• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESPECIALIZAÇÃO

MBA em Gestão de Negócios em Comércio e Vendas.

Coordenação Acadêmica:

Fernando R. A. Marchesini, Msc.

(2)

OBJETIVOS:

Conduzir os participantes a entenderem os processos comerciais e de vendas de empresas que buscam principalmente a retenção como resultado;

Habilitar e especializar profissionais na utilização das técnicas de gestão de negócios, utilizando as ferramentas de Marketing como diferencial competitivo.

Desenvolver ferramentas estratégicas de mensuração e análise da atividade de Negócios e Vendas de produtos, serviços e valores.

Construir e implementar processos de valor para o cliente;

Gerenciar os dados provenientes dos clientes, buscando entendê-los melhor, minimizando erros no dimensionamento de demanda;

Integrar os alunos à nova cultura do comércio e de negócios do século XXI, identificando conceitos e características que os levem a entender as necessidades e expectativas dos novos consumidores.

PÚBLICO ALVO:

Profissionais, com curso superior concluído, interessados em atualizarem e aprofundarem seus conhecimentos em Gestão de Negócios no Comércio, Vendas e Processos Comerciais;

Novos Empresários, com curso superior concluído, em vias de desenvolvimento e implantação de novos negócios ou empreendimentos próprios;

Recém-formados com interesse em aprimorarem seus conhecimentos e se especializarem na área Comercial, de Gestão de Negócios e de Vendas.

Profissionais e Gestores das áreas Comerciais e de Novos Negócios.

Diretores, Gerentes e Subgerentes de Instituições Financeiras.

(3)

METODOLOGIA DO TCC

Apresentado sob a forma de um Plano Estratégico de Negócios e Vendas, aplicado à realidade profissional do aluno participante, objetiva possibilitar aos alunos o uso do instrumental teórico em sua vida profissional, com a aplicação de técnicas modernas de gestão de Negócios e gestão de vendas em suas políticas e práticas organizacionais. Os alunos realizarão e apresentarão seus planos individualmente.

Durante o curso, os alunos contarão com o apoio de um professor indicado pela Coordenação Acadêmica ou com o próprio Coordenador Acadêmico que disponibilizará orientação aos grupos de trabalho (Equivalente à 36h/a).

A avaliação constará de três notas, sendo a primeira relativa à primeira prévia (1,5 pontos), segunda relativa à segunda prévia (1,5 pontos) e a terceira relativa à entrega final do trabalho (7,0 pontos). O grau será determinado através da soma das três notas.

Documentos base:

a) Regulamento dos cursos FGV Management b) Norma 05/2003 – Elaboração do TCC

(4)

OBSERVAÇÃO

DISCIPLINA ISENTA DE PROVA

Nome da disciplina Complementar: Business Simulation

Carga Horária: 72 Horas-aula

Justifique:

O Jogo de Negócios On-line simula o processo de tomada de decisões baseado num

Modelo de Planejamento de Negócios ao longo de várias etapas, durante as quais o

aluno deverá utilizar os ensinamentos resultantes das várias disciplinas do curso.

Como tal é mais adequado substituir uma prova presencial por uma avaliação em

função dos resultados das decisões do aluno conforme a pontuação, o seu lugar no

(5)

Parte Comum

1) Cenários Econômicos e Tendências

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Caracterização e análise do atual ambiente de negócios. Construção de cenários econômicos e fundamentos da análise de risco. Identificação de mega-tendências e seus paradoxos. Cenários sociológicos, tecnológicos, mercadológicos e políticos e sua relação com o contexto econômico.

2) Estratégia de Empresas

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Evolução do pensamento estratégico. A gestão estratégica no novo milênio. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e o ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Forças e Fraquezas. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Matriz SWOT. Desenvolvimento de estratégias. Definição de Missão e Visão. O Balanced Scorecard (BSC). Objetivos e planos de ação.

3) Habilidades Gerenciais

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Práticas de liderança. Tomada de decisão. Liderança como essência da gestão e desenvolvimento de equipes. Comportamento do grupo. Comunicação interpessoal.

(6)

Trabalho em equipe. Gerenciamento de conflitos. Tomada de decisão em emergências. Práticas vivenciais, jogos e simulações.

4) Marketing Estratégico

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Alinhamento empresarial. Conceitos e evolução do marketing estratégico. Estratégia competitiva de Porter. Conceitos fundamentais do marketing. Conceito e caracterização de mercado, produto e cliente. O processo do marketing. Análise da concorrência. Estratégia competitiva. Fundamentos do Marketing de Serviços. Diferenças entre marketing de serviços e de produtos. Marketing Interno. Conceitos fundamentais em produtos. Produto real e produto aparente. Valor agregado. A inovação em produtos. O ciclo de vida do produto. Gerenciamento do portfólio de produtos. Análise de mercado.

5) Matemática Financeira

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Juros Simples. Conceito de Juros Simples.Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face e Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro no Tempo. Valor Presente e Valor Futuro. Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor e Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais e Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades e Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

(7)

Parte Complementar em Gestão

6) Direito nas Relações de Consumo e de Criação:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Direitos do Consumidor: Conceitos básicos de Consumidor e Fornecedor. Responsabilidades. O Marketing Mix sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor. Produto (Bens e Serviços): Produtos defeituosos. Termos de Garantia. Prazos para a reclamação e atendimento ao consumidor. Preço: Descontos. Constrangimento em Cobranças. Distribuição: Responsabilidade do Produtor e Intermediário. Promoção: Publicidade Enganosa e abusiva. Constrangimento com informações cadastrais. Cláusulas contratuais abusivas. Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Marcas e Patentes. Direito de Autor de Obras Intelectuais. Ética nos Negócios e nas Vendas.

7) Negociação e Administração de Conflitos

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Conflito: conceitos e características. Origem e evolução dos conflitos. O conflito visto como um processo. O conflito nas organizações: principais elementos envolvidos. Fontes de conflitos nas organizações. Visão tradicional e moderna dos conflitos. O papel dos lideres na resolução de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos com públicos internos e externos. Competências para evitar e resolver conflitos. Conflitos com públicos externos: a importância de zelar pela imagem da empresa. Criação de um clima favorável à solução do conflito. Aplicação das técnicas de resolução de conflitos. A importância das atitudes profissionais. Conflitos Laborais. Os diferentes conflitos laborais. A natureza, as causas e as diferentes expressões de conflito. Estilos de Comunicação e a Gestão e Prevenção de Conflitos. O que é negociação: processos, objetivos e resultados. Fases do processo de negociação,

(8)

negocial. A escalada na negociação. Impasses na negociação. Métodos "Ganha-Ganha", "Perde-Perde", "Ganha-Perde". Respostas que facilitam a resolução de problemas. Obstáculos à resolução de problemas. Técnicas de persuasão.

Disciplinas On-line Complementares

8) Business Simulation – (Jogo de Negócios – ON-LINE)

Carga Horária: 72 Horas-aula

Ementa:

Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios; disciplina FGV MGM BS; calendário e avaliação do jogo; jogo de negócios BS online. Marketing e comercial: variáveis de marketing; venda dos produtos; atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima; produção; transporte; fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos; finanças; estratégia e gestão.

(9)

Parte Complementar Específica em

Comércio e Vendas.

9) Planejamento, Criação e Gestão de Franquias:

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Conceitos e aplicabilidade. Características do franchising como canal de distribuição e de expansão de organizações. A franquia como estratégia de expansão de marca e de aumento das vendas. Como franquear um negócio existente. Aspectos essenciais na formatação e na gestão de redes de franquias. Como elaborar um projeto de franquia. A gestão e o desenvolvimento do plano de expansão das franquias. A Franquia do ponto de vista do franqueado: vantagens e obrigações. Papel das partes, vantagens e desvantagens do sistema para o franqueado e para o franqueador. Aspectos operacionais, financeiros e jurídicos do franchising.

10) Sistemas de Informações e Análise Mercadológica:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Os novos sistemas de informações. Gerenciamento estratégico das informações: gerenciando o banco de dados, analisando as informações do banco de dados. O uso da tecnologia para analisar problemas dos clientes. Informação como matéria prima para se fazerem negócios. Novas tecnologias da gestão da informação. Análise das características de cada mercado e suas peculiaridades: segmentação. Entendimento do mercado e de seus concorrentes. Seleção de mercados atrativos. Potencial de mercado. A pesquisa como ferramenta na gestão da inteligência de mercado.

(10)

11) Princípios da Gestão de Vendas e Negócios:

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Gestão estratégica de vendas. Recrutamento e seleção de equipes. Formas de remuneração. Administração de vendas. Aspectos comportamentais dos vendedores. Definição de metas. Análise de resultados. Ética e moralidade. Gerenciamento pessoal, do tempo e do território. Motivação dos vendedores. Avaliação dos vendedores. Desenvolvimento do Plano Estratégico de Vendas. Políticas de retenção e manutenção de clientes (Pós-venda). Planos promocionais de vendas: tipos, objetivos e avaliação dos resultados.

12) Gestão de Vendas Corporativas:

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Importância das vendas corporativas para as empresas. Venda Consultiva. Negociações corporativas. Negociações B2B (Business to Business) e Negociações B2G (Business to Government). Princípios da Gestão das Vendas Corporativas (Key account). Gestão das Unidades de Negócios Corporativos. Ferramentas de análises. Principais desafios de implantação. Necessidade do Planejamento para integração de soluções corporativas. Uso da Gestão por Categorias.

13) Gestão dos Preços de Vendas:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

Formação do preço de venda. Custos fixos, variáveis, diretos e indiretos e o impacto na formação dos preços. Análise do ponto de equilíbrio. As curvas de demanda. Os mercados e seu comportamento no tocante à percepção de valor. Competitividade. Ciclo de vida dos produtos e o preço adotado. Custos para decisão. O impacto dos impostos na formação de preços.

(11)

14) Comércio Internacional:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A globalização e seus impactos nas Vendas. Tendências para os negócios internacionais. Joint Venture. Princípios básicos para Negociações Internacionais. Operações Internacionais. Subsidiária e Mercado Internacional. Estratégias para a entrada e manutenção em Mercados Globais. Blocos comerciais: suas características, vantagens e desvantagens.

15) Gestão do Comércio na Internet:

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A Internet e os negócios. Surgimento da Internet comercial. A Internet e a estratégia das empresas. Operações, tecnologia e segurança na Internet. Tecnologia de comércio eletrônico. Entendendo o público alvo. O consumidor on-line. Gestão estratégica das redes sociais: Orkut, Facebook, Twiter, MSN, SKYPE, Blog´s, etc. Aspectos importantes das vendas e do marketing em negócios na Internet. Segmentação, metas e posicionamento competitivo no ambiente da Internet. Impacto da Internet nos programas de vendas. A evolução da tecnologia em vendas.

16) Administração Financeira de Vendas:

Carga Horária: 24 Horas-aula Ementa:

Contabilidade: Conceitos e Descrição das Demonstrações Contábeis de Balanço Patrimonial, DRE e Fluxo de Caixa. Lucro Contábil versus Fluxo de Caixa. Capital de Giro: os ciclos da empresa e Pontos de Equilíbrio. Estoques: Classificação, Administração, Custos e Critérios para valorização. Índices Econômico-Financeiros das empresas. Avaliação contábil de empresas. Vendas a Prazo: Administração, Políticas e Fixação de Padrões de Crédito: Pessoas Jurídicas e Físicas. Gestão do

(12)

“Contas a Receber” e Políticas de Cobrança. Utilização de Métricas no Comércio para avaliação da rentabilidade dos clientes e do Setor/Canal de Vendas.

SUBTOTAL: 192 h/a

Tópicos Especiais

Tópicos Especiais I

17) Trade Marketing no Comércio

Carga Horária: 24 Horas-aula

Ementa:

A importância dos canais de distribuição no processo de vendas. Escolha dos canais. Princípios da logística. Administração de canais de vendas e gerenciamento estratégico de unidades de negócios. A utilização da Internet como Canal de Vendas. Trade Marketing: conceito, origem, evolução e sua implementação no Setor Comercial e de Vendas. Sistemas de mensuração e avaliação dos resultados do Trade Marketing.

(13)

Relação de Professores do Curso

OBS.: Os professores-autores e os professores-tutores das disciplinas on-line são designados diretamente pelo Programa FGV Online.

Nome da disciplina

Indicar, pelo menos, o nome de dois professores que podem

vir a lecionar na disciplina

Titulação

Informar setor e tempo de experiência dos professores que podem

vir a lecionar na disciplina complementar específica Cenários Econômicos e Tendências – 24 h/a Robson Gonçalves Virene Matesco Doutor Doutora Estratégia de Empresas – 24 h/a Luciano M. Salamacha Hélio Arthur Irigaray

Mestre Doutor Habilidades Gerenciais – 24 h/a Francisco R. Bittencourt Maria Elizabeth P. Johann Mestre Mestre Marketing Estratégico – 24 h/a

Élson Adalberto Teixeira Fernando Marchesini Marcelo Peruzzo Mestre Mestre Mestre Matemática Financeira – 24 h/a

José Carlos F. Abreu Marcos Heringer

Doutor Mestre Direito nas Relações de

Consumo e de Criação – 24 h/a

Sylvia Helena Vergara Marcos César de S Lima

Mestre Mestre Negociação e Administração de Conflitos – 24 h/a Francisco Rage Bittencourt

Dorval Olívio Mallmann

Mestre Doutor Business Simulation –

(Jogo de Negócios – Designado pelo

-

x-x-x-x-x-x- -x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-

(14)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x- Planejamento, Criação e Gestão de Franquias – 24 h/a Eliane Bernardino Daniel R.Plá Mestre Mestre Sistemas de Informações e Análise Mercadológica – 24 h/a Arão Sapiro Marcelo Magalhães Sônia Kohler Mestre Mestre Mestre Princípios da Gestão de Vendas e Negócios – 24 h/a Fernando Marchesini Arnaldo Schvartzer Mestre Mestre Gestão de Vendas Corporativas – 24 h/a

Élson Adalberto Teixeira Fernando Marchesini

Mestre Mestre Gestão dos Preços de

Vendas – 24 h/a

Fabiano Coelho

Jorge Manoel T. Carneiro

Mestre Doutor Comércio Internacional

– 24 h/a

Pedro Guilherme Kraus Miguel Ferreira Lima Marcos Licínio da Costa Simôes Doutor Doutor Mestre Gestão do Comércio na Internet – 24 h/a André B. do Valle Gilberto Malamut Mestre Doutor Administração Financeira de Vendas – 24 h/a Carlos Alexandre B. Sá Guilherme E. Korndorfer Mestre Especialista Trade Marketing no Comércio – 24 h/a Carlos Seabra

Marcelo Ivanir Peruzzo Francisco T. Heitmann

Mestre Mestre Mestre

Referências

Documentos relacionados

A não uniformização quanto ao método de referência pode promover diferenças entre as curvas de calibração geradas por laboratórios de dosimetria citogenética, que podem

Esse foco teve de ser calibrado, considerando as características e os posicionamentos práticos e ideológicos que condicionam os rumos da educação e também o monopólio

Este presente artigo é o resultado de um estudo de caso que buscou apresentar o surgimento da atividade turística dentro da favela de Paraisópolis, uma

seria usada para o parafuso M6, foram utilizadas as equações 14 e 15, referentes aos parafusos de 8 mm de diâmetro e folga entre parafuso e furo de 0,5 mm, que definem,

No entanto, os resultados apresentados pelo --linalol não foram semelhantes, em parte, aos do linalol racêmico, uma vez que este apresenta um efeito vasorelaxante em anéis de

Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo empírico descritivo e exploratório que aborda comportamentos e falas de atores políticos que participaram do processo legislativo

As micotoxinas são compostos químicos tóxicos provenientes do metabolismo secundário de fungos filamentosos e conhecidas pelos danos causados à saúde humana e

onde Qe são as forças de origem externa ao sistema e Qc são as forças de reação. Estas equações não podem ser utilizadas diretamente, pois as forças de