• Nenhum resultado encontrado

Eu sou a luz do mundo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eu sou a luz do mundo!"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

17 de maio de 2015

Eu sou a luz do mundo!

Em João 8. 12, encontramos o seguinte versículo: “Jesus disse: Eu sou

a luz do mundo: quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.”

Convido você para um desafio, perguntando-lhe: Que luz você é para seus alunos?

Que luz você é para seus pais? Que luz você é para seus filhos? Que luz você é para sua família? E ainda:

Que luz você é não só para sua família, mas para seu amigo, seu vizinho, seu professor e seus alunos?

Que luz nós queremos ser para os que nos rodeiam?

Podemos ser a luz que ilumina o caminho para o filho que está aprendendo a andar; podemos ser a luz que ilumina o caderno para o aluno que está aprendendo a escrever; podemos ser a luz do amor e da cumplicidade, podemos ser ainda para nossas famílias a troca de afeto e de carinho, mas também ser aquele que estabelece limites. Somos aquela luz que ilumina todo dia um pedaço do caminho que decidimos trilhar como uma família.

Se nossos amigos são verdadeiros, somos para eles também uma luz que ampara e conforta , estejam eles perto ou longe.

Podemos ser tantas luzes, com tantos brilhos e cores diferentes, que muitas vezes nem percebemos. Quando abro um sorriso ao meu vizinho, aí sou luz; quando cumprimento a pessoa do meu lado, mesmo ela sendo desconhecida, ali já sou luz.

Muitas vezes, nem nos damos conta de quão importante é um simples gesto como um abraço apertado, um aperto de mão, uma palavra amiga, uma ligação, uma mensagem E são esses os momentos em que me torno luz e, às vezes, a única luz que a outra pessoa recebeu durante o dia.

Quando somos gratos pela vida, pela saúde, pelo trabalho ou quando perdoamos nossos inimigos, então somos luz, e nossa luz vem de uma luz maior, vem daquele que ensinou a amar o próximo, a ter fé, a ter esperança, a buscar a luz no caminho da vida.

Deus é a nossa luz maior, a que brilha dentro de cada coração, se ela se apagar, enfraquecer ou perder o brilho, então seremos uma vela apagada, esperando ser acesa.

Não se deixe tornar uma vela apagada, mas seja sempre uma vela acesa !

(2)

Encontro de escolas de língua alemã

No dia 10 de abril, o Colégio Pastor Dohms – Unidade Higienópolis – foi sede de um encontro de Escolas PASCH, instituições de ensino parceiras em todo o Brasil, tendo em comum o idioma alemão no currículo escolar e a oferta de oportunidades de intercâmbio, provas de proficiência e bolsas de estudo para alunos e professores por meio de programas fomentados pelo Governo Alemão - como PAD, DAAD, ZfA, etc.

O objetivo da reunião era integrar as instituições participantes, apresentar possibilidades de aprimoramento acadêmico, conhecer diferentes projetos desenvolvidos na disciplina de Língua Alemã e, também, conhecer escolas que oferecem projetos de sucesso no idioma. No encontro, estiveram presentes 49 diretores de colégios de diferentes estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, entre outros.

O Colégio Pastor Dohms, anfitrião da cerimônia, apresentou a estrutura de seu projeto bilíngue, a VIESA e projetos desenvolvidos na área do idioma alemão.

(3)

Pré-Grad recepciona alunos do Dohms

Como já noticiado neste

informativo, três alunos de nossa Escola foram selecionados para uma imersão na vida acadêmica, através de um programa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o Pré-Grad.

Na última quarta-feira, 8 de abril, os alunos representantes do Dohms foram - junto com outros 47 estudantes de diversas escolas da Região Metropolitana - recepcionados em cerimônia na Universidade. Na ocasião, conheceram todo o projeto do programa e tiveram a possibilidade de conversar com os participantes do semestre passado. Os “veteranos” contaram como a experiência lhes foi significativa, auxiliando muito a qualificar seu processo de aprendizagem e escolhas.

Evento transferido

A Festa da Leitura – prevista para o dia 17 de abril – foi transferida para 25 de setembro, quando acontecerá um acantonamento na Escola com os alunos dos 2os anos do Ensino Fundamental.

Estacionamento proibido

Segundo informações obtidas junto à EPTC, a Prefeitura encaminhou àquele órgão um ofício proibindo o estacionamento sobre a calçada da SOGIPA, em frente ao Colégio, com entrada pela Rua Américo Vespúcio, o que até então vinha sendo tolerado. Desde o último dia 15, os carros ali estacionados estão sujeitos a multas se forem flagrados pela EPTC.

(4)

Estudando e valorizando a água

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental – ainda trabalhando a Semana Mundial da Água – leram o livro “Bebel, uma gotinha que caiu do

céu”, de Patrícia Secco, que explica o ciclo da chuva de forma lúdica. Para

aprofundar o conteúdo visto, os alunos foram ao Laboratório de Ciências Naturais investigar o que é vaporização e os seus tipos: evaporação, ebulição e calefação.

Dando continuidade ao assunto, o Colégio promove, no dia 20 de abril, segunda-feira, uma visita dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental à Estação de Tratamento de Água Moinhos de Vento. A saída tem o objetivo de conscientizar os estudantes da importância da água e fazê-los entender um pouco melhor o longo trajeto que a água percorre para chegar às nossas casas.

Colabore com o Brechó Solidário

O Grupo Voluntariado – que sempre promove ações solidárias – agradece a todos que colaboraram com as doações de chocolate, proporcionando uma Páscoa mais alegre às comunidades carentes.

A próxima iniciativa do Grupo é o recolhimento de doações para o Brechó Solidário que acontece no dia 17 de maio, na Schulfest. Podem ser doadas peças de vestuário, calçados, brinquedos, livros e demais objetos. As doações devem ser entregues na recepção da Equipe Pedagógica, identificadas como sendo para o brechó.

(5)

Dohms no Fórum da Liberdade

Alunos do 2º ano do Ensino Médio marcaram presença no Fórum da Liberdade, cujo tema foi "Caminhos para a Liberdade", nos dias 13 e 14 de abril, na PUCRS.

Acompanhados pela Vice-Diretora da Unidade, Debora Hoffmann, os estudantes assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada por jovens que, desde muito cedo, são exemplos de inovação e inspiram outros milhares no Brasil e no mundo. É o caso da jovem Kylee Majkowski que, aos 7 anos de idade, fundou a Tomorrow’s Lemonade Stand (TLS), comunidade de miniempreendedores que promove e incentiva o espírito de empreendedorismo em crianças do mundo todo. Também acompanharam a história do brasileiro Tallis Gomes que começou seu primeiro negócio aos 14 anos e, hoje, aos 27, é dono e fundador da multipremiada EasyTaxi e figura a lista da Forbes dos 30 jovens mais transformadores do país.

(6)

Para gostar de ler

Ler é necessário para entendermos o mundo e, mais do que isso, criarmos o nosso próprio mundo. A leitura incentiva a imaginação, o aprendizado e o raciocínio. E é por isso que nossa Escola dispõe de uma Biblioteca repleta de títulos – dos mais novos aos velhos clássicos – esperando para serem lidos. Confira, abaixo, alguns deles, disponíveis na Biblioteca para toda a comunidade escolar:

Formação Continuada em Ciências Naturais

No último sábado, dia 11 de abril, ocorreu a Oficina de Formação de Ciências Naturais para professores de 2os e 3os anos do nível 2, na qual foram retomados os conceitos trabalhados de acordo com o mapeamento da área. O encontro aconteceu na Unidade Higienópolis e foi coordenado pelos professores Igor Nörnberg e Denisele Telles.

(7)

Eleições para o CPM

Aberto o processo eleitoral para eleição da diretoria do CPM do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms — Unidade Higienópolis.

EDITAL 001/2015

A Presidente do Círculo de Pais e Mestres do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Unidade Higienópolis - no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura do Processo Eleitoral para eleição da diretoria - gestão 2015/2016 - em conformidade com as normas estatutárias e mediante o seguinte:

1. O período de inscrições de chapas será de 15.04.2015 a 15.05.2015 e

poderão ser candidatos pais, ou responsáveis legais por alunos, bem como professores, conforme os cargos a baixo relacionados:

Presidente — Pai ou responsável legal de aluno

Vice Presidente — Pai ou responsável legal de aluno

1°Tesoureiro — Pai ou responsável legal de aluno

2°Tesoureiro — Pai ou responsável legal de aluno

1°Diretor Social — Pai ou responsável legal de aluno

2°Diretor Social — Pai ou responsável legal de aluno

1° Secretário — Pai ou responsável legal de aluno

2° Secretário — Professor

1° Conselho Fiscal — Pai ou responsável legal de aluno

2° Conselho Fiscal — Pai ou responsável legal de aluno

3° Conselho Fiscal — Professor

2. As chapas poderão registrar-se através do e-mail cpm@dohms.org.br 3. A eleição da nova diretoria ocorrerá na Schulfest, a realizar-se no dia

17.05.2015, por meio de votação secreta ou por aclamação, no caso de haver chapa única.

4. O resultado da eleição será divulgado no dia 18.05.2015, no quadro

mural da escola, bem como através do Informativo Semanal.

Porto Alegre, 15 de abril de 2015.

Kati Aniola Presidente do C.P.M.

(8)

Experiência com seres vivos

No final de março, alunos do 3º ano participaram de um projeto de observação dos seres vivos. Todos foram convidados a trazer para a Escola uma porção de alimento dentro de um vidro lacrado e levantar hipóteses sobre o que poderia acontecer durante as duas semanas seguintes. No último dia da observação, algumas turmas foram ao Laboratório de Ciências, tabularam os dados e chegaram às conclusões de que, além do forte cheiro, muitos micro-organismos haviam se desenvolvido.

A experiência vivida em sala de aula serviu para os alunos observarem a criação desses seres e observá-los a olho nu – o que nem sempre é possível. Por conta disso, as professores aproveitaram para trabalhar o tema "Saúde Bucal" e mostrar às crianças a importância de uma boa escovação e higiene. Segundo a aluna Vitória, do 3° ano A, o trabalho foi importante. “Aprendi que o alimento modificou porque entrou em decomposição por causa dos micro-organismos”, disse ela.

Livro de matemática refeito

Os alunos dos 6ºs e 7ºs anos estão recebendo, em sala de aula, um novo exemplar do livro de matemática "Sob medida", já que houve um problema na colagem das páginas do livro adquirido no início desse ano.

A Equipe Pedagógica entrou em contato com a Editora Moderna, solicitou a reparação do defeito, e os novos exemplares foram refeitos sem custo.

(9)

Vacinação da gripe

Nos dias 5 e 6 de maio, acontece, no nosso Colégio, a vacinação contra a gripe. Embora seja uma doença muito comum, nos casos mais sérios, pode levar a complicações ou até o óbito do paciente.

A vacinação será oferecida nos turnos da manhã (das 10h às 14h30min) e tarde (das 16h às 18h30min), ao custo de R$ 75 reais por pessoa, que podem ser pagos nos cartões Visa, Mastercard ou Banricompras.

Apresentações de ginástica

Os grupos de ginástica artística e rítmica da SOGIPA se apresentaram, nos dias 7 e 9 de abril, no Ginásio do Dohms, para algumas turmas do nível 2. Na ocasião, os alunos puderam assistir de perto às técnicas de salto e dança das duas modalidades do esporte oferecidas pelo clube.

Homenagem às mães

Com a proximidade do Dia das Mães, a Unidade Higienópolis informa os horários das atividades dos níveis 1 e 2, em comemoração à data, que serão realizadas no Salão da Paróquia Martin Luther.

05/05

Educação Infantil 18h15min

1os anos 19h30min 06/05 4os anos 18h15min 5os anos 19h30min 07/05 2os anos 18h15min 3os anos 19h30min

(10)

Reunião de diretores

Hoje, 17 de abril, ocorre a reunião mensal da Direção Geral com os Diretores de Unidades, juntamente com a Coordenação Pedagógica, Pastoral, Serviço de Psicologia e Planejamento Estratégico. O encontro é na Unidade Alvorada.

Reunião de Coordenadores Pedagógicos

No dia 14 de abril, aconteceu mais uma reunião de coordenadores pedagógicos das Unidades de Ensino na Unidade Taquari. Os principais assuntos abordados e discutidos foram o acompanhamento ao trabalho docente, a pesquisa em todos os anos e séries e em todas as áreas de conhecimento, a formação tecnológica, a formação continuada e o processo avaliativo institucional.

Encontro de Professores de Língua Estrangeira

Nos dias 24 e 25 de abril, será realizado em Curitiba, no Colégio Martinus, o Encontro de Professores de Língua Estrangeira, evento promovido pela rede Sinodal de Educação. Participarão do encontro os professores Carlos Aliardi, da Unidade Capão da Canoa, Nanashara Behle, da Unidade Zona Norte, Lilian Eick e Luciana Gossmann, da Unidade Higienópolis, e Johan Goulart, da Unidade Zona Sul.

(11)

Cultos ao entardecer

Todos os sábados, às 18h30min, na Igreja Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30).

Estes encontros comunitários vespertinos querem facilitar e motivar para uma maior participação das pessoas.

Participe!

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

Ensino Confirmatório da Comunidade Martin Luther

Ainda estão abertas, na Secretaria da Comunidade, as inscrições para o

Ensino Confirmatório 2015.

Local: Rua Cel. Camisão, 30 - Telefones: 3343.6834 / 3337.2026

Documentos requeridos: fotocópia da identidade ou certidão de nascimento, fotocópia da certidão de batismo e uma foto 3X4.

Idade: 12 anos completos até 31/12/2015.

XVII Série Internacional de Órgão

Data e horário: 26 de abril (domingo), às 10h45min, após o culto. Local: Igreja Martin Luther

Organista: Anne Schneider Trompetista: Tiago Linck

Obras: J. S. Bach, Charpentier e Alain Realização: Comunidade Martin Luther

Referências

Documentos relacionados

De acordo com as entrevistas realizadas com os diversos sujeitos envolvidos no projeto, podemos ter uma noção clara de qual foco está sendo dado ao processo de

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

A etapa de sensibilização da equipe escolar se desdobrará em duas ações: apresentação do Programa e de seus resultados à comunidade escolar: A etapa de reconstrução

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo