• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 04, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2020 QUERO COLABORAR COPISP 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 04, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2020 QUERO COLABORAR COPISP 2021"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 04, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2020 QUERO COLABORAR – COPISP 2021

A Comissão Organizadora do IV Congresso Internacional de Saúde Pública do Delta do Parnaíba & VIII Congresso Piauiense de Saúde Pública (COPISP 2021), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital de Nº 04/2020, que dispõe sobre a seleção de propostas de atividades que integrarão a Programação Científica e de membros para comporem a Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos do congresso supracitado, que ocorrerá no período de 03 a 05 de junho de 2021, no Centro de Convenções do Hotel SESC Praia, Luís Correia, Piauí, Brasil.

1. DAS ATIVIDADES

1.1. O proponente poderá colaborar com evento nas seguintes atividades: a. Avaliador de Trabalhos – Comissão Científica

b. Palestra (Auditório)

c. Roda de Conversa – Seminários Temáticos (Tenda dos Encontros) d. Oficinas

e. Vivências

f. Lançamento de Livro

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. A submissão de propostas será por meio de FORMULÁRIO ON-LINE e se encerrarão às 18h do dia 31 de janeiro de 2021.

2.2. As propostas devem trazer discussões dentro do tema central do congresso, a saber: “A consolidação do SUS e seus princípios à sombra da pandemia”.

2.3. As propostas também poderão estar em conformidade com uma das áreas temáticas do evento, a saber:

a. COVID-19 (Coronavirus Disease 2019 / SARS-CoV-2) b. Arte e Cultura Popular na Saúde

c. Atenção Básica à Saúde: Redes, modelos e financiamento d. Controle e Participação Social na Saúde

e. Determinantes Sociais em Saúde f. Doenças e Agravos Não Transmissíveis g. Educação e Formação na Saúde

h. Enfermagem e a Assistência à Saúde i. Farmácia, Medicalização e a Saúde

j. Gêneros, Diversidade, Empoderamento e Saúde k. Gestão do Trabalho na Saúde

l. Nutrição e Saúde

m. Odontologia e Saúde Coletiva n. Pesquisa e Inovação em Saúde o. Práticas Educativas em Saúde

(2)

p. Práticas Integrativas e Complementares no SUS q. Produção do Cuidado em Saúde

r. Promoção da Saúde e o Bem Viver s. Saúde dos Povos Indígenas

t. Saúde e Meio Ambiente u. Saúde Mental

v. Saúde Pública e as Ciências do Esporte e Reabilitação w. Urgência e Emergência

x. Veterinária e Saúde Pública

y. Vigilância em Saúde (epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador) z. Temas transversais: Os trabalhos inscritos nesta área são todos aqueles que não se

encaixam no perfil das demais áreas temáticas, mas que tenham provocado a reflexão/discussão acerca dos temas centrais do congresso.

2.4. As propostas poderão ser enviadas por profissionais, pós-graduandos (lato e stricto sensu), mestres e doutores.

3. DA COMISSÃO CIENTÍFICA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

3.1. Os membros da Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos terão desconto de 20% na taxa de inscrição. O cupom de desconto deverá ser solicitado por e-mail (atendimentocongresso@gmail.com).

3.2. O interessado deverá indicar no Formulário on-line em quais áreas temáticas prefere avaliar os resumos submetidos de acordo com sua expertise. Porém trabalhos de outros eixos poderão ser encaminhados para avaliação.

3.3. O proponente poderá indicar no formulário de inscrição o seu interesse para participar como Avaliador Presencial nos dias do congresso. As informações detalhadas serão repassadas posteriormente aos selecionados. (Certificação extra 4h)

3.4. No ato da inscrição os candidatos também poderão se disponibilizar para avaliação dos trabalhos submetidos para apresentação no e-COPISP (evento online). Os interessados garantirão inscrição gratuita (com envio de resumo) e certificação extra. Maiores informações serão encaminhadas por e-mail.

3.5. Durante o período de revisão o avaliador receberá os resumos em até 03 etapas (em média 10 trabalhos por etapa) por meio de um sistema on-line de avaliação simples e prático, onde se é possível avaliar em um tempo menor e às cegas, e com obrigatoriedade do envio do comentário do parecerista aos autores.

3.6. A certificação será liberada aos pareceristas que avaliarem a média de trabalhos referente a cada área temática.

3.7. Os candidatos selecionados para comporem a Comissão de Científica de Avaliação de Trabalhos poderão submeter resumos e concorrer às premiações.

(3)

3.8. As orientações sobre o processo de apreciação dos trabalhos serão repassadas posteriormente à Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos.

3.9. Os critérios de avaliação dos resumos encontram-se descritos no Regulamento para Submissão de Trabalhos (item xxx).

4. DAS PALESTRAS E RODAS DE CONVERSAS

4.1. Será permitida a inscrição de apenas uma pessoa por palestra ou roda de conversa, podendo a mesma propor quantas palestras e/ou rodas desejar.

4.2. No preenchimento do Formulário online o proponente deverá informar: a. Título da Palestra ou Roda de Conversa

b. Justificativa para o tema proposto (no máximo 250 palavras) - esse mesmo texto poderá ser divulgado caso sua proposta seja a escolhida.

c. Link do Currículo Lattes atualizado com foto

4.3. As propostas de Palestras deverão se enquadrar dentro das discussões centrais do Congresso (item 2.3) e se priorizará a diversidade de posicionamentos e possibilidades de debate sobre o tema escolhido.

4.4. A Roda de Conversa deverá se enquadrar em um dos Seminários Temáticos propostos pela Comissão Científica do congresso, a saber:

a. Saúde dos Povos Indígenas b. Educação Popular e o Bem Viver

c. Gêneros, Diversidade, Empoderamento e Saúde d. Experiências das Residências em Saúde

4.5. As Palestras serão realizadas no Auditório Central, no dia 05 de junho (sábado), no turno manhã, e terão duração de até 30 minutos, sendo até 25 minutos para exposição e mais 05 minutos para debate, considerações finais e respostas às perguntas dos participantes.

4.6. As Rodas de Conversa serão distribuídas de acordo com os Seminários Temáticos que acontecerão na Tenda dos Encontros no dia 03/junho (quinta-feira), nos turnos manhã e tarde. As rodas terão duração definida posteriormente, e o tempo será divido pela Comissão de acordo com a quantidade de propostas aprovadas para essa categoria.

4.7. O espaço “Tenda dos Encontros” será projetado com tendas, climatizadores, cadeiras acolchoadas, mini palco com sistema audiovisual e microfone. O público esperado é de até 100 pessoas (rotativo). Atenção: A claridade na tenda impede a visualização de slides. As atividades do palco beira-mar não atrapalharão a realização das atividades.

4.8. A Comissão sugere que as apresentações sejam de caráter expositivo, dinâmico e multidisciplinar. No evento, poderão ser apresentados conteúdos práticos, estudos de casos, estratégias e ideias inovadoras. Os proponentes ficam livres para pensar em modelos inovadores de transmissão de conhecimento e para fixação do aprendizado.

4.9. Após seleção das propostas, os ministrantes deverão informar previamente a necessidade de outros equipamentos, impressões e outros materiais de apoio.

(4)

4.10. As datas e horários das palestras e rodas serão confirmados por e-mail após divulgação do resultado final no site do congresso.

4.11. A Comissão Organizadora oferecerá isenção da taxa de inscrição + minicurso (com material do credenciamento incluso) no evento para os palestrantes selecionados por meio deste edital. Todas as despesas relacionadas ao deslocamento, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos ministrantes.

5. DAS OFICINAS E VIVÊNCIAS

5.1. Por meio das Oficinas e Vivências se pretende promover o compartilhamento de uma experiência ou de um saber por meios expositivos ou práticos.

5.2. Poderão ter até 02 (dois) proponentes.

5.3. No preenchimento do Formulário online o proponente deverá anexar a Proposta da Atividade (no formato PDF). A proposta deverá apresentar clareza nos objetivos, descrevendo as etapas de realização e a proposta formativa que fundamenta a realização da atividade. Informar o uso de computadores, datashow e outros equipamentos e materiais de apoio. Ver o modelo (ANEXO I).

5.4. As propostas de Oficinas e Vivências deverão se enquadrar dentro das áreas temáticas do Congresso (item 2.3).

5.5. Cada Oficina e cada Vivência terá duração de 02 (duas) horas, com capacidade máxima para até 35 participantes.

5.6. As Vivências acontecerão no dia 04/junho (sexta-feira), nos turnos manhã e tarde. Já as Oficinas se realizarão no sábado, 05/junho, no turno manhã. Estas atividades ocorrerão prioritariamente na Tenda dos Encontros.

5.7. Tenda dos Encontros: espaço projetado com tendas, climatizadores, cadeiras acolchoadas, mini palco com sistema audiovisual e microfone. A claridade na tenda impede a visualização de slides.

5.8. Mudanças no local e horário das atividades serão informadas antecipadamente aos ministrantes e congressistas.

5.9. Os proponentes terão isenção da taxa de inscrição (com material do credenciamento incluso) + minicurso. Todas as despesas relacionadas ao deslocamento, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos ministrantes.

6. DO LANÇAMENTO DE LIVRO

6.1. A proposta de Lançamento de Livro deve estar relacionada ao tema central do evento ou a quaisquer das áreas temáticas do COPISP 2021.

6.2. No preenchimento do Formulário online o proponente deverá informar: a. Título do livro

b. Autores (Nomes completos/e-mails) c. Editora

(5)

e. Anexar imagem da capa do livro

f. Anexar descrição do livro (esse mesmo texto será divulgado caso sua proposta seja escolhida)

g. Palavras-chave (máximo de cinco)

6.3. Para as propostas de lançamento de livro selecionadas, o autor proponente terá isenção da taxa de inscrição (com material do credenciamento incluso). Todas as despesas relacionadas ao deslocamento, hospedagem e alimentação são de responsabilidade dos ministrantes.

6.4. As palestras de Lançamento de Livro terão duração de até 30 minutos. Após esse momento será disponibilizado espaço no estande da Comissão Organizadora para sessão de autógrafos e venda/exposição de exemplares, caso o autor tenha interesse.

6.5. O autor que tiver a proposta aprovada é responsável pelo transporte dos livros até o local do evento e a disponibilização dos mesmos no estande estipulado pela Comissão Organizadora e também pela retirada do material ao término da atividade.

6.6. A Comissão Organizadora não se responsabilizam pelo manuseio e transporte de qualquer material nos dias do congresso. Serão disponibilizados os equipamentos e materiais disponíveis no espaço do evento, tal como mesas, cadeiras, computador com equipamento de áudio ou Datashow.

6.7. Serão desconsideradas para exibição ou exposição, pela Comissão Organizadora, material de conteúdo impróprio, de conotação contrária às relações sociais éticas e morais e que violem as leis. Imagens, objetos e comentários associados a esta atividade que apresentem conteúdo racista, homofóbico, violento, sexista, pejorativo e/ou de propaganda política ou promoção institucional serão desclassificados e estarão sujeitos a denúncia como conteúdo abusivo. Da mesma forma, serão excluídos os conjuntos comprovadamente conhecidos, incluindo os existentes na internet ou em publicações impressas ou virtuais, e os que não se refiram aos temas indicados neste edital.

6. DA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO

6.1. Serão selecionadas até 05 (cinco) palestras, 08 (oito) propostas para rodas de conversas, 05 (cinco) Vivências e 05 (cinco) Oficinas.

6.2. Não há limite de vagas para Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos. 6.3. Na seleção serão observados os seguintes critérios:

a. Preferência será dada a membros da SBCSaúde e colaboradores de outros congressos/edições.

b. Atenção especial será dada a interessados/as que indicarem link de vídeo no qual seja possível verificar suas capacidades de apresentação.

c. Contribuição da atividade para a formação crítico-reflexiva.

d. Coerência do conteúdo e clareza na comunicação (na justificativa para palestras/rodas, na proposta das oficinas/viências e na sinopse de livros).

(6)

f. Titulação e as qualificações do proponente mediante a temática escolhida (análise curricular)

g. Publicações e demais produções científicas. h. Originalidade e Relevância do título proposto. i. Pertinência ética.

6.4. O julgamento das propostas será de responsabilidade da Comissão de Organizadora do COPISP 2021.

6.5. A seleção dos avaliadores ficará a cargo da Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos (presidente e coordenadores das áreas temáticas).

6.6. O Resultado Final será divulgado no dia 23 de fevereiro de 2021 no site do congresso.

7. DA CERTIFICAÇÃO

7.1. Os certificados online estarão disponíveis para serem baixados na página do evento em até 20 dias úteis após o término do congresso.

7.2. Palestras, Rodas, Oficinas e Vivências: Certificado de participação (60h). Certificado on-line correspondente à atividade ministrada: palestrante (1h), roda de conversa (1h). Certificado minicurso (4h).

7.3. Lançamento de Livro: Certificado de participação (60h). Certificado on-line correspondente à palestrante (1h).

7.4. Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos: Certificado de membro da Comissão Científica. Certificado avaliador evento online. Certificado avaliador presencial (4h).

8. CRONOGRAMA

EVENTO DATA

Lançamento do edital 03.12.2020

Prazo para envio das propostas Até 31.01.21

Resultado Final Até 23.02.21

9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail e fora do prazo.

9.2. Ao enviar a proposta, o palestrante estará concordando que a organização do congresso se utilize do direito de imagem para transmissão em vídeo, fotos e demais veiculações relacionadas a referido evento.

(7)

9.3. Compromisso: todos/as os/as palestrantes obrigam-se a aceitar as regras deste edital e as orientações de palestras definidas pela Comissão Organizadora do COPISP 2021.

9.4. A Comissão Organizadora não se responsabiliza pela autoria dos materiais apresentados, que refletem a opinião e/ou o pensamento dos ministrantes, os quais declaram, pela aceitação do presente edital, serem aquelas inéditas e próprias. Os participantes responderão por eventuais quebras de direitos de terceiros, de forma a isentar os organizadores em caso de violação dos referidos direitos.

9.5. Dúvidas e solicitação de outras informações sobre o edital podem ser solicitadas por e-mail (atendimentocongresso@gmail.com).

Parnaíba(PI), 03 de dezembro de 2020.

Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa

Presidente da Comissão Organizadora – COPISP2021 NESP/UFPI

Prof. Dr. Benedito Rodrigues da Silva Neto

Presidente da Comissão Científica de Avaliação de Trabalhos Diretor Executivo SBCSaúde

(8)

EDITAL Nº 04, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2020 QUERO COLABORAR – COPISP 2021

ANEXO I

PROPOSTA DE OFICINA/VIVÊNCIA 1) Título

2) Ministrantes

a. Proponente 1 (Nome completo, Vínculo institucional, e-mail) b. Proponente 2 (Nome completo, Vínculo institucional, e-mail)

3) Área Temática (ver edital)

4) Público-Alvo (Perfil sugerido para participação) 5) Metodologia

Exemplo: Dinâmica de perguntas e respostas e com discussão de casos clínicos. 6) Material de apoio:

Exemplo: computador, impressões, cartolina, outros. 7) Cronograma

Exemplo abaixo:

Horário Atividades

14h – 14h15 Acolhida dos participantes 14h15 – 15h Atividade prática: Busca ativa,

diagnóstico e tratamento da tuberculose 15h – 15h30 Discussão de casos clínicos

Referências

Documentos relacionados

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

1) contínua parceria com os Serviços Distritais de Actividades Económicas de Matutuíne e as administrações dos postos administrativos, que é estratégica para a

Do projeto pedagógico foram extraídas treze competências, tomando como base, o método de Rogério Leme em sua obra: APLICAÇÃO PRÁTICA DE GESTÃO DE PESSOAS POR

No presente estudo avaliamos a composição, riqueza, abundância, diversidade e similaridade das comunidades de invertebrados em 11 cavernas calcárias situadas no município de

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e