• Nenhum resultado encontrado

II ENCUENTRO HACIA UNA PEDAGOGÍA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "II ENCUENTRO HACIA UNA PEDAGOGÍA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

C

ENTRO

C

ULTURAL DE LA

C

OOPERACIÓN

F

LOREAL

G

ORINI

II E

NCUENTRO

HACIA

UNA

PEDAGOGÍA

EMANCIPATORIA

EN

N

UESTRA

A

MÉRICA

DIRECTORESDELAPUBLICACIÓN:

PABLO FRISCH

NATALIA STOPPANI

Publicación Anual - Nº 2

(2)

Título de la publicación: II Encuentro hacia una pedagogía emancipatoria en Nuestra

América

Directores de la publicación: Pablo Frisch y Natalia Stoppani

Título del artículo: “As culturas populares na educação como elemento de emancipação e

formação da identidade cidadã: um caminho frente à escolarização do conhecimento”.

Autor/es del artículo: Daniela Barros y Saulo Pequeno

Director del Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini: Prof. Juan Carlos Junio Subdirector: Ing. Horacio López

Director Artístico: Juano Villafañe

Secretario de Ediciones y Biblioteca: Jorge C. Testero Secretario de Investigaciones: Pablo Imen

Secretario de Comunicaciones: Luis Pablo Giniger

 Centro Cultural de la Cooperación Floreal Gorini

Av. Corrientes 1543 (C1042AAB) - Ciudad de Buenos Aires - [011]-5077-8000 - www.centrocultural.coop

(3)

As culturas populares na educação como elemento de emancipação e formação da identidade cidadã: um caminho frente à escolarização do

conhecimento.

Daniela Barros (danibps@gmail.com)1

Saulo Pequeno (saulopequeno1@gmail.com)2

Resumo

No Brasil, a cultura popular vem sendo chamada de volta à escola, nos últimos doze anos, como elemento relevante no processo de formação das identidades culturais e da consciência cidadã dos sujeitos atendidos pelo sistema público de educação. As principais maneiras pelas quais as culturas populares tem chegado aos espaços escolares são através de leis e programas no âmbito das políticas públicas (Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08, por exemplo). Entretanto, quando a cultura popular entra na escola sofre uma adequação à forma escolarizada de ver o mundo e o ensino (Illich), que resignifica a sua história, mostrando apenas o caráter festivo da cultura, transmitindo um conhecimento esvaziado de sentido. O aluno então, não reconhece a história apresentada na escola como pertencente a si, e a escola perpetua um longo caminho de reprodução e homogeneização de conteúdos. A escola continua servindo ao pensamento hegemônico, hierarquizando o conhecimento e impedindo a emancipação dos sujeitos. Este trabalho se propõe a sugerir caminhos e práticas educativas, abordando as culturas populares, que eliminem o distanciamento do aluno de sua própria história e identidade, buscando a sua emancipação e formação cidadã.

Palavras-chave: cultura popular; educação emancipadora; identidade. Resúmene

En Brasil, la cultura popular ha sido llamada de nuevo a la escuela como un elemento relevante en la formación de las identidades culturales y la conciencia social de los individuos atendidos por el sistema de educación pública. Las principales formas en que la cultura popular ha llegado a los espacios de la escuela es a través de leyes y programas dentro de las políticas públicas (Ley 10.639/03, Ley 11.645/08 y el Programa Nacional de Cultura, por ejemplo. Sin embargo, cuando la cultura popular entra a la escuela sufre un ajuste a la forma escolarizada de ver el mundo y la educación (Illich), que cambia su historia, mostrando sólo el carácter festivo de la cultura. La escuela transmite entonces un conocimiento despido de sentido y el estudiante no reconoce la historia presentada en la escuela como perteneciente a sí mismos. Así, el sistema de educación continúa sirviendo el pensamiento hegemónico, la jerarquía del conocimiento y no permite la emancipación del sujeto por la educación. Este estudio tiene como objetivo sugerir formas y prácticas educativas, que abordan las culturas populares, y eliminan el 1

Daniela Barros é graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. CV: http://lattes.cnpq.br/4848853812639285

2

Saulo Pequeno é mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

(4)

distanciamiento del estudiante de su propia historia e identidad, en la búsqueda de la emancipación y la formación ciudadana.

Palabras clave: cultura popular; educación emancipadora; identidad.

A cultura popular é elemento formativo da identidade em todas as suas dimensões. Parte integrante e indissociável das histórias individuais e coletivas, locais, regionais, nacionais e transnacionais. São elementos de identificação das raízes negras e indígenas na formação do Brasil, e muitas vezes utilizadas para reafirmar a diversidade cultural brasileira pela culinária, variedade de ritmos musicais, danças, festas, costumes e raízes linguísticas.

Para este diálogo tomamos como referência o conceito de cultura popular definido na Recomendação para a Salvaguarda da Cultura Tradicional e Popular, no âmbito da UNESCO, da qual o Brasil é signatário, e dela se vale para a implementação de suas políticas:

A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem à expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social; as normas e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a língua, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO. 1989)

Entretanto, falar de cultura no Brasil está relacionado a um conhecimento para poucos, uma cultura “rebuscada”, erudita e que pouco se relaciona com as manifestações culturais vivenciadas pela maior parte da população e constituintes do cotidiano de suas realidades. Isto deve ao fato de que, historicamente, foi construída uma ideia que reforça os valores trazidos pela colonização (ideologia hegemônica e dominante), em detrimento do que é produzido dentro do universo da cultura nacional. Nesse sentido a cultura popular é considerada algo exótico, ligada aos sentidos, à sensualidade, fruto de um processo intuitivo e desprovido de profundidade simbólica ou significados complexos. De acordo com CARNOY (1994) in NASCIMENTO & SBARDELOTTO (2008):

Em uma doutrina da “hegemonia”, Gramsci viu que a classe dominante não necessitava depender apenas do poder coercitivo do Estado, ou mesmo de seu poder econômico direto para exercer o seu domínio, mas sim, através de sua hegemonia, expressa na sociedade civil e no Estado, os dominados podiam ser persuadidos a aceitar o

(5)

sistema de crenças da classe dominante e compartilhar os seus valores sociais, culturais e morais.

Este pensamento hegemônico foi tomado como padrão não só no Brasil, mas em toda a América Latina. Em terras nacionais, foi reproduzido através de estudos referenciados nas percepções externas à nossa cultura, que se tornaram base teórica para a maioria da produção intelectual realizada desde então.

No âmbito da educação, como consequência desse processo histórico de esvaziamento de sentidos, a cultura popular nos é apresentada hoje como elemento periférico à História do Brasil. A escola fragmenta o conhecimento, favorece a propagação da ideologia hegemônica vigente em nome de um falso progresso intelectual. Segundo Illich (1985, p. 51):

O sistema escolar de hoje desempenha a tríplice função, própria das poderosas igrejas no decorrer da História. É simultaneamente o repositório do mito da sociedade; a institucionalização das contradições desse mito; o lugar do rito que reproduz e envolve as disparidades entre mito e realidade.

As manifestações culturais, quando abordadas na escola, são apresentadas como fatos distantes dos alunos. Foram subtraídos de sua constituição os elementos de luta e resistência, foi roubado das manifestações o seu caráter de movimento forte, combativo e contra-hegemônico. Esvaziada de sentido e ancestralidade, a cultura popular não tem a possibilidade de se tornar elemento de formação da consciência crítica dos alunos, das suas identidades e da constituição da consciência cidadã. Os sujeitos, quando não se reconhecem dentro da história, não identificam conexões entre o antes e o agora, não conseguem perceber o contexto social e cultural onde estão inseridos como resultado de um processo histórico. Esse parcelamento da história fragmenta também a identidade e a percepção crítica da realidade.

Essa dinâmica na qual a escola está inserida não reflete dentro da Educação processos emancipadores. Illich (1985) identifica esse cenário como característica de uma sociedade de mentalidade escolarizada. Segundo o autor:

As pessoas que foram escolarizadas até atingirem o tamanho previsto deixam fugir de suas mãos uma experiência incomensurável. Para elas, tudo o que não puder ser medido torna-se secundário, ameaçador. Não é preciso

(6)

que se lhes roube a criatividade. Sob o jugo da instrução, desaprenderam a tomar suas iniciativas e a ser elas mesmas. Valorizam apenas o que já foi feito ou o que lhes é permitido fazer. Quando as pessoas têm escolarizado na cabeça que os valores podem ser produzidos e mensurados, dispõem-se a aceitar qualquer espécie de hierarquização. Há uma escala para o desenvolvimento das nações, outra para a inteligência dos bebês. (OP. CIT., p. 53)

Entretanto, vem acontecendo na América Latina um forte movimento de valorização da cultura popular e de reconhecimento do seu papel na formação das identidades. No Brasil, políticas e programas governamentais, bem como determinações legais foram realizados entrelaçando cultura popular e educação. As alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, realizadas na última década, através das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – que tornaram obrigatória a inclusão no currículo oficial da Rede de Ensino a temática da História e Cultura afro-brasileira e indígena – são exemplos das novas formas de contato da cultura popular com o universo escolar.

No que diz respeito a políticas públicas, o Plano Nacional de Cultura, proposto pelo Ministério da Cultura para o período 2011 a 2020, teve como principal demanda para o atendimento das metas que relacionam cultura e educação a criação do programa Mais Cultura nas Escolas. Este programa, realizado em parceria entre os Ministérios da Cultura e Educação, pretende "potencializar os processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas educativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral”3. Em 2013, primeiro

ano de implantação do programa, foram selecionados cinco mil projetos para serem desenvolvidos em escolas de todo o Brasil a partir do segundo semestre de 2014, com o objetivo de combater a ideologia vigente, que hierarquiza e escolariza os conhecimentos.

Um caminho frente à escolarização dos conhecimentos: considerações

Promover o contato da escola com a diversidade da cultura popular pode impulsionar e fortalecer o desenvolvimento de aspectos essenciais às noções de identidade e cidadania dos alunos. Entretanto, esse contato por si só não garante que o combate às práticas vigentes de reprodução do 3

Extraído do texto de apresentação do programa Mais Cultura nas Escolas, no sítio do Ministério da Cultura. Disponível em: http://www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas .

(7)

conhecimento sejam efetivas. É necessário que perspectivas críticas e emancipadoras sejam a base das atividades que integram uma nova proposta para a relação cultura popular e escola.

O conteúdo escolar deve dialogar com a bagagem histórico-cultural que os estudantes trazem consigo (VIGOTSKI, 2009). Os conhecimentos e experiências prévias dos estudantes são relevantes porque é a partir deles que o professor pode fazer relações entre a realidade cultural local e os temas que serão objeto de estudo nas aulas.

Os conhecimentos prévios são ideias, práticas e conjuntos de vivências, experiências e percepções que os alunos tem sobre o mundo. Não se pode acreditar que os alunos constituem-se somente na escola com a ajuda do professor, como se fossem uma tábula rasa. Trazem um conjunto significativo de experiências que carregam em suas mentes e seus corpos, elaboradas a todo momento em suas vidas. O professor deve conhecer, levar em conta e relativizar seus conhecimentos e dos alunos, ampliando o diálogo entre eles e novos conhecimentos, novas experiências, organizando as atividades para que ambos se tornem conscientes de sua ação no mundo, e possam se engajar na sua transformação. Segundo Berutti & Marques (2009):

[O conhecimento da história local] mantém-se como importante instrumento através do qual os indivíduos percebem a si mesmos e aos outros, vislumbrando sua responsabilidade para com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

A cultura popular está inserida na cultura regional, rural e urbana, e portanto, pode fazer esse diálogo com o conteúdo sistematizado do ambiente escolar. Os indivíduos carregam noções e experiências histórico-culturais (VIGOTSKI, 2009) sobre as manifestações culturais que os cercam. Por isso, práticas que promovam o diálogo dessas experiências com os elementos históricos, étnicos, artísticos e simbólicos das culturas populares, multiplicam as possibilidades de compreensão das mesmas.

Assim, são proporcionados vínculos afetivos, identitários, políticos e comunitários que extrapolam a percepção sobre as culturas populares como manifestações meramente estéticas e de celebração. É possibilitada, então, a emancipação e a autonomia frente à ideologia hegemônica, escolarizada e simplificadora de práticas culturais tão ricas.

(8)

Referencias Bibliográficas

BERUTTI, F. & MARQUES, A. Ensinar e Aprender História. Belo Horizonte: RHJ, 2009.

ILLICH, I. Sociedade sem Escolas. Petrópolis: Vozes, 1985.

NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; SBARDELOTTO, Denise Kloeckner. A

escola

unitária: educação e trabalho em Gramsci. Revista HISTEDBR.Campinas,

n.30, p.275-291, jun/2008.

UNESCO. Recomendação sobre a Salvaguarda da Cultura Tradicional e

Popular. Conferência Geral da UNESCO – 25ª Reunião. Paris, 1989.

Referências

Documentos relacionados

I. Seis pesquisadores portadores do título de Doutor, sendo pelo menos três externos ao corpo docente e de orientadores do Programa bem como da Unidade, para a constituição

Metas: (a) Promover a articulação entre instituições de ensino e pesquisa e organizações não governamentais , com vistas à implantação de um sistema ou plataforma

No capítulo 2 é abordado o estudo das vigas mistas aço-concreto tanto no contexto mundial como no Brasil, além de um pequeno histórico sobre o estudo de elementos mistos

Segundo César, conceitualmente existem alguns tipos de ilustrações que devem ser observadas: a ilustração técnica é aquela que retrata exatamente um objeto, animal, ou seja, qual

Filiação ao RGPS dos detentores de vínculos por prazo determinado, titulares de empregos públicos, servidores ocupantes exclusivamente de cargos de liderança e assessoramento,

Se concordarmos que Naná é uma grande carnavalização, o teatro em Zola não é apenas “uma personagem”, como quer nos fazer crer Lukács: é também espaço, cenário, onde

La   carrera   de   Educación   Diferencial   está   estructurada   desde   el   enfoque   de   la   Especialidad,  

Quanto ao seu perfil Melo (1997) sugere que a festa deva ser caracterizada sobretudo enquanto processo comunicacional, bem como por sua dinâmica, seus agentes e fontes. Evidentemente