade

á

vila

Doutora em Direito Público pela PUC/MG, Mestre em Direito e Relações Internacionais pela UFSC, professora e pesquisadora da Universidade FUMEC, editora da Meritum, Revista de Direito da Universidade FUMEC.

F

rederiCoda

C

oSta

C

arvalho

n

eto

Doutor e Mestre pela PUC/SP, Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Uninove, Professor Assistente Doutor da PUC/SP, Advogado.

F

rederiCo

e

duardo

z

enedin

g

litz

Doutor e Mestre em Direito (UFPR). Professor Convidado do Programa de Mestrado do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Advogado.

g

ina

v

idal

M

arCílio

p

oMpeu

Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional, Mestrado e Doutorado da Universidade de Fortaleza. Coordenadora do Centro de Estudos Latino-Americanos – CELA, da Universidade de Fortaleza..Consultora Jurídica da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

g

raSiele

a

uguSta

F

erreira

n

aSCiMento

Pós-Doutoranda em Direito pela Universidade de Coimbra/Portugal. Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

(8)

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

8

Coordenadora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL). Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), professora Assistente Doutora da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG/UNESP). Membro da Academia de Letras de Lorena (ALL).

J

oSé

F

ranCiSCo

S

iqueira

n

eto

Mestre (PUC-SP) e Doutor (USP) em Direito, Professor Titular e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado

.

l

ívia

g

aigher

b

óSio

C

aMpello

Doutora em Direito das Relações Econômicas e Internacionais pela PUC-SP. Advogada em São Paulo e professora universitária.

M

anoel

v

alente

F

igueiredo

n

eto

Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí. Tabelião e Registrador de Imóveis em Camocim, Ceará.

M

arCelo

b

enaCChio

Doutor e Mestre pela PUC/SP. Pós-doutorando pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Professor Permanente do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho. Professor Convidado da Pós Graduação lato sensu da PUC/COGEAE e da Escola Paulista da Magistratura. Prof. Titular de Direito Civil da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Associado Fundador do Instituto de Direito Privado. Juiz de Direito em São Paulo.

M

aria

S

tella

g

regori

Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP - Professora nas disciplinas de Direito do Consumidor e de Direitos Humanos da PUC/SP - Foi Diretora da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS - Advogada.

María Méndez roCaSolano

Doutora em Direito Constitucional Full Bright (Harvad). Especialista em Direitos Humanos. Docente da UCAM, España.

(9)

9

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

M

ôniCa

b

onetti

C

outo

Doutora e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Professora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Nove de Julho. Advogada em São Paulo.

o

rideS

M

ezzaroba

Doutor e Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui Pós- Doutorado junto à Universidade de Coimbra - Portugal. É professor nos Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor colaborador no Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE. Pesquisador de Produtividade do CNPq.

p

aola

C

antarini

Mestranda em Direito Comercial pela PUC/SP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, especialização em Direito Constitucional pela ESDC – Escola Superior de Direito Constitucional, em Direitos Humanos e Direito Internacional pela Faculdade Salesiano. É advogada e professora universitária.

r

oberta

S

oareSda

S

ilva

Doutoranda em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professora da Escola Paulista de Direito e do Instituto Brasileiro de Estudos Previdenciários. Advogada.

r

oberto

S

eniSe

l

iSboa

Doutor em Direito. Livre-Docente em Direito Civil pela USP. Professor de Direito Internacional da PUCSP. Professor Emérito de Direito Civil e Direito do Consumidor e Coordenador do Curso de Direito das FMU. Promotor de Justiça do Consumidor em São Paulo.

r

ogério

g

eSta

l

eal

Doutor em Direito pela UFSC. Professor do PPGD da Universidade de Santa Cruz do Sul Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

S

aMantha

r

ibeiro

M

eyer

-p

Flug

Doutora e Mestre em Direito do Estado da PUCSP. Professora Pesquisadora do Mestrado em Direito e Coordenadora do Curso de Graduação em Direito da

(10)

COMENTÁRIOS AO PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

10

UNINOVE. Membro do Conselho de Estudos Avançados da FIESP e do Conselho Superior de Direito da FECOMÉRCIO. Advogada.

S

aMyra

d

al

F

arra

n

aSpolini

S

anCheS

Doutora em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela UFSC. Professora Permanente do Mestrado em Direito da UNINOVE. Professora Colaboradora do Mestrado em Direito do UNIVEM.

v

aleSCa

r

aizer

b

orgeS

M

oSChen

Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo UFES. Coordenadora PPGDIR UFES.

v

aneSSa

t

oqueiro

r

ipari

Mestranda em Direito (Área de Concentração: “Justiça, Empresa e Sustentabilidade”) pela UNINOVE. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC.

v

iviane

C

oêlhode

S

élloS

-k

noerr

Doutora e Mestre em Direito (PUC/SP). Coordenadora e Professora do Programa de Mestrado do Centro Universitário Curitiba - UNICURITIBA. Advogada.

v

itor

g

eroMel

Mestrando em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP. Membro do Núcleo de Estudos em Tribunais Internacionais da USP (NETI-USP). Secretário da Academia Brasileira de Direito Internacional (ABDI). Bolsista do The Ryoichi Sasakawa Young Leaders Fellowship Fund (Sylff) Program.

v

ladMir

o

liveirada

S

ilveira

Doutor em Direito pela PUC-SP. Pós-doutor em Direito pela UFSC. Diretor do Centro de Pesquisa em Direito da UNINOVE, professor de Direitos Humanos da UNINOVE, professor de Direito Internacional e Direitos Humanos da PUC-SP. Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Advogado em São Paulo.

W

agner

b

alera

Doutor e Mestre pela PUC/SP. É Livre-Docente em Direito Previdenciário pela mesma Instituição. Atualmente é Professor Titular de Direitos Humanos;

(11)

Gracias por visitar este Libro Electrónico

Puedes leer la versión completa de este libro electrónico en diferentes formatos:

 HTML(Gratis / Disponible a todos los usuarios)

 PDF / TXT(Disponible a miembros V.I.P. Los miembros con una membresía básica pueden acceder hasta 5 libros electrónicos en formato PDF/TXT durante el mes.)

 Epub y Mobipocket (Exclusivos para miembros V.I.P.)

Para descargar este libro completo, tan solo seleccione el formato deseado, abajo:

Referências

Documentos relacionados

(D) É melhor para o empregado X aceitar as condições impostas pela Ferrovia Centro Atlântica S/A, pois em tempos de crise a CLT não é respeitada e o Poder Judiciário sequer

O peso de cem grãos e o comprimento de vagem não são afetados pelas diferentes densidades de plantas. O aumento da população de plantas reduz a produção

Caso o cliente não tenha como fornecer o arquivo de estimativa, podemos produzi-lo como cortesia para situações semelhantes ao exemplo acima, onde a modelagem seja rápida e

Conclui-se que a Ds c IHO não necessariamente restringe o crescimento radicular ou rendimento de culturas sob plantio direto; a carga de 1600 kPa no teste de compressão uniaxial é

Por outro lado, não nos furtaremos a incorporar os ensinamentos da teoria neoinstitucio- nalista, atentando para a autonomia burocrática da Anvisa e o possível controle exercido

Este artigo apresenta uma metodologia que explora as características e propriedades do SOM para realizar visualização e agrupamento de dados utilizando segmentação de

Não foi possível obter um bloco com furos cilíndricos a partir da boquilha da empresa, de modo que as áreas líquidas de ambos os blocos fossem equivalentes. Assim, com os projetos

Em seguida, realiza-se um estudo clínico, onde se busca avaliar a relação existente entre as variações observadas na área do segmento ST, na amplitude do ponto J e na amplitude