• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Filosofia COLEGIADO DO CURSO DE FILOSOFIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Instituto de Filosofia COLEGIADO DO CURSO DE FILOSOFIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Instituto de Filosofia

COLEGIADO DO CURSO DE FILOSOFIA

PLANO DE ENSINO

1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR: Ética 2

UNIDADE OFERTANTE: Instituto de Filosofia (IFILO)

CÓDIGO: GFI022 PERÍODO: 4º TURMA: FM

CARGA HORÁRIA NATUREZA:

TEÓRICA: 60 h PRÁTICA: 0 h TOTAL: 60 h

OBRIGATÓRIA: (X) OPTATIVA: ( ) PROFESSOR: Leonardo Ferreira Almada ANO/SEMESTRE: 2020/2°

(Reposição em 2021) OBSERVAÇÕES: E-mails para contato: leonardoferreiraalmada@ufu.br e umamenteconsciente@gmail.com

2. EMENTA

Estudo dos temas fundamentais de metaética e/ou ética normativa e/ou ética prática.

3. JUSTIFICATIVA

A disciplina Ética 2 será dedicada à definição de ética e à apresentação das principais áreas da ética a partir de uma perspectiva contemporânea, quais sejam: (i) metaética, (ii) ética normativa, (iii) ética prática e (iv) ética aplicada.

A Ética, também chamada de Filosofia Moral, é a disciplina da área de Filosofia que se dedica a problematizar as bases sobre as quais nos alicerçamos para nossas considerações de que determinados comportamentos ou ações podem ser considerados moralmente bons, maus, corretos (verdadeiros) ou errados (falsos). O termo Ética também se aplica a qualquer um dos sistemas, teoria de valores ou princípios morais (Singer, 1998). À Ética interessa levar adiante as seguintes problematizações: O que é a Ética? O que é moral? Como devemos viver? Devemos visar à felicidade ou ao conhecimento, à virtude ou à criação de belas produções? Caso correlacionemos ética e felicidade, cumpre questionar: O que é felicidade? À Ética também interessa levar adiante problematizações mais específicas, do tipo: É certo mentir ou ser desonesto por uma boa causa ou por uma boa finalidade? É moralmente legítimo viver em meio à fartura ao mesmo tempo em que seus compatriotas, concidadãos ou pessoas de outras partes do mundo passam fome? Há guerras e mortes que são justificadas? É errado clonar seres humanos? É errado utilizar-se de embriões humanos para pesquisas médicas? Temos obrigações para com as gerações futuras, seja com os humanos ou com os não-humanos? Se sim, quais são as nossas obrigações? (Singer, 1998).

Em última instância, a ética é uma disciplina e um campo de investigações amplos, e envolve questões fundamentais nos processos humanos de tomada de decisão. Sua preocupação central inclui a natureza dos valores morais e como tais valores determinam nossos juízos sobre os processos de tomada de decisão, se as ações podem ser consideradas autônomas e, apenas nesse sentido, se podem ser consideradas verdadeiras ou erradas. Por esse mesmo motivo, a ética se ocupa majoritariamente com a natureza das motivações e/ou do valor final das ações. Igualmente, a ética se debruça sobre as motivações filosóficas que justificam juízos acerca da correção ou não de determinadas ações (Singer, 1998).

É comum termos dúvidas sobre as relações entre os termos ética e moralidade. De fato, esses termos estão intimamente relacionados. Devemos nos referir aos termos julgamentos/princípios morais ou julgamentos/princípios éticos? Ética se refere à moralidade em si ou a um campo de estudo (ou, alternativamente, a um ramo de investigação) que tem a moralidade como objeto de estudo? Em outros termos: ética equivale à moral? (Singer, 1998).

(2)

A ética é ou não um ramo da filosofia? Em geral, afirma-se que sim. É notável, no entanto, que, do ponto de vista de suas ramificações e /ou extensões, a ética se caracteriza por um diálogo franco com muitas outras áreas do conhecimento, dentre as quais o direito, a administração, a psicologia, as neurociências, a antropologia, a biologia, a economia, a história, a política, a sociologia, a teologia, as ciências biomédicas e das saúdes, as engenharias, as artes e tantas outras. A ética, no entanto, não se confunde com nenhuma dessas disciplinas e/ou ciências, já que a ética tem, por natureza, uma preocupação particular, a saber: a determinação da natureza das teorias normativas e a ulterior aplicação desses princípios a problemas morais práticos (Singer, 1998). Dito de outra maneira, a Ética não se propõe ser um conhecimento factual das normas reguladoras da vida em comum; antes, a Ética é o campo de conhecimento dotado da relevante função de pensar a natureza das teorias normativas e como as teorias normativas constituem conjuntos de princípios aplicáveis e que se aplicam a problemas morais práticos (Singer, 1998).

A afirmação de que a Ética é um ramo da filosofia está correta, mas não abarca a totalidade de sua significação. Por suas características práticas, e pelo caráter imprescindível da Ética em quase todas as dimensões da vida humana, a Ética se vincula a essas muitas outras áreas de conhecimento. Para que justifiquemos a relevância da Ética, não é preciso que mencionemos o fato, óbvio, de que a Ética regula o modo como, em sociedade, buscamos evitar levar às últimas consequências o fato de ‘sermos o lobo do homem’. Antes, a relevância da Ética e, consequentemente, do estudo da Ética se deve, em parte, ao fato de que a Ética não se confunde com as disciplinas das quais se beneficia, e de que tampouco se confunde com as éticas particulares que regulam os modos de vida em sociedade, nas comunidades e nas instituições.

A Ética é uma área de conhecimento que se dedica a discutir alguns dos problemas mais intrínsecos às necessidades da existência humana; trata-se, ademais, de uma área capaz de gerar um interesse que extrapola significativamente os limites das discussões acadêmicas e dos muros das universidades. Trata-se, a Ética, de uma das mais vivas e populares áreas de conhecimento das humanidades. Desde as origens das formalizações de regras de convivência, a Ética jamais deixou de ser alvo de profundo interesse: não há período da história ‘racional’ da humanidade que não seja acompanhado de teorias éticas, assim como as noções de ‘ética’ e/ou ‘moral’ jamais deixaram de fazer parte do vocabulário popular. De fato, as expressões ‘Ética’ e ‘Moral’ são exaustivamente proferidas em todas os contextos culturais, econômicos e sociais; seja na esfera pública ou na esfera privada, as noções de ‘ética’ e ‘moral’ estão por trás de exasperados apelos e súplicas: tribunais, fóruns, comissões e comitês de Ética são constituídos para dar vazão à imperiosa necessidade a qual se impõe aos homens de conter os irremediáveis perigos de uma vida que não seja bem regulada pelas normas de comportamento capazes de proteger a vida, a propriedade e a liberdade dos sujeitos. A popularidade e vivacidade da ética ressoa mesmo entre aqueles que desconhecem o fato de a Ética ser uma disciplina acadêmica, ou entre aqueles que desconhecem o fato de a Ética ser uma disciplina filosófica. Com efeito, a Ética lida com os valores por meio dos quais regulamos nossas existências, a exemplo dos valores de ‘bom’ e de ‘mau’, de ‘correto’ ou ‘errado’ (Singer, 1998).

De uma forma ou de outra, estamos mais ou menos diretamente envolvidos em tempo integral com a Ética: todos os nossos pensamentos, palavras, atos e omissões estão sujeitos a uma avaliação ética. Qualquer um que se proponha problematizar sobre o que deve e o que não deve fazer, está envolvido com a ética de maneira consciente ou inconsciente. Quando, adicionalmente, começamos a pensar de maneira mais acurada sobre as razões que temos para tomar ou não certas decisões — isto é, sobre nossos deveres — começamos, igualmente, a explorar os nossos valores subjacentes. É provável que os nossos mesmos valores estejam sendo sustentados há milênios por pensadores ocidentais. Por outro lado, é mais que provável ou é certo que a maior parcela da população mundial desconheça por completo que seus mesmos valores têm sido sustentados há séculos ou há milênios, já que tal conhecimento demanda conhecimento em história das ideias.

Eis, portanto, a relevância de nossa disciplina: descortinar, ainda que em linhas gerais, o caminho a ser seguido por todo aquele que busca conhecer ou ampliar seus conhecimentos em Ética. O êxito de tal empreendimento envolve a demarcação dos nomes e dos problemas que mais significativamente modelaram a constituição dessa área de conhecimento da Filosofia cuja razão de ser consiste em

(3)

considerações de que determinados comportamentos ou ações podem ser considerados moralmente bons, maus, corretos ou errados.

Eis, em conclusão, a relevância do trabalho que aqui pretendo empreender com os discentes de Ética 2: apresentar (i) uma definição de ética, (ii) de moral, (iii) das principais correntes de ética e (iv) de seus problemas.

4. OBJETIVOS

Os objetivos gerais e específicos de nossa disciplina são convergentes com o percurso que considero necessário para todo aquele que aspira a se debruçar sobre os fundamentos, a história, as áreas, os problemas e os grandes nomes da Ética, a saber: demarcar as áreas, os filósofos, os problemas e perspectivas teóricas que mais significativamente têm modelado a constituição de uma área de conhecimento dedicada a investigar, em nível teórico, as bases dos princípios morais sobre os quais nos alicerçamos para nossas considerações de que determinados comportamentos ou ações podem ser considerados moralmente bons, maus, corretos ou errados. Esses objetivos, gerais e específicos, serão materializados por meio de um percurso cujos ‘passos’ correspondem ao nosso programa, isto é, cada uma de nossas aulas atende a um dos objetos dessa disciplina.

5. PROGRAMA

Ao longo de nossa disciplina, pretendo atingir os seguintes e inter-relacionados objetivos gerais: (1) Apresentar o conceito de ética e a relação entre ética e moral;

(2) Apresentar a metaética, seus principais problemas e autores; (3) Apresentar a ética normativa, seus principais problemas e autores; (4) Apresentar a ética prática, seus principais problemas e autores; (5) Apresentar a ética aplicada, seus principais problemas e autores.

Introdução e apresentação à disciplina (1 aula)

Parte I. Introdução e apresentação às noções de ética e moral (2 aulas) Parte II. Introdução e apresentação à metaética (3 aulas)

Parte III. Introdução e apresentação à ética normativa (3 aulas) Parte IV. Introdução e apresentação à ética prática (3 aulas) Parte IV. Introdução e apresentação à ética aplicada (3 aulas) Encerramento da disciplina (1 aula)

5.1CRONOGRAMA Início da Disciplina: 14 de Julho de 2021 Fim da Disciplina: 03 de Novembro de 2021 Dias de aula: 14, 21 e 28 de Julho de 2021 (03 aulas) 04, 11, 18 e 25 de Agosto de 2021 (04 aulas) 01, 08, 15, 22 e 29 de Setembro de 2021 (05 aulas) 05, 13, 20 e 27 de Outubro de 2021 (04 aulas). 03 de Novembro de 2021 (1 aulas)

(4)

6. METODOLOGIA

Aulas expositivas com uso de material de apoio, como slides, e leitura de trechos dos textos básicos da disciplina. A cada semana, os discentes terão atividades que deverão responder para completar a carga horária da disciplina. Os discentes precisarão de um dispositivo com suporte a vídeo e som e acesso à internet. Atividades síncronas: quartas às manhãs (entre 14 de julho de 2021 e 03 de novembro de 2021), 2h semanais, das 10h às 12h. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para acesso assíncrono. Atividades assíncronas: 2h semanais, que serão cumpridas com atividades atribuídas ao fim de cada atividade síncrona. A disciplina terá como plataforma uma sala de aula virtual no Microsoft Teams, onde todo o material da disciplina, atividades avaliativas e aulas expositivas estarão disponíveis.

Link da sala:

<https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aac4e92eedaf4452db13128af82377ffb%40thread.tacv2/conve

rsations?groupId=7821fc42-2120-4dab-a8da-81df596ef263&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451>

As aulas também ficam disponíveis no meu canal no Youtube (Leonardo Ferreira Almada, na playlist Ética 2 Manhã (2020.2 em 2021)). Link do canal:

<https://www.youtube.com/channel/UC13eOYgXgXpYsxOPpP2rj0w>

E-mails para contato: leonardoferreiraalmada@ufu.br e umamenteconsciente@gmail.com

7. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina consistirá em (a) atividades semanais (relatórios de aula) e em (b) 2 (duas) provas (respectivamente no meio e no fim do semestre). As atividades semanais (relatórios de aula) valem, no total, 40 pontos. Cada uma das duas provas vale 30 pontos, totalizando 60 pontos. A data limite de entrega das atividades semanais se estende até às 23h59m do dia 05 de novembro de 2021 (2 (dois) dias após a última aula), reunidas em um único arquivo word. Serão avaliadas (i) a correção da linguagem, (ii) do conteúdo, a (iii) clareza da exposição e (iv) a extensão das informações coletadas da aula. A(s) questão(ões) ou o(s) problema(s) que motivará(ão) as provas será(ão) apresentada(a)(o)(s) e explicado(s) pelo docente.

A Assiduidade será aferida pelo registro de presença durante a aula (relatório de presença do Teams) e pela entrega das atividades semanais. Cada presença computará 2h de presença e cada atividade entregue computará 2h de presença (atividades assíncronas), perfazendo a carga horária de 4 horas/aula por semana.

As atividades semanais – a ser enviadas juntas em um único arquivo word, até às 23h59min do dia 05 de novembro de 2021 – devem ser enviadas para o e-mail umamenteconsciente@gmail.com, constando, no campo “assunto”, o nome completo e o curso do aluno (Nome e sobrenome, Ética 2 manhã, Relatórios de aula).

8. BIBLIOGRAFIA

8.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

FREY, R. G.; WELLMAN, C. H. (ed.) A Companion to applied ethics. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 2003.

KAGAN, S. Normative Ethics (Dimensions of Philosophy Series). Boulder, CO: Westview Press, 1998.

LaFOLLETE, Hugh (ed.) The Oxford Handbook of Practical ethics. Oxford, UK: Oxford University Press, 2003.

(5)

SINGER, Peter (ed.). A Companion to Ethics. Oxford, UK: Blackwell Publishing, 1991.

SINGER, Peter. Ethics. In: Encyclopedia Britannica. Disponível em:

<https://www.britannica.com/topic/ethics-philosophy>. Acesso em 10 jun. 2021, 1998.

8.2 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

Para cada um dos tópicos do programa, disponibilizarei, na sala do teams, artigos e textos específicos e complementares.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______

Referências

Documentos relacionados

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Scott Fitzgerald escreveu em The Last Tycoon (O Último Magnata).. Quando você começar a explorar seu assunto, vai ver que todas as coisas se relacionam no seu

Nosso artigo está dividido em três momentos: o primeiro cerca algumas das noções que comandam a reflexão do autor sobre a questão e examina o projeto de elaboração de uma