• Nenhum resultado encontrado

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

1

P T

Instruções resumidas para a primeira utilização Capítulo

1. Ler as exigências funcionais (4)

2. Desinstalação de controladores e dispositivos antigos (6)

3. Instalação em Windows (7)

4. Testar (8)

1 Introdução

Este manual é para os utilizadores do ‘TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM’ e do ‘TRUST 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM‘. O 235A serve para dar acesso à Internet através de ADSL por linha de telefone análoga.O 245B serve para dar acesso à Internet através de ADSL por linha ISDN.

2 Segurança

Leia com atenção as seguintes indicações antes de usar o produto:

- O modem não requer nenhuma manutenção especial. Para limpar o modem use um pano macio ligeiramente humedecido.

- Não utilize produtos agressivos, tais como gasolina ou terebintina para limpar o dispositivo. Estes produtos podem danificar o material.

- Não mergulhe o dispositivo em líquidos. Isto danifica o produto. Não utilize este dispositivo perto de água.

- Certifique-se de que não se encontra nada colocado sobre o cabo. Não utilize este dispositivo numa área onde o cabo possa ser pisado e, por conseguinte, tornar-se gasto ou danificado.

- Não tente você mesmo reparar este produto.

3 Aprovação

- Este produto satisfaz às exigências essenciais e às ademais disposições das directivas europeias em vigor. A Declaração de Conformidade (DoC) encontra-se disponível no sítio www.trust.com/13141-02/ce e www.trust.com/13365-02/ce .

4

Exigências para a funcionalidade

Para estabelecer a ligação à Internet necessita do seguinte (Eventualmente consulte o seu fornecedor de acesso à Internet):

• Uma linha ADSL de PSTN/POTS ADSL activa (Annex A - ADSL por linha de telefone análoga) para o modelo 235A, item n°. 13141-02 • Uma linha ADSL de ISDN (Annex B por linha ISDN) activa para o modelo

245B, item n°. 13365-02 • Conta ADSL activa

• Nome de utilizador, Palavra-passe caso utilizar uma ligação PPPoA ou PPPoE

• Valores VPI/VCI • Protocolo de rede (Internet) • Encapsulamento [Encapsulation]

• Divisor/filtro ADSL (para simultaneamente poder ter acesso à Internet e telefonar)

Atenção: Sem os dados anteriormente mencionados o seu modem ADSL não funciona e portanto também não vale a pena iniciar a instalação do modem.

Atenção: O Trust 235A ADSL só funciona numa linha ADSL Annex A. Atenção: O Trust 245B ADSL só funciona numa linha ADSL Annex B.

(2)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

2

5

Travar conhecimento com ADSL

O ADSL utiliza a sua linha telefónica análoga ou a sua linha ISDN digital. Isto significa que o sinal ADSL e a sua linha telefónica existente ou o sinal ISDN entram, na sua casa através de uma só linha. Se quiser continuar a utilizar o seu telefone é necessário que separe estes dois sinais.

A separação dos dois sinais é feita com um divisor/filtro. Um filtro extrai o sinal telefónico da linha ADSL/ligação telefónica. Sem filtro ouve o tráfego de dados do ADSL na sua linha telefónica. O divisor/filtro cria duas conexões, uma para o telefone e outra para ADSL. O divisor/filtro é montado na linha de entrada. A partir do divisor/filtro a linha segue para o modem ADSL e para o seu telefone existente ou caso tenha ISDN para o seu conversor ISDN(NT1) existente.

Dependendo do tipo de subscrição que tiver com o seu Internet Service Provider ou. fornecedor da ligação ADSL já recebeu ou não este divisor/filtro. Caso não tiver um divisor/filtro não poderá utilizar o seu telefone enquanto conectado à Internet. Pode comprar um divisor/filtro numa loja de telecomunicações (por ex. A Primafoon na NL)

Em ADSL podem se diferenciar três grupos:

ƒ Annex A – ADSL através de linha telefónica análoga, designada por linha PSTN.

ƒ Annex B – ADSL através da linha ISDN.

ƒ (Annex C – É predominantemente utilizado no Japão e não na Europa.) Dependendo do tipo de subscrição oferecida pelo seu Internet Service Provider (ISP) utilize o Annex A ou B. Consulte o seu ISP para saber que tipo de linha ADSL tem.

Para Annex A utilize o Trust 235A Speedlink ADSL Web Modem Para Annex B utilize o Trust 245B Speedlink ADSL Web Modem A sua subscrição é fornecida por duas entidades, o ISP e o fornecedor da linha ADSL. No entanto isto pode divergir de país para país e por vezes 1 só fornecedor presta ambos os serviços (ISP e linha ADSL). Em muitos casos você como utilizador não se apercebe de nada. Se tiver perguntas sobre a sua subscrição contacte o seu ISP.

A maioria das configurações do seu modem ADSL dependem do fornecedor da linha ADSL. Estas configurações também são do conhecimento do seu ISP. Também pode acontecer que dois ISP's diferentes utilizem o mesmo fornecedor de linha ADSL. Isto significa que determinadas configurações dos IPS's são iguais. Visto existirem mais ISP's do que fornecedores de linhas ADSL incorporamos um certo número de fornecedores de linha ADSL nas nossas configurações do Trust Speedlink ADSL Web Modem. Deste modo apenas necessita de escolher o fornecedor de linha ADSL correcto sem que você mesmo necessite de preencher as configurações. Este procedimento é descrito no capítulo 7.1. Consulte o seu ISP para saber qual o fornecedor ADSL utilizado.

Se o seu fornecedor ADSL não estiver incluído na lista do software de instalação ou se tiverem havido alterações nas configurações necessita de instalar as configurações manualmente. Há 4 configurações decisivas para poder ou não estabelecer a ligação com o seu ISP (Além das exigências mencionadas no capítulo 4).

Estas são as seguintes:

ƒ Protocolo da rede (Internet)-protocol: (PPPoA, PPPoE, Bridge/Routed internet)

ƒ Valor VPI: (um valor entre 0 e 255) (0 < x > 255) ƒ Valor VCI: (um valor entre 32 e 65535 (32 < x > 65535)

(3)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

3

P T

ƒ Encapsulamento do protocolo: (LLC/SNAP, VCMUX)

Este procedimento é descrito no capítulo 7.2. Consulte o seu ISP para saber as configurações correctas.

Atenção: Não se pode assumir por norma que ao se usar uma linha ISDN para as suas chamadas telefónicas a subscrição ADSL automaticamente será do tipo Annex B. Consulte sempre o seu ISP para saber qual o seu tipo de linha ADSL.

6

Desinstalação de controladores e

dispositivos antigos

A mais frequente causa de problemas de instalação é a presença de controladores de um produto 'antigo' semelhante. A melhor solução é retirar primeiro todos os controladores destes produtos antigos antes de instalar o novo controlador. Assegure-se de que somente retira os controladores 'antigos' de produtos (parecidos) já não usados.

1. Active o 'Modo de Segurança' em Windows (ao iniciar o sistema carregue em F8, um menu aparece e seleccione aqui o modo de segurança). 2. Active iniciar – configurações – painel de controlo – software.

3. Procure todos os programas dos dispositivos semelhantes antigos e remova-os (botão adicionar / remover). Durante o “Modo de Segurança”, é premova-ossível que alguns programas sejam apresentados em duplicado. Neste caso, remova todos os programas que são apresentados em duplicado. 4. Reinicie o computador.

Atenção: Não retire os controladores do seu modem.

Atenção: Deixe ficar o seu acesso à Internet por modem análogo ou ISDN para se necessário poder consultar a Internet durante a instalação.

7 Instalação

Como já referimos anteriormente no capítulo 5 ‘Travar conhecimento com ADSL’ a instalação do 235A e 245B Speedlink pode ser feita de duas maneiras. O capítulo 7.1 descreve como fazer a 'Instalação Automática' para instalar e configurar. Optando por esta opção pode escolher o seu ISP de uma lista de Internet Service Providers, cada um com as suas configurações préprogramadas necessárias para poder estabelecer o acesso à Internet.. Se o seu Internet Service Provider não constar na lista continue com o capítulo 7.2 que descreve como instalar e configurar 'manualmente'.

Atenção: No sítio www.trust.com/13141-02/download e

www.trust.com/13365-02/download encontra os controladores mais recentes. Caso existir uma

versão nova do controlador utilize-a para instalar no seu computador. A versão do seu presente controlador é mencionada no CD-ROM Trust de Instalação.

Atenção: Certifique-se de que durante a instalação todos os outros programas se encontram encerrados.

Atenção: Durante a instalação em Windows XP pode receber uma mensagem a dizer que o driver não foi assinado. Este facto não constitui nenhum problema para a funcionalidade correcta.

Atenção: No exemplo a unidade de disco utilizada para o CD-ROM é ‘D:\’, no entanto, isto pode variar de computador para computador.

7.1 Instalação

automática

1. Coloque o CD-ROM no leitor CD-ROM do seu computador. O programa de instalação é executado automaticamente. Se isto não for o caso, faça o seguinte:

a) Seleccione ‘Executar’ no menu Iniciar.

b) Digite ‘[D:\SETUP.EXE]’ e clique em ‘OK’ para executar o programa de instalação do software Trust.

(4)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

4

2. A janela de instalação da Trust aparece. Veja a figura 1. 3. Escolha a língua que pretende utilizar com o Trust installer.

4. Clique em ‘Instalar o controlador' para iniciar a instalação do modem ADSL. 5. O Wizard da instalação inicia-se. Clique em ‘next'.

6. Aparece uma janela igual àquela da figura 2. 7. Seleccione o fornecedor ADSL.

a.) Caso o seu fornecedor ADSL não constar na lista prossiga agora com o capítulo 7.2.

b.) Ao ter seleccionado o fornecedor ADSL correcto clique em ‘next’. 8. Se lhe forem pedidos o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe,

preenche-os e clique em ‘next’. (nome de utilizador e palavra-passe do seu ISP). Se esta pergunta não aparecer prossiga com o ponto 9. 9. Aparece uma janela com um esquema das configurações. Veja a figura 3. 10. Clique em ‘next’. As configurações e o controlador são instalados. Durante

esta acção aparece uma janela, igual àquela da figura 7, com a mensagem ‘If your USB is not connected,please connect it now’.

11. Agora conecte o seu modem. A instalação prossegue. 12. Espere até aparecer a janela a dizer:

Em Windows XP e 2000:

‘Install Finished!’. Veja a figura 8. Clique em 'OK' nesta janela. Em Windows Me e 98:

‘System will be logoff, please close all application programs before click OK!’ Veja a figura 9. Clique em 'OK' nesta janela.

O modem está instalado. O seu modem ADSL, se configurado correctamente, está pronto para poder estabelecer o acesso à Internet. Prossiga com o capítulo 8 para controlar a configuração correcta do modem ADSL.

7.2 Instalação

manual

Os Internet Service Providers utilizam cada um as suas próprias configurações, que também são designadas por ‘service’. Existe uma grande variedade cada qual com a sua própria configuração. Consulte o seu Internet Service Provider para saber qual o service que este utiliza. Na seguinte tabela 1 encontra-se vários Internet Service Providers com as suas respectivas configurações:

País ISP: VPI: VCI: Protocolo

Internet:

Encapsulamento [Encapsulation]

ADSL da KPN 8 48 PPPoA VCMUX

Planet Internet 8 48 PPPoA VCMUX

Hetnet 8 48 PPPoA VCMUX

BBNED economy 0 35 Bridged ethernet over ATM

LLC

BBNED business 0 35 PPPoA VCMUX

Países Baixos

BabyXL 0 34 Bridged ethernet

over ATM LLC

Belgacom ISDN 0 35 PPPoA LLC

Belgacom (PSTN) 8 35 PPPoA LLC Tiscali Belgium ISDN 0 35 PPPoA LLC Bélgica Tiscali Belgium PSTN 8 35 PPPoA LLC

(5)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

5

P T

País ISP: VPI: VCI: Protocolo

Internet:

Encapsulamento [Encapsulation]

T-Online 1 32 PPPoE LLC

Deutsche Telecom 1 32 PPPoE LLC

Alemanha

Tiscali Germany 1 32 PPPoE LLC

Tele Italia 8 35 PPPoA VCMUX

Telia 8 35 Bridged ethernet

over ATM LLC Itália

Tisali Italy 8 35 PPPoA VCMUX

Suiça Swisscom 8 35 PPPoA LLC

Espanha Tiscali Spain 1 32 PPPoA VCMUX

Reino Unido Tiscali UK 0 38 PPPoA VCMUX

França France Telecom 8 35 PPPoA VCMUX

Tabela 1: Configurações ISP

Service possível: Capítulo

1. PPPoA (7.2.1)

2. PPPoE (7.2.2)

3. Bridged ethernet over ATM (7.2.3) 4. Routed ethernet over ATM (7.2.4) 7.2.1 PPPoA (RFC2364)

Para estabelecer o acesso à Internet através do PPPoA utiliza-se um nome de utilizador e uma palavra-passe. O endereço IP, o subnet mask e o endereço DNS são fornecidos automaticamente pelo ISP.

Dados necessários • Nome de utilizador • Palavra-passe

ƒ Encapsulamento [Encapsulation] VCMUX ou LLC/SNAP ƒ Valor VPI: 0 - 255

ƒ Valor VCI: 32 - 65535

1. Coloque o CD-ROM no leitor CD-ROM do seu computador. O programa de instalação é executado automaticamente. Se isto não for o caso, faça o seguinte:

a.) Seleccione ‘Executar’ no menu Iniciar.

b.) Digite ‘[D:\SETUP.EXE]’ e clique em ‘OK’ para executar o programa de instalação do software Trust.

2. A janela de instalação da Trust aparece. Veja a figura 1. 3. Escolha a língua que quiser que o Trust installer utilize.

4. Clique em ‘Instalar o controlador' para iniciar a instalação do modem ADSL. 5. O Wizard da instalação inicia-se. Clique em ‘next'.

6. Uma janela igual àquela da figura 2. 7. Seleccione a opção “Others” e clique em ‘next’.

(6)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

6

8. Aparece uma nova janela, escolha aí opção ‘NDISWAN’ e clique em ‘next’. 9. Aparece uma nova janela. Seleccione aqui o protocolo ‘PPPoA’ e o

encapsulamento [encapsulation] LLC ou VCMUX fornecido pelo seu Internet Service Provider.

10. Agora, preencha nesta mesma janela, o valor ‘VPI’ e ‘VCI’ fornecido pelo seu ISP e clique em ‘next’.

11. Aparece uma nova janela. Preencha aqui o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe e clique em ‘next’.

12. Aparece uma janela com um esquema das configurações feitas. Veja a figura 3.

13. Clique em ‘next’. As configurações feitas e o controlador são instalados. 14. Aparece uma janela, igual àquela da figura 7, com a mensagem ‘If your USB

is not connected,please connect it now’. 15. Agora conecte o modem. A instalação prossegue. 16. Espere até aparecer a janela a dizer:

Em Windows XP e 2000:

‘Install Finished!’. Veja a figura 8. Nesta janela clique em ‘OK’. Em Windows Me e 98:

‘System will be logoff, please close all application programs before click OK!’ Veja a figura 9. Nesta janela clique em ‘OK’.

O modem está instalado. O seu modem ADSL, se configurado correctamente, está pronto para poder estabelecer o acesso à Internet. Prossiga com o capítulo 8 para controlar a configuração correcta do modem ADSL.

7.2.2 PPPoE (FC2516)

Tal como o ‘PPPoA’ este protocolo utiliza um nome de utilizador e uma palavra-passe. O endereço IP, o subnet mask e o endereço DNS também são fornecidos automaticamente pelo ISP.

Dados necessários • Nome de utilizador • Palavra-passe

ƒ Encapsulamento [Encapsulation] VCMUX ou LLC/SNAP ƒ Valor VPI: 0 - 255

ƒ Valor VCI: 32 - 65535

1. Coloque o CD-ROM no leitor CD-ROM do seu computador. O programa de instalação é executado automaticamente. Se isto não for o caso, faça o seguinte:

a.) Seleccione ‘Executar’ no menu Iniciar.

b.) Digite ‘[D:\SETUP.EXE]’ e clique em ‘OK’ para executar o programa de instalação do software Trust.

2. A janela de instalação da Trust aparece. Veja a figura 1. 3. Escolha a língua que quiser que o Trust installer utilize.

4. Clique em ‘Instalar o controlador' para iniciar a instalação do modem ADSL. 5. O Wizard da instalação inicia-se. Clique em ‘seguinte'.

6. Aparece uma janela igual àquela da figura 2. 7. Seleccione a opção “Others” e clique em ‘next’.

8. Aparece uma nova janela, escolha aí a opção ‘NDISWAN’ e clique em ‘next’. 9. Aparece uma nova janela. Seleccione aqui o protocolo ‘PPPoE’ e o

encapsulamento [encapsulation] LLC ou VCMUX fornecido pelo seu Internet Service Provider.

10. Agora, preencha nesta mesma janela, o valor ‘VPI’ e ‘VCI’ fornecido pelo seu ISP e clique em ‘next’.

11. Aparece uma nova janela. Preencha aqui o seu nome de utilizador e a sua palavra-passe e clique em ‘next’.

(7)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

7

P T

12. Aparece uma janela com um esquema das configurações feitas. Veja a

figura 3.

13. Clique em ‘next’. As configurações feitas e o controlador são instalados. 14. Aparece uma janela, igual àquela da figura 7, com a mensagem ‘If your USB

is not connected,please connect it now’. 15. Agora conecte o modem. A instalação prossegue. 16. Espere até aparecer a janela a dizer:

Em Windows XP e 2000:

‘Install Finished!’. Veja a figura 8. Nesta janela clique em ‘OK’. Em Windows Me e 98:

‘System will be logoff, please close all application programs before click OK!’ Veja a figura 9. Nesta janela clique em ‘OK’.

O modem está instalado. O seu modem ADSL, se configurado correctamente, tem acesso à Internet. Prossiga com o capítulo 11 para controlar a configuração correcta do modem ADSL.

7.2.3 Bridged ethernet over ATM (RFC1483, RFC2684) O Bridge ethernet não utiliza nome de utilizador e palavra-passe. O endereço IP, o subnet mask e o endereço DNS são fornecidos automaticamente.

Dados necessários

ƒ Encapsulamento [Encapsulation] VCMUX ou LLC/SNAP ƒ Valor VPI: 0 - 255

ƒ Valor VCI: 32 - 65535

1. Coloque o CD-ROM no leitor CD-ROM do seu computador. O programa de instalação é executado automaticamente. Se isto não for o caso, faça o seguinte:

a.) Seleccione ‘Executar’ no menu Iniciar.

b.) Digite ‘[D:\SETUP.EXE]’ e clique em ‘OK’ para executar o programa de instalação do software Trust.

2. A janela de instalação da Trust aparece. Veja a figura 1. 3. Escolha a língua que quiser que o Trust installer utilize.

4. Clique em ‘Instalar o controlador' para iniciar a instalação do modem ADSL. 5. O Wizard da instalação inicia-se. Clique em ‘seguinte'.

6. Aparece uma janela igual àquela da figura 2. 7. Seleccione a opção “Others” e clique em ‘next’.

8. Aparece uma nova janela, aí escolha a opção ‘NDISLAN’ e clique em ‘next’. 9. Aparece uma nova janela. Seleccione aqui o protocolo ‘Bridge' e o

encapsulamento [encapsulation] LLC ou VCMUX fornecido pelo seu Internet Service Provider.

10. Agora, preencha nesta mesma janela, o valor ‘VPI’ e ‘VCI’ fornecido pelo seu ISP e clique em ‘next’.

11. Aparece uma janela com um esquema das configurações. Veja a figura 3. 12. Clique em ‘seguinte'. Clique em ‘next’. As configurações feitas e o

controlador são instalados.

13. Aparece uma janela, igual àquela da figura 7, com a mensagem ‘If your USB is not connected,please connect it now’.

14. Agora conecte o modem. A instalação prossegue. 15. Espere até aparecer a janela a dizer:

Em Windows XP e 2000:

‘Install Finished!’. Veja a figura 8. Nesta janela clique em ‘OK’. Em Windows Me e 98:

‘System will be logoff, please close all application programs before click OK!’ Veja a figura 9. Nesta janela clique em ‘OK’.

(8)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

8

O modem está instalado. O seu modem ADSL, se configurado correctamente, tem acesso à Internet. Prossiga com o capítulo … para controlar a configuração correcta do modem ADSL.

7.2.4 Routed ethernet over ATM (RFC1483, RFC2684) Dados necessários

ƒ Encapsulamento [Encapsulation] VCMUX ou LLC/SNAP ƒ Valor VPI: 0 - 255

ƒ Valor VCI: 32 – 65535 ƒ Endereço IP ƒ Endereço Gateway ƒ Endereço Subnet mask

Idêntico ao ‘bridged ethernet’, no entanto, com um endereço IP fixo. A instalação é idêntica àquela exposta no capítulo 7.2.3, no entanto, o endereço IP, subnetmask e Gateway são configurados nas configurações de rede em Windows. Consulte o manual do utilizador ‘INTERNET SHARING’ que se encontra no CD ROM para saber como configurar o seu endereço IP nas configurações de rede em Windows.

7.3

Explicação dos protocolos

Existem diferentes protocolos para estabelecer a ligação à Internet através de ADSL. Os nomes utilizados para estes protocolos variam de entidade para entidade. Assim pode ser que o seu ISP ou fornecedor ADSL designe o protocolo PPPoA por ‘RFC2364’ ou que o designe, como no software do seu modem, por ‘NDISWAN’. O protocolo necessário é fornecido pelo seu ISP.

Nas tabelas 2 e 3 seguintes encontram-se as designações correctas dos vários protocolos.

Nome do controlador: Contem o protocolo: Protocol

O: NDISLAN NDISWAN PPPoA PPPoE Bridged/

Routed ethernet IP RFC1483, RFC2684 X X RFC2364 X X X RFC2516 X X RFC1577 X

Tabela 2: descrição dos protocolos

Já que durante a instalação manual os protocolos são designados por NDISLAN e NDISWAN, é pouco provável que estas designações sejam conhecidas pelo ISP, por isso fornecemos na tabela 3 uma breve descrição dos protocolos constituintes e as designações gerais mais conhecidas.

Nome do controlado r: PPPoA / RFC2364 PPPoE / RFC2364 / 2516 Bridged/Routed ethernet / RFC1483 NDISLAN X NDISWAN X X

(9)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

9

P T

8

Controle depois da instalação

8.1

Controle em Windows

Após a completa instalação do dispositivo e dos programas, encontram-se instalados no computador os seguintes programas e poderá verificar as respectivas instalações:

NDISLAN

1. Ambiente de trabalho:

- TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Control Panel (veja cap. 8.2) 2. Iniciar – Configurações – Painel de controlo.

-235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Control Panel - Software -235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM LAN Adapter

- Sistema – Gestor de dispositivos – Rede – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM LAN Adapter

- Sistema – Gestor de dispositivos – USB. Controllers – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Loader

3. Iniciar – Programas – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM – - TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Control Panel - Uninstall TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM 4. Barra de tarefas: Ícone “ADSL Connected”

NDISWAN

1. Ambiente de trabalho:

- TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Control Panel (veja cap. 8.2) – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM (ligação de acesso telefónico) 2. Iniciar – Configurações – Painel de controlo.

-235A ADSL USB MODEM Control Panel

- Software – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM WAN Adapter - Sistema – Gestor de dispositivos – Rede: TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM WAN Adapter

- Sistema – Gestor de dispositivos – U.S.B. Controllers – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Loader

3. Iniciar – Programas – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM – - TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM Control Panel – Uninstall TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM 4. Barra de tarefas: Ícone “ADSL Connected”

Atenção: Os dados acima mencionados podem divergir dependendo da rede seleccionada (protocolo da Internet).

Atenção: Podem ocorrer divergências se o utilizador instalar os controladores mais recentes obtidos da Internet.

Atenção: Dependendo do sistema operativo o local ou o nome no painel de controlo podem variar.

(10)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

10

8.2

Controle ADSL USB Modem Control Panel

Com este utilitário pode ver o estado da sua linha ADSL. Para iniciar este programa fça um duplo clique no ícone do ‘235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM control panel’ ou no ícone do ‘245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM control panel’ que se encontra no seu ambiente de trabalho. Aparece uma janela igual àquela da figura 6. Aqui também são mencionadas as velocidades máximas de download e de envio de informação.

Receive Rate = Velocidade de download (informação da Internet para o computador)

Transmit Rate = Velocidade de envio (informação do computador para a Internet)

Estado Significado Causa Solução

possível “Attempting to

Activate Line.” Uma cruz vermelha está visível na linha.

Acabou de ser estabelecida a ligação com a linha ADSL ou então a linha não está conectada ao seu computador. Acabou de ser estabelecida a ligação com a linha ADSL ou então a linha não está conectada ao seu computador. Conecte a linha. Consulte o esquema de conexão para o 235A na figura 4 e para o 245B na figura 5. “Training”; “Channel Analysis”; “Exchange” Os três estados entre a linha ADSL não conectada e operacional.

-

-A linha não foi conectada ou não foi conectada correctamente. Controle a conexão. Veja a figura 4 (para o 235A) ou 5 (para o 245B). “Line Down” Não há sinal ADSL na

linha.

A linha ADSL ainda não está activada. Consulte o seu fornecedor para saber se a linha está activada. “ADSL Connection Established” 2 linhas verdes em ambos os sentidos.

A sua linha ADSL está conectada com o DSLAM. Isto significa que a linha ADSL está correctamente ligada.

-

(11)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

11

P T

8.3

Controlar o Hardware

Neste capítulo utilizamos esquemas de conexão para controlar as conexões. Há dois indicadores que indicam se instalou tudo correctamente.

8.3.1 Indicadores do Modem

Os dois indicadores são designados por ‘READY’ e ‘LINE’. O indicador ‘READY’ indica se o modem está correctamente conectado e se está conectado e instalado correctamente à porta USB do computador. O indicador ‘LINE’ indica o estado da linha ADSL.

Indicado r

Estado Significad o

Causa Solução possível

Ligado Conectado correctame nte à porta USB.

-

-A ficha USB não está introduzida correctamente no modem ou na porta USB -do computador. Pressione firmemente tanto na ficha USB do modem como na do PC. Ready Desligad o O modem não está operacional . A porta USB do computador não funciona. A porta USB não se encontra no gestor de dispositivos USB ou está marcada com um ponto de exclamação. Controle a porta USB do seu computador. Veja também: http://www.trust.com /customercare/help/ general Desligad o ADSLdesactivad o. O painel de controlo ADSL optou por desligar a ligação. Faça um duplo clique no ícone ADSL na barra de tarefas e seleccione ‘Iniciar ADSL’. A ligação através da linha ADSL acabou de ser iniciada. Espere até o indicador estar continuamente aceso. Pisca Inicializar, modem procura a linha

ADSL. A linha ADSL

não é detectada. Conecte a linhaADSL ou controle a conexão. Line Ligado A linha ADSL foi detectada e está correctame nte conectada. - -Tabela 5: indicadores

(12)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

12

8.3.2 Conectar a linha telefónica

Neste capítulo explicamos como se deve conectar o modem à linha telefónica de entrada. Para apoio visual consulte o esquema de conexão na figura 4 (para o 235A) ou a figura 5 (para o 245B).

8.3.2.1 Conectar o 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM 1. Da linha telefónica de entrada para o divisor/filtro (caso quiser manter o seu

telefone a funcionar)

2. Da conexão telefónica do divisor/filtro para o seu telefone

3. Da conexão ADSL do divisor/filtro para o modem ADSL. Veja a figura 4. 8.3.2.2 Conectar o 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM 1. Da linha telefónica ISDN de entrada para o divisor/filtro (caso quiser manter

o seu telefone a funcionar).

2. Da conexão da "linha ISDN" do divisor/filtro para a sua conexão ISDN NT1. 3. Da conexão ADSL do divisor/filtro para o modem ADSL. Veja a figura 5.

Atenção: O seu modem ADSL também funciona ao não utilizar um filtro. Não é possível utilizar o telefone.

9

Estabelecer a ligação com à Internet

Dependendo da configuração o modo de estabelecimento da ligação à Internet diverge ligeiramente. Neste capítulo explicamos as diferentes maneiras.

9.1

Internet através de PPPoA/PPPoE

(NDISWAN/RFC2364/RFC2516)

Se quiser estabelecer a ligação à Internet através do NDISWAN necessita de construir uma ligação de acesso telefónico. Isto requer a configuração correcta do acesso telefónico.

Para poder ler e enviar o seu correio electrónico também necessita de estabelecer a ligação com o seu fornecedor. Na maior parte dos casos estas configurações são iguais às configurações para o acesso à Internet. Se tiver várias caixas de correio electrónico pode receber as mensagens da respectiva caixa de correio. Para poder enviar mensagens necessita de estar no sistema do seu fornecedor. Para tal consulte as configurações do seu fornecedor.

9.1.1 Configurar o acesso externo Windows XP/2000

1. Vá em Windows para o painel de controlo. 2. Faça um duplo clique em ‘ligações da rede'.

3. Com o botão direito do rato clique em 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM.

4. Seleccione ‘propriedades'. 5. Seleccione o separador ‘opções'.

6. Coloque a opção 'desligar automaticamente a ligação' em 'nunca'. Windows 98/Me

1. Vá em Windows para o painel de controlo. 2. Faça um duplo clique em ‘acesso telefónico à rede'.

3. Com o botão direito do rato clique em ‘235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM’.

4. Seleccione ‘propriedades'. 5. Seleccione o separador ‘ligação'.

6. Desactive a opção ‘desligar quando a ligação deixar de ser necessária'. 9.1.2 Estabelecer a ligação

1. Faça um duplo clique no atalho 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM que se encontra no seu ambiente de trabalho. Agora seleccione ‘ligar'. É estabelecida a ligação com o seu ISP.

2. Agora, abra o seu browser da Internet, por exemplo MS Internet Explorer ou Netscape.

(13)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

13

P T

9.1.3 Controlar

Se não conseguir estabelecer a ligação com a Internet controle as configurações da Internet.

1. No painel de controlo vá para ‘Internet Options’. 2. Clique no separador “Ligações” {Connections}.

3. Seleccione “Always dial my default connection”. No caso de ter várias ligações telefónicas seleccione a ligação correcta.

4. Clique em aplicar.

Conselho: Se quiser que a ligação seja estabelecida automaticamente ao ligar o computador, araste o atalho no seu ambiente de trabalho para a pasta: “C:\Windows\Iniciar Menu\Programas\Arranque“. Ao ligar o computador pela primeira vez aparece uma janela de acesso. Seleccione aqui automaticamente. A próxima vez que ligar o computador estará automaticamente on-line.

9.2

Internet através do Bridged/Routed Ethernet

(NDISLAN/RFC1483)

Se o seu ISP utilizar Bridged/Routed Ethernet você tem acesso contínuo à Internet e isto não requer o estabelecimento ou iniciação de uma ligação telefónica à rede. Você pode iniciar o seu browser da Internet imediatamente.

Certifique-se que as configurações para o acesso à Internet estão correctas. 1. No painel de controlo vá para ‘Internet Options’.

2. Clique no separador “Ligações” {Connections}. 3. Seleccione “never dial a connection”. 4. Clique em aplicar.

5. Clique no botão “LAN Settings…”.

6. Desactive a opção “Use a proxy server for your LAN”. 7. Clique em “OK” e depois em “Aplicar"”.

8. Clique em “OK” para fechar a janela.

Se não tiver ligação peça a informação necessária ao ISP para obter as configurações de rede correctas. Alguns fornecedores funcionam com endereços IP que necessitam de ser preenchidos manualmente.

9.3

Controlar o acesso à Internet

Faça um duplo clique no ícone ADSL que se encontra na barra de tarefas em Windows. Aparece uma janela que lhe indica o estado da ligação ADSL. Há ligação quando disser ‘ADSL connected’ ou está desligado quando disser ‘disconnected’. Ícone ADSL=

Atenção: Se todos os controlos falharem volte a controlar as configurações e volte a consultar o seu ISP para se certificar de que todos os dados e configurações do capítulo 7 e 8 estão correctos.

(14)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

14

10 Retirar o controlador

Com o programa de instalação incluído pode facilmente retirar o controlador. Com este programa retira tanto o controlador como as configurações feitas. Prossiga do seguinte modo para retirar o programa de forma correcta:

1. Active: Iniciar – Programas – TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM.

2. Seleccione aqui “UnInstall TRUST 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM”. 3. A removação do controlador e das configurações é iniciada.

4. Espere até que a janela ‘UnInstall Finished!’ aparecer no seu ecrã.

Atenção: Isto pode durar alguns minutos.

5. Clique em 'OK' na janela ‘UnInstall Finished!!’. 6. Retire agora o modem ADSL da porta USB.

7. A removação do controlador e das configurações está concluída.

11 Solucionar

problemas

Modo de trabalho 1. Leia as seguintes soluções

2. Veja as FAQ, drivers e manuais actuais na Internet www.trust.com/13141-02/download e www.trust.com/13365-02/download

Problema Causa Solução possível

O modem não está ligado à porta USB.

Controle a ligação. Depois de conectar o

modem USB o ‘new hardware found wizard’ está desligado. (Windows XP)

Instale o controlador do CD-ROM conforme indicado no capítulo 7.

Depois prossiga para “Add Hardware” no painel de controlo . Seleccione “Yes, I have already connected the hardware”; Seleccione o dispositivo da lista e clique em “next”. Siga as instruções apresentadas no ecrã.

Windows não detecta um novo aparelho após ter conectado o modem. O modem não funciona. A porta USB do computador não funciona. Controle a configuração da sua porta USB. Para mais informações veja: www.trust.com/customercar e/help/usb

Em Windows a porta USB está indicada com um ponto de exclamação “!”, na pasta ‘gestor de dispositivos’.

porta USB está em conflito IRQ com um outro aparelho no seu computador.

Optimize o seu PC e disponibilize alguns endereços IRQ. Encontra mais ajuda no sítio: www.trust.com/customercar e/help/general No ‘gestor de dispositivos’ em O controlador não está correctamente

Retire o controlador. Veja o capítulo 5. Depois volte a

(15)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

15

P T

Problema Causa Solução possível

Windows o 235A SpeedLink ADSL Web Modem’ está indicado com um ponto de exclamação ‘!’.

instalado. instalar o controlador. Veja o capítulo 7.

O indicador ‘Line’ no modem ADSL está desligado.

O modem ADSL está configurado em inactivo.

Faça um duplo clique no ícone ADSL no lado inferior esquerdo da barra de tarefas e seleccione ‘Iniciar ADSL’.

A linha ADSL não está conectada ao modem.

Conecte a sua linha ADSL ao modem. Veja a figura 4 (para o 235A) ou a fig. 5 (para o 245B). O modem está

conectado à linha errada (modem annex B com linha annex A)

Pergunte ao seu ISP qual o seu tipo de linha ADSL. Para mais informações veja o capítulo 5.

‘O indicador ‘Line’ no modem ADSL está a piscar.

A linha ADSL ainda não está activada.

Pergunte ao seu ISP ou fornecedor ADSL se a linha ADSL já foi activada. Durante a instalação

escolheu o fornecedor ADSL errado .

Desinstale o controlador (veja o capítulo 10) e volte a instala-lo. Utilize a instalação manual (veja o capítulo 7.2). Utilize as configurações conforme indicado pelo seu fornecedor. Utilizou configurações

erradas (VCI, VPI).

Controle se todas as configurações estão correctas. Veja a tabela 1 no capítulo 7.2. Configurou o encapsulamento (encapsulation) errado . (LLC/Snap, VCMUX) Controle se todas as configurações estão correctas. Veja a tabela 1 no capítulo 7.2. Instalou o protocolo errado (RFC1483, RFC2364, RFC2516). Controle se todas as configurações estão correctas. Veja a tabela 1 no capítulo 7.2. Está a utilizar um

modem Annex A numa linha Annex B (ISDN) ou o contrário.

Consulte junto do seu fornecedor ADSL como é que a sua linha ADSL de casa foi instalada. Não consegue estabelecer a ligação com a Internet. Utilizou uma configuração errada para estabelecer o acesso à Internet. Isto depende do protocolo utilizado.

Configure em Internet Option – Connections, a configuração correcta. Veja o capítulo 7.

(16)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

16

Problema Causa Solução possível

‘Ready’ e ‘line’ estão ambos acesos no modem no entanto não é possível a conexão com a Internet. Configurações ‘VCI’ e ‘VPI’ incorrectas.

Retire o controlador (veja o capítulo 10), retire a ficha USB do modem USB e volte a instalar o controlador (veja o capítulo 7) com os valores ‘VCI’ e ‘VPI’ correctos. Problemas com as configurações da Internet. Várias causas possíveis.

Estabeleça a ligação com um modem análogo ou ISDN e consulte o seguinte diagnosticador de problemas:

www.trust.com/customercar e/help/general Você tem várias

caixas de correio electrónico.

Os fornecedores querem evitar o envio de correio electrónico caso não estiver conectado ao sistema do fornecedor. Estabeleça a ligação com um outro fornecedor utilizando o seu modem análogo ou ligação ISDN. As configurações do correio electrónico estão incorrectas. Controle as configurações do correio electrónico utilizando os dados do seu ISP.

Não consegue enviar correio electrónico.

Solução não se

encontra aqui. Consulte o Trust InternetProblem Solver na Internet ou entre em contacto com o respectivo ISP. Há zunidos na linha

telefónica quando tem acesso à Internet e telefona ao mesmo tempo.

O filtro utilizado não é de boa qualidade.

Utilize um filtro solto entre o telefone e a linha telefónica (disponível nas lojas de telecomunicações). Não recebe chamadas enquanto conectado à Internet. Não utilizou um divisor/filtro. Utilize o divisor/filtro incluído na sua subscrição ISP ou compre um divisor/filtro (disponível na loja de telecomunicações). Caso ainda tiver problemas após ter experimentado estas soluções, entre em contacto com um dos Centros de Apoio ao Cliente da Trust. No verso deste manual encontra mais informações sobre estes centros. São em qualquer caso necessários os seguintes dados:

• O número do produto, o 13141-02 para o modelo 235A SPEEDLINK ADSL WEB MODEM;

o 13365-02 para o modelo 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM; • Uma boa descrição daquilo que não funciona;

(17)

TRUST 235A-, 245B SPEEDLINK ADSL WEB MODEM

17

P T

12 Condições da garantia

- Os nossos produtos têm uma garantia de fábrica de 2 anos a contar a partir da data de aquisição do produto.

- Caso existir um defeito no produto deve devolver o produto ao fornecedor acompanhado por uma explicação do defeito, o recibo de compra e todos os acessórios incluídos no produto.

- Se o produto se encontra dentro do período de garantia receberá do fornecedor, dependendo da disponibilidade, um produto equivalente. Se o fornecedor não dispor de um produto equivalente o produto defeituoso é reparado.

- Caso lhe faltarem componentes do produto como o manual do utilizador, o software ou qualquer outro componente entre em contacto com o nosso centro de apoio ao utilizador.

- A garantia não é válida nos seguintes casos, o produto foi aberto, danos mecânicos, abuso, alterações feitas ao produto, reparação feita por terceiros, negligência ou se o produto tiver sido utilizado para outros fins além daqueles para o qual é destinado.

- Exclusões da garantia:

• Danos provocados por acidentes ou desastres como fogo, inundações, terramotos, guerra, vandalismo ou roubo.

• Incompatibilidade com algum outro hardware/software não mencionado nas exigências mínimas.

• Acessórios como pilhas e fusíveis (quando aplicáveis)

• Em caso algum o fabricante assume a responsabilidade por qualquer acidente incidental ou causal, a perda de rendimentos ou outras perdas comerciais resultantes do uso deste produto.

Referências

Documentos relacionados

Valparaíso, para atuar como Juiz Diretor do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Mirandópolis, no período de 27/10 a 20/11/16, e IRIS DAIANI PAGANINI DOS SANTOS, Juíza

Presentes os seguintes Conselheiros: MARIA THEREZA SIMÕES FALCÃO ( Membro Titular); WAGNER DE JESUS MARTINS (Membro Titular); LINCOLN VITOR SANTOS (Membro Titularj;

Entendendo que a música, como uma de suas expressões, não é neutra, pois traduz também uma ruptura com o processo de alienação inerente a sociedade

(__) Os gestores locais do sistema único de saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias por meio de processo seletivo

Bancos Pontos de ancoragem para cadeira de criança para sistema i-Size, 2x top tether e pontos de ancoragem no banco do passageiro. Bancos dianteiros ajustáveis em altura

Este trabalho tem como objetivos específicos: identificar os indicadores de desempenho mais relevantes nas clínicas médicas; levantar os requisitos funcionais do software

É por isso que a memória sequiosa do sujeito poético pode procurar o que Euridice ainda não deu, no «instante da noite mais calada» ou num «secreto jardim à beira rio»: o

Nesse senso, se consolida uma melhoria no aspecto do ambiente, como também facilita a atuação e o trabalho das pessoas que neles estão inseridos (ANDRADE, 2002).Enquanto que