• Nenhum resultado encontrado

Frequentemente somos. tempo, por isso não consegui fazer. É verdade que, em alguns

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Frequentemente somos. tempo, por isso não consegui fazer. É verdade que, em alguns"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista Em Itaberaba

Congregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

O tempo e eu

F

requentemente somos surpreendidos por alguém ou por nós mesmos ao percebermos que algumas ta-refas e compromissos nossos não foram satisfatoriamente re-alizados. E, sem pestanejar, ao primeiro sinal de “prestação de contas”, somos impelidos a res-ponder prontamente: “Não ti-ve tempo, por isso não conse-gui fazer”. É verdade que, em al-guns momentos, somos atrope-lados por um turbilhão de afaze-res, compromissos, eventos. Estamos tão repletos de coisas pra fazer que nos falta tempo para dar conta de tantas atividades. Nosso dia a dia tem uma agenda, ainda que não marcada num caderno, uma lista de com-promissos assustadora que nos obriga a cumpri-la a todo custo, por ve-zes sem pararmos para refl etir se de fato daremos conta ou nem que pre-ço tais atividades serão cumpridas ou que esforpre-ços devemos empenhar. Ao transitar pela cidade, é comum observarmos as pessoas num ritmo frenético, como se estivessem o tempo todo correndo atrás do “tem-po”. Em nossas jornadas em transporte convencional (ônibus, metrô e trem), observamos que a multidão está sempre acelerada e, mesmo que não estejamos com pressa, somos obrigados a nos juntar à massa e en-trar no ritmo, caso contrário seremos atropelados pela multidão. Ao re-fl etir sobre o contexto urbano, eu me pergunto: será que realmente esta-mos sem tempo?

A Bíblia nos diz: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para to-do propósito debaixo to-do céu” (Ec 3:1). Esse trecho bíblico afi rma que te-mos tempo para realizar todas as tarefas que nos dispuserte-mos a fazer; ainda assim, deixamos muito a desejar. Nossa mentalidade é condiciona-da a essa correria, levando-nos a acreditar que não temos tempo. Considerando que todos têm a mesma quantidade de horas por dia, ou seja, 24 horas, nem mais nem menos, acredito que o problema esteja na má administração desse tempo. Travamos uma briga contra o relógio

(2)

constantemente: ajustamos seus ponteiros de forma que esteja adiantado para não perdermos a hora; espalhamos relógios pela casa; usamos o des-pertador do celular para nos lembrar do horário; enfim, deixamo-nos pres-sionar pelo “nosso tempo”.

Com o mesmo pensamento, vamos à igreja e, sempre de olho no marcador de tempo, nos angustiamos ao perceber que o(a) irmão(ã) “falou” demais durante o testemunho, que o ministério de louvor cantou três cânticos em vez dos dois costumeiros; que o sermão do(a) pastor(a) não termina nunca. Pensamos: “Meu Deus, esse culto não acaba”.

O tempo deve ser visto como nosso aliado, e não como inimigo. Ao organi-zarmos nosso tempo, teremos condições de atender as necessidades que surgirem. Penso que uma boa administração do tempo está na constante dependência d’Aquele que tem o próprio tempo nas mãos. “Mas buscai pri-meiro o seu reino e a sua justiça” (Mt 6:33a). É certo que toda essa agita-ção e correria têm escala global, mas, em nível individual, nós somos res-ponsáveis pela otimização do nosso tempo e, nesse sentido, devemos bus-car de Deus sabedoria para fazer bom uso dessa dádiva que vem do Se-nhor do tempo.

“Buscai ao Senhor enquanto [durante o tempo em que] se pode achar, in-vocai-o enquanto está perto (Is 55:6).” Nesse texto, somos convidados a buscar a Deus e me preocupa o fato de negligenciarmos essa oportunida-de tão preciosa. Buscar a Deus exige um comprometimento que requer dis-ponibilidade de tempo no desenvolvimento de um relacionamento estável. Se não atentarmos para essa premissa, estaremos fadados a cair na arma-dilha gerada pela ideologia da sociedade atual e suas demandas de “fal-ta de tempo”.

Lembremo-nos de que o tempo precisa ser utilizado de forma produtiva, senão estará irremediavelmente perdido. “Tem um tempo pra mim?”, diz o Senhor.

Deus nos abençoe!

Pr. Edmilson Oliveira

Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo.

José Saramago, escritor português (1922-2010) Reflexão

A escola do deserto

Deus treina seus líderes mais impor-tantes na escola do deserto. Moi-sés, Elias e Paulo foram treinados por Deus no deserto. O próprio Je-sus passou quarenta dias no deser-to antes de iniciar o Seu ministério. O deserto não é um acidente de per-curso, mas uma agenda de Deus, a escola de Deus. É o próprio Deus

(3)

quem nos matricula na escola do deserto. O deserto é a escola superior do Espírito Santo, onde Deus trabalha em nós antes de trabalhar por meio de nós. Deus nos leva para essa escola não para nos exaltar, mas para nos hu-milhar. Essa é a escola do quebrantamento, onde todos os holofotes da fa-ma se apagam e passamos a depender total e exclusivamente da graça de Deus e da provisão d’Ele, e não dos nossos próprios recursos. Destacare-mos aqui três verdades importantes:

1. Na escola do deserto, aprendemos que Deus está mais interessado em quem somos do que naquilo que fazemos – Deus nos leva para o deserto para falar-nos ao coração. No deserto, Ele nos humilha não para nos des-truir, mas para nos restaurar. No deserto, Deus trabalha em nós antes de trabalhar por meio de nós, provando que está mais interessado em nos-sa vida do que em nosso trabalho. Vida com Deus precede o trabalho para Deus. Motivação é mais importante do que realização. Nossa maior priori-dade não é fazer a obra de Deus, mas ter intimipriori-dade com o Deus da obra. O Deus da obra é mais importante do que a obra de Deus. Quando Jesus chamou os doze apóstolos, designou-os para estarem com Ele; só então, os enviou a pregar.

2. Na escola do deserto aprendemos a depender mais do provedor do que da provisão – Quando o profeta Elias foi arrancado do palácio do rei e en-viado para o deserto, ele deveria beber da fonte de Querite e ser alimentado pelos corvos. Naquele esconderijo no deserto, o profeta deveria depender do provedor mais do que da provisão. Deus o sustentaria ou ele pereceria. Deus nos leva para o deserto para nos mostrar que dependemos mais dos Seus recursos do que dos nossos próprios. É fácil depender da provisão quando nós a temos e a administramos. Mas, na escola do deserto, apren-demos que nosso sustento vem do provedor e não da provisão. Quando nossa provisão acaba, Deus sabe onde estamos, para onde devemos ir e o que devemos fazer. A nossa fonte pode secar, mas o manancial de Deus jamais deixa de jorrar. Os nossos recursos podem escassear, mas os celei-ros de Deus continuam abarrotados. Nessas horas, precisamos aprender a depender do provedor mais do que da provisão.

3. Na escola do deserto aprendemos que o treinamento de Deus tem o propósito de nos capacitar para uma grande obra – Todas que foram trei-nados por Deus no deserto foram grandemente usados por Ele. Quanto mais intenso é o treinamento, mais podemos ser instrumentalizados pelo Altíssimo. Por ter sido treinado por Deus quarenta anos no deserto, Moisés pôde libertar Israel da escravidão e guiar esse povo rumo à terra prometida. Por ter-se graduado na escola do deserto, Elias pôde enfrentar com galhar-dia a fúria do ímpio rei Acabe e trazer de volta a nação apóstata para a pre-sença de Deus. Por ter passado três anos no deserto da Arábia, Paulo foi preparado por Deus para ser o maior líder do cristianismo.

Quando Deus nos leva para o deserto, é para nos equipar e depois nos usar com graça e poder em Sua obra. Deus não desperdiça sofrimento na vi-da dos Seus filhos. Ele os treina na escola do deserto e depois os usa com grande poder na Sua obra. Não precisamos ter medo do deserto, se

(4)

aque-le que nos aque-leva para essa escola está no comando desse treinamento. O programa do deserto é intenso. O curso é muito puxado. Mas aqueles que se graduam nessa esco-la são instrumentalizados e grandemente usados por Deus!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

Perder tempo em aprender coisas que não interessam priva-nos de descobrir coisas interessantes.

Carlos Drummond de Andrade, poeta e cronista mineiro (1902-1987) Reflexão

Como esperar a vitória de Deus

Muitos dos problemas do nosso dia a dia somos capazes de resolver por meio de nossos próprios recur-sos, usando da nossa inteligência e de contatos com amigos e fami-liares, aliando-os a otimismo e es-forço.

Há, porém, situações de extrema dificuldade que nós não podemos resolver, como aquele obstáculo que há tempos vem nos causando angús-tia e sofrimento e do qual pensamos não ter saída, apesar de tudo que pos-samos fazer ou já tenhamos feito. Pode ser uma doença, uma dívida im-pagável, o casamento em dificuldade, desemprego etc. Nessas horas de grande tribulação e aflição, só existe uma saída: Deus. Ele nunca nos dei-xa sem resposta.

Muitas vezes, Deus trabalha em silêncio a nosso favor, podendo atender nossa oração ou súplica de forma rápida ou então de maneira mais demo-rada. Neste último caso, Deus nos deixa passar pelas intempéries do de-serto (debaixo da Sua proteção e sustento) para nos tornarmos mais for-tes. É na dificuldade que temos os maiores aprendizados e incríveis expe-riências com Ele.

Na verdade, Deus nunca nos abandona. Se estiver demorando um pouco para o milagre acontecer, é porque Deus aguarda o momento certo. Espere mais, ore mais, busque mais. A vitória com certeza vai chegar.

No auge do tormento, fazer uma besteira passa muitas vezes pela nossa cabeça, mas não devemos entrar em desespero. É no nosso limite, quan-do achamos que tuquan-do está perdiquan-do, mas reconhecemos nossas fraquezas e colocamos nossa soberba de lado, prostrando-nos humildemente debaixo da soberania de Deus, é que Ele proporciona o livramento e derrama gran-des bênçãos sobre nós. Assim, tudo que era fardo passa a ser felicidade, alívio e paz. Basta crer e confiar!

(5)

Avisos

Escola Bíblica de Férias (EBF) 2015

De 16 a 18 de julho de 2015, das 14h00 às 17h00, e no dia 19 de julho, às 9h00, será realizada em nossa igreja a tradicional Escola Bíblica de Férias (EBF), aberta para crianças de 3 a 12 anos de ida-de. Convide amigos, vizinhos e familiares para par-ticipar. Jesus quer ensinar a todas as crianças o caminho em que devem andar. O encerramento será no domingo (19/7), durante o culto, a partir das 19h00.

Ministério de Trabalho com Crianças Suspensão das atividades:

Nesta semana não realizaremos: - Os encontros dos PGs; - O Projeto Alimentando Vidas; - e o Projeto Novidade de Vida.

Na semana que vem, retomaremos todas as nossas atividades semanais.

Seja um dizimista

“Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colo-carei; entra no gozo do teu senhor” (Mt. 25.23). Sua contribuição é funda-mental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se contribuinte re-gular por meio do dízimo, solicite o envelope apropriado ao nosso irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Aniversariantes.

12/7 Antônio Soares dos Santos; 14/7 Ana Izabel de Araújo Gonçalves,

Ana Melissa Fonseca Zacara Fernandes e Creuza Barbosa Ferreira Gomes;

15/7 Matteo Ribeiro Perazza; 17/7 Priscila Domingues Fenner.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

• Pela saúde do Carlos (irmão do Márcio), da Célia, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, do Eduardo Limmi Marques (irmão do Cláudio), da d. Elenice (irmã da d. Neusa), do Enemézio (irmão da Edna), da d. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do sr. Jarbas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Leonardo (amigo da Beth Estrozi), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lucélia Paes, da d. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana), da Mônica (professora da Flávia Gonçal-ves), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Claudio), da d. Tereza (so-gra da Maria José), do Wanderlei e do Zé Fenner;

(6)

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853 Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira R. Mestras Pias Fillipini, 161

São Paulo - SP - 02736-010

Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin

tivalentin@hotmail.com

Pastora: Laura Valentin

lauraprfcosta@hotmail.com

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner PROGRAMAÇÃO SEMANAL

2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00) Tarde de Oração (16h30) Novidade de Vida (20h00) Encontros dos PGs Encontros dos Pgs Culto de Libertação (20h00) Reun. de Oração (22h30) Encontros dos Pgs Or. e Intercessão (8h15) Escola Dominical (9h00) Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h30 – 12h

Tiago 8h30 – 12hLaura - Tiago e Laura9h Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura Tiago e Laura13h30 – 17h Tiago e Laura13h30 – 17h 13h30 – 17hTiago Tiago e Laura14h - 17h -Noite Tiago e Laura20h Tiago20h Tiago20h Tiago e Laura20h Tiago19h Tiago e Laura19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.livestream.com/metodistaitaberaba Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

Pela equipe pastoral (pastores Tiago e Laura e seminaristas Lucas, Edmilson e Michelly);

Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (5/7) PRÓX. DOMINGO (19/7)

FECHAMENTO DA IGREJA Murilo Silas

GUARDADOR DOS CARROS Paulo Massa Emerson

INTERCESSÃO Edward/Manoel Marilene

MINISTÉRIO INFANTIL Ana Carol/Mariana/Flávia G. EBF

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

OPERADOR DE CÂMERA Almir Guto

DIREÇÃO DO CULTO Sem. Lucas/Manoel Pr. Tiago/Crianças

Referências

Documentos relacionados

Processo de se examinar, em conjunto, os recursos disponíveis para verificar quais são as forças e as fraquezas da organização.

- Se somente o município figura como devedor no título executivo judicial, não pode o ex-prefeito, que não participou do processo de conhecimento, ser parte na execução, não

A situação dos efetivos implica o reforço de medidas em curso e a implementação de outras com vista ao incremento da atratividade do serviço militar do Exército. OFICIAIS

De qualquer forma, mais próximo de um romance divido em capítulos independentes do que em contos, Beatriz retoma um Tezza pouco inovador no estilo e no tema

Neste sentido, considerando esta problemática, esta tese tem por objetivo geral analisar o discurso de divulgação do Esperanto, proferido por Zamenhof ([1900] 1998),

Ou talvez você tenha apenas reservado um tempo para se sentar e refletir sobre a Mensagem, para chegar um pouco mais perto daquilo que satsang significa para você, para mergulhar

Quando abrir o pote, verifique a textura da cereja, pois, mesmo que o chuchu tenha uma textura “adequada”, a textura não é exatamente a mesma de uma cereja preservada

Reunir com os alunos e outros colegas para socialização dos registros, avaliação e novos encaminhamentos que contribuam para o sucesso do