• Nenhum resultado encontrado

Boletim 01. Campeonato Estadual Sub 15 Masculino Ipaatinga. 23 a 27 de novembro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletim 01. Campeonato Estadual Sub 15 Masculino Ipaatinga. 23 a 27 de novembro"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Campeonato Estadual Sub 15

Masculino

Ipaatinga

23 a 27 de novembro

Boletim 01

2016

Federação Mineira de Voleibol

Av. Olegário Maciel, 311, Sl 201, Centro, BH – MG, CEP: 30.180-110

www.fmvolei.org.br

Mateus Leme Volei Associação Pró Esporte e Recreação CRES

(2)

Federação Mineira de Voleibol

Campeonato Estadual Sub 15 Masculino 2016

Boletim 01

1 - Mensagem da FMV

Prezados atletas, treinadores, dirigentes, familiares, torcedores e amantes do voleibol, sejam todos bem vindos à cidade de Ipatinga. É com imensa alegria que a Federação Mineira de Voleibol, a Cidade sede e o anfitrião, A.E.R. USIPA recebem todas as equipes para essa edição do Campeonato Estadual Sub 15 Masculino, temporada 2016.

Minas Gerais continua sendo um grande celeiro de craques e base das seleções brasileiras – categorias de base. Temos hoje o privilégio de contar com os principais nomes do país na formação de novos atletas o que garante aos nossos filiados a certeza de um trabalho de excelência na descoberta e lapidação de novos talentos.

Desejamos a todos uma semana agradável na cidade de Passos e que tenhamos uma bela competição.

Unidade Técnica FMV Prof. Alair Lucio Rodrigues da Silva

2 - Cidade Sede

Conta a história dos bandeirantes que a região, onde hoje se situa o município, era habitado por índios. Há quem diga que Ipatinga surgiu quando a estrada de ferro Vitória-Minas procurava ligar Itabira a Vitória, no Espírito Santo. Sabe-se, entretanto, que em 1934 uma comissão da Companhia Belgo Mineira, liderada pelos Engenheiros Barboson e Louis Ensch, chegou à estação de

Ipatinga com a finalidade de explorar a região, objetivando a extração de carvão vegetal para o abastecimento dos altos fornos da usina de Monlevade.

A população foi crescendo e, em 1934, foi criada uma escola de alfabetização para atender o grande número de crianças, filhos dos trabalhadores. Em meados de 1957, Ipatinga limitava-se à pequena estação da estrada de ferro, pouco freqüentada e quase desconhecida, e pequeno núcleo populacional.

A exploração do carvão, transportado pela ferrovia para a

Belgo-Mineira em Monlevade e Sabará, era a atividade econômica predominante. As ruínas da Estação "Pedra Mole" restam ainda ao pé do bairro Castelo. A nova estação deu origem a um pequeno povoado, hoje o centro tradicional de Ipatinga que, juntamente com Barra Alegre, foram os primeiros da região. A antiga denominação de Barra Alegre (Água Limpa), foi repetida na formação da palavra i+pa+tinga que, na lingua tupi, significa "pouso de água limpa".

No início da década de 60, a USIMINAS já está implantada e em processo de produção, inaugurada em outubro de 1962. Os movimentos grevistas de 1963 culminaram, em 7 de outubro, com o massacre dos operários no acampamento Santa Mônica (Horto) e no portão, hoje inexistente, próximo ao escritório cental da usina. No bojo da efervecência, constitui-se o Sindicato dos Metalúrgicos. Ipatinga é emancipada em 30 de dezembro de 1962. Os anos 70 registram grande crise de moradia para atender à crescente demanda gerada pela migração. Fazendas começam a ser parceladas.

O comércio cresce. Barra Alegre se desenvolve e surgem novos bairros. Ipatinga é hoje uma cidade com vida cultural intensa. Os grupos de teatro, música, folclore ocupam espaços importantes como o Parque Ipanema, o Centro Cultural 7 de Outubro e sobretudo o antigo prédio da Estação Ferroviária, a "Estação Memória". A cidade possui ainda atrativos naturais, com destaque para o Parque das Cachoeiras.

(3)

3 - Clube Anfitrião – A.E.R. USIPA

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa é um dos maiores centros de formação desportiva do Brasil. Referência também por suas áreas de lazer e trabalho de educação ambiental. Localizada no município de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, situado à 198 km de Belo Horizonte, a instituição é hoje um dos cartões postais da cidade.

Como quase toda a cidade, foi em função da industrialização que se deu sua fundação em 23 de fevereiro de 1959, para atender, principalmente, às necessidades de lazer de milhares de pioneiros que trabalharam na construção da Usiminas, a maior siderúrgica da América Latina. O elo das palavras Usiminas e Ipatinga deu origem ao nome escolhido: Usipa.

A sede campestre começou tímida com apenas um vestiário e bar cercados de pomar e jardim. Em 1960 foi construído o Pavilhão de Danças e tudo era minuciosamente estudado pela equipe do Sr. João Cláudio Texeira Salles, idealizador e primeiro presidente da Associação.

Atualmente, a Usipa conta com cerca de 2500 associados e mais de 10 mil dependentes. Entre eles, aproximadamente mil atletas se formam e treinam em diversas modalidades esportivas. A Associação Esportiva e Recreativa Usipa possui uma área de mais de 450 mil metros quadrados, abrigando um parque aquático com piscina olímpica aquecida, brinquedos como toboágua e escorregadores. Para as outras práticas esportivas e de lazer o clube possui um ginásio coberto, estádio de futebol, zoológico, quadras poliesportivas, centro de treinamento, pista de atletismo, alojamento para atletas, além do Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento (CAAT).

Entre os grandes nomes revelados pelo clube estão os judocas Rogério dos Santos e Edilene Andrade, ambos participantes de Olimpíadas e campeonatos nacionais e internacionais importantes; Lucimar Aparecida Moura e Euzinete Maria Reis do atletismo, atletas que ostentam conquistas e recordes de níveis nacionais e internacionais; Roberta Kamila, Flávia Delaroli e Fernando Torres da natação.

Sendo um clube com segmentos em esporte, cultura, lazer e educação ambiental, a Usipa sempre vem investindo em projetos arrojados e educativos. Além do objetivo de atuar na formação de atletas, a instituição tem um carinho especial, valorizando de forma participativa ações voltadas para a preservação ambiental. Para isso, mantém o Centro de Biodiversidade da Usiminas (Cebus), uma instituição científica que se dedica à perpetuação de espécies de animais em extinção, ao lazer consciente, à pesquisa e, sobretudo, à educação ambiental. O Cebus abriga atualmente mais de 600 animais e há mais de uma década desenvolve periodicamente diversas atividades na área de meio ambiente que vão desde cursos de educação ambiental para crianças e adultos, até exposições, palestras e seminários, buscando sempre uma relação positiva entre o homem e a natureza. Sua vedete é o Projeto Xerimbabo, que já deixou de ser um evento local para a comunidade de Ipatinga. Além do Xerimbabo, a Usipa já se tornou promotora do crescimento econômico da região. Anualmente, sempre no mês de julho, o clube promove a Exposição Industrial, Comercial e de Serviços, a Expo Usipa.

Além das diversas áreas de lazer, os associados contam com eventos específicos no verão, datas comemorativas, serestas, entre outras.

Ações como estas, colocam a Usipa como uma das referências no esporte, lazer e educação ambiental para a comunidade local.

4 - A Competição

Local dos jogos

Ginásio A.E.R. USIPA

(4)

Categoria

Sub 15 – Atletas nascidos em 2001 em diante

Forma de disputa

07 equipes em chave única com jogos de três sets obrigatórios. Todos jogam contra todos. As quatro melhores equipes se classificam para a fase semifinal com jogos em cruzamento olímpico. Os jogos da fase semifinal e final serão disputados em “melhor” de três sets vencedores.

Pontuação (Fase de Classificação)

 Vitória 3x0 - 3 pontos  Vitória 2x1 - 2 pontos  Derrota 2x1 - 1 ponto  Derrota 3x0 - 0 ponto  Não comparecimento - 0 ponto

Critérios de desempate

I – Maior número de Pontos conquistados; II – Maior número de vitórias na fase em disputa;

III – Maior índice de Set average na fase em disputa (exceto sistema de 03 sets obrigatórios); IV – Maior índice de pontos average na fase em disputa;

V – Confronto direto (duas equipes); VI – Sorteio.

5 - Equipes participantes

 Academia do Volei  A.E.R. USIPA

 Associação Pró Esporte e Recreação  Cruzeiro E.C.

 CRES/Varginha  Mateus Leme Volei  Minas T.C.

6 - Coordenação do Campeonato

Federação Mineira de Voleibol

Prof. Alair Lucio Rodrigues da Silva (31) 98454-5117 | (31) 3271-4000 Email: alair@fmvolei.org.br

Representante FMV / Coordenador Técnico ARII

Prof. Luiz Antônio Rabelo (35) 98832-2541

Email: ligasulmineiradevolei@hotmail.com

Clube sede

Josias Alves de Souza (31) 98555-7302

Email: voleibol@usipa.com.br

7 - Hospitais / Atendimento Médico / Referência

Hospital Márcio Cunha

(5)

8 - Tabela de jogos

9 – Clinica de Fundamentos

A Confederação Brasileira de Voleibol e a Federação Mineira de Voleibol realizam nos dias 24 e 25 de novembro (quinta e sexta-feira), uma Clínica de Fundamentos ministrada pelo Treinador Percy Oncken, referência internacional na formação de atletas e treinador de seleções brasileiras de base há 23 anos.

A atividade é destinada a treinadores e professores. O curso será realizado na USIPA, em Ipatinga. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 23 de novembro. Para se inscrever basta acessar o site da FMV no link: www.fmvolei.org.br, baixar a Ficha de Inscrição e enviá-la preenchida para o e-mail voleibol@usipa.com.br .

Hora Cidade Ginásio Fase

23/nov qua 08:30 Ipatinga USIPA Class. 1 Mateus Leme Volei X CRES/Varginha 0 0 23/nov qua 10:00 Ipatinga USIPA Class. 2 Academia do

Volei/Gabarito X Cruzeiro E.C. 0 0

23/nov qua 11:30 Ipatinga USIPA Class. 3 USIMINAS/CONSUL/USI

PA X

Associação Pró Esporte

e Recreação 0 0

23/nov qua 14:30 Ipatinga USIPA Class. 4 CRES/Varginha X Minas T.C. 0 0

23/nov qua 16:00 Ipatinga USIPA Class. 5 Mateus Leme Volei X Academia do

Volei/Gabarito 0 0

23/nov qua 17:30 Ipatinga USIPA Class. 6 Associação Pró Esporte

e Recreação X Cruzeiro E.C. 0 0

23/nov qua 19:00 Ipatinga USIPA Class. 7 USIMINAS/CONSUL/USI

PA X Minas T.C. 0 0

24/nov qui 08:30 Ipatinga USIPA Class. 8 Cruzeiro E.C. X CRES/Varginha 0 0 24/nov qui 10:00 Ipatinga USIPA Class. 9 Academia do

Volei/Gabarito X

USIMINAS/CONSUL/USI

PA 0 0

24/nov qui 11:30 Ipatinga USIPA Class. 10 Minas T.C. X Mateus Leme Volei 0 0 24/nov qui 14:30 Ipatinga USIPA Class. 11 CRES/Varginha X Associação Pró Esporte

e Recreação 0 0

24/nov qui 16:00 Ipatinga USIPA Class. 12 Cruzeiro E.C. X USIMINAS/CONSUL/USI

PA 0 0

24/nov qui 17:30 Ipatinga USIPA Class. 13 Minas T.C. X Academia do

Volei/Gabarito 0 0

24/nov qui 19:00 Ipatinga USIPA Class. 14 Associação Pró Esporte

e Recreação X Mateus Leme Volei 0 0

25/nov sex 08:30 Ipatinga USIPA Class. 15 Minas T.C. X Associação Pró Esporte

e Recreação 0 0

25/nov sex 10:00 Ipatinga USIPA Class. 16 Academia do

Volei/Gabarito X CRES/Varginha 0 0

25/nov sex 11:30 Ipatinga USIPA Class. 17 USIMINAS/CONSUL/USI

PA X Mateus Leme Volei 0 0

25/nov sex 14:30 Ipatinga USIPA Class. 18 Cruzeiro E.C. X Minas T.C. 0 0

25/nov sex 16:00 Ipatinga USIPA Class. 19 CRES/Varginha X USIMINAS/CONSUL/USI

PA 0 0

25/nov sex 17:30 Ipatinga USIPA Class. 20 Associação Pró Esporte e Recreação X

Academia do

Volei/Gabarito 0 0

25/nov sex 19:00 Ipatinga USIPA Class. 21 Mateus Leme Volei X Cruzeiro E.C. 0 0

26/nov sáb 16:00 Ipatinga USIPA SF 22 2° Lugar X 3° Lugar 0 0

26/nov sáb 17:30 Ipatinga USIPA SF 23 1° Lugar X 4° Lugar 0 0

27/nov dom 09:00 Ipatinga USIPA 3° 24 P22 X P23 0 0

27/nov dom 10:30 Ipatinga USIPA Final 25 V22 X V23 0 0

Academia do Volei/Gabarito/Gabarito USIMINAS/CONSUL/USIPA Mateus Leme Volei

FEDERAÇÃO MINEIRA DE VOLEIBOL

CAMPEONATO ESTADUAL SUB 15 MASCULINO 2016

Equipes Participantes

Total

Associação Pró Esporte e Recreação

Dia Jogo

Minas T.C. CRES/Varginha Cruzeiro E.C.

Referências

Documentos relacionados

A transformação SubBytes substitui cada byte do bloco por outro byte pela tabela de substituição S-box dada abaixo. Figura 9: substituição no

4 - Quando seja devido o pagamento de uma quantia, o tribunal determina que o pagamento seja realizado no prazo de 30 dias, seguindo-se, em caso de incumprimento, os termos do

Requerente NOEL BARBOSA DE JESUS Advogado: EVANY CANDIDA VIEIRA DOS SANTOS - 26511/BA. Requerente PEDRO ALCANTARA

4.5.4 Uma vez desfeita a venda, na forma do item anterior, o VENDEDOR reterá do ARREMATANTE: (a) o valor mínimo equivalente a 20% (vinte por cento) do Preço

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a